Sei sulla pagina 1di 14

A Ciber-Religio

A midiatizao do sagrado e a sacralizao da mdia 1


Jorge Miklos2 Ubiquidade da Comunicao: Encantamento da Tcnica

No h como no perceber, tampouco como esconder: estamos em um mundo cujas relaes so pautadas pelas tecnologias comunicacionais. Nossa poca notadamente marcada pela presena massiva de tecnologias de comunicao no cotidiano humano. A ubiquidade da tecnologia comunicacional acarreta mudanas profundas na sociedade atual, qual esse homem pertence. O alastramento da cultura digital e sua difuso potencializaram vrios comunicadores instantneos portteis nos quais os formatos e as linguagens no param de convergir numa velocidade surpreendente. Como sinaliza Eric Felinto:
Eles se tornaram to corriqueiros que muitas vezes nem nos damos conta de sua importncia em nossa vida. Porm, nos momentos em que parecem se voltar contra ns na pane do computador, na m recepo do celular sentimos o quo dependentes nos tornamos dessas tecnologias. (FELINTO, 2005, p. 7).

Lucien Sfez aponta que a expresso sociedade da comunicao revela que o interesse da comunicao promover a si mesma. Ela se tornou totalitria e se estende cada vez mais na existncia social por meio de tecnologias que se apresentam como, muitas vezes, dotadas de vontade e inteligncia prprias (FELINTO, 2005, p. 7):
Dizer e anunciar urbi et orbi, que de comunicao constitui para a sociedade atual evocar um mal-estar infalvel, lutar contra o estilhaamento e a desvinculao, a atomizao possvel e avaliar com nostalgia o declnio de certo tipo de ligao social. [...] [Se] se define como comunicao, a prpria sociedade est submetida em sua base tecnologia [...] a sociedade produz, ela mesma, sua prpria definio, j que produtora de tcnicas que, por outro lado,

Texto publicado no livro: GOMES, Pedro Gilberto; NETO, Antonio Faustino; SBARDELOTTO, Moiss; MAGALHES, Thamiris (Org.). Mdias e religio: a comunicao e a f em sociedades em midiatizao . Universidade do Vale do Rio dos Sinos. So Leopoldo: Ed. Unisinos: Casa Leitia, 2013. 2 Doutor em Comunicao e Semitica e Mestre em Cincias da Religio pela PUC/SP. Graduado em Histria. Pesquisador do Grupo de Mdia e Estudos do Imaginrio (UNIP) e do Centro Interdisciplinar de Semitica da Cultura e da Mdia (PUC/SP) do qual o atual Diretor Presidente. Atualmente Pesquisador e Professor Titular e no PPG em Comunicao e Cultura Miditica da Universidade Paulista (UNIP). Membro Titular (Vice-Presidente) da Comisso de Histria do Instituto Pan-Americano de Geografia e Histria (IPGH), da Organizao dos Estados Americanos (OEA), no Brasil. Pesquisa a Cibercultura, com os seguintes enfoques: Teorias do Imaginrio, Mdia e Religio, Comunicao Cultura e Sociedade, Comunicao e Processos Socioculturais, Comunicao e Movimentos Sociais ContraHegemnicos. autor do livro: Ciber-Religio: A Construo de Vnculos Religiosos na Cibercultura.

a definem [...] O que ela faz como o faz como fabrica um objeto lhe servem de determinante e de causa. (SFEZ, 1990, p. 71-72).

