Sei sulla pagina 1di 20

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

PRESENA INDGENA EM REAS PROTEGIDAS NA ZONA DE FRONTEIRA BRASILPERU Camilla da Rocha Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro millageo@gmail.com RESUMO:

O presente artigo faz a discusso sobre as principais especificidades das reas protegidas na zona de fronteira Brasil-Peru, com especial ateno ao Vale do Juru. Destacamos o contato das reas protegidas: Parque Nacional da Serra do Divisor e Zona Reservada Sierradel Divisor com as territorialidades indgenas e a atuao tanto dos agentes governamentais como dos exploratrios nessa zona de fronteira. E atravs disso, buscamos uma maior compreenso da poltica ambiental e tnica na constituio das referidas reas protegidas transfronteirias.

Palavras-chaves: reas protegidas, zona de fronteira, Acre, Peru, indgenas.

A questo ambiental tem comumente apresentado duas abordagens: a associao e a cooperao da sociedade em busca de repensar as conexes possveis entre proteo ambiental, conservao ambiental e desenvolvimento econmico; e a noo do conflito como uma categoria que melhor focaliza os processos sociais que se estabeleceriam a partir de choques, embates e disputas entre relaes assimtricas de poder (ACSELRAD, 2004). Buscamos trazer novas questes sobre a gesto territorial na zona de fronteira BrasilPeru com um enfoque central nas reas protegidas e nos povos indgenas. Os estudos sobre as fronteiras polticas internacionais tm sido essenciais para a compreenso da natureza das interaes transfronteirias, na qual as reas protegidas fronteirias apresentam uma grande relevncia (STEIMAN, 2008). Portanto essencial o exame da constituio de reas protegidas transfronteirias e suas interaes com os povos indgenas gerando novos condicionantes ambientais, polticos e sociais. Os processos de reestruturao do territrio amaznicosurgem,em geral,a partir de conflitos e a demarcao os tem acentuado, em especial na zona de fronteira do sudoeste amaznico. Os efeitos so decorrentes da vizinhana ou da superposio entre territorialidades indgenas e as diversas categorias pretendidas ouj demarcadas de reas protegidas.
REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1257

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

Somam-se as incurses de redes ilegais para explorao de recursos naturais (prioritariamente madeira) ou para o trfico de drogas ilcitas. Procuramos, portanto, notaros efeitos gerados na regio conhecida como Vale do Juru (fronteirio ao departamento de Ucayali), alm de considerar as especificidades geogrficas das demarcaes dereas exclusivas para a preservao dos recursos naturais amaznicos e as possveis interaes nesse territrio com os povos indgenas.A rea de estudo (Figura 1) abrange a zona de fronteira internacional brasileira, mais especificamente o estado do Acre e o departamento peruano fronteirio: Ucayali. A delimitao para essa investigao ser a rea de proteo integral demarcada no segmento limtrofe na zona de fronteira acreana e que est contgua futura rea protegida no segmento fronteirio peruano: respectivamente o Parque Nacional da Serra do Divisor (PNSD), adjacente a Zona Reservada Sierradel Divisor (ZRSD). Na zona de fronteira supracitada esto demarcadas ainda diversas terras indgenas (TIs), reas de explorao de recursos (sejam eles: minerais, petrolferos e/ou madeireiros) e bases militares. A relao desses territrios com as reas de proteo integral sero tratadas quando influenciarem na preservao/conservao ambiental almejada ou forem de encontro s demandas indgenas.

Figura 1: Mapa da rea de Estudo: Zona de Fronteira Brasil-Peru, com destaque para o PNSD e da ZRSD. Fonte: Organizao Camilla Oliveira.

REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419)

1258

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

O escopo temporal escolhido se refere ao perodo (do incio da dcada de 1990 com a demarcao do PNSD) que inclui a constituio das reas protegidas selecionadas, desde os estudos de caracterizao e de reconhecimento, os pareceres tcnicos e jurdicos, e a posterior demarcao at o tempo contemporneo.

CONSTRUINDO O TRABALHO

A partir dos objetivos propostos e das dvidas ao longo da pesquisa podemos apontar a questo: Quais so as tenses geradas pela convergncia entre reas protegidas, reas indgenas e zonas de fronteira? O levantamento documental foi realizado a partir da pesquisa junto s instituies e organizaes representativas da Amaznia Peruana e Brasileira em busca de relatrios, dados estatsticos e documentos referentes s reas protegidas estudadas. Algumas de fundamental apreciao so o: MMA (Ministrio do Meio Ambiente); MINAM (Ministrio del Ambiente); INRENA (Instituto Nacional de Recursos Naturales); IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis); IBC (Instituto delBienComn); ISA (Instituto SocioAmbiental); FUNAI (Fundao Nacional do ndio); AIDESEP (AsocicionIntertnica de Desarollo de la Selva Peruana); IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica); INEI (Instituto Nacional de Estatstica e Informtica). As informaes levantadas foram sistematizadas e complementadas por reportagens da mdia internacional, nacional e regional. O levantamento jornalstico foi essencial para pontuar as demandas que surgiam em decorrncia da sobreposio ou circunvizinhana das reas protegidas e, por conseguinte o interesse ambiental por aquele espao geogrfico com as territorialidades indgenas.

