Sei sulla pagina 1di 107

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP

Aulas Terico-Prticas de Contencioso Administrativo -B Prof. Pedro Machete e Prof. Andr Salgado de Matos 2012/2013
Aula 1 20 de Setembro (5a) Apresentao. Aula 2 25 de Setembro (3a) Contencioso Administrativo em Frana O Contencioso Administrativo nasceu da Revoluo Francesa e surgiu antes do Direito administrativo (criao jurisprudencial). ESTADO ABSOLUTO Os Tribunais Administrativos controlam a Administrao, interferem com a actividade administrativa. Na parte final do Estado Absoluto houve sempre um resduo de resistncia a esse poder e esse resduo foram os tribunais. Os tribunais sempre se opuseram. Esta pretenso de exclusividade, de monoplio do Estado absoluto colide com os tribunais que ocupavam uma parte dessa esfera de poder. Os tribunais estavam associados a uma ordem social que era a nobreza. Esta oposio foi de tal ordem que os tribunais comearam por reivindicar um poder de fiscalizao da constitucionalidade das medidas do rei. O parlamento de Paris (tribunal) reivindicava o direito de s aplicar as leis rgias que estivessem registadas no parlamento. Nos casos em que o Parlamento recusava o rei deslocava-se (era obrigado a ir) e na pessoa do rei mandava registar a lei e os juzes no se atreviam a no registar. REVOLUO FRANCESA E O CONTROLO DA ADMINISTRAO A revoluo Francesa teve a ideia de convocar os Estados Gerais. Quando se d a Revoluo Francesa esta particularidade vai marcar a separao de poderes. Os revolucionrios perceberam que se admitissem que na nova Administrao o poder ficasse sujeito ao controlo dos juzes isso significaria que esse novo poder iria ficar fortemente limitados e isso era algo que os revolucionrios no podiam aceitar. Uma das primeiras leis a separao de poderes que ainda hoje est em vigor em Frana. Durante o sc. XIX nunca houve fiscalizao da constitucionalidade por causa disto. Cria-se a Constituio mas o legislador pode violar como quiser a Constituio e o Tribunal nada podia fazer sob pena de priso para os Juzes. Isto vai conduzir a uma srie de paradoxos Se o Tribunal no controla a administrao quem controla? Qual o meio adequado para controlar a Administrao? A prpria Administrao. A Revoluo Francesa no destruiu todo o que vinha para trs. Uma certa concepo de poder manteve-se. O poder era alguma coisa de pr-jurdica o prncipe reinava porque sim. Os Revolucionrios

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 1

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


querem ter esse poder mas embora seja um poder diferente a ideia a mesma. Os Revolucionrios Franceses achavam que a lei ia resolver todos os problemas. Rousseau tinha a ideia da vontade geral racionalidade mxima. Para os revolucionrios a lei a expresso da vontade geral. Se a Lei omnipotente, infalvel ento tudo aquilo que esteja abaixo da lei vai ter de a aplicar. A necessidade de um controlo no foi pensada na Revoluo Francesa. a fase do Administrador-Juiz. Eram os prprios rgos que agiam que iam controlar a sua prpria actividade. A Criao do Conselho Estado vai influenciar a Administrao criado por Napoleo rgo da Administrao, consultivo, de aconselhamento geral. Foi o conselho de Estado Francs que teve um papel decisivo na criao do Cdigo Civil Francs. um sistema da Justia Reservada o administrador-juiz continua a reservar para si a ltima palavra. Nunca os pareceres do Conselho de Estado foram contrariados. H autores que justificam pelo prestgio do Conselho de Estado. A justificao que o Prof. acha mais correcta a de ter em conta a introduo da actividade ministerial os ministros aceitam e passam a ser responsveis e a nica forma de se responsabilizar aceitarem os pareceres do Conselho de Estado. Isto abriu caminho para uma terceira fase do Contencioso Administrativo Francs em 1872 eliminao de competncia de litgios administrativos dos ministros Modelo da Justia Delegada. Mas isto no significa que o Conselho de Estado deixe de ser um rgo da Administrao. No houve uma verdadeira delegao de poderes. At 1889 continuou a considerar-se que o Conselho de Estado decidia em recurso de uma 1 Instncia. S terminou com o acrdo Cadot. Em Franca aquilo que se verifica. O Conselho de Estado no um tribunal tem caractersticas de um Tribunal mas no . Que implicaes que tem no Direito Processual? Contencioso Objectivista fornecer os meios para prosseguir o interesse pblico - ou - se tem por funo os Direitos Subjectivos dos Particulares Contencioso Subjectivista. Diz-se que Objectivista. O objecto do processo no so os direitos subjectivos dos particulares. O que estava em causa era o princpio da Separao de Poderes. Acto administrativo. Do ponto de vista estrutural, o particular vai por em causa a legalidade. As pessoas enquanto pessoas no tm interesse. Se o objecto do processo um acto administrativo, o rgo de controlo da Administrao nunca poderia pronunciar-se sem que a Administrao tivesse praticado um acto administrativo. A administrao tem que se pronunciar uma vez para o particular possa ir a tribunal s h contencioso se houver acto administrativo. O Contencioso um contencioso de inovao. Se a administrao no decidir, no h nada a fazer. Agora surgiu o acto tcito no h acto administrativo e por outro lado absurdo que o particular fique sem tutela.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 2

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Contencioso Administrativo na Alemanha Evoluo racional, cientfica que vai influenciar a realidade, o modo como o legislador toma as suas decises. Quando se tentou fazer a primeira Constituio de 1848 garantia um controlo da actividade administrativa dos tribunais e para tribunais judiciais. Ao contrrio do que se passava em Frana. necessrio um controlo pelos tribunais da Administrao e que o importante no tanto tutelar a Administrao mas que o princpio do Estado de direito garantido assim como os direitos dos particulares. Sarwey foi um grande autor que defendia um modelo estritamente subjectivista da Justia Administrativa: direitos subjectivos dos particulares; e a funo do processo no seria a reintegrao da legalidade mas sim tutelar os direitos subjectivos dos particulares. O modelo do Norte, os rgos tinham competncia por definio clusula geral de jurisdio administrativa. Este modelo objectivista entendia que as condutas discricionrias da Administrao podiam ser controladas pelos tribunais administrativos. O modelo do sul era mais subjectivista mas o contencioso no era por definio competncia por atribuio elenco taxativo de matrias e o resto no era da competncia de algum tribunal. Quando havia discricionariedade no havia controlo por parte dos tribunais. Bastava que existisse essa discricionariedade para que os particulares no pudessem ter tutela. Assim um contencioso que no virado para a proteco dos particulares pode ser mais favorvel a estes (objectivista). A prpria Constituio Alem garante a tutela jurisdicional contra actos do poder pblico. A lei do processo administrativo contm um modelo subjectivista de jurisdio administrativa. Quando se fala em direitos subjectivos posio de vantagem dos particulares (direito de exigir conduta, administrao respeite os particulares). Este modelo subjectivista tem implicaes prticas se o objecto do processo so direitos subjectivos dos particulares, se a funo salvaguardar, o acto administrativo tem tido um papel secundrio. O central so os Direitos Subjectivos relao entre o particular e a Administrao. O objecto do processo no so os actos administrativos logo no tem de haver acto administrativo para o particular ir a tribunal. A figura do acto tcito perdeu grande popularidade. Existe a aco de impugnao mas mesmo nesta aco o objecto so os direitos dos particulares tem de haver a violao de um direito subjectivo. Existe outra aco, aco de prestao condenao da Administrao que no sejam actos administrativos pagar indemnizao ao particular. A Administrao no praticou actos Administrativos. Importante para obter condenao da Administrao por incumprimento do contrato. Outra forma de processo aco de controlo de normas. E depois existem provises cautelares.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 3

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Contencioso Administrativo em Portugal Influenciado por estes dois modelos Mouzinho da silveira foi muito importante At 1974 no havia proteco dos particulares. Os tribunais no podiam condenar a administrao. Quando um Tribunal administrativo indemnizasse o particular, o governo podia por resoluo podia adiar a execuo da sentena. Uma das leis da revoluo foi integrar os Tribunais Administrativos nos rgos do Estado passaram a ser verdadeiros tribunais. Mas no passou a ser um sistema adequado nova realidade democrtica a legislao continuou em vigor. Continuvamos a ter um contencioso objectivo, baseado no acto administrativo. O tribunal no podia condenar a Administrao e continuou-se a invocar o princpio da separao de poderes. um fenmeno esquizofrnico a partir de 1982, a Constituio dizia uma coisa a jurisdio administrativa tinha que garantir os direitos dos particulares. Os deputados que fizeram a reviso constitucional no adoptaram nenhuma medida para pr isso em prtico s em 1985 que foi aprovada a lei processual administrativa. Isto uma caracterstica tipicamente francesa. Os tribunais continuaram a no poder condenar a administrao figura do acto tcito. Mais tarde a CRP consagrou a possibilidade dos particulares pediram a condenao da Administrao mas mesmo assim s em 2004 que foi aprovado a reforma actual do contencioso administrativo. Neste momento s h duas aces principais aco administrativa comum e especial

Aco Administrativa Especial Aco cujo mbito de aplicao o do exerccio de poderes da autoridade da administrao. Prtica de regulamentos ou omisso. Condenao de administrao prtica de actos devidos acabou o indeferimento tcito. Declarao de ilegalidade por omisso de regulamentos. Aco Administrativa Comum Segue os termos do processo civil. Podem ser deduzidas todas as pretenses que cabem no mbito da jurisdio administrativa.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 4

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Contencioso predominantemente subjectivo. O objecto do processo no necessariamente um acto administrativo. Tutela jurisdicional efectiva sempre que haja carncia de tutela jurisdicional tem de haver uma aco art. 2 do CPC. 27 de Setembro (5a) Aula 2 Especializao funcional decorre do direito administrativo ter uma extenso e um grau de especializao tao grande que conveniente (no necessrio) que existam tribunais que se possam especializar na aplicao do direito administrativo razo de especializao funcional, e no de proteco de administrao nem de beneficio desta. Essa especializao justificaria a existncia de tribunais administrativos especializados em determinadas matrias (direito do urbanismo, funo publica). Em todo o caso, existe um factor histrico no tocante especializao funcional, uma vez que esta no parece ser assim tao grande que exija uma ordem administrativa prpria. As razoes de especializao funcional so importantes mas existem razoes histricas, ou seja dimenso institucional do contencioso administrativo, tem um peso significativo. Tribunais judiciais no esto preparados para prosseguir tanto o interesse publico (esto muito vocacionados para o principio da igualdade), como esto os tribunais administrativos (entendem bem a desigualdade). A existncia da jurisdio administrativa ainda hoje controversa (Paulo Otero defende que tribunais administrativos no deviam existir!), sobretudo ao nvel da magistratura judicial. A magistratura judicial sempre olhou para a jurisdio administrativa como um corpo estranho, como uma infiltrao da administrao na jurisdio judicial. A verdadeira magistratura a magistratura judicial. Nos termos do art. 209 CRP, destaca-se logo que o Tribunal Constitucional no est inserida no leque onde os outros tribunais se encontram Alm do Tribunal Constitucional... Magistratura civil: 1 Instncia Tribunal da Relao Supremo Tribunal de Justia

Magistratura Administrativa Tribunal Administrativo de Crculo (s existe o de Lisboa) Tribunal Central Administrativo Supremo Tribunal Administrativo

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 5

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


A CRP contem uma garantia institucional da jurisdio administrativa (=tem de haver tribunais administrativos) embora no tao pormenorizada como a dos tribunais judiciais. No art. 209 da CRP tambm no se refere que os tribunais administrativos estejam organizados em instncias (no se compromete com um sistema de instncias). Nos termos do art. 209/3 CRP, os tribunais de conflitos referem-se a conflitos de jurisdio, ou seja quando no se sabe qual o tribunal competente para a resoluo de um determinado conflito: Dois ou mais tribunais consideram-se competentes conflito positivo Nenhum tribunal se considera competente conflito negativo

Caractersticas dos tribunais de conflitos: um tribunal de funcionamento intermitente s funciona quando h litgios No autnomo composio do tribunal a de juzes quer de tribunais judiciais quer de tribunais administrativos

mbito (material) da jurisdio administrativa Quais as matrias que esto abrangidas pela jurisdio administrativa? Nos termos do art. 212/3 da CRP trata-se de litgios emergentes das relaes jurdicas administrativas. Antes de 1999, a CRP definia o mbito de forma residual, ou seja remetia para a jurisdio administrativa os litgios que no coubessem na competncia de outras tribunais. Tal no fazia muito sentido, at porque a jurisdio residual normalmente compete aos tribunais judiciais que tem mbito de competncia em tudo o que no seja regulado por outros tribunais. No pode haver dois tribunais residuais. Relao Jurdica Administrativa: qualquer relao jurdica em que a Administrao parte. necessrio considerar qual o interesse subjacente. Envolve o exerccio da funo administrativa. todas estas trs hipteses so verdade mas necessrio concretizar mais. Critrios para distinguir o Direito Privado do Direito Pblico, do Direito Civil do Direito Administrativo identificar o mbito de aplicao do Direito Administrativo Critrio dos sujeitos: no um critrio muito vivel Critrio da finalidade Critrio da autoridade

Doutrina dominante dos privatista: h direito publica quando esta em causa o exerccio de poderes da autoridade uma vez que o direito privado um direito tendencionalmente igualitrio. Doutrina dos publicitas: critrio da autoridade no explica nada, porque no direito privado tambm h autoridade (exemplo: quando o patro despede o empregado tambm h autoridade). O que importa no necessariamente o poder de

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 6

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


autoridade, mas sim saber o porque se existir, que neste caso consiste em prosseguir o interesse publico sendo este o aspecto relevante!

O Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais concretiza no art. 4 a relao jurdica administrativa identificando um elenco de situaes de justia administrativa. O art. 1 do Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais conjuga-se com o art. 212/3 da CRP: A Clusula Geral da Jurisdio Administrativa (art. 212/3 da CRP, art. 1 e art. 4 do E.T.A.F) positiva e no residual por definio (nomeadamente por objecto) esta lista no esgota o mbito material da jurisdio administrativa. Podem haver outros litgios no constantes dessa lista mas podem se relacionar com uma relao jurdica administrativa tambm so reguladas pela jurisdio administrativa.

Nos termos do art. 4, as matrias da competncia da jurisdio administrativa so: Tutela dos direitos subjectivos e interesses legalmente protegidos (al. a)) visa marcar o caracter funcionalmente subjectivo da jurisdio administrativa, ou seja a prioridade da jurisdio administrativa a proteco subjectiva, proteco de direitos das pessoas. Al. b) al. f) litgios que emergem da actuao administrativa, nomeadamente de actos jurdicos praticados pela administrao. Por exemplo, na 1 parte al. b) e na al. d) refere-se fiscalizao da legalidade de normas; na al. c) categoria do acto administrativo (acto unilateral, individual e concreto da administrao que regula uma situao de direito) Contratos (parte final da al. b) invalidade consequente dos contratos devido a invalidade de actos administrativos; o cdigo quis evitar uma querela doutrinal uma vez que no se refere a contrato administrativo embora v directamente ao assunto; segunda parte al. e) se o procedimento pr contratual de direito administrativo tal marca de tal modo o contrato que independentemente de qual seja o contrato ter de analisar questes de direito administrativo); al f) contratos que substituem actos administrativos e contratos em que pelo menos uma das partes de direito publico e as partes submeteram-no ao direito publico; nestes casos o contrato tem um regime substantivo de direito publico + questes relativas responsabilidade contratual Critrio da jurisdio administrao: fase pr-contratual na parte final da al. b) e na segunda parte da al. e); questo substantiva na al. f). Responsabilidade civil extracontratual (al. i) h))

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 7

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Al. j) defesa da legalidade objectiva. Problemas: relaes jurdicas () entre rgos pblicos quando so da mesma natureza/da mesma pessoa colectiva devido ao facto de os subalternos deverem obedincia aos superiores hierrquicos (salvo as devidas excepes) ou seja no faz sentido que o subalterno impugne a ordem do superior. Podem causar uma perturbao indevida do funcionamento do sector. Esta possibilidade contida nesta alnea deve ser entendida com alguma cautela. Contudo, no art. 14/4 no CPA confere-se legitimidade aos presidentes dos rgos colegiais para impugnar as decises do rgo colegial chave para interpretar parte final da al. j) ou seja no fundo fara sentido admitir a competncia dos tribunais administrativos para julgar litgios entre rgo da mesma pessoa colectiva quando um tenha funes especificas de controlo sobre o outro, mas no se aplica nem em relao aos casos de obedincia hierrquica (no faz sentido aquele a quem o que o subalterno deve obedincia impugnar actos do subalterno uma vez que ele pode revogar). Al. l) obviamente quando ilcito penal cabe aos tribunais judiciais. Elemento objectivo do contencioso administrativo existindo o a tutela dos interesses difusos (referidos na CRP a propsito de interesses sociais, subjacentes ao art. 52 - direito de aco pessoal). Trata-se de interesses colectivos e da sua proteco. A alnea refere-se a necessidades colectivas que depois so sentidas de forma individual. Ver ainda o art. 53 do CPA. Al. m) mbito da jurisdio administrao integrada pela cumprimento das sentenas. Alnea aqui prevista por razoes histricas: havia uma lacuna da lei quanto ao cumprimento de aces de pagamento de quantia certa. Al. n) contudo h algum contencioso eleitoral que da competncia do tribunal constitucional

No art. 4/2 e 3 consagra-se aquilo que no cabe no mbito da jurisdio administrativa: N 2 al. a) no se fala na funo jurisdicional. Basicamente pela razo de especializao funcional da jurisdio administrativa. O que hoje se considera um acto politico no o mesmo que se considerava que era h 50anos atras. Houve uma altura em que se considerava que era um acto politico um acto administrativo com motivao politica. O Prof. considera que hoje ate j se foi longe de mais: estar nos tribunais administrativos o processo de fecho da maternidade Alfredo da costa aqui existe uma dimenso politica (mal do Governo que no pudesse decidir se quer a maternidade Alfredo da costa aberta ou fechada). Contudo h excepes: cabe a os tribunais administrativos julgar actos que resultem do exerccio da funo legislativa N2 al. b) obviamente uma deciso do tribunal da civil de bragana no pode ser entreposto um recurso para o tribunal administrativo central. N2 al. c) muitas vezes estes actos so praticados pela policia (inqurito da competncia do Ministrio Publico mas este delega cerca de 90% da

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 8

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


competncia na policia). H quem diga que estruturalmente o MP uma entidade administrativa mas no esta sujeita hierarquia do governo (prof. concorda). N3 al. a) uma coisa a responsabilidade civil resultante do exerccio da funo jurisdicional (al. g do n1) mas se for erro judicirio no da competncia dos tribunais administrativos. Havendo excessiva morosidade do processo da competncia do tribunal administrativo. N3 al. b) retira-se matria do n1 al. c)! alguma vez o presidente do tribunal de justia aceita que um acto seu seja julgado pelo tribunal administrativo? Nunca! N3 al. c) igual ao que se disse na al. anterior. N3 al. d) ultima parte relaes jurdicas de direito privado logo no fazem parte da jurisdio administrativa. Esta implcita uma excluso que estava explicita na legislao anterior que assenta no facto de os tribunais administrativos no terem jurisdio no mbito das matrias de direito privado afloramento de uma ideia geral. Obviamente sem prejuzo de alguns sinais em contrario no n1 quando se fala na responsabilidade civil no se diz se de direito privado ou de direito publico. A regra geral que questes de direito privado no so matria de jurisdio administrativa devido especializao funcional desta.

Alm destas ainda existem mais excepes acrdo 746/96 O actual cdigo da expropriao passou a dizer que da jurisdio administrativa determinar a reverso do bem expropriado (administrao no pode expropriar o bem para um determinado fim e depois querer utiliza-lo para outro). Frana: via de facto. Administrao invade o terreno de um proprietrio violao de um direito fundamental sem praticar um acto administrativo tribunais judiciais A partir do momento em que e se praticar um acto administrativo tribunais administrativos.

Contra ordenaes de trfico. A impugnao das decises de tais dos tribunais judiciais. Actos de registo

Em sntese: difcil chegar noo adoptada pelo legislador de relao jurdica administrativa.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 9

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Olhando para o art. 4 E.T.A.F. parece que se adoptou um critrio dos sujeitos (pessoas colectivas de direito publico al. g); demais pessoas colectivas de direito publico al. i); quando cometidas por entidades publicas al. l), etc.) Depois parece que se adoptou o critrio da natureza (n2 al. a) funo politica..) Depois parece que se seguiu o critrio do regime jurdico (al. a) disposies de direito administrativo; al. b) disposies de direito administrativo; al. e) a lei especifica () regulado por normas de direito publico; al. d) poderes de autoridade. Critrio do interesse presente na al. j) interesses que lhes cumpre prosseguir.

Existe uma grande flutuao conceptual. O objectivo principal do legislador foram finalidades praticas, no se devendo exigir um critrio uniforme. O legislador ter querido evitar litgios de jurisdio. Tambm existiu a inteno de ampliao da jurisdio administrativa, no indo tao longe nos contratos como na responsabilidade civil ( tudo da jurisdio administrativa). importante ter em considerao o que o legislador teve em mente quando diz que os tribunais administrativos e ficais tratam das relaes jurdicas administrativas. Relao Jurdica regulada pelo direito administrativo, uma vez que est em causa o exerccio o direito administrativo e consequentemente a prossecuo do interesse pblico noo de relao administrativa na opinio do Prof. Vieira de Andrade e do Prof. Andr Salgado de Matos. Questo principal dos acrdos: podem colocar-se questes concretas quanto a determinadas situaes em que o legislador ordinrio exclui matrias de jurisdio administrativa e noutros causas atribui mesma. Excluso de matrias de jurisdio administrativa: a reserva de competncia dos tribunais administrativos absoluta ou relativa? Segundo o TC no existe uma reserva absoluta Tradio jurdica Como o direito de propriedade matria de direito privado a indemnizao que dai advm faz sentido ser atribudo pelos tribunais judiciais existe uma conexo dos actos jurdicos com o direito privado argumento da especializao funcional, uma vez que h actos/litgios que embora digam respeito a relaes jurdicas administrativas o direito que convocam um direito privado.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 10

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


H muitos menos tribunais administrativos e esto mais saturados de processos pelos que os tribunais judiciais esto mais perto das pessoas pelo que melhor tutela os seus interesses no num argumento constitucionalmente admissvel.

Menos frequente a legislao ordinria atribuir jurisdio administrativa casos em que no existe relao jurdica administrativa (acrdo 371/94). 2 de Outubro (3a) Aula 4 Em termos muito sintticos os tribunais judiciais no podem interferir com a matria dos tribunais administrativos. Quais os limites fundamentais da jurisdio administrativa, o que que os tribunais controlam da actividade administrativa? Os tribunais administrativos apenas podem verificar se a administrao actuou de acordo a legalidade ou no. Os tribunais controlam a existncia ou no o respeito pelas normas administrativas. O exerccio totalmente regulado por lei. H que distinguir entre aspectos vinculados (lei formula requisitos de validade dessa conduta da administrao) e aspectos em que a lei deixou liberdade administrao, e esta se conteve a esses limites jurdicos (exemplo: atribuio de uma bolsa a um determinado estudante verificar se dentro dos limites esta o valor dessa bolsa e se tal valor permite que o estudo completo do aluno, entre propinas e adquisio de livros). Limites funcionais art. 71/2 e art. 179/1 CPTA Direito Judicirio: trata da organizao dos tribunais. Tribunais Administrativos J falamos sobre a sua jurisdio: na CRP consagra-se: Existe uma ordem jurisdicional administrativa Supremo Tribunal Administrativo (rgo de topo)

Diplomas necessrios para esta matria: Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais (diploma de direito judicirio regula a organizao dos tribunais) Cdigo do Processo nos Tribunais Administrativos (diploma que regula o processo)

Art. 8 ETAF rgos da jurisdio administrativa e fiscal Supremo Tribunal Administrativo art. 11 a 30 ETAF

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 11

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Nos termos gerais, a formao de julgamento em cada seco, nos termos do art. 17, o julgamento cabe ao relator a dois juzes. O Supremo Tribunal Administrativo sempre colectivo. Nos casos previstos no art. 25 so as situaes em que o STA, a sua seco, conhece de recursos, sendo que o julgamento compete ao pleno da seco, todos os juzes de contencioso administrativo. Em situaes muito especial, o STA tambm decide em plenrio do STA, todos os juzes das duas seces art. 29 ETAF. Os Tribunais Centrais Administrativos encontram-se regulados no art. 31 a 38 ETAF. H dois TCA TCA sul com sede em Lisboa e TCA norte com sede no Porto. Estes, TCA, funcionam em seco (seco de contencioso administrativo e seco de fiscal) tendo uma forma de funcionamento semelhante do STA nos termos do art. 35. Funciona sempre como colectivo. Tribunais Administrativos de Circulo e os Tribunais Tributrios encontram a regulao do art. 39 a 50. O art. 9/2 do ETAF permite que estes tribunais funcionem de modo agregado, ou seja em determinadas seces territoriais haver apenas um tribunal agregado que abrange ambos os tribunais designando-se como Tribunal Administrativo e Fiscal. Esta agregao determinada por portaria (1418/2003, de 30 de Dezembro). Esta portaria procedeu agregao de todos os Tribunais Administrativos e os Tribunais Tributrios com excepo do Tribunal de Circulo de Lisboa e de Tribunal Tributrio de Lisboa devido ao volume de processos. Esta mesma portaria pode tambm proceder ao desdobramento dos tribunais em juzo: h tribunais devidos em juzo, ou seja formaes mais pequena, sub divises do Tribunal. Os tribunais administrativos de circulo, nos termos do art. 40/1 ETAF, julgam em juzo singular regra. Excepes: n2 e 3. Os processos nos tribunais administrativos tem um valor nos termos do art. 6 ETAF. A alada dos tribunais administrativos decalcada das aladas dos tribunais judicirios Tribunais Administrativos de Circulo = Tribunais de 1 Instncia 5 mil euros Tribunal Central Administrativo = Tribunal da Relao 30 mil euros

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 12

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Partes do Processo Sujeito processual indispensvel. Trao caracterizador dos tribunais a passividade, os tribunais s decidem sobre aquilo que lhes for trazido pelas partes. H situaes excepcionais em que os tribunais podem actuar por espontaneidade, mas muito raro. As partes intervm no processo como proponente da aco. Normalmente o demandante um particular que age no seu juzo para defesa dos seus direitos e interesses, das suas posies jurdicas subjectivas. O art. 20 da CRP consagra um direito fundamental de aco dos particulares, nomeadamente de natureza administrativa. Os particulares nem sempre propriamente pessoas singulares/jurdicas que actuam em defesa de interesses legalmente protegidos, podendo defender um interesse de facto no necessitando de ser um direito subjectivo legalmente tutelado. Pessoas colectivas tambm podem dar incio ao processo para defesa de interesses que no sejam propriamente seus. Dimenso objectiva do contencioso quando no so interesses individuais legalmente tutelados. O Ministrio Publico tambm pode ser parte, por exemplo nos termos do art. 9/2 CPTA; art. 55/1 al. b); art. 68/1 al. c); art. 73/3; art. 77/1; art. 104/2 processos em que o Ministrio Publico surge como demandante no processo. Nos termos do art. 55/1 al. e) CPTA: tambm podem surgir como demandantes presidentes de rgos colegiais relativamente a actos praticados por certos rgos. Processo de aco pblica: entidade pblica ou Ministrio Pblico actuam como defensores da legalidade objectiva. Aco Popular: no uma entidade pblica que surge como demandante, mas sim um cidado ou grupo de cidados que age em defesa de interesses colectivos. Tal legitimidade para a aco popular encontra-se no art. 55/2 e art. 9/2 ambos do CPTA Art. 9/2: interesses colectivos como a sade, ambiente, urbanismo, enfim interesses difusos Art. 55/2: impugnao de actos praticados pelas autarquias locais

O demandante aquele que d inicio ao processo formulando a sua pretenso dirigida: tutela de interesses individuais (particular) defesa da legalidade objectiva ou de interesses colectivas (entidade pblica, Ministrio Pblico, ou cidado ou cidados no exerccio de aco popular)

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 13

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


No correcto designar o demandante por autor. Os demandados so as pessoas ou as entidades contra quem a aco proposta, sendo destas entidades que o demandante pretende obter a sua pretenso. Designao tpica do demandado reu, mas tal designao, tal como o demandando, no correcta em contencioso administrativo. Normalmente, nos processos administrativos, o demandando uma entidade publica, uma vez que se trata do controlo da administrao, e segundo o demandante fez algo que no devia ter feito. Mas existem situaes, no mbito da jurisdio administrativa, em que o demandando uma entidade privada sendo assim quando exista um particular, um privado que desempenha a funo administrativa (exemplo: concessionrio que pratica actos em matria administrativa art. 51 e 100 CPTA). Existem tambm situaes em que o demandado um privado (art. 37/3 e 109), estando em causa relaes jurdicas administrativas entre particulares sendo que estes praticam actos que derivam de autorizao administrativa. Existem tambm relaes jurdicas trilaterais: dois particulares mais administrao publica Particular A administrao publica d lhe licena Particular A ultrapassa limites constantes da licena Particular B dirige-se a um tribunal administrativo e pede que o particular A cumpra os limites constantes da licena.

