Sei sulla pagina 1di 19

Universidade de Braslia Instituto de Cincia Poltica LISTA DE EXERCCIOS (Unidade I) Monitoria de Introduo a Cincia Poltica: 2/2013 E-mail: monitoriaicpunb@gmail.

com

SCHMITTER Questo 01) Baseado na leitura do texto Reflexes sobre o Conceito de Poltica de Philippe C. Schmitter, leia atentamente as proposies a seguir e assinale a alternativa CORRETA. a) A Cincia Poltica, apesar do nome, uma esfera do saber essencialmente da rea de humanas e, portanto, distancia-se do rigor cientfico adotado pelas disciplinas ditas exatas. Assim, h pouca ou quase nenhuma preocupao com dados e mtodos. b) Schmitter aponta que a Cincia Poltica contempornea difere-se por duas qualidades: a vontade de ser cientfica e a delimitao clara do objeto de estudo. Como a demonstrao rigorosa gera, por si s, confiana entre os acadmicos, o autor admite que a primeira qualidade suficiente para a Cincia Poltica, sendo a segunda distino uma caracterstica adicional. c) A primeira qualidade levantada por Schmitter refere-se preocupao terico-metodolgica adotada pela Cincia Poltica na anlise do seu objeto de estudo. Ou seja, ao trabalhar com os casos, o cientista poltico busca respeitar dados e evita afirmar verdades indiscutveis, no sem antes ter havido uma demonstrao rigorosa dos resultados. d) Na tentativa de delimitar a disciplina, Schmitter restringe as abordagens utilizadas pelos autores de Cincia Poltica a: instituies, recursos, decision-making e processos e) No texto Reflexes sobre o conceito de Poltica, so apresentadas ainda as definies especficas relacionadas a cada campo de investigao da Poltica. No texto, so analisadas apenas essas: o Estado ou Governo; Poder, Influncia ou Autoridade; Resoluo no-violenta dos conflitos.

Questo 02) Ainda com relao ao texto utilizado na questo anterior, leia as alternativas a seguir e indique a INCORRETA. a) A Poltica pode ser entendida como o estudo do Estado ou do Governo, porm, as abordagens mais atuais tendem a no se limitar a esses. Dessa forma, a anlise do campo poltico pelas suas instituies pode incluir tambm outras organizaes, como os partidos. b) Numa outra delimitao, a Poltica pode ser o estudo dos meios utilizados por determinados atores. Esses recursos so divididos em trs: poder, influncia e autoridade. Analisar o fenmeno do poder estaria relacionado ao estudo da fora fsica, ou da capacidade de coagir outras pessoas. A influncia, por outro lado, relaciona-se com as estruturas de hierarquia, por exemplo aquela pessoa que se faz obedecer voluntariamente. Por ltimo, a autoridade seria uma dimenso mais abstrata do ato de dominar, para alm do uso da violncia, utilizando-se de persuaso e convencimento. c) O papel da Cincia Poltica poderia ser, tambm, a anlise dos processos, ou seja, das razes pelas quais determinada deciso foi tomada. A esse estudo d-se o nome de Policy-formation. d) Por outro lado, h alguns estudiosos que preferem estudar a Poltica segundo a sua funo, ou seja, a Resoluo no-violenta de conflitos. Assim, a Poltica deveria buscar meios de solucionar impasses, sem que um dos conflitantes seja levado destruio. e) Duas condies so necessrias para um ato ser considerado poltico. Primeiro, ele deve ser polmico. No entanto, a segunda condio determina que, de alguma forma, os atores sejam integrados, de forma a reconhecerem suas limitaes.

Questo 03) Imagine que Politeio, um cientista poltico, tenha descoberto uma nova civilizao, os ICPerianos. Empolgado, o cientista decide analisar a estrutura poltica dessa sociedade segundo as concepes apresentadas no texto Reflexes sobre o conceito de Poltica, de Philippe C. Schmitter. Considerando essa situao e aplicando as ideias do texto, marque a alternativa CORRETA. a) Um estudo em que Politeio analise, metodologicamente, as fechaduras utilizadas nos prdios que so a sede do governo ICPeriano consegue satisfazer as duas qualidades da Cincia Poltica contempornea.

b) Aproveitando o momento, Politeio decidiu analisar como o governante, por meio da fora fsica e de uma estrutura rgida de dominao, consegue ser obedecido pelos sditos. Nessa situao, seria correto supor que a Poltica estaria sendo analisada pela abordagem institucional. c) Ao passear por esse novo mundo, Politeio descobriu um lugar onde os governantes se reuniam para decidir o que seria melhor para a sociedade. Encantado com esse fato, o cientista se props a analisar quais os motivos e quais os atores que foram influentes para a tomada de deciso. O cientista est, portanto, analisando a Poltica segundo os seus recursos. d) Se Politeio resolver observar a organizao do Estado ICPeriano, com enfoque na sua administrao direta e indireta, estar realizando uma abordagem da Poltica segundo os seus processos. e) Suponha um conflito pela posse de uma terra entre dois fazendeiros ICPerianos, o Sr. Avritzer e o Sr. Macfarlane. Quando consultado sobre a melhor deciso poltica a ser tomada para solucionar esse impasse, Politeio opinou dizendo que Macfarlane deveria contratar algum para matar Avritzer. Embora essa soluo pudesse dar fim ao conflito naquele momento, no deu-se por meio da funo da Poltica.

