Sei sulla pagina 1di 11

Biologia

A) Crescimento e renovao celular 1 - Compreender a experincia de Griffith e o seu objetivo.


Experincia dos ratos: As bactrias mortas do tipo S transmitiam alguma informao s bactrias do tipo R, de tal forma que estas eram capazes de produzir uma cpsula, tornando-se, assim, virulentas. Essa informao deveria ser transmitida por uma substncia qumica, que ficou conhecida por princpio transformante, pelo facto de transformar um tipo de bactria noutro.

2- Compreender a experincia de Avery e o seu objetivo.


Princpio Transformante: Avery e os seus colaboradores suspeitavam que o DNA pudesse ser o princpio transformante. Ao tratarem o DNA proveniente das bactrias tipo s com proteases e RNAases , no conseguiram evitar a transformao das estirpes no virulentas em virulentas. Mas ao fazerem o tratamento com enzimas que degradam o DNA, a transformao foi impedida. Desta forma, estes investigadores concluram que o DNA era o princpio transformante, que passa das bactrias do tipo S mortas para as bactrias do tipo R, dando-lhes a informao necessria para que estas produzam cpsula e se tornem virulentas.

3 - Compreender a experincia de Hershey e Chase o seu objetivo.


Experincia Radioativa: Antes de iniciarem as experincias, estes investigadores tiveram em considerao que: Os vrus no penetram nas clulas (a cpsula fica no exterior); As protenas da cpsula do vrus no tm fsforo (P), mas apresentam enxofre (S); O DNA apresenta na sua constituio fsforo (P), mas no contm enxofre (S). Ao marcarem radioactivamente as protenas e o DNA virais, puderam seguir o trajeto destas molculas. Verificaram que as protenas, presentes na cpsula, no penetram na bactria, ao contrrio do DNA. Uma vez no interior da bactria, o DNA viral toma o comando da clula bacteriana. Assim, a bactria passa a produzir cpias do DNA viral, bem como protenas que iro constituir a cpsula dos novos vrus. Desta forma, ficou demonstrado que o DNA contm a informao necessria para a produo de novos vrus, no tendo havido interveno das protenas virais. Assim, puderam concluir que o DNA o suporte da informao gentica e no as protenas.

4 - cidos nucleicos: DNA e RNA. Que tipos de bases azotadas existem nos nucletidos: Bases Pricas: Adenina, Guanina, apresentam um anel duplo. Bases Azotadas: Uracilo, Timina e Citosina, apresentam um anel simples. Ligaes:
Citosina Guanina Adenina Timina (DNA) ou Uracilo (RNA)

5 Estrutura do DNA:
O DNA encontra-se no citoplasma, nas mitocndrias e no ncleo, mas nas clulas procariticas est localizado no nucleoide (citoplasma) porque no existe ncleo verdadeiro e definido. O DNA um modelo de dupla hlice, composto por duas cadeias polinucleotdicas, que se dispem em sentidos inversos, designando-se, por isso, antiparalelas.

Cadeias antiparalelas, porqu?


A formao do DNA e do RNA ocorre sempre de 5 para 3, no entanto cada cadeia desenvolve -se no sentido oposto outra. Assim, extremidade 5 de uma cadeia, ir corresponder extremidade 3 da outra. A ligao entre as duas cadeias faz-se por pontes de hidrognio.

6 - Conhecer o tipo de ligaes qumicas na cadeia de DNA.


Os nucletidos estabelecem ligaes entre si, formando cadeias polinucleotdicas. Estas ligaes estabelecem-se entre o grupo fosfato de um dos nucletidos e o carbono 3 da pentose do nucletido seguinte; designam-se ligaes covalentes de fosfodister.

7 Estrutura do RNA:
O RNA est localizado no ncleo ou no citoplasma. A molcula de RNA formada por uma cadeia simples de nucletidos e apresenta dimenses muito inferiores s da molcula de DNA. As molculas de RNA so sintetizadas a partir do DNA e podem apresentar, sob o ponto de vista de estrutura e funo, trs formas distintas: o RNA mensageiro (mRNA), o RNA de transferncia (tRNA) e o RNA ribossmico (rRNA)

8 - Compreender a regra de Chargaff.