Mas a situao paradigmtica o demandando uma entidade administrativa. Nos termos do art. 10 do CPTA, consagra-se o regime do demandado sendo este a outra parte da relao material controvertida. Subjacente ao processo esta uma relao jurdica material em que h um litigio sendo o demandante e o demandado as partes. No n1. consagra-se a possibilidade de existncia de outros demandados (contra interessados) para alem do demandado principal. Exemplo: Particular B impugna acto administrativo dirigido contra a administrao publica, pedindo para impugnar o acto administrativo que concedeu a licena ao particular B. Demandado principal a administrao publica, mas o particular A tambm tem interesse pelo que contra interessado. Para respeitar o princpio do contraditrio, o particular B tem de propor a aco contra a administrao publica e contra o particular A. O Ministrio Pblico pode intervir no processo no s como parte, mas nos termos do art. 51 ETAF, mas tambm como: Representando o Estado em juzo (as partes nunca esto em juzo por si) Defendendo a legalidade democrtica Promovendo a realizao do interesse pblico Exercendo os poderes que a lei processual lhe confere Ver ainda art. 85 CPTA.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 14

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Poderes de amicus curiae: auxiliar da justia, auxilia o tribunal a desempenhar a sua funo. Antes de 1004, MP era quase omnipresente nos processos de impugnao de acto administrativo emitindo sempre um parecer antes da sentena. Considerou-se que o MP nunca poderia ser totalmente imparcial ate por fora de outras funes que pode designar no processo, pelo que o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem entendeu que tal violava o Princpio da Igualdade e restringiu tal interveno. O Ministrio Pblico pode ainda intervir no processo em matria de recurso, podendo interpor recursos de decises que considere ilegais; 152/1 interpor recurso para uniformizao de jurisprudncia; 155/1 interpor recursos de reviso; 146/1 MP tem o mrito de emitir parecer sempre sobre recurso. Em suma: MP pode ser: Parte no processo Amicus curiae Representante do estado

Prof. Vieira de Andrade: h processos em que o MP pode ter que intervir em pelos duas destas funes o que duvidoso, como por exemplo nas duas ultimas (advogado do estado defendendo os interesses deste, mas em sede de recurso ter de ser imparcial emitindo um parecer imparcial em defesa da legalidade objectiva) MP dever deixar de representar o Estado. Para alem destes intervenientes processuais ainda h outros (secundrios; auxiliares processuais) mas no com tanta relevncia: testemunhas, peritos. Processo: uma sequncia ordenada de actos e formalidades que visam a formao de uma deciso do tribunal sobre uma questo de direito, visa que o tribunal diga qual o direito. No Contencioso Administrativo Administrao activa. vigora o Princpio do Inquisitrio porque a

Dentro daquilo que o processo jurisdicional necessrio tomar em considerao que os processos podem ser: Declarativo: visa declarar o direito aplicado a uma certa situao, resolver a situao material controvertida mediante a actividade da jurisdio, resolve o litgio. Executivo: visa introduzir na realidade material (mundo real), adequar o facto ao direito

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 15

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


necessrio distinguir ainda: Processo Principal: visa uma pronuncia que de uma satisfao plena, integral deciso definitiva

Processo Cautelar (112-134 CPTA) : visa evitar que na pendencia do processo principal ocorra uma situao ou que venham a ser praticados actos que esvaziem o processo principal e o tornem intil. Ou uma situao de violao de tao difcil reparao que quanto ocorrer a deciso do processo principal intil. Visam assegurar a utilidade do processo principal. O processo cautelar no pode ser requerido se no existir processo principal, ou antes deste se este for instaurado dentro de um certo prazo, sob pena de caducar. So processos urgentes sendo os pressupostos menos exigentes do que os do processo principal.

necessrio distinguir: Relao material controvertida (10): relao jurdica entre as partes que d origem a um litigio Relao jurdica processual: a finalidade do processo obter a deciso do tribunal que tenha um impacto sobre a relao jurdica material. Mas enquanto durar o processo constitui-se uma relao jurdica processual que no completamente idntica relao material controvertida, embora as partes sejam as mesmas: Toda a verdade da relao material vai ter de ser reproduzida na relao jurdica processual para poder obter a verdade processual (deciso do tribunal vai impor-se realidade material mas que tem como pressuposto um condicionalismo da relao material). Relao muito processualizada, processo enquanto ordenao de actos e formalidades, ou seja a lei define os actos a praticar em cada momento, sendo praticados em determinada forma, e pelas pessoas que a lei assim determina, e dentro dos prazos. uma relao jurdica muito formalizada e processualizada. Por exemplo, na fase dos articulados tem se apresentar um articulado (forma dos artigos). Normalmente designa-se por instncia

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 16

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Elementos essenciais da causa ou do processo/condies de validade da causa (VA) Pedido: pretenso do autor, aquilo que o autor satisfaa, aquilo que o autor pede ao tribunal que faa. Formulao da pretenso ao tribunal. Esta pretenso tem o seu contedo retirado da relao material subjacente, resulta de uma relao jurdica controvertida. Pedido de condenao: condenar uma das partes Pedido de simples apreciao/declarativos: reconhecer a existncia de um direito contestado por outro Pedido constitutivo: visam uma modificao da ordem jurdica, por exemplo um pedido de anulao de um contrato.

Causa de pedir: fundamentos de facto e de direito em que o demandante fundamenta o seu pedido. No caso da responsabilidade civil, a causa de pedir so os pressupostos concretos desta (facto, ilicitude e culpa). necessrio demonstrar o nexo de causalidade: mostrar que se verificam os pressupostos da responsabilidade civil nos termos do CC e depois individualizar os factos concretos.

Objecto do Processo: aquilo sobre o que o Tribunal se vai pronunciar, objecto do processo. Muitas vezes nos processo impugnatrios, diz se que o objecto do processo o acto administrativo mas tal um sentido impreciso o acto administrativo faz parte do objecto; o pedido incide sobre o acto administrativo; o acto administrativo tambm integra a causa do pedido (a causa de pedir h de ser composta pelos vcios do acto administrativo). Importncia: Delimita os poderes do tribunal, s podendo este pronunciar-se sobre o objecto do processo, salvo as situaes excepcionais. Se o tribunal se pronuncia sobre algo que no objecto do processo a sentena nula. Delimita o efeito de caso julgado das sentenas

Forma do Processo: o processo uma sucesso ordenada de actos e formalidades que visa obter uma pronuncia do tribunal acerca de uma questo de direito. Contudo, nem todos os processos tm a mesma matriz. Cada sucesso ordenada de actos e formalidades uma forma de processo. Contudo, o legislador pode estabelecer diversas formas de processo de acordo com os mais variados critrios, por exemplo em processo civil utiliza-se o valor da causa. No processo civil h dois grandes grupos de formas dos processos: comum e especial critrio de distino: objecto dos processos, aquilo que pedido nos processos.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 17

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


I Fase dos Articulados A estrutura tpica do processo, independentemente da respectiva forma, sempre a mesma: o processo sempre instaurado por iniciativa do demandante (os tribunais so passivos no agindo oficiosamente). No processo declarativo principal tpico esse acto processual a petio, salvo situaes extremas, basta a pratica desse acto processual para que o processo fique constituindo, que se instaure a instncia e seja constituda a relao jurdica processual. Nos procedimentos cautelares, e noutros processos urgentes, o acto processual inicial o requerimento processual. Obviamente que a petio inicial tem de: Ser dirigida e entrega a um tribunal (mais um sujeito da relao jurdica processual que chamado a intervir) Identificar a relao material controvertida em que tal petio se baseia, tendo pois a identificao das partes.

O tribunal comunica aos demandados a instaurao do processo atravs da citao leva ao conhecimento de uma parte a existncia de um processo contra ela e tambm de tornar essa pessoa parte processual. Com a citao fica constituda a relao jurdica processual. Notificao: acto que visa levar ao conhecimento das partes do processo um qualquer acto tomado durante o processo Devido ao princpio do contraditrio, os demandados tero oportunidade de se pronunciar acerca da pretenso do demandante contestao. Depois da contestao, pode ainda ser dada ao demandante a possibilidade de se pronunciar sobre factos alegados pelo demandando na contestao. Ou seja: esquema dos articulados (aspectos de facto e direito que as partes invoquem tem de ser apresentados sob a forma de articulados, artigos) 1. 2. 3. 4. 5. Petio inicial Contestao Rplica Treplica Eventualmente articulados supervenientes

Depois da fase dos articulados, as partes j formularam as suas pretenses, e o demandando tambm tem um pedido (absolvio) e causa de pedir (fundamentos da absolvio).

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 18

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


A partir daqui, o tribunal ter de: Verificar se o processo foi correctamente instaurado, ou seja verificar se estao reunidas as condies para o processo continuar. Se no o processo poder terminar logo (exemplo: petio inicial sem causa de pedir ou quando j foi feita toda a prova, atravs de prova (documental), sendo esta oferecida na fase dos articulados) Fase de saneamento do processo

II Fase de Saneamento do Processo Juiz olha pela primeira vez, uma vez que ate aqui tudo se passa na Secretaria dos Tribunais, para o processo e verifica se esta em condies de continuar: Se no: termina logo ali Processo tem algumas irregularidades mas podem ser supridas (exemplo: falta o patrocnio judicirio notifica a parte para constituir advogado e ela constitui) mas esta em condies de continuar

Tribunal como j tem todos os elementos necessrios emite logo a sentena Condensao do processo - Tribunal considera que ainda no tem todos os elementos necessrios, pelo que neste caso vai elaborar uma lista dos factos j provados e outra lista dos factos ainda por provar, servindo esta ultima de base fase da instruo do processo.

III Fase de Instruo Prova pericial, inquisio de testemunhas, etc. IV Fase do Julgamento Julgamento de facto e de direito (no audincia de julgamento instruo), aplica o direito matria de facto provado e emite a sentena. Condies de Existncia da Aco: requisitos mnimos que a lei exige para que o processo seja instaurado, sem os quais o processo nem chega a ser instaurado nem chegando a constituir-se a relao jurdica processual. exemplo: petio inicial tem de estar assinada. Condies de Admissibilidade de Processo: condies de constituio da relao jurdica processual pressupostos processuais (condies sem os quais no pode o processo prosseguir) Exemplo: legitimidade das partes, competncia do tribunal, tempestividade do processo, etc. Faltando um pressuposto processual, que se passa a partir da fase do saneamento, os demandados sero absolvidos da instncia (absolvio sem conhecimento do mrito da causa, o tribunal no chega a analisar nada).

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 19

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


A deciso do tribunal que procede absolvio da instancia procede a uma deciso de caso julgado formal o efeito s se produz no mbito do prprio processo, ou seja, a deciso do tribunal sobre a falta daquele pressuposto processual s vinculativa dentro daquele processo. Contudo, nada impede que se proponha outra aco, noutro processo, agora sem falta de nenhum pressuposto processual. Condies de Procedncia do Processo: relacionam-se com as causas de pedir do demandante, questes de direito substantivo. Faltando as questes de procedncia existe uma absolvio do pedido, ou seja, o efeito de caso julgado material corresponde a que o caso julgado tenha eficcia obrigatria para as partes do processo, impedindo que as partes desse processo proponham uma nova aco, com o mesmo pedido e com a mesma causa de pedir. 4 de Outubro (5a) Aula 5 Princpios do Processo Administrativo 1. Princpio da Tutela Jurisdicional Efectiva

Princpio tambm constitucional. Princpio que decorre no apenas para a administrao. Encontra-se consagrado no art. 20 e 268/4 CRP. Contedo da tutela jurisdicional efectiva: aquele que consta do art. 2/2 do CPTA. O que uma tutela jurisdicional efectiva? Nos termos do art. 20 da CRP assegura-se o direito de acesso ao direito e ao tribunal para defesa dos direitos e interesses legalmente protegidos. O ncleo principal a possibilidade de obter a defesa dos direitos e interesses atravs do acesso aos tribunais. Exige-se ainda que essa tutela se traduza num prazo razovel e mediante um processo equitativo. Acessoriamente a estes aspectos essenciais, que se encontram tambm referidos no art. 2/1 do CPTA. Nos termos do art. 21 e 22 encontram-se consagrados outros direitos acessrios: direito ao apoio judicirio (art. 21/1), direito informao e consulta jurdica (art. 20/2). Um aspecto que a tutela jurisdicional efectiva no inclui o direito a um duplo grau de jurisdio, s existe direito ao recurso em matria penal no existindo uma garantia constitucional quanto aos restantes casos. Existe o direito proteco jurdica e consequentemente existe o direito obteno de uma sentena nos termos do art. 2 do CPTA. Esta sentena h-de ter um contedo adequado pretenso do particular que procura essa tutela, podendo ter sentenas de condenao, de mera apreciao, constitutivas de anulao de actos jurdicos, execuo de sentenas (execuo de sentenas fundamental para a tutela jurisdicional efectiva). As providncias cautelares correspondem ao poder do tribunal decretar de modo a assegurar o direito dos particulares, trata-se de razes anteriores as sentenas, visam garantir o efeito til do processo, servem para acautelar que a pretenso do particular no seja completamente esvaziada na pendencia da aco principal. O legislador portugus entendeu de forma muito ampla os poderes do tribunal para assegurar a tutela efectiva dos particulares e deste modo reconhece em casos extremos, casos limites da separao de poderes, que os tribunais administrativos se

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 20

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


possam substituir administrao na prtica de determinados actos nos termos do art. 3 CPTA o tribunal pode emitir uma sentena que produza os efeitos do acto administrativo devido (art. 109/3, 164/4 al. c), 167/6, e 169/5) o tribunal que pratica um acto que materialmente administrativo. Contudo, tal levanta problemas ao nvel da separao de poderes, pelo que este poder s existe quando o acto a praticar pela administrao seja extremamente vinculado, o tribunal esta no limite a exercer a funo administrativa. No fundo se assim no fosse, a administrao quase que poderia pagar para no praticar o acto: ou acatava a sentena ou pagava para no acatar a sentena (=indemnizava o particular). Globalmente os tribunais administrao publica. administrativos tem uma plena jurisdio face

Hoje o contencioso j no um contencioso de mera anulao mas sim de plena jurisdio face administrao, os tribunais administrativo tem plenos poderes dentro dos limites funcionais da jurisdio administrao. Nota: A tutela jurisdicional efectiva desde logo um principio que se impe ao legislador quando regula o processo administrativo. O legislador estabelece o processo administrativo tem que o fazer em termos que assegurem uma tutela jurisdicional efectiva. No processo administrativo portugus desde 2004 este processo respeita este principio, sendo portanto um processo de plena jurisdio. Antes de 2004, o processo administrativo esta estruturado de forma muito diferente: obedecia a uma logica de contencioso de anulao, existindo varias formas de processo que eram formas de actuao administrao. Processo de impugnao de actos administrativos Aco administrativa que englobava litgios quando a actos administrativos Processo de impugnao de normas regulamentares A partir de 1985 institui-se um quarto processo que consistia na aco para o reconhecimento de direitos ou interesses legalmente protegidos que era uma aco de simples apreciao sendo que a nica coisa que o particular podia fazer era dirigir-se ao tribunal e pedir para este reconhecer um certo direito seu.

O tribunal podia condenar a administrao a pagar uma indemnizao mas no podia condena-la a emitir um regulamento ou um acto administrativo, sob pena de o tribunal estar a exercer a funo administrativa. O dfice de tutela era brutal. O particular afectado pelo indeferimento tcito ia pedir ao tribunal que anulasse tal indeferimento tcito. S que tal muito pouco, uma vez que a anulao daquele deixa o particular na mesma. Particular quer uma licena Pede administrao Administrao indefere Particular pede ao tribunal anulao do indeferimento

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 21

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Tribunal anula tal indeferimento O particular fica na mesma, ou seja sem licena

O indeferimento do acto tcito hoje no faz sentido, antigamente em que o tribunal no podia condenar a administrao a praticar um acto administrativo fazia sentido. Normalmente no serve para nada, mesmo por razes de segurana jurdica. Mesmo o deferimento tcito uma tentativa desesperada do legislador para tentar salvar a separao de poderes aquilo que sucedia antigamente (tribunal no podia condenar a administrao a praticar um acto administrativo). O acto tcito devia acabar! Antes da reforma, o contencioso era de mera anulao. Hoje, j no h esta sobreposio entre formas de processo e a pratica de actos administrativos. A configurao do processo hoje bastante mais simples mas tambm mais complexo (meios processos tem que dar satisfao a um maior leque de pretenses). Processo Administrativo Processo Comum: corresponde aquilo a que o CPTA designa como aco administrativa comum, nos termos do art. 37 e ss. Tem um mbito residual. Do ponto de vista estatstico a aco comum no a mais comum (so os processos especiais). a aco que se aplica quando no haja previso de aplicao de outro processo especial. Aco Administrativa Comum

Processo especial: no seguem a forma do processo de aco administrativa comum Aco administrativa especial nos termos do art. 46 e ss. Processos urgentes nos termos do art. 97 e ss. Processos especiais avulsos previstos em legislao avulsa Processo de intimao de Actos Administrativos em matria de urbanismo nos termos do ar.t 111 e 112 do Regime Jurdico da Urbanizao; visam obter uma intimao da administrao a praticar actos administrativos relativos ao urbanismo Aco de perda de mandato nos termos do art. 11 e 15 da Lei da Tutela

Processos Cautelares Processo Executivo

Ao nvel do processo declarativo os mais importantes so os processos comuns (aco administrativa comum) e a aco administrativa especial e claro as providencias cautelares que so acessrias as referidas anteriormente.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 22

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Existe uma relao jurdica na qual a administrao esta numa posio de superioridade. A administrao pode actuar ao abrigo do direito publico sem estar a exercer posies de superioridade. I Processo Comum Nos termos do art. 37 do CPTA existe um elenco exemplificativo dos processos que seguem a forma da aco administrativa comum. Este n2 s existe por razoes de clareza, de segurana jurdica, porque se no existisse era exactamente a mesma coisa. Mas o que aqui se consagra ajuda a explicitar o critrio que esteve subjacente distino entre aces. Anlise do art. 2/2 do CPTA (meramente exemplificativo) Al. a) b) processos de mera apreciao, pede-se ao tribunal que declare a existncia de um direito por exemplo. A sentena do tribunal meramente declarativa. Al. c) d) e) processos que tm por objecto uma imposio do tribunal administrao, considerando-se que tambm segue a aco declarativa comum a condenao da administrao a pratica de um acto administrativo. necessrio a existncia de uma razo seria. O que se quer que administrao no exera o poder de autoridade. Nota adopo ou absteno de comportamento qualquer comportamento, excepto de tal comportamento se for tendente emisso de um acto administrativo ou um regulamento porque uma vez que so actos da autoridade seguem outra forma de processo; al. d) pretenso reactiva do particular; al. e) tambm se trata de uma concretizao da al. c) mas esta em causa que esse comportamento j um dever especifico de prestar (exemplo: quantia certa, entregar uma coisa, um facto) que decorre ou directamente da lei ou decorre de outro acto que ate pode ser um acto da prpria administrao. Al. f) g) i) pretenses reintegratria nomeadamente indemnizatrias devido a uma responsabilidade por risco; pretenso do enriquecimento sem causa Al. h) e j) relaes entre entidades administrativas

Nos termos do n2 alarga-se o mbito da aco administrativa comum a litgios entre os particulares. alargamento da al. b) c) d) do art. 2/2. II Processo Especial Aco administrativa especial art. 46 e ss Critrio: nos termos do art. 46/1 Pratica ou omisso ilegal de actos administrativos Normas que tenham ou devessem ter sido emitidas

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 23

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Nos termos do art. 46/2 consagram-se aqueles que podem ser pedidos principais.

Nota: formulao do art. 46/2 al. b) no se fala em condenao (formulao arcaica da separao de poderes) Nos termos do art. 46/3, a impugnao de actos administrativos praticados no mbito do procedimento de formao de contratos esses processos impugnatrias seguem um processo especial que um processo urgente, nos termos do art. 100 e ss. A diviso no estanque. Processos Urgentes Visam obter uma deciso de mrito num prazo mais curto do que seria normal, tendo em conta a sensibilidade dos direitos que esto em causa e que seriam incompatveis com a durao do processo normal. Existem quatro processos urgentes Impugnaes Urgentes Processo de impugnao em matria eleitoral Contencioso Eleitoral nos termos do art. 97 Processo de impugnao pr-contratual nos termos do art. 100 actos que respeitam a contratos que se esto a formar.

Intimaes (condenao urgente) Intimao para a prestao de informaes, consulta de processos ou passagem de certides nos termos do art. 104 e ss. Intimao para proteco de direitos, liberdades e garantias nos termos do art. 109 (consequncia directa do art. 20/5 da CRP).

III - Processos Cautelares So atpicos, a prpria constituio no art. 68/4 refere-se adopo das medidas cautelares adequadas. Regime Geral: art. 112 e ss CPA. IV Processo Executivo Trata-se de transformar o direito em facto, assegurar que os efeitos que a sentena visa produzir sejam introduzidos na ordem jurdico. Em princpio, as partes praticam os actos que o tribunal assim obrigada, mas nos casos em que tal no acontea usa-se o processo executivo (introduo coactiva do poder do Estado para efectivao concretizao dos efeitos da sentena).

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 24

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Existem trs formas de processo executivo: Execuo para prestao de facto ou de coisa nos termos do art. 162 e ss Execuo para pagamento de quantia certa nos termos do art. 170 e ss Execuo de sentenas de anulao de actos administrativos nos termos do art. 173 e ss.

Existe a possibilidade de cumular pedidos na mesma aco, no mesmo processo. Tal possibilidade pode suscitar-se por exemplo quando o particular pretenda simultaneamente anular um acto administrativo e obter uma indemnizao por parte da administrao devido a esse acto administrativo no regime anterior a 2004 no se permitia a cumulao de pedidos art. 5 CPTA. Nos termos do art. 5/2 do CPTA, a cumulao de pedidos depende do mbito da jurisdio administrativa. Nos termos do art. 47 estabelece-se os termos em que a cumulao poder ser feita: no pode haver cumulao entre pedidos que no estejam de todo relacionados, exige-se uma relao material de conexo intrnseca entre os pedidos. Nota: elementos essenciais da causa valor das causas/processos O valor um elemento tao essencial da causa que o art. 31 refere-se expressamente a tal. Para que serve o valor da causa? Para determinar a forma de processo a seguir (ordinrio, sumario ou sumarssimo) Influencia sobre a composio do tribunal Para saber se cabe recurso da sentena proferida em primeira instncia e se sim qual o tipo de recurso que Aspecto no processual mas com bastante relevncia que assenta no calculo das custas (taxa paga pelas partes pelo servio que lhes prestado)

Critrios para calcular o valor do processo constam do art. 31 e ss CPTA. o valor expresso em moeda para o autor (=utilidade econmica imediata do pedido) Nos termos do art. 32/2 parte do principio que aquilo que se pede tem um valor econmico, como por exemplo a prestao de um servio. Nos termos do art. 32/4 o valor da coisa determina o valor da causa, por exemplo o particular pretende que a administrao lhe entregue um determinado bem o valor da causa o valor do bem. Nos termos do art. 32/5, no uma situao de pedido de indemnizao (n1), estando em causa o pedido de cessao de um dano. Nos termos do art. 32/7, existindo cumulao de pedidos o valor consiste na soma de todos os pedidos o valor da causa.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 25

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Nos termos do art. 32/8 consagra-se um desvio ao n1, sendo o valor dos interesses j vencidos. Nos termos do art. 32/9, no se esta face a uma cumulao de pedidos, mas sim ou se pede uma coisa ou outra (pedidos alternativos) e pede-se o pedido 1 e se este no for possvel ento o pedido 2 (pedido subsidirio). Nos termos do art. 33, atende-se ao contedo econmico do acto de acordo com os critrios do art. 32 com as especificidades das al. do art. 33 Al. a) uma estimativa Al. b) sempre que h um valor patrimonial em jogo sempre este o valor da causa Al. c) (nada a acrescentar) Al. d) tem de haver um recurso a critrios de mercado, mdios, aproximativos.

Nos termos do art. 34 esta em causa um critrio de atribuio do valor da causa a bens imateriais e normas administradas epgrafe enganadora. Exemplo: direito, liberdade e garantia pessoal. Nos termos do art. 34/2 tem se por objectivo permitir a abertura da via de recurso ate ao ultimo grau de jurisdio admissvel. Contudo, o valor das custas tambm apurado com base nesse critrio legal que de certo modo arbitrrio. Nos termos do art. 34/4 (sequencia do art. 32/7) quando sejam formuladas pretenses de valor indeterminada atende-se ao valor de cada uma delas para efeitos de recurso. 2. Princpio do Dispositivo

o princpio bsico do processo em geral. Consiste no facto de serem as partes quem dispe do processo. Relaciona-se com a natureza do que so os tribunais: uma das caractersticas principais destes que so passivos, ou seja s intervm numa situao de litgio, salvo os processos de jurisdio voluntaria. Tendo em conta esta funo de reintegrao da paz jurdica, os tribunais s actuam quando algum for bater porta e disser h aqui um litgio. S actuam quando so chamados a intervir. As partes podem a qualquer momento, em princpio, por fim ao processo. Este princpio implica algumas consequncias para as partes, nomeadamente determinados nus (situaes jurdicas passivas, no obteno de uma vantagem que pode ser ou no uma desvantagem) para as partes. O primeiro nus o de pedir alguma coisa ao tribunal. No havendo pedido o tribunal no pode instaurar o pedido oficiosamente. O pedido normalmente formulado por um particular.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 26

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Prof. Vieira de Andrade: o MP poder impugnar ou no actos administrativos, no tendo um dever, estando sujeito no ao princpio da legalidade mas sim ao princpio da oportunidade. Fundamento: uma circular. Prof. Andr Salgado de Matos: no concorda! Legalidade vs Oportunidade discute-se tambm, alm da interveno do MP, nas contra ordenaes (esto em causa interesses pblicos administrativos aplica-se o princpio da oportunidade) 9 de Outubro (3a)- Aula 6 Em primeiro lugar, vigora a regra sobre a qual o tribunal deve apreciar todas as questes relevantes formuladas pelas partes, e posteriormente decidir sobre as mesmas. Se no o fizer a sentena final nula por omisso de pronncia nos termos do art. 600/2 do CPC (norma que se aplica subsidiariamente ao Contencioso Administrativo). O tribunal em regra no pode ir para alm do que foi pedido pelas partes, nem pode decidir com outros fundamentos. A lei leva at ultima medida a passividade dos tribunais. Contudo, existem algumas excepes a esta vinculao do tribunal ao pedido e causa de pedir que veremos daqui a pouco. Existe ainda a estabilidade objectiva da instncia, do objecto do pedido (VA lapso: objecto do processo fixado pela petio inicial objecto do processo em regra (mas no certo) fica fixado com a contestao do mandado, com a sua interveno processual). Importante salientar que o demandado tambm pode formular pedidos, como por exemplo a absolvio da instncia. O demandado formulada sempre alguma coisa. O demandado pode ainda formular os pedidos reconvencionais: exemplo: existe um processo em que o autor pede a condenao do ru ao pagamento de uma indemnizao por responsabilidade civil, e o ru quando chamado a intervir, no s contesta como tambm pede a condenao do autor atravs de indemnizao por responsabilidade contratual tem de ser um pedido conexo, tem de se relacionar com a mesma relao jurdica. Neste caso, a posio de demandante e de demandado acaba por resultar apenas de saber quem props a aco em primeiro lugar porque cada um pede uma coisa que o outro vai contestar. De qualquer maneira, esta estabilidade objectiva tem alguns limites art. 51/4 CPTA (tribunal convida o autor a formular a petio inicial uma confirmao de que a petio inicial no fixa o objecto do processo) no verdadeiramente uma excepo Nos termos do art. 63 CPTA refere-se a uma modificao objectiva da instncia, sendo que objectiva relaciona-se com o objecto do processo, pelo que h uma modificao do objecto. Nos termos do art. 64 CPTA tambm existe uma modificao do objecto do processo (no existe como no art. 63 uma alterao do objecto, mas sim uma modificao do mesmo).