ZONA DE FRONTEIRA: ELEMENTOS CONCEITUAIS

A temtica das fronteiras basilar para este trabalho no qual confrontamos territorialidades locais expressas por choques de interesses ou ideias; o desafio da demarcao e as possibilidades de conservao das reas protegidas; e a situao destas questes somadas a sua posio. Por essa razo nos ocupamos da discusso sobre fronteiras, j que, comum na literatura o exame de seus conflitos sem problematiz-los com o
REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1259

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

seu real significado e importncia no terreno. A proposio de Michel Foucher (1991), no qual aponta o surgimento das fronteiras como estruturas espaciais elementares de modo linear, com funo de ruptura, ou descontinuidade geopoltica, e duas faces entre as soberanias nacionais: a interna e a externa, nos mostra essa particularidade espacial das fronteiras. O autor estabelece que a funo real da fronteira :
(...) o limite espacial do exerccio de uma soberania nas suas prprias modalidades: linha aberta, entreaberta ou fechada. O simblico reenvia ao pertencimento a uma comunidade poltica inscrita num territrio que o seu; ele marca a identidade. O imaginrio conota a relao ao outro, vizinho, amigo ou inimigo (...) (FOUCHER, 1991: 38).

Concepes contemporneas admitem que a noo de fronteira no deva se basear em uma linha que separa dois Estados, mas em uma rea que se expande no interior dos pases. Coelho (1992) aponta que:
(...) em pocas mais recentes, fatos ligados s regies fronteirias, a partir do fenmeno da vivificao de parte das mesmas, coincidem, no plano conceitual com uma redescoberta das reas fronteirias como zonas de vizinhana propcias ao entendimento e a cooperao entre os pases lindeiros; e, sobretudo, como reas com uma especificidade prpria, prontas, se reconhecidas essas singularidades, a serem vistas como recursos importantes, do ponto de vista humano, econmico e cultural (COELHO, 1992).

Neste sentido, segundo Lia Machado a fronteira (...) pode ser um fator de integrao, na medida em que for uma zona de interpenetrao mtua e de constante manipulao de estruturas sociais, polticas e culturais distintas. (1998: 42). A autora conclui que a partir do papel essencial de interface da fronteira seria apropriado associ-lo aos conceitos de zona e regio. O modelo das interaes interescalares em zona de fronteira por ela desenvolvido foi nosso referencial. Caracteriza-se por apresentar (...) interaes que, embora internacionais, criam um milieu prprio de fronteira, s perceptvel na escala local/regional (STEIMAN; MACHADO, 2002: 11). As duas faixas brasileira e peruanai definem, a zona de fronteira pesquisada, noo fundamental para a compreenso das interaes transfronteirias. A zona de fronteira amaznica Brasil-Peru exemplifica as relaes entre as lgicas espaciais das novas territorialidades (territrio-rede / espao dos fluxos) e das clssicas (Estado Nao / territrio-zona) apresentadas por Haesbaert (2004: 13). Portanto, o conceito de territrio servir para tratar a gesto territorial estatal, mas tambm as novas territorialidades no exclusivas do Estado Nacional. Ou, como prope Haesbaert:
REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1260

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

A multiterritorialidade (...) consequncia direta da predominncia dos territrios-rede, sobrepostos e descontnuos, sobre os territrios-zona, exclusivistas e contnuos, que marcaram aquilo que se pode denominar de modernidade clssica, dominada pela lgica territorial exclusivista de padro estatal (2005:19).

Essa lgica derivada do territrio-zona nos remete s reas protegidas demarcadas,segundo a legislao, com carter exclusivo e contnuo, seja para a manuteno de determinadas culturas ou para a preservao ambiental. atravs do ordenamento territorial que o Estado, como gestor territorial legtimo, atua no processo de desenvolvimento. As demarcaes, inmeras vezes, so sobrepostas aos territrios-rede, atravs dos quais trazemos o fortalecimento no mais de um mosaico padro de unidades territoriais em rea, mas sim dessa mirade que permite a passagem constante de um territrio a outro. A multiterritorialidade se fundamenta nos exames dos territrios zona e rede, como nas territorialidades dos diversos povos indgenas, das promovidas pelas redes ilegais e as estatais. A territorialidade percebida como ultrapassando a dimenso estritamente poltica, considerando igualmente as relaes culturais e econmicas, pois est intimamente ligada ao modo como as pessoas utilizam a terra, como elas prprias se organizam no espao e como elas do significado ao lugar (SACK, 1986). Observaremos que as territorialidades indgenas
(...) Emanam da etnia, no sentido de que ela antes de tudo a relao culturalmente vivida entre um grupo humano e uma trama de lugares hierarquizados e interdependentes, cujo traado no solo constitui um sistema espacial. (bonnemaison, 2002: 96-97).

Apesar deste cunho ressaltado, o governo federal demarca as TIs na forma de territrio-zona. Esta atuao tem como uma das implicaes o constante trnsito de indgenas fora de seus territrios legais, as TIs. Machado (2003) nos mostra que:
(...) [as] organizaes no-governamentais nacionais e estrangeiras ligadas a movimentos ecolgicos, movimentos indgenas, movimento dos sem-terra, redes ilegais e outros, desafiam os governos local e nacional com aes e demandas com frequncia divergentes e conflitantes. Figurativamente, podemos descrever esses conflitos como uma srie de batalhas entre o espao-dos-lugares dos estados territoriais e o espao dos fluxos das organizaes em rede. As interaes entre ambos sugerem que no existe uma s soluo para o conflito (MACHADO, 2003).

