Sei sulla pagina 1di 3

Enoque o homem que andou, testemunhou e agradou a Deus.

Significados: Iniciante e Mestre Texto: Genesis 5:21-24

Introduo.
Enoque foi um homem de grande referncia por ter andando com Deus. Mas hoje eu quero fazer com que possamos aprender um pouco com a vida de Enoque. Quando Enoque gerou a Matusalm (O diluvio) a Bblia no nos relatava que ele j andava com Deus, a Bblia no especificava qual era a conduta de Enoque, mas poderamos entender que ele j era diferente, talvez j fosse separado. Podemos ver que no versculo 22, depois que Enoque gera seu filho e ele passa a andar com Deus, e esse andar com Deus dura 300 anos. Versculo 22 nos relata que: andou Enoque com Deus depois que gerou a Matusalem. Sabemos que o fato de andarmos com Deus no motivo que sejamos levados para o Senhor sem passar pela morte, Enoque teve algo a mais com o Senhor, Enoque foi alm de simplesmente andar com o Senhor. Atravs dessa pequena histria eu quero entrar em trs tpicos importantes na vida de um cristo.

1 Andar com Deus (Gn. 5:22).


O primeiro relato sobre essa passagem que a Bblia relata foi que Enoque, andava com Deus, ou seja, assim deve ser a vida do cristo, a minha e a sua vida! Devemos andar com Deus, andar com Jesus, sermos melhores amigos, compartilharmos todos os momentos com Ele, nossas alegrias, tristezas, sofrimentos, vitrias porque tudo por Ele e para Ele. Quando decidimos servir ao Senhor, quando entregamos nossa vida para Ele, samos do controle dela e a partir daquele momento, o momento em que voc se entrega a Jesus, Ele passa a ser o Senhor que conduz, que dita o que devemos o no fazer! No aceitar isso aps a converso a mesma coisa que dar um presente a algum e querer ensin-lo a usar da maneira que voc quer! um discipulado, o inicio de tudo, andar com Deus aprender dEle, se alimentar da Palavra, buscar em orao. Quando fazemos uma nova amizade, no conhecemos a pessoa no primeiro momento, temos a primeira impresso, o primeiro contato, o primeiro afeto mas pra ficarmos ntimos precisamos caminhar juntos, precisamos conversar, precisamos sair juntos, termos conversas, termos o particular.

Em nossas vidas no pode ser diferente, como na vida de Enoque no foi diferente, antes de qualquer coisa ele foi discipulado pelo Senhor, o Senhor o ensinou mais dEle, ele aprendeu a cada dia mais, adquiriu conhecimento, ficou intimo de Deus, tiveram conversas particulares, ele se separou somente para Deus sem se preocupar com as pessoas ao redor, e por isso de um dos significados do nome Enoque, Iniciante, ele teve um comeo, ele comeou do principio, como todos ns devemos fazer quando aceitamos a Jesus.

2 Foi testemunha de Deus.


Enquanto Enoque andava com Deus ele dizia: O Senhor est vindo com milhares de seus anjos para fazer justia contra os mpios. Ele ensinava isso a todos o que via, e quantos duvidaram do que Enoque testemunhava quantos zombavam do Evangelho que Enoque pregava, muitos desacreditaram, mas Enoque permaneceu firme na sua f, ele no olhou pra homens, ele olhou pro Senhor, em momento algum ele duvidou, ele creu at o fim. A bblia mais a frente relata que depois do nascimento de No, a arca foi construda, porque o Senhor estava farto da humanidade, e houve o diluvio, e todos o que duvidaram ficaram debaixo do juzo de Deus, morreram, mais antes de qualquer sinal, antes de No, antes de Lameque, Enoque anunciava que o Senhor estava vindo com milhares de seus anjos para fazer contra os mpios. Ele pregava isso, ele ensinava isso, as pessoas no acreditaram mais Enoque acreditou, por isso s o Enoque foi arrebatado, porque ele foi o nico que acreditou que o Senhor estava vindo. Assim devemos ser ns, testemunhas de Deus, testemunhas do que Jesus tem feito na minha e na sua vida! Testemunha do que Jesus tem feito na minha e na sua igreja! Devemos pregar o evangelho a toda criatura, testemunhando o poder de Cristo, testemunhando e mostrando o perdo de Deus para com os homens, a reconciliao entre ns e Deus atravs de Jesus. Para que da mesma forma que Enoque subiu, ns e outros milhares de pessoas possamos subir com Jesus na sua vinda triunfal.

2 Agradou a Deus.
Enoque visivelmente era um homem separado pra Deus, mas o real motivo de ele ter agradado a Deus, foi a SUA F! A bblia conta em Hebreus 11:5 Pela f Enoque foi arrebatado, de modo que no experimentou a morte; "e j no foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado", pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus. Hebreus 11:1 Ora, a f o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se no vem. Assim como Enoque, que a nossa f possa ser vista diante dos olhos do Pai, que atravs da nossa f, Deus possa continuar a sua obra iniciada nesse pais nessa cidade, no nosso bairro, na nossa rua etc. Que a f nossa possa mover montanhas, e que quando Deus olhar para ns Ele ache graa em nossa vida, que Ele se agrade das nossas atitudes e que atravs da nossa f, possamos agradar a Deus e buscarmos a cada dia mais a presena e o crescimento do reino e que possamos continuar divulgando o reino, andando, testemunhando e agradando a Deus.

CONCLUSO.
1 Tessalonicenses 4:16-17
Porque o mesmo Senhor descer do cu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitaro primeiro. Depois ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Voc comea a andar com Cristo agora, mais voc cr que Jesus est voltando, e voc comea a ensinar isso, depois de aprender isso com o Senhor, voc comea a ensinar, voc comea a pregar volta de Jesus, a Salvao, a libertao, o amor de Deus pelas nossas vidas, mas muitos no acreditam, muitos preferem ficar no mundo, muitos zombam, viram as costas, mais voc permanece firme em sua f, no desiste da sua caminhada. Mais antes que Jesus volte Ele vai mandar tocar as trombetas, e os que acreditam em Cristo sero arrebatados vivos como Enoque, subiro aos cus e desaparecero da terra, sero do Senhor sem passar pela morte.

Potrebbero piacerti anche