Sei sulla pagina 1di 10

INCOMPATIBILIDADE e IMPEDIMENTO.

A INCOMPATIBILIDADE (INC) a proibio total para o exerccio da advocacia. Para lembrar: quem INC no pode advogar J o IMPEDIMENTO (IMP) a proibio parcial para o exerccio da advocacia. O impedido pode advogar, mas sofre uma limitao. Vamos comear pelos incompatveis? Eles so vrios, vamos falar dos principais: 1.Presidente da Repblica, Governador do Estado, Prefeito e seus vices + Membros da Mesa do Poder Legislativo.; 2.Juiz de Direito, Juiz do Trabalho, Juiz Federal, Juiz de Paz. CUIDADO: O juiz eleitoral era incompatvel mas deixou de ser (Adin 1127-8). 3.Membros do Ministrio Pblico e dos Tribunais e Conselhos de Contas (Federais, Estaduais e Municipais); 4.Funcionrio Pblico com cargo ou funo de direo (se MANDA INCOMPATVEL); 5.Funcionrios do Poder Judicirio, Cartrio de Notas e Registros; 6.Atividade policial (direta ou indireta), civil/militar, federal/estadual/municipal; Membros da Mesa so INCOMPATVEIS ! 7.Militares (marinha, exrcito ou aeronutica), na ativa. OBS: se tiver aposentado no est mais incompatvel ! 8.Ocupantes de cargos/funes que tenham competncia Lanar, Arrecadar ou Fiscalizar TRIBUTOS /CONTRIBUIES PARAFISCAIS; 9.Diretor e gerente de instituio financeira pblica ou privada. Ex. Diretor do Ita, Gerente do Banco do Brasil. CUIDADO: a incompatibilidade permanece mesmo que o ocupante do cargo deixe de exerc-lo temporariamente. ISSO ANIMAL para cair ! At aqui tranqilo? Vimos os cargos INCOMPATVEIS, ou seja, os que tem PROIBIO TOTAL. Se o indivduo for INCOMPATVEL antes de se inscrever nos quadros da OAB (como adv ou como estagirio) NO PODER SE INSCREVER! Se ele j for advogado e se tornar INCOMPATVEL depois, tem que fazer a seguinte pergunta: o cargo DEFINITIVO ou TEMPORRIO? Se ele se tornar INCOMPATVEL depois de inscrito por CARGO DEFINITIVO ocorrer o CANCELAMENTO DA INSCRIO. ISSO ANIMAL !!!!! Se ele se tornar INCOMPATVEL depois de inscrito por um CARGO TEMPORRIO ocorrer o LICENCIAMENTO DA INSCRIO. FIQUE ESPERTO ! Exceo: NO SER INCOMPATVEL O DIRETOR DO CURSO DE DIREITO DE INSTITUIO DE ENSINO PBLICA (art. 28, 2) E ai gente, tudo tranquilo? Falamos at aqui dos casos de INCOMPATIBILIDADE, ok? Vamos falar de IMPEDIMENTO? Como ns tnhamos visto, o IMPEDIMENTO (IMP) a proibio parcial para o exerccio da advocacia. Portanto, o impedido poder advogar, mas sofrer LIMITAO.

O art. 30 do EA traz quem so e qual a limitao que sofrem. Funcionrio pblico (em geral) IMP CONTRA a Fazenda Pblica que o remunere ou a qual esteja vinculado. Lembre-se: FP X FP. Aqui o funcionrio pblico que no tem cargo ou funo de direo, ok? A PEGADINHA essa: FP com cargo ou funo de direo -> INCOMPATVEL. FP sem cargo ou funo de direo -> IMPEDIDO. Ex. Diretor do PROCON -> INCOMPATVEL. Assistente administrativo do PROCON -> IMPEDIDO. 2. Membros do Poder Legislativo, em seus diferentes nveis, so IMP CONTRA OU A FAVOR do servio pblico em geral. A PEGADINHA essa: membros do Legislativo que esto na MESA -> INCOMPATVEIS Os que no esto na mesa -> IMPEDIDO. Ex. Presidente do Senado Federal -> INCOMPATVEL. Senador Federal -> IMPEDIDO. EXCEO DO IMPEDIMENTO: Os docentes dos cursos jurdicos de Universidades Pblicas seriam impedidos ... mas no so !!! art. 30, p.. ATIVIDADE EXCLUSIVA: os Procuradores-Gerais, os Advogados-Gerais, Defensores-Gerais seriam incompatveis (art. 28, III) mas no so !!! Eles so exclusivamente legitimados para o exerccio da advocacia vinculada funo que exeram, durante o perodo da investidura. Vou trazer dois testes para vocs sobre INCOMPATIBILIDADE e IMPEDIMENTO, combinado? Veja a imagem e responda os testes ...