Os ndios isolados viventes no Brasil e no Peru so um bom exemplo para refletir. A demarcao de reas para estes ndios no formato territrio-zona no atende dimenso de suas territorialidades. O problema agravado pela presena nessas reservas indgenas de
REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1261

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

mltiplos agentes, principalmente os que realizam a explorao dos recursos muitas vezes ilegalmente. O processo de confinamento indgena, criado para sua proteo, acaba gerando a fuga desses indgenas, demandando novos territrios, em que no sofram presso e que ainda no estejam to afetados. Neste sentido, para no naturalizar o territrio e as territorialidades, importante atentar que (...) essa territorialidade dinmica, pois os elementos que a constituem (...), so suscetveis de variaes no tempo (RAFFESTIN, 1993: 160-161). Ao refletir sobre a fronteira concordamos com Muller e Oliveira (2005) quando afirmam: (...) pensar a fronteira solicita um exerccio interpretativo complexo que seja capaz de compreender a dinamicidade e a rapidez com que se processam as relaes estabelecidas entre os povos que habitam as linhas de divisa (2005: 11). Por toda essa agilidade com que acontecem os fenmenos na fronteira, valioso ressaltar que a ela efetivamente complexa desde o carter que dado a sua concepo, como pelo modo como so constitudas as relaes sociais entre as diferentes etnias que a habitam. O DESAFIO DA DEMARCAO DE REAS PROTEGIDAS

A problemtica ambientalganhou evidncia e tornou-se o desafio a ser enfrentado a partir da dcada de 70. Com essa exigncia crescente a gesto ambiental passa a ser promovida atravs de polticas pblicas de cunho regulatrio. Tal prtica compreendida como:
(...) uma importante forma de se estabelecer um relacionamento mais harmnico entre a sociedade e o meio ambiente. Pode-se considerar que a gesto ambiental representa um meio-termo neste momento de transio paradigmtica, uma vez que contempla a participao de diferentes atores, saberes, tcnicas e instrumentos. (...) ela pode ser entendida como um processo de mediao de interesses e conflitos entre atores sociais (comunidade, instituies e poder pblico), que agem sobre os meios fsico-natural e construdo, definido e redefinido continuadamente o modo como os diferentes atores alteram a qualidade do meio ambiente e, tambm, como distribuem os custos e benefcios decorrentes das suas aes (THEODORO, 2005: 47-48).

Esse processo social de valorizao do meio ambiente e de seus recursos conduz a um processo espacial de criao de territrios especiais na forma de territrios-zona denominados como unidades de conservao (UCs) no Brasil. Estas unidades tem a funo de propor outros caminhos para o uso indiscriminado dos recursos naturais. Originam, no
REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1262

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

entanto, formas espaciais que tem em muitos casos se mostrado contraditrias, pois no contemplam a totalidade das territorialidades existentes e as interaes. Com isso, reflete-se a dialtica entre processos e formas espaciais. As UCs so reas delimitadas para a conservao ambiental nas diversas conjunturas nacionais e legais em que so institudas. Para efeito deste estudo consideramos o termo de referncia reas protegidas como o mais adequado, pois amplamente utilizado no mundo para se referir as reas demarcadas para a proteo ambiental (STEIMAN, 2008). Por conseguinte, segundo a Unio Internacional para a Conservao da Natureza (IUCN) o termo rea protegida designa um espao geogrfico claramente definido, reconhecido, dedicado e gerido, por meios legais ou outros tipos de meios eficazes para alcanar em longo prazo a conservao da natureza e seus ecossistemas e seus valores culturais associados (IUCN, 2011). As reas protegidas, desde sua criao e implementao contriburam para (...) assegurar o direito de permanncia e a cultura de populaes tradicionais e povos indgenas previamente existentes (VERSSIMO, et al., 2011: 9). Nesse sentido, j em pesquisas anteriores (OLIVEIRA, 2009), consideramos a incluso das terras indgenas na conceituao de reas protegidas se faz necessria ao menos em reas de especial interesse ecolgico, como o caso amaznico. Corroboram para nossa deciso de incluso conceitual das TIs dados como a definio pelo MMA do Plano Nacional de reas Protegidas (2006) e as pesquisas de Pacheco de Oliveira (1999). O primeiro inclui no conceito de reas protegidas as terras indgenas e os territrios quilombolas (Decreto n. 5.758/2006), abrangendo reas naturais definidas geograficamente, regulamentadas, administradas e/ou manejadas com objetivos de conservao e uso sustentvel da biodiversidade (PNAP, 2006), alm de essenciais para a sobrevivncia e a manuteno da cultura dessas populaes. J Pacheco de Oliveira (1999) expe que:
a criao de uma terra indgena um instrumento essencial para a proteo ambiental, possibilitando a preservao de um intrincado equilbrio entre fatores que viabilizam a coexistncia de complexos ecossistemas (que logo seriam ameaados de destruio se no fossem utilizados com exclusividade por uma populao tradicional) (...). As terras indgenas (como as prprias sociedades indgenas, fazem muito mais sentido no plural do que no singular) devem ser pensadas como algo muito particular frentes a outras figuras fundirias, pois resultam de uma complexa confluncia entre uma cultura, REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1263

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

um dado meio ambiente e uma poltica governamental (1999: 161-162).

As questes sobre porosidade e/ou fechamento das reas protegidas transfronteirias fazem parte do debate sobre as fronteiras dos Estados Nacionais (AGNEW, 1994). Steimanafirma que as reas protegidas transfronteirias (...) so usualmente consideradas como um subconjunto de prticas de cooperao transfronteiria (2008: 83). No caso estudado, as reas protegidas foram estabelecidas com o intuito de criarem zonas-tampo (CUISINIER-RAYNAL, 2001) na tentativa de manter a estabilizao da zona de fronteira impedindo ou restringindo o acesso de grupos locais e nacionais a esta rea (MI/GRUPO RETIS, 2005). So apresentados questionamentos s estratgias desenvolvimentistas, que so vinculadas s ideias de progresso e modernizao, no campo das disputas de planejamento territorial e gesto ambiental. Como o caso das concesses para explorao madeira nos bosques de produo permanente peruanos. O arcabouo legal e regulatrio da poltica ambiental institucionalizada tanto pelo Brasil quanto pelo Peru tentam minimizar as crticas e aes de resistncia dos movimentos e entidades socioambientais a essas polticas nacionais. H nesta zona fronteiria a concomitncia de escalas nos processos de gesto territorial e as decises influenciam nas relaes dos pases e em sua soberania. Existem, desde aes de preservao ambiental para um fim global, realizadas pelos Estados Nacionais, s aes regionais privilegiando interesses locais, os quais podem ser antagnicos aos interesses existentes no outro lado da fronteira. H ainda um conjunto de aes espacialmente localizadas que impactam sobre a zona fronteiria, alterando-a no todo ou em parte. So, portanto, os meios efetivos atravs dos quais objetiva-se a gesto do territrio.