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 27

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Havendo uma modificao do pedido tambm haver uma modificao da causa de pedir. Nos termos do art. 70, consagra-se uma alterao objectiva da instncia nas aces de condenao existe uma cumulao de pedidos. Nos termos 85/2 3 e 4, no existe aplicao plena do principio da estabilidade objectiva da instancia consiste na impugnao de actos administrativos quando o MP tenha interveno processual. 3. Princpio do Inquisitrio

Atribui o impulso processual ao tribunal. Sendo as normas jurdicas de dois tipos: regras e princpios. As regras podem colidir entre si desde que uma seja uma excepo, se no uma invlida. Quanto aos princpios estes colidem muitas vezes em abstracto, sendo que das duas uma: os dois princpios podem compatibilizar-se apesar de serem contraditrios, ou ento um cede e aplica-se o outro princpio. Em todo o caso, no processo administrativo vigora um princpio do inquisitrio mas este subordinado mesmo em abstracto, o princpio do inquisitrio, tendo em conta a passividade conferida aos tribunais, encontra-se subordinado/limitado ao princpio do dispositivo. Tem uma papel subordinado, um papel secundrio relativamente ao princpio do dispositivo, mas no processo administrativo tem uma relevncia largamente superior que possui face ao processo civil devido dimenso objecto do processo administrativo e do contencioso administrativo, uma vez que este tem um funo subjectiva de tutela dos direitos dos cidados, mas objectivamente visa a legalidade objectiva o que muito importante. O princpio do inquisitria visa prosseguir estas finalidades de garantia da tutela objectiva do contencioso administrativo. No processo civil em 99% tem uma funo subjectiva. Nos termos do art. 91/1 CPTA consagra o princpio do inquisitrio comprimindo o princpio do dispositivo. O tribunal pode ordenar diligncias de prova que no tenham sido pedidas se as partes alegam um determinado facto e no alegam as diligencias de prova para provarem esses factos, a regra que recorriam de um princpio do dispositivo extremamente restrito e do nus da prova que quem alegaria um facto e no se o provasse era dado como no verificado. Este artigo demonstra que o tribunal tem um poder discricionrio para requerer novas provas, no vigorando no contencioso administrativo um nus da prova extremamente forte, deste modo o tribunal ao poder requerer tal prova pode salvar a parte que no provou de perder a aco. Existe uma restrio fortssima do nus da prova. Um dos aspectos, que decorre do art. 134/2 do CPA, assenta que o tribunal pode declarar oficiosamente (diferente de espontaneamente) a nulidade de um acto administrativo. Se no decurso do processo instaurado pelas partes surgir um acto administrativo que o tribunal considere que nulo ou inexistente o tribunal pode declarar a sua nulidade ou inexistncia, mesmo que a mesma no tenha sido pedido pode ir alm daquilo que pedido pelas partes.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 28

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Nos casos de anulabilidade, nos termos do art. 95/2 CPTA, o tribunal pode apreciar as causas pedidas e anular o acto administrativo parece que hoje em dia a prpria anulabilidade pode ser conhecida oficiosamente. Quanto as providncias cautelares, nos termos do art. 120/3 CPTA, no existe uma vinculao ao pedido em termos restritos. Nos termos do art. 124/1 CPTA, permite-se a alterao das providncias cautelares desde que ocorra na pendencia da causa por iniciativa do prprio tribunal. Nos termos do art. 121 e art. 132/7 do CPTA, consagra-se que tendo o requerente numa aco pedido uma providncia cautelar na pendencia do pedido principal, o tribunal pode antecipar para a providencia cautelar a deciso de fundo que ia ser proferida para a deciso final. Nos termos do art. 45 CPTA, existe uma antecipao da deciso a proferir no processo executivo para o processo declarativo. No processo executivo existe casos em que a Administrao pode no ser obrigada a executar a sentena, como por exemplo se a sentena corresponde a uma aco de condenao de algo que se deve restituir mas que j no existe. Nos termos do art. 45, o prprio tribunal pode julgar improcedente o pedido em causa e convida as partes a acordar, no prazo de 20dias, o montante da indemnizao. Nestes casos no so necessariamente as partes a requerer tal podendo o tribunal agir oficiosamente. O tribunal conhece de direito oficiosamente, no estando vinculado qualificao do facto dado pelas partes. Os tribunais no podem aplicar normas inconstitucionais e por extenso aplica-se s normas infra legais s normas que sejam inconstitucionais nos termos do art. 72 e ss CPTA ocorre uma desaplicao oficiosamente. Nos termos do art. 75 CPTA, tambm no existe vinculao causa de pedir est em causa o autor invocar uma causa de invalidade acompanhada de um fundamento. Nos termos do art. 95/2 CPTA, nos processos impugnatrio o tribunal tem o dever de analisar causas de invalidade que no tenham sido invocadas pode encontrar outras causas de invalidade que no tenham sido acompanhadas de fundamentao. 4. Princpio da Igualdade das Partes

Encontra-se consagrado no art. 6 CPTA. Tem uma importncia simblica, uma vez que tradicionalmente o processo administrativo visava proteger a administrao e nem se entendia que existiam partes. A administrao estava com o seu estatuto de privilgio, e no de parte. Era um processo feito a um acto, estando em causa uma questo objectiva. Alm disso, a administrao no pagava custas, nunca podia ser condenada por estar litigada de m f podia usar toda a espcies de procedimentos processuais, fazer todos os pedidos contravencionais, uma vez que era completamente irresponsvel causando uma situao de desigualdade processual uma vez que o autor pagava as custas e este no tinha os recursos muito extensos que a Administrao tinha.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 29

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Hoje e Administrao pode ter que pagar custas nos termos do art. 189 CPTA, desaparecendo o seu estatuto de privilgio. 5. Princpio do Contraditrio

Sobre qualquer questo que surja no processo, seja suscitada pelas partes ou pelo tribunal, ambas as palavras tem de ser ouvidas e fazer valer os seus argumentos ao ponto de poder influenciar a deciso do tribunal. Pretende-se que ambas as partes tenham iguais possibilidades para influenciar a deciso do tribunal. Quando uma aco intentada, o demandado tem de ser citado para contestar. Contudo, h casos em que este princpio no se aplica como sucede s vezes nas providncias cautelares por poderem colocar o fim desta em causa ou ento devido ao seu caracter de urgncia. 6. Princpio da Cooperao Processual (art. 8 CPTA)

Aplica-se a todos os intervenientes processuais, sendo que cada um deve cooperar para que se obtenha uma justa composio do litgio de forma eficaz e breve. Nos termos do art. 8/3 e 4 existem uns deveres mais especficos para as entidades administrativas, pois em muitos casos so estas que tem em seu domnio a quase totalidade dos elementos que so necessrios para o tribunal decidir. Dever de enviar para o tribunal o processo administrativo (conjunto de documentos relativos a um determinado procedimento administrativo) e demais documentos relativos matria em litgio Dever de dar conhecimento, ao longo do processo, de supervenincias resultantes da sua actuao, como por exemplo nos casos do art. 63 e 64 CPTA (administrao pratica novos actos administrativos na pendncia do processo)

7. Princpio da Boa F Processual

As partes no devem mentir no processo, embora no exista nenhum nus de trazerem ao processo factos que no lhe sejam favorveis. As partes no podem num processo dizer uma coisa diferente da que dizem noutro processo relativamente aos mesmos factos. Em casos extremos, nos termos do art. 6 in fine, pode haver condenao por litigncia de m f, sendo m f na conduta processual, ou seja nos actos praticados em juzo. Esta condenao pode ser uma condenao do prprio mandatrio normalmente o mandatrio est em juzo e pratica actos em nome das partes. A condenao de tal feita em termos pecunirios. H casos em que o mandatrio judicial pode ser condenado por litigncia de m f.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 30

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


8. Princpio da Tipicidade das Formas Processuais

As partes tem de encaixar as suas pretenses nas formas de processo previstas na lei. demasiado formalista (art. 265-A CPC permite ao tribunal adaptar a tramitao das formas de processo nomeadamente ordenando a pratica de certas diligncias ou omitindo a realizao de outras) 9. Princpio do Favorecimento do Processo

O objectivo do processo obter uma deciso de mrito, uma deciso sobre as pretenses que foram formuladas. Implica que se faa todos os possveis para alcanar tal, evitando que o processo tenha de terminar antes disso por exemplo com a falta de pressupostos processuais. Manifestaes deste encontram-se quando a lei d as partes uma segunda oportunidade s partes para corrigir algum lapso, por exemplo nos termos do art. 4/3 CPTA havendo cumulao de pedidos sem que exista uma conexo entre os mesmos que permita uma cumulao uma adaptao rgida seria terminar o processo mas o juiz d hiptese as partes para reformular os pedidos. Importante ser tambm ter em considerao o art. 14/1 (quando no seja uma incompetncia absoluta). Nos termos do art. 89/2 e 3, consagra casos de absolvio da instncia por falta de pressupostos processuais por exemplo. Em alguns casos pode-se dar ao autor a possibilidade de formular nova petio. Nos termos do art. 116, referente aos processuais cautelares, nos casos em que leva ser liminarmente rejeitado, tal no obsta possibilidade de apresentao de novo requerimento com novos fundamentos. Nos termos do art. 114/4 o requerimento inicial das providncias cautelares deve conter os elementos do n3, sendo que faltando alguns destes elementos o interessado notificado para suprir a falta de tais elementos no prazo de 4dias. Nos termos do art. 146/4, na fase das alegaes de recurso, necessrio formular as concluses (resumir os pontos fundamentais das alegaes sendo que estas no necessitam de ser articuladas) sendo que na falta de tais o relator do tribunal colectivo (juiz que redige o projecto de acrdo) convida a parte que no o fez a formul-las. Nos termos do art. 58/4 pode-se impugnar actos, em situaes excepcionais, fora do prazo. Nos termos do art. 142/3 al. d), quanto a recursos, permite-se o recurso da causa, independentemente do valor da alada do tribunal, quanto s decises que ponham termo ao processo sem se pronunciarem sobre o mrito da causa. Nos termos do art. 151/3, relativamente a recursos, se uma das partes recorrer de uma deciso para o STA quando deveria ter corrido para o TCA manda-se baixar o recurso para o TCA, sendo neste caso um recurso de apelao (abrange matria de facto)

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 31

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


10. Princpio da Eficcia e da Celeridade Processual

Nos termos do art. 8/2, probe-se as partes de invocarem diligncias inteis ideia de economia processual. Tal uma manifestao da tutela jurisdicional efectiva (art. 20 da CRP). um princpio secundrio, uma vez que a eficcia e a celeridade processual no se podem sobrepor a uma composio justa do litigio que corresponda a uma verdade processual mas a deciso justa deve ser realizada no prazo mais breve possvel. Nos termos do art. 78/4, 83/2 e 91 permitem que em determinados processos sejam dispensadas as alegaes (fase do processo em que as partes no fundo vo tentar convencer o tribunal do bem fundado). Mas como as alegaes no so obrigatrias at as prprias partes a podem dispensar. Nos termos do art. 91, mesmo havendo alegaes estas podem ser orais (no sendo escritas saltam-se etapas) Quanto estrutura do processo, nos termos do art. 87/1 al. b), na fase do saneamento do processo, o tribunal se considerar que j tem todos os elementos essenciais para decidir este pode conhecer logo o mrito da causa emitindo o saneador processo. Nos mesmos termos, nos termos do art. 131/7 o tribunal pode antecipar a deciso do processo principal para a providencia cautelar. Existem duas inovaes desta lei: Art. 48 - processos em massa, processos que em geral poderiam ter sido cumulados no mesmo processo mas que no o foram pela razo simples de as partes no se conhecerem umas as outras, por exemplo, sendo que s se d deciso face a um deles e essa deciso aplica-se a todos determina-se a apensao dos processos e a deciso proferida para um aplica-se aos outros todos o que conduz a uma maior eficincia Art. 161 - a regra geral do caso julgado, o efeito deste, que este tem um efeito inter partes (apenas aquele tribunal e aquelas partes ficam vinculados), mas outras pessoas no esto vinculadas pela eficcia de caso julgado sendo que a mesma questo jurdica pode ser suscitada noutro processo por algum que no tenha sido parte naquele processo. Contudo este artigo permite que quando haja uma sentena com efeito de caso julgado este possa estender-se a outros processos iguais (a sentena passa a valer para outros processos que no aquele em que a sentena foi proferida).

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 32

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


11. Princpio da Universalidade dos Meios de Prova (VA)

Em princpio todos os meios de prova admitidos em direito so tambm admitidos no processo administrativo a menos que sejam proibidos como a tortura. Antes do 2004 no se permitia a prova testemunhal. 12. Princpio da Livre Apreciao da Prova

Decorrer do art. 655 do CPC regra da liberdade de julgamento (tribunal aprecia livremente a prova) 13. Princpio da Forma Escrita do Processo Administrativo

Algumas diligncias processuais podem ser verbais no vigora aqui a forma escrita, mas globalmente existe o princpio da forma escrita (articulados, todos os despachos do tribunal). 14. Princpio da Publicidade

Encontra-se relacionado com o princpio do contraditrio, o processo publico, as partes tem de estar informadas sobre o que se passa. H processos com publicidade acrescida no qual se pede impugnao de actos jurdicos nos termos do art. 37. 15. Princpio da Fundamentao das Sentenas

As decises dos tribunais tem de ser fundamentadas, ate para permitir a sua impugnao para vias de recurso. Pressupostos Processuais Condies de admissibilidade dos processos, condies que tem de estar reunidas para que o tribunal se pronuncie sobre o mrito da causa. No dizem imediatamente respeito ao objecto do processo, sendo exteriores a este. Nos termos do art. 18 CPTA so referidos como condies que se no estiverem referidas impedem o tribunal de se pronunciar sobre o mrito do processo. Faltando um processo e este tiver que terminar este termina com uma deciso meramente formal e no uma deciso sob o mrito da causa faz apenas caso julgado formal, no impedindo as mesmas partes de face ao mesmo tribunal darem inicio a um novo processo. So decises de absolvio da instncia. No h absolvio do pedido. Os pressupostos processuais so condicionamento ou restries tutela jurisdicional efectiva, como por exemplo o prazo de impugnao (segurana jurdica) mas no podem restringir de forma exagerada e arbitraria.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 33

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Estes pressupostos processuais dividem-se em trs grupos: Relativos ao processo sem nenhuma especialidade administrativo, como a personalidade jurdica no contencioso

Gerais mas com algumas especificidades no direito administrativo, como por exemplo a legitimidade das partes, interesse em agir, cumulao de pedidos e as regras da competncia Especficos do contencioso administrativo, no existindo no processo civil, como por exemplo relativos impugnabilidade dos actos administrativos.

11 de Outubro (5a) Aula 7 Pressupostos Processuais (Relativos aos Sujeitos Processuais) Tem grande importncia a competncia do tribunal para o processo poder ser instaurado e continuar o tribunal tem de ser o tribunal competente, no podendo ser qualquer tribunal a tramitar ou a decidir qualquer processo. Existem regras de distribuio da competncia dos tribunais. A competncia do tribunal um pressuposto processual. A competncia do tribunal poder ser deferida atravs de quatro critrios: Jurisdio (precedncia lgica): hoje est bastante simplificada, dependendo do mbito da jurisdio administrao. Quando se fala de competncia em razo da jurisdio a competncia da jurisdio administrao, ou seja o poder para decidir um determinado litigio tem de caber jurisdio administrao e depois v se o tribunal competente. Estando dentro do mbito da jurisdio administrativa existe competncia do tribunal. Esta competncia em razo da jurisdio tambm o em razo de matria: tem a ver com o facto de se tratar ou no de matria administrativa. Contudo autonomizado porque a competncia ou incompetncia da jurisdio tem consequncias em diferentes da competncia ou incompetncia da matria. Territrio: S se suscita em razo aos tribunais centrais administrativos e aos tribunais administrativos de circulo, uma vez que o STA tem jurisdio sobre todo o territrio (art. 11/2 ETAF). necessrio para averiguar a competncia em razo do territrio analisar duas coisas: Quais os critrios legais de repartio da competncia em razo do territrio (art. 16 a 22 CPTA) a regra geral constante do art. 16 a regra de que os processos em primeira instncia so intentados no tribunal da residncia habitual ou da sede do autor ou da maioria dos autores. Havendo dois autores cada um conduzindo a tribunais diferentes a escolha optativa. Existem varias regras especiais: Art. 20/1 - Critrio da sede do demandando

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 34

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Art. 20/2 critrio do tribunal da rea na qual se encontram sediados estes rgos Art. 20/3 tribunal da rea da sede do rgo cuja eleio se impugna Art. 20/4: tribunal da rea da sede da autoridade requerida Art. 20/5: tribunal da rea onde deva ter lugar o comportamento ou a omisso pretendidos Art. 20/6: tribunal competente para decidir a causa principal Art. 20/7: tribunal em que a prova tem de ser efectuada ou da rea em que se situe o tribunal de comarca a que a diligncia deva ser deprecada. Nota: art. 20/1 20/4 sede do demandando; seguintes Art. 17 - processos relacionados com bens imoveis so intentados no tribunal da situao dos bens Art. 18/1 - tribunal do lugar em que se deu o facto constitutivo da responsabilidade tribunal pode ter de realizar diligencias que envolvam a ida ao local. Art. 18/2: tribunal competente para se pronunciar sobre a legalidade da actuao ou da omisso (facilidade de cumulao de pedidos) Art. 19 - tribunal convencionado ou, na falta de conveno, no tribunal do lugar de cumprimento do contrato abre-se a porta arbitragem ou escolha do tribunal pelas partes. A competncia territorial em aces relativas a contratos no uma competncia absolutamente indisponvel (exemplo: contrato administrativo de compra e venda de um prdio podia-se aplicar o art. 17 mas existe o art. 19 que faz com que as partes possam escolher o tribunal competente). Se as partes no dispuserem da competncia o tribunal competente o de lugar de cumprimento do contrato. Art. 21/1: quando h mais do que um pedido estes podem cumular-se; mas existindo um pedido principal e outro subsidirio (pedido subsidirio formulado para o caso do pedido principal no ter suceddo) o tribunal competente aquele que decide a causa principal. Art. 22: critrio residual, sendo que tendo sempre de existir um tribunal competente, em caso de duvida compete ao tribunal administrativo de circulo de Lisboa

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 35

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Quais as reas de jurisdio territorial dos tribunais (Decreto Lei 325/2003, de 29 de Dezembro): interessa o art. 2 e 3 Art. 2: indica a rea de jurisdio do Tribunal Central Administrativo Norte e do Tribunal Administrativo Sul Art. 3: indica a rea de jurisdio dos Tribunais Administrativos de Crculo e Tribunais Tributrios

Matria: o ETAF permite que existam tribunais administrativos com competncia especializado, mas neste momento no existe pelo que dentro da jurisdio administrativa no existe uma diviso da matria dentro dos tribunais administrativos sendo todos os tribunais administrativos competentes para julgar qualquer matria. Os problemas em razo da matria que se suscitam na jurisdio administrativa relacionam-se com o facto de a jurisdio administrativa tambm ser fiscal. A jurisdio administrativa e fiscal podendo existir tribunais administrativos e tribunais fiscais. Simplesmente, na generalidade dos crculos judiciais o tribunal administrativo e o tribunal fiscal encontram-se agregados existindo na pratica um nico tribunal. O nico circulo judicial em que tal no existe em Lisboa, sendo aqui o nico circulo no pais onde podem suscitar-se problemas de competncia. Nos outros crculos judiciais existindo um nico tribunal administrativo e fiscal existe uma unidade orgnica em matria administrativa e outra unidade orgnica em matria fiscal mas apenas h um nico tribunal pelo que no h problemas de incompetncia em razo da matria. Nos termos do art. 29 ETAF refere-se a um verdadeiro conflito de Jurisdio curioso e est errado. um conflito de competncia porque no h uma jurisdio administrativa e uma jurisdio fiscal pertencem ambas mesma jurisdio. Nos termos do art. 16 CPPT diz que a competncia em razo da matria uma incompetncia absoluta, mas tal no est correcto porque no existe em razo da matria. Nos termos do art. 212/3 CRP existem relaes jurdicas administrativas (regidas pelo direito administrativa) e relaes jurdicas fiscais (regidas pelo direito fiscal) pelo que por tal que os primeiros artigos ETAF se referem competncia em razo da matria nos tribunais administrativos.

Hierarquia: resulta da distribuio da competncia entre vrios nveis escalares de jurisdio. Temos um modelo de organizao dos tribunais organizado em instncias. A competncia em razo da hierarquia tem a ver com a distribuio de competncia que a lei faz em razo dos 3niveis. A regra hoje a de diviso da competncia pelas instancias, sendo que normalmente o primeiro nvel de Jurisdio sendo que a competncia dos Tribunas Centrais Administrativos e a do Supremo Tribunal Administrativo de recurso, comeando as aces por serem instauradas nos Tribunais Administrativos de

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 36

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Crculo, nos termos do art. 44 ETAF. O tribunal de primeira instncia a do tribunal administrativo de crculo. De qualquer maneira existem excepes: Art. 24/1 ETAF lista de processos que devem ser conhecidos em primeira instncia pelo STAdministrativo excepo regra da distribuio da competncia pelas instncias Art. 37 ETAF atribui aos Tribunais Centrais Administrativas competncias em primeira instncia, nomeadamente na al. c). Art. 24/1 al. e) ETAF e 21/1 CPTA: Existindo uma cumulao de pedidos em que a competncia de um do STA este que prevalece.

Mrio Aroso de Almeida: indica ainda outro pressuposto da competncia do tribunal a preterio da conveno arbitral, mas para o Prof. Andr Salgado de Matos tal no est correcto porque uma coisa a competncia que resulta da lei e outra saber se as partes podem atribuir competncia a um tribunal arbitral. Havendo uma conveno arbitral, mas uma das partes suscitar a questo face a tribunal estadual este competente. Isto um outro pressuposto processual mas no se relaciona com a competncia. A preterio do tribunal arbitral outro pressuposto processual relativo ao tribunal. Art. 13/2 ETAF: a primeira coisa que o tribunal deve fazer quando recebe o processo verificar a sua prpria competncia. Consequncia da falta de pressupostos processuais relativos aos tribunais: Situaes de incompetncia em razo da jurisdio (situaes mais graves de incompetncia no h competncia nem jurisdio): no possvel o processo continuar, existindo uma falta de um pressuposto processual que assenta na competncia do tribunal, e nesse caso, o processo termina com a absolvio da instncia (ru absolvido da instncia causas de absolvio da instncia constantes no art. 238 CPC). Nos termos do art. 14/2 CPTA, existe uma proteco da posio do particular ou seja quanto possvel quando possvel o que o demandante j fez naquele processo aproveita-se noutro tribunal competente, recomeando o processo uma vez que no tribunal incompetente ocorreu a absolvio da instancia. Nos termos do art. 14/3 a importncia de tal assenta no facto de o autor ao apresentar o processo no ultimo dia da prescrio do seu direito, se esta norma no existisse, o processo extinguia-se com a absolvio da instancia e recomeava-se a contar a prescrio. Deste modo, o processo considera-se iniciado no momento em que se intenta a aco no tribunal incompetente. Situaes de incompetncia em razo da hierarquia, matria territrio (incompetncia relativa): nos termos do art. 14/1 o processo deve ser oficiosamente remetido ao tribunal administrativo competente, ocorrendo a aplicao do art. 14/3. No existe absolvio da instncia e a remessa oficiosa (difere da situao de competncia anterior).

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 37

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Incompetncia em razo da matria Prof. Mrio Aroso de Almeida em casos de incompetncia em razo da matria deve-se aplicar o art. 14/2 e no o art. 14/1 CPTA. Prof. Andr Salgado de Matos: no concorda. Deve-se aplicar o art. 14/1 CPTA. Poderia fazer algum sentido no Tribunal Administrativo de Crculo de Lisboa mas no faria no Tribunal Administrativo de Crculo do Porto. Quando haja incompetncia em razo da jurisdio no faz sentido ser o tribunal incompetente a remeter oficiosamente o processo para o tribunal competente, uma vez que matria que no tem obrigao de saber. No art. 14/2 in fine exige-se que o demandante requeira a remessa do processo ao tribunal competente mas tem de indicar qual o tribunal competente!!

Pressupostos Processuais Relativos s Partes Existem em alguns praticamente idnticos aos de processo civil pressupostos processuais absolutos, ou seja respeitam a caractersticas intrnsecas das partes Capacidade Judiciria Personalidade Judiciria Patrocnio Judicirio

A capacidade judiciria e a personalidade judiciria tm por base a personalidade jurdica. Contudo h entes sem personalidade jurdica que tm capacidade ou personalidade judiciria. Nos termos do art. 10/2 CPTA atribui personalidade e capacidade judiciria aos processos que tm por objecto uma aco ou omisso do Estado. O MP parte neste caso. Nos casos do art. 10/6 CPTA, litgios entre rgos da mesma pessoa colectiva reconhece-se capacidade e personalidade judiciria ao prprio rgo. Quanto ao patrocnio judicirio, tradicionalmente as entidades administrativos no careciam de tal mas hoje obrigatria a constituio de advogado nos termos do art. 11/1 CPTA. Nos termos do art. 11/2 CPTA, o Estado representado pelo MP. Legitimidade: exprime uma posio relativa de um particular a um determinado objecto de um determinado processo que lhe confere determinados direitos, nomeadamente o poder de intentar aces Legitimidade Processual Activa: para figurar como demandante Legitimidade Processual Passiva: para figurar como demandado

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 38

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


A legitimidade processual uma condio de admissibilidade do processo, afigurando-se pela relao material controvertida como ela configurada pelo demandante. No se afere em funo da posio das partes na relao material controvertida real. Interessa a relao material como ela existe na representao do demandante. Exemplo: particular A inicia um processo contra a autarquia B porque esta no cumpriu o contrato e quer que esta seja condenada a pagar uma indemnizao mas se na verdade a autarquia B no celebrou o contrato mas quem o fez foi a autarquia C no h um problema de legitimidade. O que interessa para efeitos da legitimidade a relao material tal como controvertida pelo autor. A existncia real dessa relao jurdica respeita ao mrito da causa, envolvendo prova. O autor tem de dirigir o processo, tem de demandar, aquela entidade ou aquela pessoa, que do modo como convenciona a relao controvertida tem interesse em demandar. Se faltar legitimidade processual, se o autor configura a relao material controvertida com duas partes, e depois demanda uma terceira parte, essa terceira parte ser absolvida da instncia e essa deciso faz caso julgado formal, no existindo nenhuma deciso sobre o mrito da causa. Regras Gerais da Legitimidade das Partes Como a legitimidade um pressuposto processual relativo, ou seja estando dependente daquilo que passvel de ser o objecto do processo, ela varia de processo para processo. 1. Quanto legitimidade activa

Nos termos do art. 9 CPTA, o autor parte legitima se alegar ser parte na relao material controvertida (tal como ela alegada) (formulao infeliz). No CPC diferente, sendo autor quem interesse em demandar em funo da configurao da relao material controvertida. Tem interesse em figurar numa posio activa. Existem situaes constantes no art. 9/2 em que a lei alarga a legitimidade processual a pessoas que no fazem parte da relao material controvertida, estando em causa a funo objectiva do contencioso administrativa no servindo o contencioso administrativo para tutelar direitos (independentemente de ter interesse pessoal na demanda) interesses difusos (a legitimidade para interesses difusos no pressupe que se seja parte da relao material controvertida). Anlise do art. 9/2 CPTA Aco publica legitimidade do MP Aco Popular legitimidade dos restantes

Mas ateno: a aco pblica e a aco popular no so formas de processo.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 39

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Lei da Aco Popular (Lei 83/95, de 31 de Agosto): Cada associao ou fundao s tem legitimidade para intentar aces cujo objecto esteja inserido no seu objecto estatutrio art. 2/1 e 3 Autarquias locais s tem legitimidade ao abrigo da aco popular para interesses que de que sejam titulares residentes na rea da respectiva circunscrio. 2. Quanto Legitimidade Passiva

Nos termos do art. 10/1, cabe as pessoas ou entidades titulares de interesses contrapostos aos do autor. Segundo o Prof. Mrio Aroso de Almeida esta parte final do artigo diz respeito a uma legitimidade independente da relao material controvertida. A verdade que as relaes jurdicas das quais se afere a legitimidade passiva no tem de ser bilaterais podendo ser multilaterais havendo interesses contrapostos. Exemplo: cidado A impugna uma licena de construo de um muro que lhe vai tapar a vista da sua casa esta relao no ocorre s entre cidado A e municpio que concedeu a licena, havendo ainda o interesse do cidado B que pediu a licena. Historicamente, as relaes jurdicas de direito administrativo eram conferidas como sendo bilaterais estando o cidado B fora da relao jurdica material controvertida. Alm disso, a formulao do art. 10/1 CPTA est pensada para a situao tradicional do contencioso administrativo em que existe a entidade administrativa (autoridade recorrido), cidado B (contra interessado) e cidado A (autor). Situaes possveis no contencioso administrativo Situao tpica em que o demandante o particular e o demandado uma entidade publica particular + entidade pblica Demandante um particular e o demandando outro particular como sucede nas situaes de responsabilidade civil administrativa em que o demandante seja uma entidade privada que esta a exercer uma funo publica. Exemplo: art. 37/3 CPTA particular + particular Litigio entre entidades pblicos, sendo quer o demandante quer o demando entidades publica. Exemplo o art. 14/4 CPTA 2 entidades pblica Demandante uma entidade pblica e o demandado uma entidade privada entidade pblica + privado Tendo a administrao pblica poderes de auto tutela poder definir o direito aplicvel a uma situao jurdica atravs de um acto administrativo, vinculando o particular por isso raro que ela actue enquanto demandante

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 40

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Contudo no domnio contratual a administrao no tem auto tutela, no podendo obrigar um particular a cumprir um contrato, ou impor a um particular que este pague uma indemnizao pelo no cumprimento do contrato. Se um particular incumprir um contrato administrativo, a administrao no pode condenar o particular mas poder resolver por exemplo. A administrao no pode tambm declarar a invalidade de um contrato se se quiser prevalecer da nulidade de um contrato ter de pedir a um tribunal administrativo que este declare a nulidade daquele. Auto tutela executiva da Administrao: no s declara o direito aplicvel como pode impor pela fora o cumprimento do acto administrativo.

