Sei sulla pagina 1di 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING CENTRO DE CINCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FSICA

Calorimetria

Eduan de Oliveira Claro Prof. Sonia Maria Soares Stivari Fsica Experimental 1 - 198

Maring, 11 de dezembro de 2009

Resumo
O objetivo deste experimento foi obter a capacidade trmica de um calormetro e posteriormente o calor especfico de um leo vegetal, no caso o leo de soja. O experimento foi realizado em duas etapas. Na primeira foi colocada gua dentro do calormetro e, como o calor especfico desse lquido conhecido, a capacidade trmica do calormetro foi ento encontrada. Na segunda etapa a gua foi substituda por leo de soja e a partir de dados j conhecidos do sistema, o calor especfico do leo pde ento ser determinado. A reproduo do experimento se baseia principalmente na teoria de conservao de energia e os dados encontrados esto de acordos com os resultados esperados para o tipo de aparelhagem usada.

I Introduo
O conceito de temperatura tem origem nas idias de quente e frio, que so baseadas no tato humano. Isto muito vago, e os sentidos podem ser enganosos. Para que se defina corretamente a temperatura necessrio antes definir uma escala na qual atravs de um aparelho, aqui denominado termmetro, possa ser feita uma medida de comparao entre dois nveis de energia do corpo. Essa variao traduzida ento em termos de temperatura.[1] Para medir a temperatura de um corpo, coloca-se o termmetro em contato com o corpo. Quando o estado estacionrio atingido, possvel medir a temperatura. Diz-se que o sistema atingiu o equilbrio, um estado em que no existe mais nenhuma variao de temperatura nem do termmetro nem do corpo. Este estado denominado equilbrio trmico, no qual todos os objetos do sistema possuem a mesma temperatura. isso que torna til o termmetro. Na realidade, ele mede a sua prpria temperatura, mas quando este se encontra em equilbrio com outro corpo, as temperaturas so iguais. [1] Definida a temperatura, pode-se ento definir o calor. Calor nada mais do que a energia trmica em transio entre dois ou mais corpos que possuem temperaturas iniciais diferentes. Portanto no correto afirmar que um corpo possui mais calor que o outro, e to pouco correto afirmar que um corpo possui calor por si s. [1] Neste experimento parti-se do conceito de que em um sistema termodinamicamente calor recebido conservao de energia:
[2]

fechado,

contendo

dois

corpos

de

temperaturas

diferentes, o calor cedido

pelo corpo de maior temperatura igual ao pelo corpo de menor temperatura. Assim, pela lei da (Eq. I)

Outro conceito a ser definido o calor especfico. Verificamos que para aquecer 1 grama de gua em 1 grau Centgrado necessrio uma certa quantidade de calor, aqui denominada Q. A partir disso deduz-se a relao: (Eq. II) Sendo assim, representa o calor especfico do corpo, uma grandeza que possui valores diferentes para cada tipo de material. Quanto maior o valor numrico de , maior a quantidade de calor necessria para que o corpo em questo possa ser aquecido.

Algumas vezes conveniente descrever a quantidade de uma substncia em termos de mols em vez de especificar a massa do material. Assim, ao produto da massa molar de uma substncia com seu calor especfico, temos uma grandeza chamada capacidade trmica (ou calor especfico molar). Isso pode ser traduzido como uma grandeza que fornece a quantidade de calor necessria para aquecer 1 mol da substncia. Definimos capacidade trmica como: [1] (Eq. III) (Eq. IV) Abaixo temos uma tabela a cerca de algumas propriedades notveis. Tabela I Propriedades notveis Calor especfico Capacidade trmica ---(c) (C) Unidade do S.I. J/kg.K J/mol.K Valores para a 4,186 J/g.C -gua Valores para o 2,05 J/g.C -leo O objetivo deste experimento foi primeiramente encontrar a capacidade trmica do calormetro usado, atravs da utilizao de um lquido conhecido, no caso a gua. Uma vez determinada a capacidade trmica do calormetro, o objetivo seguinte foi deduzir o valor do calor especfico do leo de soja e ento compar-lo com o valor terico.

II Metodologia
Para a realizao do experimento foi usado um calormetro do tipo garrafa. Esse era constitudo de uma garrafa isolada termicamente, atravs de um sistema de vcuo o qual separava as duas camadas internas, alm de uma parede refletora. Na tampa da garrafa um motor acoplado e atravs dele uma p giratria realiza o movimento de mistura dentro do calormetro, cujo objetivo homogeneizar o calor recebido pelo lquido. Conectado tambm tampa existe uma resistncia em forma de U a qual responsvel por fornecer

calor para dentro do sistema, alm de um orifcio para que seja colocado um termmetro de modo que seja possvel medir a temperatura do lquido interno. Para colocar o sistema em funcionamento foram necessrias duas fontes. A primeira responsvel por colocar a p giratria em movimento e no interfere na medio dos dados. A outra uma fonte DC, cuja funo fornecer a corrente eltrica que percorre a resistncia localizada dentro do calormetro e, assim, fornecer calor para o lquido. A partir da lei da conservao da energia pode-se afirmar que todo o calor que entra no sistema recebido por corpos aos quais fazem parte dele. Assim, a quantidade de calor cedida pelo resistor quantidade de calor recebida pelo lquido recebida pelo sistema interior dele e etc. Portanto: (Eq. 1) E atravs das Eq. II e III, obtm-se: (Eq. 2) Como a quantidade de calor pode ser representada pelo trabalho: , onde a tenso eltrica da fonte DC, E, finalmente, obtm-se: (Eq. 4) Aps definida a Eq. 4, foi possvel relacionar dados oriundos da fonte DC e aplic-los para encontrar valores a cerca das propriedades termodinmicas tanto do calormetro como do leo de soja. em U e o tempo. (Eq. 3) a resistncia eltrica da resistncia dever ser igual mais a quantidade de calor

