Sei sulla pagina 1di 2

A Cor

Por Filipe Salles* Home-page pessoal

Como se formam as cores, segundo a luz. - Snteses aditiva e subtrativa J vimos que a parte visvel do espectro eletromagntico contm todas as cores, desde o vermelho at o violeta, e que o olho humano est adaptado para captar os diferentes comprimentos de onda e interpret-los de maneira tal que possamos distinguir cores e tons. Podemos formar qualquer cor, inclusive o branco, partindo de trs cores fundamentais: o VERMELHO, o VERDE e o AZUL. Essas cores, misturadas entre si ou duas a duas, em propores diferentes ou iguais vo resultar em todas as cores possveis. Observe, todavia, que estamos falando de LUZ, isto , comprimentos de onda. As tintas no se comportam dessa maneira, porque os pigmentos que as formam no so perfeitos. Assim: COR BSICA Vermelho + Verde = AMARELO Vermelho + Azul = MAGENTA Azul + Verde = CIAN Azul + Verde + Vermelho = BRANCO Esta a SINTESE ADITIVA, assim chamada porque formamos as cores e o branco pela adio das cores bsicas, tambm chamadas primrias ou fundamentais, ou seja, o vermelho, verde e azul. As cores formadas pela combinao das bsicas chamam-se complementares ou secundrias, que, como vimos no caso da sntese aditiva, so o amarelo, o magenta (lils) e o cian (azul-verde). Uma cor complementar outra quando se anulam reciprocamente, ou seja, quando as juntamos, se neutralizam. Para exemplificar, tomemos uma cor qualquer, digamos o vermelho. Basta que juntemos as outras duas cores fundamentais da sntese aditiva, ou seja, o azul e o verde, para obtermos a cor complementar do vermelho, que o cian. Assim, temos: COR COMPLEMENTAR Vermelho - Cian (Azul + Verde) Verde - Magenta (Azul + Vermelho) Azul - Amarelo (Vermelho + Verde)

Na SNTESE SUBTRATIVA, as cores bsicas so exatamente o amarelo, magenta e cian, sendo suas complementares, respectivamente, o azul, verde e vermelho. Como na sntese aditiva, as cores bsicas podem ser combinadas duas a duas ou todas entre si, em propores iguais ou diferentes, para se formar todas as cores possveis. Portanto, na sntese subtrativa, temos: COR BSICA COR COMPLEMENTAR Amarelo - Azul (Magenta + Cian) Magenta - Verde (Cian + Amarelo) Cian - Vermelho (Amarelo + Magenta)

Estes conceitos de cores bsicas e complementares so fundamentais para a compreenso de vrios temas em fotografia, pois suas aplicaes so importantes quando se deseja corrigir ou acentuar determinados aspectos do assunto fotografado, seja a cores ou B\P. No campo do laboratrio a cores, essencial o domnio dos conceitos da sntese subtrativa.

*Filipe Salles fotgrafo, cineasta e msico; professor de fotografia na FAAP e mestre em Comunicao e Semitica na PUC/SP. Copyright Filipe Salles 2004

Potrebbero piacerti anche