Sei sulla pagina 1di 9

- UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALRGICA DE VOLTA REDONDA PROFESSORA: SALETE SOUZA DE OLIVEIRA BUFFONI DISCIPLINA:

RESISTNCIA DOS MATERIAIS

Tenses em Vigas Tpicos Avanados Vigas compostas


So as vigas que so fabricadas com mais de um material.

Exemplos: Tubos revestidos com plsticos e vigas de madeira reforadas com placas de ao. Veja a Figura 1.

Figura 1- Exemplo de vigas compostas: (a) viga bi metlica, (b) tubo de ao revestido com plstico, (c) Viga de madeira reforada com uma placa de ao.

Outros tipos de vigas compostas tm sido desenvolvidos nos ltimos anos, basicamente para economizar material e reduzir peso.

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Vigas sanduche so amplamente utilizadas nas indstrias aeroespaciais e de aviao, em que se faz necessrio pouco peso com alta resistncia e rigidez. Uma viga sanduche tpica apresenta-se na Figura 2.

Figura 2 Vigas sanduche com (a) Ncleo de plstico (b) Ncleo em forma de colmia (c) Ncleo corrugado

A viga sanduche apresentada na Figura 2, consiste de duas faces finas de material relativamente resistente separadas por um ncleo espesso de material leve e pouco resistente. Uma vez que as faces esto a maior distncia da linha neutra (onde as tenses de flexo so maiores), elas funcionam mais ou menos como os flanges de uma viga de perfil I. O ncleo serve como um enchimento que serve de sustentao para as faces, estabilizando-as contra empenamento e flambagem. Plsticos, espumas leves, bem como caixas de papelo e estruturas em formato de colmia ou corrugadas so usadas frequentemente como ncleo.

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Tenses e deformaes
As deformaes em vigas compostas so determinadas a partir do mesmo axioma bsico que usamos para encontrar as deformaes em vigas de um material, isto , as sees transversais permanecem planas durante a flexo. Esse axioma vlido para a flexo pura independente da natureza do material. As deformaes longitudinais x variam linearmente do topo at a base da viga, como expresso pela eq. J estudada na aula de flexo e repetida aqui:
x =
y

= y

(1)

onde y a distncia a partir da linha neutra, o raio de curvatura e a curvatura. Analisando a Figura 3, nota-se que essa viga consiste de duas partes, as quais esto colocadas de maneira que permita considera-las como uma nica viga slida. Analisando a Figura 3 nota-se que essa viga consiste de duas partes, denominadas de 1 e 2 que esto colocadas de maneira que permita consider-las como uma nica viga slida. Como j foi discutido, assume-se que o plano xy um plano de simetria e que o plano xz o plano neutro da viga. Entretanto, a linha neutra no passa pelo centride da seo transversal, no caso da viga ser composta por dois materiais diferentes.

Figura 3 (a) Viga composta de dois materiais (b) seo transversal da viga (c) distribuio de deformaes x ao longo da altura da viga e (d) distribuio de tenses
x na viga para o caso em que E 2 > E1 .

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Se a viga flexionada com curvatura positiva, as deformaes x , iro variar como ilustrado na Figura 3.c, sendo A a deformao de compresso no topo da viga,
B a deformao de trao na base e C a deformao na superfcie de contato dos dois

materiais . Note que a deformao zero na linha neutra. Denotando-se os mdulos de elasticidade para os materiais 1 e 2 como E1 e E2, respectivamente, e tambm assumindo que E 2 > E1 , obtemos o diagrama de tenso ilustrado na Figura 3.d. A tenso no topo da viga :
A = E 1 A

(2)

A tenso de trao na base :


B = E2 B

(3)

Na superfcie de contato, as tenses nos dois materiais so diferentes porque seus mdulos so diferentes. Material 1 1C = E1 C ; Material 2 2C = E 2 C (4)

Usando a lei de Hooke e equao (1), podemos expressar as tenses normais a uma distncia y da linha neutra em termos da curvatura:
x1 = E1y ; x 2 = E 2 y

(5)

Em que x1 a tenso no material 1 e x 2 a tenso no material 2. Com base nessas equaes, podemos localizar a linha neutra e obter a relao momento-curvatura.

