Sei sulla pagina 1di 10

Determinao de Propriedades Fsicas: Solubilidade e Miscibilidade Introduo

Soluo uma mistura homognea constituda por duas ou mais substncias numa s fase. As solues so formadas por um solvente (geralmente o componente em maior quantidade) e um ou mais solutos (geralmente componente em menor quantidade). Substncias qumicas presentes nos organismos de animais e vegetais esto dissolvidas em gua constituindo solues. No cotidiano a maioria das solues lquida. As propriedades fsicas e qumicas de uma mesma soluo so constantes em toda sua extenso, todavia dependem da composio, que pode variar de soluo para soluo. A maioria das substncias dissolve-se, em certo volume de solvente, em quantidade limitada. Solubilidade E a quantidade mxima de um soluto que pode ser dissolvida em um determinado volume de solvente, a uma dada temperatura, formando um sistema estvel. Quanto solubilidade as solues podem ser classificadas em: - saturada: soluo que contm uma quantidade de soluto igual solubilidade a uma dada temperatura. Na soluo saturada o soluto dissolvido e o no dissolvido esto em equilbrio dinmico entre si. - insaturada: soluo que contm uma quantidade de soluto inferior solubilidade a uma dada temperatura. - supersaturada: soluo que contm uma quantidade de soluto superior a solubilidade a uma dada temperatura. A soluo supersaturada instvel, e a mnima perturbao do sistema faz com que o excesso de soluto dissolvido precipite, tornando-se uma soluo saturada com presena de corpo de fundo. Miscibilidade a habilidade de duas ou mais substncias lquidas misturarem entre si e formarem uma ou mais fases, ou seja, mistura o conjunto de duas ou mais substncias puras. Quando duas substncias so insolveis, elas formam fases separadas quando misturadas; o melhor exemplo conhecido disto a mistura leo-gua. Por outro lado, a gua e o lcool etlico so solveis em quaisquer propores, enquanto que algumas outras combinaes de substncias so parcialmente solveis; por exemplo, se colocarmos sal de cozinha em gua alm de certa quantia, parte do sal precipita-se no fundo da vasilha na forma slida, embora este exemplo seja de uma soluo, mas que no deixa de ser um tipo de mistura, nesse caso, heterognea, pois o excesso de sal no reagiu com a gua.

Objetivo
O experimento 3 tem como objetivo, o entendimento de diversas interaes intermoleculares que define algumas das caractersticas dos materiais existentes no mundo, sendo uma das principais influncias das ligaes na solubilidade ou miscibilidade de dois ou mais elementos qumicos. Essas caractersticas so de grande importncia, tanto para indstrias, quanto para uso domstico, como veremos a diante.

Procedimento Experimental
Materiais: . Tubos de Ensaio e Estante para Tubos . Conta Gotas ou Pipeta de Pasteur . Tampas para Tubo de Ensaio . Pipeta Graduada 10 ml . Esptula Reagentes e Solventes: . gua Destilada . leo de cozinha . Detergente . Etanol (Proqumios) . Acetato de Etila (Proqumios) . Clorofrmio (F Maia) . NaCl Cloreto de Sdio (Dinmica) . C12H22O11 Sacarose (Neon)

Experimentos: 1 Solubilidade e Polaridade a) Em 3 tubos de Ensaios foi adicionada uma ponta de esptula de NaCl (Cloreto de Sdio), denominados (Tubos 1,2 e 3) b) Ao Tubo 1foi adicionado 5 ml de gua destilada com a pipeta de Pasteur, ao Tubo 2 foram adicionados 5 ml de etanol e ao Tubo 3 foram adicionados 5 ml de clorofrmio com a pipeta graduada de 10 ml. c) Cada tubo de ensaio aps ser tamponado foi agitado e observado em temperatura ambiente. d) Aps os resultados os procedimentos foram refeitos substituindo o NaCl pela Sacarose.