WEBER Questo 04) Com base em sua leitura do texto A Poltica como Vocao, de Max Weber, assinale a seguir a alternativa CORRETA. a) Para Max Weber, no se pode definir o Estado a partir do contedo do que faz, seno pelo meio que lhe prprio e nico: o uso da fora fsica. Assim, o Estado weberiano consiste na comunidade humana que se atribui exitosamente o monoplio da violncia legtima nos limites de um territrio definido. b) Segundo Max Weber, na contemporaneidade o Estado a fonte nica do direito de recorrer fora. Isso significa que, alm da guarda real, nenhuma instituio consegue, sob circunstncia alguma, assumir o emprego da coao fsica. c) Apesar da polissemia do conceito de poltica, Max Weber, com vistas ao propsito de seu texto, limita o entendimento de poltica ao conjunto de esforos tendentes a participar da diviso de poder, influenciando sua diviso, seja entre Estados, seja entre grupos num Estado. Alm disso, o autor assinala que s participam da poltica os polticos profissionais e aqueles que buscam o poder pelo poder.

d) Para Weber, utilizar-se do caminho da poltica o nico meio de alcanar a salvao eterna. Isso porque a poltica se caracteriza por ser um ambiente no qual o bem gera o bem e o mal, o mal. Dessa forma, comprometer-se com os instrumentos da poltica condio sine qua non para aquele que deseja aproximar-se de Deus. e) Weber traa um paralelismo entre formao do Estado moderno e desenvolvimento da empresa capitalista, destacando a expropriao dos poderes autnomos privados e expropriao gradual dos produtores autnomos. J no Estado contemporneo, realiza-se plenamente a separao entre os recursos materiais e os funcionrios e trabalhadores na organizao administrativa.

Questo 05) Com base em sua leitura do texto A Poltica como Vocao, de Max Weber, e suas consideraes sobre a vocao poltica e sobre as ticas da poltica, assinale a seguir a alternativa CORRETA. a) Para Max Weber, trs qualidades decisivas para o poltico so a paixo, a sensao de responsabilidade e o sentido de pertencimento. Este faz com que os polticos reconheam seus lugares nos espaos polticos e consigam compartilhar valores com os demais cidados. b) Max Weber considera que a paixo, entendida como a devoo apaixonada por uma causa, autntica e, portanto, suficiente para a completude do homem poltico. Isso porque o poltico abnegado e devoto a uma ideia pode, devido a sua postura enrgica e genuna, prescindir de outras qualidades. c) O sentido dos limites considerado por Weber um dos vcios da atividade poltica e pode levar vaidade. Isso porque o poltico que se limita a seus prprios interesses ao invs de advogar pelo bem comum busca to-s sua exaltao pessoal e perde seu vnculo com a realidade. d) A ao pode orientar-se, para Weber, rumo a uma tica da responsabilidade ou rumo a uma tica da convico. O partidrio da tica da responsabilidade conta com os defeitos humanos e no se sente em condies de lanar a outros a responsabilidade pelas conseqncias de sua prpria ao. J o partidrio da tica da convico s se sentir responsvel pela necessidade de zelar pela pureza da doutrina a fim de que ela no perea. e) Como o partidrio da tica da convico s se sente responsvel pela necessidade de zelar pela sua doutrina e o partidrio da tica da responsabilidade sente que deve prestar contas das conseqncias previstas das prprias aes, possvel afirmar que uma tica exclui a outra.

Assim, o homem com vocao para a poltica, a fim de no cair na vaidade, deve optar exclusivamente pela tica da responsabilidade.

Questo 06) Com base em sua leitura do texto A Poltica como Vocao, de Max Weber, e suas consideraes sobre as bases legitimadoras da dominao, assinale a seguir a alternativa CORRETA. a) A dominao legal d-se em virtude de estatuto, baseando-se na ideia bsica de que qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto forma. A associao dominante eleita ou nomeada e o quadro administrativo composto por funcionrios. Um exemplo desse tipo de dominao pode ser encontrado na dominao da empresa capitalista moderna, a qual, tendo sua ordenao parcialmente prescrita pelo Estado, pode tambm ser classificada como heternoma. b) A dominao carismtica d-se em virtude da crena na santidade das ordenaes e dos poderes senhoriais h muito existentes. Tal dominao pode ser encontrada, em seu tipo mais puro, na dominao patriarcal. A associao dominante de carter comunitrio e obedece-se pessoa devido a sua dignidade prpria, santificada pela tradio. Nessa dominao, o poder legtimo de mando do servidor particular regulado caso a caso pela discrio do senhor. c) A dominao tradicional d-se em virtude da devoo afetiva pessoa e a seus dotes sobrenaturais. Tal dominao pode ser encontrada em seu tipo mais puro na dominao do profeta, do heri guerreiro e do grande demagogo. A associao dominante de carter comunitrio, na comunidade ou no squito. Nela, o quadro administrativo escolhido segundo carisma e vocao pessoais, no devido qualificao profissional, posio ou dependncia pessoal. d) H dois tipos de estrutura de dominao tradicional: i) estrutura puramente patriarcal de administrao os servidores, sendo pessoas de posio prpria que lhes angaria proeminncia social, esto investidos do cargo ou possuem direito prprio do cargo (exemplos: cavaleiros que serviam ao senhor feudal, nobreza etc.); ii) estrutura estamental de administrao: os servidores so recrutados em completa dependncia pessoal do senhor (exemplos: escravos, eunucos, plebeus, favoritos etc.). e) Enquanto que na relao de dominao tradicional h uma relao entre o senhor (aquele que ordena) e os sditos (aqueles que obedecem), na dominao carismtica tal relao se d entre o lder e o apstolo. No entanto, sditos e apstolos convergem no sentido de que ambos ocupam o quadro administrativo em funo de sua formao profissional e nele procedem sob o dever objetivo do cargo.