Sfez toca no ponto crucial acerca da questo do poder e da dominao, ou seja, dos mecanismos de controle desde sempre presentes na sociedade. A cultura digital deu s tecnologias comunicacionais a devida proeminncia em relao aos processos sociais. Se todas as esferas da vida social foram abarcadas pelo tecnolgico, a experincia religiosa no passou inclume. Atualmente, vrias pessoas, ligadas ou no a instituies religiosas, lanam mo dos meios de comunicao eletrnicos interativos como mediao para experincias religiosas. Velas virtuais, teros virtuais, velrios virtuais, peregrinaes virtuais, so alguns exemplos recentes, mas j conhecidos dessa migrao da experincia religiosa para o cyberspace3. Dada quantidade de usurios que frequenta a web para comparecer em velrios virtuais, fazer promessas, pedidos, rezar enviar santinhos, agradecer graas alcanadas e acender velas para santos, vale perguntar se o cone maior dos nossos tempos, a Internet, pode tambm ser sinnimo de f, ou seja, a tcnica alada a condio de culto e adorao como bem observa Eugnio Trivinho:

Desde os apontamentos de Heidegger acerca da tcnica como metafsica realizada no sculo XX, constata-se, na fase atual da sociedade tecnolgica, em funo da dependncia da mquina, uma intensificao da caracterstica da tecnologia como religio. O processo de reverso apontado por Feuerbach, pressuposto em todo impulso de transformao de algo em religio, tambm se aprofundou. Em relao ao presente, ele pode ser resumido em trs momentos, a grandes traos: A partir do hipostasiamento materializador das habilidades tcnicas humanas em forma de objetos tecnolgicos num momento inicial, projetam-se, na sequncia, os atributos e as aspiraes propriamente humanos para o ente criado, ao ponto, num terceiro momento obliterada a razo crtica capaz de abranger todo o processo-, haver o culto sub-reptcio da mquina e a consequente subordinao do ente humano a ela. Esse processo de reverso notvel tanto em relao aos sistemas automatizados de produo, quanto aos eletrodomsticos, automveis e, principalmente, computadores, que, tomados como segundo eu em algumas reas, condiciona a formao de um pblico cativo que no o larga nem mesmo nas horas das refeies. V-se, no s a cincia e a tcnica so uma nova religio, a mquina tambm a enseja. O objeto tecnolgico, de extenso do ente humano, passou a ser vetor de processos, ocupando por isso o centro da cena, enquanto o ente humano, em mais uma de suas frustraes antropolgicas, acabou por figurar na histria como um de seus anexos. Se o processo ocidental de racionalizao, operado pelo desenvolvimento das tcnicas no capitalismo, havia promovido o
3

Optamos pelo uso da verso original em ingls em vez de seu correlato em lngua portuguesa. A escolha tributria ao pensamento crtico da cibercultura engendrado por Eugnio Trivinho: trata -se, a rigor, de poltica da teoria como forma de rechao organizado a to voga seduo da ingenuidade poltica e histrica. No merece complacncia, a princpio, o que provm do campo blico e , depois, levado a territrio civil, em estado de total reificao (para fazer uso de um desgastado vocbulo marxista) e, assim, transformado em coisa social tacitamente aceita, restando olvidada a natureza de sua procedncia e de seus vnculos originais. (TRIVINHO, 2007, p. 67)

desencantamento iluminista do mundo, os objetos tecnolgicos, e mais ainda os informticos em tamanho mni, reencantam-no. Novos fetiches, vigoram como coisas dignas de considerao mtica cotidiana e articulam uma devoo em geral verbalmente silenciosa, mas emocionalmente intensa. Diante delas, a conscincia comum acostumou-se a se deslumbrar e sorrir. Recebe-as pelo crivo do imaginrio, da obsesso pelo uso imediato e do desejo de conforto e distino social. (TRIVINHO, 2001, p. 83-84).

A aproximao semntica entre as concepes de religare e de rede no pode passar despercebida quando analisamos a transferncia das prticas de religare, ou seja, religiosas e religadoras, para o espao da rede. Esse deslocamento j por si s evidencia as profundas afinidades que podem ser encontradas na base desse processo.

