Sei sulla pagina 1di 2

1 - Num saco existem 10 bolas numeradas de 1 a 10. Um indivduo vai tirar uma bola sorte.

. Calcule a probabilidade do nmero da bola ser: (a) o nmero 7; (b) um nmero par; (c) um nmero maior que 10; (d) um nmero menor que 4; (e) um nmero natural menor que 11; (f) no sair divisor de 10. 2 - Estas cartas so baralhadas e voltadas para baixo. O Carlos fecha os olhos e tira uma carta sorte.

P ("sair azul") = 0,6 P ("sair encarnada") = 0,3 P ("sair verde") = 0,1 No estojo h 40 esferogrficas, determine quantas esferogrficas h de cada cr. 5 - Dentro de uma tmbola esto 49 bolas numeradas de 1 a 49. Para preencher uma aposta no seu boletim do totoloto o Eng. Barros comea por fazer girar a tmbola para misturar bem as bolas. Em seguida, fez seis extraces sucessivas, sem repr nenhuma. Qual a probabilidade: (a) da primeira bola ter o nmero 32; (b) da segunda bola ter o nmero 2, se a primeira bola tinha o nmero 40; (c) da terceira bola ter o nmero 27, se a primeira bola tinha o nmero 44 e a segunda bola o nmero 27?

Calcule a probabilidade de sair: (a) um s; (b) valete ou rei; (c) no sair dama; (d) sair carta vermelha. 3 - O Jorge e o Rui divertem-se atirando uma seta para o alvo.

6 - Cada um destes sacos contm bolas numeradas de 1 a 7.

A experincia consiste em tirar simultaneamente e ao acaso uma bola de cada saco e anotar a soma dos nmero inscritos nas duas bolas. Qual a probabilidade da soma ser: O Jorge aposta que acerta na regio amarela e o Rui na regio laranja. Tendo em conta que:

todas as setas acertam no alvo; a probabilidade de qualquer seta atingir uma regio do alvo diretamente proporcional rea da regio.

a) 10; b) menor que 5; c) maior do que 14; d) maior ou igual a 2; e) um nmero par. 7 - O Pancrcio lanou ao acaso e simultaneamente trs moedas perfeitas. Calcula a probabilidade de ocorrerem os seguintes acontecimentos: a) A: "sada de trs caras"; b) B: "sada de duas caras e um escudo"; c) C: "sada de uma s cara"; d) D: "sada de pelo menos um escudo". 8 - Num aqurio esto 20 peixinhos, 5 dos quais so fmeas. Tiramos um peixinho ao acaso. Qual a probabilidade de sair: a) uma fmea? b) um macho?

(3.1) - Determina a probabilidade de a seta acertar: a) na regio amarela; b) na regio laranja. (3.2) - Qual dos amigos tem maior probabilidade de ganhar? 4 - Um estojo contm esferogrficas de trs cores diferentes: azul, encarnado e verde. Sabendo que:

c) uma fmea ou um escudo? d) no ser fmea nem macho? 9 - A turma dos Gmeos. H 28 alunos numa turma incluindo 2 pares de Gmeos. Qual a probabilidade de um aluno escolhido ao acaso ser um dos gmeos? 10 - Ursinhos de geleia. Um pacote contm 15 ursinhos laranja, 13 amarelos e 12 verdes. (10.1) Tirando ao acaso um dos ursinhos qual a probabilidade de sair: a) laranja? b) no sair laranja? c) sair laranja ou verde? (10.2) Supe que o Asternimo tirou dois ursinhos verdes e comeu-os. Qual a probabilidade de ele tirar um terceiro ursinho ao acaso e ser: a) amarelo? b) verde? 11 - Num clube desportivo 30 meninos praticam futebol. Doze treinam para o ataque, quinze para a defesa e cinco para goleiro. Qual a probabilidade de escolhendo um desportista ao acaso ele treinar para a defesa e o ataque? 12 - Lanaram-se dois dados numerados de 1 a 6. (a) Quantos so os acontecimentos elementares possveis? (b) Calcule a probabilidade de:

sair dois 5; no sair o 6

13 - Extrai-se ao acaso uma bola de uma caixa que contm 6 bolas vermelhas, 4 brancas e 5 azuis. Determine a probabilidade de a bola extrada ser: (a) vermelha; (b) vermelha ou branca;

Potrebbero piacerti anche