Sei sulla pagina 1di 83

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof.

. Ali Mohamad Jaha Aula 05 AULA 05 Tema: Obrigaes Acessrias, Reteno e Solidria e Crimes contra a Previdncia Social. Responsabilidade

Assuntos Abordados: Obrigaes Acessrias. Reteno e Responsabilidade Solidria: Conceitos, Natureza Jurdica e Caractersticas. Crimes Contra a Previdncia Social: Apropriao Indbita Previdenciria e Sonegao de Contribuio Previdenciria. Sumrio Saudaes Iniciais. 01. Introduo s Obrigaes Acessrias. 02. Obrigaes Acessrias na Legislao Previdenciria. 03. Reteno. 04. Introduo Solidariedade. 05. Solidariedade na Legislao Previdenciria. 06. Crimes Contra a Previdncia Social. 07. Mensagem Final do Professor. 08. Questes Comentadas. 09. Questes Sem Comentrios. 10. Gabarito das Questes. Saudaes Iniciais. Ol Concurseiro! Tudo bem contigo? Vamos continuar nosso Curso de Direito Previdencirio para AFRFB e ATRFB? Vamos iniciar nossa quinta e ltima aula! Lembrando que a prxima aula o nosso RESUMEX. Bons estudos! =) 01. Introduo s Obrigaes Acessrias. O que vem a ser uma obrigao acessria? No Direito Tributrio, voc deve ter aprendido que existem dois tipos de obrigao tributria: a principal e a acessria. A obrigao principal o dever que tem o contribuinte de pagar tributo ou multa. Por sua vez, a obrigao acessria o dever de o contribuinte fazer ou deixar de fazer algum ato por interesse do Fisco.
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 1-1 1-3 3 - 15 15 - 23 23 - 25 25 - 29 29 - 33 33 - 35 36 - 71 72 - 82 83 - 83

Pgina 1 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Observe o que o CTN/1966 diz sobre o tema:
Art. 113, 2. A obrigao acessria decorre da legislao tributria e tem por objeto as prestaes, positivas (de fazer) ou negativas (deixar de fazer), nela previstas no interesse da arrecadao ou da fiscalizao dos tributos. Art. 113, 3. A obrigao acessria, pelo simples fato da sua inobservncia, converte-se em obrigao principal relativamente penalidade pecuniria.

Como podemos extrair, a obrigao acessria nasce da legislao (decreto, instruo normativa, ato declaratrio, etc.) e no da lei em sentido estrito. Logo, um decreto, por exemplo, pode obrigar o contribuinte a entregar uma determinada declarao periodicamente. A obrigao acessria se divide em positiva (aquela na qual o contribuinte deve fazer algum ato, como entregar uma declarao, carimbar um determinado documento junto ao Fisco, etc.) e negativa (na qual o contribuinte est dispensado de fazer algum ato, como por exemplo, no emitir um determinado demonstrativo contbil). No entanto, ambas as obrigaes acessrias sempre atendero aos interesses do Fisco. Na esfera federal, a Receita Federal define quais so as obrigaes acessrias de seu interesse. Como exemplo, podemos citar a dispensa de apresentao da Declarao de Bagagem Acompanhada (DBA) por parte dos viajantes que procedem do exterior com compras em valor inferior ao limite de iseno de US$ 300,00 (pela via terrestre) e de US$ 500,00 (pela via area). Nesse caso, a obrigao acessria possui natureza negativa. Outro ponto interessante a importncia da obrigao acessria, pois o simples descumprimento da mesma converte-se em obrigao principal, especificamente em multa! Isso mesmo! Quem entregar a declarao do IRPF (obrigao acessria) em atraso pagar multa (obrigao principal)! Sobre o tema, ainda temos os seguintes dispositivos no CTN/1966:
Art. 115. Fato gerador da obrigao acessria qualquer situao que, na forma da legislao aplicvel, impe a prtica ou a absteno de ato que no configure obrigao principal.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 2 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
Art. 122. Sujeito passivo da obrigao acessria a pessoa obrigada s prestaes que constituam o seu objeto. Art. 175, Pargrafo nico. A excluso do crdito tributrio no dispensa o cumprimento das obrigaes acessrias dependentes da obrigao principal cujo crdito seja excludo, ou dela consequente.

Observe que o Art. 175 muito interessante, pois a iseno (excluso do crdito tributrio) de determinado tributo, inclusive contribuio previdenciria, no afasta o dever de cumprimento das obrigaes tributrias correlatas por parte do contribuinte. Imagine que determinado setor industrial tenha obtido iseno das contribuies patronais pelo perodo de 1 ano. Nesse prazo, as empresas desse setor no iro recolher nenhuma contribuio patronal aos cofres pblicos, porm, no deixaro de apresentar as devidas declaraes para a RFB, sob pena dessas obrigaes acessrias serem convertidas em obrigaes principais (multa, que diferente de tributo). 02. Obrigaes Acessrias na Legislao Previdenciria. Aps a introduo (reviso) sobre obrigaes acessrias, vamos ver quais so as obrigaes acessrias impostas pela legislao previdenciria s empresas de modo geral. So obrigaes acessrias previdencirias das empresas:
01. Preparar folha de pagamento da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos.

Essa a obrigao acessria mais comum do setor de RH das empresas: a preparao da folha de pagamento. Essa folha deve conter a remunerao paga a cada um dos trabalhadores da empresa, os tributos devidos pela empresa (impostos, taxas e contribuies) e pelos trabalhadores. Alm disso, cada estabelecimento da empresa deve conter uma via (cpia) da folha de pagamento. A preparao da folha de pagamento to importante, que geralmente cobrado nas provas de Contabilidade de AFRFB e ATRFB. =) A legislao previdenciria ainda traz que a folha de pagamento elaborada mensalmente dever:
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 3 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
a) discriminar o nome dos segurados, indicando cargo, funo ou servio prestado;

a identificao bsica do trabalhador, composta de nome, cargo e servio prestado, como por exemplo: Nome: Murilo Rosa da Mangueira. Cargo: Agente Sanitrio I. Servio: Inspeo das instalaes sanitrias da empresa.
b) agrupar os segurados por categoria, assim entendido: segurado Empregado (E), Trabalhador Avulso (A), Contribuinte Individual (C);

A empresa, em sua folha de salrios, deve agrupar os seus trabalhadores em 3 categorias de segurado: Empregado (E), Avulso (A) e Contribuinte Individual (C).
c) destacar o Maternidade; nome das seguradas em gozo de Salrio

Devemos lembrar que o Salrio Maternidade o nico benefcio que considerado Salrio de Contribuio, logo, sobre ele incidem as contribuies sociais devidas pela trabalhadora. Como essa benesse paga pelo INSS, cabe a essa autarquia realizar a reteno e recolhimento da contribuio devida pela referida segurada em funo do seu salriomaternidade. Por essa razo, os trabalhadores em gozo de tal benefcio, devem ter seus nomes destacados na folha de pagamento, com intuito de evitar descontos indevidos por parte da empresa.
d) destacar as parcelas integrantes e no integrantes da remunerao e os descontos legais;

A legislao utiliza o termo remunerao de forma genrica, mas devemos entender que o dispositivo trata das parcelas integrantes e no integrantes do Salrio de Contribuio (SC). de suma importncia o destaque das parcelas integrantes e no integrantes, pois somente assim, a fiscalizao poder avaliar o correto desconto realizado pela empresa.
e) indicar o nmero de quotas de Salrio Famlia atribudas a cada segurado empregado ou trabalhador avulso.

Esse destaque obrigatrio, pois as quotas pagas pela empresa sero deduzidas por ocasio do recolhimento das contribuies sociais
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 4 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 devidas pela empresa sobre a folha de salrios. Tal entendimento encontra-se no Art. 82, 4. do RPS/1999:
Art. 82, 4. As cotas do Salrio Famlia, pagas pela empresa, devero ser deduzidas quando do recolhimento das contribuies sobre a folha de salrio.

Em resumo, a empresa no paga cota nenhuma, ela simplesmente adianta um valor para o seu trabalhador e depois recebe esse valor na forma de deduo em suas contribuies sociais.
f) manter a disposio da fiscalizao os cdigos ou abreviaturas que identifiquem as respectivas rubricas utilizadas na elaborao da folha de pagamento.

Juntamente com a folha de pagamento, deve conter anexo com os cdigos e abreviaturas utilizadas pela empresa para elaborao de sua folha de pagamento. Imagine a seguinte rubrica: CDT-E-012234-2007 Joo Santos Filho 4.550,98 O exemplo quer dizer: CDT: Crdito de Salrio E: Trabalhador da categoria Empregado 012234: Matrcula do trabalhador 2007: Ano de admisso do trabalhador Joo Santos Filho: Nome do trabalhador 4.550,98: Remunerao bruta do trabalhador Imagine um Auditor-Fiscal/RFB tendo que adivinhar o que significa cada cdigo utilizado por cada empresa fiscalizada? Impossvel, no mesmo? Por essa razo, obrigao da empresa manter documento que explique cada cdigo e abreviatura utilizada na elaborao da folha de pagamentos. Sobre a fiscalizao supracitada, considero importante ressaltar que o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) considera o AuditorFiscal da Receita Federal do Brasil autoridade competente para proceder ao exame fiscal da escriturao das empresas, no necessitando a habilitao de Contador. Observe a seguinte smula:
Smula CARF n. 08/2009: O Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil competente para proceder ao exame da escrita fiscal Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 5 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
da pessoa jurdica, no profissional de contador. lhe sendo exigida a habilitao

Ainda sobre o tema folha de salrios, a legislao tem algumas observaes especficas em relao aos trabalhadores avulsos porturios. Nesses casos, o rgo Gestor de Mo de Obra (OGMO) elaborar folha de pagamento por navio onde o trabalho foi executado, mantendo-a disponvel para uso da fiscalizao da Receita Federal do Brasil, indicando o operador porturio e os trabalhadores que participaram da operao, detalhando, com relao aos ltimos:
a) os correspondentes nmeros de registro ou cadastro no OGMO; b) o cargo, funo ou servio prestado; c) os turnos em que trabalharam, e; d) as remuneraes pagas, devidas ou creditadas a cada um dos trabalhadores e a correspondente totalizao.

Alm do exposto, o OGMO dever, quando exigido pela fiscalizao da Receita Federal do Brasil, exibir as listas de escala diria dos trabalhadores porturios avulsos, por operador porturio e por navio, cabendo exclusivamente ao rgo gestor a responsabilidade pela exatido dos dados lanados nessas listas. Para efeito de observncia do limite mximo da contribuio do segurado trabalhador avulso (Teto do RGPS), o OGMO manter resumo mensal e acumulado, por trabalhador porturio avulso, dos valores totais referentes s frias, dcimo terceiro salrio e contribuies previdencirias retidas.
02. Lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies, o montante das quantias descontadas, as contribuies da empresa e os totais recolhidos.

Essa obrigao acessria previdenciria est ligada ao lanamento contbil da folha de pagamentos. O responsvel pela folha dever, mensalmente, lanar os fatos geradores das contribuies devidas (pela empresa e pelo trabalhador), as quantias descontadas dos seus trabalhadores e o valor efetivamente recolhido aos cofres pblicos. Esses lanamentos, devidamente escriturados no livro Dirio e no livro Razo, sero exigidos pela fiscalizao da RFB aps 90 dias contados da
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 6 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 ocorrncia dos obrigatoriamente: fatos geradores das contribuies, devendo,

a) atender ao princpio contbil do regime de competncia (no regime de caixa!); b) registrar, em contas individualizadas, todos os fatos geradores de contribuies previdencirias de forma a identificar, clara e precisamente, as rubricas integrantes e no integrantes do Salrio de Contribuio (SC), bem como as contribuies descontadas do segurado, as da empresa e os totais recolhidos, por estabelecimento da empresa, por obra de construo civil e por tomador de servios.

De forma semelhante ao que acontece com a elaborao da folha de pagamentos, a empresa dever manter disposio da fiscalizao os cdigos ou abreviaturas que identifiquem as respectivas rubricas utilizadas na escriturao contbil. Em regra, toda empresa deve apresentar escriturao contbil, mas a legislao previdenciria traz excees. Logo, so desobrigadas de apresentao de escriturao contbil:
a) o Pequeno Comerciante, nas condies estabelecidas pelo Decreto-Lei n. 486/1969 e pelo Decreto n. 64.567/1969 que dispem sobre a escriturao contbil; b) a Pessoa Jurdica tributada com base no lucro presumido, de acordo com a legislao tributria federal, desde que mantenha a escriturao do Livro Caixa e Livro de Registro de Inventrio, e; c) a Pessoa Jurdica que optar pela inscrio no Regime Especial Unificado de Arrecadao de Tributos e Contribuies devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Simples Nacional, desde que mantenha escriturao do Livro Caixa e Livro de Registro de Inventrio.

Observe que existem 3 escriturao contbil:

pessoas desobrigadas de

apresentar

Pequeno comerciante; PJ de lucro presumido, e; PJ Simples Nacional.


Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 7 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
03. Prestar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Receita Federal do Brasil (RFB) todas as informaes cadastrais, financeiras e contbeis de interesse dos mesmos, na forma por eles estabelecida, bem como os esclarecimentos necessrios fiscalizao.

Essa a clssica definio de obrigao acessria previdenciria! Quando o INSS e a RFB considerarem de interesse, cabe empresa prestar todas as informaes necessrias e solicitadas. No podemos esquecer-nos do Direito Tributrio, em que as obrigaes acessrias nascem da legislao tributria, ou seja, uma mera instruo normativa pode obrigar as empresas a prestar informaes cadastrais, financeiras e contbeis ao Fisco (RFB) ou Previdncia (INSS).
04. Declarar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Receita Federal do Brasil (RFB) e ao Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (CC-FGTS), na forma, prazo e condies estabelecidos por essas entidades, dados relacionados a fato geradores, base de clculo e valores devidos da contribuio previdenciria e outras informaes de interesse do INSS ou do CC-FGTS.

Antes de tudo, o que vem a ser o CC-FGTS? O Conselho Curador a instncia mxima de gesto e administrao do FGTS. O Conselho um colegiado tripartite composto por representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do Governo Federal. formado por 8 representantes do Governo Federal, 4 representantes dos trabalhadores e 4 representantes dos empregadores. Por seu turno, a GFIP a Guia de recolhimento do Fundo de garantia do tempo de servio e Informaes Previdncia social, que compreende o conjunto de informaes destinado ao FGTS (Caixa Econmica Federal), Previdncia Social (INSS) e Receita Federal do Brasil. A GFIP tem como finalidade informar todos os fatos geradores de contribuies previdencirias ao governo federal (RFB, INSS e CEF). Alm disso, essa guia contm informaes indispensveis para o reconhecimento dos direitos previdencirios dos segurados abrangidos pelo RGPS, sendo que os dados coletados alimentam o Cadastro Nacional de Informaes Sociais do INSS (CNIS), cadastro esse serve de base para reconhecimento de direitos e concesso de benefcios previdencirios.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 8 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Em outras palavras, por meio da GFIP, que o INSS recebe das empresas as informaes essenciais para atualizao do CNIS. Essas atualizaes referem-se ao cadastro dos empregados e sua remunerao, bem como informaes CEF (Caixa Econmica Federal) de movimentao das contas vinculadas ao FGTS. As empresas consideradas Inativas, Inadimplentes ou Sem Movimento devem entregar a GFIP ao menos uma vez por ano, informando a situao para fins de atualizao do cadastro para no incorrer em elevadas multas. Todos os meses, as empresas, por meio da GFIP, devero informar ao INSS os dados cadastrais de seus trabalhadores, dados cadastrais da prpria empresa, e os fatos geradores das contribuies previdencirias devidas respectivamente por ambas. Atualmente, em regra, no existe elaborao da GFIP em formulrio escrito (de papel). Atualmente, a GIFP gerada atravs do Sistema Empresa de Recolhimento ao FGTS e Informaes Previdncia Social (SEFIP). Esse programa encontra-se disponvel para download nos sites da Caixa Econmica Federal e da Receita Federal do Brasil. Muitos alunos se enganam ao achar que o recolhimento ao FGTS e RFB feito por GFIP! A GFIP uma guia na qual so prestadas informaes ao FGTS, Previdncia Social e Receita Federal do Brasil. Por sua vez, o recolhimento ao FGTS realizado por meio de Guia de Recolhimento do FGTS (GRF), e o recolhimento RFB realizado por meio da Guia da Previdncia Social (GPS). Ento, no se confunda: GFIP: Informaes ao FGTS, ao INSS e RFB. GRF: Recolhimento ao FGTS. GPS: Recolhimento RFB Sobre o tema GFIP, a legislao previdenciria tem as seguintes peculiaridades:
a) As informaes prestadas na GFIP serviro como base de clculo das contribuies arrecadadas pela Receita Federal do Brasil, comporo a base de dados para fins de clculo e concesso dos benefcios previdencirios, bem como se constituiro em Termo de Confisso de Dvida, na hiptese do no recolhimento. Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 9 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 A Lei n. 11.457/2007 alterou a redao do Art. 39, 3 da Lei n. 8.212/1991, que passou a ter a seguinte redao:
Sero inscritas como Dvida Ativa da Unio as contribuies que no tenham sido recolhidas ou parceladas resultantes das informaes prestadas na GFIP.