O PARADIGMA DA PRESERVAO NA ZONA DE FRONTEIRA BRASIL-PERU

Na zona de fronteira internacional Brasil-Peru a gesto ambiental se sobressai, seja por seu carter restritivo, ou pelo potencial exploratrio dos recursos. O contato entre os instrumentos de gesto territorial torna-se centraIs para o entendimento das questes envolvendo meio ambiente e povos indgenas, pois sabemos que a fronteira uma marca simblica do cotidiano fronteirio. Um mosaico de proteo est em construo pelos dois pases, sendo um pouco mais avanado no lado brasileiro. Esta uma das polticas ambientais em ao, integrando a
REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1264

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

rea ao Corredor Ecolgico Oeste-Amaznico do projeto Corredores Ecolgicos do PPG7. Tanto TIs quanto UCs integram esse corredor e apresentam um papel preponderante na conectividade de reas e estratgia de conservao. A partir destes territrios promovidos pelo Estado Central cria-se uma dicotomia espacial, onde as reas denominadas zonas-tampo tm o objetivo de restringir ou interditar o acesso zona de fronteira. Este processo leva possibilidade de conflito entre o institucional, a expanso espontnea do povoamento (como a mobilidade indgena) e os agentes exploratrios. O grande potencial exploratrio dos recursos pode ser exemplificado com a concesso de reas para explorao pelo Estado peruano, conhecidas como bosques de produo permanente. Tais bosques, classificados como um dos tipos de unidades de conservao peruanas, so definidos na LeyForestal (n 27.308/2000) como: superfcies boscosas que por sus caractersticas biticas y abiticas son aptas para laproduccin permanente y sostenible de madera y otrosserviciosforestales. Subdividem-se em: Bosques de Produccin Permanente e Bosques de Produccinen Reserva. ALeyForestalvigente no Peru tem sido fonte de polmicas e tenses, pois o desmatamento no considerado um crime ambiental desde que a extrao madeireira (no interior dos bosques de produo) seja previamente aprovada atravs de permisses do INRENA. Destacamos dois fatores problemticos decorrentes dessas concesses florestais. O primeiro queestaspermaneceram sob a competncia do Ministrio da Agricultura, sem o MINAM exercer autoridade; segundo, a proximidade ou sobreposio dos bosques s reas protegidas (UCs e TIs), em especial as reservas territoriais para ndios isolados. Estes so exemplos da potencializao dos conflitos entre diversos atores localizados nessa fronteira. Podemos notar que:
os conflitos socioambientais podem ser comparados a outros tipos de conflito (...), com a diferena de que normalmente eles englobam coletividades em torno de bens difusos, com base em uma legislao que, por vezes, ainda incipiente. Isto no quer dizer que as outras formas de conflito tenham desaparecido, mas apenas que se acrescentou uma nova forma, desta feita envolvendo os recursos naturais (THEODORO, 2005: 54).

Percebemos que os recursos naturais tm gerado discusses devido s novas demandas e aos acordos sobre seus usos. As interaes do homem com estes so mediadas atravs de aparatos legais (geralmente na escala nacional) buscando minimizar as disputas locais e regionais. Assim, ao refletirmos sobre os conflitos socioambientais e a legislao ambiental, o caso da zona fronteiria sul-americana particularmente instigante, pois este
REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1265

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

aparato legal criou mecanismos para tratar os principais problemas ambientais. No entanto, h dificuldades inerentes aplicao das leis, o que em muitos casos ampliou os conflitos socioambientais. Ou seja, a legislao no precisa ser necessariamente incipiente para ser problemtica. Acrescenta-se, no caso do nosso estudo,a especificidade do territrio fronteirio, o qual j traz inerente a si a questo da justaposio de legislaes Estatais. H, assim, a necessidade de reflexo com uma abordagem global e integrada, na medida em que so inmeras as consequncias das questes ambientais geradas por polticas pblicas decorrentes de aes divergentes ou incompatveis aos interesses reais da sociedade e do ambiente amaznico.

REAS PROTEGIDAS NO VALE DO JURU - O PARQUE NACIONAL DA SERRA DO DIVISOR E A ZONA RESERVADA SIERRADEL DIVISOR

Dentre as diversas reas protegidas examinamos com maior ateno o Parque Nacional da Serra do Divisor e a Zona Reservada Sierradel Divisor, correspondentes poro do extremo Norte do Estado do Acre e do departamento de Ucayali. O parque nacional (PARNA)estnuma posio estratgica na regio amaznica. Localizado no Alto Juru, e como o nome pressupe, marco divisor entre as bacias hidrogrficas dos riosUcayali (Peru) e Juru (Brasil). Atualmente o PNSD possui a rea de 843.012,28 ha, limitada ao sul, pela TI Kampa do Rio Amnea (dos Ashaninkas), pela RESEX do Alto Juru, e ao norte pela TI Nukini (VELSQUEZ e GARCIA, 2004; BARNES, 2006). Como conflito central identificamos as demandas territoriais indgenas Nawa e Nukini. Os conflitos territoriais, socioambientais e intertnicos consequentes se acirram provenientes da demarcao sem a apreciao das redes locais existentes. Assim,verificamos que todo o trabalho de construo institucional em torno do meio ambiente est permeado por conflitos sociais (LOPES, 2006: 38). A poltica de proteo ao meio ambiente indispensvel de acordo com os moldes de desenvolvimento que nos inserimos, porm (...) ao criar unidades de conservao, o Estado no raro afeta as condies de reproduo sociocultural de determinados grupos humanos, que de uma hora para a outra passam a ter os seus modos tradicionais de vida ameaados (LEITO, 2007: 22). justamente o que consideramos que vem ocorrendo no Acre, ao criarem o PNSD:
REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1266