Adenina +Guanina = Timina +Citosina Adenina + Guanina/Timina +Citosina = 1

9 - Conhecer o modo de replicao do DNA e as vrias hiptese estudadas. Hiptese Semiconservativa: Cada uma das cadeias serviria de molde para uma nova cadeia e,
consequentemente, cada uma das novas molculas de DNA seria formada por uma cadeia antiga e uma cadeia nova. Hiptese Conservativa: A molcula de DNA progenitora mantinha-se ntegra, servindo apenas de molde para a formao da molcula-filha, a qual seria formada por duas novas cadeias de nucletidos. Hiptese Dispersiva: Cada molcula-filha seria formada por pores da molcula inicial e por regies sintetizadas de novo, a partir dos nucletidos presentes na clula.

10 - Interpretar a experincia de Meselson e Stahl


Meselson e Stahl cultivaram E. Coli num meio de cultura com 15N. Aps vrias geraes de bactrias se terem desenvolvido no meio com azoto pesado, foram transferidas para um meio de cultura com azoto normal (14N). Imediatamente aps a transferncia, foi retirada uma amostra de onde se extraiu o DNA que foi sujeito a centrifugao. (G0) Aa bactrias cultivadas em 15N incorporam esse azoto nos seus nucletidos, formando um DNA com maior densidade, que se deposita no fundo do tubo sujeito a centrifugao (Gerao G0). Quando as bactrias so transferidas para um meio de cultura com 14N, utilizam esse azoto para produzirem novas cadeias de DNA. Assim, na primeira gerao (Gerao G1, aps 20 minutos), cada molcula de DNA apresenta uma cadeia de nucletidos com 15N (que provinha de gerao parental) e uma cadeia de nucletidos com 14N (formada com nucletidos que incorporaram o azoto presente no meio). Desta forma, as molculas de DNA apresentam uma densidade intermdia entre DNA com 15N e DNA com 14N. Na segunda gerao (Gerao G2, aps 40 minutos), metade das molculas formada por duas cadeias leves e outra metade formada por uma cadeia leve e uma cadeia pesada (densidade intermdia). Pode assim, verificar-se que os resultados apoiam o modelo semiconservativo.

11 Como se replica o DNA?


Para que o processo de replicao se inicie, necessria a atuao de uma enzima, a helicase. A enzima liga-se cadeia de DNA e desliza sobre esta, quebrando as ligaes entre as duas cadeias de nucletidos -ligaes de hidrognio - ficando ento as duas cadeias de DNA separadas. Em seguida, os nucletidos livres existentes no ncleo ligam-se, por complementaridade de bases, cadeia de DNA. De uma cadeia original de DNA formam-se duas. A replicao do DNA o processo de autoduplicao do material gentico, mantendo o padro de herana ao longo das geraes. Cada cadeia do DNA duplicada formando uma fita hbrida, isto , a cadeia velha faz par com a cadeia nova formando um novo DNA; de uma molcula de DNA formam-se duas outras iguais a ela. Ao mesmo tempo em que a helicase vai abrindo a molcula de DNA, outra enzima chamada polimerase liga um grupo de nucletidos que se pareiam com os nucletidos da molcula-me.

12 - Conhecer as fases do processo de sntese proteica e descrever os principais acontecimentos.


Para que a sntese proteica ocorra, necessrio que a informao gentica, contida na molcula de DNA, seja inicialmente copiada para uma molcula de RNA, num processo chamado transcrio. Seguidamente, essa informao, agora veiculada pelo RNA, ser utilizada para sintetizar protenas, num processo chamado traduo.

Processo de transcrio: Para que ocorra o processo de transcrio, necessria a presena de uma enzima (RNA polimerase). Esta enzima reconhece o stio de iniciao do gene, identifica a cadeia do DNA em que est contido e inicia a transcrio. Durante este processo, o emparelhamento dos nucletidos de RNA na cadeia de DNA, segue um padro determinado. A adenina emparelha com o uracilo (uma vez que a molcula de RNA apresenta esta base no lugar da timina), a timina do DNA emparelha com a adenina, a citosina com a guanina e a guanina com a citosina. Os nucletidos de RNA unemse pelo fosfato e pela ribose. medida que a molcula de RNA vai sendo construda, afasta-se da cadeia de DNA que serviu de molde, e essa reconstitui-se. Nas clulas eucariticas o RNA transcrito denomina-se RNA pr-mensageiro, sofrendo antes de sair do ncleo um processamento onde algumas das suas partes so eliminadas (intres) e outras permanecem (exes), denominando-se como RNA mensageiro apenas no final desse processo. Nas clulas procariticas no ocorre processamento, formando-se diretamente o mRNA. Processo de traduo: O processo de traduo constitudo trs etapas: a iniciao, o alongamento e a finalizao. Iniciao: - A subunidade menor do ribossoma liga-se extremidade 5 do mRNA. - A subunidade menor do ribossoma desliza ao longo da molcula de mRNA at encontrar o codo de iniciao (AUG). - O tRNA que transporta o aminocido metionina liga-se por complementaridade ao codo de iniciao. - A subunidade maior liga-se subunidade menor do ribossoma. Alongamento: - Um segundo tRNA transporta um aminocido especfico, ligando-se ao codo. - Estabelece-se uma ligao peptdica entre o aminocido recm-chegado e a metionina. - O ribossoma avana trs bases ao longo do mRNA no sentido 5 3 . - O processo repete-se ao longo da molcula de mRNA. - Os tRNA, que se tinham ligado inicialmente, vo-se desprendendo sucessivamente.