Como podemos perceber, estamos diante de um lanamento tributrio por declarao, conforme extramos do CTN/1966:
Art. 147. O lanamento efetuado com base na declarao do sujeito passivo ou de terceiro, quando um ou outro, na forma da legislao tributria, presta autoridade administrativa informaes sobre MATRIA DE FATO, indispensveis sua efetivao.

Como j de seu conhecimento, a GFIP no o documento hbil para o recolhimento das contribuies sociais, cabendo tal funo GPS. A GFIP exerce o papel de declarao, quando, em casos de calote (em que no h recolhimento) por parte da empresa, servir de Termo de Confisso de Dvida (TCD), sendo esse dbito inscrito em dvida ativa da Unio pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Para concluir, no podemos esquecer o entendimento consolidado do Superior Tribunal de Justia (STJ) que considera que o crdito declarado e no pago crdito lanado, ou seja, contra esse crdito no vai correr prazo decadencial (prazo para lanar o crdito) e sim prazo prescricional (prazo para cobrar o crdito lanado). Dando continuidade:
b) A entrega da GFIP dever ser efetuada na rede bancria, conforme estabelecido pelo Ministrio da Previdncia Social (MPS), at o dia 7 do ms seguinte quele a que se referirem as informaes.

O dispositivo informa que a GFIP dever ser entregue at o dia 7 do ms seguinte quele em que a remunerao foi paga, creditada ou se tornou devida ao trabalhador e/ou tenha ocorrido outro fato gerador de contribuio previdenciria. Caso no haja expediente bancrio no dia 7, a entrega dever ser antecipada para o dia de expediente bancrio imediatamente anterior.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 10 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
c) A GFIP exigida relativamente a fatos geradores ocorridos a partir de 01/1999. d) O preenchimento, as informaes prestadas e a entrega da GFIP Previdncia Social so de inteira responsabilidade da empresa. e) O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Caixa Econmica Federal (CEF) estabelecero normas para disciplinar a entrega da GFIP Previdncia Social, nos casos de resciso contratual.

Essas peculiaridades no merecem maiores comentrios. Uma boa leitura mais que suficiente. =)
05. Encaminhar ao sindicato representativo da categoria profissional mais numerosa entre seus empregados, at o dia 10 de cada ms, cpia da Guia da Previdncia Social (GPS) relativamente competncia anterior.

A GPS o documento hbil de arrecadao das contribuies sociais. Como voc j sabe, atravs dela que a empresa, o empregador domstico, o contribuinte individual, o segurado especial e o facultativo realizam o recolhimento de suas contribuies. A GPS pode ser calculada, preenchida e impressa (com cdigo de barras) atravs do seguinte link no site da RFB: http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/Contribuicoes/default.htm A legislao previdenciria obriga a empresa a encaminhar ao sindicato da categoria predominante entre seus trabalhadores uma cpia da GPS recolhida no ms anterior. Para o cumprimento dessa obrigao acessria, sero observadas as seguintes situaes:
a) caso a empresa possua mais de 1 estabelecimento localizado em base geogrfica diversa, a cpia da GPS ser encaminhada ao sindicato representativo da categoria profissional mais numerosa entre os empregados de cada estabelecimento. b) a empresa que recolher suas contribuies em mais de 1 GPS encaminhar cpia de todas as guias. c) a remessa poder ser efetuada por qualquer meio que garanta a reproduo integral do documento (fotocpia, fax,

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 11 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
digitalizao), cabendo empresa manter, em seus arquivos, prova do recebimento pelo sindicato. d) cabe empresa a comprovao, perante a fiscalizao da Receita Federal do Brasil, do cumprimento de sua obrigao frente ao sindicato.

Por fim, devo ressaltar que a legislao previdenciria em alguns momentos equipara empresa o contribuinte individual em relao ao segurado que lhe presta servio. No entanto, em relao a essa obrigao acessria, fica dispensado o seu cumprimento pelo contribuinte individual.
06. Afixar cpia da GPS, relativamente competncia anterior, durante o perodo de um ms, no Quadro de Horrio de que trata a Consolidao das Leis do Trabalho (CLT/1943).

Conforme prev a CLT/1943, esse quadro dever ser organizado conforme modelo expedido pelo Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) e ser afixado em lugar bem visvel dentro da empresa, juntamente com cpia da GPS do ms anterior. A exemplo do que ocorre com a obrigao acessria anterior, a legislao previdenciria em alguns momentos equipara o contribuinte individual a uma empresa, em relao ao segurado que lhe presta servio. Porm, referente obrigao acessria constante do item 06, fica dispensado do seu cumprimento o contribuinte individual equiparado empresa.
07. Informar, anualmente, Receita Federal do Brasil do Brasil (RFB), na forma por ela estabelecida, o nome, o nmero de inscrio na previdncia social e o endereo completo dos segurados de que trata o Art. 9., 15, inciso III do RPS/1999, por ela utilizados no perodo, a qualquer ttulo, para distribuio ou comercializao de seus produtos, sejam eles de fabricao prpria ou de terceiros, sempre que se tratar de empresa que realize vendas diretas.

A empresa de vendas diretas dever informar RFB o nome, o nmero de inscrio na previdncia social e o endereo completo do seguinte contribuinte individual que lhe presta servios:
Art. 9., 15, inciso III do RPS/1999: aquele que, pessoalmente, por conta prpria e a seu risco, exerce pequena atividade comercial em via pblica ou de porta em porta, como Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 12 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
comerciante ambulante, nos termos da Lei n. 6.586/1978 (Lei do Comerciante Ambulante).

Dando continuidade s obrigaes acessrias:


08. Comunicar, mensalmente, aos empregados, por intermdio de documento a ser definido em regulamento, os valores recolhidos sobre o total de sua remunerao ao INSS.

Essa obrigao acessria relativamente nova, uma vez que foi introduzida na Lei n. 8.212/1991 pela Lei n. 12.692/2012, e publicada em 24/07/2012. Atualmente, cabe s empresas comunicarem aos seus empregados, todos os meses, as contribuies sociais recolhidas sobre a sua remunerao, no caso, a cota patronal paga pela empresa e o desconto da contribuio do segurado empregado. Aps a apresentao dessas 8 obrigaes acessrias previstas na legislao previdenciria, temos ainda as seguintes peculiaridades a respeito do tema:
A empresa dever manter a disposio da fiscalizao, durante 5 anos, os documentos comprobatrios do cumprimento das obrigaes acessrias previdencirias, observados o disposto na legislao previdenciria e nas normas estabelecidas pelos rgos competentes.

Quando o prazo prescricional das contribuies sociais era de 10 anos, o prazo para guarda da documentao comprobatria do cumprimento das obrigaes acessrias obedecia ao mesmo prazo. Em 2008, apesar de o STF entender jurisprudencialmente que o referido prazo prescricional j era de 5 anos, foi somente em 2009, com o advento da Lei n. 11.941, que essa controvrsia ficou clara, pois essa lei alterou a redao do Art. 32, 11, que passou a viger com a seguinte redao:
Em relao aos crditos tributrios, os documentos comprobatrios do cumprimento das obrigaes de que trata este artigo devem ficar arquivados na empresa at que ocorra a prescrio relativa aos crditos decorrentes das operaes a que se refiram.

Em suma, toda a documentao comprobatria de cumprimento de obrigao acessria deve ser mantida e arquivada por 5 anos, inclusive a comprovao dos pagamentos de benefcios reembolsados empresa.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 13 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
A empresa que utiliza sistema de processamento eletrnico de dados para o registro de negcios e atividades econmicas, escriturao de livros ou produo de documentos de natureza contbil, fiscal, trabalhista e previdenciria obrigada a arquivar e conservar, devidamente certificados, os respectivos sistemas e arquivos, em meio digital ou assemelhado, durante 5 anos, disposio da fiscalizao.

A regra dos 5 anos vale tambm para a documentao armazenada em meio digital, como podemos observar no dispositivo supracitado.
A empresa, agncia ou sucursal estabelecida no exterior dever apresentar os documentos comprobatrios do cumprimento das obrigaes referidas na legislao previdenciria sua congnere no Brasil, observada a solidariedade de que trata o RPS/1999.

As empresas no exterior devero enviar a documentao comprobatria do cumprimento das obrigaes acessrias para suas congneres no Brasil, sob pena dessas terem que arcar com as punies, observada a solidariedade presente no Regulamento da Previdncia Social (RPS/1999), onde constam que:
Art. 222. As empresas que integram grupo econmico de qualquer natureza, bem como os produtores rurais integrantes do consrcio simplificado, respondem entre si, solidariamente, pelas obrigaes decorrentes do disposto neste Regulamento.

A Solidariedade um conceito tributrio previsto no CTN/1966:


Art. 124, Pargrafo nico. A solidariedade referida neste artigo no comporta benefcio de ordem.

O Cdigo Tributrio Nacional, apesar de no citar expressamente, traz a conceituao de solidariedade passiva, que aquela existente entre os sujeitos passivos da obrigao tributria. Em outras palavras, direito do Estado cobrar de qualquer um deles o valor do crdito tributrio devido ou o cumprimento de obrigao acessria prevista em legislao. Para encerrar o assunto obrigaes acessrias da empresas, veremos dois dispositivos. Por ser tratar de assunto muito especfico e com pouca probabilidade de ser cobrado em concurso, irei apenas apresent-los, com os devidos grifos, a saber:

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 14 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
A Cooperativa de Trabalho e a pessoa jurdica so obrigadas a efetuar a inscrio no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dos seus cooperados e contratados, respectivamente, como contribuintes individuais, se ainda no inscritos. A Empresa ou Cooperativa Adquirente, consumidora ou consignatria da produo fica obrigada a fornecer ao segurado especial cpia do documento fiscal de entrada da mercadoria, onde conste, alm do registro da operao realizada, o valor da respectiva contribuio previdenciria.

Por fim, para concluir esse tpico, devo ressaltar a alterao operada pela Medida Provisria n. 589/2012, publicada em 13/11/2012, que acrescentou o Art. 32-B Lei n. 8.212/1991, criando obrigaes acessrias Administrao Pblica Direta (composta por rgos) e Administrao Pblica Indireta (composta por Autarquias, Fundaes e Empresas Pblicas), como podemos observar:
Art. 32-B. Os rgos da Administrao Direta, Autarquias, Fundaes e Empresas Pblicas da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, cujas Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos esto definidas pela Lei n. 4.320/1964, e pela Lei Complementar n. 101/2000, ficam obrigados, na forma estabelecida pela da Receita Federal do Brasil (RFB), a apresentar: I - a contabilidade entregue ao Tribunal de Controle Externo, e; II - a folha de pagamento. Pargrafo nico. As informaes de que trata o caput devero ser apresentadas at o dia 30 de abril do ano seguinte ao encerramento do exerccio.

03. Reteno. No Direito Previdencirio, a Reteno ocorre quando uma empresa contrata outra empresa que preste determinados servios, servios esses classificados pela legislao previdenciria, como de Cesso de Mo de Obra (CMO) ou de Empreitada de Mo de Obra (EMO). Sobre o valor bruto da nota fiscal do servio prestado, incidir a contribuio de 11% devida pela empresa prestadora do servio, que dever ser retida e recolhida pela empresa contratante em nome dessa.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 15 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Sobre o tema, em 2011, jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou a constitucionalidade da Reteno de 11% sobre o valor da nota fiscal ou fatura de prestao de servio por parte do tomador de servio, para fins de recolhimento de contribuio previdenciria. Por sua vez, em 2012, a jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia (STJ) foi assente ao afirmar que de responsabilidade exclusiva do tomador de servio (contratante) o recolhimento da contribuio social retida na prestao de servio em regime de Cesso de Mo de Obra (CMO). Para esclarecer um pouco, imagine o seguinte exemplo: A empresa Mandiocas Fritas contrata a empresa Vigilncia para realizar, atravs de CMO, servios de vigilncia e segurana. O valor bruto do servio, constante em nota fiscal, foi de R$16.000,00. Nesse caso, a empresa Vigilncia deve contribuir seguridade com R$ 1.760,00 (11% x valor bruto da nota fiscal). Como podemos constatar, essa importncia no recolhida diretamente pela prestadora do servio, mas pela empresa Mandiocas Fritas, ora contratante, que tem o dever de reter esses 11% referentes contribuio devida pela prestadora quando do pagamento da empresa contratada via CMO. Aps efetuar essa reteno, a Mandiocas Fritas dever recolh-la aos cofres pblicos em nome da contratada, pagando-lhe apenas 89% (R$4.240,00). Simples, no ? =) Observe o disposto no RPS/1999:
Art. 219. A Empresa Contratante de servios executados mediante Cesso (CMO) ou Empreitada de Mo de Obra (EMO), inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter 11% do valor bruto da nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios e recolher a importncia retida em nome da empresa contratada, observado o disposto no 5 do art. 216.

J o Art. 216, 5 do RPS/1999 garante que todo desconto realizado presume-se realizado, de forma regular e oportuna, no cabendo ao responsvel pelo recolhimento, no nosso caso, a empresa contratante, fazer alegaes que tentem justificar essa omisso de recolhimento. Observe os dizeres do dispositivo:
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 16 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
Art. 216, 5 O desconto da contribuio e da consignao legalmente determinado sempre se presumir feito, oportuna e regularmente, pela empresa, pelo empregador domstico, pelo adquirente, consignatrio e cooperativa a isso obrigados, no lhes sendo lcito alegarem qualquer omisso para se eximirem do recolhimento, ficando os mesmos diretamente responsveis pelas importncias que deixarem de descontar ou tiverem descontado em desacordo com o Regulamento da Previdncia Social (RPS/1999).

O Art. 219 traz que a empresa contratante poder contar com servios de outra empresa na modalidade CMO e EMO. E qual a diferena entre essas modalidades, observe o texto da antiga Ordem de Servio do INSS n. 203/1999:
1. Entende-se por CESSO DE MO DE OBRA (CMO), a colocao disposio do contratante, em suas dependncias ou nas de terceiros, de segurados que realizem servios contnuos relacionados ou no com a atividade-fim da empresa contratante, quaisquer que sejam a natureza e a forma de contratao. 2. Entende-se por EMPREITADA DE MO DE OBRA (EMO), a contratao de empresa prestadora de servio para executar servios relacionados ou no com a atividade-fim da empresa contratante, nas dependncias desta ou nas de terceiros.

Podemos observar que o Regulamento da Previdncia Social, apesar de no definir o que seria EMO, corrobora com o conceito de CMO apresentado anteriormente:
Exclusivamente para os fins previdencirios, entende-se como Cesso de Mo de Obra (CMO) a colocao disposio do contratante, em suas dependncias ou nas de terceiros, de segurados que realizem servios contnuos, relacionados ou no com a atividade fim da empresa, independentemente da natureza e da forma de contratao, inclusive por meio de trabalho temporrio na forma da Lei n. 6.019/1974 (Lei do Trabalho Temporrio).

Qualquer servio prestado pode sofrer reteno pelo contratante? No, a legislao previdenciria apresenta uma lista exaustiva (que no pode ser ampliada sem a devida alterao legal) de 25 servios realizados mediante CMO que sofrero a reteno de 11% pelo contratante e outra

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 17 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 lista de 5 servios realizados mediante EMO que sofrero a referida essa reteno. No iremos explicar servio por servio, pois isso desnecessrio para a realizao de uma boa prova de Direito Previdencirio. O mais importante saber que os 5 servios realizados mediante EMO que sofrem reteno tambm esto presentes na lista dos 25 servios realizados mediante CMO que sofrem reteno, ou seja, existem 5 servios, que quando prestados, sofrem reteno tanto na modalidade CMO quanto na modalidade EMO. Leve esse quadro para a prova (Na memria! Nada de colar!):

Tipo de Servio: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Limpeza, Conservao e Zeladoria. Vigilncia e Segurana. Construo Civil. Servios Rurais. Digitao e Preparao de dados para Processamento. Acabamento, Embalagem e Acondicionamento de Produtos. Cobrana. Coleta e Reciclagem de Lixo e Resduos. Copa e Hotelaria. Corte e Ligao de servios pblicos. Distribuio. Treinamento e Ensino. Entrega de Contas e Documentos. Ligao e Leitura de Medidores. Manuteno de Instalaes, de Mquinas e de Equipamentos. Montagem. Operao de Mquinas, Equipamentos e Veculos. Operao de Pedgio e de Terminais de Transporte. Operao de Transporte de Passageiros (inclusive por concesso ou subconcesso). Portaria, Recepo e Ascensorista. Recepo, Triagem e Movimentao de Materiais. Promoo de Vendas e Eventos. Secretaria e Expediente. Sade. Telefonia (inclusive Telemarketing).

Reteno de 11% no caso de: CMO EMO CMO EMO CMO EMO CMO EMO CMO EMO CMO -CMO -CMO -CMO -CMO -CMO -CMO -CMO -CMO -CMO -CMO -CMO -CMO -CMO CMO CMO CMO CMO CMO CMO --------

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 18 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Lembrei-me de um macete que o meu amigo, Prof. talo Romano, ensinou uma vez para decorar quais eram os 5 servios que sofriam reteno por CMO e por EMO: Mnemnico: Logo Com Certeza Serei Vitorioso Serei Recompensado Dedicao e Disciplina Servios: Limpeza Construo Civil Segurana e Vigilncia Servios Rurais Digitao de Dados

No entanto, segundo jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia (STJ), a referida reteno no se aplica s empresas optantes pelo Simples Nacional, como podemos observar:
Smula STJ n. 425/2010: A reteno da contribuio para a seguridade social pelo tomador do servio no se aplica s empresas optantes pelo Simples.

