Sei sulla pagina 1di 5

1 ESCOLA SECUNDRIA DE PINHEIRO E ROSA SOCIOLOGIA 12.ANO ANO LECTIVO: 2010/2011 1. Teste Verso 1 Durao: 90 minutos Grupo I 1.

Em cada questo existem duas alneas correctas. Indique-as.1.1

Lusa Anans sociloga e resolveu estudar a prostituio. Para esse efeito contactou diversasprostitutas, entrevistou-as (em locais por elas escolhidos) e observou-as nos lugares ondeesperavam pelos clientes. Ao proceder assim efectuou: A.

Uma observao participante, com um grau mximo de envolvimento.B.

Uma observao participante, com um grau mnimo de envolvimento.C.

Uma observao participante, na modalidade de participao-observao.D.

Uma observao participante, na modalidade de observao-participao.E.

Uma observao no participante.F.

Uma experimentao.G.

Um trabalho de campo.1.2

Uma hiptese : A.

Uma certeza que precisa de ser testada.B.

Uma conjectura.C.

Uma teoria cientfica provada.D.

Uma conjectura verdadeira.E.

Uma suposio errada.F.

Uma suposio confirmada.G.

Uma tentativa de explicao que pode ser verdadeira ou falsa.1.3

Uma experimentao : A.

Uma maneira de testar uma hiptese em condies controladas e estabelecidas pelo investigador.B.

Uma observao laboratorial.C.

Uma tcnica apenas usada nas cincias da natureza.D.

A reproduo artificial de um fenmeno tendo em vista o seu estudo.E.

Uma experincia, semelhante a qualquer experincia quotidiana.F.

Uma etapa obrigatria de qualquer pesquisa cientfica.G.

Uma etapa obrigatria de qualquer investigao no campo das cincias sociais.2.

Uma investigao sociolgica tem vrias etapas sequenciais. Indique-as por ordem.3.

Manuel Janela tem 56 anos, casado, militante de um partido poltico e j foi deputado. Actualmente est a fazer um Doutoramento em Cincia Poltica e resolveu investigar o efeito damilitncia partidria na vida familiar. correcto dizer que o estudo efectuado por Manuel Janela constituiu uma forma de observao-participao? Justifique de modo breve. Grupo II 1.

Quando, em conversas quotidianas, usamos a palavra cultura, pensamos muitas vezes nela como se representasse as coisas mais elevadas do esprito a arte, a literatura, a msica e a literatura. Quando os socilogos usam o termo, inclui tambm essas actividades, mas muitas outras coisas mais. Anthony Giddens, Sociologia , F. C. Gulbenkian, 2007, 5 edio, Lisboa, pg. 22.

1.1

Como se costumam designar os dois conceitos de cultura referidos no texto?1.2

Esclarea de modo breve (quatro ou cinco frases apenas) o significado da expresso muitas outras coisas mais no contexto em que usada por Anthony Giddens.2.

Todos os povos possuem cultura, mas no a mesma cultura. Concorda? Exemplifique e justifique de modobreve.3.

Os portugueses levaram o Carnaval para Angola e este encontrou plena aceitao entre os povosangolanos, onde a existncia da mscara e de mascarados se achava profundamente enraizada,merc de costumes muitas vezes seculares (http://www.camacupa.com/

) . Os usos do Carnaval ajustaram-sea essas tradies angolanas. Diga o nome do tipo de aculturao referido no exemplo anterior.4.

Nos Estados Unidos da Amrica, no sculo XIX, muitos ndios foram impedidos de se vestir deacordo com os seus costumes tradicionais e obrigados a vestir-se como os brancos. Diga o nome do tipo de aculturao referido no exemplo anterior.5.

No Japo d-se uma importncia fundamental honra. As pessoas sentem o dever de alcanar osseus objectivos, como se a sociedade lhes dissesse: no deves falhar. Caso falhem consideram queperderam a honra. frequente, por exemplo, jovens suicidarem-se porque no conseguiram obteruma mdia muito elevada nos exames escolares. Identifique no exemplo dois valores, uma norma e um comportamento. (Escreva de modo sinttico.)6.

Pense em si. Porque que a pessoa que ?Responda a essa pergunta tendo em conta os conceitos de valor e de socializao, e outros que considerarrelevantes.7.

Todas as subculturas so contraculturas. Concorda? D dois exemplos e justifique

Potrebbero piacerti anche