Finalizao: - O ribossoma encontra um codo de finalizao (UAA, UAG ou UGA), como a estes codes no corresponde nenhum tRNA, o alongamento termina. - O ltimo tRNA abandona o ribossoma. - As subunidades do ribossoma separam-se, podendo ser recicladas. - O pptido libertado. Neste processo intervm diversas molculas, como as enzimas, bem como fatores de iniciao, alongamento e finalizao. Alm disso, este processo anablico exige consumo de energia. A sntese proteica pode, contudo, ser considerada um processo econmico. De facto, a cada molcula de mRNA podem ligar-se diversos ribossomas, formando um polirribossoma ou polissoma. Assim que um ribossoma se desloca o suficiente ao longo da molcula de mRNA, outro ribossoma liga-se ao mRNA. Desta forma, diversas cpias desta protena podem ser feitas a partir da mesma molcula de mRNA. No final do processo, o mRNA hidrolisado e os nucletidos reciclados

13 - Compreender os conceitos de genoma, gene, codo, codogene, anticodo.


Genoma Conjunto dos genes que existe num indivduo. Gene Segmentos do DNA que contm informao para sintetizar uma determinada protena. Codo Sequncia de trs nucletidos do mRNA que codificam um aminocido. Cada codo resulta de um tripleto de nucletidos do DNA, designado por codogene. Cada molcula de tRNA apresenta: - Uma regio que lhe permite fixar um aminocido especfico, designado local aminoacil. Esta regio localiza-se na extremidade 3 da molcula. - Uma sequncia de trs nucletidos, complementar do codo do mRNA, designado anticodo. O anticodo reconhece o codo, ligando-se a ele. - Locais para a ligao ao ribossoma. - Locais para a ligao s enzimas intervenientes na formao dos pptidos.

14 - Compreender o Dogma Central da Biologia Molecular

15 - Conhecer as caractersticas do cdigo gentico


A cada tripleto corresponde um nico codo AUG- sintetiza metionina e simultaneamente o codo de iniciao. UAA, UGA, UAG- so codes de finalizao e no codificam aminocidos. redundante mais do que um codo pode sintetizar o mesmo aminocido. Degenerescncia do DNA O 3 nucletido de cada codo menos especfico que os 2 primeiros. No ambguo - 1 codo no sintetiza diferentes aminocidos. universal o mesmo codo tem o mesmo significado para a maioria dos organismos. O cdigo gentico assentaria numa sequncia de trs nucletidos consecutivos, os quais formam um tripleto.

16 - Compreender as experincias de Nirenberg e colaboradores.


Nirenberg e os seus colaboradores, levaram a cabo uma srie de experincias no sentido de decifrar o cdigo gentico. Nirenberg sintetizou artificialmente RNA mensageiro (mRNA), formado exclusivamente por nucletidos uracilo (UUU UUU UUU UUU) Ao mRNA poli-U, adicionaram extrato de bactrias, garantindo a presena de todos os ingredientes necessrios para que a sntese proteica pudesse ocorrer. Verificaram que se formava um pptido com um s tipo de aminocidos. Seguiram-se duas experincias idnticas, mas usaram mRNA poli-A (AAA AAA AAA AAA) e mRNA poli-C (CCC CCC CCC CCC). Verificaram que, tambm nestes casos, se formava um pptido, constitudo por um s tipo de aminocidos.

17 - Conhecer o conceito de mutao gnica.


Uma mutao uma alterao no material gentico. Quando a mutao afeta um ou mais genes, mais concretamente a sequncia dos nucletidos, designa-se por mutao gnica. Esta alterao pode ter como consequncia a formao de uma protena diferente da normal e estar na origem de doenas.