Sobre o tema reteno, a legislao previdenciria prev que:


O valor retido de 11% de que trata a legislao previdenciria dever ser destacado na nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios, sendo compensado pelo respectivo estabelecimento da empresa contratada quando do recolhimento das contribuies destinadas seguridade social devida sobre a folha de pagamento dos segurados.

A empresa contratante retm e recolhe os 11% sobre o valor bruto da nota fiscal do servio prestado pela empresa contratada. Esses valores sero compensados pela empresa contratada, quando essa realizar o recolhimento das contribuies referentes sua folha de pagamento. Imagine que a empresa Sol tenha prestado vrios servios sujeitos a reteno no ms de Setembro/2012, totalizando R$ 18.500,00. Nesse caso, as vrias empresas contratantes retiveram e recolheram, em nome da empresa Sol, um valor de R$ 2.035,00 (11%) referente contribuio devida pela contratada. Ao apurar a sua folha de pagamentos, a empresa Sol constatou que dever recolher contribuies patronais no valor de R$ 7.500,00, sendo assim, a empresa recolher apenas o valor de R$ 5.465,00 (R$ 7.500,00 R$ 2.035,00), pois se utilizou dos valores retidos na forma de compensao, como prev a legislao vigente.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 19 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
O contratado dever elaborar Folha de Pagamento e Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Servio e Informaes Previdncia Social (GFIP) distinta para cada estabelecimento ou obra de construo civil da empresa contratante do servio.

O contratante, ao fechar contrato de prestao de servio com o contratado em mais de um estabelecimento (ou obra), obriga esse, por fora de legislao previdenciria, a elaborar folha de pagamento e GFIP distintas para cada estabelecimento (ou obra) constante no referido contrato. Imagine que Alisson contrata a empresa Cosme e Damio Reformas para reformar um edifcio industrial, uma residncia e um edifcio comercial. Nesse caso, a empresa contratada dever elaborar uma folha de pagamento e uma GFIP distintas para cada obra de construo civil contratada por Alisson.
A empresa contratante do servio dever manter em boa guarda, em ordem cronolgica e por contratada, as correspondentes notas fiscais, faturas ou recibos de prestao de servios, Guias da Previdncia Social (GPS) e Guias de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Servio e Informaes Previdncia Social (GFIP) com comprovante de entrega.

A empresa contratante, alm de reter os 11% sobre o valor bruto da nota fiscal, deve guardar as notas fiscais, GPS e GFIP dos servios prestados pela empresa contratada. uma obrigao acessria de fazer ou positiva.
Na contratao de servios em que a contratada se obriga a fornecer material ou dispor de equipamentos, fica facultada ao contratado a discriminao, na nota fiscal, fatura ou recibo, do valor correspondente ao material ou equipamentos, que ser excludo da reteno, desde que contratualmente previsto e devidamente comprovado.

Algumas prestaes de servios obrigam a empresa contratada a fornecer material ou mesmo dispor de alguns equipamentos, como ocorre na prestao de servio de manuteno de mquinas atravs de CMO. Se nesse exemplo, a empresa contratada desejar destacar na nota fiscal o valor referente ao material e equipamento utilizados no servio, esse valor ser excludo da reteno de 11% a ser realizada pela empresa
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 20 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 contratante, desde que essa excluso esteja prevista no contrato de prestao de servio e que seja devidamente comprovada.
Cabe a Receita Federal do Brasil normatizar a forma de apurao e o limite mnimo do valor do servio contido no total da nota fiscal, fatura ou recibo, quando, na hiptese de excluso de valor de material ou de equipamento utilizado para prestao do servio, no houver previso contratual dos valores correspondentes a material ou a equipamentos.

Esse dispositivo complementa o anterior, no merecendo maiores comentrios. A leitura mais do que o necessrio. =)
Na impossibilidade de haver compensao integral na prpria competncia, o saldo remanescente poder ser compensado nas competncias subsequentes, inclusive na relativa gratificao natalina, ou ser objeto de restituio.

Caso o valor retido pela empresa contratante seja maior que o valor devido pela empresa contratada em relao a sua folha de salrios, esse saldo remanescente ser compensado pela empresa contratada nas competncias subsequentes, inclusive no pagamento da contribuio patronal referente gratificao natalina e, se for o caso, ser restitudo junto Receita Federal do Brasil.
Para fins de recolhimento e de compensao da importncia retida, ser considerado como competncia aquela a que corresponder data da emisso da nota fiscal, fatura ou recibo.

um dispositivo que regula a questo temporal. Afinal, quando considerado ms de competncia do servio prestado? Na contratao do servio, na emisso da nota fiscal do servio, na prestao efetiva do servio ou no recebimento do servio prestado? Conforme o disposto legal supracitado, a competncia do servio prestado a data da emisso de sua nota fiscal. Imagine o seguinte exemplo: Contratao do servio de Entrega de Documentos (CMO): 15/01/2012 Emisso da Nota Fiscal do servio: 02/02/2012 Servio efetivamente prestado Ms de Maro. Pagamento pelo servio prestado: 04/04/2012 Apesar da prestao de servios observar 4 fases, na emisso da nota fiscal do servio que identificamos o ms de competncia do mesmo, nesse caso, Fevereiro/2012.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 21 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
As importncias retidas no podem ser compensadas com contribuies arrecadadas pela Receita Federal do Brasil para outras entidades (contribuies destinadas a terceiros).

Os valores retidos no podero ser compensados com as contribuies arrecadadas pela RFB destinadas a terceiros. S por curiosidade, a Instruo Normativa RFB n. 971/2009 considera como terceiros:
1. As entidades privadas de Servio Social e de Formao Profissional a que se refere o art. 240 da Constituio Federal de 1988, criadas por lei federal e vinculadas ao sistema sindical; 2. O Fundo Aerovirio, institudo pelo Decreto-Lei n. 270/1967; 3. O Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Martimo, institudo pelo Decreto-Lei n. 828/1969; 4. O Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA), criado pelo Decreto-Lei n. 1.110/1970, e; 5. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE), gestor da contribuio social do Salrio Educao, instituda pela Lei n. 9.424/1996.

Para finalizar o assunto Reteno, devemos observar que o Adicional GILRAT, visto em aula anterior, previsto pelas empresas e cooperativas em relao a seus trabalhadores tambm ser devido nos casos de reteno, conforme podemos extrair do RPS/1999:
O percentual de Reteno de 11% 2%, relativamente aos servios empregado, cuja atividade Aposentadoria Especial, aps contribuio, respectivamente. ser acrescido de 4%, 3% ou prestados pelos segurados permita a concesso de 15, 20 ou 25 anos de

O dispositivo autoexplicativo, mas vou deixar um quadro-resumo para voc relembrar o assunto Adicional GILRAT:

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 22 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Aposentadoria Especial 15 Anos 20 Anos 25 Anos Adicional GILRAT Empresa 12% 9% 6% Cooperativa Cooperativa Reteno de Produo de Trabalho 12% 9% 4% 9% 7% 3% 6% 5% 2%

04. Introduo Solidariedade. No Direito Tributrio, temos que a Solidariedade uma situao que ocorre na responsabilidade tributria, quando h mais de um sujeito passivo (contribuinte) de uma mesma obrigao tributria (posteriormente convertida em crdito tributrio pelo lanamento), cada qual obrigado pelo total dessa dvida junto ao Estado. O CTN/1966, em seu Art. 124 traz as seguintes premissas:
Art. 124. So solidariamente obrigadas: I - as pessoas que tenham interesse comum na situao que constitua o fato gerador da obrigao principal (Solidariedade de Fato); II - as pessoas expressamente (Solidariedade de Direito). designadas por lei

Pargrafo nico. A solidariedade referida neste artigo no comporta benefcio de ordem.

Como podemos observar, o CTN/1966 no define se se trata de Solidariedade Passiva ou Solidariedade Ativa. Sabemos que no estamos lidando com a Solidariedade Ativa, pois essa no existe no Direito Tributrio, uma vez que a CF/1988 definiu divises rgidas de competncia tributrias aos entes polticos. Logo, trata-se da Solidariedade Passiva, que justamente aquela que mune o Estado do direito de cobrar qualquer um dos sujeitos passivos (contribuintes) o valor integral do crdito tributrio devido ao Estado. Continuando a breve anlise, o Cdigo Tributrio Nacional definiu que existem dois tipos de Solidariedade Passiva: de Fato e de Direito. A Solidariedade Passiva de Fato aquela na qual existe interesse comum entre os sujeitos passivos no fato gerador (FG) da obrigao
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 23 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 principal. o caso de trs scios proprietrios de um edifcio industrial. Nesse caso o FG do IPTU dessa edificao de interesse comum de todos. Por sua vez, a Solidariedade Passiva de Direito nasce por fora da lei, ou seja, a lei tributria define que o indivduo A e o indivduo B so solidrios pela obrigao tributria. Outro aspecto interessante que a Solidariedade Passiva presente no CTN/1966 no comporta benefcio de ordem. Isso quer dizer que o Fisco pode exigir o crdito tributrio de qualquer um dos sujeitos passivos solidrios, no necessitando respeitar uma ordem prdeterminada. Os efeitos da Solidariedade Passiva, salvo disposio de lei em contrrio, so os seguintes:
01. O pagamento efetuado por um dos obrigados aproveita aos demais. 02. A iseno ou remisso de crdito exonera todos os obrigados, salvo se outorgada pessoalmente a um deles, subsistindo, nesse caso, a solidariedade quanto aos demais pelo saldo. 03. A interrupo da prescrio, em favor ou contra um dos obrigados, favorece ou prejudica aos demais.

Vejamos um caso prtico: imagine que Alexandra, Marcolina e Ricarda so scias de uma empresa de calados, com respectivamente 40%, 35% e 25% de participao no capital votante (aes ordinrias), e que essa empresa esteja em dbito de R$ 455.000,00 com a Receita Federal do Brasil referente ao IRPJ. Nesse caso, o Estado poder cobrar de qualquer uma delas o valor integral desse crdito tributrio, no respeitando benefcio de ordem, ou seja, pode cobrar o valor integral de qualquer uma delas, independente de quem possua mais participaes na empresa. Imagine que Alexandra pague R$ 200.000,00 ao Fisco, como fica a situao? Nesse caso, o pagamento efetuado por ela aproveita aos demais, ou seja, o Fisco pode cobrar o valor restante (R$ 255.000,00) de qualquer uma delas, inclusive da prpria Alexandra, que efetuou o pagamento parcial.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 24 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 No obstante, as isenes ou remisses de carter geral aproveitam a todos responsveis solidrios. Imagine que seja editada uma lei que isente do IRPJ empresas produtoras de sapatos. No caso do nosso exemplo, no existiria mais a enorme dvida com o Estado, porm, se fosse uma iseno de carter individual para as mulheres com mais de 40 anos (como Marcolina), teramos que Marcolina estaria isenta da parte que lhe cabe do IRPJ (R$ 455.000,00 x 35% = R$ 159.250,00), e que o Fisco poderia cobrar de qualquer uma das outras scias (Alexandra ou Ricarda), o saldo devedor de R$295.750,00. E para concluir a nossa (introduo) reviso de Direito Tributrio, a interrupo da prescrio do crdito tributrio em relao a um dos responsveis solidrios, favorece ou prejudica aos demais. A interrupo se d quando se interrompe a contagem do prazo prescricional (5 anos) e se inicia uma nova contagem pelo prazo integral de 5 anos. Reaproveitando o nosso exemplo, imagine que j tenham decorrido 4,75 anos, quando h interrupo do prazo prescricional em relao Ricarda. A partir desse momento, inicia nova contagem de 5 anos de prazo prescricional para todos os responsveis solidrios, ou seja, Alexandra, Marcolina e Ricarda. 05. Solidariedade na Legislao Previdenciria. Vamos analisar os casos de Solidariedade constantes na legislao previdenciria. Iniciaremos pelo caso clssico da construo civil, a saber:
O proprietrio, o incorporador definido na Lei n. 4.591/1964 (Lei das Incorporaes Imobilirias), o dono da obra ou condmino da unidade imobiliria cuja contratao da construo, reforma ou acrscimo no envolva Cesso de Mo de Obra (CMO), so solidrios com o construtor, e este e aqueles com a subempreiteira, pelo cumprimento das obrigaes para com a Seguridade Social, ressalvado o seu direito regressivo contra o executor ou contratante da obra e admitida a reteno (11%) de importncia a este devida para garantia do cumprimento dessas obrigaes, no se aplicando, em qualquer hiptese, o benefcio de ordem.

A construo civil um empreendimento muito peculiar, pois geralmente no enxergamos de forma clara as relaes existentes entre a parte contratante e a parte contratada. Quando voc inicia uma reforma, contrata um mestre de obras que contrata um colega eletricista, que traz um auxiliar contratado por ele, e assim por diante.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 25 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 s vezes voc entra na sua reforma e encontra uma galera que voc nunca viu antes! RS! Parece brincadeira, mas assim mesmo! Sou Engenheiro Civil de formao e j presenciei isso inmeras vezes. A legislao previdenciria, com intuito de evitar calotes e proteger o Fisco, criou uma solidariedade ampliada, pois praticamente todos os responsveis envolvidos da obra so solidrios, ou seja, o Fisco pode cobrar de qualquer um deles o crdito tributrio referente s contribuies sociais. Para lembrar no dia da prova:

Proprietrio

Incorporador Imobilirio

Solidrios com o

Construtor

Dono

Proprietrio

Incorporador Imobilirio

Solidrios com o
Dono

Subempreiteiro

Construtor

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 26 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Para melhor entendimento, a legislao previdenciria traz que:
Considera-se construtor, a pessoa fsica ou jurdica que executa obra sob sua responsabilidade, no todo ou em parte. No se considera cesso de mo de obra (CMO), a contratao de construo civil em que a empresa construtora assuma a responsabilidade direta e total pela obra ou repasse o contrato integralmente.

A legislao previdenciria prev as seguintes obrigaes acessrias para o executor da obra:


O executor da obra dever elaborar, distintamente para cada estabelecimento ou obra de construo civil da empresa contratante, folha de pagamento, Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Servio e Informaes Previdncia Social (GFIP) e Guia da Previdncia Social (GPS), cujas cpias devero ser exigidas pela empresa contratante quando da quitao da nota fiscal ou fatura, juntamente com o comprovante de entrega daquela Guia.

Sobre o tema, considero interessante apresentar outro entendimento assente pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), a saber:
Smula CARF n. 66/2010: Os rgos da Administrao Pblica no respondem solidariamente por crditos previdencirios das empresas contratadas para prestao de servios de construo civil, reforma e acrscimo, desde que a empresa construtora tenha assumido a responsabilidade direta e total pela obra ou repasse o contrato integralmente.

A Solidariedade definida entre os responsveis pela obra de construo civil ser afastada nas seguintes hipteses:
01. Pela comprovao, do recolhimento das contribuies incidentes sobre a remunerao dos segurados, includa em nota fiscal ou fatura correspondente aos servios executados, quando corroborada por escriturao contbil. 02. Pela comprovao do recolhimento das contribuies incidentes sobre a remunerao dos segurados, aferidas indiretamente nos termos, forma e percentuais previstos pela Receita Federal do Brasil. Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 27 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
03. Pela comprovao do recolhimento da reteno de 11% em relao ao servio de construo civil.

Para fechar a solidariedade na construo civil, temos o seguinte dispositivo legal:


Exclui-se da responsabilidade solidria perante a Seguridade Social o adquirente de prdio ou unidade imobiliria que realize a operao com empresa de comercializao ou com incorporador Imobilirio (Lei n. 4.591/1964), ficando estes solidariamente responsveis com o construtor.

Por exemplo, quando voc adquire um apartamento de uma construtora (empresa de comercializao) ou de um incorporador imobilirio, voc, na condio de cliente, no tem responsabilidade solidria com eles. Se no fosse assim, seria uma atividade de risco adquirir um imvel, pois voc estaria propenso a recolher contribuies sociais RFB referentes obra de construo civil, o que seria um absurdo. Por fim, deve-se ressaltar que tanto a construtora (empresa comerciante) quanto o incorporador so solidrios com o construtor (PJ ou PF responsvel pela execuo da obra). Alm da Solidariedade Passiva existente na construo civil, temos ainda os seguintes casos de Solidariedade:
01. As empresas que integram Grupo Econmico de qualquer natureza, bem como os produtores rurais integrantes do Consrcio Simplificado, respondem entre si, solidariamente, pelas obrigaes decorrentes de legislao previdenciria. 02. O Operador Porturio e o rgo Gestor de Mo de Obra (OGMO) so solidariamente responsveis pelo pagamento das contribuies previdencirias e demais obrigaes, inclusive acessrias, devidas Seguridade Social, arrecadadas pela Receita Federal do Brasil, relativamente requisio de mo de obra de Trabalhador Avulso, vedada a invocao do benefcio de ordem. 03. Os administradores de Autarquias e Fundaes Pblicas, criadas ou mantidas pelo Poder Pblico, de Empresas Pblicas e de Sociedades de Economia Mista sujeitas ao controle da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios, que se encontrar em mora por mais de 30 dias, no recolhimento das contribuies previstas na legislao

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 28 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
previdenciria, tornam-se solidariamente responsveis pelo respectivo pagamento.