Legitimidade Passiva das entidades pblicas: nos termos do art. 10/2 CPTA, quanto a aco tem por objecto a aco ou a omisso de uma entidade pblica a parte demandada a pessoa colectiva ou no caso do Estado (entidade de fins mltiplos) a parte demandada ser o ministrio a cujos rgos seja imputvel o acto jurdico impugnado. Nos termos do art. 10/3, sendo uma excepo excepo repe a regra, ou seja o demandando em princpio ser o Estado (regra geral da personalidade judiciria). Em 2004, a legitimidade passiva era do rgo que tinha praticado o acto. Exemplo: acto administrativo praticado pelo Ministrio da Sade o demandado era o Ministro da Sade. O objectivo do art. 10/4 era evitar que em 2004 quando isto entrou em vigor que se continuasse a avaliar o processo e no se declare a invalidade de todos os processos que estavam a ser julgados. Nos termos do art. 10/6, a regra assenta em a aco ser proposta contra o rgo cuja conduta deu origem ao litgio s h uma pessoa colectiva (no podia ser o Estado o demandante). Nos termos do art. 10/5, a regra sobre a cumulao de pedidos assenta em existindo uma pluralidade de partes o pedido incumbe aos dois Ministrios contra quem sejam dirigidas as pretenses formuladas, podendo ser atravs de litisconsrcio ou de coligao. Pluralidades de Partes Activa: mais do que um demandante Passiva: mais do que um demandando

A ideia dominante que no litisconsrcio existe apenas uma relao jurdica material controvertida, enquanto que na coligao h mais do que uma relao material controvertida (o que conduz a que haja mais do que um pedido).

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 41

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Litisconsrcio Activo: A/B ---------- B Passivo: A ------------- B/C Activo e Passivo: A/B ------------- C/D

Coligao Passiva: A B C Activa: A/B C Activa e Passiva (A e C coligados para enquanto autores demandarem B e C) A ---------- B C --------- D

O litisconsrcio, ou seja uma mesma relao material controvertida, decorre implicitamente do art. 10/1 CPTA e do art. 9/1 CPTA. A parte final do n1 do art. 10 admite a existncia de mais do que uma pessoa havendo portanto uma pluralidade de partes. Litisconsrcio Voluntrio: est na disponibilidade das partes Activo: duas partes que celebraram um contrato com a administrao e esta incumpre o contrato, estas partes podem ir juntas intentar uma aco contra a Administrao (ou ento s vai uma devido ao facto de a outra ter boas relaes com a administrao e no querer ir j a tribunal mas j no activo) Passivo: Estado e entidades pblicas respondem solidariamente (obrigacional passiva) pelos prejuzos causados aos privados.

Litisconsrcio Necessrio: quando a pluralidade de partes processuais seja necessria para assegurar o efeito til que venha a ser decidido nesse processo . Prof. Mrio Aroso de Almeida quando a pluralidade de partes seja necessria para assegurar o Princpio do Contraditrio Prof. Andr Salgado de Matos no concorda. A situao tpica de litisconsrcio necessria a referida no art. 10/1 CPTA, ou seja a situao dos contra interessados em relaes multilaterais.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 42

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


16 de Outubro (3a) Aula 8 Os casos de litisconsrcio necessrio o critrio da necessidade afere-se em funo da obteno de uma deciso em sentido til, nomeadamente por essa deciso ter de produzir efeitos subjectivamente relativamente a certas pessoas. Nos casos de litisconsrcio necessrio activo aplicam-se as regras do CPC nomeadamente nos casos dos cnjuges. Quanto aos casos de litisconsrcio necessrio passivo encontra-se especialmente consagrada na lei processual administrativa o caso dos interesses dos contra interessados. Nos termos do art. 57 CPTA refere-se a esta situao usando a expresso tradicional de contra interessados Quanto coligao a norma do art. 12 CPTA bastante generosa quanto s possibilidades de coligao: A coligao surge como consequncia natural da cumulao de pedidos. Exemplo: situao em que o autor impugna uma determinada norma regulamentar, sendo que no mesmo processo impugna um acto administrativo que utiliza tal norma regulamentar existncia de relao entre pedidos.

Uma situao de coligao activa retratada pelo facto de varias pessoas juntaremse/colgarem-se para impugnar varias normas do IMI (vai estar na berra agora). O regime da falta da legitimidade ilegitimidade pode ser: Activa: numa situao de litisconsrcio necessrio activo falta um autor Passiva

A consequncia da falta de legitimidade assenta na absolvio da instncia o processo est morto nascena. Normalmente detecta-se a ilegitimidade na fase do saneamento. Ateno que pode haver extino do processo em relao apenas a uma parte (s um dos rus que no tem legitimidade, por exemplo) sai do processo apenas a parte ilegtima. Do mesmo modo que se a aco proposta por dois demandados, sendo apenas um dos demandados ilegtimo, o processo termina apenas para esse continuando a decorrer a aco quanto ao pedido formulado pelo autor que tem legitimidade. A regra da absolvio da instncia encontra-se consagrada no art. 288/1 al. d) CPC Quanto coligao ilegal necessrio atender conexo entre os pedidos. Nos termos do art. 12 CPTA, quando uma das partes tem de sair do processo por ser parte ilegtima, no vai ser o tribunal a dizer qual o pedido que continua pelo que no n3 do referido artigo estabelece-se que so os autores a dizer qual o pedido que prossegue, sob pena se no o fizerem de existir absolvio da instancia quanto a todos os

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 43

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


pedidos o pedido escolhido indica a parte que ir continuar no processo (tal funciona tanto quanto aos autores quer quanto aos rus). 3. Interesse em Agir

Trata-se de carecer da tutela do tribunal. H casos em administrao publica goza de auto tutela executiva, pelo que no precisa da tutela jurisdicional nos casos em que tem auto tutela no tem interesse em agir. Segundo o Prof. Lebre de Freitas o interesse em agir no um pressuposto processual se algum no carecendo de tutela jurisdicional e se dirigisse ao tribunal e este tutelasse jurisdicionalmente a parte que se dirigiu, uma vez que podia ter obtido aquele efeito sem ter recorrido a tribunal, teria de suportar as custas. A relevncia do interesse em agir enquanto pressuposto processual controversa, sendo que a maioria da doutrina aceita-o como tal. Mas controverso! No Direito do Trabalho, uma situao de auto tutela o despedimento. No Estatuto da Ordem dos Advogados consagra-se que se existir um escritrio a oferecer servios de advocacia sem ser composto por advogados a polcia ir l e encerrar o escritrio auto tutela da administrao (no necessita de interveno do tribunal). Situao em que um particular utiliza um meio processual para defesa de um direito subjectivo sendo que ainda no existe uma ameaa de leso desse direito subjectivo particular pede ao tribunal o reconhecimento do seu direito de propriedade sobre um determinado imvel sendo que naquele momento ningum questiona a sua propriedade. Neste caso no existindo nenhum litigio efectivo nem potencial no existe interesse em agir. Tal tpico das aces de simples apreciao art. 39 CPTA 4. No aceitao da situao jurdica litigiosa (ltimo pressuposto processual quanto s partes)

Relaciona-se com o princpio da boa f processual na medida em que, imagine-se, uma pessoa destinatria de uma determinada conduta da administrao, por exemplo de um acto administrao, aceitando-o expressamente ou aceitando-o o implicitamente praticando actos que so contrrios s atitudes que teria se no o quisesse aceitar, se essa pessoa tendo conhecimento do quadro normativo legal e sabe que tal acto ilegal. Se essa pessoa que aceitou o acto administrativo, e criou uma expectativa na Administrao e em outras pessoas, o vier a impugnar mais tarde estamos face a uma situao em que falta este pressuposto conduz a violao da boa f. Esta situao consubstancia uma situao de venire contra factum proprio numa certa maneira. Nos termos do art. 56 CPTA este pressuposto processual consagrado.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 44

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


necessrio ter contudo forma como esta situao aceite. A aceitao tem de ser uma aceitao informada, tendo a pessoa que esta a aceitar s esta a auto excluir o eu direito de acesso justia se tiver consciente dos aspectos de facto e de direito necessrio um conhecimento slido sob a pretenso. Mesmo aceitando expressamente, mas no tendo conhecimento de todos os elementos da situao, no estamos face a uma verdadeira aceitao consciente pelo que exclui-se a impossibilidade de impugnao constantes do art. 56 CPTA. Quanto aceitao tacita preciso ter muito cuidado para no inferior uma conduta que no tinha o objectivo de aceitao. Do mesmo modo parece mais ou menos claro que quando um acto administrativo imponha a um particular uma obrigao pecuniria, no pelo particular pagar que aceita o acto administrativo pois em Direito Fiscal vigora o Princpio do Paga primeiro e depois discute-se e se o particular tiver razo a Administrao devolve se o particular obrigado a pagar no se trata de uma aceitao. Para estarmos face a uma situao de aceitao, expressa ou tcita, necessrio que seja de forma informada e inequvoca essa aceitao. O critrio de tal assenta na boa f. 18 de Outubro (5a) Aula 9 Resoluo de Casos Prticos. 23 de Outubro (3a) Aula 10 Os processos no urgentes so dois: Aco administrativa comum: subsidiria face aco administrativa especial. Aco administrativa especial: quando o objecto do processo diga respeita a poderes da autoridade (est-se fora do mbito da relao jurdica paritria).

Razo de ser da distino: o Prof. Mrio Aroso de Almeida defende que deveria existir apenas uma aco mas com trmites diferentes. A aco administrativa comum em termos de tramitao segue o CPC nas formas de processos (ordinrio, sumrio e sumarssimo) uma vez que o Processo Civil est pensado para resolver litgios em que as partes esto numa relao de igualdade. No domnio administrativo estas mesmas relaes existem no reconhecimento de direito, validade de contratos, interpretao de contratos, ou seja questes em que no esta em causa a interveno de poderes da autoridade. No caso de a Administrao exercer poderes da autoridade, se a Administrao praticar um acto administrativo existe um procedimento administrativo que est sujeito forma escrita, existindo uma documentao escrita do processo o que implica que muito frequentemente que os processos de impugnao de actos administrativos exigirem uma prova escrita. O impacto de tal acentua-se pelo facto de em processo civil existir uma maior oralidade (ouvem-se as partes). Na aco administrativa especial a prova meramente documental sendo logo oferecida no sendo necessrio reconhecer, por norma, audio de peritos e de testemunhas.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 45

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Por outro lado, estando em causa o exerccio de poderes de autoridade h questes que nunca se suscitam no processo civil por exemplo o exerccio desses poderes de autoridade no decurso do processo; deveres de colaborao da Administrao nomeadamente no que diz respeito comunicao ao Tribunal do desenrolar do processo. Contudo bvio que nada impediria que existisse apenas uma aco administrativa, desde que quando estivesse em causa o exerccio de poderes da autoridade era quase uma fatalidade introduzir-se em bloco o regime do Processo Civil pelo que teriam de existir especificaes. Obviamente, sobretudo num modelo de contencioso administrativo em que se pretende assegurar a tutela da jurisdio administrativa, esta dualidade de aces levanta algumas dificuldades quanto cumulao de pedidos. A diferena entre a forma do processo da aco comum e a forma do processo especial assenta na estrutura do processo e portanto tal pode levantar algumas dificuldades. De qualquer modo no art. 5 CPTA, o legislador no quis que a dualidade de formas processuais no quis limitar a cumulao de pedidos. Nestes casos adopta-se a forma da aco administrativa especial. Aco Administrativa Comum (Forma de Processo No Urgente) 1. Objecto/mbito Se se quiser saber se um litigio regulado pela aco administrativa comum a primeira situao a verificar se uma aco administrativa especial ou se sabe nos casos de processo urgentes. Prof. Vasco Pereira da Silva: faz uma confuso enorme ao dizer que a aco comum no comum, mas esta a usar a expresso comum noutro sentido (efeitos estatsticos). 2. Pressupostos Processuais

So basicamente os que j estudamos com algumas especificidades. Nos termos do art. 39 CPTA consagra-se uma dessas especificidades tem de existir interesse em agir. Um outro pressuposto processual em relao ao qual existem especificidades a legitimidade, nomeadamente a legitimidade activa, em particular, no que respeita as aces relativas a contratos. Tradicionalmente nas aces relativas a contratos aplicavam-se as regras gerais s tendo legitimidade as partes da relao material controvertida havia uma limitao as partes no contrato. Problemas: a contratao administrativa no igual contratao entre privados, havendo sempre um prvio procedimento administrativo que obedece a uma tramitao rgida quer em defesa do interesse pblico (concorrncia) quer em defesa dos interesses dos privados. Se tivesse sido cometida alguma ilegalidade no prvio procedimento administrativo que se repercutisse no prprio contrato, todos os concorrentes tinham legitimidade para impugnar o acto, mas s as partes tinham ilegitimidade para impugnar o contrato (mas quem tinha interesse em impugnar o contrato era quem tinha sido excludo no mesmo pelo acto invalido!).

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 46

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Hoje, nos termos do art. 40, a legitimidade activa vai muito alm das partes na relao material controvertido. bvio que as partes tm legitimidade, mas a legitimidade no se resume as partes. Quando esteja em causa a validade dos contratos (n1) alm das partes (al a) tem ainda legitimidade: O MP al. b) Cria-se um nus de impugnao dos actos administrativos contratuais devido a que nestes existe o risco se o acto no for impugnado e no for pedida a sua suspenso de eficcia o acto consumado sendo depois difcil elimina-lo da ordem jurdica o legislador quer promover a radicao dos actos administrativos ilegais o mais depressa possvel al. d) No se trata de um vicio consequente do contrato, mas sim prprio deste. Esta em causa a adjudicao que escolheu o contrato, mas o contrato no esta conforme a adjudicao al. e) Campo de aplicao muito vasto, mas por exemplo contrato de concesso de obra publico sendo que o trajecto da auto-estrada que esta previsto no contrato envolve a expropriao do terreno de uma pessoa. Essa pessoa tem legitimidade para impugnar o contrato porque titular de um direito subjectivo que esta em vias de ser afectado - al. g)

No n2 quando execuo dos contratos a legitimidade cabe, alm das partes (al. a): Exemplo: um contrato de concesso de um servio publico, de um hospital. As clusulas deste contrato so de dois tipos: contratuais e regulamentares. Estas clusulas so estabelecidas no interesse de terceiros. Contrato com eficcia de proteco para terceiros. Pelo que estes terceiros tm legitimidade processual - al. b) MP - al. c). Contudo a sua legitimidade aqui mais restrita do que a do n1 (defesa da validade do contrato justifica maior amplitude dos seus poderes). Aqui est em causa saber se a conduta das partes contratuais corresponde ou no execuo do contrato, ao cumprimento ou no cumprimento deste tal menos relevante do que a violao da lei, sendo que a interveno das partes mais importantes sendo a interveno do MP subsidiria A razo de ser muito parecida com a da al. e) do n1, mas por uma via diferente. Se a administrao no reage a determinados incumprimentos criase de facto uma situao em que o incumprimento se institucionaliza, pelo que a Administrao acaba por aceitar a diminuio do nvel de servio - al. d)

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 47

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Um pressuposto especfico a tempestividade do pedido. Nos termos do art. 41/1, a aco administrativa comum pode ser proposta a todo o tempo. O nico prazo de exerccio de direito de aco que existe no mbito destas aces encontra-se no n2 do mesmo artigo. Segundo esta norma se a impugnao dos contratos for feita pelas partes o prazo conta-se desde o momento da sua celebrao; se for de terceiro o prazo conta-se a partir do conhecimento do clausulado. Tal no se aplica a contratos nulos (os pedidos de anulao)! Quanto aos pedidos referidos no art. 37/3 CPTA, ou seja quanto aos pedidos formulados por particulares contra outros particulares existem dois pressupostos processuais especficos: Particular tenha solicitado a administrao para adoptar as medidas necessrias para fazer cessar a violao do direito concretizao do interesse em agir. Exemplo: Administrao publica emite um acto administrativo que permite a B praticar certos actos por B. Tais actos incomodam A, vizinho de B. A tem de primeiro, apesar de ter uma pretenso em relao a B, pedir administrao que pea para B cumprir as condies. O autor tem de ser directamente ofendido

Nos termos do art. 38 consagra-se outro pressuposto processual, mesmo que o particular no impugne um acto administrativo e deixe passar o prazo, a falta desse pressuposto processual relevante para a aco administrativa especial no releva para a aco administrativa comum inimpugnabilidade do acto administrativo. Mas o particular no pode utilizar a aco administrativa comum para conseguir o mesmo efeito que visava com a aco administrativa especial, ou seja a anulao do acto pode a propsito da responsabilidade civil pedir a apreciao de tal acto administrativo e o tribunal verifica se o acto licito ou no, mas o tribunal nunca o poder anular. O tribunal apenas pode conhecer da invalidade do acto. 3. Tramitao do Processo art. 43

A aco declarativa comum segue as formas de processo do Processo Civil: ordinrio, sumrio e sumarssimo No processo civil s pode existir interveno do tribunal colectivo quando ambas as partes o requeiram, mas mesmo existem algumas limitaes nomeadamente no se pode gravar a prova. No processo administrativo, o julgamento em matria de facto s pode ocorrer no processo ordinrio mas s necessrio que uma das partes o requeira. Importa ainda salientar que o art. 44 consagra os poderes do juiz no mbito da sentena, que pode fixar duas coisas: (1) um prazo para o cumprimento, (2) uma sano pecuniria compulsria pode fixar oficiosamente (princpio do inquisitrio). A situao do art. 45 relaciona-se tambm com a sentena consagrando-se que se no momento da sentena o tribunal verificar que no possvel cumprir a sentena

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 48

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


pode se absolver o ru e transformar o processo num processo indemnizatrio. Situaes em que legitimo a Administrao no cumprir a sentena, como por exemplo em situaes de impossibilidade absoluta (devolver uma coisa que j no tem) ou e grave prejuzo para o interesse publico (aco de anulao de acto administrativo que expropriou o terreno de um particular mas j se encontra construda uma auto-estrada) art. 163 (causas legitimas de inexecuo). 25 de Outubro (5a) Aula 11 Aco Administrativa Especial A aco administrativa especial relaciona-se nomeadamente com pedidos de impugnao de actos administrativo e de condenao, sendo estas as duas tramitaes mais comuns no contencioso administrativo. Aco Administrativa Especial com pedido de impugnao de actos administrativos 1. Legitimidade Activa

Anlise do art. 55 do CPTA: Al. a) No no mbito deste tipo de aces no definida pelos titulares da relao material controvertida. Mas bvio que as partes tm legitimidade para impugnar. Basta que o acto que est a ser impugnado produza efeitos desfavorveis. Trata-se de um interesse directo e pessoal: quando se fala em pessoal esta se a referir esfera jurdica do autor. O autor no pode agir invocando um interesse que advm na repercusso numa outra esfera jurdica dos efeitos da anulao. Quando se fala em directo est-se a referir existncia de uma situao efectiva de leso, uma repercusso imediata na esfera jurdica do autor. No pode ser uma repercusso meramente potencial. Tem de ser imediata e efectiva. Segundo o Prof. Mrio Aroso de Almeida tal relaciona-se mais com o interesse em agir do que com a legitimidade.

Al. b) O MP tem legitimidade para impugnar qualquer acto administrativo com qualquer fundamento (objectivismo do contencioso administrativo). Al. c) pessoas colectivas publicas e privadas Al. d) estamos no mbito de relaes interorgnicas no sendo pacifico que esta legitimidade activa possa ser entendida em termos irrestritos (subordinado impugnar actos do superior hierrquico por exemplo). S pode aplicar-se para permitir a rgos da administrao que tem competncias independentes que eles possam defender a autonomia da sua competncia de invases ilegtimas por parte de outros rgos. Isto nunca se aplica na hierarquia porque as competncias do sub alterno so dependentes das dos superiores hierarquicos

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 49

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP

Al. e) presidentes dos rgos colegiais possuem a competncia (art. 14/2 CPA) de assegurar o cumprimento das leis (controlo da legalidade). Coloca-se o problema de legitimidade passiva uma vez que se trata de um litgio interadministrativo. Esta aliena tem ainda uma abertura que permite a outras entidades impugnar actos administrativos desde que tal legitimidade seja conferida por lei (o prof. no conhece nenhuma) AL. f) alnea repetitiva

Regra do art. 55/2 CPTA: tem legitimidade qualquer eleitor no gozo dos seus direitos civis e polticos tem legitimidade para impugnar as deliberaes adoptadas pelos rgos das autarquias locais o particular age em defesa da legalidade objectiva. Nos termos do art. 55/3 CPTA, consagra-se uma presuno de legitimidade para a impugnao mas no implica a demonstrao absoluta de tal legitimidade pois uma presuno!: 2. Legitimidade Passiva

O art. 57 CPTA concretiza a regra do art. 10/1 in fine do CPTA atravs da legitimidade passiva pertencente aos contra-interessados (pessoas normalmente particulares a quem o provimento do processo impugnatria possa directamente prejudicar ou que tenham interesse na manuteno do acto impugnado). 3. Impugnabilidade (pressuposto processual especifico da impugnao de actos administrativos)

S se podem impugnar alguns actos administrativos, os impugnveis. Antes da entrada em vigor do CPTA s eram passveis de impugnao impugnveis os actos administrativos definitivos e executrios. Definitivos: teoria da tripla definitividade (Prof. Freitas do Amaral) 3 sentidos cumulativos! Materialmente Definitivo: acto administrativo tinha de definir situaes jurdicos; definir a posio jurdica do particular face administrao, e vice versa. Horizontalmente Definitivo: pode-se imaginar o procedimento administrativo como uma linha horizontal que termina com a emisso de um acto administrativo. Os actos preparatrios no decurso do processo no eram definitivos. Coloca fim ao procedimento administrativo.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 50

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Definitividade vertical: acto do qual j no era possvel recorrer para rgo superior: rgos no inserido em nenhuma cadeia hierrquica ou numa cadeira hierrquica pelo maior superior hierrquico.

Executrios: Acto executrio uma expresso ambgua. Acto eficaz.

A CRP de 33 passou a garantir a impugnao dos actos administrativos definitivos e eficazes. em 1976 a CRP garantir a impugnao nos mesmos termos. Contudo verificou-se que haviam muitos casos em que determinados actos administrativos no eram executivos nem definitivos mas que afectavam interesses dos particulares o que conduzia a que uma ideia de tutela jurisdicional administrativa efectiva implicasse a impugnao desses mesmos actos. A partir de 1989, a CRP substituiu a referencia ao actos administrativos definitivos e executrios para a expresso impugnao de quaisquer actos administrativos que os lesem (aos particulares). A partir daqui gerou-se uma discusso enorme na doutrina e na jurisprudncia. Uma parte da doutrina considerou que o pressuposto processual da eficcia e da definitividade era inconstitucional pelo que a nova redaco estava correcta; outra parte da doutrina no concordava com tal. Esta segunda posio foi adoptada pela Jurisprudncia e pelo prprio Tribunal Constitucional. At 2004 foi esta a diviso na doutrina e a jurisprudncia continua a aplicar como pressuposto processual o facto de o acto administrativo ser definitivo e executrio. Em 2004 o legislador quis terminar com esta discusso e propositalmente inseriu determinadas disposies no CPTA, relativas impugnabilidade do acto, que contradizem a teoria da definitividade e da execuo do acto administrativo. Exemplo: art. 51 CPTA. Contudo a referncia eficcia externa no um critrio geral, porque existe a legitimidade activa nos casos do art. 55 al. c) que normalmente tem uma eficcia interna. Em princpio basta que exista um acto administrativo (art. 120 CPA) para ser passvel de impugnao contenciosa. A enfase no caracter decisrio do acto administrativo. Havendo um acto administrativo em principio esse acto impugnvel. Quando que o acto pode no ser impugnvel? Quando no lhe seja imputvel um efeito jurdico autnomo, como sucede nos actos meramente confirmativos (acto administrativo que se limita a confirmar o sentido de uma deciso anterior o acto a ser impugnvel deve ser o da primeira deciso). Visa-se evitar que atravs da impugnao de actos confirmativos se esteja a abrir litgios que j se encontram resolvidos. Nos termos do art. 53 consagram-se algumas restries (que no so absolutas) impugnao de actos confirmativos. Repare-se que o art. 53 apesar de tudo bastante restritivo quanto a esta excluso de impugnao, ou seja em todos os outros casos possvel a impugnao do acto confirmativo.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 51

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Em regra os actos confirmativos podem ser impugnados, s no o podendo ser no caso das alneas do art. 53 CPTA. Quanto questo da eficcia externa ou interna tal no uma questo absoluta apesar de parecer ser a redaco do art. 51/1. Depende do estatuto do autor: Autor integrado na pessoa colectiva que praticou o acto no faz sentido exigir o requisito da eficcia externa Autor uma entidade que esta fora da pessoa colectiva qual pertence o rgo que praticou o acto, este para ser impugnado tem de ser eficcia externa.

Prof. Andr Salgado de Matos: o requisito da eficcia externa relaciona-se com o interesse em agir. No caso do superior hierrquico dar uma ordem ao subalterno para instaurar um procedimento disciplinar relativamente a C. Tal uma ordem interna, tem eficcia interna. A eficcia externa do acto administrativo uma questo de interesse em agir. Isto no se relaciona nada com a impugnabilidade do acto como defende o Prof. Mrio Aroso de Almeida. O CPTA no art. 51/1 terminou-se com a definitividade do acto administrativo (a inda que inseridos num procedimento administrativo ). No n3 consagra-se que se o particular podendo impugnar o acto preparatrio no o tiver impugnado isso no implica a impossibilidade de impugnao da sentena a menos que se esteja no mbito da parte inicial do n3 ( salvo quando o acto em causa tenha determinado a excluso do interessado do procedimento). Outro aspecto relevante que a impugnabilidade, nos termos do art. 52/1, no depende da forma do acto administrativo. No n2 se o acto administrativo estiver incorporado num acto legislador admite-se que se o particular no tiver impugnado no tempo devido pode ainda impugnar os seus actos de execuo. No n3, no se trata de um regulamento, mas sim um acto administrativo gerais, ou seja actos administrativos que tem destinatrios determinveis mas no determinados (categoria geral de destinatrios mas estes so individuais). Outro requisito geralmente associado impugnabilidade do acto administrativo a positividade do mesmo, sendo que tal relaciona-se com o seu contedo. O contedo assenta no acto de deferimento (acto positivo) ou indeferimento (acto negativo) da Administrao face uma pretenso do autor. Nos termos do art. 51/4 consagra-se que no possvel pedir isoladamente a anulao de actos administrativos de indeferimento uma vez que existe um outro meio de tutela jurisdicional que no a impugnao dos actos administrativos mas sim a condenao. A sentena de condenao faz com que a posio do particular fique a mesma o caracter positivo do acto no uma exigncia da impugnabilidade do acto. O acto negativo tambm impugnvel mas no o pode ser de uma forma isolada. Nos termos do art. 89/3 o que no impugnvel o pedido, que no adequado para obter a tutela jurisdicional efectiva.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 52

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Prof. Vieira de Andrade e Prof. Mrio Aroso de Almeida: pode haver situaes se tenha mesmo de admitir que se tem de admitir a impugnabilidade isolada do acto negativo. Exemplo: particular pede administrao a licena de um estabelecimento. A administrao indeferiu ilegalmente. O particular quer deixar em aberto a possibilidade de mais tarde pedir a licena, mas no naquele momento. Ele quer destruir o acto de indeferimento para que a administrao mais tarde no invoque que j tinha indeferido tal acto. Se o particular tiver interesse processual em impugnar o acto de indeferimento tal impugnao tem de ser aceite. Actos administrativos com efeitos mltiplos problemas Exemplo: acto administrativo que d satisfao parcial pretenso do autor. Pedido de anulao ou de condenao? Soluo 1: pede-se a anulao parcial. Quando a administrao d um subsidio mas sujeito a uma condio. O particular tem interesse em destruiu a condio (a parte do subsidio favorvel mas a da condio desfavorvel). Soluo 2: pede-se a condenao. Quando a administrao d um subsidio de 50 quando o particular pediu um subsidio de 100 (pedindo a anulao o particular ficaria ainda pior ficaria sem nada e no com 50) Soluo 3: Situao de adjudicao em que concorrem 5pessoas: os outros concorrentes devem pedir a anulao da adjudicao ou a condenao? Neste caso no existe um nus do particular pedir a condenao, podendo pedir a mera anulao. Trata-se de um acto positivo. Neste caso no se aplica o art. 51/4. Sendo um acto positivo, s existindo a anulao a administrao ter de reformular a adjudicao e eliminar aquele vicio. uma opo do autor. As duvidas levantam-se quando ao pedido s de condenao. Outro requisito normalmente referido a eficcia: o acto administrativo para ser impugnvel tem de ser eficaz. Mas esta ideia facilmente demolvel: um acto administrativo nulo no produz efeitos mas pode ser impugnvel. Nestes casos est se pensar nos requisitos extrnsecos de validade do acto mas mesmo assim no se pode dizer que os actos ineficazes sejam absolutamente ineficazes. Nos termos do art. 54 consagram-se casos em que possvel a impugnao do acto administrao ineficaz: Al. a) Quando tenha sido desencadeada a execuo impensvel um particular no pode impugnar um acto administrativo ineficaz mas que est ser executado (a administrao ia passar a executar o acto antes de notificar o particular) Al. b) seja seguro ou muito provvel que o acto ir produzir efeitos, ou seja se a eficcia apesar de ainda no existir muito provvel que venha a existir.