Midiatizao do Religare

A midiatizao das experincias religiosas no fenmeno recente. A mtua contaminao entre os meios de comunicao eletrnicos e religio deu-se pela afinidade de ambos. Ora, sob a justificativa da converso as igrejas passaram a utilizar a mdia eletrnica como estratgia de proselitismo, ora pelo fascnio que a tcnica exerce sobre a cultura. As igrejas procuram utilizar os meios de comunicao eletrnicos em favor da f e aliar o digital e o espiritual em busca de espaos nos quais as expresses de f no atuem apenas no campo simblico e ritualstico materiais, como nas igrejas, mas como poderoso coadjuvante no dia-a-dia do crente, atuando como um conforto nas horas em que no se pode vivenciar um contato concreto. Os meios eletrnicos de comunicao tornaram- se um poderoso aliado de evangelizao das igrejas. As chamadas igrejas eletrnicas, que surgiram nos Estados Unidos e se difundiram no Brasil desde o incio da dcada 1980, hoje realizam transmisses ao vivo de cultos religiosos e programas de evangelizao. No Brasil, grupos religiosos, evanglicos e catlicos controlam rdios e tevs, empreendendo uma ofensiva organizada para ampliar sua influncia no quadro social. Uma pesquisa encomendada ao Centro de Estatstica Religiosa e Investigaes Sociais (Ceris), revelou que, apenas no Estado de So Paulo, os catlicos possuem 1.030 veculos de comunicao. So 25 TVs, 288 rdios, 316 jornais, 304 boletins e 61 sites 4. Mas no so apenas os catlicos que se midiatizam. A partir da dcada de 1990, o Brasil assiste a dois fenmenos imbricados: o crescimento das igrejas evanglicas e o
4

Disponvel em: http://www.ceris.org.br/pdfs/relatorio_1a_etapa.pdf. Acesso em 07.08.2012.

empenho destas em comprar espaos nos canais de TV ou tornarem-se proprietrias de emissoras de rdio e televiso alm de jornais e revistas. Os evanglicos, assim como os catlicos, tm por princpio religioso a divulgao de sua f. Como consequncia, existe, entre os catlicos e os evanglicos, o desejo missionrio do proselitismo que tem como caracterstica basilar a simplificao da mensagem para converso de muitos. Como exemplo emblemtica dessa ocupao miditica, destaca-se a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), fundada em 1977 por Edir Macedo No Brasil, a IURD possui uma rede nacional de rdios em FM, a Rede Aleluia, com programao musical gospel e vrias emissoras locais, em AM e FM, com programao apenas evanglica. Edir Macedo proprietrio da Central Record de Comunicao, empresa qual pertencem a Rede Record e o canal televisivo jornalstico Record News. A Rede Record ocupa o segundo lugar no IBOPE em audincia no horrio nobre desde 2007. A emissora possui uma programao diversificada de carter laico. Os programas e cultos religiosos da IURD esto restritos s madrugadas na grade de programao na faixa entre 1h e 6h15min. Numa demonstrao do seu poder econmico e poltico, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) assumiu a Rede Record de Televiso em 1989, por 45 milhes de dlares. A TV, que disputa espao na audincia com outras grandes emissoras do pas, como a Rede Globo e o SBT, exibe diariamente, alm dos telejornais, teledramaturgias e programas infantis, uma programao reservada Igreja Universal do Reino de Deus, que inicia a partir das 23 horas e segue por toda a madrugada. As religies buscam seu lugar no panorama miditico. Os nmeros evidenciam o marcante lugar de relevo que as tecnologias de comunicao assumiram para as religies no mundo atual. Atualmente, com objetivo de facilitar a divulgao e o conhecimento de mensagens e arrebanhar fiis, as entidades religiosas passaram a disponibilizar, em sites na Internet, servios interativos, informao, agenda, oraes em formato MP3 e transmisso ao vivo, de cerimnias religiosas. So cada vez mais frequentes missas, cultos, batizados, casamentos e at velrios que so transmitidos pela Internet comprovando que o a rede mundial de computadores tornou-se uma ferramenta comunicacional fundamental de existncia e manuteno das atividades religiosas da sociedade atual. Desde a sua implantao e popularizao no Brasil, na dcada de 1990, a Internet ganhou relevncia potencializando a convergncia dos meios eletrnicos de comunicao, a gerao de novas dinmicas socioeconmicas, as tenses e disjunes entre o local e o