, ou seja, as partes mveis do calormetro, o ar no

II.1 Procedimento Experimental 1


O objetivo desta etapa foi medir dados a respeito do comportamento da temperatura da gua adicionada ao calormetro, de acordo com a variao do tempo. Primeiramente foi adicionada ao calormetro uma determinada

quantidade de gua lquida. Foi medido ento o valor da diferena de potencial

que a fonte DC fornecia ao sistema, alm da resistncia que o resistor em U possua. Foram ento anotados os valores de variao de tempo a cada aumento de 2C na temperatura da gua. Os dados so representados na tabela abaixo (tabela 1). Tabela 1 - Dados referentes gua Temperatura Tempo T (C) t (s) 33 0 35 126,05 37 247,14 39 361,96 41 472,39 43 577,92 45 690,96 47 833,05 49 968,92 51 1098,99 53 1227,05
mgua = 343,1 g; VR = 18 V; RR = 11,59 ; cgua = 4,18 J/gC

Assim, a partir destes dados foi possvel continuar com os devidos clculos.

II.2 Anlise e resultados do Procedimento Experimental 1


Nesta etapa foram analisadas as informaes coletadas em II.1 para, ento, obter a capacidade trmica do calormetro. Como esta anlise depende apenas das grandezas variao de temperatura e variao de tempo, elas foram isoladas atravs da eq. 4:

(
( )

) (Eq. 5)

Ento, o primeiro coeficiente do segundo membro foi transformado em uma constante K1 j que este coeficiente representa, na verdade, o coeficiente angular da reta do grfico T x t. (Eq. 6) Assim, se a constante K1 for encontrada, a capacidade trmica do calormetro (Cs) poder ento ser deduzida j que todos os outros valores so conhecidos. Construindo o grfico T x t (figura 1):

Figura 1 Grfico T x t para a gua

Calculando Cs, tem-se:

(Eq. 7)

E substituindo os valores j conhecidos:

(Eq. 8) A capacidade do calormetro foi ento encontrada. O prximo passo foi obter o calor especfico do leo de soja.

II.3 Procedimento Experimental 2


O objetivo desta etapa foi armazenar informaes a cerca do comportamento da temperatura do leo de soja adicionado ao calormetro, de acordo com a variao do tempo. Certa quantidade de leo de soja foi adicionado ao calormetro e as grandezas tenso eltrica da fonte DC e resistncia eltrica foram medidas. Abaixo (tabela 2) esto representados os dados de medies a cada variao de 2C na temperatura do leo. Tabela 2 - Dados referentes ao leo de soja Temperatura Tempo T (C) t (s) 33 0 35 88,18 37 175,33 39 259,12 41 336,99 43 403,15 45 478,08 47 592,21 49 692,08 51 787,05 53 881,3 55 974,43 57 1066,08 59 1153,24
mleo = 324,40 g; VR = 15 V; RR = 11,59 ; Cs = 265,24 J/C

Ento, com base nos dados obtidos foi possvel continuar com os devidos clculos.

II.4 Anlise e resultados do Procedimento Experimental 2


Nesta etapa o calor especfico do leo de soja foi encontrado com base nas informaes adquiridas na etapa II.3. Atravs da eq. 4 a grandeza calor especfico do leo foi isolado, como mostrado abaixo:
8

(Eq. 9) E, analogamente etapa II.2: (Eq. 10) Portanto, uma vez encontrada a constante K2, o Assim, atravs do grfico T x t (figura 2): poder ser obtido.

Figura 2 Grfico T x t para o leo

Finalmente, do valor encontrado para a constante K2, segue:

(Eq. 11) O valor encontrado experimentalmente para o calor especfico do leo de soja foi ento 1,85 J/gC. Pela literatura, o valor terico de cleo deveria ser: (Eq. 12) Como existem discrepncias entre os dois valores, foi ento calculado o desvio percentual do resultado obtido. Segue que:

| (Eq. 13)

III Concluso
Atravs de um calormetro em forma de garrafa o objetivo foi calcular experimentalmente o calor especfico de um leo orgnico. Para isso foi escolhido o leo de soja, cujo calor especfico j era conhecido. Assim, o procedimento dividiu-se em duas partes. A primeira consistiu-se na determinao da capacidade trmica do calormetro atravs do uso de um lquido com propriedade conhecidas, no caso a gua. A segunda foi a etapa na qual realmente obteve-se o valor experimental para o dado procurado. O resultado obtido experimentalmente apresentou 9,76% de desvio quando comparado ao terico. Tal impreciso deve-se erros sistemticos e aleatrios e, se tratando do esquema usado, est dentro de padres esperados e aceitveis.

IV Referncias bibliogrficas
[1] Fsica II / Young e Freedman 12 Ed So Paulo: Addison Wesley, 2008; [2] Experimento 12 Calorimetria - Livro EAD/Fsica.

10

Potrebbero piacerti anche