Para finalizar o tpico Solidariedade importante ressaltar que essa, no se aplica aos casos de contratao de servios por intermdio de Cooperativa de Trabalho. 06. Crimes Contra a Previdncia Social. Prezado amigo concurseiro, se o seu foco for apenas o concurso para ATRFB, voc no precisa estudar esse tpico. Porm, se o foco for o cargo de AFRFB, esse tpico encontra-se presente no edital da disciplina Direito Penal e no na disciplina Direito Previdencirio, mas iremos tratar do assunto mesmo assim. =) Sobre as provas de Direito Penal da ESAF, posso afirmar que as mesmas so extremamente conceituais, ou seja, extraem o conceito do crime diretamente do Cdigo Penal, sem causar maiores dificuldades ao candidato. E vai a minha dica para essa disciplina: Aprenda somente os conceitos penais, no perca tempo decorando prazo de pena (2 anos, 6 meses, 5 anos) ou se haver recluso, deteno e/ou multa. Repito, aprenda os conceitos penais, pois esses sero certamente cobrados. Os crimes contra a Previdncia Social exigidos no ltimo concurso para AFRFB foram: Apropriao Indbita Previdenciria e Sonegao de Contribuio Previdenciria, ambos previstos no Decreto-Lei n. 2.848/1940, o nosso Cdigo Penal de 1940. Vamos analisar o primeiro crime: 1. Apropriao Indbita Previdenciria: Deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional. Incorrem no mesmo crime, quem deixar de: 01. Recolher, no prazo legal, contribuio ou outra importncia destinada Previdncia Social que tenha sido descontada de pagamento efetuado a segurados, a terceiros ou arrecadada do pblico. 02. Recolher contribuies devidas previdncia social que tenham integrado despesas contbeis ou custos relativos venda de produtos ou prestao de servios.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 29 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 03. Pagar benefcio devido a segurado, quando as respectivas cotas ou valores j tiverem sido reembolsados empresa pela previdncia social. Como podemos observar, em qualquer hiptese em que o responsvel deixar de repassar aos cofres pblicos as contribuies sociais devidas por ele prprio, descontada de segurados ou previstas na contabilidade da empresa ser considerada hiptese de crime de apropriao indbita previdenciria, inclusive nos casos de pagamentos de benefcios reembolsveis aps o reembolso por parte da Previdncia Social. Todo crime traz a sua Punibilidade, que nada mais do que a possibilidade de o Estado punir o infrator da Lei Penal. No caso do crime de apropriao indbita previdenciria, essa punibilidade extinta se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas Previdncia Social, antes do incio da ao fiscal. Em suma, o crime vai existir, mas no haver punio, sendo que o agente apenas pagar os valores devidos (com as devidas correes) Previdncia Social. S para constar, toda vez que um AFRFB visita uma empresa para inicializar uma fiscalizao, ele lavra o Termo de Incio de Ao Fiscal (TIAF). No Direito Penal muito comum a existncia dos agravantes e dos atenuantes. No caso do crime de apropriao indbita previdenciria, aplicado o seguinte atenuante: facultado ao Juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primrio e de bons antecedentes, desde que: 01. Tenha promovido, aps o incio da ao fiscal (TIAF) e antes de oferecida a denncia, o pagamento da contribuio social previdenciria, inclusive acessrios, OU; 02. O valor das contribuies devidas, inclusive acessrios, seja igual ou inferior quele estabelecido pela previdncia social, administrativamente, como sendo o mnimo para o ajuizamento de suas execues fiscais (R$ 20.000,00). A Lei n. 10.522/2002 define que o valor mnimo para ajuizamento de execues fiscais de R$ 10.000,00. Por sua vez, a Portaria MF n. 75/2012 garante que o valor mnimo de R$ 20.000,00, como podemos observar:
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 30 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
Art. 2. O Procurador da Fazenda Nacional requerer o arquivamento, sem baixa na distribuio, das execues fiscais de dbitos com a Fazenda Nacional, cujo valor consolidado seja igual ou inferior a R$ 20.000,00, desde que no conste dos autos garantia, integral ou parcial, til satisfao do crdito.

Considero que o valor correto, e adotado pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), de R$20.000,00. Mas fique tranquilo, prezado concurseiro, esse detalhe no cobrado em provas de concursos. =) Sendo o que tinha para ser visto sobre o crime de apropriao indbita previdenciria, vamos analisar o segundo crime do nosso edital: 2. Sonegao de Contribuio Previdenciria: Suprimir ou reduzir contribuio social previdenciria e qualquer acessrio, mediante as seguintes condutas: 01. Omitir de folha de pagamento da empresa ou de documento de informaes previsto pela legislao previdenciria, referente a segurados empregado, trabalhador avulso ou contribuinte individual, que lhe prestem servios. 02. Deixar de lanar mensalmente nos ttulos prprios da contabilidade da empresa as quantias descontadas dos segurados ou as devidas pelo empregador ou pelo tomador de servios. 03. Omitir, total ou parcialmente, receitas ou lucros auferidos, remuneraes pagas ou creditadas e demais fatos geradores de contribuies sociais previdencirias. Como podemos observar, qualquer forma de no pagamento ou reduo de recolhimento das contribuies sociais devidas considerada hiptese de crime de sonegao de contribuio previdenciria. Esse crime se aplica s omisses realizadas em folhas de pagamento, na contabilidade da empresa e nas receitas e lucros auferidos pela empresa, bem como nas remuneraes devidas. A extino da punibilidade ocorre de maneiras DISTINTAS entre os crimes de Apropriao Indbita Previdenciria e de Sonegao de Contribuio Previdenciria, pois no primeiro, a punibilidade extinta se o agente espontaneamente declara, confessa e EFETUA o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 31 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 devidas Previdncia Social antes do incio da ao fiscal. J no segundo, a punibilidade extinta se o agente espontaneamente apenas declara e confessa as contribuies devidas e presta as informaes devidas Previdncia Social INDEPENDENTEMENTE do pagamento da contribuio devida. Em suma, o crime vai existir, mas no haver punio, sendo que o agente ter que apenas realizar as aes supracitadas (declarar, confessar e, apenas no caso de crime de apropriao, efetuar o pagamento devido). S para relembrar, toda vez que um AFRFB visita uma empresa para inicializar uma fiscalizao, ele lavra o TIAF. Sobre esse tema, acho importante o aluno conhecer os seguintes dispositivos legais do Cdigo Penal Brasileiro:
Apropriao indbita previdenciria Art. 168-A, 2. extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e EFETUA o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. Sonegao de contribuio previdenciria Art. 337-A, 1. extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara e confessa as contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal.

No crime de sonegao de contribuio previdenciria existem dois atenuantes, a saber: 01. facultado ao Juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primrio e de bons antecedentes, desde que o valor das contribuies devidas, inclusive acessrios, seja igual ou inferior quele estabelecido pela previdncia social, administrativamente, como sendo o mnimo para o ajuizamento de suas execues fiscais (R$ 20.000,00). 02. Se o empregador no Pessoa Jurdica (logo, PF) e sua folha de pagamento mensal no ultrapassa R$ 3.671,73, o Juiz poder reduzir a pena de 1/3 (33%) at 1/2 (50%) ou aplicar apenas a de multa. O valor mnimo de execuo fiscal j foi apresentado no crime anterior. Sobre o segundo atenuante, devo ressaltar que esse valor

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 32 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 mximo de folha de pagamento foi definido pela Portaria Interministerial MPS/MF n. 15/2013 (a mesma que define o valor do teto do RGPS). Sobre a parte de crimes contra a previdncia, eu aconselho a leitura atenta ao exposto nesse tpico. Essa leitura ser suficiente para voc acertar todas as questes sobre o assunto. =) 07. Mensagem Final do Professor. Prezado aluno e futuro colega de Receita Federal. Finalmente, aps muitas semanas e finais de semana debruado sobre a elaborao, ampliao, esquematizao e reviso do meu Curso de Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013, sinto que o resultado final foi bastante satisfatrio. Procurei abranger com a mxima clareza todos os tpicos exigidos do edital desse to esperado concurso, respaldado nas mais diversas fontes de legislao previdenciria, trabalhista e tributria, para contempla-lo com um material rico, completo, cujo contedo pudesse cobrir a maior quantidade de questes imaginadas por seu elaborador, nossa querida ESAF. Espero que esse curso seja uma das suas chaves de entrada para a Receita Federal, pois a verdadeira gratificao de um professor no est na quantidade de cursos que ele vende, ou na quantidade de livros que ele escreve, mas em saber, com orgulho, que pode participar da realizao dos sonhos de tantos vitoriosos, e ter recebido sua inteira confiana. Tenha certeza que vou procurar seu nome na prxima lista de aprovados! S quem v o seu nome completo na lista de convocao da ESAF sabe do que estou falando. uma sensao indescritvel, uma vitria muito prazerosa! Antes de concluir, vou parafrasear as escritas presentes no capacete do grande Michael Schumacher, maior campeo da Frmula 1 e meu dolo de juventude, em sua corrida de despedida no final da temporada 2012: Life is about passions. Thank you for sharing mine.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 33 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05

Sem dvida, escrever/lecionar Obrigado por compartilha-la comigo. =)

uma

grande

paixo.

Muito sucesso e perseverana na sua jornada. Sempre estarei disposio nos seguintes endereos: alijaha@estrategiaconcursos.com.br ali.tributario@gmail.com www.facebook.com/amjaha Foi um prazer imenso estar com voc durante todo esse Curso! Grande Abrao. Nos encontramos nos corredores da Receita (ou no Sametime1)! At l! =) ALI MOHAMAD JAHA Professor de Direito Previdencirio, Legislao Previdenciria, Legislao da Sade, Legislao Especfica e Provas Discursivas. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Especialista em Administrao Tributria. Especialista em Gesto de Polticas Pblicas.

Chat Institucional

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 34 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 35 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 08. Questes Comentadas. 01. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2012): Constituem obrigaes acessrias das empresas, de acordo com o Regulamento da Previdncia Social, entre outras, preparar folha de pagamento da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamento. So obrigaes acessrias previdencirias das empresas, entre outras:
01. Preparar folha de pagamento da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos.

Essa a obrigao acessria mais comum do setor de RH das empresas: a preparao da folha de pagamento. Essa folha deve conter a remunerao paga a cada um dos trabalhadores da empresa, os tributos devidos pela empresa (impostos, taxas e contribuies) e pelos trabalhadores. Alm disso, cada estabelecimento da empresa deve conter uma via (cpia) dessa folha de pagamento. Certo. 02. (Juiz do Trabalho/TRT-15/2011): Os administradores das empresas pblicas sujeitas ao controle dos Estados, em mora com o pagamento de contribuies previdencirias h mais de 30 (trinta) dias, nos termos da lei, so subsidiariamente responsveis pelo respectivo pagamento. Conforme dispe a legislao previdenciria, alm do caso da Solidariedade na Construo Civil, temos ainda os seguintes casos:
01. As empresas que integram Grupo Econmico de qualquer natureza, bem como os produtores rurais integrantes do Consrcio Simplificado, respondem entre si, solidariamente, pelas obrigaes decorrentes de legislao previdenciria. 02. O Operador Porturio e o rgo Gestor de Mo de Obra (OGMO) so solidariamente responsveis pelo pagamento das contribuies previdencirias e demais obrigaes, inclusive acessrias, devidas Seguridade Social, arrecadadas pela Receita Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 36 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
Federal do Brasil, relativamente requisio de mo de obra de Trabalhador Avulso, vedada a invocao do benefcio de ordem. 03. Os administradores de Autarquias e Fundaes Pblicas, criadas ou mantidas pelo Poder Pblico, de Empresas Pblicas e de Sociedades de Economia Mista sujeitas ao controle da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios, que se encontrar em mora por mais de 30 dias, no recolhimento das contribuies previstas na legislao previdenciria, tornam-se solidariamente responsveis pelo respectivo pagamento.

Errado. 03. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Na busca da efetiva arrecadao da contribuio social, a legislao previdenciria de custeio dispe sobre a responsabilidade solidria. Sabendo que a solidariedade nunca presumida, resultando da lei ou da vontade das partes, correto afirmar que a seguinte pessoa solidria pelo cumprimento das obrigaes para com a Seguridade Social decorrentes de obra: o proprietrio. Conforme dispe a legislao previdenciria, o proprietrio um dos responsveis solidrios pela obra de construo civil. Observe o dispositivo legal:
O proprietrio, o incorporador definido na Lei n. 4.591/1964 (Lei das Incorporaes Imobilirias), o dono da obra ou condmino da unidade imobiliria cuja contratao da construo, reforma ou acrscimo no envolva CMO (cesso de mo de obra), so solidrios com o construtor, e este e aqueles com a subempreiteira, pelo cumprimento das obrigaes para com a Seguridade Social, ressalvado o seu direito regressivo contra o executor ou contratante da obra e admitida a reteno (11%) de importncia a este devida para garantia do cumprimento dessas obrigaes, no se aplicando, em qualquer hiptese, o benefcio de ordem.

Para no esquecer, lembre-se dos seguintes quadrinhos: Proprietrio Incorporador Imobilirio Dono
Prof. Ali Mohamad Jaha

Solidrios com o

Construtor

Pgina 37 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Proprietrio Incorporador Imobilirio Dono Construtor Certo. 04. (Auditor/TCE-M-PA/FGV/2008): A empresa contratante de servios executados mediante cesso de mo de obra, inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter onze por cento do valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestao de servios e recolher a importncia retida em nome da empresa cedente de mo de obra. A FGV, a exemplo da ESAF, tambm tem cobrado a literalidade sobre o tema reteno. A prova de Auditor do TCE-M-PA cobrou exatamente o conhecimento do Art. 219 do RPS/1999. Para voc no esquecer:
A empresa contratante de servios executados mediante cesso (CMO) ou empreitada de mo de obra (EMO), inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter 11% (onze por cento) do valor bruto da nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios e recolher a importncia retida em nome da empresa contratada (cedente da mo de obra).

Solidrios com o

Subempreiteiro

Certo. 05. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): obrigao previdenciria da empresa, entre outras, declarar Secretaria da Receita Federal do Brasil e ao Conselho Curador do FGTS os dados relacionados aos fatos geradores das contribuies previdencirias. Essa declarao realizada por meio da GFIP, sendo que a empresa declara a RFB e ao CC-FGTS todos os dados relacionados aos fatos geradores, base de clculo e valores devidos de contribuies previdencirias. Alm disso, a GFIP ainda serve de base de outras informaes de interesse do INSS. E afinal de contas, o que o CC-FGTS? O Conselho Curador a instncia mxima de gesto e administrao do FGTS. O Conselho um colegiado tripartite composto por representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do Governo Federal.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 38 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 formado por oito representantes do Governo Federal, quatro representantes dos trabalhadores e quatro representantes dos empregadores. Para memorizar melhor: COMPOSIO DO CONSELHO CURADOR DO FGTS: Representao Governo Federal Trabalhadores Empregadores Total Certo. 06. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2012): Constituem obrigaes acessrias das empresas, de acordo com o Regulamento da Previdncia Social, entre outras, lanar, mensalmente, em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies, o montante das quantias descontadas dos empregados, dos contribuintes individuais e das empresas prestadoras de servios, as contribuies da empresa e os totais recolhidos. Conforme dispe a legislao previdenciria, so obrigaes acessrias da empresas, entre outras:
Lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies, o montante das quantias descontadas, as contribuies da empresa e os totais recolhidos.

N de representantes 8 4 4 16

Essa obrigao acessria previdenciria est ligada ao lanamento contbil da folha de pagamentos. O responsvel pela folha dever, mensalmente, lanar os fatos geradores das contribuies devidas (pela empresa e pelo trabalhador), as quantias descontadas dos seus trabalhadores e o valor efetivamente recolhido aos cofres pblicos. Certo. 07. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010):
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 39 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Na busca da efetiva arrecadao da contribuio social, a legislao previdenciria de custeio dispe sobre a responsabilidade solidria. Sabendo que a solidariedade nunca presumida, resultando da lei ou da vontade das partes, correto afirmar que a seguinte pessoa solidria pelo cumprimento das obrigaes para com a Seguridade Social decorrentes de obra: o construtor. Com os nossos quadrinhos, esse tipo de questo ficou fcil, no ? Observe-os novamente para no ter dvida: Proprietrio Incorporador Imobilirio Dono Proprietrio Incorporador Imobilirio Dono Construtor Certo. 08. (Juiz do Trabalho/TRT-15/2011): As empresas que integram grupo econmico de qualquer natureza respondem entre si, solidariamente, pelas contribuies previdencirias. Conforme dispe o Regulamento da Previdncia Social:
Art. 222. As empresas que integram grupo econmico de qualquer natureza, bem como os produtores rurais integrantes do consrcio simplificado, respondem entre si, solidariamente, pelas obrigaes decorrentes do disposto neste Regulamento.

Solidrios com o

Construtor

Solidrios com o

Subempreiteiro

Certo. 09. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Alm do pagamento das contribuies sociais, as empresas tm outras obrigaes para com o Fisco. Antnio Jos, empresrio contribuinte individual, desejando cumprir com todas as suas obrigaes fiscais, pede ao contador que seja elaborada a folha de pagamento das remuneraes pagas ou creditadas por sua empresa. De acordo com a situao-problema apresentada acima e das obrigaes acessrias da empresa, correto afirmar que a referida folha de pagamento deve incluir s os empregados da empresa.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 40 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 A empresa deve cumprir algumas obrigaes acessrias, entre elas, conforme a legislao previdenciria, a de:
Preparar folha de pagamento da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos.

