Sei sulla pagina 1di 8

Direito Fiscal - IVA FDUCP

Hipteses Prticas de Direito Fiscal IVA Prof. Leonardo Marques dos Santos

1. Josefino Valdemar, acabado de se licenciar em Direito, aceitou convite para ser advogado estagirio numa sociedade de advogados em Portugal (na qual vai trabalhar a recibos verdes). Nestes termos, Josefino Valdemar precisa de saber se sujeito passivo de IVA.
A VI Directiva consagra a noo de sujeito passivo, para efeitos de IVA, como aquelas pessoas que, por exercerem uma actividade econmica, praticam com carcter continuado operaes tributveis. Como o Prof. Saldanha Sanches reala, ser sujeito passivo de IVA constitui uma condio para obter a desonerao fiscal quanto ao impacto econmico produzido pela incidncia do imposto ao longo de todo o circuito produtivo. Sujeito Passivo nos termos do art. 2 do CIVA assenta no centro de imputao do conjunto dos deveres de cooperao que viabilizam a cobrana de IVA. E so esses deveres de cooperao que lhe permitem desonerar-se de todo o imposto suportado, como j sucedia nos tradicionais impostos sobre o consumo por meio de repercusso. Deste modo, sendo Josefino uma pessoa singular, que de modo independente e com carcter de habitualidade exerce uma actividade de prestaes de servios considerado sujeito passivo para efeitos de IVA nos termos do art. 2/1 al. a) CIVA.

2. E se o Josefino Valdemar for antes trabalhar para a sociedade Portugal mais justo, Lda. com um contrato de trabalho? A presente hiptese apresenta a diferena face hiptese anterior que tendo Josefino um contrato de trabalho tal no preenche o requisito de que a actividade seja
exercida de um modo independente, pelo que o referido no considerado sujeito passivo de IVA nos termos do art. 2/1 al. a) CIVA.

3. O Estado sujeito passivo de IVA? Resulta da conjugao do art. 2 e do art. 3 que o Estado no considerado sujeito passivo no mbito do ius imperii, a no ser que ocorra distoro de concorrncia (art. 2/2) como no elenco do art. 2/3. Se o Estado actuar no exercendo os seus poderes de ius imperii j ser sujeito passivo.
Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 1

Direito Fiscal - IVA FDUCP

4. Uma sociedade de construo civil constri um anexo para arrecadao na sociedade Youve got to love IVA Lda.. Quem o sujeito passivo do Imposto? Nos termos do art. 2/1 al. a) CIVA o sujeito passivo poderia ser a pessoa colectiva uma vez que se encontram verificados os requisitos. Contudo, nos termos do art. 2/1 al. j) CIVA, o sujeito passivo o adquirente. Neste caso estamos perante uma situao de inverso do sujeito passivos, pois nos termos da al. a) o sujeito passivo seria o prestador de servios.

5. E se a sociedade Youve got to love IVA Lda. for uma sociedade residente em Espanha? Poder-se-ia colocar a questo de se estar perante uma inverso do sujeito passivo nos termos do art. 2/1 al. j) CIVA, contudo uma vez que a sociedade residente em Espanha no se pode aplicar (territrio nacional), pelo que o sujeito passivo ser o prestador de servios nos termos do art. 2/1 al. a) CIVA. 6. A empresa A uma sociedade que compra e vende refrigerantes e que agora arranjou trs novos fornecedores: um sedeado nas Canrias, um sedeado nos EUA e outro em Frana. A empresa A precisa de saber, tendo em conta os fornecedores referidos, se as aquisies efectuadas se devem qualificar como aquisies intra-comunitrias ou importaes de bens. O art. 3 do RITI no consagra uma resposta completa acerca da noo de aquisio intracomunitria. O art. 5 do RITI refere-se importao de bens consagrando a noo de pases terceiros (art. 1/2 al. c)) e de territrio terceiro (art. 1/2 al. d))
No sendo Frana uma excepo consagrada na al. c) ou na al. d) do art. 1/2 do CIVA, e sendo um Estado-Membro da Unio Europeia, estamos perante uma aquisio Intracomunitria. Por sua vez, as Canrias e os EUA referem-se a importaes de bens.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 2