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

(...) o Estado, por meio do seu corpus funcional e ideolgico, os aparelhos burocrticos, como neste momento o denominado IBAMA, imprimiu um novo controle sobre os processos territoriais e as formas costumeiras de utilizao dos recursos naturais pelos distintos grupos sociais (ndios, seringueiros e fazendeiros), historicamente presentes na ocupao e conflitos na rea aambarcada pelo projeto estatal para o PNSD e suas adjacncias. De tal forma que as estratgias de produo e reproduo sociocultural desses povos ou grupos sociais sofreram presses para sua transformao e migrao, em consequncia das novas normas, prticas, saberes e ideologias aliengenas, e com outras frentes de expanso vinculadas ao desenvolvimento e ao ambientalismo. Este possui diferentes matizes sociolgicos ou vertentes, dentre as quais se destacam o preservacionismo, o conservacionismo e o socioambientalismo (BARNES, 2006: 46).

Os atores em contato no PARNA so diversos. No ato de criao do PNSD em 1989 j se registravam pelo menos quatro etnias: Nukini, Ashaninka, Poyanawa e Arara. Acrescentase a estas os indgenas Nawa, identificados no plano de manejo (1998) na Comunidade Novo Recreio (sem TI demarcada). Explana-se que existiam, poca da criao do parque, 72 propriedades particulares, registradas como fazendas ou como seringais. Os relatos apontam que no foi estabelecido um dilogo democrtico e intertnico com os grupos afetados pelo novo ordenamento territorial da regio (VELSQUEZ e GARCIA, 2004). No existem sobreposies de TIs com o PNSD, mas sim uma superposio com o espao social vivido destes povos, suas territorialidades. Ou seja, a superposio dos territrios-redes com o territrio-zona demarcado. Os PARNAS se inserem na categoria de proteo integral, nas quais as UCs restringem a presena humana dirigindo-a somente contemplao ou pesquisa cientfica (Lei n 9.985/2000). As demais formas de uso e ocupao tradicionais so proibidas agravando os conflitos agrrios e territoriais existentes e estabelecendo a perspectiva conservacionista na gesto do espao. Por isso, (...) mais que a sobreposio de terras da Unio, tm-se as ideologias, as identidades e os saberes ambientais dos indigenistas, dos ambientalistas, dos Nawa e dos Nukini superpostas, o que gera conflitos e alianas (CORREIA, 2004: 452). Dentre as territorialidades incidentes sobre o PNSD destacamos os Nawa e os Nukini. Os primeiros j eram considerados extintos na historiografia, e sua condio questionada pelo IBAMA, o que contraria a Conveno 169 da OIT j que a autoatribuio critrio fundamental para o reconhecimento de um povo indgena (IGLESIAS; AQUINO, 04 jun. 2006). O processo de ressurgimentoNawa ocorre, pois a emergncia de tal reivindicao se deu pela iminncia
REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1267

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

de seu reassentamento fora do permetro da Unidade de Conservao (CORREIA, 2005(b): 1). A definio da TI Nawa depende do processo que tramita na justia (desde 2003). Enquanto isso, eles continuam no interior do PNSD entre a legalidade e a ilegalidade. J os Nukini tiveram o procedimento administrativo para a demarcao da TI iniciado em 1977. Somente em 1991 a rea foi homologada pelo Decreto n 400, com uma superfcie de 27.263,5212 ha (CORREIA, 2005(a): 4). Portanto, a demarcao do PNSD posterior ao reconhecimento deste grupo que tem sua TI contgua ao parque. Desde o fim da dcada de 90, os Nukini solicitam FUNAI a ampliao de suas terras, o que vem gerando conflitos com os atores que protagonizam o funcionamento do parque (BARNES, 2006: 129). A reivindicao de ampliao incidiria sobre a poro norte do PNSD, regio identificada para a explorao ecoturstica no plano de manejo, o que agrava a situao (BARNES, 2006). Com isso Nukinis e Nawas sobrepem-se territorialidade planejada pelo IBAMA. Por ser a rea norte considerada estratgica por aqueles que defendem o parque no formato atual, o reconhecimento e a ampliao de terras dos grupos indgenas torna-se mais complexo e demorado de ser realizado. A sobreposio com frentes econmicas, como projetos governamentais para a explorao de recursos naturais, tem impactos diretos no PARNA. imprescindvel refletir sobre a questo: Se ndios no deveriam permanecer no PNSD, petrleo e gs devem ser ali explorados? A disputa para garantir a intocabilidade de reas cujos alvos so populaes tradicionais vem abrindo as portas para a explorao econmica ilegal ou mesmo legais (IGLESIAS; ALMEIDA e LIMA, 29 abr. 2007). Dentre as reportagens levantadas a maioria traz informaes sobre a extrao ilegal madeireira proveniente do Peru em terras brasileiras, decorrentes das concesses florestais que possibilitaram, mesmo que de forma indireta, a atuao desses agentes ilegais. O problema do corte madeireiro no novo, mas atualmente vem piorando. Em encontro promovido para buscar solues, representantes brasileiros e peruanos sobrevoaram a zona de fronteira e avistaram estradas clandestinas e acampamentos ilegais usados para escoar madeira para o Peru. O registro prova essencial, pois o corte de madeira seletivo e no abre clareiras na mata, tornando difcil a fiscalizao seja por imagens de satlites ou pelo uso de helicpteros (ESCOBAR, 21 jul. 2005). A questo gravssima, mas no pode obscurecer os problemas internos gerados pela falta de comunicao entre os rgos do pas, por exemplo, ao permitir estudos
REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1268