O que est em causa a carncia de tutela jurisdicional em ambas as alneas.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 53

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


O fundamental a legitimidade (leso) e interesse em agir (leso vai verificar-se com toda a probabilidade). Prof. Mrio Aroso de Almeida: a impugnao no um nus do particular; o particular pode esperar pelo momento em que o acto produza efeitos. O prazo para a impugnao contencioso comea a contar-se no momento em que o acto se torna eficaz. O art. 54 admite a possibilidade de impugnao mesmo antes de se iniciar a contagem do prazo de impugnao. Quanto eventual existncia de uma impugnao administrativa necessria tal relaciona-se com o antigo requisito da definitividade do acto. Existem trs posies doutrinrias sobre tal: Prof. Vasco Pereira da Silva: a exigncia legal de uma impugnao administrativa necessria previa impugnao geral sempre inconstitucional Prof. Mrio Aroso de Almeida e Prof. Vieira de Andrade : a lei tem legitimidade para estabelecer impugnaes administrativas necessrias sem restries Prof. Andr Salgado de Matos (soluo mista): depende. O estabelecimento por lei de uma impugnao administrativa necessria prvia uma restrio a determinados direitos fundamentais. A impugnao administrao necessria tem de estar sujeita ao princpio da proporcionalidade, ou seja tem de ser necessria, adequada e proporcional para salvaguardar outros interesses constitucionalmente protegidos. Inclina-se mais para a inconstitucionalidade.

O CPTA no resolveu directamente e forma expressa a questo mas no art. 51 no diz nada sobre a impugnao administrativa necessria e quanto aos prazos retira-se do art. 59/4 que a impugnao administrativa no necessria. A regra geral no CPTA que a impugnao administrativa no necessria, ou seja para o particular impugnar um acto administrativo no necessrio que antes tenha impugnado esse acto por qualquer via administrativa. A questo suscita-se quanto a impugnaes administrativas necessrias estabelecidas pela lei soluo? Depende da posio doutrinria adoptada. necessrio ainda salientar a tempestividade dos prazos de impugnao. Na aco administrativa comum existem prazos. S no existe prazo para a impugnao de actos nulos nos termos do art. 58/1. Um ano para o MP (art. 58/2 al. a) + art. 59/6) Para a impugnao de actos anulveis para qualquer outra entidade que no seja o MP o prazo geral de 3 meses (art. 58/2 al. b) + art. 59/1)

Nos termos do art. 59/2 consagra-se que no h nada que impea a impugnao se a execuo do acto for desencadeada sem que a notificao tenha tido lugar mas o prazo s se comea a contar com a notificao.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 54

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


A contagem dos prazos conta-se nos termos do CPC: prazo corrido que s se suspende nas frias judiciais. No sendo um prazo processual, um prazo de impugnao, contado nos termos do cdigo do processo civil. A suspenso nas ferias judiciais implica que a al. b) do art. 58/2 tem de ser convertida em 90 dias. No se pode suspender o prazo de 3meses. Passa-se o prazo, perde-se o direito importncia enorme dos prazos! Passando o prazo ocorre a caducidade. Sendo um prazo de caducidade, passando o prazo para a impugnao dos actos administrativos perde-se o direito de impugnao. Excepo: art. 58/4 CPTA permite a extenso do prazo de impugnao ate ao mximo de 1ano desde que se trate de um caso das alneas referidas: Al. a) administrao informou erradamente o particular sobre o prazo para a impugnao do acto (disse que tinha o prazo de 4meses em vez de 3meses) Al. b) se no for fcil identificar o acto ou no se perceber bem se um acto administrativo ou regulamento ou o quadro legal for complicado admitese que o atraso desculpvel Al. c) situao de justo impedimento

Havendo impugnao administrativa tal suspende o prazo para a impugnao contenciosa, nos termos do art. 59/4 CPTA. Contudo existe a faculdade do n5 entope-se os tribunais e a administrao com a mesma questo. O ultimo pressuposto processual o da no aceitao do acto administrativo nos termos do art. 56. Quem aceita no pode impugnar. 30 de Outubro (3a) Aula 12 Continuao da matria dos pressupostos processuais quanto aos pedidos (j foram analisados anteriormente os de impugnao dos actos administrativos) Pedido de Condenao prtica do acto devido (2 pedido mais vulgar) Em muitos casos dos pedidos de condenao pratica do acto devido foi praticado um acto administrativo, mas este recusa a pretenso do particular ou recusa-se mesmo a apreciar a pretenso do particular (vertente negativa). Mesmo quando haja um acto administrativo de recusa ou de indeferimento limitar, ou seja qualquer acto administrativo que no aprecie ou no satisfaa a pretenso do particular, o objecto do processo, nos termos do art. 66 CPTA, a pretenso do interessado pratica do acto administrativo devido. Se o tribunal chegar a concluso que o particular tem direito emisso do acto devido condenada emisso de tal, sendo o indeferimento do acto administrativo automaticamente eliminado.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 55

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Pressupostos Processuais Aplicao dos nomeadamente especficos pressupostos j estudados, com algumas especificidades, quanto legitimidade, existindo ainda alguns pressupostos

1. Legitimidade As regras aplicveis que derrogam as regras do art. 9 e 10 so as que constam do art. 68 que consagra quatro situaes quanto legitimidade activa

a) Titulares de direitos ou de interesses legalmente protegidos. Em comparao com a impugnao de actos administrativos, este requisito esta definido em termos muito mais subjectivos uma vez que na impugnao no necessrio ser titular de um direito subjectivo bastando existir um interesse directo e pessoal. b) Previso que existe na al. c) do art. 55 c) MP legitimidade mais restrita do que a que consta da impugnao, uma vez que se exige a verificao de dois requisitos cumulativos Dever de praticar o acto tem de resultar directamente da lei uma expresso enganosa porque o dever de praticar os actos resulta sempre da lei, mas nos casos tpicos a Administrao no tem qualquer dever de praticar o acto at que este lhe seja pedido. Quando a Administrao tenha o dever de praticar o acto por mero efeito da lei sem qualquer requerimento por parte dos interessados. Esteja em causa a ofensa de direitos fundamentais, de um interesse pblico especialmente relevante ou de qualquer dos valores e bens constantes no art. 9/2 o MP no intervm para defesa de qualquer legalidade, tem de estar em causa leses praticamente gravosas da ordem jurdica ao contrario do que se passa na impugnao de actos administrativos

d) Pessoas e entidades que agem para a defesa de interesses difusos

Nos termos do art. 68/2 consagra-se a legitimidade passiva: rgo competente para praticar o acto que o particular entenda que devido Em litisconsrcio necessrio os contra-interessados norma rigorosamente simtrica na impugnao de actos administrativos no art. 57. Visa-se assegurar o efeito til da deciso. Se estas pessoas no fossem partes do processo, a sentena que condenasse a Administrao pratica de um acto administrativo estas pessoas no ficariam vinculadas pela sentena.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 56

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


2. Exigncias que a lei faz quanto formao da situao que d origem pretenso do particular (relaciona-se com o interesse em agir) art. 67

Nos termos do art. 67 consagram-se os seguintes requisitos a) Apresentao de requerimento que constitua o rgo competente no dever de decidir relaciona-se com o interesse em agir. necessrio o pedido (requerimento) ao rgo competente que assente na prtica do acto. Possui quatro sub requisito: Requerimento que respeite os termos do art. 74 al. a) CPA requisitos quanto forma, contedo e entrega O particular que formula o requerimento tem de ter legitimidade procedimental (e no processual) a regra a que tem legitimidade quem titular de direitos ou de interesses legalmente protegidos (art. 53 CPA) Formulao do requerimento ao rgo competente. necessrio ter ateno que o facto de o requerimento ser formulado a um rgo incompetente, nos termos do art. 34 CPA, se o rgo incompetente pertencer mesma pessoa colectiva e o erro do particular for desculpvel (exemplo: delegao de poderes) o rgo incompetente tem o dever de remeter oficiosamente o requerimento ao rgo competente. necessrio ter ateno ao n 2 e 3 da norma que visa proteger o particular. Existe dever legal de decidir, nomeadamente situaes previstas no art. 9/2 CPA. No basta que a Administrao tenha tido que no tinha o dever de decidir, sendo necessrio ver concretamente se no tinha mesmo esse dever.

importante no se esquecer a al. a) in fine omisso pura e simples do dever de decidir (situaes que tradicionalmente eram consideradas na lei portuguesa como de indeferimento tcito (art. 109 CPA) quando no existia a possibilidade de os particulares pedirem a condenao da Administrao pratica de actos devidos, nestes casos de omisso pura a lei consideravam-se como de indeferimento tcito visando a tutela jurisdicional efectiva dos particulares). O artigo 109 CPA foi revogado excepo do n3 (Prof. Mrio Aroso de Almeida defende que o n2 ainda se encontra em vigor mas existe o art. 58/1 CPA pelo que o referido artigo no funciona para nada). O n3 do art. 109 CPA continua em vigor devido sua especificidade. Questo diferente o deferimento tcito constante no art. 108 CPA do ponto de vista cronolgico mais recente que o artigo 109 e visou uma proteco mais eficaz dos interessados, ou seja passado o prazo para a Administrao decidir presume-se que esta deferiu. Visa ter no

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 57

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


s efeitos processuais (como acontecia com o indeferimento tcito) mas tambm efeitos substantivos nos casos de deferimento tcito, como existe uma presuno de acto administrativo na opinio do Prof. Mrio Aroso de Almeida, para todos os efeitos como se a Administrao tivesse decidido no fazendo sentido que o particular pea a condenao da administrao pratica do acto devido a pretenso do particular esta satisfeita pelo que pode exercer livremente o seu direito. Contudo pode existir um interesse processual em pedir a condenao da Administrao prtica do acto administrativo devido segundo o Prof. Andr Salgado de Matos. Alm disso um acto de deferimento tcito sempre ilegal, podendo ser sempre revogado pela Administrao e impugnado por terceiros. O deferimento tcito no o mesmo que um acto administrativo propriamente dito, pois este muito mais estvel do que o anterior. O particular tem todo o interesse em ter um deferimento expresso (maior segurana no futuro para o particular). Em segundo lugar, o deferimento tcito do ponto de vista dos terceiros muito complexo uma vez que desprotege os terceiros na medida em que uma fico de acto num procedimento em que no garantido o direito de participao dos interessados. O deferimento tcito, embora seja uma fico de acto administrativo ou uma presuno de acto administrativo no o mesmo que o deferimento expresso. Na opinio do Prof. Andr Salgado de Matos o art. 108 CPA tambm deveria ter sido revogado. b) Recusa da prtica do acto devido: a anulao do indeferimento decorrer automaticamente da sentena condenatria. Deve-se considerar esta situao nos casos em que a Administrao indeferiu ainda parcialmente o acto devido. No tem que ser uma recusa total, basta que seja um indeferimento parcial. c) Recusa de apreciao de requerimento dirigido prtica do acto: existe um indeferimento liminar, no existe um conhecimento da questo de fundo, h apenas um conhecimento de forma. A administrao entende que falta um dos pressupostos processuais que esto referidos no artigo 83 CPA por exemplo. A administrao nem sequer verifica a pretenso do particular. Ou seja situaes em que Administrao proferiu uma deciso de forma e no de fundo/mrito da causa.

Existem alguns procedimentos administrativos em que um particular formula uma pretenso a um rgo da administrao mas no o faz propriamente atravs de um requerimento nos termos do art. 74 e ss do CPTA. Tal pode suceder em situaes atpicas mas bastante frequentes, em que os procedimentos administrativos ate podem ser da iniciativa da prpria Administrao, sendo bvio que neste caso no existe requerimento.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 58

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Exemplo: concurso pblico para a celebrao de um contrato. O concurso pblico iniciado pela Administrao, ou seja existe uma iniciativa oficiosa da Administrao, mas tal no significa que no haja um particular ou vrios que vo formular uma pretenso Administrao, sendo os concorrentes que respondem abertura do procedimento pela Administrao e apresentam as suas proposta tambm aqui as propostas tem implcita uma pretenso de cada um dos particulares que a Administrao lhes adjudique o contrato. Existe uma pretenso procedimental do particular. bvio que nestes casos tem que ser possvel a um destes particular que pea a condenao da Administrao prtica do acto administrativo devido. Do ponto de vista da estrutura existe uma pretenso do particular dirigida emisso do acto administrativo (exactamente igual ao que sucede no requerimento); do ponto de vista funcional estas propostas tm como funo exprimir a pretenso do particular se a Administrao no praticar o acto administrativo qualquer um dos particulares pode pedir a condenao desta pratica do acto administrativo devido. Em suma, do ponto de vista funcional e estrutural tudo se passa exactamente como acontece nos requerimentos existem pretenses formuladas pelos particulares dirigidas Administrao e h a recusa dessas pretenses (indeferimento). Nota: quando no art. 67 al. a) se diz tendo sido apresentado requerimento que constitua o rgo competente no dever de decidi devia dizer-se tenha sido formulada uma pretenso que constitua o rgo competente no dever de decidir o Prof. Mrio Aroso de Almeida faz uma enorme confuso nesta matria. Contudo h situaes em que no necessrio de todo a apresentao de requerimento: Situao em que o autor o MP Situao em que o autor seja algum que no tem legitimidade procedimental para formular um requerimento que constitua o rgo da Administrao no dever de decidir

O que parece decorrer da lei, sendo a interpretao que tem prevalecido, que mesmo nas situaes em que a lei determine que a Administrao tenha de praticar um acto administrativo independentemente da apresentao de requerimento pelo particular, estes s podem pedir a condenao prtica do acto devido depois de formularem a pretenso. O requerimento exige-se porque no faz sentido permitir a interveno de um tribunal para promover a condenao da Administrao pratica de um acto devido sem a existncia de uma pretenso/requerimento necessrio pedir primeiro Administrao. Mas nesta situao, a lei impe que a Administrao pratique um acto oficiosamente (no necessitando da apresentao de requerimento) mas esta no pratica. Se a prpria lei impe Administrao o dever de decidir at um determinado momento, se ela no pratica no se explica o porque de mesmo assim ser necessria a apresentao de requerimento, sendo bvio que nesta situao o particular tem interesse em agir (opinio do Prof. Andr Salgado de Matos). Isto parece ser quase um resqucio de um dogma que existia anteriormente e assentava na deciso prvia. Trata-se de um privilgio dado Administrao.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 59

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


3. Impugnaes Administrativas Prvias

Em alguns casos exige que o particular que se sente lesado proceda primeiro a uma impugnao administrativa necessria e s depois poder dirigir-se ao tribunal. Nas aces de condenao existem actos administrativos. Esta questo tambm se coloca em relao s omisses puras uma vez que tambm aqui vigorava a fico do indeferimento tcito, mas este uma omisso pelo que na verdade tradicionalmente sempre se admitiu a impugnao administrativa de omisses (estas estavam era disfaradas de (in)deferimento tcito). Portanto tambm possvel que a lei exija para efeitos de acesso aos tribunais administrativos que o tribunal recorra/reclame hierarquicamente de omisso, mas tal no vulgar. Deste modo aplicam-se as regras gerais: se a lei exige uma impugnao administrativa previa esta ter de ser respeitada. S se o pedido for recusado que se pode pedir ao tribunal a condenao ao acto devido. Prof. Mrio Aroso de Almeida: faz uma enorme confuso com os prazos, aplicando o artigo 69 CPTA invocando que existe uma lacuna Prazos para as impugnaes administrativos no so os constantes no CPTA! Os prazos de reclamao (art. 162) e de recurso (art. 168) so os do CPA. Os prazos de CPTA so os prazos para o pedido de condenao para a prtica do acto devido. As impugnaes administrativas necessrias tm caracter facultativo. 4. Tempestividade/Respeito dos Prazos

Nos termos do art. 69 do CPTA distingue-se quanto aos prazos: Casos de inrcia da administrao (art. 69/1 ) prazo de 1ano contado desde o termo do prazo legal estabelecido para a emisso do acto legalmente omitido. Casos de indeferimento (art. 69/2) prazo de propositura da aco de 3 meses. Tal deve-se ao facto de o prazo para a impugnao de actos administrativos tambm ser de 3 meses. Aqui tambm se est face a um acto administrativo. No esquecer de analisar o n3. Tem de se aplicar, nem se que seja por analogia, o art. 58/3 um prazo continuo que se suspende nas ferias judiciais.

Razo da distino: no h nenhuma resposta lgica para tal. Mas tradicionalmente entendia-se que o prazo para os casos de indeferimento tcito era de 1ano defesa da Administrao (prazo mais curto quando se pronuncia; prazo mais longo para quando nada dizia). Em 2002 houve uma soluo de continuidade. Na impugnao de actos administrativos o MP tem um prazo de impugnao de 1 ano o que no faz sentido quando comparado com o prazo para os particulares.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 60

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Aco Declarativa Especial quanto Impugnao de normas e declarao de ilegalidade por omisso (no fundo so pedidos de condenao emisso das normas) Pressupostos Processuais quanto Impugnao de Normas 1. Legitimidade necessrio distinguir duas situaes diferentes de pedidos de impugnao de normas Com fora obrigatria geral: eliminao dessas normas da ordem jurdica (art. 73/1). Legitimidade Activa: (1) pode ser pedida por quem seja prejudicado pela aplicao da norma; (2) quem possa vir previsivelmente vir a ser prejudicado pela aplicao da norma em momento prximo; (3) MP ter ateno ao art. 73/4.

Sem fora obrigatria geral: faz caso julgado apenas no processo e apenas entre as partes. Existe uma desaplicao da norma regulamentar quanto a um determinado particular num determinado processo. A legitimidade activa encontra-se consagrada no art. 72/2 (nota: as pessoas do art. 9/2 s podem pedir a declarao de ilegalidade sem fora obrigatria geral mas no tem legitimidade actividade para pedir a declarao de ilegalidade com fora obrigatria geral diminuio da legitimidade processual activa destas entidades sem fundamento para tal!) Prof. Andr Salgado de Matos: uma aberrao da lei. Se a norma ilegal deve desaparecer da ordem jurdica; no faz sentido aquela norma ser aplicada a uns e no aplicada a outros. H todos os indcios que esta dicotomia ir desaparecer com a reforma do CPTA. Na fiscalizao concreta da constitucionalidade no h directamente declarao de inconstitucionalidade da norma com fora obrigatria geral s acontecendo tal depois de trs desaplicaes dessa norma (o legislador no CPTA tentou fazer algo semelhante a isto). Mas tal neste caso no faz sentido quanto Administrao.

2. Pressupostos Objectivos

necessrio a existncia de uma norma (caracter individual e abstracto), em geral de uma norma regulamentar. Para o caso de impugnao sem fora obrigatria geral necessrio a verificao de que a plicaao da norma tenha sido recusada por qualquer tribunal em trs casos concretos com fundamento na sua ilegalidade

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 61

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


3. Tempestividade

Nos termos do art. 74 no existe prazo consequncia dos regulamentos ilegais. Pressupostos quanto ao pedido de ilegalidade por omisso 1. Tem de haver um dever legal de aprovar determinadas normas jurdicas

Tal dever legal pode ser: Expresso: lei diz que a Administrao tem que aprovar um regulamento em certo prazo Sem obrigao legal expressa: Podem existir determinadas normas legais que dependem da aprovao de determinados requerimentos para se poderem tornar exequveis. 2. Violao da Imposio Legal

um aspecto claro quando a lei estabelea um prazo para aprovao do regulamento, sendo mais complicadas as situaes em que a lei no impe prazo nestas situaes na opinio do Prof. Andr Salgado de Matos aplica-se analogicamente a norma do art. 58 CPA. Quanto ao prazo para pedir a declarao de ilegalidade por omisso a lei nada diz pelo que parece que o autor poder pedir esta enquanto se mantiver a omisso (= enquanto a Administrao no aprovar as normas regulamentares). 3. Legitimidade

Nos termos do art. 77/1 CPTA, a legitimidade activa cabe: Ao MP A quem alegue um prejuzo directamente resultante da situao de omisso Pessoas e entidades referidas no art. 9/2 CPTA

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 62

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


6 de Novembro (3a) Aula 13 Anlise do Dl 325/2003 e da Portaria n 1417/2003 anlise Anlise do Processo X/2007 Marcha do Processo I - DOS ARTICULADOS No processo civil s a matria de facto que tem de ser articulada, mas em contencioso administrativo h um dever de articulao quer da matria de facto quer da matria direito, sendo esta a primeira exigncia da petio inicial. Contudo, em processo civil, em principio, embora a lei no o exija, a matria de direito tambm articulada. Em processo civil impe-se a articulao dos factos devido ao nus da impugnao especificada, ou seja o reu na contestao tem de se pronunciar sobre todos os factos alegados pelo autor pelo que ou os impugna especificadamente ou tratandose de factos que o reu tem a obrigao de conhecer, e no sendo os factos impugnados estes do se como provados. Contudo este nus s exigvel se houver por parte do autor um mnimo de colaborao processual e estando os factos sobre a forma articulada, a fim de se tornar a vida mais fcil ao ru e ao tribun al. Em relao matria de direito no h nus de impugnao. Os requisitos da Petio Inicial encontram-se consagrados no art. 78 e ss CPTA, sendo de salientar que a Portaria referida no art. 78/5 nunca foi aprovada. Realizada a petio inicial e entregue secretaria a primeira coisa que esta ir fazer ser verificar se se encontram reunidos os requisitos formais do art. 79, podendo em certos casos recusar a petio inicial nos termos do art. 80. Trata-se de casos extremos (n1 do art. 80 CPTA) em que a prpria secretaria em condies de dizer que aquele processo no pode continuar em termos formais. Mas normalmente a secretaria no gosta muito de recursar peties. Quando haja recusa pela secretaria aplica-se o regime do CPC (475 e ss CPC) Citao: acto que trs ao processo pela primeira os demandados. Nos termos do art. 81, realiza-se oficiosamente pela secretaria e no necessrio um requerimento das partes. Nos termos do art. 25 CPTA a citao segue o regime do CPC, com uma excepo que ser analisada posteriormente. A finalidade da citao dar conhecimento aos demandados da existncia do processo para poderem exercer os seus direitos, nomeadamente a contestao. Quem recebe a citao o demandado e no o seu mandatrio judicial ate porque como o demandado ainda no sabe que est a correr um processo contra ela no existia anteriormente citao o dever de constituir advogado.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 63

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


A citao feita por carta registada com aviso de recepo, sendo a data da assinatura do aviso de recepo muito importante porque dai que se conta o prazo da contestao. A nica diferena em relao ao regime da citao no CPC decorre do art. 81/2 em que o tribunal pode promover a citao mediante anncio. Ou seja, h uma publicidade da existncia do processo, deve-se identificar o objecto, o autor e os contra interessados do processo, e depois h um primeiro prazo de 15dias para os contra interessados irem ao processo para se tornarem contra interessados. Depois tm 30dias para contestar. Tal possibilidade deve ser usada de forma moderada porque tal pode por em causa os direitos de defesa dos contra interessados e intervir no efeito til da sentena. S deve ser usado em situaes em que no sejam identificveis os contra interessados. Sendo possvel identificar os contra interessados a citao deve ser pessoal. A identidade demandada e os contra interessados so citados para contestar, sendo ainda importante salientar que existe a interveno do MP, nos termos do art. 85 CPTA. Esta comunicao importante porque o MP tem uma serie de poderes de interveno em processos administrativos nomeadamente de impugnao de actos administrativos. Ou seja o MP tem os poderes de interveno processual consagrados nos vrios nmeros do art. 85 sendo que para os exercer precisa de ter conhecimento do processo obviamente. Alm disso, se o autor desistir da aco a mesma pode ser prosseguida pelo MP nos termos do art. 66 CPTA. A Citao tem como objectivo levar a existncia do processo e especificamente da petio inicial ao conhecimento dos demandados para que estes possam-se defender. A contestao incorpora a defesa do reu e pretende que a pretenso do autor improceda. Na contestao os demandados podem deduzir uma reconveno, o que inverte o papel das partes no processo: o autor pede a condenao do demandado ao pagamento de uma indemnizao e o demandado invoca que foi o autor quem lhe provocou danos a ele e pede-lhe uma indemnizao. Para haver reconveno necessrio uma conexo entre os pedidos. A reconveno no muito frequente na aco administrativa especial, mas na aco administrativa comum possvel. Em todo o caso tao atpico que o CPTA nem se refere o regime da reconveno aplicando-se para tal todo o regime consagrado no CPC. A defesa do demandado na contestao pode ser por impugnao ou por excepo (dilatria ou peremptrias nos termos do CPC). O prazo para a contestao encontra-se consagrado no art. 81/1 CPTA sendo de 30 dias. Requisitos Da Contestao art. 83 CPTA Forma articulada de toda a matria relativa defesa Anexar os documentos destinados a demonstrar os factos cuja prova se prope fazer Identificao do tribunal e do n do processo

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 64

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


A estrutura da contestao muito semelhante da petio inicial. Alm disso na parte final o demandando tambm faz um pedido que normalmente assenta na absolvio. Na contestao em administrativo no existe a obrigao do nus da impugnao especificamente, ou seja a entidade demandada no tem o nus de impugnar os factos um a um alegados pelo autor no se considerando tais provados por acordo, nos termos do art. 84 CPTA. Porque que no se admite (no sentido do processo civil) o nus de impugnao de especificao? No se relaciona com a proteco da administrao enquanto parte processual, porque por exemplo na aco administrativa especial alm da tutela dos direitos esta em causa tambm a prossecuo da legalidade. A ideia no propriamente defesa da administrao mas sim permitir a defesa da legalidade. Contudo, nos termos do art. 83/4 consagra-se que a omisso da impugnao especificada pode ser interpretada pelo tribunal da forma como este quiser (no contestou porque verdade ou no contestou porque existe um documento que prova tal). A ausncia da impugnao especificada pode ter como consequncia a presuno de que aqueles factos se verificam pelo que sempre melhor impugnar. Nos termos do art. 83/3 CPTA a contestao as entidades publicas podem fazer-se representar por licenciados em direito com funes de apoio jurdico no sendo necessrio constituir advogado. Segue-se a notificao da contestao aos autores processuais. O autor tem de ter conhecimento do que o demandado alegou na contestao quer para efeitos de reconveno em que o autor teria de contestar; quer devido invocao de excepes, etc Tal deve-se sobretudo ao Princpio do Contraditrio. A partir da contestao todos os actos processuais das partes so notificados aos mandatrios das mesmas. No prazo para a contestao a entidade publica demandada obrigada a remeter para o tribunal o original do processo administrativo, quando exista, e todos os demais documentos respeitantes matria do processo de que seja detentora nos termos do art. 84/1 CPTA. obrigada a remeter mesmo que tal seja prejudicial para si tal como tem de remeter o processo na integra, no podendo seleccionar apenas o que lhe mais conveniente. Importante ser analisar tambm as normas constantes do n3 e 5 do artigo em analise.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 65

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


8 de Novembro (5a) Aula 14 Na Aco Administrativa Especial no existe rplica nem trplica. O Princpio do Contraditrio assegurado na fase do saneamento do processo nos termos do art. 88 CPTA. Existe uma nica situao em que a apesar de a lei no o consagrar parece ter de haver replica: caso do ru na contestao formular o pedido reconvencional, visando a inverso da posio das partes. Havendo reconveno ainda se est a delimitar o objecto do processo, ao contrario do que sucede nas excepes dilatrios em que tais no interferem no mbito do objecto. Nestes casos, havendo rplica, se o autor alterar o seu pedido pode ainda existir trplica. Nos termos do art. 86 CPTA consagram os articulados supervenientes englobando os factos que s ocorram apos decorrido a entrega da petio e o prazo para exerccio da contestao, ou antes destes prazos mas em que o conhecimento s ocorre posteriormente. Nos termos do n5 vigora o princpio de que a prova documental deve acompanhar o articulado, sendo que se no existir prova documental devem-se oferecer os meios de prova para o efeito. O n6 relaciona se com a base instrutria sendo que os factos ainda no provados tero de ser provados sob pena de no serem considerados como prova. Normalmente, durante a fase dos articulados o juiz no tem qualquer contacto com o processo. Contudo j existiu uma fase se apreciao liminar do processo que ocorria logo apos a entrega da petio, mas tal atrasava muito o processo pois s existiria citao dos demandados apos a emisso do despacho de apreciao liminar por parte do juiz. Atrasava-se substancialmente a marcha do processo. II SANEAMENTO, INSTRUO E ALEGAES Findo os articulados, nos termos do art. 87 o processo concluso ao juiz ou relator. Interpretao de concluso necessrio que o juiz faa alguma coisa com o processo; a marcha do processo depende de um despacho por parte do juiz. No processo que nos encontramos a analisar desde a aula passada houve um incidente: houve um processo dentro de outro processo que assentou no facto de o autor ter morrido (uma das partes morreu). Abre-se o incidente de habilitao de herdeiros. Se no existisse habilitao dos herdeiros o processo terminava. Neste caso alguns dos herdeiros do autor tinham interesse em continuar a aco. A habilitao de herdeiros encontra-se consagrada no art. 371 do CPC (aplicao devida ao art. 1 CPTA). A habilitao de herdeiros se for deferida ocorre uma modificao subjectiva da instancia, passando uma das partes a ser outra. O processo principal para, porque no h uma das partes, e abre-se um outro processo que se insere no processo principal, sendo um processo completamente autnoma, em que existe uma sentena de habitao de herdeiro (pgina 115 do processo). NOTA: O despacho que o juiz realiza (pgina 134) mostra que o juiz estava pronto para decidir nos termos do art. 95/6 CPTA (fase processual que s tem lugar antes do julgamento) Na pgina 136 mostrar que o MP Tinha instaurado uma aco criminal e pedia-se agora o processo original.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 66

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Saneamento: fase intercalar do processo em que se vai verificar (1) se o processo esta em condies de continuar tal como esta; (2) se no esta em condies de continuar em circunstancia alguma ou (2) se no esta em condies de prosseguir tal como esta mas poder prosseguir aps a realizao de algumas correces. uma actividade que no se esgota num nico acto. Despacho Saneador: apenas um dos momentos do saneamento. No saneamento do processo o juiz ter: Analisar se existe alguma irregularidade formal do articulado que obste ao prosseguimento do processo. Nos termos do art. 88 fala-se nas deficincias de caracter formal mas no se consagra tal de forma muito clara. Procurar (oficiosamente) excepes dilatrias (meios de defesa do ru que tm um alcance meramente processual, sem qualquer efeito na relao substantiva entre as partes, que obstam constituio do processo art. 89/1 (existem mais)). Ineptido da petio inicial (a petio inicial no tem pedido e/ou causa de pedir) Falta de pressupostos processuais

Procurar/verificar se existem excepes peremptrias (enquanto a excepo dilatria um meio de defesa que afecta apenas a relao processual, a excepo peremptria traduz-se num facto modificativo ou extintivo ou impeditivo da pretenso do autor) Olhar para os factos alegados, quer pelo autor quer pelo ru, olhar para a prova j produzida relativa a esses factos e vai ter de formular um juzo sobre: Ver se todos os factos alegados so relevantes ou no, sendo que os no relevantes no o iro preocupar mais para efeitos da sentena Dentro dos factos relevantes o juiz ter de verificar se tais factos j esto ou no provados. Actualmente os factos podem ser provados por: Facto documentalmente provado Facto provado por acordo

Facto provado ao abrigo da livre apreciao da prova pelo juiz nos termos do art. 83/4 se o autor alegou um determinado facto e o demandado no contestou/impugnou esse facto tal no equivale imediatamente a confessou mas o tribunal pode extrair a concluso de que se no foi impugnado o facto esse verificou-se

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 67

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


No envio do processo administrativo no prazo da contestao nos termos do art. 84/5 No caso de verificar que existe uma excepo dilatria ou uma excepo peremptria ter de ouvir o autor nos termos do art. 87 al. a) (excepes dilatrias) e da al. b) (excepes peremptrias) tal consubstancia a razo de ser da no existncia de rplica ou de trplica porque concentra-se o contraditrio todo nesta fase do processo.