O erro da questo foi afirmar que devem constar somente os empregados na folha de pagamento, quando na verdade devem constar todos os segurados a servio da empresa (empregados, contribuintes individuais e trabalhadores avulsos) na referida folha. Errado. 10. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): A seguinte obrigao no considerada uma obrigao acessria das contribuies destinadas Seguridade Social: o dever de prestar informaes. Conforme a legislao previdenciria, obrigao acessria da empresa:
Prestar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Receita Federal do Brasil (RFB) todas as informaes cadastrais, financeiras e contbeis de interesse dos mesmos, na forma por eles estabelecida, bem como os esclarecimentos necessrios fiscalizao.

Errado. 11. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Na busca da efetiva arrecadao da contribuio social, a legislao previdenciria de custeio dispe sobre a responsabilidade solidria. Sabendo que a solidariedade nunca presumida, resultando da lei ou da vontade das partes, correto afirmar que a seguinte pessoa solidria pelo cumprimento das obrigaes para com a Seguridade Social decorrentes de obra: o fiscal de obras do municpio. Fiscal de Obras do Municpio? Nessa questo o examinador chutou o pau da barraca! Qual a relao de solidariedade de um servidor pblico municipal com as obras que ele fiscaliza durante a sua jornada de trabalho? Nenhuma! Independentemente de ser ele
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 41 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 servidor pblico em sentido amplo, por meio de regime estatutrio, ou ainda, em sentido estrito, por meio do regime celetista, sendo empregado pblico. S para relembrar, os responsveis solidrios nas obras de construo civil so: 1. O Proprietrio; 2. O Incorporador 4.591/1964); 3. O Dono; 4. O Construtor, e; 5. O Subempreiteiro. Essa lista ainda no est completa! Est faltando um responsvel solidrio, que ser adicionado em breve (cena dos prximos captulos). =) Errado. 12. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Alm do pagamento das contribuies sociais, as empresas tm outras obrigaes para com o Fisco. Antnio Jos, empresrio contribuinte individual, desejando cumprir com todas as suas obrigaes fiscais, pede ao contador que seja elaborada a folha de pagamento das remuneraes pagas ou creditadas por sua empresa. De acordo com a situao-problema apresentada acima e das obrigaes acessrias da empresa, correto afirmar que a referida folha de pagamento pode ser feita com qualquer padro. No, amigo! A folha de pagamento no pode ser elaborada em qualquer padro. Ela deve seguir todos os preceitos legais da legislao previdenciria e do trabalho, destacar as contribuies sociais devidas, os benefcios reembolsveis, a parcela o imposto de renda retido na fonte, entre outros itens obrigatrios. Provavelmente o Ministrio do Trabalho e Emprego e/ou o Ministrio da Previdncia Social devem fornecer um modelo de folha de pagamento a ser seguido como norte para as empresas na elaborao das suas folhas. Errado.
Prof. Ali Mohamad Jaha

Imobilirio

(conforme

Lei

n.

Pgina 42 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 13. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): obrigao previdenciria da empresa, entre outras, arrecadar as contribuies dos empregados que lhe prestam servios. Estamos diante de uma obrigao principal da empresa: arrecadar as contribuies dos empregados que lhe prestem servios. Por exemplo, quando a empresa contrata um contador, pagando-lhe R$ 4.500,00 por ms, esse contador, na qualidade de segurado empregado, ter, nesse exemplo hipottico, 11% do seu salrio descontado mensalmente pelo empregador. Esse, dever repassar aos cofres pblicos at o dia 20 do ms subsequente, os R$495,00 descontados de seu empregado contador. Certo. 14 (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Alm do pagamento das contribuies sociais, as empresas tm outras obrigaes para com o Fisco. Antnio Jos, empresrio contribuinte individual, desejando cumprir com todas as suas obrigaes fiscais, pede ao contador que seja elaborada a folha de pagamento das remuneraes pagas ou creditadas por sua empresa. De acordo com a situao-problema apresentada acima e das obrigaes acessrias da empresa, correto afirmar que a referida folha de pagamento deve incluir s os scios da empresa. A folha de pagamento da empresa deve incluir os scios (contribuintes individuais) e todos os segurados que prestam servio empresa (contribuintes individuais, empregados e trabalhadores avulsos), conforme dispe a legislao previdenciria.
obrigao da empresa preparar folha de pagamento da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos.

Errado. 15. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Alm do pagamento das contribuies sociais, as empresas tm outras obrigaes para com o Fisco. Antnio Jos, empresrio contribuinte individual, desejando cumprir com todas as suas obrigaes fiscais, pede ao contador que seja elaborada a folha de pagamento das remuneraes pagas ou creditadas por sua empresa. De acordo com a situao-problema apresentada acima e das obrigaes acessrias da empresa, correto
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 43 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 afirmar que no h necessidade de elaborao de folha de pagamento, sendo necessrio somente os depsitos bancrios realizados no Livro de Caixa da empresa. Os lanamentos mensais realizados pela empresa em sua contabilidade (escriturao contbil) no se confunde com a obrigao de elaborar folha de pagamento. E mais: a escriturao contbil no substitui a folha de pagamento e vice-versa. Observe o dispositivo legal que traz empresa a obrigao de:
Lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies, o montante das quantias descontadas, as contribuies da empresa e os totais recolhidos.

Errado. 16. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): A empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitada de mo de obra, inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter onze por cento do valor lquido da nota fiscal ou fatura de prestao de servio, em nome da empresa cedente da mo de obra. Questo quase correta! Errou somente uma palavrinha! A reteno de 11% ocorre sobre o valor bruto da nota fiscal da prestao de servios e no sobre o valor lquido. Observe o dispositivo legal que regula o instituto da Reteno:
A empresa contratante de servios executados mediante cesso (CMO) ou empreitada de mo de obra (EMO), inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter 11% do VALOR BRUTO da nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios e recolher a importncia retida em nome da empresa contratada (cedente da mo de obra).

Cuidado com a literalidade da legislao. =) Errado. 17. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Alm do pagamento das contribuies sociais, as empresas tm outras obrigaes para com o Fisco. Antnio Jos, empresrio contribuinte individual, desejando cumprir com todas as suas obrigaes fiscais, pede
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 44 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 ao contador que seja elaborada a folha de pagamento das remuneraes pagas ou creditadas por sua empresa. De acordo com a situao-problema apresentada acima e das obrigaes acessrias da empresa, correto afirmar que a referida folha de pagamento deve incluir todas as remuneraes pagas ou creditadas a todos os segurados a servio da empresa. Essa foi certeira! Trouxe exatamente os dizeres da legislao:
obrigao da empresa preparar folha de pagamento da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos.

Certo. 18. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2012): Constituem obrigaes acessrias das empresas, de acordo com o Regulamento da Previdncia Social, entre outras, exibir fiscalizao da RFB, quando intimada para tal, todos os documentos e livros com as formalidades legais intrnsecas e extrnsecas, relacionados com as contribuies sociais, salvo na hiptese em que, justificadamente, tais documentos e livros estejam fora da sede da empresa. Primeiramente, devemos observar o disposto no Art. 33, 2. da Lei n. 8.212/1991:
A empresa, o segurado da Previdncia Social, o serventurio da Justia, o sndico ou seu representante, o comissrio e o liquidante de empresa em liquidao judicial ou extrajudicial so obrigados a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas nesta Lei.

Como podemos observar, no existe nenhuma ressalva quanto exibio dos livros fiscalizao da RFB. Em suma, essa hiptese dos livros e documentos estarem fora da sede da empresa no justificativa para a no exibio dos mesmos. =) Errado. 19. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): obrigao previdenciria da empresa, entre outras, efetuar a reteno de 11% (onze por cento) sobre o valor bruto da nota fiscal quando contratar servios a serem executados com cesso de mo de obra.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 45 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Questo muito recente, cobrando exatamente a literalidade da legislao previdenciria. Observe:
A empresa contratante de servios executados mediante cesso (CMO) ou empreitada de mo de obra (EMO), inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter 11% do VALOR BRUTO da nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios e recolher a importncia retida em nome da empresa contratada (cedente da mo de obra).

Independentemente da banca (ESAF, CESPE, FCC, FGV, etc.), a parte de reteno previdenciria ser sempre cobrada pela sua literalidade legal. Fique atento ao dispositivo supracitado, ele muito importante. =) Certo. 20. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): A empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitada de mo de obra, inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter onze por cento do valor lquido da nota fiscal ou fatura de prestao de servio, em nome da empresa contratada. Valor lquido da fatura? Hein? Ai no, ESAF! Isso no existe na reteno de 11% do Direito Previdencirio.
A empresa contratante de servios executados mediante cesso (CMO) ou empreitada de mo de obra (EMO), inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter 11do VALOR BRUTO da nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios e recolher a importncia retida em nome da empresa contratada (cedente da mo de obra).

Errado. 21. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): A empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitada de mo de obra, inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter onze por cento do valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestao de servio; em nome da empresa cedente da mo de obra. Agora a questo foi perfeita: Reteno de 11% sobre o valor bruto da nota fiscal de prestao de servio em nome da
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 46 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 empresa contratada (cedente disposio legal previdenciria: da mo de obra), conforme

A empresa contratante de servios executados mediante cesso (CMO) ou empreitada de mo de obra (EMO), inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter 11% do VALOR BRUTO da nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios e recolher a importncia retida em nome da EMPRESA CONTRATADA (cedente da mo de obra).

Certo. 22. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Ftima retm a contribuio social dos seus empregados Celso e Gabriel a ttulo de envio posterior dos referidos valores RFB. Entretanto, deixa de repassar Previdncia Social as contribuies recolhidas dos contribuintes no prazo legal. Sobre a conduta de Ftima, possvel afirmar que a conduta crime previsto na legislao extravagante. A conduta de Ftima (apropriao indbita previdenciria) um crime previsto no Cdigo Penal de 1940 e no em legislao extravagante, como afirma o enunciado. Errado. 23. (Juiz do Trabalho/TRT-15/2011): Os administradores de fundaes pblicas, criadas e mantidas pelo Poder Pblico, sujeitas ao controle dos Municpios, em mora com o pagamento de contribuies previdencirias h mais de 30 (trinta) dias, tornam-se solidariamente responsveis pelo respectivo pagamento. Alm da Solidariedade Passiva existente na Construo Civil, temos ainda os seguintes casos de Solidariedade:
01. As empresas que integram Grupo Econmico de qualquer natureza, bem como os produtores rurais integrantes do Consrcio Simplificado, respondem entre si, solidariamente, pelas obrigaes decorrentes de legislao previdenciria.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 47 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
02. O Operador Porturio e o rgo Gestor de Mo de Obra (OGMO) so solidariamente responsveis pelo pagamento das contribuies previdencirias e demais obrigaes, inclusive acessrias, devidas Seguridade Social, arrecadadas pela Receita Federal do Brasil, relativamente requisio de mo de obra de Trabalhador Avulso, vedada a invocao do benefcio de ordem. 03. Os administradores de Autarquias e Fundaes Pblicas, criadas ou mantidas pelo Poder Pblico, de Empresas Pblicas e de Sociedades de Economia Mista sujeitas ao controle da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios, que se encontrar em mora por mais de 30 dias, no recolhimento das contribuies previstas na legislao previdenciria, tornam-se solidariamente responsveis pelo respectivo pagamento.

Certo. 24. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, a respeito das obrigaes acessrias de reteno e responsabilidade solidria da contribuio social, correto afirmar que as empresas que integram grupo econmico cuja matriz tem sede em Braslia respondem entre si, solidariamente, pelas obrigaes decorrentes do disposto no RPS. A questo estava indo muito bem, mas por que somente os grupos econmicos com sede em Braslia respondem entre si, solidariamente pelas obrigaes previdencirias? uma afirmativa sem sentido, pois em qualquer grupo econmico existe a figura da solidariedade entre suas empresas, basta observar o disposto no RPS/1999:
As empresas que integram grupo econmico de qualquer natureza, bem como os produtores rurais integrantes do consrcio simplificado, respondem entre si, solidariamente, pelas obrigaes decorrentes do disposto no Regulamento da Previdncia Social.

Errado. 25. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Na busca da efetiva arrecadao da contribuio social, a legislao previdenciria de custeio dispe sobre a responsabilidade solidria. Sabendo que a solidariedade nunca presumida, resultando da lei ou da
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 48 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 vontade das partes, correto afirmar que a seguinte pessoa solidria pelo cumprimento das obrigaes para com a Seguridade Social decorrentes de obra: a empresa de comercializao de imveis. Essa questo deixou muita gente na dvida, mas observe o seguinte dispositivo presente no Regulamento da Previdncia Social:
Exclui-se da responsabilidade solidria perante a Seguridade Social o adquirente de prdio ou unidade imobiliria que realize a operao com empresa de comercializao ou com incorporador Imobilirio (Lei n. 4.591/1964), ficando estes solidariamente responsveis com o construtor.

Quando voc adquire um apartamento de uma construtora (empresa de comercializao) ou de um incorporador imobilirio, voc, na condio de cliente, no tem responsabilidade solidria com eles. Se no fosse assim, seria uma atividade de risco adquirir um imvel, pois voc estaria propenso a recolher contribuies sociais a RFB referentes obra de construo civil, o que seria um absurdo. Por fim, deve-se ressaltar que tanto a construtora (empresa comerciante) quanto o incorporador so solidrios com o construtor (PJ ou PF responsvel pela execuo da obra). Agora vamos completar a lista dos responsveis solidrios nas obras de construo civil: 1. O Proprietrio; 2. O Incorporador 4.591/1964); 3. O Dono; 4. O Construtor; 5. O Subempreiteiro, e; 6. A Empresa Imobiliria). Certo. 26. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): de Comercializao (Construtora ou Imobilirio (conforme a Lei n.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 49 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 A seguinte obrigao no considerada uma obrigao acessria das contribuies destinadas Seguridade Social: o dever do Cartrio de comunicar bitos. Essa a famosa Questo Fora do Edital. um ponto fora da curva, literalmente, pois esse tipo de questo eventualmente cobrado em provas, e questiona o candidato sobre conhecimentos no previstos no Edital e geralmente no so anuladas. Pensando em auxiliar voc, meu caro aluno, na misso de acertar 100% da prova de Direito Previdencirio, independentemente do nvel de dificuldade em que ela se encontra, leia com carinho os seguintes dispositivos presentes no finalzinho da Lei n. 8.212/1991 (Plano de Custeio da Seguridade Social):
Art. 68. O Titular do Cartrio de Registro Civil de Pessoas Naturais fica obrigado a comunicar, ao INSS, at o dia 10 de cada ms, o registro dos bitos ocorridos no ms imediatamente anterior, devendo da relao constar a filiao, a data e o local de nascimento da pessoa falecida. 1. No caso de no haver sido registrado nenhum bito, dever o Titular do Cartrio de Registro Civil de Pessoas Naturais comunicar este fato ao INSS no prazo estipulado no caput deste artigo. 2. A falta de comunicao na poca prpria, bem como o envio de informaes inexatas, sujeitar o Titular de Cartrio de Registro Civil de Pessoas Naturais penalidade prevista no art. 92 desta Lei (multa). 3. A comunicao dever ser feita por meio de formulrios para cadastramento de bito, conforme modelo aprovado pelo Ministrio da Previdncia Social.

Agora a questo ficou fcil, no mesmo? RS! Realmente os cartrios tm a obrigao acessria de comunicar os bitos ocorridos ao INSS. Esse aviso evita o pagamento de benefcios desnecessrios ou a beneficirios incorretos. Meu caro aluno, essa leitura especfica o Plus para fechar 100% da sua prova. =) Errado. 27. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010):
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 50 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, a respeito das obrigaes acessrias de reteno e responsabilidade solidria da contribuio social, correto afirmar que a empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitada de mo de obra dever reter onze por cento do valor bruto da nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios e recolher a importncia retida em nome da empresa contratada. A Reteno de 11% foi cobrada na prova de AFRFB e de ATRFB no ano de 2010. Nem preciso falar o quo importante conhecer o seguinte dispositivo legal:
A empresa contratante de servios executados mediante cesso (CMO) ou empreitada de mo de obra (EMO), inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter 11 do VALOR BRUTO da nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios e recolher a importncia retida em nome da EMPRESA CONTRATADA (cedente da mo de obra).

Fique atento a esse dispositivo. =) Certo. 28. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): A seguinte obrigao no considerada uma obrigao acessria das contribuies destinadas Seguridade Social: a elaborao da folha de pagamento. Conforme disposto na legislao obrigao acessria da empresa: previdenciria, uma

Preparar folha de pagamento da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos.

Errado. 29. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, a respeito das obrigaes acessrias de reteno e responsabilidade solidria da contribuio social, correto afirmar que se considera construtor, para os efeitos do RPS, a pessoa fsica ou jurdica que executa obra sob sua responsabilidade, no todo ou em parte.
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 51 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Preste muita ateno literalidade da legislao previdenciria! Os temas abordados nos exerccios de hoje (obrigaes acessrias, reteno e responsabilidade solidria) so cobrados pela letra da lei pela ESAF. Observe o dispositivo legal que embasou a resposta dessa questo:
Considera-se construtor, a pessoa fsica ou jurdica que executa obra sob sua responsabilidade, no todo ou em parte.