global, a compresso do tempo-espao. Da cultura digital resultaram negcios, transaes financeiras, namoros, amizades, casamentos, encontros, reencontros, desencontros, pequenas empresas virtuais, projetos cientficos, redes sociais, redes de conhecimento, ensino a distncia, engajamento poltico e outras experincias sociais. A cultura digital passou a permear todas as esferas da existncia humana. Alm do seu alcance quantitativo, a cultura digital representa em muitos setores uma radical ruptura na forma, no modelo e no prprio conceito de relacionamento, tanto social como o das transaes econmicas. A cultura digital afetou a rotina em empresas, casas, universidades, alterando processos de conexes tradicionais. Ela, a comunicao, est presente em nossas vidas de maneira a se confundir com ela prpria conforme salienta Eric Felinto:

(...) vivemos hoje um momento de inaudito fascnio com o desenvolvimento dos meios de comunicao. A miniaturizao das tecnologias de comunicao, bem como sua crescente mobilidade, presentes em aparatos como telefones celulares, palmtops e notebooks tornaram a comunicao mediada um fenmeno to ubquo que j no mais possvel escapar do mandato da comunicao. Temos de nos comunicar sempre, com cada vez mais frequncia e eficcia. (FELINTO, 2006, p. 7).

Velas virtuais
O advento dos meios de comunicao eletrnicos interativos ampliou a capacidade de conexo, transformando o cotidiano dos seres humanos. A cultura contempornea fortemente marcada pelas tecnologias digitais est transformando radicalmente a sociabilidade humana. As experincias religiosas, evidentemente, no ficaram imunes a tantas mudanas. Atualmente, vrias pessoas, ligadas ou no a instituies religiosas, lanam mo dos meios de comunicao eletrnicos interativos (mais precisamente, os computadores e outras tecnologias capazes de rede) como mediao para experincias religiosas. Na era cibercultural: o mundo virtual minha parquia. 5 Um acontecimento emblemtico! Em 2007, Ana Maria Chiarella Dykes, 41 anos, moradora em Kengsport, no Tenessee, EUA ao receber a notcia de que estava com uma doena grave (o mdico suspeitava de cncer no seio, diante da existncia de um tumor), ligou para uma amiga no Brasil para contar sua angstia.

Frase do evangelista britnico John Wesley.

A amiga, catlica devota, sugeriu que Ana Maria tomasse as plulas de Frei Galvo 6, santo brasileiro 7. De acordo com a Igreja Catlica, por meio dessas plulas se alcanou a maioria dos cerca de 28.000 milagres documentados no processo de beatificao do frade franciscano. Entretanto, como Ana Maria no tinha como ter acesso s plulas de papel em tempo hbil, recorreu ento Internet. No site oficial de Frei Galvo

(www.saofreigalvao.com), ela acendeu velas virtuais e procedeu s oraes. Aps alguns dias Ana Maria tomou cincia do resultado de outros exames e descobriu que j no mais possua a doena. Ana Maria relata o fato, assina e autoriza sua divulgao 8. No site encontram-se mais de 500 relatos de graas virtuais com o auxlio de velas do Frei Galvo9. No museu virtual Frei Galvo esto disponveis os registros enviados pela religiosa. Segundo a Irmandade de Frei Galvo, responsvel pelo site do santo, os primeiros cinco meses de existncia da ferramenta on-line registraram mais de 520.000 visitas.