GABARITO DAS QUESTES DESAFIOS: 1 - A (art. 28, II, EA) 2 - C (I verdadeira, II falsa, III falsa, IV falsa e V verdadeira).

RGOS DA OAB
A OAB servio pblico, independente, dotada de personalidade jurdica e forma federativa. Segundo ADIN 3026, a OAB NO AUTARQUIA. considerado instituio pblica de categoria mpar. Instituio pblica sui generis. A OAB no mantm vnculo hierrquico ou funcional com rgos da Administrao Pblica. ISSO CAI: a OAB, por constituir servio pblico, tem IMUNIDADE TRIBUTRIA TOTAL com relao aos seus bens, servios e rendas. Cuidado! A imunidade tributria que antes no atingia a Caixa de Assistncia dos Advogados agora atinge, ok? Os atos conclusivos da OAB, salvo qdo reservados ou de administrao interna, devem ser publicados na imprensa oficial ou afixados no frum. Compete OAB (Conselho Seccional) fixar e cobrar de seus inscritos contribuies, preos de servios e multas. A OAB pode emitir CERTIDO DE DVIDA ATIVA referente aos seus crditos de contribuies, preos de servios e multas. Portanto CDA, que ttulo executivo extrajudicial, a OAB dever se valer da AO DE EXECUO contra o adv/est devedor. O pagamento da contribuio anual OAB ISENTA os inscritos ao pagamento obrigatrio da contribuio sindical. FIQUE ESPERTO! O cargo de conselheiro ou membro de diretoria de rgo da OAB de exerccio gratuito e obrigatrio e ser considerado servio pblico relevante, inclusive para fins de disponibilidade e aposentadoria. ISSO ANIMAL !!!! A OAB se divide em 4 rgos: a) CONSELHO FEDERAL; b) CONSELHO SECCIONAL; c) SUBSEO e d) CAIXA DE ASSISTNCIA DOS ADVOGADOS. Vamos comear com o CONSELHO FEDERAL? rgo supremo da OAB, com sede no Distrito Federal. O CONSELHO FEDERAL o ltimo grau recursal na OAB. Algumas competncias do CF: a) representar os interesses coletivos ou individuais dos advogados; b) dispor sobre a identificao dos inscritos na OAB e sobre os smbolos privativos; c) autorizar, pela maioria absoluta das delegaes, a alienao ou onerao de seus BENS IMVEIS. ATENO: no caso de transferncia de bens ou recurso de um Seccional para outro ser necessria autorizao do Federal Vamos para o CONSELHO SECCIONAL? Tem jurisdio sobre os respectivos territrios dos Estados-membros, do Distrito Federal e dos Territrios.