Parecido? No! Idntico! Copia e cola! =) Certo. 30. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): A empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitada de mo de obra, inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter onze por cento do valor bruto dos salrios pagos aos autnomos ou fatura de prestao de servio, em nome da empresa contratante. Reteno sobre os salrios brutos pagos? Mais uma vez o examinador forou a barra. Essa questo era para derrubar o candidato que nunca tinha lido a legislao previdenciria. Voc j sabe que a reteno ocorre sobre o valor bruto da nota fiscal de prestao de servios. Antes de concluir, observe que o final da questo tambm est errado, pois a importncia deve ser retida em nome da empresa contratada e no em nome da empresa contratante. Errado. 31. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Ftima retm a contribuio social dos seus empregados Celso e Gabriel a ttulo de envio posterior dos referidos valores RFB. Entretanto, deixa de repassar Previdncia Social as contribuies recolhidas dos contribuintes no prazo legal. Sobre a conduta de Ftima, possvel afirmar que a sua conduta s est sujeita ao pagamento de multa administrativa. A conduta criminosa gera efeitos tanto na esfera penal (punibilidade) quanto na esfera administrativa (pagamento de multa). Errado.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 52 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 32. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, a respeito das obrigaes acessrias de reteno e responsabilidade solidria da contribuio social, correto afirmar que o proprietrio, o incorporador definido na Lei n. 4.591/1964, o dono da obra ou condmino da unidade imobiliria cuja contratao da construo, reforma ou acrscimo no envolva cesso de mo de obra, so solidrios com o construtor. Mais uma vez, a literalidade da legislao previdenciria:
O proprietrio, o incorporador definido na Lei n. 4.591/1964 (Lei das Incorporaes Imobilirias), o dono da obra ou condmino da unidade imobiliria cuja contratao da construo, reforma ou acrscimo NO ENVOLVA CMO (cesso de mo de obra), SO SOLIDRIOS COM O CONSTRUTOR, e este e aqueles com a subempreiteira, pelo cumprimento das obrigaes para com a Seguridade Social, ressalvado o seu direito regressivo contra o executor ou contratante da obra e admitida a reteno (11%) de importncia a este devida para garantia do cumprimento dessas obrigaes, no se aplicando, em qualquer hiptese, o benefcio de ordem.

Certo. 33. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): obrigao previdenciria da empresa, entre outras, preparar as folhas de pagamento das remuneraes pagas ou creditadas a todos os segurados a servio da empresa de acordo com as normas estabelecidas pelo rgo competente. De fato, cabe empresa preparar folha de pagamento das remuneraes pagas, devidas ou creditadas a todos os segurados a seu servio. Essa folha deve seguir padres e normas institudos pelo Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Ministrio da Previdncia Social (MPS), que so os rgos competentes em matria trabalhista e previdenciria, respectivamente. Certo. 34. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, a respeito das obrigaes acessrias de reteno e responsabilidade solidria da contribuio social, correto afirmar que se exclui da responsabilidade solidria perante a seguridade social o adquirente de prdio ou unidade imobiliria que realize a operao com empresa de comercializao.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 53 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Quando voc, futuro colega de RFB/MF, compra um apartamento de uma construtora ou imobiliria (empresa de comercializao), voc, na condio de mero cliente, no tem responsabilidade solidria com essa pessoa jurdica. Se no fosse assim, seria uma atividade de risco adquirir um imvel, pois voc estaria propenso a recolher contribuies sociais a RFB referentes construo da obra adquirida. Por essa razo, a legislao previdenciria assim definiu:
Exclui-se da responsabilidade solidria perante a Seguridade Social o ADQUIRENTE de prdio ou unidade imobiliria que realize a operao com EMPRESA DE COMERCIALIZAO ou com incorporador Imobilirio (Lei n. 4.591/1964), ficando estes solidariamente responsveis com o construtor.

Certo. 35. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Na busca da efetiva arrecadao da contribuio social, a legislao previdenciria de custeio dispe sobre a responsabilidade solidria. Sabendo que a solidariedade nunca presumida, resultando da lei ou da vontade das partes, correto afirmar que a seguinte pessoa solidria pelo cumprimento das obrigaes para com a Seguridade Social decorrentes de obra: o incorporador. Estamos diante do seguinte dispositivo legal:
O proprietrio, o incorporador definido na Lei n. 4.591/1964 (Lei das Incorporaes Imobilirias), o dono da obra ou condmino da unidade imobiliria cuja contratao da construo, reforma ou acrscimo no envolva CMO (cesso de mo de obra), so solidrios com o construtor, e este e aqueles com a subempreiteira, pelo cumprimento das obrigaes para com a Seguridade Social, ressalvado o seu direito regressivo contra o executor ou contratante da obra e admitida a reteno (11%) de importncia a este devida para garantia do cumprimento dessas obrigaes, no se aplicando, em qualquer hiptese, o benefcio de ordem.

Sem dvidas, no ? Observe que as questes da ESAF, sobre os temas da aula de hoje. Geralmente cobram a literalidade da legislao, logo, uma leitura atenta a nossa resoluo item obrigatrio para a sua aprovao.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 54 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Certo. 36. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2012): Constituem obrigaes acessrias das empresas, de acordo com o Regulamento da Previdncia Social, entre outras, prestar Receita Federal do Brasil todas as informaes cadastrais, financeiras e contbeis de interesse desta, na forma por esta estabelecida, bem como os esclarecimentos necessrios fiscalizao. Conforme a legislao previdenciria, obrigao acessria da empresa:
Prestar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Receita Federal do Brasil (RFB) todas as informaes cadastrais, financeiras e contbeis de interesse dos mesmos, na forma por eles estabelecida, bem como os esclarecimentos necessrios fiscalizao.

Certo. 37. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): A seguinte obrigao no considerada uma obrigao acessria das contribuies destinadas Seguridade Social: o lanamento dos fatos geradores das contribuies. Mais uma vez estamos diante da literalidade da legislao previdenciria, a qual define que obrigao acessria da empresa:
Lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies, o montante das quantias descontadas, as contribuies da empresa e os totais recolhidos.

Errado. 38. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Ftima retm a contribuio social dos seus empregados Celso e Gabriel a ttulo de envio posterior dos referidos valores RFB. Entretanto, deixa de repassar Previdncia Social as contribuies recolhidas dos contribuintes no prazo legal. Sobre a conduta de Ftima, possvel afirmar que no possvel a extino da punibilidade, se ela confessar e efetuar o pagamento antes do incio da ao fiscal.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 55 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Se a pessoa que comete esse crime previdencirio confessar e efetuar o pagamento das contribuies devidas antes do incio da ao fiscal, a punibilidade ser extinta. o que diz o seguinte dispositivo penal:
Cdigo Penal, Art. 168-A, 2. extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal (TIAF).

Errado. 39. (Tcnico/SRF/ESAF/2006): Sobre as obrigaes acessrias da empresa relativamente Previdncia Social, correto afirmar que constitui uma obrigao da empresa elaborar folha de pagamento mensal da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, de forma coletiva por estabelecimento, por obra de construo civil e por tomador de servios, com a correspondente totalizao e resumo geral. Mais uma prova da ESAF cobrando a literalidade da legislao:
obrigao acessria da empresa preparar folha de pagamento da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos. A folha de pagamento de que trata o RPS/1999, poder ser elaborada mensalmente, de forma coletiva por estabelecimento da empresa, por obra de construo civil e por tomador de servios, com a correspondente totalizao.

Certo. 40. (Procurador da Fazenda/PGFN/ESAF/2005): A folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados a pessoa fsica, a receita ou o faturamento e o lucro, alm de cumprirem o papel de bases de clculo para as contribuies devidas pela empresa ou entidade a ela equiparada, so consideradas obrigaes acessrias das empresas. Com certeza! A folha de pagamento uma obrigao acessria das empresas. Sem dvidas! =)

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 56 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Certo. 41. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): A empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitada de mo de obra, inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter onze por cento do valor bruto dos salrios pagos aos autnomos ou fatura de prestao de servio, em nome do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A questo estava indo muito bem ao afirmar que a reteno ocorre sobre o valor bruto da nota fiscal de prestao de servios, mas errou feio ao afirmar que a reteno ocorre em nome do INSS. Como sabemos, a importncia retida em nome da empresa contratada (cedente da mo de obra). Observe o dispositivo legal:
A empresa contratante de servios executados mediante cesso (CMO) ou empreitada de mo de obra (EMO), inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter 11% do valor bruto da nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios e recolher a importncia retida EM NOME DA EMPRESA CONTRATADA (cedente da mo de obra).

Errado. 42. (Procurador Federal/AGU/CESPE/2010): Se, no exame da escriturao contbil e de qualquer outro documento da empresa, a fiscalizao constatar que a contabilidade no registra o movimento real de remunerao dos segurados a seu servio, do faturamento e do lucro, sero apuradas, por aferio indireta, as contribuies efetivamente devidas, cabendo, no entanto, ao Instituto Nacional do Seguro Social a prova da irregularidade, sob pena de violao do postulado do devido processo legal. Essa mais uma famosa Questo Fora do Edital. A dica para responder essa questo (e outras tantas) conhecer bem a redao do Art. 33 da Lei n. 8.212/1991, alterado pela Lei n. 11.941/2009, cujo 6. traz:
Se, no exame da escriturao contbil e de qualquer outro documento da empresa, a fiscalizao constatar que a contabilidade no registra o movimento real de remunerao dos segurados a seu servio, do faturamento e do lucro, sero apuradas, por aferio indireta, as contribuies efetivamente devidas, cabendo empresa o nus da prova em contrrio.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 57 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Como podemos observar, o final do enunciado est errado, pois no cabe ao INSS, nem RFB, a prova de regularidade (ou irregularidade) da escriturao contbil. Para voc fechar todas as questes desse tipo, segue o Art. 33 da Lei n. 8.212/1991:

Art. 33. Secretaria da Receita Federal do Brasil compete planejar, executar, acompanhar e avaliar as atividades relativas tributao, fiscalizao, arrecadao, cobrana e ao recolhimento das contribuies sociais previstas na legislao previdenciria, das contribuies incidentes a ttulo de substituio e das devidas a outras entidades e fundos. 1. prerrogativa da Secretaria da Receita Federal do Brasil, por intermdio dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (AFRFB), o exame da contabilidade das empresas, ficando obrigados a prestar todos os esclarecimentos e informaes solicitados o segurado e os terceiros responsveis pelo recolhimento das contribuies previdencirias e das contribuies devidas a outras entidades e fundos. 2. A empresa, o segurado da Previdncia Social, o serventurio da Justia, o sndico ou seu representante, o comissrio e o liquidante de empresa em liquidao judicial ou extrajudicial so obrigados a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas nesta Lei. 3. Ocorrendo recusa ou sonegao de qualquer documento ou informao, ou sua apresentao deficiente, a Secretaria da Receita Federal do Brasil pode, sem prejuzo da penalidade cabvel, lanar de ofcio a importncia devida. 4. Na falta de prova regular e formalizada pelo sujeito passivo, o montante dos salrios pagos pela execuo de obra de construo civil pode ser obtido mediante clculo da mo de obra empregada, proporcional rea construda, de acordo com critrios estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, cabendo ao proprietrio, dono da obra, condmino da

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 58 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05
unidade imobiliria ou empresa corresponsvel o nus da prova em contrrio. 5. O desconto de contribuio e de consignao legalmente autorizadas sempre se presume feito oportuna e regularmente pela empresa a isso obrigada, no lhe sendo lcito alegar omisso para se eximir do recolhimento, ficando diretamente responsvel pela importncia que deixou de receber ou arrecadou em desacordo com o disposto nesta Lei. 6. Se, no exame da escriturao contbil e de qualquer outro documento da empresa, a fiscalizao constatar que a contabilidade no registra o movimento real de remunerao dos segurados a seu servio, do faturamento e do lucro, sero apuradas, por aferio indireta, as contribuies efetivamente devidas, cabendo empresa o nus da prova em contrrio. 7. O crdito da seguridade social constitudo por meio de Notificao de Lanamento (NL), de Auto de Infrao (AI) e de Confisso de Valores Devidos e no recolhidos pelo contribuinte (CVD). 8. Aplicam-se s contribuies sociais mencionadas neste artigo as presunes legais de omisso de receita previstas na legislao do Imposto de Renda (IR) e na legislao tributria federal.

Errado. 43. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Ftima retm a contribuio social dos seus empregados Celso e Gabriel a ttulo de envio posterior dos referidos valores RFB. Entretanto, deixa de repassar Previdncia Social as contribuies recolhidas dos contribuintes no prazo legal. Sobre a conduta de Ftima, possvel afirmar que h crime contra a Previdncia Social sem que haja apenamento previsto em lei. A questo absurdamente errada. No podemos considerar uma conduta como criminosa sem que haja qualquer penalidade. Errado. 44. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Obra de construo civil realizada em grande shopping da cidade no contm prova regular e formalizada do montante dos salrios pagos durante a sua execuo. Assim, pode-se concluir que no poder haver
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 59 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 cobrana de contribuio social pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. A falta de prova regular do montante dos salrios pagos durante a execuo de uma obra no motivo para afastar a cobrana das contribuies sociais pela RFB. Questo absurda! No precisava entender muito de Direito Previdencirio ou Tributrio para responder esse enunciado. Errado. 45. (Tcnico/SRF/ESAF/2006): Sobre as obrigaes acessrias da empresa relativamente Previdncia Social, correto afirmar que constitui uma obrigao da empresa lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies sociais a cargo da empresa. Mais uma vez a ESAF cobrou a literalidade (s para variar):
obrigao acessria da empresa lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies, o montante das quantias descontadas, as contribuies da empresa e os totais recolhidos.

Certo. 46. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Obra de construo civil realizada em grande shopping da cidade no contm prova regular e formalizada do montante dos salrios pagos durante a sua execuo. Assim, pode-se concluir que poder haver cobrana sobre o valor total de emprstimos bancrios usados na obra. Enunciado absurdo! Sem comentrios! Errado. 47. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): A seguinte obrigao no considerada uma obrigao acessria das contribuies destinadas Seguridade Social: o pagamento da contribuio social.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 60 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 O pagamento da contribuio social no uma obrigao acessria e sim uma obrigao principal. Basta lembrar-se dos seguintes dizeres do CTN/1966:
Art. 113. A obrigao tributria principal ou acessria. 1. A obrigao principal surge com a ocorrncia do fato gerador (concreto), tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniria e extingue-se juntamente com o crdito dela decorrente. 2. A obrigao acessria decorre da legislao tributria e tem por objeto as prestaes, positivas (de fazer) ou negativas (deixar de fazer), nela previstas no interesse da arrecadao ou da fiscalizao dos tributos.

Certo. 48. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Ftima retm a contribuio social dos seus empregados Celso e Gabriel a ttulo de envio posterior dos referidos valores RFB. Entretanto, deixa de repassar Previdncia Social as contribuies recolhidas dos contribuintes no prazo legal. Sobre a conduta de Ftima, possvel afirmar que a conduta crime previsto no Cdigo Penal Brasileiro. Estamos diante do crime de apropriao indbita previdenciria, que tem a sua conduta prevista no Art. 168-A do Cdigo Penal de 1940. Questo fcil, hein! E qual a conduta? Observe:
Art. 168-A. Deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional.

Certo. 49. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Obra de construo civil realizada em grande shopping da cidade no contm prova regular e formalizada do montante dos salrios pagos durante a sua execuo. Assim, pode-se concluir que poder haver cobrana de contribuio social s sobre os salrios pagos aos dirigentes da construtora.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 61 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 A contribuio social ser efetuada sobre todos os salrios dos trabalhadores envolvidos no empreendimento (obra) e no somente sobre os salrios dos dirigentes da obra. Errado. 50. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): obrigao previdenciria da empresa, entre outras, repassar aos empregados os valores devidos a ttulo de contribuio previdenciria para fins de recolhimento. Como assim? Conforme o enunciado, a empresa repassa ao funcionrio o valor equivalente a sua contribuio social, para que ele recolha aos cofres pblicos a sua contribuio devida. Est completamente errada! A prpria empresa desconta do salrio do trabalhador a seu servio o valor devido e repassa aos cofres pblicos, ou seja, o funcionrio recebe efetivamente, apenas o salrio lquido, que aquele resultante aps o desconto da contribuio social e do imposto de renda, quando devido. Errado. 51. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Nos termos da legislao de custeio, no obrigado a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas na Lei n. 8.212/1991, entre outros, o sndico. Mais uma questo respondida com base no Art. 33 da Lei n. 8.212/1991. Observe os dizeres de seu 2.:
A empresa, o segurado da Previdncia Social, o serventurio da Justia, o sndico ou seu representante, o comissrio e o liquidante de empresa em liquidao judicial ou extrajudicial so obrigados a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas nesta Lei.

Logo, o sndico deve exibir todos os documentos e livros relacionados s contribuies sociais, o que invalida a questo. Errado. 52. (Juiz do Trabalho/TRT-15/2011): Exclui-se da responsabilidade solidria perante a Seguridade Social o adquirente de unidade imobiliria que realizar a operao com empresa de
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 62 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 comercializao de imveis, ficando esta solidariamente responsvel com o construtor. Conforme dispe o Regulamento da Previdncia Social:
Exclui-se da responsabilidade solidria perante a Seguridade Social o adquirente de prdio ou unidade imobiliria que realize a operao com empresa de comercializao ou com incorporador Imobilirio (Lei n. 4.591/1964), ficando estes solidariamente responsveis com o construtor.