As plulas de Frei Galvo, consideradas milagrosas, so minsculos pedaos de papel de arroz contendo um versculo do ofcio da Santssima Virgem. No passado, Frei Galvo escrevia as oraes, para as pessoas que solicitavam sua ajuda, hoje as plulas so feitas e distribudas pelas irms do mosteiro da Luz. O mosteiro recebe, diariamente, cerca de trezentos fiis em busca das plulas de Frei Galvo. Nos finais de semana, esse nmero sobe para mais de mil pessoas que vm em busca de cura para problemas de sade, gravidez ou outro pedido para si ou seus prximos. Consta que certo dia, Frei Galvo recebeu um pedido para um moo que se debatia com fortes dores provocadas por clculos vesicais. Compadecido, Frei Galvo lembra-se do infalvel poder da Virgem Maria e, tomando um pequeno pedao de papel, nele escreve estas palavras do Ofcio de Nossa Senhora: Post partum Virgo Inviolata permansisti: Dei Genitrix intercede pro nobis ( Depois do parto, Virgem, permaneceste intacta: Me de Deus, intercedei por ns).. Em seguida, enrolou o papel na forma de um minsculo canudo, em forma de plulas, e mandou que o dessem o moo para tom-lo. Este, confiando em Nossa Senhora, apenas o ingeriu, expeliu os clculos sem dificuldade e imediatamente ficou curado. 7 Canonizado por Bento XVI em sua viagem ao Brasil em maio de 2007. 8 http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1689346-EI4802,00.html. Acesso em 07/08/2012. 9 http://www.saofreigalvao.com/w3c_relgracas.asp. Acesso em 07/08/2012.

Figura 1 Home Page Site do Frei Galvo

http://www.saofreigalvao.com/

Alm das informaes acerca do religioso, o site oferece aos fiis um espao de interatividades como: indique a um amigo, web cards, palavra de Jesus, galeria de fotos, mural, imprensa e vela de Frei Galvo. Esta ltima permite que aps um breve cadastro, o usurio, acenda uma vela virtualmente conforme abaixo:

Figura 2 Site do Frei Galvo Velas Virtuais

http://www.saofreigalvao.com/adm_index.asp?pag=w3c_velaFG.asp

Ao acender a vela, o site fornece ao usurio um nmero para que o fiel possa acompanhar a vela acesa. A vela permanece acesa por nove dias, depois ela se apaga.

Figura 1 Site do Frei Galvo Velas Virtuais

http://www.saofreigalvao.com/adm_index.asp?pag=w3c_velaFG.asp

O site oferece aos consulentes a possibilidade de registrar as graas bem como conhecer as graas alcanadas por outros.

Figura 2 Site do Frei Galvo Velas Virtuais

http://www.saofreigalvao.com/adm_index.asp?pag=w3c_velaFG.asp

Teros Virtuais
Outro caso emblemtico revela uma novo perfil da religiosidade no Brasil: a utilizao em grande amplitude dos meios de comunicao eletrnicos interativos. Trata-se do tero virtual. H vrios formatos. Um deles o tero eletrnico inventado pelo empresrio Josu Corra de Lacerda, de Ribeiro Preto, So Paulo. Trata-se de um aparelho pequeno que compreende um chip eletrnico alimentado por pequenas pilhas No chip est gravado um programa escrito para desempenhar a funo do Rosrio, sendo controlado por meio de botes de comando inteligentes, cada qual com mais de uma funo, diferenciada pelo tipo de toque aplicado ao mesmo, sendo dotado de memria capaz de memorizar o ponto em que a sua funo interrompida e faz-la retornar a qualquer tempo desejado pelo usurio. Alm de memorizar os dias em que foram colocadas em prtica as suas funes ou em que foram as mesmas iniciadas, possuindo recursos como desligamento automtico aps trs minutos ociosos, memorizando sua ltima posio, sinais sonoros para informaes audveis, sinais de alarme, vibrao, texto rotativo, imagens alternando com texto, funes do Rosrio, funes do Tero e calendrio em tempo real.

Figura 5 Tero Eletrnico

http://www.redetec.org.br/inventabrasil/terco.htm

Outro formato o a disponibilidade de se fazer download e rezar utilizando um aparelho de celular. Vrios sites catlicos disponibilizam para os fiis, arquivos em formato MP3 ou MP4.

Figura 3 Tero no IFone http://blog.opovo.com.br/ancoradouro/terco-no-iphone/

H tambm o tero virtual. Muitos sites catlicos na internet disponibilizam para os fiis a possibilidade de orar o rosrio olhando para a tela do computador.