Os ex-presidentes do Conselho Seccional e o Presidente do Instituto dos Advogados, nas sesses, tero somente DIREITO A VOZ. Algumas competncias do CS: a) criar e intervir (qurum 2/3) as Subsees e a Caixa de Assistncia dos Advogados; b) julgar em recurso as decises do seu Presidente, do TED, Diretoria, Subsees e Caixa de Assistencia dos Advogados; c) fixar a tabela mnima de honorrios advocatcios; d) definir o traje dos advogados; d) definir a composio e o funcionamento e escolher os membros do Tribunal de tica e Disciplina; e) eleger as listas do quinto constitucional para os tribunais estaduais, vedada a incluso de membros de rgos da OAB A alienao ou onerao de bens imveis do CONSELHO FEDERAL se d por aprovao da maioria das delegaes. A alienao ou onerao de bens imveis do CONSELHO SECCIONAL se d por aprovao da maioria dos membros efetivos. OLHA S ... A alienao ou onerao de bens imveis do CONSELHO SECCIONAL se d por aprovao da maioria dos membros efetivos. Vamos falar de SUBSEO agora? Ela um rgo regional, que pode ser igual, maior ou menor que um municpio. Ser criada pelo Conselho Seccional. O requisito para criao que na regio onde vai ser criada tem que ter no mnimo 15 advogados. Agora o quarto e ltimo rgo da OAB: Caixa de Assistncia dos Advogados. o rgo social da OAB e tem personalidade jurdica prpria. Ser criada pelo Conselho Seccional quando este dispuser de mais de 1.500 advogados inscritos em sua rea territorial. A CAA ficar com metade da receita das anuidades recebidas pelo Conselho Seccional, depois de descontadas as dedues regulamentares. Se for extinta ou desativada a CAA o seu patrimnio se incorporar ao patrimnio do Conselho Seccional. A CAA rgo estadual. Lembra da aula: em So Paulo tem a CAASP, no Rio Grande do Sul a CAARS, no Rio de Janeiro a CAARJ Em Santa Catarina a CAASC, no Mato Grosso a CAAMT e em Gois ?!?!? A CASAG ... no a CAAGO ein !!! Fique esperto ! A Coordenao Nacional das Caixas rgo composto pelo presidente das CAAs e tem funo principal de assessoramento do Conselho Federal da OAB para poltica nacional de assistncia e seguridade dos advogados.

Respostas das questes desafio: alternativa B (nas duas)! ROTEIRO DE ESTUDO EM TICA = pelo Provimento 15% da prova, ou seja, ao menos 10 das 80 questes do Exame Nacional da OAB. 1) Inscrio Definitiva em um dos 27 Conselhos Seccionais, Suplementar em outro Conselho exigida a partir de 06 causas com interveno judicial e, por transferncia da definitiva de um Estado para outro, art. 8 a 14 do EAOAB e art. 20 a 26 e 32 a 36 do RG. 2) Licena por requerimento justificado, por doena mental curvel e por passar a exercer atividade incompatvel em carter provisrio, art. 12 do EAOAB. 3) Cancelamento por morte, excluso, requerimento, perda de qualquer um dos requisitos necessrios para inscrio previstos no art. 8 do EAOAB, declarao de inidoneidade e passar a exercer atividade incompatvel em carter definitivo, art. 11 do EAOAB. 4) Nova inscrio possvel sem exigncia de nova aprovao em exame de ordem, art. 11 2 do EAOAB, desde que comprove capacidade civil; no exercer atividade incompatvel; idoneidade e prestar compromisso perante OAB. 5) Impedimento ou proibio parcial do art. 29 e 30 do EAOAB, art. 17 e 18 do CED. Incompatibilidade ou proibio total do art. 28 do EAOAB e art. 8 do RG. Os incompatibilizados em carter definitivo devem cancelar o registro e em carter temporrio devem requerer licena. 6) Atividades Privativas da Advocacia so as atividades de consultoria, assessoria e direo jurdicas, visto os atos e contratos constitutivos de pessoas jurdicas e a postulao a rgo do Poder Judicirio, exceto HC, Juizados Especiais, Justia do Trabalho e de Paz. vedada a divulgao de advocacia em conjunto com outra atividade, art. 1 ao 4 do EAOAB e art. 1 ao 7 do RG. 7) O advogado indispensvel administrao da Justia art.2 do EAOAB e art.2 CED, no seu ministrio privado o advogado presta SERVIO PBLICO e exerce FUNO SOCIAL e no processo judicial seus atos constituem munus publicus. Estagirio inscrito mediante capacidade civil; ttulo de eleitor e quitao do servio militar, se brasileiro; no exercer atividade incompatvel com a advocacia; idoneidade moral e prestar compromisso perante o conselho, alm do estgio profissional com mnimo de 300 horas, art. 9 e 34, XXIX do EAOAB e art. 27 a 31 do RG. 9) Sociedade de Advogados, art. 15 a 17 do EAOAB, art. 37 a 43 do RG, art. 17 e 18 do CED, os advogados podem reunir-se em sociedade de prestao de servio de advocacia com Personalidade Jurdica e registro no Conselho Seccional da OAB. 10) Advogado empregado art. 18 a 21 do EAOAB, art. 11 a 14 e 45 do RG, a condio de empregado no reduz a iseno tcnica e nem reduz a independncia profissional por ser direito do advogado. 11) Procurao: em regra por escrito e outorga poderes gerais. O advogado pode Substabelecer os poderes que lhes foram outorgados com ou sem reservas de poderes sem anuncia do cliente, apenas o substabelecimento sem reservas deve ser notificado ao cliente, art. 5 do EAOAB, art. 8 a 24 do CED e art. 6 do RG. 12) Honorrios Advocatcios, art. 22 a 26 do EAOAB, art. 35 e 38 do CED e art. 14, e 111 do RG, podem ser Convencionados entre as partes ou Arbitrados pelo juiz quando acordado verbalmente/no estipulado (pagos pelo cliente) e Sucumbenciais no xito da ao (pagos pela parte contrria), art. 22 do EAOAB. Podem ainda ser Ad exitum

