Sei sulla pagina 1di 2

Licena de uso exclusivo para CIA DISTRIBUIDORA DE GS DO RIO DE JANEIRO Cpia impressa pelo sistema CENWEB em 29/11/2004

JUL 1991

NBR 11582

Cimento Portland - Determinao da expansibilidade de Le Chatelier


ABNT-Associao Brasileira de Normas Tcnicas
Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 - 28 andar CEP 20003 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210 -3122 Telex: (021) 34333 ABNT - BR Endereo Telegrfico: NORMATCNICA

Mtodo de ensaio

Copyright 1991, ABNTAssociao Brasileira de Normas Tcnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados

Origem: Projeto 18:104.04-003/91 CB-18 - Comit Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados CE-18:104.04 - Comisso de Estudo de Mtodos de Ensaio de Cimento Portland em Pasta de Consistncia Normal NBR 11582 - Portland cement - Determination of soundness by the Le Chatelier method - Method of test Reimpresso da MB-3435, de JUL 1991 Palavra-chave: Cimento Portland 2 pginas

1 Objetivo
Esta Norma prescreve o mtodo de determinao das expansibilidades a quente e a frio da pasta de cimento.

3 Aparelhagem
3.1 Agulha de Le Chatelier A agulha de Le Chatelier, empregada na medida da expansibilidade da pasta de cimento, constitui-se em um cilindro com 30 mm de dimetro e 30 mm de altura, em chapa de lato de 0,5 mm de espessura, fendido segundo uma geratriz. De cada lado da fenda, deve ser soldada, na metade da altura do cilindro, uma haste do mesmo material, com 150 mm de comprimento e extremidade em bisel (ver Figura).

2 Documento complementar
Na aplicao desta Norma necessrio consultar: NBR 11580 - Cimento Portland - Determinao da gua da pasta de consistncia normal - Mtodo de ensaio

Figura - Agulha de Le Chatelier 3.2 Esptula fina. 3.3 Placas de vidro, quadradas, de 5 cm de lado. 3.4 Rgua milimetrada com diviso de 0,5 mm. 3.5 leo mineral.

4 Execuo do ensaio
4.1 Condies do ambiente
4.1.1 A temperatura do ar na sala de ensaios, bem como

a da aparelhagem e dos materiais, exceto a da gua, pode variar de (24 4)C.

Licena de uso exclusivo para CIA DISTRIBUIDORA DE GS DO RIO DE JANEIRO Cpia impressa pelo sistema CENWEB em 29/11/2004

NBR 11582:1991

4.1.2 A temperatura da gua de amassamento deve ser (23 2)C. 4.1.3 A umidade relativa do ar ambiente no deve ser inferior a 50%.

4.7.2 A ao da gua quente deve durar 5 h ou mais, de

acordo com o que se especifica em 5.2. 4.8 Precaues As agulhas devem ser examinadas antes e aps a retirada das placas de vidro, com o objetivo de verificar se nesta operao houve deslocamento do corpo-de-prova na frma; em havendo deslocamento, o corpo-de-prova deve ser eliminado.

4.2 Condies da aparelhagem Cada agulha requer uma verificao prvia de sua flexibilidade, sendo que esta consiste em se prender uma das hastes a uma pina fixa, to prximo quanto possvel de sua ligao com o cilindro, de modo que a outra haste fique aproximadamente em posio horizontal. Pendurando-se uma massa de 300 g no lugar em que a haste se destaca do molde, a extremidade dessa deve afastar-se de 15 mm a 30 mm de sua posio inicial. 4.3 Preparao da pasta

5 Resultados
5.1 Expansibilidade a frio Os afastamentos das extremidades das agulhas, em milmetros, devem ser medidos como se indica a seguir: a) logo aps a moldagem dos corpos-de-prova;

Preparar uma pasta com 500 g de cimento e gua necessria para a consistncia normal, de acordo com a NBR 11580. 4.4 Moldagem dos corpos-de-prova Apoiada pela base do cilindro, colocar cada agulha sobre a placa de vidro lubrificada com leo mineral e, com a ajuda de uma esptula fina, preench-la com a pasta preparada conforme indicado em 4.3.
4.4.1 Terminada essa operao, rasar seu topo, cobri-la

b) aps sete dias consecutivos em gua a (23 2)C.


Nota: A expansibilidade a frio a diferena dos afastamentos determinados nas alneas a) e b).

5.2 Expansibilidade a quente Os afastamentos das extremidades das agulhas, em milmetros, devem ser medidos como se indica a seguir: a) imediatamente antes do incio do aquecimento da gua; b) aps 3 h de ebulio, sem que ocorra o resfriamento dos corpos-de-prova; c) de duas em duas horas, at que no se verifiquem, em duas medies consecutivas, variaes de afastamento das extremidades das hastes.
Nota: A expansibilidade a quente a diferena do ltimo afastamento determinado na alnea c) e o afastamento determinado na alnea a).

tambm com placa de vidro lubrificada, colocando-se sobre esta peso suficiente para que o cilindro no gire devido ao peso das hastes.
4.4.2 Essa etapa deve ser repetida at a moldagem de

seis corpos-de-prova, sendo trs destinados ao ensaio a quente e outros trs para o ensaio a frio. 4.5 Cura inicial Logo aps a moldagem, o conjunto todo (agulha, corpode-prova, placas de vidro e contrapeso) deve ser imerso em tanque de gua potvel, mantida temperatura de (23 2)C, durante (20 4)h. 4.6 Cura a frio Terminado o perodo de cura inicial, retirar as placas de vidro e colocar as agulhas de Le Chatelier no tanque de gua a (23 2)C, durante seis dias, em posio tal, que as extremidades de suas hastes fiquem fora da gua. 4.7 Cura a quente Terminado o perodo de cura inicial, as placas de vidro devem ser retiradas e as agulhas de Le Chatelier devem ser colocadas em um recipiente cheio de gua a (23 2)C, de tal maneira que as extremidades das hastes fiquem fora da gua.
4.7.1 Procede-se ao aquecimento progressivo da gua at a ebulio que deve comear entre 15 min e 30 min.

5.3 Expresso dos resultados


5.3.1 O resultado da expansibilidade a frio a mdia de

trs determinaes, sendo expresso em milmetros, com aproximao de 0,5 mm.


5.3.2 O resultado da expansibilidade a quente a mdia

de trs determinaes, sendo expresso em milmetros, com aproximao de 0,5 mm.


Notas: a) Repetibilidade - A diferena entre dois resultados individuais obtidos a partir de uma mesma amostra submetida ao ensaio por um mesmo operador, utilizando a mesma aparelhagem em curto intervalo de tempo, no deve ultrapassar 1 mm; b) Reprodutibilidade - A diferena entre dois resultados individuais e independentes obtidos por dois operadores, operando em laboratrios diferentes, a partir de uma mesma amostra submetida ao ensaio, no deve ultrapassar 1,5 mm.

Potrebbero piacerti anche