Linha Neutra
A posio da linha neutra encontrada a partir da condio de que a fora axial resultante agindo na seo transversal zero, consequentemente

x 1 dA

+ x 2 dA = 0
2

(6)

Subentendendo-se que a primeira integral calculada sobre a rea de seo transversal do material 1 e a segunda integral calculada sobre a rea de seo transversal do material 2. Substituindo x1 e x 2 das expresses (5) na expresso (6) obtm-se
E1ydA E 2 ydA = 0
1 2

(7)

Como a curvatura constante ao longo de uma dada seo transversal, ela no envolvida nas integraes e pode ser cancelada da equao, assim,

Salete Souza de Oliveira Buffoni

E1 ydA + E 2 ydA = 0
1 2

(8)

As integrais nessas equaes representam os primeiros momentos das duas partes da rea da seo transversal com respeito linha neutra. Se a seo transversal de uma viga duplamente simtrica, como no caso de uma viga de madeira com placas de cobertura de ao no topo e na base como na Figura 4, a linha neutra est localizada meia altura da seo transversal e a equao (8) no necessria.

Figura 4- Seo transversal duplamente simtrica.

Relao momento-curvatura
A relao momento-curvatura para uma viga composta por dois materiais pode ser determinada a partir da condio de que o momento resultante das tenses de flexo igual ao momento fletor M agindo na seo transversal. Seguindo os mesmos passos para uma viga de um material.

M = x ydA = x1 ydA x 2 ydA


A 1 2

= E1 y 2 dA + E 2 y 2 dA
1 2

(9)

A equao (9) pode ser escrita de forma mais simples


M = (E 1 I 1 + E 2 I 2 )

(10)

Salete Souza de Oliveira Buffoni

onde I 1 e I 2 so os momentos de inrcia em relao linha neutra (o eixo z) das reas de seo transversal dos materiais 1 e 2, respectivamente. Note que I = I 1 + I 2 , sendo que I o momento de inrcia de toda a rea de seo transversal em relao linha neutra.

A equao (10) pode ser resolvida para a curvatura em termos do momento fletor:
=
1

M E1 I 1 + E 2 I 2

(11)

Essa equao a relao momento curvatura para uma viga de dois materiais. O denominador no lado direito a rigidez a flexo da viga composta.

Tenses Normais
As tenses normais (ou tenses de flexo) na viga so obtidas substituindo-se a expresso para a curvatura (11) nas expresses para x1 e x 2 das equaes (5)

x1 =

MyE1 E1 I 1 + E 2 I 2

x2 =

MyE 2 E1 I 1 + E 2 I 2

(12)

As expresses (12) so conhecidas como frmulas de flexo para uma viga composta, fornecem as tenses normais nos materiais 1 e 2, respectivamente. Se os dois materiais tm o mesmo mdulo de elasticidade(E1=E2=E), ento ambas as equaes se reduzem frmula de flexo para uma viga de um material.

Teoria Aproximada para Flexo de Vigas Sanduche


Vigas sanduche com sees transversais duplamente simtricas e compostas de dois materiais elsticos lineares como apresenta a Figura 5.

Podem ser analisadas quanto flexo usando as equaes (11) e (12), como descrito nas sees anteriores.

Podemos desenvolver uma teoria aproximada para flexo de vigas sanduche com a introduo de algumas hipteses simplificadoras.

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Figura 5- Seo transversal de uma viga sanduche tendo dois eixos de simetria(seo transversal duplamente simtrica).