ou Pr xito; por participao em bens do cliente; Quota Litis. 13) Publicidade: deve ser moderada, discreta e de cunho informativo, o que excluir a publicidade mercantil. obrigatrio o nome, nmero da OAB e endereo completo. vedado referir causas, clientes, antigas funes ou ocupaes, art. 28 a 34 do CED e Provimento n. 94/00; 14) Direitos ou Prerrogativas art. 6 e 7 do EAOAB, art. 15 a 19 do RG e art.4 pargrafo nico do CED. Recomendase aos candidatos decorar tais artigos em razo da importncia dos mesmos prova. 15) Deveres art. 31 a 33 do EAOAB, art. 2 ao 7; 12, 20, 25 a 27, 44 a 46 do CED, preservar em sua conduta a honra, a nobreza e a dignidade da profisso, zelando pelo seu carter de essencialidade e indispensabilidade. Deve manter o sigilo profissional. 16) Processos OAB, art. 68 e 69 do EAOAB, h o processo disciplinar e o processo em geral. Aplicam-se subsidiariamente ao processo disciplinar as regras da legislao processual penal comum e aos demais processos, as regras do procedimento administrativo comum e da legislao processual civil, nessa ordem. Todos os prazos nos processos em geral da OAB so de 15 dias. 17) Recursos, art. 75 a 77 do EAOAB, art. 60 do CED e art. 137 a 144 de RG, cabe recurso ao Conselho Federal das decises definitivas proferidas pelo Conselho Seccional no unnimes ou Unnimes. Cabe recurso ao Conselho Seccional das decises proferidas por seu Presidente; pelo Tribunal de tica e Disciplina; pela Diretora da Subseo e pela CAASP. 18) Sanes e Infraes art. 34 a 43 do EAOAB e art. 59 do CED, a excluso cabe para 03 suspenses, crime infamante, inidoneidade e, fazer falsa prova de qualquer dos requisitos para inscrio na OAB. A Suspenso de 30 dias a 12 meses cabe para aquele que prestar concurso a clientes ou a terceiros para realizao de ato contrrio lei ou destinado a fraud-la; solicitar ou receber de constituinte qualquer importncia para aplicao ilcita ou desonesta; receber valores, da parte contrria ou de terceiro, relacionados com o objeto do mandato, sem expressa autorizao do constituinte; locupletar-se, por qualquer forma, custa do cliente ou da parte adversa, por si ou interposta pessoa; recusar-se, injustificadamente, a prestar contas ao cliente de quantias recebidas dele ou de terceiros por conta dele; deixar de pagar as contribuies, multas e preos de servios devidos OAB, depois de regularmente notificado a faz-lo; reter, abusivamente, ou extraviar autos recebidos com vista ou em confiana; incidir em erros reiterados que evidenciem inpcia profissional; manter conduta incompatvel com a advocacia e, em caso de reincidncia de infrao disciplina. A Censura ou Advertncia cabem para mais de 100 tipos de infraes, sendo que a advertncia e aplicada como substitutiva da censura quando o advogado gozar das atenuantes do art. 40 do EAAOAB. A Multa de 01 a 10 anuidade agravante de suspenso, censura ou advertncia e sempre cumulativa, portanto no cabe exclusivamente. 19) Processo Disciplinar art. 70 a 74 do EAOAB e art. 49 a 65 do CED sigiloso, exceto para autoridade judiciria. instaurado por representao no annima ou de ofcio pela OAB. O local da instaurao o mesmo da instruo e distinto do local da deciso de 1 grau proferida pro Turma do TED exceto excluso que por 2/3 do Conselho Seccional. O 1 Relator comanda o processo at razes finais no tem poder de deciso e Conselheiro da OAB, o 2 Relator tem poder deciso e no precisa ser conselheiro. Da deciso de 1 grau cabe recurso para o Conselheiro Seccional, exceto excluso com recurso para o Conselho Federal. 20) Prescrio do Processo Disciplinar art. 43 do EAOAB e Smula 01/11 do Conselho Pleno da OAB, ocorre em 05 anos contados da constatao oficial do fato, considerada a data do protocolo da representao ou a data das declaraes do interessado tomadas por termo perante rgo da OAB, mas quando a instaurao do processo disciplinar se der ex officio, o termo a quo coincidir com a data em que o rgo competente da OAB tomar

