Sei sulla pagina 1di 2

Fabricao do cimento

Cimento um aglomerante hidrulico ligante pulverulento de cor acinzentada, resultante da queima do calcrio, argila e posterior adio de gesso. O cimento portland produzido a partir de uma mistura de rocha calcria e argila. A calcinao dessa mistura d origem ao clinker, um produto de natureza granulosa, cuja composio qumica constituda essencialmente de silicatos hidrulicos de clcio, com certa proporo de outras substncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego. Dentre os constituintes fundamentais do cimento (95 a 96%) podemos citar: Cal (CaO); Slica (SiO2); Alumina (Al2O3) xido de Ferro (Fe2O3) Magnsia (MgO) em proporo mxima de 5% Impurezas A fabricao do cimento portland envolve as seguintes etapas de operaes: a) preparo e dosagem da mistura crua; b) homogeneizao; c) cliquerizao; d) esfriamento; e) adies finais e moagem; e f) ensacamento. a) Preparo e dosagem da Mistura Crua Preparo da mistura crua A matria-prima extrada da jazidas pelos processos usuais de explorao de depsitos minerais. As argilas contendo silicatos, alumina e xido de ferro, normalmente, apresentam-se em condies de serem misturadas diretamente com o calcrio. Calcrio e argilas, em propores predeterminadas, so enviadas ao moinho de cru (moinho de bolas, de barras, de rolos) onde se processa o incio da mistura ntima das matrias-primas e, ao mesmo tempo, a sua pulverizao, de modo a reduzir o dimetro das partculas a 0,050 mm, em mdia. A moagem, conforme se trate de via mida ou seca, feita com ou sem presena de gua. Dosagem da mistura crua A determinao da porcentagem de cada matria-prima na mistura crua depende essencialmente da composio qumica das matria-primas e da composio que se deseja obter para o cimento portland, quando terminado o processo de fabricao. Durante o processo de fabricao, a matria-prima e a mistura crua so analisadas, quimicamente, numerosas vezes, a intervalos de 1 hora e, s vezes, de meia em meia hora, e em face dos resultados dos ensaios, o laboratrio indica as porcentagens de cada matria-prima que deve compor a mistura crua (farinha crua). b) Homogeneizao Essa primeira mistura encaminhada a moinhos especficos para a reduo do tamanho dos gros e homogeneizao do material. Para aperfeioar a mistura de seus componentes, a farinha pode ainda passar por estruturas verticais, chamadas silos de homogeneizao que realizam a mistura dos materiais por processos pneumticos e de gravidade.

c) Clinquerizao A mistura encaminhada a fornos rotativos, onde ocorre a queima do material, processo conhecido como clinquerizao e realizado a temperaturas da ordem de 1400C. O resultado desta queima o clinker, que ao sair do forno encaminhado ao processo de resfriamento. d) Esfriamento Na sada, o material apresenta-se na forma de bolas de dimetro mximo varivel entre 1cm a 3cm. As bolas que constituem o clnquer saem do forno a uma temperatura da ordem de 1200C a 1300C, pois h um incio de abaixamento de temperatura, na fase final, ainda no interior do forno. O clnquer sai do forno e passa ao equipamento esfriador, que pode ser de vrios tipos. Sua finalidade reduzir a temperatura, mais ou menos rapidamente, pela passagem de uma corrente de ar frio no clnquer. Dependendo da instalao, na sada do esfriador o clnquer apresenta-se com temperatura entre 50C e 70C, em mdia. O clnquer, aps o esfriamento, transportado e estocado em depsitos. e) Moagem e adies finais O clnquer portland assim obtido conduzido moagem final, recebendo, antes, uma certa quantidade de gesso, limitada pela norma, gesso esse destinado ao controle do tempo de incio de pega. O clnquer portland e seus aditivos passam ao moinho para a moagem final, onde se assegura ao produto a finura conveniente, de acordo com as normas.

f) Ensacamento
O cimento portland resultante da moagem do clnquer, com os aditivos permitidos, transportado mecnica e pneumaticamente para os silos de cimento a granel, onde estocado. Aps os ensaios finais de qualidade do cimento estocado, ele enviado aos silos para a operao de ensacamento, operao feita em mquinas especiais que automaticamente enchem os sacos e os soltam assim que atingem o peso especificado de 50 Kg. Videos: 1. http://www.youtube.com/watch?v=KDWVOAQkxl4 2. http://www.youtube.com/watch?v=BnNsWVWrYw4

Potrebbero piacerti anche