Se o material das faces (material 1) tiver um mdulo de elasticidade muito maior do que o material do ncleo (material 2), razovel desconsiderar as tenses normais no ncleo e assumir que as faces resistem a todas as tenses de flexo longitudinais. Essa suposio equivalente a dizer que o mdulo de elasticidade do ncleo E 2 zero.

A frmula de flexo para o material 1 e 2 :


x1 =
My I1

x2 = 0

(13)

A quantidade I1 o momento de inrcia das duas faces calculado com relao linha neutra; dessa forma:
I1 = b 3 h hc3 12

(14)

onde b a largura da viga, h a altura total da viga e hc a altura do ncleo.


hc = h 2t

(15)

onde t a espessura das faces. As tenses normais mximas na viga sanduche ocorrem no topo e na base da seo transversal para y=h/2 e h/2, respectivamente. Dessa forma, da Eq. (13) obtemos:
topo =
Mh Mh ; base = 2I 1 2I 1

(16)

Se o momento fletor M positivo, a face superior est em compresso e a face inferior est em trao.

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Se as faces so finas comparadas com a espessura do ncleo(isto , se t pequeno comparado com hc ), podemos desconsiderar as tenses de cisalhamento nas faces e considerar que o ncleo suporta todas as tenses de cisalhamento. Sob essas condies, a tenso e deformao de cisalhamento mdia no ncleo so, respectivamente.,
media =
V V media = bhc bhc G c

(17)

Onde V a fora de cisalhamento agindo na seo transversal e Gc o mdulo de elasticidade de cisalhamento para o material do ncleo.(Embora a tenso de cisalhamento mxima e a deformao de cisalhamento mxima sejam maiores do que os valores mdios, os valores mdios so usados com freqncia para fins de dimensionamento).

Exerccios: 1)Uma viga sanduche com faces de liga de alumnio revestindo um ncleo de plstico como apresenta a Figura 6, est submetida a um momento fletor M=3,0 kN.m. A espessura das faces t=5 mm e seu mdulo de elasticidade E1 = 72 GPa . A altura do ncleo de plstico hc = 150 mm e seu mdulo de elasticidade E 2 = 800 MPa . As dimenses totais da viga so h=160 mm e b=200 mm. Determine as tenses de trao e compresso mximas nas faces e no ncleo usando (a) A teoria geral para vigas compostas e (b) a teoria aproximada para vigas sanduche.

Figura 6 Seo transversal de viga sanduche com faces de liga de alumnio e um ncleo de plstico Resposta: (a) ( 1 )max = 19 ,0 MPa , ( 2 )max = 0 ,198 MPa (b) ( 1 )max = 20 ,0 MPa
Salete Souza de Oliveira Buffoni

2. Uma viga composta como apresentado na Figura 7 construda com uma viga de madeira (dimenses reais de 4,0 in x 6,0 in)e uma placa de reforo feita de ao(4,0 in. de largura 0,5 in. de espessura). Admite-se que a madeira e ao esto perfeitamente unidos de forma a se comportarem como uma nica viga. A viga est submetida a um momento fletor positivo M=60 k-in. Calcule as maiores tenses de trao e compresso na madeira (material 1) e as tenses mxima e mnima no ao (material 2) se E1= 1500 ksi e E2=30000 ksi.

Figura 7 Seo transversal de uma viga composta de madeira e ao.

Obs.: Resolvido no Gere pg. 303 Resposta: 1 A = 1310 psi , 1C = 251 psi , 2 B = 7620 psi , 2C = 5030 psi

Referncias Bibliogrficas:
1. BEER, F.P. e JOHNSTON, JR., E.R. Resistncia dos Materiais, 3. Ed., Makron Books, 1995. 2. Gere, J. M. Mecnica dos Materiais, Editora Thomson Learning 3. HIBBELER, R.C. Resistncia dos Materiais, 3. Ed., Editora Livros Tcnicos e Cientficos, 2000.

Observaes: 1- O presente texto baseado nas referncias citadas. 2- Todas as figuras se encontram nas referncias citadas.

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Potrebbero piacerti anche