ARENDT Questo 07) De acordo com o texto Sobre a violncia, de Hannah Arendt, leia os trechos abaixo e marque a alternativa CORRETA: Pargrafo nico. Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. (Constituio Federal, Ttulo I, artigo 1) Os participantes das manifestaes ocorridas no Distrito Federal reclamam da postura da Polcia Militar (PM) durante e aps a ao. De acordo com eles, policiais utilizaram fora excessiva para liberar as vias ocupadas. (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-06/manifestantes-reclamam-de-violenciapolicial-em-manifestacao-no-df) a) Por meio das eleies, o povo investe determinadas pessoas de autoridade para represent-lo. A autoridade, por sua vez, implica na capacidade de se fazer obedecer, incluindo o uso de variados recursos, tais como a persuaso e mesmo o uso de represso violenta em manifestaes populares. b) Para Arendt, o conceito de fora pode se relacionar, por exemplo, intensidade da violncia empregada por uma ao policial ou pelos prprios manifestantes. O lado que tiver os instrumentos de coero mais efetivos se torna o mais poderoso. c) O Estado pode fazer uso do poder para impor medidas e decises. Ele s precisa que esse uso seja justificado, como na ao violenta de um policial para conseguir preservar o patrimnio do pas ou em um contexto de autodefesa. d) A ideia de que o poder emana do povo est de acordo com a concepo de poder arendtiana, no sentido de que os nmeros (populao) so responsveis por dar o apoio s aes dos governantes, principalmente atravs das eleies, conferindo legitimidade ao sistema poltico. e) O uso de violncia para conter manifestaes sinaliza o enfraquecimento do poder do Estado. Ao analisar situaes polticas concretas, Arendt percebe que poder e violncia so opostos e nunca so vistos juntos, sendo que um representa a destruio do outro.

Questo 08) De acordo com o texto Sobre a violncia, de Hannah Arendt, leia o trecho abaixo e marque a alternativa INCORRETA:

O ensaio de Arendt foi escrito entre 1968 e 1969, datas que evocam experincias polticas cruciais, como o aumento acelerado do processo tecnolgico no que respeita produo dos meios de violncia e ao temor de uma guerra nuclear. Outras experincias foram a progressiva reduo da poltica administrao e o aumento dos problemas cotidianos das sociedades de massas, tais como a desintegrao dos servios pblicos e a crescente brutalidade e ineficcia da polcia, entre outros. (Poder e violncia no pensamento de Hanna Arendt, Andr Duarte) a) A burocratizao, como um domnio de um sistema intrincado de departamentos, reduz o exerccio da poltica a atos administrativos. Arendt se ope a esse processo, assim como a equivalncia de poder e coero. Ela retoma a poltica como um exerccio dentro da esfera pblica, inspirando-se na gora da cidade-Estado ateniense. b) Para Arendt, a burocracia pode ser classificada como o domnio de Nngum, no qual as responsabilidades para determinados atos sempre so transferidas para outros departamentos ou instncias. c) O totalitarismo, ou terror, uma forma de governo que se manifesta quando a violncia destri de tal modo o poder que busca efetivar o controle total, a ponto de se voltar contra seus prprios amigos e apoiadores. O totalitarismo o nico capaz de se manter por perodos prolongados no governo mesmo sem qualquer base de poder. d) A capacidade de um lder totalitrio de provar a si mesmo, de convencer outras pessoas, uma propriedade individual que corresponde ao conceito de vigor. Os implementos da violncia podem ser utilizados para ampliar esse vigor natural ou at mesmo substitu-lo. e) Quando um governo se v em crise e substitui o poder pela violncia, pode ser capaz de obter a vitria contra opositores. No entanto tal deciso arriscada, pois pode abalar ainda mais a estrutura governamental, uma vez que o uso de violncia diminui o poder.

Questo 09) De acordo com o texto Sobre a violncia, de Hannah Arendt, leia o trecho abaixo e marque a alternativa CORRETA: Desde o comeo do sculo, os tericos da revoluo nos tm dito que as chances de revoluo diminuram significativamente, na proporo do aumento da capacidade destrutiva das armas disposio dos governos. A histria dos ltimos setenta anos, com seu extraordinrio nmero de revolues bem-sucedidas e malsucedidas, conta-nos algo diferente. (Sobre a violncia, p.64)

a) Em um processo revolucionrio, o povo sempre conseguir ser vencedor em um conflito de violncia contra violncia. Por mais que as armas da populao sejam mais precrias, elas so capazes de deter a represso do governo por estarem em quantidade muito superior. b) A superioridade dos instrumentos de violncia do Estado vlida apenas quando os comandos so obedecidos, ou seja, quando existe um poder, uma determinada dose de consentimento perante as aes do governo. Caso contrrio, as armas facilmente mudam de mos e destroem a estrutura poltica em jogo. c) Arendt v o caso da guerra do Vietn como um exemplo clssico de pas que conseguiu, por meio da ttica das guerrilhas, empreender e utilizar meios mais violentos, ainda que no to tecnologicamente avanados, e assim resistir s investidas estadunidenses. d) As revolues so necessrias para promover uma rpida transformao social quando o poder atual de um sistema poltico se desintegra. Esses processos so possveis apenas em contextos em que os cidados estejam dispostos a empregar violncia. e) Um pequeno grupo de manifestantes, por mais recursos que utilizem, jamais pode ser mais poderoso do que uma grande massa aptica, pois esta tem maior nmero de integrantes e, portanto, maior poder.