Ainda antes do despacho saneador, existem outras coisas, alm das j referidas (que so essenciais) que o juiz poder ter de fazer nos termos do art. 88 Corrigir oficiosamente irregularidades formais que tenha encontrado nos articulados (n1). Relaciona-se o princpio de favorecimento do processo e de no terminar o processo por razoes simplesmente formais, contudo o juiz no pode substituir-se s partes apenas podendo exercer este poder quanto a irregularidades formais evidentes (se a petio inicial no tem pedido no esta ao alcance do juiz corrigir tal irregularidade, obviamente). Existindo irregularidades formais que possam ser suprveis mas no o podem ser pelo juiz este poder convidar as partes a suprir as irregularidades da petio inicial (n2). Se no se suprir ou corrigir as irregularidades da petio tal determina a absolvio da instncia, sem possibilidade de substituio da petio (n4) Havendo uma excepo dilatria mas sendo esta suprvel o juiz deve emitir um despacho convidando as partes a suprir tal excepo dilatria (ilegitimidade das partes numa situao em que existia litisconsrcio e s uma das partes que esta em juzo) (n2)

A irregularidade nos articulados, em regra, pode ser suprida pelo tribunal, enquanto que as excepes dilatrias tero de ser supridas pelas partes. Quer nos casos de aperfeioamento quer nos casos de suprimento de excepo dilatria se o processo continuar, nos termos do art. 88/3, os actos do processo que tenham sido praticados depois de o articulado em que se verifica a irregularidade ou a excepo dilatria so anulveis (pelo juiz) se tal implicar uma diminuio das garantias do demandado. Analisamos at agora aquilo que o juiz dever fazer antes do despacho saneador, pelo que agora iremos analisar o que sucede no despacho saneador. Existindo uma excepo dilatria ou uma irregularidade que no tenham sido corrigidas nos termos analisados anteriormente o juiz ter de conhecer dessa questo (=extrair as consequncias) que obsta ao prosseguimento do processo ocorrendo a absolvio da instncia.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 68

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


A absolvio da instncia tem um regime diferente consoante tenha sido ou no precedida de despacho de aperfeioamento: Sem prvia emisso de despacho de aperfeioamento (art. 89/2): a regra que o autor pode apresentar uma nova petio no prazo de 15dias contado da notificao da deciso, considerando-se a nova petio apresentada na data em que o tinha sido a primeira. Com prvia emisso de despacho de aperfeioamento (art. 88/4): no existe possibilidade de apresentao de nova petio, considerandose a petio entregue na data da primeira

O juiz pode conhecer parcialmente do mrito da causa, sendo que tal s possvel se antes o juiz tiver analisado os factos alegados e concluir que todos os factos alegados importantes para formular a deciso j se encontrem provados. Pode ainda ter havido acordo das partes quanto dispensa de alegaes.

No processo em anlise, na pgina 173, consagra-se algo estranho ao referir-se possvel a resoluo do litigio em saneador sentena violao dos requisitos do art. 87/1 CPTA. O juiz deveria ter passado para a fase das alegaes (art. 91/4), saltando o despacho saneador. O juiz poder ainda determinar a abertura de um perodo de prova quando tenha sido alegada matria de facto ainda controvertida nos termos do art. 87/1 al. c). Existe um componente do saneador obrigatrio que a lei no refere expressamente mas que assenta na base instrutria nos termos do art. 85/6. A base instrutria assenta numa lista dos factos ainda no provados.

A existncia de despacho saneador no obrigatria (profere despacho saneador quando deva) tal no como resulta do art. 87/1 CPTA. No processo em anlise, uma vez que no se verifica nenhuma das situaes que foram analisadas, no existia necessidade de realizar despacho saneador. O tribunal em matria de nomeadamente no art. 90/1. prova tem poderes inquisitrios significativos,

Se o juiz ordenar as diligncias probatrias e mesmo assim considerar que ainda h factos por provar o juiz ter que marcar uma audincia para efeitos de prova. Ter ateno ao art. 512/1 CPC. O juiz, nos termos do art. 90/2 do CPTA, pode recusar os requerimentos de prova das partes ou pode recusar determinados meios de prova. Se for realizada a audincia para efeitos de prova, nada impede, pelo contrario, que essa audincia se junte audincia referida no art. 91/1, sendo esta ultima destinada discusso da matria de facto: cada uma das partes vai alegar, tentando demonstrar, que a prova que se acabou mostrar prova os factos alegados alegaes sobre matria de facto (as partes discutem a matria de facto oralmente).

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 69

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


A audincia constante no art. 91/1 no obrigatria, sendo que o juiz pode considerar que no se exige a realizao da audincia no necessria, independentemente de tal ser requerido pelas partes. Existir um poder inquisitrio do juiz que est de acordo com a celeridade processual. Existem duas alegaes: sobre a matria de facto (as partes debatem, argumentam, que os factos que lhe interessam ficar provados) e as alegaes de direito (as partes tentam convencer o tribunal que os seus argumentos de direito que esto correcto). Deste modo, na audincia podem concentrar-se trs fases/momentos processuais: Fase da instruo realiza-se a audincia para produo de prova Discusso sobre a matria de facto Discusso sobre a matria de direito

Contudo, pode no existir audincia porque no haja lugar produo de prova ou pode haver audincia s para a produo de prova tambm. Pode acontecer ainda que no haja produo de prova mas que face complexidade dos factos o juiz por aplicao do art. 91 realize a audincia para discusso da matria. Nos termos do art. 91/3 consagram-se as alegaes de direito e sobre a forma escrita. As concluses das alegaes so um elemento essencial das alegaes, sendo obrigatrias. Se as alegaes no tiverem concluses o tribunal no ira conhecer das alegaes (art. 91/5). As concluses visam delimitar o ncleo das alegaes. A primeira coisa que o juiz faz quando recebe as alegaes ir analisar as concluses. muito importante fazer umas boas concluses. As alegaes do autor normalmente designam-se por alegaes e as do demandado por contra alegaes mas tal apenas uma formula de diferenciar. Nas alegaes, nos termos do art. 91/5, o autor poder invocar novos fundamentos do pedido (nos articulados ter de faze-lo atravs de um articulado superveniente). Nos termos do art. 91/6 o autor pode ampliar o pedido de alegao nos termos em que no CPTA admitida a modificao objectiva da instncia (modificao do objecto). Com as alegaes termina partida a interveno das partes. O julgamento pode ser feito por Tribunal Colectivo, mas na maior parte das vezes feito por Tribunal Singular. Contudo h situaes excepcionais em que alem de intervir um tribunal colectivo o presidente do tribunal pode determinar a interveno de todos os juzos do tribunal, nos termos do art. 93 - deciso adoptada pela maioria, mas h sempre debate entre todos. Nos termos do art. 93 considera-se ainda a hiptese de se o tribunal administrativo de circulo entender que a matria demasiado complexa para ele remete a questo para o STA, ficando este obrigado a emitir uma pronuncia vinculativa sobre a questo no prazo de 3meses a pronuncia vinculativa assenta na questo de direito, mas quem profere a sentena o tribunal administrativo de circulo, ou seja no existe uma transferncia da competncia. A pronncia do STA no um acto vinculativo para o prprio, podendo este em processos diferentes decidir de modo diferente. A pronuncia vinculativa para o Tribunal Administrativo de Circulo.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 70

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Aps a determinao da composio do tribunal segue-se para a sentena (se for proferida por um tribunal colectiva designa-se como acrdo). A sentena, no processo em anlise, encontra-se consagrada na pgina 218. A estrutura da sentena encontra-se consagra no art. 94 CPTA: 1. Identificao.. Identificao das partes Identificao do objecto do processo Identificao da causa de pedir (normalmente) resumo da posio dos demandados

2. Fixao das Questes de Mrito Factos provados ou no provados (uma parte pode j ter sido realizada no saneador) Questes de direito

3. Apresentao dos Fundamentos 4. Deciso Final

Com a sentena esgota-se o poder jurisdicional do juiz quanto aquele processo. A sentena depois ter de ser notificada s partes e ser registada. Nos termos do art. 95 CPTA dispe-se sobre o contedo da sentena: O tribunal deve decidir todas as questes que as partes tenham submetido sua apreciao, sob pena de ausncia de pronncia o que consequentemente leva nulidade da sentena. Excepo: pedidos subsidirios se o tribunal der provimento ao primeiro pedido do autor o segundo pedido torna-se irrelevante. O tribunal s pode pronunciar-se pelas questes suscitadas, estando limitado pelo pedido, salvo quando a lei lhe imponha o conhecimento oficioso. Se a sentena for alem do pedido, tal conduz a uma causa de nulidade da sentena. Nos processos impugnatrios, anteriormente a 2004, havia uma pratica instaurada na jurisprudncia que era a de a partir do momento em que o tribunal verificasse que o de facto o acto impugnado padecia de um vicio anulava-o logo no analisando sequer os demais vcios.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 71

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Normalmente, o tribunal comeava a sua anulao pelos vcios mais fceis, os formais. Como o acto so tinha sido anulado por falta de fundamentao, a Administrao depois da sentena praticava exactamente o mesmo acto mas com fundamentao. Deste modo o CPTA consagra que o tribunal deve pronunciar-se sobre todas as causas de invalidade que tenham sido invocadas visa a tutela jurisdicional efectiva (art. 95/2). Alm disso o tribunal deve aina identificar a existncia de causas de invalidades diversas das que tenham sido alegadas o que consubstancia uma excepo ao n1, visando-se a formao de uma sentena que produza o efeito de caso julgado quanto validade do acto. Quer-se que a questo da validade daquele acto fique encerrada e no possa vir novamente a ser invocada. Prof. Andr Salgado de Matos: o intuito do n2 boa, mas esta inteno as vezes pode ficar frustrada uma vez que o tribunal pode no ter elementos para analisar todas as possveis e imaginarias causas de invalidade daquele acto administrativo, por exemplo bastante difcil de provar o desvio de poder ou o erro. No se pode garantir em absoluto que mesmo depois de o tribunal exercer estes poderes do n2 e emitir uma sentena em que se consagra a validamente do acto, passados 6meses apaream provas que demonstram que aquele acto devido a corrupo.

Nos termos do art. 95/3 estabelecem-se limites dos poderes de pronncia do tribunal nos casos em que exista livre margem de apreciao por parte da administrao. Estas situaes so importantes nos casos de condenao pratica do acto devido. Segundo esta norma o tribunal vai poder dizer quais os actos que tem de ser praticados mas se existir margem de livre deciso e havendo varias possibilidades licitas para a administrao actuar o tribunal no pode decidir qual a via que aquela ir seguir, ou seja no pode determinar o contedo da deciso administrativa. Nos termos do art. 95/4 consagra-se que nas situaes em que no existe margem de deciso o tribunal no tem elementos suficientes, chamando este aquela para lhe prestar tais elementos.

13 de Novembro (3a) - Aula 15 Resoluo de Casos Prticos. Teste. 15 de Novembro (4) Aula 16 Resoluo de Casos Prticos (Caso Teste) Alguma doutrina entende que a falta de fundamentao e a falta de audincia dos interessados consubstanciam causas de nulidade, mas no existe nenhum acrdo do STA que siga esta tese.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 72

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


20 de Novembro (3a) Aula 17 PROCESSOS URGENTES Epgrafe do Ttulo IV enganosa (os processos cautelares tambm so urgentes). Nos termos do art. 36 CPTA consagram-se os processos urgentes Processos Urgentes (s os principais e no os processos cautelares) grupos: Das Impugnaes Urgentes: processos em que se pretende a destruio de um acto com caracter de urgncia Contencioso Eleitoral Contencioso Pr-Contratual

Das Intimaes: processos com uma componente condenatria (imposio Administrao) com caracter de urgncia Intimao para a prestao de informaes, consulta de processos ou passagem de certides Intimao para proteco de direitos, liberdades e garantias

O STA tem admitido que ao abrigo destes processos urgentes possam tambm ser admitido processos condenatrios dentro das impugnaes urgentes, pelo que esta distino na prtica no muito relevante. Os processos so urgentes por tutela efectiva, uma vez que os meios normais no so suficientemente cleres para permitir obter uma tutela jurisdicional adequada. Nalguns casos esses problemas resolvem-se atravs de providncias cautelares, mas estas dependem do processo principal. Visa-se obter uma deciso definitiva. Muitas vezes, a razo da urgncia, tambm reside em razoes de estabilidade do direito objectivo, uma vez que est em causa a impugnao de actos praticados em procedimentos pr contratuais. Se a impugnao destes actos segue uma tramitao normal, quando hipoteticamente o acto for anulado, o contrato j foi celebrado podendo tal lesar os particulares. Caracterizao dos Processos Urgentes Prazos mais curtos nalguns casos e noutros muito mais curtos do que os prazos nos processos normais: por exemplo, o prazo para o exerccio de direitos (prazos de caducidade do direito de aco quando exista); prazo para a contestao; prazo para alegao. ainda frequente existirem prazos para o prprio tribunal, visando que o processo seja decidido rapidamente (no fica na disponibilidade da agenda do juiz). Quanto marcha destes processos uma tramitao simplificada de modo a permitir a celeridade de tais.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 73

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Regime dos Processos Urgentes Consequncias Gerais (art. 36/2 e art. 147 CPTA) Processos Urgentes correm em frias judiciais Dispensa de Vistos Prvios Actos da Secretaria so praticados no prprio dia, com precedncia sobre quaisquer outros (por exemplo: citao) Nos termos do art. 147/1 CPTA, quanto ao recurso o prazo destes de 15 dias (regra geral de 30 dias) e sobrem imediatamente (h recursos que sobem a final recurso interposto mas s sobe quando exista uma deciso sobre o processo razes: se se ganhar o processo o recurso caduca; mas quando o recurso da sentena sobe imediatamente). Os recursos sobem no processo principal ou no apenso/recurso que sob nos autos o recurso que sobe em separado sob para o tribunal de recurso com uma copia da parte relevante do processo e mais a folha do recurso (o processo pode continuar na instncia em que recorrido no ocorrendo a suspenso da instncia); o recurso que sob nos autos que sobe o processo todo, suspendendo a instncia no tribunal recorrido (sobe o processo, o tribunal, por impossibilidade fsica, no pode trabalhar no processo). Hoje tal no muito relevante uma vez que os processos esto todos informatizados, antigamente era tudo em papel. Nos termos do art. 147/2, todos os restantes prazos processuais so reduzidos a metade e o julgamento pelo tribunal tem lugar, com prioridade sobre os demais processos. O tribunal superior tem de decidir na sesso imediata concluso do processo para deciso (limite temporal mas nem sempre respeitado).

I PROCESSO URGENTE DE CONTENCIOSO ELEITORAL (Art. 97 a 99 CPTA) A urgncia destes processos deve-se ao facto de estarmos em fase eleitoral. O ETAF delimita negativamente estes processos a entidades pblicas desde que no seja competente outro tribunal. Nestes artigos recai por exemplo a eleio dos vogais da junta de freguesia, ou seja tudo o que no seja eleies directas. O TC s abrange eleies directas (Presidente da Repblica, Assembleia da Repblica, etc.). Abrange ainda actos eleitorais relativamente a rgos de universidades e escolas pblicas, de associaes pblicas (ordem dos advogados).

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 74

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Configuram-se como processos impugnatrios, pelo que o art. 97/1 do CPTA refere-se impugnao de actos administrativos (subtrai-se aco administrativa especial). Significa que estes actos administrativos que so passivos de impugnao no processo urgente so actos que no podem ser impugnados na aco administrativa especial. Nos termos do art. 97/2 CPTA, quando se refere a plena jurisdio significa que o tribunal tem poderes condenatrios, ou seja no tem de se limitar a anular actos administrativos, podendo condenar a Administrao a praticar determinados actos. O art. 98/1 refere-se, a propsito dos pressupostos, a situao de omisso nos cadernos ou listas eleitorais no se anula a lista ou o caderno eleitoral, mas condena-se a entidade administrativa competente a incluir tal pessoa nessa lista (candidato) ou caderno (pessoa votante). No se anulam omisses, mas condena-se pratica de um acto. Quanto no art. 97/1 remete-se para o Ttulo I e o Ttulo II (impugnao de actos administrativos), mas no remete para o Ttulo III (condenao da Administrao pratica do acto devido) quando o pedido seja de condenao, pode existir algumas situaes de lacunas que no podem resolver-se pela simples aplicao da aco administrativa especial exigindo uma aplicao analgica da condenao pratica de actos devidos. Pressupostos dos Processos Urgentes Contencioso Eleitoral A regra geral que se aplica o regime de pressupostos da aco administrativa especial destinada condenao pratica de actos devidos. Especialidade Art. 98/1 (legitimidade): quando esteja em causa pedidos verdadeiramente impugnatrias quando se seja eleitor ou elegvel Tal afasta as regras gerais da legitimidade activa mas no se esquece a regra do art. 9. Art. 98/2 (prazos): o prazo de propositura da aco de 7 dias a partir da data em que seja possvel o conhecimento do acto ou da omisso Art. 98/3: regra que afasta a regra geral do art. 51/1 que comea logo por dizer que ainda que inseridos no procedimentos administrativo so impugnados os actos administrativos com eficcia externa. Os actos anteriores ao acto eleitoral no podem ser impugnados, ou seja o particular tem de esperar pela deciso final aquela material, e se essa deciso for lhe desfavorvel poder impugnar. No se pode impugnar de forma intercalar os actos desse processo

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 75

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Marcha do Processo nos Processos Urgentes Contencioso Eleitoral Remete-se para o Captulo III Ttulo III (art. 78 e ss Marcha do Processo), mas nos termos do art. 99 (especialidades): N2 a regra que no h alegaes, s havendo tais se existir requerimento de prova com a contestao. Se a petio identificar prova no h sequer alegaes. S no caso da entidade demandada ela prpria apesar prova ou requer tal que h lugar a alegaes. N3: prazos mais curtos 5 dias, sendo que na al. b) existe um limite temporal para o juiz decidir. N4: relaciona-se com o art. 92, uma vez que em vez de existir vista aos juzes existe logo extraco de copias das peas. partida s nestes processos que haver interveno do tribunal colectivo. N5: o despacho que submete o processo a julgamento. despacho de submisso. Quando emitido o despacho, na primeira sesso apos este, o processo tem de ser julgado. II PROCESSO URGENTE DE CONTENCIOSO PR CONTRATUAL (Art. 100 a 103) Actos praticados no decursos do procedimento que visam a celebrao de contratos (s alguns art. 100/1) entre a Administrao e os particulares. Mas porque que so s os indicados na lei? Este processo, historicamente, resultava de duas imposies previstas em directivas. O legislador portugus poderia ter ido mais alm e alargava tal a todos os possveis contratos e no s os referidos na lei. Qualquer acto pr contratual pode ser impugnado neste processo no sendo necessrio que tenha a natureza jurdica de acto administrativo. ainda passvel de impugnao a adjudicao do contrato mas como tal um acto administrativo o CPTA nem o referiu. Existe um desvio estes actos do mbito da aco administrativa especial os actos impugnados neste processo urgente no pode ser impugnado na aco administrativa especial. Tal como os actos relativos a contencioso eleitoral, os actos de contencioso pr contratual so inimpugnveis na aco administrativa especial. Este processo tambm no um processo estritamente impugnatria, sendo que os tribunais administrativos j tem reconhecido a possibilidade de extenso deste processo aos actos de condenao pratica de acto devido. Note-se que nos termos do art. 100/3, basta que o litigio esteja includo no mbito da jurisdio administrativa para ter tambm de se aplicar este contencioso pre contratual urgente mesmo que uma das partes seja particular (ao contrario do que sucede no contencioso eleitoral que s se aplica a entidades pblicas).

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 76

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Pressupostos do Contencioso Pr-Contratual Remisso para o regime da impugnao de actos administrativos, podendo conduzir a problemas quando seja pedido a condenao pratica de um acto devido (aplicao analgica). Aplicam-se as regras gerais previstas para a aco administrativa especial. A nica especificidade, nos termos do art.101, refere-se ao prazo intentada no prazo de 1ms a contar da notificao dos interessados ou no havendo lugar a notificao na data do conhecimento do acto afasta-se a regra geral do art. 58/2, reduzindo o prazo geral (3meses) a 1/3. O art. 58/2 CPTA refere que no h prazo para os actos nulos. Este prazo, do art. 101, aplica-se aos actos nulos e anulveis? STA considera que um prazo tanto para os actos nulos e anulveis. Prof. Mrio Aroso de Almeida: aplica-se tanto aos actos nulos como anulveis. A maioria dos autores entende que tal prazo de 1mes no se aplica aos actos nulos. Prof. Andr Salgado de Matos: um acto nulo sujeito a um prazo de impugnao uma aberrao. Os actos nulos no esto sujeitos a prazo de impugnao porque no produzem efeitos jurdicos e porque tais no se podem estabilizar na ordem jurdica. Este prazo apenas para os actos administrativos que tenham um prazo de impugnao geral. Crtica as consequncias indicadas pelo STA: Sendo o acto nulo j no pode ser impugnado passado o prazo de 1ms. No pode ser impugnado mas continua a no produzir efeitos. Pode-se declarar a nulidade. No se adquire estabilidade nenhuma. Leva-se at s ultimas dedues o decurso do prazo se o acto s pode ser impugnado at 1 ms e ento deixou de produzir efeitos. Mas ento no um acto nulo porque um acto nulo nunca produz efeitos.

Aplica-se, neste processo, o disposto no art. 59/4 e 5 quanto utilizao de meios de impugnao administrativa? Existindo um recurso hierrquico ou uma reclamao tal suspende o prazo de impugnao. De qualquer maneira, como as impugnaes previstas no Cdigo Contratos Pblicos tm tambm prazos curtos, a suspenso no atrasa assim tanto a tramitao do processo.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 77

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Aplica-se, neste processo, o disposto no art. 51/3? O Prof. Vieira de Andrade e o Prof. Mrio Aroso de Almeida do resposta afirmativa a tal questo. No se impugnando cada um dos actos ao longo do processos pode ser impugnado o acto final, salvo quando ao acto em causa tenha determinado a excluso do interessado do procedimento. Existe liberdade de escolha de impugnar ou no o acto preliminar. Aplica-se, neste processo, o disposto no art. 58/4, ou seja permite-se, em casos excepcionais, que os particulares impugnem actos administrativos depois do decurso do prazo em certas situaes? No faz sentido aplicar esta norma uma vez que o prazo de um ano constante do art. 58/4 uma extenso do prazo de 3 meses, e nos processos urgentes o prazo apenas de 1ms. preciso atender urgncia do processo. Tramitao do Contencioso Pr-Contratual Remete-se para a aco administrativa especial (N1), mas existem algumas especificidades: N12: Alegaes = Contencioso Eleitoral N3:Reduo de Prazos 20 dias (= art. 91/4) prazos no tao curtos como os do contencioso eleitoral N4(corolrio do art. 63): pode-se ampliar o objecto do processo N5 (norma mais ou menos similar do art. 45/1): verificando-se a impossibilidade de dar pretenso ao pedido do autor, o tribunal pode julgar improcedente o pedido em causa (no procede a sentena requerida, mas convida as partes a acordar o montante da indemnizao. Alm da impossibilidade absoluta o art. 45 prev ainda a situao de tal gerar um grave prejuzo para o interesse publico este no existe no art. 102/5 porque a estabilidade do interesse publico pressupe o decurso do tempo, e este processo urgente.

Nos termos do art. 103 (norma especial face ao 91), consagra-se a urgncia (quando considere aconselhvel o mais rpido esclarecimento da questo). O processo termina com a audincia.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 78

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


III Processo Urgente da Intimao para a Prestao de Informaes, consulta de processos ou passagem de certido Visa garantir o direito fundamental consagrado no art. 268/1 e 2 CRP (direito de informao dos particulares pela administrao) Dois alcances: Autnomo: particulares querem ter acesso informao ou consulta de um processo mas sem nenhum interesse particular

Acessrio: um particular pode ter interesse em consultar um processo ou a ter informao sobre aquele para efeitos de utilizar outros meios processuais de impugnao de actos administrativos. Neste caso so processos instrumentais face a outros processos de impugnao ou de condenao.

Pressupostos da Intimao para a Prestao de Informaes, consulta de processos ou passagem de certido (art. 104 e 105) So processos urgentes mas com semelhanas ao processo de condenao pratica de acto devido h uma omisso. Exige-se previamente que o particular tenha requerido Administrao a consulta de um processo, etc, nos termos do art. 104/1. S se a Administrao omitiu, deu satisfao parcial ou recusou que o particular pode pedir a intimao. Nos termos do art. 105 al. a) tem de ter decorrido o prazo legalmente estabelecido (art. 61/3 e art. 63/1 CPA) e a Administrao ter omitido ou recusado (=condenao prtica de acto devido). A intimao deve ser recorrida no prazo de 20dias, nos termos do art. 105, e conta-se nos termos referidos em tal norma. Nos termos do art. 106, o seu regime s se aplica aos casos em que tal processo instrumental. Nos termos do art. 60/2 prev uma situao especifica de dever de informao se a notificao esta incompleta o particular tem direito a pedir informao sobre esse acto. Importa ainda analisar o art. 60/3. Interrupo do Prazo Volta ao O e comea a correr novamente o prazo no seu total Suspenso do Prazo Volta a contar-se a partir do momento em que se suspendeu o prazo

Tramitao da Intimao para a Prestao de Informaes, consulta de processos ou passagem de certido (art. 107) muito simples. Estes processos so frequentes, mas quando chega contestao ela nem contesta pelo que s vezes ao 11 dia o juiz decide e intima a Administrao prestao da pretenso do particular.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 79

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Havendo incumprimento da intimao sem justificao o juiz deve ordenar aplicao de sanes pecunirias compulsrias (ao prprio titular do rgo), nos termos do art. 108. IV - Intimao para proteco de direitos, liberdades e garantias Visa a proteco de direitos fundamentais (direitos, liberdades e garantias). Corresponde a uma imposio da CRP no seu art. 20/5. Pressupostos da Intimao para proteco de direitos, liberdades e garantias (art. 109/1) Pressuposto Positivo: existir uma indispensabilidade de uma deciso de mrito em tempo til para assegurar o exerccio de um direito, liberdade ou garantia (relaciona-se com a tutela jurisdicional efectiva) Pressuposto Negativo: subsidiariedade desta intimao face tutela cautelar, ou seja se os interesses do particular poderem ser atendidos atravs do decretamento de uma providncia cautelar o meio adequado no esta intimao mas sim a providencia cautelar (art. 111 e ss). O art. 131 permite um decretamente ultra urgente da providncia cautelar Imagine-se que exista um grupo de pessoas que se queriam se manifestar no dia da visita da Chanceler Alem. Aqui a tutela cautelar no serve para nada. necessrio uma deciso definitiva antes da data da manifestao. A tutela cautelar visa acautelar o efeito til da deciso final. Existindo uma situao em que Administrao emite uma ordem de demolio da obra de um particular, poder existir, se o acto for ilegal, violao do direito de propriedade (direito anlogo ao dos direitos, liberdades e garantias). O particular pode obter tutela atravs da impugnao do acto administrativo recorrendo Aco Administrativa Especial mas poder tambm requerer a suspenso de tal pelo que aqui recorre providncia cautelar.

