Sei sulla pagina 1di 3

O falar em lnguas exttico no se iniciou com Cristos Pequeno Histrico

O falar em lnguas exttico no se iniciou com Cristos, na verdade uma prtica muito mais antiga. primeira refer!ncia "istrica que se tem de uma fala religiosa frentica remonta a #.#$$ a.C. atravs do relato de %enamon, onde um &ovem adorador do deus mon, aps ter oferecido sacrifcios ao seu deus, foi possesso por ele e iniciou a falar freneticamente. 'sta a(o, segundo este relato, durou toda uma noite.

Plato demonstrou con"ecer o falar em lnguas exttico ao descrev!)lo em vrios de seus dilogos. *o P"aedrus ele tratou de famlias que estavam participando de santas ora(+es, ritos e pronunciamentos inspirados. Os participantes eram indivduos que ao serem possessos perdiam o &u,o -perdiam o controle das faculdades mentais, porm no ocorria enlouquecimento.. participa(o nestes eventos segundo o relato de Plato c"egava a produ,ir a cura fsica de doen(as nos adoradores. essa /loucura/ religiosa ele c"amou de ddiva divina. 0am1m afirmava que a profeti,a de 2elp"os e a sacerdotisa de 2odona, quando fora de si, podiam exercer grande influ!ncia 1enfica so1re certos indivduos, porm quase nen"uma quando em domnio de suas faculdades mentais. 3elatou fatos semel"antes no 4on e no 0imaeus. *este 5ltimo, relata que quando um "omem rece1e a palavra inspirada, sua intelig!ncia dominada ou possessa, e essa pessoa passa a no poder se lem1rar do que falou, sendo que estas falas so muitas ve,es acompan"adas de vis+es, as quais a pessoa possessa tam1m no pode &ulgar, necessitando assim de intrpretes ou profetas para exporem as declara(+es daquele que tem a fala /inspirada/.

6 7erglio relata que a sacerdotisa 8i1elina adquiriu seu falar exttico em visita a uma caverna onde os ventos encanados produ,iam sons estran"os que pareciam, 9s ve,es, m5sica.

6 a Pitonisa de 2elfos descrita por Crisstomo, desta forma: /...di,)se ento que essa mesma Pitonisa, sendo uma f!mea, 9s ve,es senta)se escarranc"ada na trpode de polo, e, por conseguinte, o esprito mau, su1indo de1aixo e entrando na parte 1aixa do seu corpo, enc"e de loucura a mul"er, e ela, com o ca1elo desgren"ado, come(a a tocar o 1acanal e a

espumar pela 1oca, e assim, estando num frenesi, fala as palavras de sua loucura/.

"istria no registra entre Cristos a ocorr!ncia de um falar em lnguas exttico antes do incio do sculo ;;, quando do incio do pentecostalismo. Porm, em alguns grupos pequenos e isolados, os quais se di,iam cristos, "ouve a ocorr!ncia de um falar em lnguas exttico. 7e&amos alguns destes que alegaram ter tido este /dom/:

#. 8culo #< a. 4rvingitas: 8ua principal caracterstica era a de criar novas revela(+es alm das presentes na =1lia 8agrada.

>. 8culo #? a. nn @ee e seus discpulos -8"aAers.: Balavam em lnguas enquanto dan(avam...nusCC 1. 6ansenitas: Balaram em lnguas ao dan(arem so1re o t5mulo de 6ansen...tam1m nusCC

D. 8culo #E a. Os Fuacres, di,iam que a experi!ncia devia &ulgar a =1lia e no o contrrio, " alguns relatos de que "ouve glossolalia entre eles.

G. 8culo > a. Hontanuenses: tam1m pregavam a contnua revela(o e duas classes de crentes, uma superior e outra inferiorI Hontano, seu lder, alegava ser o prprio 'sprito 8anto.

Pelo exemplo da postura doutrinria e moral destes que alegaram atravs dos tempos serem cristos, e terem falado lnguas enquanto em !xtase, podemos afirmar seguramente que no se tratava de verdadeiros Cristos, pois desden"avam da palavra de 2eus como 8ua mxima revela(o.

O falar em lnguas exttico entrou para o Cristianismo, atravs do movimento pentecostal iniciado por 8purling, 0omlinson e Par"am, no incio do sculo ;;. C"arles Par"am foi tido como o pai do pentecostalismo moderno, tendo criado o @ar de Curas =etel e o Colgio =1lico =etel, o qual ensinava que a evid!ncia do 1atismo com o 'sprito 8anto seria sem d5vida a glossolalia. 2este ponto em diante se desenvolveu o movimento pentecostal, perseguindo o 1atismo com o 'sprito 8anto e sua evid!ncia visvel, a glossolalia. 'm #J de &aneiro de #<$#, gnes O,man, uma das alunas do colgio falou em lnguas aps ter 1uscado freneticamente pelo 1atismo com o 'sprito 8anto. 'la foi a primeira pessoa dita Crist a demonstrar a glossolalia.

O movimento pentecostal, teve um crescimento gradual, mas lento, e somente surgiu como um movimento de grandes propor(+es a partir de meados do sculo ;;. ' da at aos dias de "o&e, os distintivos pentecostais, que antes estiveram restritos aos meios pentecostais, come(aram a invadir as igre&as tradicionais, e muitas esto sucum1indo a algumas das prticas pentecostais.

Potrebbero piacerti anche