BOBBIO Questo 10) Com base em sua leitura sobre Plato do captulo 2 de As teorias das formas de governo, de Norberto Bobbio, assinale a seguir a alternativa CORRETA. a) Em A Repblica, Plato busca descrever como seria a Repblica ideal, que serve de modelo para todas as demais formas de governo. Segundo o autor, essa Repblica se destacaria por ser composta por apenas uma classe, que se dedicaria tanto aos trabalhos produtivos quanto atividade poltica. Assim, todos os cidados da Repblica ideal teriam o mesmo status dentro da sociedade, o que configuraria uma situao de equilbrio, harmonia e igualdade. b) Como, para Plato, a virtude pode assumir diversas formas, natural que o autor proponha formas de governo boas alternativas Repblica ideal. Uma dessas formas boas a timocracia, que, como o prprio prefixo sugere, caracteriza-se pela valorosa busca da classe dirigente pela honra. Isso tem ligao com a concepo otimista da histria de Plato, que viveu os dias gloriosos da democracia ateniense.

c) Para Plato, a passagem de constituies, que se daria por meio do revezamento de geraes, poderia ser evitada com a valorizao da liberdade. Isso se deve anlise ex parte populi do pensador, que atribui mais valor liberdade dos cidados do que unidade e estabilidade do Estado. d) De acordo com Plato, a paixo dominante do homem oligrquico a violncia. Alm disso, o homem oligrquico teria uma alma passional e seria marcado por uma epithumia - um desejo e uma necessidade ilcita. Tudo isso levaria o homem oligrquico, quando de seu governo, a entrar em conflito com sua prpria classe, o que transferiria o poder para os muitos. e) Em O Poltico, Plato investiga qual seria o melhor tipo de governante. Nessa obra, o pensador define os seguintes critrios para distinguir entre as formas de governo boas e as ms: violncia ou consenso e legalidade ou ilegalidade. No tocante democracia, Plato estabelece seu duplo sentido e conclui que sua forma boa a pior dentre as boas e sua forma m, a melhor dentre as ms.

Questo 11) Com base em sua leitura sobre Aristteles do captulo 3 de As teorias das formas de governo, de Norberto Bobbio, assinale a seguir a alternativa CORRETA. a) Em A Poltica, Aristteles analisa as diversas formas de governo possveis, as quais o pensador chama de politeias. Estas so constituies que ordenam as magistraturas e podem ser classificadas, de acordo com sua orientao pelo interesse comum ou pelo interesse privado dos dirigentes, em formas retas ou desvios. b) Em A Poltica , a tipologia aristotlica das formas de governo admite trs formas retas o reino, a aristocracia e a politia e trs desvios a tirania, a oligarquia e a democracia. No entanto, em tica a Nicmaco, Aristteles empresta o conceito platnico de timocracia, isto , o governo anterior oligarquia que se pauta na busca por honrarias. c) De acordo com Aristteles, h trs tipos de relao de poder: poder do pai sobre o filho, exercido no interesse do filho; poder do senhor sobre o escravo, exercido no interesse do senhor; e poder do homem sobre a mulher, exercido no interesse do homem. Para o pensador, o despotismo oriental seria ilegtimo porque se pautaria neste ltimo tipo de poder. d) Embora Aristteles admita a possibilidade de fuses de constituies, o pensador considera que desvios como a democracia e a oligarquia jamais podem se fundir, devido irreconciliabilidade de procedimentos, irredutibilidade de suas disposies extremas e indivisibilidade de seus sistemas legislativos.

e) O ideal da tica aristotlica pode ser facilmente sintetizado por um excerto bblico encontrado em Apocalipse 3:15,16: "Conheo as tuas aes, que no s nem frio nem quente. Quisera eu que fosses frio ou quente. Assim, porque s morno, e no s nem quente nem frio, vou vomitar-te da minha boca. Isso porque Aristteles considera que a melhor comunidade poltica a pautada nos ricos ou nos pobres, j que a classe mdia, por sua insipidez, gera instabilidade no Estado.

Questo 12) Com base em sua leitura sobre Polbio do captulo 4 de As teorias das formas de governo, de Norberto Bobbio, assinale a seguir a alternativa CORRETA. a) A principal obra de Polbio no tocante s formas de governo foi A Histria. Nesta, o pensador enfatizou a importncia da constituio para o xito ou insucesso das aes de um povo e estabeleceu trs teses principais: i) a classificao sxtupla; ii) a anaciclose; e iii) a superioridade do governo misto, conforme exemplificado pela constituio romana. b) Polbio se diferencia de Plato e Aristteles ao empregar o vocbulo democracia com conotao positiva. No entanto, Polbio se aproxima de Aristteles ao comungar de seu critrio para distinguir as formas de governo boas e as ms, isto , o interesse comum ou o interesse privado. c) Polbio, diferentemente de Plato, acredita que a sucesso de constituies de um Estado tem uma tendncia degenerativa, com alternncia de constituies boas e ms, e consiste em: reino, aristocracia, oligarquia, democracia e oclocracia. Quando atingido o ltimo estgio, a degenerao da sociedade tamanha e se encontra to virulenta que esta se fragmenta ou varrida pelo caos e pela violncia. d) A teoria polibiana das formas de governo se destacou diante da platnica e da aristotlica por no se limitar s cidades gregas e ter aplicao universal. Isso foi alcanado devido sofisticada e ampla tcnica de deduo de Polbio, que analisou desde a democracia ateniense ao Imprio Bizantino. e) O governo misto de Polbio se assemelha politia de Aristteles por ambas essas constituies serem marcadas primeiramente por um forte equilbrio social. esse equilbrio que faz Polbio concluir que, apesar da anaciclose, o governo misto, se bem estruturado, capaz de ser estvel o suficiente para sobreviver indefinidamente fragmentao.