Quanto legitimidade activa est ser do titular do direito, liberdade e garantia, no bastando um interesse na anulao do acto. Quanto legitimidade passiva aplicamse as regras gerais da legitimidade, nomeadamente do art. 10 mas necessrio atender tambm ao art. 109/2. Tramitao da Intimao para proteco de direitos, liberdades e garantias (art. 110) O requerimento dever ser aplicado com o duplicado nos termos do art. 110/1. Note-se que nas intimaes no se fala em petio inicial mas sim em requerimento e no se fala em contestao mas sim em resposta/defesa/oposio.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 80

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Existe um poder inquisitrio quase total do juiz, pelo que este tem uma discricionariedade quase total em matria de instruo. Existindo uma grande complexidade da matria, o juiz poder determinar que se aplica o regime da aco administrativa especial, sendo que nesse caso os prazos so reduzidos a metade. Na deciso, nos termos do art. 110/4, o juiz determina o comportamento concreto a que destinatrio intimado e fixa o prazo para tal. Nos termos do art. 109/3 (mal inserido sistematicamente devia ser 110/5), consagra-se um poder extremamente radical (se estiver em causa um acto estritamente vinculado o prprio tribunal substituir-se Administrao e emite uma sentena em que se pratica tal acto existindo ento uma coliso entre a separao de poderes e os direitos fundamentais tal justifica-se porque so direitos fundamentais e porque se trata de um acto administrativo estritamente vinculado no havendo discricionariedade (juiz limita-se a reproduzir aquilo que esta na lei) Nos termos do art. 110/5 consagram-se as consequncias do incumprimento da intimao (semelhante ao disposto no art. 108/2). Em casos de especial urgncia, nos termos do art. 111, consagra-se uma situao de forte compresso do Princpio do Contraditrio, no existindo nenhuma limitao de tempo mas este tem de ser um prazo compatvel com a possibilidade de garantia de defesa. O art. 111 introduz a distino entre um processo urgente e um processo muito urgente, podendo conduzir h existncia de duas tramitaes, relacionando-se com o grau de proximidade da leso. TEMA DE ORAL: Quais os direitos, liberdades e garantias susceptveis de Intimao? 22 de Novembro (5a) - Aula 18 PROCESSOS CAUTELARES Nos termos do art. 36 consagra-se que os processos cautelares tambm so processos urgentes. Os processos urgentes so norteados por uma preocupao de tutela efectiva, visando-se evitar que pela demora normal de um processo os direitos, interesses, que o autor pretende fazer valer nesse processo fiquem gravemente afectados e que a sentena que venha a ser proferida nesse processo perca o efeito til. No Contencioso Administrativo as providncias cautelares tm fora constitucional nos termos do art. 238/4 CRP. Tendo em conta a funo das providncias cautelares estas tm algumas caractersticas que lhes so inerentes: Processos cautelares so dependentes/acessrios/instrumentais de outro processo (art. 113/1) embora seja autnomo/distinto do processo principal (art. 113/2)

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 81

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


A providncia cautelar urgente (art. 36/1 al. e) e art. 113/2), ou seja necessrio para que o efeito til do processo principal se produza e no seja impedido pelo decurso do tempo O processo cautelar caracteriza-se pela sumariadade, ou seja para averiguao da prova o tribunal no pode fazer uma recolha e anlise de prova como no processo principal, porque tal seria invivel. Trata-se de uma prova indiciria (tem de haver indcios). A sumariadade uma imposio da celeridade e da urgncia do processo. Analisando agora um requisito especfico da providncia cautelar est possui um caracter provisrio, que resulta do caracter instrumental do processo nos termos do art. 123. A providncia cautelar ir sempre caducar quer o particular tenha ou no razo. A providncia cautelar pode ser a qualquer momento pode ser revogada, alterada ou substituda na pendncia da causa principal nos termos do art. 124 (manifestao do Princpio do Inquisitrio)

O contedo da providncia cautelar nunca poder equivaler a uma antecipao total da deciso a proferir quanto ao processo principal. Se a tutela do interesse ou do direito do particular exige uma deciso imediata no se est face a um providncia cautelar mas sim a um processo principal urgente. Por exemplo, nos termos do art. 112/2 al. b), a providncia cautelar poder assentar na admisso provisria em concursos e exames tem um contedo idntico ao da deciso que pode vir a ser proferida no processo principal mas nunca pode ter o caracter de deciso final.

Antes de 2004 considerava-se que a providncia s poderia ser decretada se: Existisse a possibilidade de um dano dificilmente irreparvel, pelo que se pudesse ser reparado atravs de uma determinada quantia pecuniria este requisito no estaria verificado Desde que tal no produzisse graves consequncias para o interesse pblico.

Espcies de Processos Cautelares/Providncias Cautelares No existe um elenco taxativo de providncias cautelares, uma vez que tal depende do direito que est a ser violado, da pretenso do particular e daquilo que no caso concreto a pretenso do particular exige. PROVIDNCIAS CAUTELARES NO ESPECIFICADAS ESPECFICAS no CPC ESPECFICAS no art. 112/2 alneas Art. 112/1 art. 114 e ss

PROVIDNCIAS CAUTELARES ESPECFICADAS Art. 128 e ss

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 82

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Tipos de Providncias Cautelares art. 112/1 Antecipatrias: o particular pretende que outrem pratique um determinado acto jurdico que o beneficie art. 112/2 al. b) c) d) e) f) (adopo) Conservatrias: pretende-se conservar um direito que j existe e que est em perigo de leso ou existe j uma leso efectiva do direito. A pretenso do particular, do requerente da providncia, uma providncia que visa a absteno de certos comportamentos. Exemplo: suspenso de actos administrativos (que a Administrao se abstenha de praticar determinados actos) art. 112/2 al. a) f) (absteno)

Pressupostos das Providncias Cautelares Nos termos do art. 114/2, o tribunal competente o tribunal competente para julgar o processo principal. Razes: Embora a deciso da providncia cautelar seja independentemente da deciso do processo principal, no completamente diferente a deciso proferida num processo e noutro. Tal bastante ilustrativo no art. 120/1 al. a) (Quando seja evidente a procedncia da pretenso formulada ou a formular no processo principal) Nos termos do art. 121 permite-se que em determinados casos (no uma norma de aplicao geral tendo em conta a funo e natureza dos processos cautelares) o juiz pode logo antecipar o juzo sobre a causa principal. Com base na tramitao do processo cautelar decidese a sentena do processo principal.

Quanto legitimidade activa o CPTA no seu art. 112/1 muito genrico, sendo necessrio legitimidade para intentar a aco principal devido relao de dependncia entre os dois processos. No basta ter legitimidade, em abstracto, para se instaurar uma aco qualquer, necessrio que exista legitimidade para instaurar a aco relativa aquela situao. Tem de haver legitimidade nas regras gerais, mas a legitimidade activa para requerer o procedimento cautelar a mesma para propor a aco principal. A legitimidade do processo cautelar depende da legitimidade do processo principal. O requerente tem de configurar a relao material controvertida como sendo titular de um interesse em demandar num processo principal. Tem legitimidade no s os particulares mas tambm o MP. Quanto legitimidade passiva o requerido na providncia cautelar ser o ru, entidade pblica e contra interessados no processo principal. Quanto tempestividade no existe propriamente um prazo para as providncias cautelares serem requeridas, mas pode existir uma delimitao temporal sendo acessrias do processo principal, tendo este um prazo e no

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 83

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


sendo instaurado nesse prazo, o processo cautelar relativo a esse processo no poder ser requerido aps esse prazo. Pode acontecer que, por exemplo, no dia 1 de Fevereiro praticado o acto administrativo X (demolio de um prdio), havendo trs meses para impugnar, pelo que em 30 de Abril o acto impugnado (dentro do prazo) e no decurso do processo principal a administrao desencadear o procedimento de execuo do acto administrativo o particular passa a ter interesse em suspender a eficcia do acto administrativo nos termos do art. 112/2 al. a). Tal absolutamente possvel. Note-se que mesmo quanto impugnao de actos administrativos h casos em que no h prazo (actos nulos por exemplo). Deste modo, como no funo da providncia cautelar apurar se o acto nulo ou anulvel, pelo menos quanto suspenso da eficcia de um acto administrativo deve considerar-se que poder ser sempre intentada.

Quanto ao Interesse em Agir aqui exprime-se enquanto uma carncia de tutela cautelar, ou seja se aquilo que o particular carece de uma tutela definitiva e se requerer uma providncia cautelar este pressuposto no estar verificado. Os tribunais administrativos tm sido bastante generosos quanto a este aspecto e tm admitido a convolao (converso) do processo, transformando este. Adequa-se o processo pretenso formulada pelo particular. O Prof. Mrio Aroso de Almeida indica que esta convolao no pode ter lugar sem existir uma prvia audio do autor.

Marcha do Processo dos Processos Cautelares Regime Geral (art. 114 e ss) A providncia cautelar poder ser requerida antes da instaurao do processo, apensa petio inicial ou na pendncia do processo. Nos termos do art. 114/1, o meio de instaurao do processo cautelar inicia-se com a apresentao de um requerimento, requerimento inicial (podem existir mltiplos requerimentos durante o processo), sendo prprio (autnomo, mesmo nas situaes em que instaurado em simultneo com o processo principal). Este requerimento tem como elementos os consagrados no art. 114/3 (no diferem muito daqueles que a petio inicial dever observar). Note-se que quando na al. i) se refere a identificar o processo tal significa identifi car o nmero do processo a fim de depois a secretaria poder realizar a apensao do processo. A al. f) visa identificar se se pretende uma providncia especificada ou no especificada (explicar claramente qual a sua pretenso). Na al. g) em primeiro lugar aplicam-se as regras gerais quanto prova documental, sendo que quanto restante prova existe um desvio: quanto aco administrativa especial no necessrio oferecer desde logo prova testemunhal (s ser indicada depois do saneamento e da fixao da base instrutria e nem sempre ocorrer), mas nos processos urgentes no existe fixao da matria de facto pelo que toda a prova ter de ser oferecida nos articulados, ou seja com a apresentao do requerimento inicial; alm disso quando se refere a prova sumria traduz o facto de que a prova oferecida nestes casos em muito menor grau de exigncia comparando com a mesma no processo principal. Note-se que muitas vezes as partes tm tendncia para sobrecarregar a prova das providncias cautelares esmagando o juz o que no muito boa tctica: (1) atrasa o

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 84

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


andamento do processo cautelar; (2) o juz tem fortssimos poderes inquisitrios em matria de prova nos processos cautelares podendo ignorar grande parte dessa prova. Tal como em todos os processos judiciais, o requerimento entra na secretaria, sendo que esta, ao contrario do que sucede na aco administrativa especial, no tem poderes para recusar tal requerimento inicial, pelo que a secretaria ir concluir o processo ao juiz a fim de que este tome contacto com aquele. Tomando contacto com o processo, o juiz procede a uma mini fase de saneamento do processo, embora no se procede ao suprimento das excepes dilatrias ocorrendo o indeferimento do requerimento nos termos do art. 116. O juz, nos termos do art. 114/5, poder suprir a falta de designao do tribunal a que o requerimento dirigido, e no sendo ele o tribunal competente, ir remeter o requerimento para tal. Nos termos do art. 114/5, o tribunal ir notificar o requerente para suprir a falta de qualquer dos elementos constantes no n3 no prazo de 5dias. A identificao dos contra interessados no muito simples, sendo que nos termos do art. 115/1 se o interessado no conhecer a identidade e residncia dos contra interessados pode requerer previamente certido de que constem aqueles elementos de identificao (tal ocorre antes de se instaurar o requerimento inicial). Nos termos do art. 115/3 no existindo certido e instaurando-se o requerimento inicial tal consubstancia um caso de ilegitimidade passiva, que dever ser suprida nos termos do art. 114/4. Quando a identidade dos contra interessados for conhecida, estes sero chamados ao processo para intervir ocorrendo um saneamento da ilegitimidade passiva. Nos termos do art. 116 consagra-se o despacho liminar que visa uma apreciao prvia dos requisitos formais constantes do requerimento inicial, podendo consubstanciar um despacho de admisso ou rejeio do requerimento. Ateno que tal despacho de admisso ou rejeio no sobre a providncia cautelar requerida mas sim sobre o requerimento. Os fundamentos da rejeio encontram-se consagrados no art. 116/2: a) Falta de algum dos elementos constantes do art. 114/3 no tendo ocorrendo o suprimento de tais pelo requerente depois de ter sido notificado pelo juiz para o fazer no prazo de 5dias. c) Falta de pressupostos processuais na aco principal

Nota: manifesta significa que no existe uma apreciao aprofundada, mas apenas sumria, da ilegitimidade e ilegalidade constante do art. 116/2. Pode ser apresentado um novo requerimento aps o despacho de rejeio nos termos do n3 e 4 do art. 116. Nos termos do art. 117, no havendo fundamento para rejeio ir existir despacho de admisso ocorrendo a citao da entidade requerida e dos contra interessados.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 85

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Nos termos do art. 117/2, quando no se sabe ainda quem so os contra interessados (art. 115/1) a secretaria s expede as citaes aps a resposta da autoridade requerida ou aps o termo do prazo respectivo. Nos termos do art. 117/6, consagra-se um limite de interveno processual mais alargado comparando com os outros intervenientes do processo. Nos termos do art. 118/1, o prazo para a oposio ser de 10 dias, sendo que nessa oposio, ao contrario do que se passa na aco administrativa especial, existe nus de impugnao especificada. No caso de falta de oposio poder ainda existir como consequncia a consagrada no art. 120/5 existe uma ponderao com as consequncias para o interesse pblico que dai possam advir. Existe ainda um nus de impugnao para o interesse pblico, sendo que se se no for provado que tal providncia cautelar prejudica o interesse pblico o tribunal julga verificada a inexistncia de tal leso. Ao contrrio do que sucede em Processo Civil, nos termos do art. 118/3, no existe um despacho em que se fixa a matria de facto provada ou no provada. Mas tal no significa que o juiz no tenha de ir ver para si prprio se os factos esto ou no verificados pois s assim poder ordenar as diligncias de prova que considere necessrias. Nesta norma est bem clara a extenso do poder inquisitrio do juiz em matria de prova, podendo: Ordenar diligncias de prova que no tenham sido oferecidas pelas partes Pode recusar a realizao de diligncias probatrias que tenham sido requeridas pelas partes.

Se ainda existir prova para fazer, nos termos do art. 118/4 decorre de forma implcita, que o juiz poder ordenar a realizao de uma audincia de prova. Havendo audincia de testemunhas estas tero se ser notificadas pelas partes (e no pela secretaria), sendo que mesmo que faltem testemunhas ou um dos mandatrios de uma das partes no existir adiamento do processo. Depois da realizao de prova, no havendo alegaes de direito nem de facto, nos termos do art. 119/1, o tribunal dever proferir deciso no prazo de cinco dias, contados: Da data da apresentao da ltima contestao Decurso do respectivo prazo Da Produo de prova

A norma do art. 119/3 s se justifica quando esteja em causa situaes de complexidade de direito ou de matria de facto.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 86

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Coloca-se agora a questo de saber qual o critrio de deciso. Analisaremos agora as condies/critrios gerais: Ser evidente a procedncia de pretenso formulada ou a formulao no processo principal (art. 120/1 al. a): o juiz no ir averiguar mais nenhum requisito decretando imediatamente a providncia cautelar. Nestes casos este juzo ultrapassa um pouco o juzo normal de um processo cautelar. O processo cautelar tem como sua razo de ser existe um perigo de leso de direitos ou de interesses na pendncia do processo principal, mas neste caso no se verifica a existncia desse perigo. Prof. Vieira de Andrade: embora a lei no o diga, o tribunal dever fazer uma apreciao sumria da tutela cautelar, quanto mais no seja pelo interesse em agir; sempre necessria a verificao do pressuposto do art. 112 embora no se exija o periculum in mora. Os tribunais no gostam muito de decretar providncias cautelares com base nesta alnea uma vez que se esto a comprometer. Ou seja, embora no ocorra uma antecipao da deciso do processo principal (art. 121), diminui muito a sua margem de manobra no processo principal, podendo neste surgirem novos elementos que o faam repensar quanto pretenso do autor. Neste momento, os tribunais administrativos esto lotados de processos cautelares. Aplicando esta aliena e depois no processo principal decidir a no procedncia da pretenso do autor um ptimo fundamento de recurso. Esta alnea dispensa o periculum in mora ao contrario do que sucede na al. b) e c). H quem entenda que esta alnea consagra uma tutela provisoria e no cautelar uma vez que no existe periculum in mora pelo que no haver nada a acautelar. Houve um acrdo do STA (Prof. Andr Salgado de Matos no concorda) que na prtica nunca manifesta a procedncia da pretenso do requerente pois a prpria lei admite, em alguns casos, que quando o tribunal verifique que h uma qualquer circunstncia que obste satisfao da pretenso do autor poder no se proferir a sentena de anulao do acto administrativo e convidar as partes a negociar (art. 45 CPA). Desde que o CPTA entrou em vigor sempre que um particular requer uma providencia cautelar a procedncia da pretenso sempre manifesta, mas nem sempre clara essa caracter manifesto tendo o requerente a tendncia de inserir no processo cautelar os elementos de facto, de direito e de prova que leva para o processo principal. Pela sua prpria redaco percebe-se que de aplicao residual uma vez que por definio a procedncia da pretenso no ser manifesta. Quando esteja em causa uma providncia conservatria (art. 120/1 al. b)): exige-se o perigo de dano devido demora do processo (periculum in mora); ou seja existe um prejuzo de impossvel reparao sendo que a doutrina tem entendido que quando se fala no fundando receio quer na produo de prejuzos de difcil reparao no est em causa a reparao em termos pecunirias visto que tal sempre possvel. Trata-se de uma reparao natural da situao que existiria se o acto no tivesse sido praticado. necessrio um fundado receio afastando-se assim uma mera suspeita, necessrio um receio fundado em meios de prova, um receio objectivo. No se exige que seja provvel a procedncia da pretenso do requerente, exige-se apenas, pela

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 87

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


negativa, que no seja manifesta a falta de fundamento da pretenso formulada ou a existncia de circunstancias que obstem ao conhecimento de mrito da pretenso (por exemplo: falta de um pressuposto). Quando esteja em causa uma providncia antecipatria (art. 120/1 al. c)): exige-se o perigo de dano devido demora do processo (periculum in mora) ver o que foi dito quanto a este aspecto na al. b); neste caso exige-se uma fumus bonusn iuris em sentido prprio, ou seja exige-se que a pretenso formulada seja acompanhada da probabilidade (e no manifesta) seja julgada procedente.

27 de Novembro (3a) Aula 19 Ao contrrio do que se exige no CPC, no CPTA no se exige nenhuma gravidade especial. De qualquer maneira no significa que a tutela cautelar possa ser atribuda com fundamento em qualquer fundamento de receio. Os interesses do requerente tem de ser ponderados com os interesses pblicos, ou seja de um lado est o particular e do outro a Administrao. Obviamente que se o prejuzo a que se referem as alneas b) e c) for de pouca importncia, tal ter muito menor peso na altura de ponderao com o interesse pblico. Nos termos do art. 120/2, mesmo que se verifiquem os pressupostos das al. b) e c) a providncia poder no ser decretada: Quando sejam devidamente ponderados os interesses pblicos e privados e se concluam superiores ao que derivem da decretao da providencia cautelar. Mas necessrio uma conjugao com o n3: pode acontecer que a providencia requerida cause aos interesses prejuzos maiores do que aqueles que seriam necessrios, porque possvel decretar uma outra providencia que assegura os interesses do requerente e causa uma menor leso aos interesses. Existe uma desvinculao do pedido (desvio ao princpio do dispositivo) podendo o juiz alterar o pedido. o interesse do requerente assegurado uma vez que se no existisse o n2 a providncia seria julgada improcedente por parte do n2.

No n6 os interesses so exclusivamente patrimoniais e pecunirios e no existe necessidade de demonstrar qualquer pressuposto para o decretamento da providncia cautelar. No n4 no se trata de uma situao em que possa existir imediata decretao da providncia, outra situao que pode ser avaliada em dinheiro, podendo o tribunal impor ao requerente que este preste uma garantia, a fim de garantir a proteco dos interesses dos requeridos em caso de improcedncia da pretenso. Ou seja, se o particular pedir ao tribunal a suspenso de um acto administrativo, sendo que essa suspensa causa um prejuzo de mil Administrao, depois da ponderao poderia ocorrer que a pretenso do particular no fosse deferida pelo n2, mas se ele prestar uma garantia, nos termos do n3 a ponderao j no ser tao pesada.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 88

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Nos termos do art. 121 quando se exige uma tutela definitiva entre outros requisitos consagrados na norma o tribunal poder no prazo de 10 dias antecipar o juzo sobre a causa principal. A providencia no ser decretada uma vez que ir ser proferida a sentena relativa ao processo principal ainda que o seja no procedimento cautelar. Obtm-se uma tutela muito semelhante aquela que resulta da intimao para direitos, liberdades e garantias. As providncias cautelares so dependentes do processo principal, so provisrias, pelo que tm uma vigncia limitada no tempo partida. Art. 122/2 as providncias cautelares podero ser sujeitas a termo ou a resoluo (resolutivas ambas uma vez que se urgente no faz sentido ser suspensiva), nomeadamente o tribunal poder fazer depender a procedncia da pretenso consoante a procedncia de um facto ou pode ainda estabelecer um prazo. Mas normalmente no se extinguem por verificao de termo ou de condio. Art. 122/3 normalmente subsistem ate caducar, at ser proferida deciso sobre a alterao ou revogao

Art. 123 - Caducidade das Providncias Cautelares. Note-se que estas caducidades no so automticas tendo de ser declarada pelo tribunal, oficiosamente (principio do inquisitrio) ou a pedido fundamentado de qualquer interessado (n4 e n5)

a) Se o particular pede a suspenso de eficcia de um acto administrativo anulvel (prazo de anulao 3meses). Ao fim de 3meses se o particular no impugnou o acto administrativo ento a providencia caduca. Quanto aos actos nulos existe o n2 que consagra o prazo de 3meses que se contam do transito em julgado da providencia cautelar. b) Processo iniciado mas parado por mais de trs meses por negligencia do particular (se o andamento do processo depende de um acto que o particular deve praticar e este no pratica. c) e al. f) existindo uma deciso do procedimento principal que transitou em julgado no faz sentido manter a providencia cautelar uma vez que o processo principal j terminou. d) A petio do processo principal foi recusada pela secretaria e o particular no exerceu o direito nos termos do art. 80/2 de apresentar uma nova petio. e) Se a providencia cautelar se destina a evitar prejuzos para um direito, se este se extinguir no faz sentido que a providencia se mantenha g) O juiz estava preocupada com as providencias antecipatrias, por exemplo o particular A pede a condenao da Administrao emisso do RSI que lhe deixou de lhe ser pago. Processo segue. O particular pede uma providncia

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 89

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


cautelar que assenta em o tribunal intime a Administrao ao pagamento de uma quantia pecuniria enquanto durar o processo devido carncia em que se encontra. A providencia no caduca pela condenao da Administrao, apenas caducando quando a Administrao comea a executar a sentena. Contudo h situaes em que tal no faz sentido: h sentenas de anulao de actos administrativos em que basta a sentena para que esta seja exequvel por si mesma no sendo necessria qualquer execuo por parte da Administrao. Art. 124 - Alterao, Substituio e Revogao das Providncias Iniciativa do Prprio Tribunal ou Pedida por qualquer interessado desde que exista uma alterao relevante das circunstncias O processo segue basicamente consagrado no art. 123 o processo de caducidade

No n3 refere-se uma situao curiosa de alterao de circunstncias: emisso de uma sentena no processo principal que considere improcedente essa mesma causa mesmo que de tal tenha sido interposto um recurso com efeito suspensivo.

necessrio atender ao disposto no art. 127: prestao de facto fungvel ou infungvel (neste caso a nica forma de obrigar a Administrao a cumprir atravs de sano pecuniria compulsria). A responsabilidade s vezes pode ser da responsabilidade do prprio requerente, sendo muitas vezes utilizadas para enganar o tribunal ou como expediente dilatrio. Nos termos do art. 126, nos casos de dolo ou de negligncia grosseira, o requerente pode ser responsabilizado pelos danos causados aos requeridos, no se tratando de casos de caducidade ou de perda na aco principal. No n3 consagra-se que o levantamento da garantia s autorizado depois de passado o prazo para os requeridos pedirem a indemnizao. Providncias Cautelares Especificados - art. 112/2 e art. 128 e ss Anlise do art. 128 (providncia cautelar mais especifica) Proibio de Executar o Acto Administrativo Nos termos do n1, quando a entidade administrativa seja citada fica proibida de executar o acto administrativo, ou seja os processos cautelares de suspenso de actos administrativos tm um efeito automtico, imediato e suspensivo eles prprios. Trata-se de uma garantia importante da tutela administrativa, visando acautelar o perigo de demora do prprio processo cautelar (que tambm pode ter algum risco associado).