18 - Conhecer os diferentes tipos de mutaes.


Substituio - um nucletido substitudo por outro. Pode dar origem a um codo que sintetiza o mesmo aminocido (mutao silenciosa) ou um aminocido diferente (Ex. Anemia Falciforme ou Drepanocitose). Pode ainda dar origem a um codo de finalizao e a protena formada fica mais pequena do que o nor mal. Adio Surgem nucletidos extra. Subtrao Eliminao de nucletidos ou de codes.

19 - Conhecer e identificar as causas das mutaes.


Causas Fsicas - Radiaes (raios X, raios gama, Raios csmicos, raios UV), radioatividade, calor. Causas qumicas Corantes alimentares, componentes do fumo do tabaco, nitrosaminas, colquicina, gs mostarda. Erros na leitura da molcula de DNA durante a replicao Apenas as mutaes que atingem as clulas sexuais (da linha germinativa) passam atravs das geraes. Exemplos de Mutaes Gnicas: Anemia Falciforme, Albinismo e Fenilcetonria.

20 - Compreender o que o ciclo celular e conhecer os principais acontecimentos de cada uma das suas fases.
O ciclo celular corresponde s fases pelas quais uma clula passa at se dividir e originar duas clulas- filhas.

Ciclo Celular

Interfase Perodo G1 Perodo G2

Fase Mittica Mitose Citocinese

Perodo S

21 - Compreender a interfase e os principais acontecimentos de cada uma das suas fases.


Os cromossomas esto distendidos e no so visveis ao MOC Perodo G1: Perodo de sntese de substncias (protenas, glcidos, lpidos, RNA, enzimas) que permitem o crescimento e maturao celular.

Perodo S: Ocorre a replicao de DNA e cada cromossoma passa a ser constitudo por 2 cromatdeos ligados pelo centrmero. Associao das histonas ao DNA. Duplicao dos centrolos no caso das clulas animais. Perodo G2: Aumento da sntese proteica e de estruturas membranares.

22 - Compreender o processo mittico e os principais acontecimentos de cada uma das suas fases.
Processo pelo qual, durante a diviso celular, a clula-me (o ncleo de uma clula) origina 2 clulas-filhas (2 ncleos-filhos), com informao gentica idntica clula-me. um processo mais simples nos procariontes do que nos eucariontes, devido simplicidade da molcula de DNA. Nos organismos unicelulares essa diviso serve para criar novos organismos, enquanto que nos organismos pluricelulares a utilizam para crescerem e para reparar os tecidos danificados.

A informao gentica nestes organismos encontra-se distribuda por vrias molculas de DNA, as quais esto associadas a protenas designadas histomas. Enquanto que as molculas de DNA so responsveis pelo armazenamento da informao fentica, as histomas conferem estabilidade ao DNA e so responsveis pelo processo de consensao.
Profase:

- Etapa mais longa; - Condensao e encurtamento dos cromossomas; - Desaparece o nuclolo e a membrana nuclear desagrega-se; - Os centrossomas (2 pares de centrolos) afastam-se para polos opostos formando entre eles o fuso acromtico ou mittico. - Condensao mxima dos cromossomas. - Disposio dos cromossomas na placa equatorial (centrmeros no centro e braos dos cromossomas para o exterior)

Anafase:

- Clivagem dos centrmeros e deslocao dos cromatdeos para plos opostos na clula (encurtamento dos microtbulos)
Telofase:

- Reorganizao do ncleo. - Descondensao dos cromossomas - Desaparecimento do fuso acromtico.

23 - Compreender o processo de citocinese e conhecer as diferenas entre o processo nas clulas animais e vegetais.
- A citocinese o processo pelo qual, o citoplasma se divide, para dar origem s 2 clulas-filhas. - um processo mais simples nas clulas animais do que nas vegetais, uma vez que estas possuem, alm da membrana celular, a parede celular. Nas clulas animais a citocinese ocorre por estrangulamento (da periferia para o centro) do citoplasma por ao de microfibrilas proteicas. Nas clulas vegetais: - Forma-se a placa equatorial (deposio das vesculas de Golgi contendo celulose, polissacardeos, protenas) - As vesculas de Golgi fundem-se e originam uma membrana celular que, posteriormente, se divide em duas. - Deposio de celulose junto da placa celular para formar as paredes celulares (do centro para a periferia) at atingir a parede da clula -me. - As paredes celulares tm poros os plasmodesmos, que permitem a comunicao entre os citoplasmas de diferentes clulas.