Figura 7: Site do Santurio de Aparecida que d suporte ao usurio para o Tero Virtual

http://www.a12.com/santuario/capela/terco_virtual.asp

O site apresenta a imagem do tero com a opo de escutar msica. Durante a orao a imagem do tero mvel simulando o gesto das mos que tocam nas conchas. Tero um termo que designa tanto uma orao quanto o instrumento utilizado para realiz-la. Em sua dimenso material, o tero consiste em um colar com 50 contas para rezar ave-marias e cinco contas para pai-nosso. No contexto do ritual da orao, o tero corresponderia tera parte da orao do rosrio, que seria composta por 150 avemarias e 15 pais-nossos, combinados com a meditao de episdios da vida de Jesus Cristo e Maria.

O Sacrifcio do Corpo
O tero tornar-se uma imagem com fim em si mesmo. Sua difuso, especialmente por meio dos sites pode estar relacionada ao panorama mais geral do campo religioso brasileiro e necessidade, por parte da Igreja Catlica, de mobilizar uma reao diante da perda de fiis, como ocorreu desde as origens da orao, nascida dentro de esforos de evangelizao catlica e de converso dos hereges. As narrativas tradicionais contam que o rosrio foi entregue a So Domingos de Gusmo pela Virgem Maria, para que ele rezasse e divulgasse a orao do rosrio. O perodo, no incio do sculo XIII, foi marcado por inmeras revoltas hereges no seio da cristandade europeia, e a orao, desde suas origens, aparece como instrumento para a evangelizao. Fato que com o passar do tempo, o rosrio foi fracionado e perdeu popularidade para sua tera parte. Enquanto orao, o tero atua como mediador, porque cria condies propcias para o contato entre aquele que ora e Jesus Cristo ou Maria, assim como o prprio objeto, em diversas circunstncias, condensa os sentidos sagrados dessa relao. possvel considerar que isso faa parte do movimento mais geral de publicizao da orao do tero e do rosrio. Como a orao est ligada a esforos de evangelizao catlica desde suas origens, a crescente ocupao dos espaos dos canais televisivos pode estar relacionada ao panorama mais geral do campo religioso brasileiro e necessidade, por parte da Igreja Catlica, de mobilizar uma reao diante da perda de fiis. Esse fenmeno tem defendido a perda do valor sagrado dos objetos religiosos nesse

deslocamento dos espaos de produo e consumo estritamente religiosos para um espao pblico mais amplo de comercializao e consumo profano. Essa leitura se baseia na ideia de que os objetos produzidos em instncias religiosas teriam uma determinada aura tradicional, que teria se perdido com a adoo de regras e padres mercadolgicos. Somos levados a crer que a difuso de velas virtuais e teros virtuais obedecem a lgica de consumo, orientada pelos desejos dos indivduos consumistas, e a lgica religiosa de produo de sentidos. No podemos ignorar o papel ativo da Igreja Catlica na defesa e na disseminao do rosrio virtual, por meio da intensa divulgao de campanhas, realizadas por parquias lideradas por simpatizantes do movimento carismtico bem como as mobilizaes em defesa da orao. Por outro lado, no d para negar que a relao de parceria entre catolicismo e amplo consumo de teros e rosrios virtuais corresponda, de alguma maneira, a uma destradicionalizao religiosa, acarretando uma ameaa aura sagrada dos objetos. De acordo com Walter Benjamim
10

, a aura de um objeto provm de sua

autenticidade, ou seja, de sua capacidade de encarnar em si toda a tradio envolvida em sua produo. No contexto de intensa reproduo tcnica, a perda da aura um risco permanente, j que est inscrita na materialidade dos objetos. Entretanto, quando a reproduo orquestrada e promovida pela prpria tradio, que ampara o objeto reproduzido, ela uma aposta na capacidade de ocupao dos espaos, em sua atualizao cada vez mais ampla. Portanto, a divulgao da devoo orao do rosrio e do tero, dando-se com e a partir da vasta reproduo de teros e rosrios no cyberspace, afina-se com o propsito mais geral de evangelizao e participao do catolicismo nos espaos sociais, disputando, com outras religies, possveis adeses de fiis. Trata-se de uma atitude poltica com relevos mercadolgicos afastando do religare tradicional. O fenmeno do tero virtual e das velas virtuais modificam os ritos tradicionais, pois nesses casos o corpo no est mais presente. Em nome de interesses polticos e
10

De acordo com Walter Benjamin em seu famoso ensaio A obra de arte na era de sua reprodutibilidade tcnica, em pocas anteriores a experincia do pblico com a obra de arte era nica e condicionada pelo que ele chama de aura, isto , pela distncia e reverncia que cada obra de arte, na medida em que nica, impe ao observador. Primeiro nas sociedades tradicionais ou pr-modernas pelo modo como vinha associada ao ritual ou experincia religiosa; depois com o advento da sociedade moderna burguesa pelo seu valor de distino social, contribuindo para colocar num plano parte aqueles que podem aceder obra autntica. O aparecimento e desenvolvimento de outras formas de arte, (comeando pela fotografia), em que deixa de fazer sentido distinguir entre original e cpia, traduz-se assim no fim dessa aura.

mercadolgicos ocorre o sacrifico do corpo. A concretude da experincia humana deixada no passado para emergir no presente uma sociedade escravizada pelos signos da sua visibilidade. Vive-se em um mundo onde tudo o que o compe deixa de ser valorizado pelo seu sentido real para ser vangloriado pelo seu valor no mercado. Enquanto construo semitica, o valor simblico da informao mercadoria segue a lgica hierrquica, que ditada pelo discurso miditico.
Afinal, se os sentidos esto no corpo, quem vai abdicando da comunicao primria (em prol das maravilhas da comunicao virtual) vai perdendo tambm a capacidade semitica, e passa a se mover num mundo em que tudo, literalmente, no tem nem faz sentido. E o argumento de que a sinestesia provocada pelas linguagens visuais seria capaz de recontactar a homem a essa esttica viva sobre a qual vimos falando resulta muito duvidoso. Nossa sociedade segue rejeitando a ideia de que h algo de nico que perdemos ao abdicarmos da presentidade corporal. (CONTRERA, 2002: p.68)

De acordo com Harry Pross em La Estrutura Simblica del Poder (1980), o sujeito confia no signo. Como os smbolos primitivos, as inscries ditadas pela mdia fazem da contaminao imagtica a linguagem padro, na qual a sociedade deve confiar. As imagens arranjadas nos cenrios miditicos suscitam o imaginrio coletivo ao consumo de ideias. Se na ps-modernidade imperam compulsivamente o desejo e a diversidade estimulados pelo consumo de imagens, a mdia o territrio virtual da construo desse parmetro coletivo de sentido.

O rito da vela virtual, do tero virtual, na ciber-religio, no contexto da cibercultura opera, conforme nossas argumentaes um deslocamento do religare para o culto da tcnica e do mercado. Nesse processo, o grande sacrificado o corpo que padece e no mais est presente. Substitudo pelos sentidos visuais e auditivos, o tato abolido pela imagem. A religio midiatiza-se, a tcnica sacralizada.

Referncias

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de Histria. In: Magia e Tcnica, arte e poltica: ensaio sobre literatura e histria da cultura. So Paulo: Brasiliense, 1994. CONTRERA, Malena Segura. Mdia e Pnico: Saturao da Informao, Violncia e Crise Cultural na Mdia. So Paulo: Annablume, 2002. FELINTO, E. A Religio das Mquinas. Porto Alegre: Sulina, 2005. PROSS, Harry. La Estrutura Simblica del Poder. Barcelona: G. Gili, 1980. SFEZ, Lucien. Crtica da comunicao. So Paulo: Loyola, 1990.

TRIVINHO, Eugnio. O mal-estar da teoria: a condio da crtica na sociedade tecnolgica atual. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

Potrebbero piacerti anche