2 Miscibilidade a) Foi adicionado em um tubo 1 ml (Tubo 1) de gua destilada e 1 ml de etanol com a pipeta graduada e observado os resultados. b) i - Foi adicionado em um tubo, 1 ml de gua (Tubo 2) com a pipeta de Pasteur, 1 ml de leo e observado os resultados. ii Foi adicionado ao (Tubo 2) 0,2 ml de detergente com a pipeta graduada. Observado o resultado o tubo foi tamponado e agitado. iii Aps alguns minutos observou-se o resultado. c) i - Foi adicionado em um tubo, 1 ml de gua (Tubo 3) com a pipeta de Pasteur, 1 ml de acetato de etila e observado os resultados. ii Foi adicionado ao (Tubo 3) 0,2 ml de detergente. Observado o resultado o tubo foi tamponado e agitado. iii Aps alguns minutos observou-se o resultado. d) i - Foi adicionado em um tubo, 1 ml de etanol (Tubo 4) com a pipeta de Pasteur, 1 ml de leo e observado os resultados. ii Foi adicionado ao (Tubo 4) 0,2 ml de detergente com a pipeta graduada. Observado o resultado o tubo foi tamponado e agitado. iii Aps alguns minutos observou-se o resultado.

Resultados e Discusses

Experimento 1: Letras a,b e c. Com o procedimento de solubilidade e polaridade foi obtido os seguintes resultados referente aos tubos denominados Tubos 1,2 e 3. Tubo1: Obteve-se uma solubilizao completa entre NaCl e a gua destilada, formando uma mistura homognea. Devido o solido inico ao dissolver em gua, quebrado em pequenas unidades: ction (unidade de carga positiva) e anion (unidades de carga negativa), conforme (Figura 1) e resultados (Tabela 1)

Figura 1 (reao NaCl + gua)

Tubo 2: Houve uma solubilizao parcial entre o NaCl e o etanol, confirmada pela quantidade restante de NaCl no fundo do tubo ser menor que a quantidade adicionada inicialmente, formando uma mistura heterognea. O etanol por ser uma substancia apolar no consegue dissolver o NaCl que polar. Os solutos muito polares e slidos inicos no so solveis em solventes apolares. As fracas interaes soluto solventes so suficientemente fortes para desfazer a rede, como afirma Brady (1986, p.353). Resultados (Tabela 1) Tubo 3: No houve nenhuma mistura ou reao entre os compostos clorofrmio e NaCl, constatando uma mistura heterognea. O clorofrmio apesar de ser um composto polar, a caracterstica de sua polaridade baixa, e para dissolver um soluto inico polar como o NaCl necessrio um solvente muito polar como a gua, como afirma Brady (1986, p.353). Resultados (Tabela 1)

Letra d Ao repetir o experimento 1 alterando o soluto de NaCl para Sacarose, obtiveram-se os seguintes resultados.

Tubo1: Obteve-se uma solubilizao completa entre Sacarose e a gua destilada, formando uma mistura homognea. As molculas de gua vo ser atradas para as partes OH da molcula de sacarose, de tal forma que o O negativo em H2O sero atrados para o H positivo na OH da sacarose (os opostos se atraem). Os cristais de sacarose difundem-se pela gua uniformemente ligando-se gua atravs de pontes hidrognio. Resultados (Tabela 1) Tubo 2: Houve uma solubilizao parcial entre a Sacarose e o etanol, confirmada pela quantidade restante da Sacarose no fundo do tubo ser menor que a quantidade adicionada inicialmente, formando uma mistura heterognea. Nos compostos moleculares, tais como etanol e sacarose, a atrao das molculas do solvente sobre as molculas do soluto deve ser maior que a atrao entre as molculas do soluto para iniciar a dissociao molecular e depois o solvente deve agir no sentido de evitar que estas molculas se atraiam novamente. Este processo chamado solvatao. Resultados (Tabela 1)

Tubo 3: No houve nenhuma mistura ou reao entre os compostos clorofrmio e a sacarose, constatando uma mistura heterognea. O clorofrmio apesar de ser um composto polar, a Sacarose um composto apolar, e somente ...semelhante dissolve semelhante... (Brady 1986, p 353, destaque nosso). Resultados (Tabela 1)