conhecimento do fato, seja por documento constante dos autos, seja pela sua notoriedade. o qual ser interrompido nas hipteses dos incisos I e II do 2 do art. 43 do EAOAB, voltando a correr por inteiro a partir do fato interruptivo. 21) A prescrio intercorrente de que trata o 1 do art. 43 do EAOAB, aplicada de ofcio ou a requerimento da parte interessada e verificada pela paralisao do processo por mais de trs (3) anos sem qualquer despacho ou julgamento, interrompida e recomea a fluir pelo mesmo prazo, a cada despacho de movimentao do processo. 22) Interrompe a Prescrio pela instaurao do processo disciplinar ou notificao vlida feita diretamente ao representado e pela deciso condenatria recorrvel de qualquer rgo julgador da OAB. 23) Reviso do Processo Disciplinar por erro de Julgamento ou por condenao baseada em falsa prova, art. 73, 5 do EAOAB e art. 61 do CED 24) Reabilitao Disciplinar: aps 01 ano do cumprimento de qualquer pena, art. 41 do EAOAB. Quando a sano disciplinar resultar da prtica de crime, o pedido de reabilitao depende tambm da correspondente reabilitao criminal. 25) OAB, art. 44 a 66 do EAOAB, art. 44 a 157 do RG, a OAB tem estrutura federativa composta por 04 rgos sendo 01 Conselho Federal, 27 Conselhos Seccionais, Caixas criadas pelos Conselhos Seccionais a partir de 1.500 advogados e, Subsees criadas pelos Conselhos Seccionais a partir de 15 advogados e com 100 advogados pode ter Conselho Subseccional. A OAB no mantm vnculo com qualquer rgo da administrao pblica. A OAB goza de imunidade tributria em relao aos seus bens, rendas e servios. Compete OAB fixar e cobrar a contribuio, preos de servios e multas. O cargo de Conselheiro ou Diretor sem remunerao e os empregados so celetistas. Tem legitimidade para agir judicial e extrajudicialmente contra qualquer pessoa que infringir as disposies desta Lei o Presidente do Conselho Federal, o Presidente do Conselho Seccional e o Presidente da Subseo da OAB. 26) O Conselho Federal art. 51 a 54 do EAOAB formado por 27 Delegaes representantes dos Estados e Distrito Federal, cada uma com 03 Conselheiros Federais, com direito a 01 voto e o presidente do Conselho Federal tem direito ao voto de qualidade usado para desempate, apenas na eleio deste presidente todos os 81 Conselheiros Federais votam. 27) O Conselho Seccional art. 56 a 59 do EAOAB composto por Conselheiros em nmero proporcional aos seus inscritos segundo o Regulamento Geral, mnimo de 24 e mximo de 60, sendo que at 3000 mil inscritos h o mnimo de 24 Conselheiros, todos com direito a voto. 28) Ao Conselho Subseccional, quando existir, cabe editar e modificar Regulamento Interno a ser referendado pelo Conselho Seccional e Resolues Internas. instaurar e instruir processos disciplinares. Receber pedido de inscrio de advogados e estagirios emitindo parecer prvio para deciso do Conselho Seccional, art. 60 1 61 do EAOAB. 29) A Caixa de Assistncia dos Advogados art. 62 do EAOAB criada pelo Conselho Seccional com o mnimo de 1.500 advogados tem a finalidade de prestar assistncia ao advogado, pode promover a seguridade complementar mediante contribuio obrigatria devida pelos inscritos a ser definida pelo Conselho Seccional. Cabe Caixa a metade (50%) da receita das anuidades, aps as dedues regulamentares obrigatria. Em caso de extino ou fechamento, seu patrimnio se incorpora ao do Conselho Seccional respectivo. 30) Nas Eleies na OAB, art. 63 a 67 do EAOAB, pode ser candidato aquele que comprovar o mnimo de 5 anos de exerccio efetivo da profisso; estar em situao regular junto OAB; no ocupar cargo exonervel; no ter sido condenado por infrao disciplinar, salvo reabilitao.