Quando voc adquire um apartamento de uma construtora (empresa de comercializao) ou de um incorporador imobilirio, voc, na condio de cliente, no tem responsabilidade solidria com eles. Se no fosse assim, seria uma atividade de risco adquirir um imvel, pois voc estaria propenso a recolher contribuies sociais RFB referentes obra de construo civil que voc adquiriu, o que seria um absurdo. Por fim, deve-se ressaltar que tanto a construtora (empresa comerciante) quanto o incorporador so solidrios com o construtor (PJ ou PF responsvel pela execuo da obra). Eis a lista dos responsveis solidrios nas obras de construo civil: 1. O Proprietrio; 2. O Incorporador 4.591/1964); 3. O Dono; 4. O Construtor; 5. O Subempreiteiro, e; 6. A Empresa Imobiliria). Certo. 53. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Obra de construo civil realizada em grande shopping da cidade no contm prova regular e formalizada do montante dos salrios pagos
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 63 de 83

Imobilirio

(conforme

Lei

n.

de

Comercializao

(Construtora

ou

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 durante a sua execuo. Assim, pode-se concluir que o montante dos salrios pagos pela execuo de obra de construo civil pode ser obtido mediante clculo da mo de obra empregada, proporcional rea construda. Questo literal da ESAF! Que novidade... De onde vem essa previso de clculo da mo de obra proporcional rea construda? Do Art. 33, 4. da Lei n. 8.212/1991, observe:
Na falta de prova regular e formalizada pelo sujeito passivo, o montante dos salrios pagos pela execuo de obra de construo civil pode ser obtido mediante clculo da mo de obra empregada, proporcional rea construda, de acordo com critrios estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, cabendo ao proprietrio, dono da obra, condmino da unidade imobiliria ou empresa corresponsvel o nus da prova em contrrio.

Certo. 54. (Delegado/DPF/CESPE/2004): Embora integrantes do mesmo grupo econmico, duas empresas vinculadas a segmentos empresariais distintos foram acionadas judicialmente para pagamento das dvidas previdencirias de uma terceira empresa, tambm pertencente ao mesmo grupo. Nas contestaes que apresentaram, as duas empresas suscitaram preliminar de ilegitimidade passiva ad causam (para a causa), aduzindo que as pessoas jurdicas no se confundiam com seus respectivos scios e que no tiveram qualquer ingerncia na gesto da empresa devedora principal. Nessa situao, luz da legislao aplicvel, as preliminares sero rechaadas (afastadas), com o consequente reconhecimento da responsabilidade solidria das duas empresas. Quanto a esse tema, a legislao previdenciria clarssima:
Art. 222. As empresas que integram grupo econmico de qualquer natureza, bem como os produtores rurais integrantes do consrcio simplificado, respondem entre si, solidariamente, pelas obrigaes decorrentes do disposto neste Regulamento.

A Solidariedade CTN/1966:

um

conceito

tributrio

previsto

no

Art. 124, Pargrafo nico. A solidariedade referida neste artigo no comporta benefcio de ordem. Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 64 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Apesar de o Cdigo Tributrio Nacional no citar expressamente, traz a conceituao de solidariedade passiva, que aquela existente entre os sujeitos passivos da obrigao tributria. Em outras palavras, o direito de o Estado cobrar de qualquer um deles o valor do crdito tributrio devido ou o cumprimento de obrigao acessria prevista em legislao. Diante do exposto, reconhecida a responsabilidade solidria das duas empresas tambm pertencente ao grupo econmico. Certo. 55. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Obra de construo civil realizada em grande shopping da cidade no contm prova regular e formalizada do montante dos salrios pagos durante a sua execuo. Assim, pode-se concluir que poder haver a cobrana de uma sobretaxa de imposto de renda sobre o lucro da construtora. Sobretaxa no IR (Imposto de Renda) e na CSLL (Contribuio Social sobre o Lucro Lquido)? No existe previso legal para isso. Questo totalmente incorreta. Errado. 56. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Nos termos da legislao de custeio, no obrigado a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas na Lei n. 8.212/1991, entre outros, o liquidante de empresa em liquidao extrajudicial. Mais uma, amigo! Observe o Art. 33, 2. da Lei n. 8.212/1991:
A empresa, o segurado da Previdncia Social, o serventurio da Justia, o sndico ou seu representante, o comissrio e o liquidante de empresa em liquidao judicial ou extrajudicial so obrigados a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas nesta Lei.

Logo, a empresa em liquidao extrajudicial tambm deve exibir todos os documentos e livros relacionados s contribuies sociais, o que invalida a questo.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 65 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Errado. 57. (Auditor/TCE-M-PA/FGV/2008): Entende-se como cesso de mo de obra a colocao disposio do contratante, em suas dependncias ou nas de terceiros, de segurados que realizem servios contnuos, relacionados ou no com a atividade-fim da empresa, quaisquer que sejam a natureza e a forma de contratao. Observe, prezado aluno, o texto da antiga Ordem de Servio do INSS n. 203/1999:
Entende-se por CESSO DE MO DE OBRA (CMO), a colocao disposio do contratante, em suas dependncias ou nas de terceiros, de segurados que realizem servios contnuos relacionados ou no com a atividade-fim da empresa contratante, quaisquer que sejam a natureza e a forma de contratao.

Observe o conceito de EMO trazido na mesma Ordem de Servio:


Entende-se por EMPREITADA DE MO DE OBRA (EMO) a contratao de empresa prestadora de servio para executar servios relacionados ou no com a atividade-fim da empresa contratante, nas dependncias desta ou nas de terceiros.

Est exatamente igual! Enunciado correto! Certo. 58. (Auditor-Fiscal/SRF/ESAF/2005): No contexto dos Crimes contra a Previdncia Social, correto afirmar que o elemento subjetivo da infrao penal prevista no Art. 168-A do Cdigo Penal exige a demonstrao do especial fim de agir ou o dolo especfico de fraudar a Previdncia. Conforme a jurisprudncia do STJ, no crime de apropriao indbita no exige a demonstrao do especial fim de agir ou dolo especfico, sendo que esse crime se caracteriza pelo simples no recolhimento das contribuies descontadas dos empregados. Errado. 59. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010):
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 66 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Nos termos da legislao de custeio, no obrigado a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas na Lei n. 8.212/1991, entre outros, o segurado da Previdncia Social. Novamente! Art. 33, 2. da Lei n. 8.212/1991:
A empresa, o segurado da Previdncia Social, o serventurio da Justia, o sndico ou seu representante, o comissrio e o liquidante de empresa em liquidao judicial ou extrajudicial so obrigados a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas nesta Lei.

Logo, o segurado da Previdncia Social deve exibir todos os documentos e livros relacionados s contribuies sociais, o que tambm invalida a questo. Errado. 60. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Nos termos da legislao de custeio, no obrigado a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas na Lei n. 8.212/1991, entre outros, o liquidante de empresa em liquidao judicial. Observe mais uma vez o Art. 33, 2. da Lei n. 8.212/1991:
A empresa, o segurado da Previdncia Social, o serventurio da Justia, o sndico ou seu representante, o comissrio e o liquidante de empresa em liquidao judicial ou extrajudicial so obrigados a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas nesta Lei.

Como voc pode ver, a empresa em liquidao judicial tambm deve exibir todos os documentos e livros relacionados s contribuies sociais. Errado. 61. (Auditor/TCE-M-PA/FGV/2008): A empresa cedente de mo de obra compensar o valor retido pela contratante quando do recolhimento das contribuies destinadas Seguridade Social, devidas sobre a folha de pagamento dos segurados a seu servio.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 67 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 exatamente o que est previsto na legislao previdenciria:
O valor retido de 11% de que trata a legislao previdenciria dever ser destacado na nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios, sendo compensado pelo respectivo estabelecimento da empresa contratada (cedente da mo de obra) quando do recolhimento das contribuies destinadas seguridade social devida sobre a folha de pagamento dos segurados.

Mais uma vez, muita ateno com a literalidade! Certo. 62. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Nos termos da legislao de custeio, no obrigado a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas na Lei n. 8.212/1991, entre outros, o dependente da Previdncia Social. A legislao previdenciria realmente no obriga os dependentes da Previdncia Social a exibirem todos os documentos e livros relacionados com as suas contribuies sociais. Certo. 63. (Delegado/DPF/CESPE/2004): Joo mantinha uma pequena granja em chcara de sua propriedade e contava com o auxlio de dois empregados, que percebiam remunerao mensal equivalente a um salrio mnimo. Por exercer o negcio por conta prpria e informalmente, Joo nunca efetuou os registros devidos nas carteiras de trabalho de seus empregados, tampouco recolheu as contribuies previdencirias correspondentes. Nessa situao, se for flagrado pela fiscalizao, Joo responder pelo crime de sonegao de contribuio previdenciria, podendo o juiz restringir a pena de recluso prevista (de um tero at a metade) ou apenas aplicar a pena de multa. Na situao apresentada pelo CESPE, Joo no realizou nenhum recolhimento para a Previdncia Social, bem como no prestou as devidas informaes para o INSS. Nesse caso, fica clara a tipificao do crime de sonegao de contribuio previdenciria, previsto no Art. 337-A do Cdigo Penal de 1940. Por sua vez, Joo no PJ (Pessoa Jurdica) e contava com apenas dois empregados assalariados, sendo que a folha de
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 68 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 pagamento de Joo era de apenas R$ 1.356,00 (2 x R$ 678,00 Salrio Mnimo). Nesses casos, facultado ao Juiz reduzir a pena de um tero at metade ou aplicar apenas a pena de multa, conforme podemos extrair do Art. 337-A, 3.:
Se o empregador NO pessoa jurdica (PJ) e sua folha de pagamento mensal no ultrapassa R$ 3.671,73, o juiz poder reduzir a pena de um tero (33%) at a metade (50%) OU aplicar apenas a de multa.

Certo. 64. (Auditor-Fiscal/SRF/ESAF/2005): No contexto dos Crimes contra a Previdncia Social, correto afirmar que o crime tipificado no Art. 168-A do Cdigo Penal no se consuma com o simples no recolhimento das contribuies previdencirias descontadas dos empregados no prazo legal. O crime de apropriao indbita previdenciria tem sido entendido, pela jurisprudncia do STJ, como crime omissivo prprio (ou omissivo puro), isto , aquele em que no se exige necessariamente nenhum resultado naturalstico, esgotando-se o tipo subjetivo apenas na transgresso da norma incriminadora, no dolo genrico, sem necessidade de comprovao do fim especial de agir, ou dolo especfico. Em outras palavras, esse crime caracteriza-se com a simples conduta de deixar de recolher as contribuies descontadas dos empregados, sendo desnecessrio a comprovao do animus rem sibi habendi (inteno de ter a coisa para si, no caso, o valor correspondente a contribuio previdenciria apropriada de forma ilegal). Errado. 65. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2012): Constituem obrigaes acessrias das empresas, de acordo com o Regulamento da Previdncia Social, entre outras, fornecer ao contribuinte individual que lhe presta servios comprovante do pagamento de remunerao, com a identificao completa da empresa, o valor da remunerao paga, o desconto da contribuio efetuado, o nmero de inscrio do segurado no INSS e o compromisso de que a remunerao paga ser informada na GFIP, bem como de que a contribuio correspondente ser recolhida.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 69 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Ao ler o enunciado, o candidato induzido a afirmar que essa questo est certa, como de fato est. Entretanto, ao procuramos o embasamento legal do enunciado no Regulamento da Previdncia Social (Decreto n. 3.048/1999) ou na Lei n. 8.212/1991, no o encontramos! De forma maliciosa, a ESAF retirou o fundamento de validade dessa questo da Instruo Normativa (IN) RFB n. 971/2009, que assim traz:
Art. 47. A empresa e o equiparado, sem prejuzo do cumprimento de outras obrigaes acessrias previstas na legislao previdenciria, esto obrigados a: V - fornecer ao contribuinte individual que lhes presta servios, comprovante do pagamento de remunerao, consignando a identificao completa da empresa, inclusive com o seu nmero no CNPJ, o nmero de inscrio do segurado no RGPS, o valor da remunerao paga, o desconto da contribuio efetuado e o compromisso de que a remunerao paga ser informada na GFIP e a contribuio correspondente ser recolhida;

Essa IN no constou de forma expressa nos ltimos editais da RFB. No entanto, muitas vezes, a ESAF cobra um conhecimento pontual sobre ela. O que fazer? Estudar as 250 pginas a IN RFB n. 971/2009 com afinco? Nem pensar! Com o contedo de nossas aulas, voc mata tranquilamente qualquer questo sobre Direito Previdencirio, sem muitas dificuldades, por meio do bom senso adquirido ao longo do nosso curso. =) Certo. 66. (Delegado/DPF/CESPE/2004): Ao adquirir um pequeno supermercado, Jonas verificou que parte dos salrios dos empregados era paga margem dos recibos salariais, com a supresso das contribuies previdencirias correspondentes. Embora no existisse qualquer ao fiscal contra a empresa, Jonas dirigiu-se previdncia social para regularizar a situao, confessando os valores das contribuies devidas. Nessa situao, embora tenha havido o crime de sonegao de contribuio previdenciria, o antigo titular do empreendimento no responder criminalmente, por estar extinta a punibilidade.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 70 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Quanto extino do crime de sonegao de contribuio previdenciria, temos o seguinte dispositivo no Cdigo Penal:
Art. 337-A, 1 extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara e confessa as contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal.

O dispositivo claro! O agente infrator (antigo proprietrio do supermercado) tem que confessar as contribuies sonegadas antes do incio da ao fiscal da RFB, e no o proprietrio atual do empreendimento. Como no houve confisso por parte do infrator, no houve extino da punibilidade do crime e, por consequncia, o antigo titular do empreendimento responder criminalmente pela sonegao previdenciria. Errado. 67. (Questo do Autor/INDITA/AMJ/2013): O contratado dever elaborar Folha de Pagamento e GFIP distinta para cada estabelecimento da empresa contratante do servio, porm, tal obrigao no se aplica s obras de construo civil. A obrigao de elaborar folha de pagamento e GFIP distinta para cada estabelecimento se estende s obras de construo civil, que so equiparadas, na legislao previdenciria, aos estabelecimentos. Observe o dispositivo legal que trata do assunto:
O contratado dever elaborar Folha de Pagamento e Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Servio e Informaes Previdncia Social (GFIP) distinta para cada estabelecimento OU obra de construo civil da empresa contratante do servio.