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

exploratrios sem uma problematizao. A situao fronteiria do parque contribui para o discurso de que o outro, o de fora o invasor, eles trazem o problema. Assim, relevam as contradies internas, que poderiam ser minimizadas com o planejamento conjunto das atividades entre os rgos brasileiros. Tal como ocorre no lado brasileiro, preciso explicitar algumas contradies da gesto ambiental da Zona Reservada Sierradel Divisor. A zona reservada (ZR) definida como uma rea natural protegida que requer estudos complementares para determinar, entre outros aspectos, a extenso e a categoria na qual se efetivar (art. 59, INRENA, 2006). A ZRSD, como o PNSD, enfrenta dificuldades provenientes da sua criao (2006),a qual incidiu sobre praticamente totalidade da Reserva Territorial Isconahua. Esta ltima foi demarcada em 1998, para a proteo e sobrevivncia dos ndios isolados Isconahua. No a nica, nem a primeira sobreposio entre TIS e UCs no Peru, o que exemplifica o conflito de interesses entre partes de um mesmo governo. A demarcao da Reserva Territorial Isconahua est de acordo com o decreto de lei peruano no 22.175, o qual prev a demarcao temporria de um territrio para as comunidades nativas quando estas se encontram em situao de contato inicial ou espordico com membros de outras comunidades nacionais. Para estas seriam indicadas reas de acordo com seus modos tradicionais de explorao dos recursos naturais, at que adquiram a natureza jurdica de comunidade nativa. Porm, a lei 28.736 consolida, para efeitos legais, o conceito de povos em isolamento: situao de um povo indgena, ou parte dele, que ocorre quando este no desenvolveu relaes sociais sustentadas com os demais integrantes da sociedade nacional ou que, tendo feito, tm optado por descontinu-las (Art. 2, Lei 28.736/ 2005 traduo livre da autora). Apesar da reserva territorial demarcada, o povo Isconahua enfrenta questionamentos sobre a sua existncia. Segundo Pantone (2008) a maioria das informaes sobre o grupo Isconahua remonta a 1959. A reserva foi criada a pedido da AIDESEP, que em 1995, relatou cerca de 80 famlias indgenasIsconahuasvivendoem isolamento voluntrio na regio das cabeceiras dos rios Utiquinia e Abujao e no rio Callera. Entretanto, entre 2004 e 2005, tentativas de antroplogos para restabelecer o contato com os Isconahua levaram-nos a concluir que eles haviam fugido para o lado brasileiro da fronteira. A fuga buscava evitar o contato com os garimpeiros e madeireiros que entravam em sua reserva. A revista Rumbos, em reportagem sobre a Serra do Divisor (2006), corrobora a tese de Pantone.
REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1269

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

Um estudo que contrape a ideia do aniquilamento dos Isconahua o documento Indgenas Aislados em laSierradel Divisor. Neste, moradores das margens do rio Callera afirmam a continuidade dos indgenas na regio, inclusive estabelecendo contato com madeireiros. Os pesquisadores assinalam evidncias que negam as teorias de que os indgenas haviam deixado reserva, entre elas vrias informaes sobre pegadas e encontros com os indgenas isolados Isconahuaso descritas (KROKOSZYNSKI et al, 2007). Krokoszynski et al (2007) aponta que deslocamentos, em muitos casos, esto vinculados com a invaso de zonas de aproveitamento e habitao. Quando percebemo abandonoda rea os indgenas retornam aos territrios que usavam antes. Assim, mesmo que no se tenha total certeza sobre sua identidade, no h muitas dvidas sobre a presena de indgenas isolados na Serra do Divisor e, portanto, a garantia de sua seguridade plena se torna indispensvel. Com a demarcao da ZRSD objetivava-se a conservao de ecossistemas inteiros, as cabeceiras dos principais rios, a diversidade biolgica, mas tambm cultural. Neste sentido a:
(...) proteo da diversidade biolgica, geomorfolgica e cultural da nica regio montanhosa no contexto da plancie, ao mesmo tempo proporcionar uma maior proteo legal aos grupos indgenas Isconahuas em situao de isolamento voluntrio e apoiar o desenvolvimento de um manejo integrado e equilibrado dos recursos naturais das zonas adjacentes. (INRENA, 2006, traduo livre do autor)

Afirma-se, que o estabelecimento da UC deixa salvo os direitos reais preexistentes da populao indgena Isconahua. Aprecia-se que a presena destes povos ser considerada nos processos de categorizao e planejamento realizados para a gesto adequada da rea. O documento de criao da ZRSD j alertava tambm sobre problemas decorrentes do desenvolvimento de atividades extrativas ilegais. A partir da definio da ZR ocorreu um aumento das incurses ilegais de madeireiros, mineradores e narcotraficantes, como foi relatado nas escassas reportagens que tratavam o tema. A concluso possvel que a ao ocorre justamente por no ter delineado claramente a condio de proteo definitiva. Levando a uma ao em massa antecipando-se a uma possvel proteo integral, que em tese dificultaria tais aes. Como parte do ordenamento territorial da reserva, as restries ao uso so descritas no Artigo 5 da resoluo de criao, entre elas, a da explorao dos recursos naturais no renovveis. A atividade s seria permitida quando fosse contemplada no plano de manejo,
REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1270

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

estando, portanto, sujeita s normas de proteo ambiental e s restries previstas nos objetivos da criao da rea, seu zoneamento e tipo de categorizao. O INRENA (rgo responsvel pela gesto das reas protegidas que compem o SINANPE) foi acionado e autorizou concesses para a explorao no entorno e no interior da ZRSD. Observa-se claramente um grave problema na atuao deste rgo. Ele no deveria ser o responsvel pela intocabilidade de uma rea e, ao mesmo tempo, por aprovar concesses exploratrias, ainda mais quando nessa rea vivem ndios isolados. Os bosques de produo permanentes j instalados so limtrofes ZR e reserva indgena e ainda novas concesses foram propostas. alarmante pensar que tambm foram aprovadas concesses de lotes petrolferos e de minerao tanto na ZR, como em todas as reservas territoriais para ndios isolados peruanas. Somente os PARNAS ficaram fora dos limites concedidos s atividades hidrocarbonferas, mas esto cercados por lotes gasferos, petrolferos e madeireiros. Talincoerncia e suas possveis consequncias (concretizadas tais

prospeces)devem ser discutidas. Os lotes licitados tm grandes dimenses e j abarcam aproximadamente 70% da Amaznia Peruana (SEV; PIEDRAFITA, 2007). Em matria do jornal La Republica no ano de 2008, apresentado um estudo elaborado pela Universidade de Duke no qual se destaca o acelerado incremento dos lotes de hidrocarbonetos na selva peruana: 56 dos 64 lotes demarcados a poca tinham aparecido de 2003 at 2008. Observamos aps a anlise do documento de criao da ZR que esta tinha como objetivo inicial a proteo dos indgenas Isconahua. Por outro lado, efetivamente, a ZR levou ameaas sua condio. Apesar da normatizao da reserva para esses ndios isolados, esta permissiva, no garantindo os seus plenos direitos. A seguridade burlada tanto pelo enfrentamento direto com trabalhadores das empresas que ganharam as concesses, ou com os agentes ilegais que invadem a TI, quanto pela sua fragilidade ao contato com doenas que ainda no tem proteo. Os relatos so de um extermnio real ou mesmo a fuga para outras reas desses indgenas, j que fogem do contato ao qual, cada vez mais, esto sendo forados. Essa situao torna pblica a demanda territorial destes e suas afetadas condies socioculturais gerando problemas para a sua manuteno como povos isolados. Uma poltica intermitente em reas to interligadas algo que no funciona na prtica. A fronteira em questo (Brasil-Peru) passa a ser apenas uma linha imaginria na floresta
REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1271

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

densa. imprescindvel, portanto, pensar conjuntamente a proteo como a explorao em reas fronteirias: se a gesto ambiental um campo de conflitos, a sociedade, os empresrios e o governo necessitam, desde j, incorporar o fato de que as solues no podem ser confundidas com dominaes de uns sobre os outros (SILVA, 2005: 11).

CONSIDERAES FINAIS

Notamos com este trabalho alguns dos efeitos das assimetrias e singularidades decorrentes do contato entre institucionalidades diversas na zona de fronteira BrasilPeru e as possveis consequncias das mesmas. A regio amaznica em questo interconectada em termos ecolgicos, mas no em termos polticos, pois abarca diferentes direes na gesto do seu territrio, mesmo dentro de cada um dos dois pases. A configurao do mosaico de proteo no ser eficaz sem aes e projetos de manejo conjugados entre esses Estados. No s aes polticas preservacionistas pontuais, mas a formao de polticas combinadas, que observem a questo ambiental, as demandas econmicas, sociais, etc. Isto no somente por conta do combate aos circuitos ilegais, sejam estes do trfico de drogas ou do desmatamento, mas para alcanar uma melhor eficincia na preservao da biodiversidade que no respeita os limites estabelecidos atravs de um intercmbio entre os povos, pensando alm da demarcao de UCs e TIs, mas numa postura que torne possvel a sua manuteno e desenvolvimento. Um fato nos chamou a ateno: a proximidade ou superposio de locais destinados explorao de recursos naturais com as UCs ou as TIs j geram conflitos pelo uso inevitavelmente distinto que os agentes envolvidos iro ter. Como efeito dessa diferena do uso do territrio percebemos que na brecha aberta pela explorao legalizada, houve piorana explorao ilegal. A demarcao do PNSD privilegiou o discurso ambiental ignorando as reivindicaes tnicas precedentes dos Nukini, de ampliao de suas terras, e o pedido de demarcao da TI Nawa. Consideramos que a estratgia governamental foi errnea, pois colocou dois grupos ambientalistas e defensores da causa indgenas de lados opostos, abrindo um espao amplo para os agentes exploradores. Alm disso, a posio de fronteira do PNSD, limtrofe aos bosques de produo permanente e aos lotes petrolferos e minerais peruanos, torna o mesmo
REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1272

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

mais vulnervel a explorao ilegal alm de sofrer impactos das atividades legais instaladas naqueles territrios. O segundo recorte territorial foi a rea protegida Zona Reservada Sierradel Divisor, a qual,ao ser criada se sobreps a Reserva Territorial para ndios isolados Isconahua. Isto levou a um conflito de interesses, mesmo que essas terras pertenam a um mesmo governo. Novamente as disputas ambientais e sociais so colocadas em cheque, conjuntamente com as disputas econmicas. Um grave problema apreendido o prprio questionamento da presena desses indgenas isolados na reserva que lhes foi destinada. O que gera questes sobre o porqu da defesa do territrio para esse povo, se estes no mais estariam ali. Novamente a problemtica no se restringe a demarcao da ZRSD, mas ao fato da manuteno desta tipologia transitria por tanto tempo. Enquanto a rea for mantida como zona reservada, permanecero as sobreposies com lotes exploratrios. Por outro lado, caso j se tivesse a condio de parque nacional definida, certamente tal incoerncia no se estabeleceria. Nesse sentido, por vezes os instrumentos utilizados pelo governo para proteo socioambiental no cumprem o seu papel, seja por falta de fiscalizao, ou por uma deciso de favorecimento s grandes atividades econmicas. Vimos aqui apenas algumas das questes suscetveis de gerar conflitos, como o desmatamento desenfreado e a extrao de recursos naturais, mesmo quando legalizadas. Ainda existem temas como a biopirataria, a caa de animais, o trfico de drogas e a poluio dos recursos hdricos, agredindo o meio ambiente e as comunidades tradicionais que vivem na regio. Suas consequncias lesivas ultrapassam as fronteiras do Estado onde a atividade foi realizada. Os acordos entre os dois pases deveriam buscar primeiro o fim das aes ilegais, mas priorizaram aes integracionistas que no privilegiam a escala regional e local.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ACSELRAD, H. As prticas espaciais e o campo dos conflitos ambientais. In: Conflitos Ambientais no Brasil. Org: Acselrad, H., RelumeDumar: Fundao Heinrich Bll, Rio de Janeiro: 2004. p. 13 36. AGNEW, J. The territorial trap: the geographical assumptions of international relations theory. In: The Review of International Political Economy, n. 1, 1994. p. 53-80. BARNES, Eduardo Vieira. O Conselho do Parque Nacional da Serra do Divisor: rituais
REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1273