MIGUEL (MAQUIAVEL) Questo 13) O texto de Luis Felipe Miguel, O nascimento da poltica moderna: Maquiavel, Utopia, Reforma, comenta o pensamento de Nicolau Maquiavel (1469-1527) em suas principais obras (O prncipe e Discursos sobre a primeira dcada de Tito Lvio) e seu legado para a Cincia Poltica no Ocidente. Acerca das contribuies de Maquiavel para a poltica, assinale o item CORRETO: a) Maquiavel considerado o pai da Poltica Moderna por ser o primeiro a escrever sobre a separao da Igreja e os governos e depois, Lutero, Diderot, Voltaire e outros retomariam essa discusso. O pensador florentino, pensando sobre a formao do Estado, entende que os governos no so criados por Deus, mas sim por um contrato entre os homens, com uma finalidade prtica de garantir a segurana dos indivduos, que so ameaados pela prpria natureza maligna do ser humano. b) Ao defender a separao da Igreja e dos governos, Maquiavel no v mais a religio como legitimadora das lideranas, muito menos que esses governos devam atender a fins religiosos. Para o autor, inadmissvel que qualquer pessoa envolvida na poltica se mostre religiosa e obediente a valores morais. c) Assim como outros contemporneos, o autor florentino era descontente com a fragmentao poltica da Pennsula Itlica: a monarquia seria a melhor forma de governo por promover maior estabilidade, o que seria necessrio para desenvolver um Estado italiano capaz de se equiparar as potncias da poca essa preferncia est exposta em todas as suas obras, especialmente em O prncipe.

d) Para Maquiavel, a soluo para o conflito de interesses, proveniente da natureza m do homem, a fundao de uma repblica. A luta pelo poder s pode ser contida com a criao de instituies das trs formas de governo (monarquia, aristocracia e democracia), que fragmentam o poder e limitam-se umas as outras essa a concepo da separao dos trs poderes, que rege as democracias atuais, idia que rendeu a Maquiavel o ttulo de pai Moderno do republicanismo. e) Maquiavel tem uma viso material de poder, no qual este definido pela posse de determinados recursos (armas, cargos e dinheiro, por exemplo). Para o autor, toda ao poltica visa a maximizar o prprio poder em relao ao outro, o que s possvel diminuindo o recurso dos rivais.

Questo 14) Com base na leitura de O nascimento da poltica moderna: Maquiavel, Utopia, Reforma, de Luis Felipe Miguel, e dos demais textos da primeira unidade, analise os associaes abaixo e marque o item cujas proposies esto INCORRETAS: a) Luis Felipe Miguel comenta que uma inovao para o pensamento poltico a valorizao que Maquiavel dava ao conflito. O autor florentino, ao analisar a Roma Antiga, percebia o conflito como essencial para garantir a liberdade dos romanos: a existncia de interesses conflitantes significa o equilbrio de poder e que nenhuma das partes envolvidas domina outra. Tal valorizao do conflito tambm est presente no texto de Phillip Schmitter, Reflexes sobre o conceito de poltica, no qual o autor aponta que, para haver poltica, necessrio haver choque de interesses, mas, ao mesmo tempo, deve haver um mnimo de colaborao para que se possa alcanar um ponto de equilbrio, no qual nenhuma das partes seja eliminada, nem abra mo completamente de seus interesses. b) Max Weber, em A Poltica como vocao, prope que o poltico no deve ser regido apenas pela tica da convico priorizando valores e crenas interiores ou pela tica da responsabilidade valorizando as consequncias de uma ao e sim, deve conciliar as duas ticas. A mesma ideia tambm est presente no pensamento de Maquiavel: por mais que o autor conceba a poltica com uma moral prpria dissociada da tica e da moral religiosa isso no significa que os fins justificam os meios. Mesmo que pela glria e estabilidade do Estado, at seja justificvel o uso da violncia, o prncipe tambm deve estar preocupado em conquistar sua glria e seu lugar na histria. Sobre isso, Maquiavel apresenta exemplos de Estados bem sucedidos, contudo, porque seus soberanos se dispuseram muito de meios violentos, seus nomes no foram consagrados na histria. c) Do historiador romano Polbio, Maquiavel resgata a preocupao do ciclo degenerativo da histria. Enquanto que os conflitos entre classes promoviam a instabilidade da Roma Antiga, Polbio tinha a preocupao de se instalar uma forma de governo que retardasse esse ciclo degenerativo diminuindo esses conflitos. No pensamento de Maquiavel, aps alcanada a estabilidade do Estado, a melhor forma de governo para impedir tal degenerao seria, assim como acreditava Polbio, um governo misto, inspirado na Roma Antiga. d) Maquiavel procurava analisar a poltica como ela era, de fato, ao contrrio dos gregos que idealizavam a prtica poltica. Enquanto os gregos se preocupavam em fornecer tipos ideais de conduta da poltica baseados na tica e moral para alcanar o bem comum e tentar fazer a realidade se aproximar destes, Maquiavel entendia a poltica como uma arena para a luta pelo poder, livre do julgamento da moral e da religio.

e) Maquiavel via a necessidade da monarquia para estabilizar o cenrio poltico da Pennsula Itlica, mas esta no era a forma de governo que o autor mais exaltava. Do mesmo modo, Rousseau compreendia que a formao do Estado inicialmente era para privilegiar um grupo, mas havia a possibilidade de que os cidados pudessem reverter esse quadro. Para ambos, a repblica era a soluo porque promovia a participao e a virtude cvica de todos os cidados, em uma democracia direta aos moldes da plis ateniense.