Errado.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 71 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 09. Questes Sem Comentrios. Marque C (certo) ou E (errado): 01. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2012): Constituem obrigaes acessrias das empresas, de acordo com o Regulamento da Previdncia Social, entre outras, preparar folha de pagamento da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamento. 02. (Juiz do Trabalho/TRT-15/2011): Os administradores das empresas pblicas sujeitas ao controle dos Estados, em mora com o pagamento de contribuies previdencirias h mais de 30 (trinta) dias, nos termos da lei, so subsidiariamente responsveis pelo respectivo pagamento. 03. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Na busca da efetiva arrecadao da contribuio social, a legislao previdenciria de custeio dispe sobre a responsabilidade solidria. Sabendo que a solidariedade nunca presumida, resultando da lei ou da vontade das partes, correto afirmar que a seguinte pessoa solidria pelo cumprimento das obrigaes para com a Seguridade Social decorrentes de obra: o proprietrio. 04. (Auditor/TCE-M-PA/FGV/2008): A empresa contratante de servios executados mediante cesso de mo de obra, inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter onze por cento do valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestao de servios e recolher a importncia retida em nome da empresa cedente de mo de obra. 05. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): obrigao previdenciria da empresa, entre outras, declarar Secretaria da Receita Federal do Brasil e ao Conselho Curador do FGTS os dados relacionados aos fatos geradores das contribuies previdencirias. 06. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2012): Constituem obrigaes acessrias das empresas, de acordo com o Regulamento da Previdncia Social, entre outras, lanar, mensalmente, em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies, o montante das quantias descontadas dos empregados, dos contribuintes individuais e das
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 72 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 empresas prestadoras de servios, as contribuies da empresa e os totais recolhidos. 07. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Na busca da efetiva arrecadao da contribuio social, a legislao previdenciria de custeio dispe sobre a responsabilidade solidria. Sabendo que a solidariedade nunca presumida, resultando da lei ou da vontade das partes, correto afirmar que a seguinte pessoa solidria pelo cumprimento das obrigaes para com a Seguridade Social decorrentes de obra: o construtor. 08. (Juiz do Trabalho/TRT-15/2011): As empresas que integram grupo econmico de qualquer natureza respondem entre si, solidariamente, pelas contribuies previdencirias. 09. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Alm do pagamento das contribuies sociais, as empresas tm outras obrigaes para com o Fisco. Antnio Jos, empresrio contribuinte individual, desejando cumprir com todas as suas obrigaes fiscais, pede ao contador que seja elaborada a folha de pagamento das remuneraes pagas ou creditadas por sua empresa. De acordo com a situao-problema apresentada acima e das obrigaes acessrias da empresa, correto afirmar que a referida folha de pagamento deve incluir s os empregados da empresa. 10. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): A seguinte obrigao no considerada uma obrigao acessria das contribuies destinadas Seguridade Social: o dever de prestar informaes. 11. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Na busca da efetiva arrecadao da contribuio social, a legislao previdenciria de custeio dispe sobre a responsabilidade solidria. Sabendo que a solidariedade nunca presumida, resultando da lei ou da vontade das partes, correto afirmar que a seguinte pessoa solidria pelo cumprimento das obrigaes para com a Seguridade Social decorrentes de obra: o fiscal de obras do municpio. 12. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Alm do pagamento das contribuies sociais, as empresas tm outras obrigaes para com o Fisco. Antnio Jos, empresrio contribuinte individual, desejando cumprir com todas as suas obrigaes fiscais, pede ao contador que seja elaborada a folha de pagamento das remuneraes pagas ou creditadas por sua empresa. De acordo com a situao-problema
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 73 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 apresentada acima e das obrigaes acessrias da empresa, correto afirmar que a referida folha de pagamento pode ser feita com qualquer padro. 13. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): obrigao previdenciria da empresa, entre outras, arrecadar as contribuies dos empregados que lhe prestam servios. 14 (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Alm do pagamento das contribuies sociais, as empresas tm outras obrigaes para com o Fisco. Antnio Jos, empresrio contribuinte individual, desejando cumprir com todas as suas obrigaes fiscais, pede ao contador que seja elaborada a folha de pagamento das remuneraes pagas ou creditadas por sua empresa. De acordo com a situao-problema apresentada acima e das obrigaes acessrias da empresa, correto afirmar que a referida folha de pagamento deve incluir s os scios da empresa. 15. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Alm do pagamento das contribuies sociais, as empresas tm outras obrigaes para com o Fisco. Antnio Jos, empresrio contribuinte individual, desejando cumprir com todas as suas obrigaes fiscais, pede ao contador que seja elaborada a folha de pagamento das remuneraes pagas ou creditadas por sua empresa. De acordo com a situao-problema apresentada acima e das obrigaes acessrias da empresa, correto afirmar que no h necessidade de elaborao de folha de pagamento, sendo necessrio somente os depsitos bancrios realizados no Livro de Caixa da empresa. 16. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): A empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitada de mo de obra, inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter onze por cento do valor lquido da nota fiscal ou fatura de prestao de servio, em nome da empresa cedente da mo de obra. 17. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Alm do pagamento das contribuies sociais, as empresas tm outras obrigaes para com o Fisco. Antnio Jos, empresrio contribuinte individual, desejando cumprir com todas as suas obrigaes fiscais, pede ao contador que seja elaborada a folha de pagamento das remuneraes pagas ou creditadas por sua empresa. De acordo com a situao-problema apresentada acima e das obrigaes acessrias da empresa, correto afirmar que a referida folha de pagamento deve incluir todas as
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 74 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 remuneraes pagas ou creditadas a todos os segurados a servio da empresa. 18. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2012): Constituem obrigaes acessrias das empresas, de acordo com o Regulamento da Previdncia Social, entre outras, exibir fiscalizao da RFB, quando intimada para tal, todos os documentos e livros com as formalidades legais intrnsecas e extrnsecas, relacionados com as contribuies sociais, salvo na hiptese em que, justificadamente, tais documentos e livros estejam fora da sede da empresa. 19. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): obrigao previdenciria da empresa, entre outras, efetuar a reteno de 11% (onze por cento) sobre o valor bruto da nota fiscal quando contratar servios a serem executados com cesso de mo de obra. 20. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): A empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitada de mo de obra, inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter onze por cento do valor lquido da nota fiscal ou fatura de prestao de servio, em nome da empresa contratada. 21. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): A empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitada de mo de obra, inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter onze por cento do valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestao de servio; em nome da empresa cedente da mo de obra. 22. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Ftima retm a contribuio social dos seus empregados Celso e Gabriel a ttulo de envio posterior dos referidos valores RFB. Entretanto, deixa de repassar Previdncia Social as contribuies recolhidas dos contribuintes no prazo legal. Sobre a conduta de Ftima, possvel afirmar que a conduta crime previsto na legislao extravagante. 23. (Juiz do Trabalho/TRT-15/2011): Os administradores de fundaes pblicas, criadas e mantidas pelo Poder Pblico, sujeitas ao controle dos Municpios, em mora com o pagamento de contribuies previdencirias h mais de 30 (trinta) dias, tornam-se solidariamente responsveis pelo respectivo pagamento. 24. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, a respeito das obrigaes acessrias de reteno e responsabilidade solidria da
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 75 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 contribuio social, correto afirmar que as empresas que integram grupo econmico cuja matriz tem sede em Braslia respondem entre si, solidariamente, pelas obrigaes decorrentes do disposto no RPS. 25. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Na busca da efetiva arrecadao da contribuio social, a legislao previdenciria de custeio dispe sobre a responsabilidade solidria. Sabendo que a solidariedade nunca presumida, resultando da lei ou da vontade das partes, correto afirmar que a seguinte pessoa solidria pelo cumprimento das obrigaes para com a Seguridade Social decorrentes de obra: a empresa de comercializao de imveis. 26. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): A seguinte obrigao no considerada uma obrigao acessria das contribuies destinadas Seguridade Social: o dever do Cartrio de comunicar bitos. 27. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, a respeito das obrigaes acessrias de reteno e responsabilidade solidria da contribuio social, correto afirmar que a empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitada de mo de obra dever reter onze por cento do valor bruto da nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios e recolher a importncia retida em nome da empresa contratada. 28. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): A seguinte obrigao no considerada uma obrigao acessria das contribuies destinadas Seguridade Social: a elaborao da folha de pagamento. 29. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, a respeito das obrigaes acessrias de reteno e responsabilidade solidria da contribuio social, correto afirmar que se considera construtor, para os efeitos do RPS, a pessoa fsica ou jurdica que executa obra sob sua responsabilidade, no todo ou em parte. 30. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): A empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitada de mo de obra, inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter onze por cento do valor bruto dos salrios pagos aos autnomos ou fatura de prestao de servio, em nome da empresa contratante.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 76 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 31. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Ftima retm a contribuio social dos seus empregados Celso e Gabriel a ttulo de envio posterior dos referidos valores RFB. Entretanto, deixa de repassar Previdncia Social as contribuies recolhidas dos contribuintes no prazo legal. Sobre a conduta de Ftima, possvel afirmar que a sua conduta s est sujeita ao pagamento de multa administrativa. 32. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, a respeito das obrigaes acessrias de reteno e responsabilidade solidria da contribuio social, correto afirmar que o proprietrio, o incorporador definido na Lei n. 4.591/1964, o dono da obra ou condmino da unidade imobiliria cuja contratao da construo, reforma ou acrscimo no envolva cesso de mo de obra, so solidrios com o construtor. 33. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): obrigao previdenciria da empresa, entre outras, preparar as folhas de pagamento das remuneraes pagas ou creditadas a todos os segurados a servio da empresa de acordo com as normas estabelecidas pelo rgo competente. 34. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, a respeito das obrigaes acessrias de reteno e responsabilidade solidria da contribuio social, correto afirmar que se exclui da responsabilidade solidria perante a seguridade social o adquirente de prdio ou unidade imobiliria que realize a operao com empresa de comercializao. 35. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Na busca da efetiva arrecadao da contribuio social, a legislao previdenciria de custeio dispe sobre a responsabilidade solidria. Sabendo que a solidariedade nunca presumida, resultando da lei ou da vontade das partes, correto afirmar que a seguinte pessoa solidria pelo cumprimento das obrigaes para com a Seguridade Social decorrentes de obra: o incorporador. 36. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2012): Constituem obrigaes acessrias das empresas, de acordo com o Regulamento da Previdncia Social, entre outras, prestar Receita Federal do Brasil todas as informaes cadastrais, financeiras e contbeis de interesse desta, na forma por esta estabelecida, bem como os esclarecimentos necessrios fiscalizao.
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 77 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 37. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): A seguinte obrigao no considerada uma obrigao acessria das contribuies destinadas Seguridade Social: o lanamento dos fatos geradores das contribuies. 38. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Ftima retm a contribuio social dos seus empregados Celso e Gabriel a ttulo de envio posterior dos referidos valores RFB. Entretanto, deixa de repassar Previdncia Social as contribuies recolhidas dos contribuintes no prazo legal. Sobre a conduta de Ftima, possvel afirmar que no possvel a extino da punibilidade, se ela confessar e efetuar o pagamento antes do incio da ao fiscal. 39. (Tcnico/SRF/ESAF/2006): Sobre as obrigaes acessrias da empresa relativamente Previdncia Social, correto afirmar que constitui uma obrigao da empresa elaborar folha de pagamento mensal da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, de forma coletiva por estabelecimento, por obra de construo civil e por tomador de servios, com a correspondente totalizao e resumo geral. 40. (Procurador da Fazenda/PGFN/ESAF/2005): A folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados a pessoa fsica, a receita ou o faturamento e o lucro, alm de cumprirem o papel de bases de clculo para as contribuies devidas pela empresa ou entidade a ela equiparada, so consideradas obrigaes acessrias das empresas. 41. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): A empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitada de mo de obra, inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter onze por cento do valor bruto dos salrios pagos aos autnomos ou fatura de prestao de servio, em nome do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 42. (Procurador Federal/AGU/CESPE/2010): Se, no exame da escriturao contbil e de qualquer outro documento da empresa, a fiscalizao constatar que a contabilidade no registra o movimento real de remunerao dos segurados a seu servio, do faturamento e do lucro, sero apuradas, por aferio indireta, as contribuies efetivamente devidas, cabendo, no entanto, ao Instituto Nacional do Seguro Social a prova da irregularidade, sob pena de violao do postulado do devido processo legal.
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 78 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 43. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Ftima retm a contribuio social dos seus empregados Celso e Gabriel a ttulo de envio posterior dos referidos valores RFB. Entretanto, deixa de repassar Previdncia Social as contribuies recolhidas dos contribuintes no prazo legal. Sobre a conduta de Ftima, possvel afirmar que h crime contra a Previdncia Social sem que haja apenamento previsto em lei. 44. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Obra de construo civil realizada em grande shopping da cidade no contm prova regular e formalizada do montante dos salrios pagos durante a sua execuo. Assim, pode-se concluir que no poder haver cobrana de contribuio social pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. 45. (Tcnico/SRF/ESAF/2006): Sobre as obrigaes acessrias da empresa relativamente Previdncia Social, correto afirmar que constitui uma obrigao da empresa lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies sociais a cargo da empresa. 46. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Obra de construo civil realizada em grande shopping da cidade no contm prova regular e formalizada do montante dos salrios pagos durante a sua execuo. Assim, pode-se concluir que poder haver cobrana sobre o valor total de emprstimos bancrios usados na obra. 47. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): A seguinte obrigao no considerada uma obrigao acessria das contribuies destinadas Seguridade Social: o pagamento da contribuio social. 48. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Ftima retm a contribuio social dos seus empregados Celso e Gabriel a ttulo de envio posterior dos referidos valores RFB. Entretanto, deixa de repassar Previdncia Social as contribuies recolhidas dos contribuintes no prazo legal. Sobre a conduta de Ftima, possvel afirmar que a conduta crime previsto no Cdigo Penal Brasileiro. 49. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Obra de construo civil realizada em grande shopping da cidade no contm prova regular e formalizada do montante dos salrios pagos durante a sua execuo. Assim, pode-se concluir que poder haver
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 79 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 cobrana de contribuio social s sobre os salrios pagos aos dirigentes da construtora. 50. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): obrigao previdenciria da empresa, entre outras, repassar aos empregados os valores devidos a ttulo de contribuio previdenciria para fins de recolhimento. 51. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Nos termos da legislao de custeio, no obrigado a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas na Lei n. 8.212/1991, entre outros, o sndico. 52. (Juiz do Trabalho/TRT-15/2011): Exclui-se da responsabilidade solidria perante a Seguridade Social o adquirente de unidade imobiliria que realizar a operao com empresa de comercializao de imveis, ficando esta solidariamente responsvel com o construtor. 53. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Obra de construo civil realizada em grande shopping da cidade no contm prova regular e formalizada do montante dos salrios pagos durante a sua execuo. Assim, pode-se concluir que o montante dos salrios pagos pela execuo de obra de construo civil pode ser obtido mediante clculo da mo de obra empregada, proporcional rea construda. 54. (Delegado/DPF/CESPE/2004): Embora integrantes do mesmo grupo econmico, duas empresas vinculadas a segmentos empresariais distintos foram acionadas judicialmente para pagamento das dvidas previdencirias de uma terceira empresa, tambm pertencente ao mesmo grupo. Nas contestaes que apresentaram, as duas empresas suscitaram preliminar de ilegitimidade passiva ad causam (para a causa), aduzindo que as pessoas jurdicas no se confundiam com seus respectivos scios e que no tiveram qualquer ingerncia na gesto da empresa devedora principal. Nessa situao, luz da legislao aplicvel, as preliminares sero rechaadas (afastadas), com o consequente reconhecimento da responsabilidade solidria das duas empresas. 55. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Obra de construo civil realizada em grande shopping da cidade no contm prova regular e formalizada do montante dos salrios pagos durante a sua execuo. Assim, pode-se concluir que poder haver a
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 80 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 cobrana de uma sobretaxa de imposto de renda sobre o lucro da construtora. 56. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Nos termos da legislao de custeio, no obrigado a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas na Lei n. 8.212/1991, entre outros, o liquidante de empresa em liquidao extrajudicial. 57. (Auditor/TCE-M-PA/FGV/2008): Entende-se como cesso de mo de obra a colocao disposio do contratante, em suas dependncias ou nas de terceiros, de segurados que realizem servios contnuos, relacionados ou no com a atividade-fim da empresa, quaisquer que sejam a natureza e a forma de contratao. 58. (Auditor-Fiscal/SRF/ESAF/2005): No contexto dos Crimes contra a Previdncia Social, correto afirmar que o elemento subjetivo da infrao penal prevista no Art. 168-A do Cdigo Penal exige a demonstrao do especial fim de agir ou o dolo especfico de fraudar a Previdncia. 59. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Nos termos da legislao de custeio, no obrigado a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas na Lei n. 8.212/1991, entre outros, o segurado da Previdncia Social. 60. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Nos termos da legislao de custeio, no obrigado a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas na Lei n. 8.212/1991, entre outros, o liquidante de empresa em liquidao judicial. 61. (Auditor/TCE-M-PA/FGV/2008): A empresa cedente de mo de obra compensar o valor retido pela contratante quando do recolhimento das contribuies destinadas Seguridade Social, devidas sobre a folha de pagamento dos segurados a seu servio. 62. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Nos termos da legislao de custeio, no obrigado a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas na Lei n. 8.212/1991, entre outros, o dependente da Previdncia Social. 63. (Delegado/DPF/CESPE/2004):
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 81 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 Joo mantinha uma pequena granja em chcara de sua propriedade e contava com o auxlio de dois empregados, que percebiam remunerao mensal equivalente a um salrio mnimo. Por exercer o negcio por conta prpria e informalmente, Joo nunca efetuou os registros devidos nas carteiras de trabalho de seus empregados, tampouco recolheu as contribuies previdencirias correspondentes. Nessa situao, se for flagrado pela fiscalizao, Joo responder pelo crime de sonegao de contribuio previdenciria, podendo o juiz restringir a pena de recluso prevista (de um tero at a metade) ou apenas aplicar a pena de multa. 64. (Auditor-Fiscal/SRF/ESAF/2005): No contexto dos Crimes contra a Previdncia Social, correto afirmar que o crime tipificado no Art. 168-A do Cdigo Penal no se consuma com o simples no recolhimento das contribuies previdencirias descontadas dos empregados no prazo legal. 65. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2012): Constituem obrigaes acessrias das empresas, de acordo com o Regulamento da Previdncia Social, entre outras, fornecer ao contribuinte individual que lhe presta servios comprovante do pagamento de remunerao, com a identificao completa da empresa, o valor da remunerao paga, o desconto da contribuio efetuado, o nmero de inscrio do segurado no INSS e o compromisso de que a remunerao paga ser informada na GFIP, bem como de que a contribuio correspondente ser recolhida. 66. (Delegado/DPF/CESPE/2004): Ao adquirir um pequeno supermercado, Jonas verificou que parte dos salrios dos empregados era paga margem dos recibos salariais, com a supresso das contribuies previdencirias correspondentes. Embora no existisse qualquer ao fiscal contra a empresa, Jonas dirigiu-se previdncia social para regularizar a situao, confessando os valores das contribuies devidas. Nessa situao, embora tenha havido o crime de sonegao de contribuio previdenciria, o antigo titular do empreendimento no responder criminalmente, por estar extinta a punibilidade. 67. (Questo do Autor/INDITA/AMJ/2013): O contratado dever elaborar Folha de Pagamento e GFIP distinta para cada estabelecimento da empresa contratante do servio, porm, tal obrigao no se aplica s obras de construo civil.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 82 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Direito Previdencirio p/ AFRFB e ATRFB 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 05 10. Gabarito das Questes. 01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. C E C C C C C C E E E E C E E E C E C E C E C E C E C E C E E C C C C C E E C C E 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64. 65. 66. 67. E E E C E C C E E E C C C E E C E E E C C C E C E E

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 83 de 83

www.estrategiaconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche