Sei sulla pagina 1di 2

Fontes Renovveis

FONTES RENOVVEIS Hidrulica

ORIGEM

VANTAGENS

DESVANTAGENS A construo de barragens e reservatrios altera o ambiente e provoca o deslocamento da populao no entorno. Gera energia apenas quando h sol; a produo dos painis cara e o Brasil importa a maioria.

gua que movimenta as A gua devolvida para o rio turbinas das usinas nas mesmas condies hidreltricas. anteriores ao uso; na fase de funcionamento, a hidreltrica emite pouco GEE. Painis fotovoltaicos que talvez a fonte de menor convertem a luz do sol em impacto ambiental; exige energia. pouca manuteno; mesmo uma casa pode ser uma miniusina de energia. Ventos que movimentam as No gera resduos; o terreno ps de cata-ventos ligados a pode ser compartilhado com geradores. atividade agropecuria; mesmo uma casa se transforma em uma minigeradora.

Solar

Elica

Para fornecer bastante energia, so necessrias reas amplas, com estradas e linhas de transmisso; morte de pssaros, que se chocam com as ps.

Biomassa (agrcola)

Queima de bagao de cana- Ao crescer, as plantas S gera energia na poca de de-acar, palha de milho e absorvem CO2; o perodo de safra. casca de arroz, entre outros. safra da cana coincide com o da seca, quando cai o nvel da gua nos reservatrios das hidreltricas. Lixo orgnico de aterros Queima e elimina gases sanitrios, esgoto e dejetos causadores de efeito estufa, de fazendas de porcos e aves. como metano; gera fertilizante; produtores rurais podem vender o gs. preciso limpar e concentrar o gs para aumentar seu poder calorfico; no caso dos aterros, eles ocupam uma rea ampla por 50 anos e h cada vez menos espao disponvel. O etanol pode faltar na entressafra ou quebra de safra da cana; no caso do biodiesel, a disponibilidade de matria-prima limitada.

Biogs

Biocombustvel Cana-de-acar, milho, (etanol e beterraba, para o etanol, e biodiesel) oleaginosas, como soja, para o biodiesel.

Substitui diretamente o petrleo; as plantas absorvem CO2 em sua fase de crescimento.

Resduos Slidos
Economia de Energia

Queima de lixo urbano.

Destri o metano, que gera Rendimento baixo, por causa efeito estufa; reduz o volume da umidade do lixo; a cinza
1

Urbanos (incinerao) Outros (mar e geotrmica) A primeira, do movimento das guas ou das mars; a segunda, do calor no interior da Terra.

de lixo; da cinza pode-se pode conter poluentes produzir cimento. resistentes ao calor. Tm pouco impacto e Dependem muito atendem bem a regies localizao geogrfica. costeiras e onde h giseres ou rochas aquecidas. da

Trmicas (combustveis fsseis)

Queima de gs natural, A infraestrutura j existe. Grande gerador de GEE. carvo ou derivados de Atendem a reas isoladas; petrleo. servem de sistema complementar se faltar energia das hidreltricas. Fisso nuclear, que gera calor Praticamente no emite GEE; Os resduos so altamente da diviso do tomo de o urnio abundante no radiativos; o impacto de um urnio. planeta. acidente pode ser enorme.

Nuclear

Fonte: Manual de Etiqueta 4, uma publicao do movimento Planeta Sustentvel e da Editora Abril. Parte integrante das revistas Veja e Exame de junho de 2012.

Economia de Energia

Potrebbero piacerti anche