Questo 15) A Odisseia, de Homero, uma epopeia que conta as aventuras de Odisseu (ou Ulisses), durante dez anos perdido no mar, tentando retornar para sua terra natal, a ilha de taca, aps a Guerra de Troia. Considerando os trechos d A Odisseia corretos, analise as associaes da obra de Homero com o pensamento de Maquiavel, exposto pelo texto O nascimento da poltica moderna: Maquiavel, Utopia, Reforma, de Luis Felipe Miguel: I) Aps o sucesso do seu plano do cavalo de Troia e os gregos conseguirem tomar a cidade, Odisseu ridiculariza Poseidon, o deus dos mares: ele afirma que, uma vez que Atena a deusa da sabedoria est ao seu lado, no h fator adverso que no pode ser revertido com sua perspiccia. Irritado, Poseidon tenta fazer Odisseu se redimir dificultando seu retorno para taca: o retorno demorou dez anos com diversos encontros com monstros mitolgicos e muitas baixas da tripulao. O embate entre a sabedoria (representada por Atena) e a imprevisibilidade (representada por Poseidon) apresenta a mesma relao entre virt e fortuna. A partir de Maquiavel, Odisseu estaria errado ao afirmar que suas capacidades poderiam superar as circunstncias essa afirmao revela o carter determinista do autor florentino, uma vez que o homem nunca pode reverter a sua fortuna. II) Em um trecho de sua viagem, o navio de Odisseu iria passar por uma regio com rochedos na qual habitavam sereias. Essas criaturas com forma de mulher possuam um canto maravilhoso que fazia os homens se atirarem nos rochedos. Sabendo dessa histria, Odisseu e sua tripulao conseguiram atravessar o trecho: os tripulantes tamparam os ouvidos e Odisseu se amarrou no mastro do navio para poder ouvir a melodia sem se jogar ao mar. Visto que a concepo de histria de Maquiavel linear, o conhecimento da histria, ao permitir o contato com exemplos passados positivos e negativos, orienta aes futuras auxiliando o desenvolvimento da virt. III) Aps dez anos em alto mar, Odisseu retorna para taca e descobre que h diversos homens da ilha querendo se casar com sua esposa, Penlope, e se tornar rei e at mesmo tentaram assassinar seu filho, Telmaco, quando este procurava pelo pai fora de taca. Em seguida, convocado um torneio de arco e flecha para escolher o futuro esposo. Durante o torneio, Odisseu e seus aliados cercam e matam os pretendentes e as criadas da casa de Penlope que revelaram o plano da rainha de fugir de um novo casamento. Como foi expresso em O prncipe, melhor

ser temido pelo povo do que amado e preciso abater os inimigos para que eles no se vinguem. Portanto, o governante deve utilizar constantemente a fora bruta contra a populao e os inimigos se quer se manter no poder. IV) Ainda referente passagem do item anterior, nas concepes de Maquiavel, Odisseu poderia usar duas maneiras para solucionar o problema dos pretendentes de Penlope. Esses dois caminhos podem ser o das leis (pelo fato de Odisseu ser rei e ainda estar vivo) ou o da fora (usar da violncia contra os que queriam tomar seu posto). Esta, por sua vez, dividida entre a imagem do leo (a violncia) e da raposa (a astcia). Essas duas maneiras so representadas no prncipe como um centauro: metade humano (as leis) e metade fera (a fora). a) Apenas o item IV est correto. b) Apenas os itens III e IV esto corretos. c) Apenas os itens II e IV esto corretos. d) Apenas os itens I, II e III esto corretos. e) Todos os itens esto corretos.

MACFARLANE Questo 16) Com base na leitura de Teoria Poltica Moderna, de L. J. MacFarlane, faa o que se pede: Identifique o autor correspondente teoria descrita em cada item; Marque a sequncia que corresponde s relaes corretas.

I. A instituio da propriedade cria um abismo que faz com que os homens procurem cada vez mais no apenas satisfazer suas necessidades, mas a ambio de superar seus semelhantes. a transposio de um estado de natureza para homens que j ultrapassaram o estgio inicial primitivo. II. Todo potencial s pode derivar do real. Logo, o homem natural como deveria ser, no como : uma criatura tmida, solitria e indolente, preocupada somente em satisfazer suas necessidades bsicas. O homem no um ser dotado de razo, e possui dois instintos: o da autopreservao e o da compaixo.