Direito Fiscal - IVA FDUCP


7. A empresa A pergunta agora se, quando vende refrigerantes, deve seguir as regras da transmisso de bens ou de prestao de servios? Nos termos do art. 3/1 do CIVA estamos perante um caso de transmisso de bens. 8. E se vendesse electricidade? Nos termos do art. 3/2 do CIVA estamos perante um caso de transmisso de bens. 9. E se vendesse e-books? Uma vez que no se insere em nenhum dos casos previstos no art. 3 do CIVA referente s transmisses de bens consiste numa prestao de servios nos termos do art. 4 CIVA. 10. E o Josefino Valdemar, na qualidade de advogado, presta servios ou vende bens? Uma vez que no se insere em nenhum dos casos previstos no art. 3 do CIVA referente s transmisses de bens consiste numa prestao de servios nos termos do art. 4 CIVA. 11. E a doao de um computador afecto actividade da sociedade dot.hackers Lda. ao scio da sociedade? relevante para efeitos de IVA? Tal assenta numa transmisso de bens expressamente consagrado no art. 3/3 al. f) CIVA. 12. E se o computador for emprestado?

No existindo uma transmisso permanente estamos perante um caso de prestao de servios expressamente consagrado no art. 4/2 al. a) CIVA.
Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 3

Direito Fiscal - IVA FDUCP

13. Um sujeito passivo Portugus presta um servio de consultoria a um adquirente Espanhol, tambm ele sujeito passivo. Est sujeito a IVA portugus ou espanhol? Na presente hiptese estamos sob a questo de saber onde se localiza a operao. Tal encontra-se consagrado no art. 6/6 al. a) do CIVA. No presente caso existe uma prestao de servios, um sujeito passivo portugus contudo o requisito da sede, estabelecimento estvel, domiclio em Portugal no se encontra verificado, pelo que a operao no se localiza em Portugal, mas em princpio em Espanha. 14. E se for um sujeito passivo Italiano a prestar um servio a um sujeito passivo Portugus? Na presente hiptese e nos termos do art. 6/6 al. a) do CIVA a operao localiza-se em Portugal. 15. E se o adquirente for um particular com domiclio em Portugal, e o prestador um sujeito passivo Italiano com um estabelecimento estvel em Portugal? Na presente hiptese estamos no mbito do art. 6/6 al. b) do CIVA, sendo que estamos perante um particular, que no sujeito passivo. O caso nada nos diz acerca do facto de o prestador tenha no territrio nacional a sede da sua actividade, estabelecimento estvel ou na sua falta domicilio, ou seja o local a partir do qual os servios so prestados. No existindo sede nem estabelecimento estvel em Portugal a regra que a operao no localizada em Portugal. Contudo necessrio ter em considerao o art. 6/8 al. a) CIVA que se refere aos casos relacionados com imveis em que o consumo ocorre em Portugal. 16. A sociedade Portuguesa study no more, Lda. vendeu impressoras (que tinha no seu armazm em Portugal) sociedade no quiero estudiar
Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 4

Direito Fiscal - IVA FDUCP


ms, Lda. residente em Espanha. Sabendo que as impressoras foram transportadas para Espanha, onde se localiza a operao e onde vai efectivamente pagar IVA? Nos termos do art. 8 do RITI estamos perante uma aquisio intracomunitria de bens, que teve origem numa transmisso de bens isenta posteriormente pelo RITI. Nos termos do referido artigo, a operao no se localiza em territrio nacional. 17. A sociedade A vendeu refrigerantes empresa B, por 1.000. A este valor acresceram os custos de transporte, no montante de 200. Sobre que valor que deve aplicar IVA? Da conjugao do art. 16/1 e do art. 16/5 al. b) do CIVA resulta que sobre 1200 que o IVA deve incidir. 18. A empresa A, que compra e vende refrigerantes, suportou IVA nos seguintes encargos, que pretende deduzir: a. Compra de refrigerantes art. 19/1 al. a) e art. 20/1 al. a) CIVA b. Electricidade e gua consumidas nas suas instalaes art. 19/1 al. a) (bens incidncia objectiva) e art. 20/1 al. a) CIVA c. Electricidade e gua consumidas na residncia particular do scio art. 21/1 al. d) CIVA no. d. Na aquisio de sua frota automvel, composta por veculos de transporte de mercadorias e por um carro desportivo, topo de gama, que utilizado pelo scio da empresa A art. 21/1 al. a) do CIVA (transporte de mercadorias verificado; despesas no verificado)