Tabela1
Compostos Solventes 5 ml gua 5 ml de etanol 5 ml de clorofrmio NaCl Homognea Heterogenia Heterogenia Sacarose Homognea Heterogenia Heterogenia

Experimento 2 Letra a Tubo 1, ao adicionar 1 ml de gua destilada e 1 ml de etanol, obteve-se uma mistura homognea. O etanol e a gua em quaisquer propores formam uma mistura azeotrpica. Resultado conforme Tabela 2. Letra b Tubo 2, ao adicionar 1 ml de gua destilada e 1 ml de leo de cozinha, obtevese uma mistura heterognea. A gua polar e o leo apolar, portanto no se misturam. Como afirma Brady (1986, p 353), opostos no se misturam. Foi adicionado ao tubo 2, 0,2 ml de detergente, tamponado o tubo e agitado. Obteve-se uma mistura mais homognea, onde o detergente criou um ambiente que facilitou a mistura dos compostos, ocorrendo uma emulso devido composio do detergente chamada Deodezil Denzeno de Sdio, que provoca o aumento da solubilidade da gua. Resultado conforme Tabela 2. Letra c Foi adicionado ao tubo 3, 1 ml de gua destilada, 1 ml de acetato de etila, obteve-se uma mistura heterognea devida o acetato de etila ser solvel apenas 25% em gua a temperatura ambiente. Foi adicionado ao tubo 3, 0,2 ml de detergente, tamponado o tubo e agitado. Obteve-se uma mistura mais homognea, onde o detergente criou um ambiente que facilitou a mistura dos compostos, ocorrendo uma emulso devido composio do detergente chamada Deodezil Denzeno de Sdio, que provoca o aumento da solubilidade da gua. Resultado conforme Tabela 2.

Letra d Tubo 4, ao adicionar 1 ml de etanol e 1 ml de leo de cozinha, obteve-se uma mistura heterognea onde o etanol ficou sobre o leo. Como o etanol polar e o leo apolar os solventes so imiscveis. Foi adicionado ao tubo 4, 0,2 ml de detergente, tamponado o tubo e agitado. Obteve-se uma mistura mais homognea, onde o detergente criou um ambiente que facilitou a mistura dos compostos. Aps alguns minutos iniciou-se a separao do etanol e do detergente devido a baixa concentrao do detergente. Resultado conforme Tabela 2.

Tabela 2 Tubo 1 Compostos gua + Etanol Resultado Homognea Compostos gua + leo Resultado Heterogenia Compostos Etanol+leo Resultado Heterogenia gua + leo+detergente Emulso homogenia Etanol + leo+detergente Homogenia

Tubo2

Tubo3

Tubo4

Compostos gua+Acetato de Etila gua+Acetato de Etila+Detergente Resultado Heterogenia Homogenia

Concluso
Relacionando-se os resultados com suas respectivas explicaes obteve-se que o fator determinante para que uma mistura de compostos e substancias seja miscvel ou homognea esta diretamente relacionada com as ligaes existentes entre os tomos, e sua polaridade. Para prever o comportamento de certos solutos em relao a certos solventes ( temperatura constante) necessrio se analisar as suas estruturas moleculares, ou melhor, o tipo de interao que h entre soluto e solvente. De acordo com as Regras de Solubilidade, uma substncia polar tende a dissolver em um solvente polar, e uma substncia apolar tambm num solvente apolar. Ou seja, semelhante dissolve semelhante.

Referncias Bibliogrficas

http://www.askmehelpdesk.com/chemistry/why-does-sucrose-dissolve-water131012.html Acesso em 21/04/2010. http://pt.wikipedia.org/wiki/Solubilidade Acesso em 17/04/2010. http://www.mundovestibular.com.br/articles/3719/1/DISSOLUCAO-DE-UMSOLUTO-EM-UM-SOLVENTE/Paacutegina1.html Acesso em 17/04/2010 BRADY, James E. Qumica Geral: livros tcnicos e cientficos. Rio de Janeiro: LTC, 1986

Potrebbero piacerti anche