III. A sada para o estado de natureza se encontra na razo. A busca pela paz implica em um comportamento racional; uma vez se comportando racionalmente, o homem saber quando ceder s vontades de outro que no si mesmo. Isso importante para anular a condio natural do homem, que impede a paz de acontecer. IV. O homem guiado por aquilo que satisfaz seus desejos e anula suas averses. Dessa forma, o homem busca sempre a autorrealizao e a autogratificao, que por sua vez se manifestam em um desejo pelo poder capaz de mergulhar a todos em um estado de inimizade total. V. O homem essencialmente racional, e em seu estado de natureza vive sob os ditames da razo, sem uma autoridade terrena ou comum. Esses homens vivem em unidades familiares, gozando de direitos de propriedade bem estabelecidos e aceitos. O homem, porm, tambm essencialmente parcial, e busca interpretar as leis da maneira que lhe convm melhor. A sequncia CORRETA : a) HOBBES LOCKE ROUSSEAU LOCKE LOCKE b) LOCKE HOBBES ROUSSEAU ROUSSEAU LOCKE c) ROUSSEAU ROUSSEAU HOBBES HOBBES LOCKE d) ROUSSEAU ROUSSEAU HOBBES ROUSSEAU LOCKE e) ROUSSEAU LOCKE HOBBES HOBBES LOCKE

Questo 17) Sobre o estado de natureza dos trs tericos apresentados no captulo do texto Teoria Poltica Moderna, de L. J. MacFarlane, assinale o item CORRETO. a) O estado de natureza hobbesiano, em que os homens so inimigos dos outros, idntico ao estado de guerra lockeano. Ao diferenciar o estado de natureza do estado de guerra, John Locke explica que, em um estado de guerra, o homem o lobo do prprio homem. No h sequer noo de justia, e as leis so pervertidas de tal maneira que a garantia da propriedade se torna impossvel. b) Jean-Jacques Rousseau critica os contratualistas anteriores a ele por, na construo abstrativa do que o estado de natureza, terem transposto consideraes adquiridas em sociedade para um estado que deveria ser selvagem. O homem natural de Rousseau, portanto, um selvagem: vive

nu pelas florestas, incapaz de qualquer comunicao, e se pinta com tintas naturais, alm de representar aspectos da natureza como o trovo e o fogo como deuses. c) Para John Locke, no estado de natureza o homem encontra a liberdade, sem qualquer amarra institucional ou autoridade pairando sobre ele. Dessa forma, o homem se volta para sua famlia, vivendo em pequenas tribos agricultoras e pacficas. A liberdade, para Locke, essencial, e qualquer governo seria um perigo para ela, dada parcialidade do homem em interpretar as leis sempre em seu prprio favor. d) Um abismo fatal entre o amour de soi e o amour propre criado pela instituio da propriedade. Isso faz com que os homens procurem cada vez mais satisfazer no suas necessidades, mas a ambio de superar seus semelhantes. a transposio do estado de natureza hobbesiano para homens que j ultrapassaram o estgio inicial primitivo, sendo o mesmo tipo de relao social do estado de guerra de Locke. e) Se para Locke a sada para o caos foi encontrada pelos ricos e corruptos, que persuadiram os pobres de que o estabelecimento de instituies polticas garantiria a paz e a justia para todos, quando na verdade atenderiam apenas seus prprios interesses, Rousseau v como necessria a existncia de autoridades e juzes para afirmar e garantir a execuo das leis e sentenas.

Questo 18) No filme A Bela e a Fera (Disney, 1992), um jovem prncipe arrogante e egosta condenado a se tornar uma fera at que seja capaz de sentir amor verdadeiro, assim como todos os habitantes de seu castelo so condenados a viver como objetos e animais. Depois de anos vivendo solitrio e amargurado em seu castelo, ele conhece e aprisiona Bela, uma jovem inteligente e corajosa, que ele acredita ser capaz de acabar com a maldio. A histria de amor dos dois, porm, atrapalhada por Gasto, interessado em casar-se com Bela, e que no compreende quando a moa se apaixona pela Fera e decide ficar no castelo por conta prpria. Disposto a conquistar Bela, Gasto faz com que toda a aldeia marche para o castelo da Fera, a fim de mat-la. Baseando-se nas informaes acima e na leitura de Teoria Poltica Moderna de L. J. MacFarlane, assinale a alternativa INCORRETA. a) A natureza egosta do prncipe e a determinao de Gasto para conquistar Bela se adequam noo de natureza humana que Thomas Hobbes faz em seu estado de natureza. Os dois personagens, guiados pela autorrealizao e autogratificao, vivem como inimigos um do outro, at que um deles morra. b) Bela, um personagem inteligente e racional, a esperana do prncipe para retir-lo da sua condio de fera, assim como Hobbes explica que s a razo pode tirar o homem do estado de

natureza catico. O homem no escravo do seu estado de natureza, e pode alcanar a razo mas somente se conquist-la, assim como o prncipe s ser libertado da maldio se conquistar o amor de Bela. c) Ao fazer com que toda a aldeia se dirija ao castelo da Fera para mat-la, quando na verdade guiado por seu prprio interesse em Bela, Gasto se comporta como os ricos corruptos que, para Rousseau, enganaram os demais homens ao impor-lhes as instituies polticas que favorecem apenas seu interesse particular em detrimento dos demais. d) Por ter vivido por muitos anos recluso, solitrio e amargurado, o prncipe se torna literalmente o homem selvagem de Rousseau. De acordo com a teoria poltica rousseauniana, isso ocorre porque, uma vez corrompido pelas paixes humanas, o homem se torna irracional e incapaz de viver em comunidade. e) Bela, racional e consciente de seu poder de escolha, decide deixar o castelo para ver seu pai, aps ser libertada do acordo que a mantinha prisioneira. Na anlise de Locke, a tentativa inicial da Fera de forar a moa a ficar retirava a legitimidade da obedincia dela. Somente o consentimento pode originar um governo pacfico, e governos que se iniciam pela fora no podem requerer a obedincia dos sditos.

