Sei sulla pagina 1di 4

A REMUNERAO COMO ELEMENTO DE MOTIVAO

Maristela Ines Chagas Ferreira RESUMO Atualmente, no universo das negociaes, a remunerao tornou-se um aspecto importante a ser considerado pelas empresas que buscam estabilidade no mercado e xito nas suas negociaes, por ser esse, um fator que influencia diretamente no bom desempenho de seus colaboradores, considerando o fato de que todo trabalhador, na maioria das vezes, motivado, principalmente, pelo pagamento que receber pelos seus servios no final de cada ms. Palavras-chave: Remunerao, sucesso organizacional e motivao. 1 INTRODUO Atualmente, a questo da remunerao passou a ser considerada pelas empresas um fator essencial no planejamento de suas polticas empresariais, seja qual for o campo de suas atuaes, sendo atribudo a esse aspecto boa parte da responsabilidade pelo mau ou bom desempenho de seus empregados em relao aos trabalhos por eles desenvolvidos.
Todos concordam que a remunerao afeta a motivao. claro que as pessoas no trabalham somente por dinheiro, mas ele tem outros efeitos indiretos sobre a motivao. Um bom salrio fortalece o ego, e o dinheiro pode servir como medida do sucesso para vendedores movidos pela conquista. Um salrio insuficiente ter efeitos negativos. A motivao da sobrevivncia fica comprometida quando h medo de um salrio baixo, e as pessoas podem pensar em sair. O salrio base ou as retiradas devem proporcionar, no mnimo, o sustento; para proteger a empresa deste risco (Disponvel em

http://www.conaven.com.br/motivacao.htm). Diante de um contexto totalmente capitalista, competitivo e com anseios lucrativos e planejados em grandes propores as empresas tem se preocupado, cada vez mais, em dispor de um sistema administrativo que atenda a essa necessidade, atravs de uma estrutura organizacional que transmita aos seus colaboradores uma certa segurana financeira, oferecendo-lhes um salrio compatvel com sua responsabilidade e funo, alm de outras garantias e benefcios, como assistncia mdica e odontolgica, creche, adicionais, entre outros, que fazem com que o empregado trabalhe mais satisfeito e aumente consideravelmente seu grau de satisfao em relao ao trabalho e a empresa e, conseqentemente aumente seus lucros, atravs de boas vendas ou do aumento de sua produo. Nesse sentido, o presente trabalho pretende apresentar e discutir brevemente alguns aspectos relacionados temtica da remunerao, apresentando alguns sistemas de remuneraes existentes, alm

2 de alguns benefcios oferecidos pelas empresas aos seus empregados, relacionando-os com a questo da motivao dos empregados, bem como com o bom desempenho de suas funes. 2 SISTEMAS DE REMURAO X ELEMENTOS DE MOTIVAO Remunerar pagar algum pelos seus servios prestados, seja esse pagamento feito formalmente (atravs de registros) ou no. Cada organizao possui um sistema de remunerao que baseado na sua estrutura organizacional, ou seja, na poltica de Administrao dos salrios pela qual a empresa opta como padro para o gerenciamento e operacionalizao de seu sistema de remunerao. Muitas so as formas de uma empresa pagar aos seus colaboradores pelos seus servios prestados, dentre elas se destacam trs modalidades de pagamento que, atualmente, predominam as polticas de remunerao vigentes no mercado organizacional: a remunerao fixa; a varivel que depende dos resultados comerciais obtidos e a remunerao mista que inclui um salrio fixo acrescido de remuneraes variveis. A remunerao fixa a forma mais comum e tradicional de pagamento de salrios e, normalmente, essa forma de pagamento atende aos parmetros do mercado relativo categoria de sua atuao, tendo seus reajustes de acordo com tabelas que so disponibilizadas anualmente por esse mercado, sendo que essas tabelas so resultados de acordos coletivos da categoria relacionada ao campo de atuao da empresa.
Na Remunerao fixa, no esquema de salrios fixos no existe associao entre a remunerao e os resultados do trabalhador. Ele ficar com rendimento estvel, mas para os melhores trabalhadores poder ser injusto e desmotivador, exceto se os salrios forem revistos em funo dos resultados ou dos esforos (Disponvel em http://www.sebraesp.com.br/principal/abrindo%20seu%20neg%C3%B3cio/produtos%20s ebrae/artigos/listadeartigos/gerenciar_motivar_vendedores.aspx).

Nessa modalidade o empregado sabe exatamente quanto ir receber no final de cada ms, pois seu salrio fixo, pr-determinado por uma tabela que, normalmente separa os salrios por cargo e para obter um aumento ter que mudar de cargo ou esperar o reajuste de sua categoria que, normalmente anual. Essa forma de composio salarial tambm conhecida como Sistema de Remunerao Tradicional, que baseada no cargo (sistema de cargos e salrios), sendo essa, uma forma ainda muito utilizada pelas empresas na busca pelo xito empresarial. Essa poltica de administrao salarial, alm da expectativa criada entre seus colaboradores, atravs das possibilidades de crescimento que esse sistema dispe, tem definido um parmetro de

3 poltica salarial conveniente com o mercado, possibilitando uma gesto atualizada e ampla que permite empresa uma estrutura salarial organizada e coerente com o mercado de sua atuao. No sistema da remunerao varivel o pagamento dos colaboradores de uma empresa feito a partir dos resultados que eles alcanam, sendo essa, uma estratgia utilizada por muitas empresas (especialmente no campo das vendas) que oferecem aos seus colaboradores uma forma de pagamento relativo aos resultados obtidos pela empresa, e o pagamento se d somente aps toda e qualquer transao.
No sistema de remunerao varivel, h uma recompensa dos resultados qualquer que tenha sido a dificuldade em consegui-los. Este tipo de remunerao depende dos resultados comerciais obtidos. obviamente mais motivador para o trabalhador, exceto quando as vendas so sazonais, ou em perodos de recesso econmica (Disponvel em

http://www.sebraesp.com.br/principal/abrindo%20seu%20neg%C3%B3cio/produtos%20s ebrae/artigos/listadeartigos/gerenciar_motivar_vendedores.aspx).
.

A remunerao mista tambm uma espcie de remunerao varivel, pois ela composta de um salrio fixo mais remuneraes variveis que, normalmente so calculadas a partir dos resultados obtidos nas negociaes. Atualmente essa forma de remunerao predominante no mercado, especialmente no ramo das vendas, pela instabilidade que permeia esse campo de atuao, sendo que, essa forma de pagamento considerada um forte elemento motivador no aumento do interesse dos empregados pelo crescimento da empresa para a qual eles trabalham, pois isso significa tambm um aumento na sua remunerao mensal.
A componente varivel da remunerao pode incluir as seguintes formas de pagamento: Comisses: so os mtodos mais usuais das modalidades de remunerao varivel e mista. Cada transao gera uma remunerao varivel resultante da aplicao de uma percentagem determinada (taxa de comisso) ao valor da venda ou sua margem de lucro. Prmios: so recompensas pontuais variveis, cuja atribuio est ligada ao cumprimento de objetivos individuais e coletivos (quantitativos ou qualitativos), competio entre vendedores e ao do gerente comercial (ou de vendas) como forma de reconhecimento ou compensao (Disponvel em http://www.sebraesp.com.br/principal/abrindo%20seu%20neg%C3%B3cio/produtos%20s ebrae/artigos/listadeartigos/gerenciar_motivar_vendedores.aspx).

Diante disso, o fator remunerao passou a ser considerado sem dvida, um aspecto de grande importncia no planejamento de uma empresa que almeje o desenvolvimento progressivo de suas aes, por ser essa a forma que um trabalhador recompensado pelo seu trabalho, seja qual for o campo de sua atuao.
Estabelecer uma boa poltica de remunerao d fora empresa, uma varivel determinante para o aumento do empenho, dedicao e fidelidade do trabalhador. Para as empresas a remunerao uma fonte de encargos elevada, que condiciona os seus resultados financeiros e comerciais, mas que dever ser considerada um investimento que poder ser muito rentvel (Disponvel em

4
http://www.sebraesp.com.br/principal/abrindo%20seu%20neg%C3%B3cio/produtos%20s ebrae/artigos/listadeartigos/gerenciar_motivar_vendedores.aspx).

Assim, num mercado que marcado pela instabilidade e pela competio uma empresa que investe nos seus profissionais, pagando-lhes um salrio que lhes permita uma vida com certo equilbrio financeiro, certamente ter em seu quadro funcional pessoas dedicadas que, consequentemente iro produzir mais e melhor.

4- CONCLUSO Diante das dificuldades que todos enfrentamos e, face s mudanas e constantes transformaes a que somos submetidos diariamente, a questo salarial , com certeza, um ponto principal que afeta tanto a vida pessoal e profissional das pessoas, pois atravs do salrio que um trabalhador recebe que ele consegue promover o seu crescimento e o seu bem estar econmico, social ou cultural, bem como o da sua famlia. Assim, sem dvida, a questo da remunerao pode ser considerada uma forte aliada das empresas na obteno do seu sucesso, estabilidade e permanncia no mercado empresarial, pois serve como elemento chave na motivao de seus empregados no aumento da sua produtividade e, principalmente da boa qualidade de seus servios, pois estes, sero produzidos por funcionrios empenhados e com uma tima dedicao, fruto de uma remunerao e de benefcios, fornecidos pela empresa, atravs dos quais a empresa garante que permitem aos seus funcionrios equilbrio profissional e pessoal, atravs de um lar estvel e um emprego promissor.

REFERNCIAS http://www.sebraesp.com.br/principal/abrindo%20seu%20neg%C3%B3cio/produtos%20sebrae/arti gos/listadeartigos/gerenciar_motivar_vendedores.aspx).Acessado em 05/01/09. http://www.conaven.com.br/motivacao.htm). Acessado em 05/01/09.

Potrebbero piacerti anche