C) Crescimento e regenerao de tecidos vs diferenciao celular 1 - Compreender o conceito de clulas estaminais e conhecer as suas caractersticas.
As clulas estaminais (clulas-me ou clulas-tronco) so clulas capazes de se autorrenovarem e de se diferenciarem em diferentes tipos de clulas ou tecidos. Caractersticas: So clulas indiferenciadas - no especializadas; Tm a capacidade de expanso, isto , so capazes de se dividirem e de se diferenciarem em diferentes tipos de clulas Apresentam capacidade de autorrenovao apresentam uma diviso assimtrica originando, por mitose, uma clula especializada e outra estaminal.

2 - Conhecer os vrios tipos de clulas estaminais.

Embrionrias Clulas Estaminais

Totipotentes

Fetais

Pluripotentes

Adultas

Multipotentes

Embrionrias: Obtidas a partir do embrio pr-implantao (embrio com 3 dias com 6 a 12 clulas). Fetais: Obtidas do embrio ps-implantao e do feto (no embrio pr-implantado com 6 dias de vida, o blastocisto, e no embrio ps-implantao). Adultas: Obtidas da placenta, cordo umbilical ou de um organismo adulto. (Dados mais recentes indicam que os tecidos fetais, da placenta e dos adultos tambm possuem uma populao minoritria de clulas estaminais pluripotentes.) Totipotentes: Diferenciam-se em qualquer tipo de clula. Pluripotentes: Diferenciam-se em todos os tipos de tecidos com exceo da placenta. Ex: Clulas Sanguneas. Multipotentes: Originam clulas de tecidos especficos (reserva celular para renovao e reparao de tecidos). Foram isoladas de tecidos como a medula ssea, pele, fgado, etc. Mais recentemente, tambm no crebro, corao e msculos.

3 - Como se forma um ser diferenciado a partir de uma nica clula? Ovo (Clula totipotente : a
partir da qual se formam todas as outras clulas). Processo de Diferenciao Origina clulas especializadas com funes especficas por activao/inibio de genes, devido a: Factores Citoplasmticos nos processos de transcreio e traduo

Nas 1 divises d origem a clulas indiferenciadas clulas estaminais.

Sinais provenientes de clulas vizinhas

4 Saber o que so Meristemas.


Meristemas: Nas plantas, os tecidos formados por clulas indiferenciadas designam-se de Meristemas.

5 Compreender o conceito e processo de clonagem (Ovelha Dolly). Clonagem a produo de um ou mais indivduos geneticamente idnticos ao progenitor.
Processo: 1 Foi transplantado uma clula das glndulas mamrias de uma ovelha para um ovulo de outra. 2 Aps se ter cultivado estas clulas num meio de cultura apropriado, este grupo parou o ciclo celular em G0. Seguidamente, fundiu-se estas clulas com vulos de ovelha, aos quais se tinha removido o ncleo. 3 As clulas resultantes desenvolveram embries e foram implantados noutra ovelha. Desta forma tinha sido conseguido o primeiro clone de mamfero manipulado pelo Homem.

6 - Quais so as vantagens da clonagem? As principais vantagens da clonagem so:


A preservao de animais em extino; Desenvolvimento de animais imunes a algumas doenas que so contagiosas; Clonagem de clulas humanas para tratamento de doenas, como: pncreas para diabticos e de clulas do sangue para indivduos com leucemia. 7- Compreender o conceito de cancro e de metstases. Durante os processos de diviso e diferenciao celulares, ocorrem, por vezes, erros que conduzem produo de clulas cancerosas. As clulas de alguns tumores podem espalhar-se pelo organismo, invadindo outros tecidos e formando metstases.

8 Distinguir apoptose de necrose.


Apoptose: Morte celular programada. Necrose: Morte celular por falta de nutrientes.

8 Compreender o processo de evoluo de um cancro.


Causas: Internas: Erros de leitura das molculas com informao gentica. Externas: Radiaes, substncias txicas e vrus. Processo: 1 - Proliferao celular no controlada (aumento da proliferao e/ou diminuio de apoptose. 2 - Perda de diferenciao (displasia) 3 - Cancro in situ (localizado, no invasivo). 4 - Cancro invasivo (resultante da acumulao de vrias alteraes genticas nas clulas).

9 Compreender o processo de diferenciao celular.


Diferenciao celular o processo pelo qual as clulas se "especializam" para realizar determinada funo.

Potrebbero piacerti anche