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 5

Direito Fiscal - IVA FDUCP


e. Combustveis de toda a frota automvel art. 21/1 al. b) CIVA (depende do tipo: gasolina ou gasleo). f. Servios de limpeza, tanto das instalaes da empresa como da residncia do scio art. 19/1 al. a), art. 20/1 al. a) e art. 21/1 al. b) CIVA (instalao verificado; casa no verificado) 19. A Sra. Maria dos Quartos da Silva Chambres Rooms, arrenda casas para estudantes. A Sra. Maria dever acrescer IVA s facturas que passa aos seus inquilinos? Uma vez que no se insere em nenhum dos casos previstos no art. 3 do CIVA referente s transmisses de bens consiste numa prestao de servios nos termos do art. 4 CIVA. Sendo a Sra. Maria uma pessoa singular, que de modo independente e
com carcter de habitualidade exerce uma actividade de prestaes de servios considerado sujeito passivo para efeitos de IVA nos termos do art. 2/1 al. a) CIVA.

Nos termos do art. 9/29 al. a) CIVA conclui-se que se a Sra. Maria tiver a sua casa mobilada, por exemplo, ento encontra-se isenta; caso no tenha mobilado a soluo ser a inversa. 20. O enquadramento supra ser igual, caso a Sra. Maria dos Quartos da Silva Chambres Rooms arrende um apartamento ao Sr. Z T Legal que o utiliza como escritrio para a prestao de servios jurdicos? Sendo a Sr. Z T Legal uma pessoa singular, que de modo independente e com carcter
de habitualidade exerce uma actividade de prestaes de servios considerado sujeito passivo para efeitos de IVA nos termos do art. 2/1 al. a) CIVA, pelo que ir suportar o referido (IVA) a montante.

A hiptese das isenes encontra-se consagrada no art. 9/29 do CIVA: caso seja uma iseno completa, o IVA encontra-se escondido pelo que no se possvel deduzi-lo. S seria possvel deduzi-lo caso a factura consagrasse o seu valor, pelo
Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 6

Direito Fiscal - IVA FDUCP


que se se encontrar includo no preo da prestao de servios no ser possvel deduzi-lo. O Sr. Z T Legal poder sempre renunciar a esta iseno, uma vez que uma iseno m, nos termos do art. 12/4 CIVA. 21. O Sr. Bento Destroce, gestor de espaos urbanos, proprietrio de um parque de estacionamento com capacidade para 100 veculos. A actividade de locao dos espaos de estacionamento isenta de IVA? No, nos termos do art. 9/29 al. b) IVA 22. O Banco Show me the money S. A. concedeu um crdito ao Sr. Manuel Sem-Cheta. O juro cobrado pelo Banco deve ser acrescido de IVA ou no? Nos termos do art. 9/27 al. a) do CIVA estamos perante uma actividade financeira. 23. A factura emitida por uma sociedade Portuguesa a uma Sociedade Angolana pela venda de calado dever incluir IVA? O art. 14/1 al. a) do CIVA consagra os casos em que ocorre uma transmisso domstica no territrio nacional, sendo contudo o bem levado imediatamente para fora de Portugal. A presente hiptese omissa em relao a saber quem realiza a prestao, indicando mais a al. a) do art. 14/1 CIVA. No se aplica a al. b) do mesmo artigo uma vez que tal se refere a situaes em que existe uma transmisso intermdia, por exemplo o caso de uma sociedade portuguesa fazer uma transmisso domstica a um angolano que transportava imediatamente o bem para fora da comunidade. Em suma, a exportao no leva a IVA como at o devedor poder deduzir o IVA suportado a montante (isenes perfeitas).

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 7

Direito Fiscal - IVA FDUCP


24. A sociedade Exportadora Portuguesa de Sonhos e Saudade Lda. exportou, num dado exerccio, todos os seus produtos para as comunidades Portuguesas a residir nos Estados Unidos da Amrica. Nessa medida, no tendo IVA a entregar ao Estado, no lhe foi recuperar o valor do IVA deduzido. Poder a Exportadora Portuguesa de Sonhos e Saudade Lda. pedir o reembolso do IVA suportado a montante? Nos termos do art. 20 do CIVA as entidades que exportem (sem IVA nas facturas) podero deduzir o IVA suportado a montante. Contudo, uma vez que no exste factura com IVA tal no entregue ao Estado: mecanismo de reembolsos (no consegue deduzir o IVA mas pode ser reembolsado). Deste modo, existe reembolso nos termos do art. 22/6 do CIVA. Nota: existe um diploma especial a estabelecer um tratamento mais rpido segundo o Prof. Leonardo Marques dos Santos. Materiais: Cdigo do IVA e RITI http://europa.eu/legislation_summaries/taxation/l31057_pt.htm

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 8

Potrebbero piacerti anche