CARNOY Questo 19) A partir da leitura de Marx, Engels, Lnin e o Estado, de Martin Carnoy. Assinale a alternativa CORRETA: a) A participao eleitoral dos partidos polticos de esquerda foi suprimida pela ascenso do fascismo e pela II Guerra Mundial. No perodo ps-guerra, com o fim da represso, os marxistas voltaram seus interesses para o Estado - fato sem precedentes na histria das correntes marxistas e socialistas que, at ento, s tinham interesse na Ditadura do Proletariado e na abolio do Estado (teoria leninista). b) Ao criticar Hegel, Marx desenvolveu uma teoria una, slida e coerente acerca do Estado, da poltica e da sociedade. Logo, a variedade de interpretaes e os debates que surgiram posteriormente foram conseqncia das intencionais deturpaes que fizeram da evidente teoria de Karl Marx. c) Marx considerava a estrutura e conscincia humana como bases das condies materiais, ou seja, a forma do Estado emerge do desenvolvimento geral da mente humana e do conjunto das

vontades dos indivduos. Portanto, se as vontades/pensamentos humanos possurem ethos capitalista, as relaes de produo, consequentemente, tambm sero capitalistas e assim por diante. d) O dilogo das teorias de Marx com as concepes de Hegel solidificou tanto reas de oposio quanto reas de confluncia entre ambos. Ao tratar do Estado, por exemplo, os dois autores possuem concepes similares baseadas na noo de Estado ideal racional, que pressupe uma relao justa e tica de harmonia entre os elementos da sociedade. Tal viso levou Marx a defender a justia social e a igualdade material entre os indivduos. e) Para Marx, a sociedade capitalista composta por classes e dominada pela burguesia. O Estado, alm de ser a expresso poltica da estrutura de classes (inerente produo), tambm tido como um instrumento essencial de dominao de classe, se envolvendo e intervindo profundamente nos conflitos de interesses irrevogavelmente divergentes da sociedade capitalista.

Questo 20) A partir da leitura de Marx, Engels, Lnin e o Estado, de Martin Carnoy. Assinale a alternativa INCORRETA: a) Pelo fato da burguesia, enquanto classe capitalista dominante, possuir um controle especial sobre o trabalho no processo de produo capitalista, essa classe estende seu poder ao Estado e a outras instituies, usando estas organizaes para fazer valer seus interesses e garantir sua propriedade. b) O Estado evolui no sentido de mediar s contradies entre os indivduos e a comunidade. Portanto, uma vez que o Estado existe devido vontade dominante da burguesia, correto atribuir sua origem a um compl de classes articulado pelos burgueses. c) Engels criticava o Estado representativo por este ser um instrumento a servio do capital para a explorao do trabalho assalariado, o autor via o Estado como um poder surgido da sociedade, mas colocado acima dela e cada vez mais alienado dela. d) Um ponto central na teoria do Estado de Marx que, na sociedade burguesa, o Estado representa o brao repressivo da burguesia. Essa caracterstica est intimamente relacionada natureza de classe e funo repressiva do Estado. e) As perspectivas de Lenin sobre o Estado (1917), foram desenvolvidas no contexto especfico da Revoluo Russa. Lnin considerava a social-democracia uma traio e se opunha a qualquer teoria que negasse a necessidade da ditadura do proletariado atravs de uma revoluo violenta.

Essa intolerncia de Lnin pode ser explicada pela viso que ele nutria a respeito do Estado enquanto organizao desnecessria uma vez que fossem extintos os conflitos de classes.

Questo 21) A partir da leitura de Marx, Engels, Lnin e o Estado, de Martin Carnoy. Assinale a alternativa CORRETA: a) Ao negar o determinismo debilitante que o precedeu, o raciocnio estruturalista se tornou hegemnico nos escritos marxistas. O cerne do hiperestruturalismo pode ser compreendido como a ponderao de diversas estruturas e hiperestruturas que conferem aos membros do Estado considervel liberdade de ao, apesar da presso econmica que estes indivduos sofrem. b) Para Marx e Engels, o progressivo esvaziamento das classes em termos de poder poltico e domnio leva forma de Estado normal: aquela na qual o Estado autnomo domina a economia e a sociedade. Analisando o imprio de Lus Bonaparte, fica comprovado que o domnio de uma classe sobre a outra ocorre apenas em tempos excepcionais, quando o Estado se encontra muito pobre para garantir condies sociais dignas para seus cidados e este recorrem ao Estado de Natureza atravs da luta de classes. c) Lnin deu grandes contribuies s teorias marxistas, ele percebeu que as funes primordiais do Estado burgus poderiam ser desmembradas em: 1) legitimao do poder; 2) represso; e 3) reforo reproduo da estrutura e das relaes de classe e 4) socializao dos meios materiais entre os cidados. d) Rosa Luxemburgo, uma marxista polonesa, criticou Lnin e Trostki por seu centralismo e por seu abandono da democracia operria. Segundo ela, a interpretao da ditadura do proletariado como a ditadura de um punhado de pessoas era um abandono ao conceito marxista da ditadura do proletariado como uma democracia operria com plena participao dos trabalhadores em um parlamento operrio. e) Em seu texto, Carnoy conclui que o abandono da democracia foi culpa de Marx. Ao teorizar sobre a ditadura do proletariado e ao subestimar o papel do Estado no processo revolucionrio, o autor alemo no deixou, para seus seguidores, outras opes para alm da represso das liberdades individuais e centralizao de todo poder nas mos do partido, ficando este responsvel por garantir o bem estar social de todos.

Potrebbero piacerti anche