31) A Diretoria de todos os rgos da OAB composta por Presidente, Vice-Presidente, Secretrio Geral, Secretrio Adjunto e Tesoureiro. _____________ EAOAB = Lei n. 8.906/94 RG = Regulamento Geral do EAOAB CED = Cdigo de tica e Disciplina ATUALIZAO em TICA: No ano de 2013 at 04/11/13 foram publicados 06 PROVIMENTOS DA OAB e 03 RESOLUES PROVIMENTO: 156/2013 = 01 de novembro de 2013 Altera o art. 2, o 3 do art. 7, o caput do art. 8, acrescido do pargrafo nico, o caput do art. 9, acrescido do 3, o caput do art. 10, acrescido dos 1 e 2, e os 3 e 4 do art. 11, acrescido do 5, do Provimento n. 144/2011, que "Dispe sobre o Exame de Ordem". PROVIMENTO N 155/2013 = 05 de agosto de 2013 Acrescenta o inciso V do 3 do art. 1 do Provimento n. 122/2007, que "Regulamenta o Fundo de Integrao e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados - FIDA". PROVIMENTO N 154/2013 = 01 de julho de 2013 Altera o caput e acrescenta o pargrafo nico do art. 6 do Provimento n. 113/2006- CFOAB, que "Dispe sobre a indicao de advogados para integrar o Conselho Nacional de Justia e o Conselho Nacional do Ministrio Pblico, na forma da Constituio Federal". PROVIMENTO N 153/2013 = 10 de abril de 2013 Acrescenta o 11 ao art. 8 do Provimento n. 102/2004-CFOAB, que "Dispe sobre a indicao, em lista sxtupla, de advogados que devam integrar os Tribunais Judicirios e Administrativos". PROVIMENTO N 150/2013 = 13 de maro de 2013 Revoga o pargrafo nico do art. 2 do Provimento n.144/2011, que "Dispe sobre o Exame de Ordem", e acrescenta-lhe o art. 2-A. PROVIMENTO N 152/2013 = 13 de maro de 2013 Altera o caput e revoga o inciso V do art. 3, alterando, ainda, o art. 7 do Provimento n. 113/2006, que "Dispe sobre a indicao de advogados para integrar o Conselho Nacional de Justia e o Conselho Nacional do Ministrio Pblico, na forma da Constituio Federal". RESOLUO N 3/2013 = 09/09/13 Acrescenta inciso e renumera o inciso V do art. 94 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei 8.906/1994) RESOLUO N 02/2013 = 10/06/13 Altera o caput dos arts. 56 e 57 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei 8.906/1994). RESOLUO N 1/2013 = 10/06/13 Altera o caput do art. 71, o caput do art. 72, com acrscimo dos 1 e 2, e o caput do art. 76 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei n. 8.906/1994), instituindo a distribuio automtica, mediante sorteio eletrnico, dos processos no mbito do Conselho Federal da OAB.

Potrebbero piacerti anche