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 90

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Esta soluo uma soluo intermdia: na Alemanha os processos de impugnao de actos administrativos tm efeito suspensivo, no sendo necessrio ao particular recorrer tutela cautelar, sendo que em regra a prpria impugnao tem efeitos suspensivos. Antes da entrada em vigor do CPTA houve quem defendesse tal mas considerou-se excessivo. O efeito suspensivo adquire-se nos termos do n1 j referidos. precisamente em virtude deste efeito suspensivo automtico que o requerimento das providencias cautelares as vezes requerido de forma abusiva. Na parte final do n1 consagra-se que a Administrao poder praticar o acto de resoluo fundamentado em que declara que a suspenso causa um grave prejuzo para o interesse publico, voltando-se estaca zero e termina o efeito suspensivo (relacionar com o n4). Ou seja, a impugnao no tem efeito suspensivo automtico tendo de ser requerida pelo particular, mas o prprio requerimento da providencia cautelar j tem um efeito suspensivo automtico. Em todo o caso a administrao pode levantar este efeito suspensivo atravs da invocao de grave prejuzo para o interesse publico podendo o particular recorrer de tal e o tribunal ter de decidir. Anlise do art. 129 Suspenso da eficcia do acto j executado No se aplica a actos que j estejam integralmente executados. O art. 129 no modifica grande coisa em relao ao regime geral, mas acrescenta o requisito de que se o acto j foi executado pelo menos em parte h um nus do particular explicar a utilidade da deciso quanto aos efeitos que a suspenso possa vir a produzir. Continua a aplicar-se os requisitos do art. 120/1 2 e 6 mas necessrio que o particular prove o interesse que ainda tem. Anlise do art. 130 - Suspenso da Eficcia das Normas Antes do CPTA tal no era possvel. O regime consagrado um regime sobretudo de legitimidade processual que decalcada da legitimidade processual do processo principal (aco administrativa especial). Suspenso de eficcia da norma com fora obrigatria geral ou s naquele caso, depende. Quem tem legitimidade no processo principal tem legitimidade no processo cautelar. Anlise do art. 132 - Providncias Relativas a Procedimentos de Formao de Contratos) So processos instrumentais dos processos urgentes do contencioso pr contratual. Trata-se de quaisquer contratos, independentemente do que consta do art. 100. Pode-se pedir providncias a pedir a ilegalidade de qualquer acto, ou seja no limite pode se pedir que o tribunal suspenda o prprio procedimento. Existe uma tramitao prpria, como por exemplo, consta do n4 ou seja o requerimento dever ser instrudo com todos os elementos de prova, sendo o prazo de resposta 7 dias. Nos termos do n7 permite-se que aplicando o art. 121 o juiz poder logo decidir sobre o mrito da causa.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 91

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Anlise do art. 133 - Regulao Provisria do Pagamento de Quantias Exemplo. Caso referido anteriormente quanto RSI Aplica-se quando seja alegado o incumprimento por parte da Administrao no (1) pagamento de prestao pecunirias e o (2) requerente se encontre numa grave situao de carncia; (3) periculum in mora, ou seja consequncias graves e dificilmente reparveis (al. b) do n2) e (4) seja provvel que a pretenso venha a ser julgada procedente. Mas neste caso nunca h uma ponderao entre os interesses do requerente e do requerido uma vez que estando em causa uma quantia pecuniria esta poder ser sempre devolvida. O n3 consagra um limite. Anlise do art. 134 - Produo Antecipada de Prova Em certos casos, havendo um justo receio de uma determinada prova venha a relevar-se dificilmente concretizvel (testemunha beira da morte) pode haver uma antecipao da prova para o momento processual anterior fase da produo de prova ou mesmo para antes do inicio do processo. Segundo o Prof. Andr Salgado e Matos um bocado estpido que isto seja considerado como providncia cautelar uma vez que a prova fica desde logo produzida, passando o processo cautelar a ser o processo onde ocorre a produo de prova. Entende-se que exista o justo receio, fundamento a toda a providncia cautelar, mas no processo cautelar o particular tenta obter algo provisoriamente enquanto no o consegue no processo principal e tal no sucede assim. Deveria ser um processo urgente. O processo segue os termos do art. 134, mas de salientar que hoje no existem duplicados devido ao facto de estar tudo em suporte informtico. Nos termos do n4 trata-se de situaes em que a coisa que vai ser avaliada pericialmente ou a testemunha esta na iminncia de morrer a diligencia ser realizada sem audio do requerido podendo requerer a sua repetio se tal for possvel. importante salientar a norma do art. 131 que se refere a todos os procedimentos cautelares. Esta norma visa, tal como o efeito suspensivo automtico (art. 128/1), acautelar o periculum in mora do prprio procedimento cautelar. uma espcie de providncia cautelar da providencia cautelar. Permite-se que quaisquer providncia cautelares desde que se destina a tutelar direitos liberdades e garantias pode ser decretada provisoriamente a providencia a requerimento do interessado. A deciso provisoria no susceptvel de impugnao nos termos do n5, sendo necessrio atender ao n6.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 92

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


4 de Dezembro (3a) Aula 20 PROCESSOS EXECUTIVOS (art. 157 e ss) Visa executar o direito, obtendo um conjunto de providncias executivas que ponham em causa uma viso do direito que teve lugar previamente atravs de um titulo executivo. Ou seja, aquilo que se executa no processo executivo um titulo executivo. O titulo executivo tpico a sentena, uma sentena declarativa. Mas o CPTA refere alguns ttulos executivos mesmo no direito administrativo. A CRP no art. 205 refere-se aos processos executivos (a qualquer autoridade esta implcita a ideia de que possvel executar decises dos tribunais, mesmo do Estado). Durante o Regime do Estado Novo as decises dos tribunais das quais resultasse para o Estado a obrigao de pagar uma quantia pecuniria poderiam ser suspensas. Deste modo, a CRP est a pensar na possibilidade de execuo das decises dos tribunais mesmo quanto ao Estado. O art. 157 define o mbito de aplicao do processo executivo resultando de tal: N1: que este regime especifico resultante do CPTA fundamentalmente contra entidades pblicas, mas a noo destas no restrita sendo sim entidades as quais se aplica o regime de direito publica (h muitas entidades que no so publicas mas que so partes em legitimo no mbito da jurisdio administrativa). N2: admite igualmente a execuo de sentenas proferidas pelos tribunais administrativos contra particulares, mas rege-se pelo disposto na lei processual civil. N3 e 4: referem-se a situaes em que o titulo executivo no uma sentena. O n3 permite que haja um processo jurisdicional de execuo de um acto administrativo, pelo que o titulo executivo um acto administrativo e no uma sentena. O Prof. Mrio Aroso de Almeida refere o exemplo de existindo uma ordem de demolio proferida pela Cmara Municipal, se a Administrao ordenar a demolio mas no a executar, as pessoas de quem a sade e vida possa estar em perigo pode pedir aos tribunais administrativos que este faa com que a Administrao execute tal. Os actos administrativos so ttulos executivos contra a prpria administrao.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 93

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


O regime do processo executivo composto por uma parte geral e as suas modalidades: Parte Geral A inexecuo de uma sentena proferida por um tribunal por parte da Administrao partida ser ilcita art. 158/2: tais consequncias so para os actos que a Administrao pratique em desconformidade com a sentena, sendo que o artigo em analise vai mais longe do que o art. 133/2 al. h) CPA, ou seja um acto administrativo que desrespeite uma deciso do tribunal mesmo que no tenha transitado em julgado nulo; responsabilidade a ttulo pessoal dos titulares dos prprios rgos e agentes art. 159 (note-se que h algumas decises em que a inexecuo pode no ser ilcita: situao de impossibilidade absoluta;

Momento inicial para a contagem dos prazos de que a administrao dispe para executar as sentenas - art. 160 N1: estes prazos correm a partir do respectivo transito em julgado N2: estes prazos correm com a notificao Administrao da deciso mediante a qual o tribunal tenha atribudo efeito meramente devolutivo ao recurso meramente devolutivo no tem efeito suspensivo; no suspende a eficcia da sentena

Relaciona-se com a extenso dos efeitos da sentena, sendo um mecanismo semelhante ao consagrado no art. 48 - art. 161 Existindo uma jurisprudncia j consolidada num certo sentido (cinco sentenas transitadas em julgado ou existindo situaes de processos em massa tenham sido decididos em trs casos os processos seleccionados segundo o art. 48) justificar-se- a extenso da sentena n1 e n2 N3: a extenso depende de iniciativa do particular

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 94

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Modalidades Execuo para prestao de factos ou de coisas (art. 162 e ss) Envolve uma actividade que pode ser positiva ou negativa, dependendo sempre do pedido formulado e do contedo da sentena (se for uma sentena de condenao pratica de um acto determinado, obviamente que a execuo de tal ser para a prtica de um acto positivo; mas tambm poderia ser negativo se se tratasse da no emisso de um determinado acto administrativo). Podem ser fungveis ou infungveis: no primeiro caso, poder ser realizado por pessoa distinta do obrigado; no segundo caso, apenas poder ser realizado pelo obrigado. Note-se que a emisso de um acto administrativo, considerado pelo CPTA, como um acto fungvel, pois o tribunal poder emitir uma sentena que substitui o acto em questo. Mas se tiver em causa uma conduta que por razoes de ordem tcnica s a Administrao poder realizar ou se estiver em causa um acto de cuja actividade a Administrao tem o monoplio tal infungvel, tal como ser sempre as condutas omissivas. Nos termos do art. 162/1, o prazo de trs meses contados a partir de um dos momentos consagrados no art. 160. Existe um dever espontneo de executar a sentena, sendo que nos termos do n2 mesmo que o rgo administrativo em causa tenha desaparecido no se extingue o dever de praticar o acto recaindo sobre o rgo que lhe tenha sucedido. Existem situaes em que a administrao legitimamente poder no dar lugar execuo da sentena art. 162/1 in fine e art. 163 (causa de excluso da ilicitude para efeitos da responsabilidade esta norma deve ser conjugada com o art. 159/1) Impossibilidade absoluta: situaes de impossibilidade fsica nomeadamente. Grave prejuzo para o interesse pblico na execuo da sentena: um pouco mais subjectivo do que a anterior (o que impossvel impossvel); envolve uma ponderao, ponderao essa que resulta da prpria norma. Nos casos do art. 45 se o tribunal durante o processo declarativo verificar que existem situaes de impossibilidade absoluta e excepcional prejuzo para o interesse publico, nesse caso no dever chegar-se

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 95

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


fase executiva. Se a situao ocorrer no processo declarativo no momento em que ainda possvel alegar factos a Administrao tem o nus de invocar tais situaes; se os factos forem supervenientes poder-se- estar face a um caso legtimo de inexecuo art. 163/2 e 3. Esta deciso de invocao algo semelhante a um acto administrativo (acto unilateral de definio de direito que tem caracter similar a um acto administrativo, mas quanto sua natureza j existem duvidas).

Nos termos do art. 164 consagra-se a petio de execuo. O tribunal competente o mesmo, embora seja um processo diferente. A formulao do n1 genrica: situao em que a administrao no fez nada como a situao em que invocou a causa legitima de inexecuo. Se a Administrao no fez nada no prazo de 3 meses, o particular tem o prazo de 6 meses; se invocou a causa legitima de inexecuo a partir da sua notificao contam se os 6 meses. O exequente tem na petio de dizer qual a sua pretenso, podendo pedir tambm a declarao de nulidade de certos actos desconformes com a sentena tribunal tem amplos poderes. O partcula na petio deve especificar os actos e operaes que entende que a execuo deve consistir o tribunal pode em situao extrema pode emitir uma sentena substitutiva do acto omitido e no caso de prestao de facto fungvel o tribunal poder fixar um prazo e estipular uma sano compulsria. Quanto se invoque causa legitima de inexecuo o particular deve dizer se concorda com tal ou no: se sim discute-se apenas o montante da indemnizao:; se no o exequente deve deduzir as razoes da sua discordncia. Apresentada a petio, a entidade obrigada notificada para no prazo de 20 dias executarem a sentena ou deduzirem oposio art. 165. A partir do momento em que se ope no pode existir execuo. Existe rplica. Existe um incidente declarativo no processo que culmina com uma deciso do tribunal: se a sentena j tiver sido executada extingue-se o processo; existe causa legtima de inexecuo art. 166; no h causa legtima de inexecuo passa-se para as providncias de execuo art. 167 Sendo o facto infungvel tal encontra-se regulado no art. 168, pelo que nos termos do n3 o exequente ter de se contentar com uma indemnizao. A diferena fundamental esta indemnizao e a do 166, que esta uma indemnizao que no funda em facto ilcito porque a causa de inexecuo legtima, enquanto aquela indemnizao uma indemnizao

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 96

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


pela responsabilidade Administrao. ilcita da falta de conduta da

Quanto sano pecuniria compulsria, regulada no art. 169, esta no aplicada Administrao mas sim aos titulares dos rgos desta. O montante da coima ser entre 50 a 100 euros/dia nos termos do n2.

Execuo para pagamento de quantia certa (art. 170 e ss) A estrutura semelhante anterior mas tem duas diferenas: Prazo: 30 dias, uma vez que entende-se que pagar uma quantia pecuniria no um processo muito complexo No h causa legitima de inexecuo: a entidade publica h de ter patrimnio que susceptvel de penhora (nunca se verifica a impossibilidade absoluta) e tambm no se consubstancia uma situao de grave interesse publico (mesmo que seja uma quantia grande, se a lei lhe impe que pague, ela ter que pagar)

Se a administrao no pagar no prazo de 30 dias o particular tem o prazo de 6 meses para pedir a execuo ao tribunal competente art. 170/2 al. a) O particular poder ainda solicitar o pagamento por conta da doao oramental inscrita ordem do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais art. 170/2 al. b) inveno do Prof Freitas do Amaral, sendo que todos os anos no OE inscrita tal doao oramental e fica afecta ao cumprimento de tais quantias/indemnizaes/prestaes pecunirias que seja obrigado a satisfazer nos processos de execuo (inclui ainda juros de mora). Contudo necessrio atender ao art. 172: estes montantes utilizados no ano seguinte sero deduzidos da quantia que lhe ser entregue. Nos termos do art. 171 poder ocorrer um incidente de oposio execuo: facto superveniente, modificativo ou extintivo da obrigao, sendo que a inexistncia de verba no se insere nestes casos (n2) nunca fundamento de oposio execuo; no causa legitima de inexecuo. Pode acontecer que a dotao, nos termos do art. 172/8, no seja suficiente, sendo que se permite o exequente requeira ao tribunal que decrete a continuao da execuo para pagamento de quantia certa nos termos do CPC (poder

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 97

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


penhorar bens da Administrao e posteriormente promover a sua venda em hasta pblica) s se utiliza no ltimo dos ltimos casos devido ao facto de esses bens estarem afectos satisfao de necessidades colectivas, ou seja relaciona-se com a sua actividade imediata (exemplo: dvida do INEM penhorase as ambulncias deste coloca em causa a vida, a sade, das pessoas que necessitam de assistncia mdica). Note-se que tal no era permitido pela legislador anterior, uma vez que no mximo tal parava com a dotao do n3 no sendo nunca possvel penhorar bens da Administrao. No uma proteco da Administrao mas sim do interesse pblico.

Execuo de sentenas de anulao de actos administrativos (art. 173 e ss) A sentena de anulao de um acto administrativo no implica que a Administrao venha a praticar o mesmo acto administrativo, no pode violar o caso julgado. Por exemplo: se o acto administrativo for anulado por falta de fundamentao ela poder praticar um novo acto administrativo igual desde que tenha fundamentao art. 173/1 primeira parte

A segunda parte do art. 173/1 consagra a reconstituio da situao actual hipottica, ou seja na hiptese de o acto administrativo anulado nunca tivesse sido praticado. Exemplo: acto administrativo que despede um funcionrio publico ilegalmente. Sendo esse acto administrativo anulvel, existe o dever de reintegrar o funcionrio imediatamente e reconstituir a progresso na carreira que aquela pessoa teria razoavelmente tido no perodo em que esteve afastado no exerccio de funes; tambm se devera pagar as retribuies do funcionrio. Nos termos do art. 173/2 consagram aquilo que a Administrao dever ter que realizar. A chave reconstituir a situao do exequente que existiria no momento presente na hiptese de o acto anulado nunca ter sido praticado. Mas h limites de qualquer forma, uma vez que tudo o que retroactividade corresponde a uma fico legal. Uma situao complicada encontra-se regulada no art. 173/3 e 4 e que assenta na existncia de um obstculo reconstituio da situao em anlise: situaes em que em consequncia do acto anulado a Administrao praticou actos consequentes (Administrao despediu um funcionrio e nomeou outro por exemplo). Nestes casos, passa a existir um conflito de interesses

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 98

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


que se manifesta na sentena. O art. 133/2 al. i) do CPA consagra que os actos consequentes so nulos desde que no existam contra interessados este artigo gerou vrias duvidas devido sua redaco pouco clara. O art. 173 do CPTA tentou resolver de forma mais clara a coliso de interesses na estabilizao dos actos consequentes existindo trs possveis solues: Se o acto consequente for praticado h menos de 1 ano (certa precaridade dos actos administrativos), o beneficirio de tal acto no tem tutela nenhuma, sendo os actos consequentes eliminados da ordem jurdica. Se o acto consequente foi praticado h mais de 1ano e o beneficirio desconhecia sem culpa da sua situao precria existe uma tutela da sua confiana que assenta numa indemnizao. Se a situao jurdica do beneficirio do acto consequente praticado h mais de 1ano no pode ser posta em causa sem a produo de danos de difcil reparao ou mesmo impossvel nestes casos a sua situao no pode ser posta em causa, mas existe sempre uma ponderao. Neste caso d-se prevalncia situao do contra interessado. Tal consubstancia uma causa legitima de inexecuo da sentena. Ou seja a pretenso executiva do exequente no poder ser satisfeita. Note-se que nos termos do n4 consagra-se uma situao especial, sendo estas as situaes mais complicadas: a lei tentou ir mais longe no equilbrio entre os interesses em conflito e consagrou que se o acto consequente for praticado h menos de 1ano no existe qualquer tutela; se o acto consequente foi praticado h mais de 1ano a lei abdica de fazer qualquer juzo a cerca da boa fe dos interessados, pelo que o beneficirio do acto consequente conserva a sua posio mas o exequente tem direito a ser recolocado no seu lugar e se tal no for possvel ser o primeiro a integrar tal quando abra uma vaga.

A competncia para a execuo encontra-se regulada no art. 174 O dever de executar integralmente a sentena dever ser realizado no prazo de 3 meses art. 175

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 99

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Nos termos do art. 175/3 quando se trata de o pagamento de uma quantia certa no existe causa legitima de inexecuo. No contedo da deciso que poe termo ao processo de execuo ser especificado a forma como os actos devero ser praticados pela Administrao art. 179. Esto combinadas disposies que so uma fuso das vrias modalidades dos processos de execuo.

6 de Dezembro (5a) Aula 21 Matria dos Recursos Aula Matilde Macedo - Recurso: processo que visa obter uma reapreciao da sentena proferida, apreciao feita por um Tribunal superior. - Reviso de sentena (art. 154. CPTA) visa atacar e obter uma destruio de uma sentena j transitada em julgado. Ex. juiz foi subornado para proferir sentena. No recurso, pois trata-se de um processo que corre perante o mesmo Tribunal que proferiu a sentena. - Recursos de agravo vs Recursos de apelao. Diferena de objecto: Recurso de Agravo: recursos de decises sobre o fundo da causa; Recurso de Apelao: recursos de decises que no conhecem do mrito da causa. A forma do processo era a forma dos Recursos de Agravo. Art 149. - isto j no faz sentido pois, em 2007, o CPC extinguiu a distino entre Recurso de apelao e de agravo. Hoje, so todos recursos de apelao, havendo uma tramitao nica que traduz uma fuso entre os dois processos. DL 303/2007, de 24 de Agosto (art. 4. - todas as referncias feitas em leis avulsas referentes ao R. de agravo, passam a corresponder a R. de apelao).

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 100

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Espcies de recursos: a) Ordinrios: tem por objecto decises que ainda no transitaram em julgado; ou devolvem ao T de recurso competncia ao T. de recursos competncia para conhecer de facto e de direito (R. de Apelao) ou s de direito aplica o direito aos factos (R. de Revista). Poderes legais atribudos ao T. que vai decidir o recurso. O recorrente pode recorrer apenas de matria de direito, mas ainda assim se entenda que o T. competente o de apelao, para tambm conhecer de matria de facto. b) Extraordinrios: tem por objecto decises que j transitaram em julgado; ex: recurso de uniformizao de jurisprudncia; recurso de revista.

A) RECURSOS ORDINRIOS Art. 149 ainda que declare nula a sentena porque? Para os casos em que o T. recorrido no se pronunciou sobre uma questo da qual se deveria ter pronunciado. Ex. apreciao do pedido formulado pelo Autor. Ateno: no se aplica no caso de pedidos subsidirios, mas apenas a dois pedidos principais. No pode limitar-se a dizer que a sentena nula, mandando baixar os autos, pelo que o T. da Relao tem de conhecer de facto e de direito e por isso decidir sobre o objecto da causa. Tribunais superiores e a tramitao dos recursos no esta vocacionado para produo de prova muito complexa, sob pena de se inverter a logica dos recursos e da natureza da reapreciao que lhe subjaz. Os T. superiores no gostam de realizar diligncias instrutrias e evitam pronunciar-se sobre o mrito das questes, limitando-se a declarar nulo, ou revogar, baixando os autos para o tribunal de 1 instancia, excepcionalmente.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 101

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Mas o que deve suceder, ainda assim, mesmo que sentena nula e processo tenha de recomear, o T. de recurso deve conhecer do mrito e proferir deciso final sobre a mesma. Decidindo do mrito, dela j no caber em pp recurso, ficando a questo de facto e de direito fica resolvida. Se o processo regressasse a primeira instncia, o processo recomea vai ate ao fim, nova sentena, recurso, com soluo diferente ou no limite ate voltar a baixar os autos. Assim, a ideia e aproveitar a oportunidade do recurso para proferir deciso final de mrito que resolva a questo - 149. CPTA (na pratica perde-se um grau de recurso, mas se existisse recurso, o T que iria decidir decidiria com grande probabilidade no mesmo sentido!) Problema: como da deciso do T de recurso em pp no cabe recurso no h aqui um duplo grau de jurisdio. Mas tambm no parece que haja esta garantia constitucional de duplo grau de jurisdio. N. 2: N.3 e 4 E por exemplo h uma excepao dilatria que obsta a apreciao de um dos pedidos formulados pelo Autor, e o Tribunal de recurso considerar que no h litispendncia e que o recurso procede, deve o T. recorrente conhecer do pedido. No se limita a revogar a deciso, devendo conhecer das questes que no foram conhecidas na 1 instancia; Art. 150 e 151. Recurso de revista: Salta-se um grau de jurisdio: salta-se por cima do TCentral Adiministrativo, por exemplo, directamente para o STA. um tipo de recurso raro sendo o normal o R. de apelao. Duas situaes em que se admite o recurso de revista pelo que o papel do STA muito resguardo; intervm em situaes muito contadas 150/1; Pode haver lugar a produo de prova em sede de recurso

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 102

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Restrio dos fundamentos da revista: s se admite para discutir direito n. 2 Os factos processualmente relevantes so os factos que o tribunal de 2 instancia haja considerado provados ou tenha aceite o juzo de prova feito pelo T. de 1 instancia; factos relevantes so os factos dados como provados no processo; no vota a reapreciar isto. A ideia do RR no considerar ou no a correcta aplicao do direito, mas aplicar ele prprio as ormas que considere adequadas e resolver definitivamente aquela situao de direito n. 3 Se o T. errou na apreciao da prova e fixao dos factos materiais da causa, no pode ser objecto de revista, salvo se os factos envolvem uma violao da lei (se se exige R predial para prova da propriedade; considerou como no provado facto cuja prova plena advm de um documento autentico, sem abrir incidente de falsidade; a no juno do processo administrativo livremente apreciado pelo Tribunal). Revista per saltum 151. - excepcional pelos seus prprios pressupostos uma transformao/converso de uma apelao num recurso. Se deciso do T. de Circulo, o normal R de apelao para o TCentral Administrativo em que pode conhecer de facto e de direito, mas o que se passa que se o recorrente s invoca matria de direito, passa logo para o STA. Pela circunscrio do objecto de recurso a matria de direito. Ms o recurso entra como apelao e no como revista. O que sucede depois que o T. para o qual a apelao foi dirigida, verificados os requisitos para o efeito, remete para o STA. Isto, sem prejuzo do n. 3 STA pode considerar que esto verificados os pressupostos para que o recurso seja tramitado como revista 150. aplica-se, caso contrario, manda baixar o processo, e o processo como recurso de apelao.

Em suma: no depende do mbito que as partes deram ao recurso, se suscitaram questes de facto e de direito ou no. Ou seja, o recorrente recorre do T. de Circulo para o TCentral Administrativo e este, uma vez que considere como preenchidos os pressupostos constantes do art. 151., remete o processo para o STA.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 103

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Art. 154. e 155. Recurso de reviso 155./2 permite-se que o RR seja interposto por quem devendo ter sido

obrigatoriamente citado no processo no o tenha sido funciona como um mecanismo de interveno de terceiros. No esta em causa uma questo de efeitos jurdicos da sentena e com o efeito de caso julgado, pois mesmo que no intervenham no so abrangidos pelo caso julgado. Mas distinguem-se os efeitos jurdicos da sentena e as consequncias de facto que a sentena pode ter. Ainda que em teoria a sentena no lese juridicamente algum, possam ser lesado de facto se apesar da sentena no poder ser executada contra si, ela o for efectivamente. Fundamento: prejuzos de facto. Nota: sentena de anulao: se o CPTA permite que estas pessoas aqui referidas, possam interpor recurso, ento porque se pressupe que produz efeitos jurdicos contra eles que vai para alm das partes no processo h quem invoque isto. ASM discorda o caso julgado apenas interpartes e o que esta em causa e salvaguardar estas pessoas de certos efeitos fcticos da sentena que mesmo assim merecem a tutela do direito. Indmnizao pelos danos sofridos pelos danos causados no exerccio da funo jurisdicional atravs da sentena que vai ser objecto de revista: ou seja, NO se trata de um pedido em razo no da conduta administrativa mas pelos danos causados pela sentena errada e cuja reviso se pretende. Para alm disto, o recorrente que pode reviso de sentena pode pedir pelos danos causados pela sentena errada. Se a sentena a rever sentena proferida em sede de recurso, segue tramitao de recurso Art. 152. Recurso para uniformizao de jurisprudncia Em situaes em que haja decises divergentes quanto mesma questo de direito, obter uma sentena que ponha alguma ordem na questo, estabelecendo uma orientao mais definitiva quanto a essa mesma matria. Requisitos: duas decises do mesmo T. ou de dois Tribunais, que do solues distintas em duas situaes idnticas. No tem fora obrigatria geral, mas tem uma influncia na deciso dos Tribunais tremenda.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 104

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Efeitos: no afecta nenhuma deciso anterior (abrangidas pelo caso julgado) 148. Julgamento ampliado do recurso Assegurar a uniformidade de jurisprudncia Acordo de uniformizao proferido num processo em que no foi requerida a uniformizao Tribunal competente para decidir os recursos depende do tipo de recurso interposto 1) TAC regra: decises proferidas aqui, em primeira instncia: da sentena cabe recurso de apelao para o TCAdministrativo (149/1 CPTA; 37./1, al.a) ETAF). Pode ir, excepcionalmente em revista per saltum para o STA 151. CPTA; 24./2 ETAF (passa primeiro pelo TCA). 2) TCA ou STA excepes em primeira instncia (arts. 37, als c) e d) ETAF) Do TCA em 1 instancia ---- R.Apelao (24./1 g) ETAF) --- STA (no de revista 150./1 s decises em 2 instancia do TCA). Se deciso do TCA em 2 instancia ---STA R. Revista 24/2 ETAF)

Legitimidade para recorrer - 141./1 Era geral: quem fica vencido; isto no significa necessariamente perder o processo v. n. 2. Se por ex, autor impugnou a.a por ilegalidade e o T. deu razo ao particular anulando-o por falta de fundamentao. Se os vcios no impedem a renovao do acto, o acto pode ser renovado. Este art diz que se o autor invocou outras causas de invalidade que impedem a renovao do acto e tribunal no lhe deu procedncia, o Autor ficou vencido quando a esses fundamentos, mas isso no obsta a que continue a ter interesse em recorrer, com fundamento restrito a questo do vicio que o tribunal no deu como procedente. Continua a ter legitimidade para recorrer. Ficr vencido, no significa ficar decado na pretenso e que todos os pedidos cumulados sejam considerados improcedentes. N. 2 Situao em que o autor alegou vrios vcios, o T aceitou e anulou acto. A entidade publica demandada pode ter interesse em recorrer alegando que os vcios no se verificaram. Admite que acto ilegal mas no ilegal com o fundamento alegado. Se o acto for anulado apenas por falta de fundamentao, o acto poder ser renovado n. 3.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 105

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Pode haver situaes em que em rigor a parte no esta vencida, mas h nulidade da sentena, dando satisfao a sua pretenso, mas no apreciou a falta de pressuposto processual e cuja verificao teria obstando ao conhecimento do objecto do processo. Tinha de conhecer, ao tendo conhecido, h nulidade. Interesse da ampliaao do objecto do recurso: a parte venceu, no tem interesse em recorrer, mas a parte que ficou vencida pode recorrer e nesse recurso ataca a sentena, pelo que o objeto do recurso esta delimitado pela sentena. O recurso no vai poder ter por objecto as execpes dilatrias no conhecidas. Mas a outra parte que ganhou (recorrida) pode ter interesse em que seja apreciada a falta de pressuposto processual. Evitar que por fora da limitao do objecto de recurso (setena), o t recurso tambm no poderia conhecer da exceo dilatria!! Efeito perverso. Ex. sentena tribunal d 1 instancia ignorou as excepoes dilatrias (tinha de o fazer), mas deu razo a entidade que as invocou quanto aos factos invocados (decidiu sobre o fundo da causa). Autor recorre, e alega que violao da lei para o T de recurso. No objecto do recurso no esta a questo da competncia do tribunal porque o tribunal no se pronunciou sobre ela. Se no for possvel ampliar objecto do recurso, o tribunal de recurso no poderia apreciar essa questo, entrando direcatmente na apreciao do mrito e ate podia dizer que a primeira deciso esta errada e condena efectizao da RC numa stuaao em que o T nem era competente. O que se permite que o recorrido - no recorre -, porque a sentena lhe foi favorvel, mas tem interesse em ampliar o objecto de recurso na contestao ao recurso. Assim, o obejcto do recurso passa a abranger a execao dilatria, e tribunal comea logo por conhecer isto, nem sequer vai apreciar os fundamentos do recurso 684. A CPC. Efeitos dos recursos: i. Devolutivo devoluo atribuio da competncia decisria ao Tribunal e Recurso matria de facto e de direito ou s quanto matria de direito (R. de Revista) processos urgentes/cautelares 143. ii. Suspensivo para alm de atribui competncia, suspende.

N. 3 se efeito suspensivo do recurso crie situao de periculum in mora --- efeito devolutivo. N. 4 - incidente cautelar enxertado no recurso.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 106

CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO-B FDUCP


Quer o efeito suspensivo quer o efeito devolutivo podem causar danos, pelo que h que este art. visa acautela-los. Art. 684. B - sentena de recurso dirigido ao Tribunal que decide. Vai ser este que o vai apreciar, se o mesmo admissvel e se sim, emite despacho de admisso, notificando as partes para alegarem nos termos art. 144.. S depois de estarem reunidas todas as peas processuais, manda subir recurso ate ao T. de recurso. O requerimento tem de incluir as alegaes. 146. - objectivismo do contencioso administrativo. Da deciso que no admite recurso cabe sempre reclamao para o Tribunal ao qual o recurso dirigido. No recurso ataca-se a sentena o recorrente deve alegar que a sentena incorre em violao de lei, porque o acto administrativo tem estes vcios e a sentena no os deu por verificados. Possibilidade de despacho de aperfeioamento (146./4) Apesar de ter havido despacho interlocutrio, a sentena final apesar disso no ficou prejudicada pelo teor do mesmo, no h recurso da deciso final. S quando o d.i se traduza no coteudo da sentena 142/5 11 de Dezembro (3a) Aula 22 Resoluo de Casos Prticos. Teste 13 de Dezembro (5a) Aula 23 Resoluo de Casos Prticos.

Maria Lusa Lobo 2012/2013

Pgina 107

Potrebbero piacerti anche