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

polticos, (sobre)posies e representaes territoriais. Dissertao de Mestrado do Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social do Departamento de Antropologia da UNB. Braslia, 2006. BONNEMAISON, J. Viagem em Torno do Territrio. In: Geografia Cultural: Um Sculo (3). Rio de Janeiro: EDUERJ, 2002. p. 83-131. COELHO, P. M. P. Fronteiras na Amaznia: um espao integrado. Instituto de Pesquisa de Relaes Internacionais IPRI. Braslia: Fundao Alexandre de Gusmo, 1992. CORREIA, C. de S. O Parque Nacional da Serra do Divisor e as Terras Indgenas Nawa e Nukini. In: RICARDO, F. (org.). Terras Indgenas e Unidades de Conservao da natureza: o desafio das sobreposies. So Paulo: ISA, 2004. p. 449-453. ______. Nukini. In: Povos Indgenas no Brasil ISA, setembro de 2005(a). Disponvel em: <http://pib.socioambiental.org/pt/povo/nukini>. Acesso em: 13 nov. 2007 ______. Nawa. In: Povos Indgenas no Brasil ISA, novembro de 2005(b). Disponvel em: < http://pib.socioambiental.org/pt/povo/nawa>. Acesso em: 13 nov. 2007 ESCOBAR, H. IBAMA reage invaso de peruanos desmatadores. In: Estado online. So Paulo: OESP, 21 jul. 2005. Disponvel em: <http://www.socioambiental.org/>. Acesso em: 02 mar. 2008 FOUCHER, M. Fronts etfrontieres: un tour du monde gopolitique. Paris: Fayard, 1991. HAESBAERT, R.; BRBARA, M. J. S. Identidade e migrao em reas transfronteirias. In: Revista GEOgraphia. Niteri, 2001. Ano III - n 5. Publicao on-line, 2004. Disponvel em: <http://www.uff.br/geographia/rev_05/rogerio5.pdf>. Acesso em: 30 jan. de 2007. HAESBAERT, R. Desterritorializao, Multiterritorialidade e Regionalizao. In: Para pensar uma poltica nacional de ordenamento territorial: Anais da Oficina sobre a Poltica Nacional de Ordenamento Territorial, Braslia, 13-14 de novembro de 2003. Braslia: MI, 2005. p 15-30. HOUSE, J. W. The Frontier Zone: A Conceptual Problem for Policy Makers. In:Internacional Political Science Review, 1980, v. 1, n. 4, p. 456-477. IGLESIAS, M. P.; ALMEIDA, M. B. & LIMA, E. C. Petrleo, gs, estradas e populaes tradicionais no Alto Juru. Pgina 20. Rio Branco, 29 abr. 2007. Especial - Papo de ndio. Disponvel <http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/biblioteca/papo_de_indio/60Edilene&Mauro.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2007. INRENA, Instituto Nacional de Recursos Naturales. 2006. Disponvel em
1274

em

REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419)

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

<www.inrena.gob.pe/ianp/web_sinanpe2006/sinanpe.htm> Acesso 01 dez 2008. IUCN. O que uma rea protegida? Disponvel em: <www.iucn.org/>Acesso em set. 2011 KROKOSZYNSKI, Lukasz; STOINSKA-KAIRSKA I.; MARTYNIAK A. Indgenas aislados em la Sierra del Divisor (Zona fronteriza Per-Brasil). Informe sobre la presencia de los grupos indgenas em la situacin de aislamiento voluntario en los afluentes derechos del bajo Ucayali, desde el rio Calleria hasta el alto Maquia (Sierra del Divisor occidental), en los departamentos de Ucayali y Loreto. Iquitos-Lima-Poznan: UAM-AIDESEP, 2007. LOPES, J. S. L. Sobre Processos de Ambientalizao dos Conflitos e sobre Dilemas da Participao. In: Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 12, n. 25, p. 31-64, jan./jun. 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ha/v12n25/a03v1225.pdf>, acessado em: 16 abr 2012. MACHADO, L. O. Limites, Fronteiras, Redes. In: Strohaecker, T.; A. Damiani; Neiva Schffer. (Org.). Fronteiras e Espao Global. Porto Alegre: AGB, 1998, v. 1, p. 41-49. ______. Sistemas, Fronteiras e Territrio. Rio de Janeiro: Grupo RETIS/UFRJ, 2002. Disponvel em: <http://acd.ufrj.br/fronteiras/pesquisa/fronteira/p02avulsos01.htm> Acesso em: 19 mai 2007 ______. Regio, cidades e redes ilegais. Geografias alternativas na Amaznia Sul-Americana. In: GONALVES, M. F; BRANDO, C.A. (Org). Regies e Cidades, cidades nas regies. O desafio urbano-regional. So Paulo: Editora UNESP, 2003, v. 1, p. 695-707. MINISTRIO DA INTEGRAO/Grupo RETIS. Proposta de Reestruturao do Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira. Bases de uma poltica integrada de desenvolvimento regional. Braslia: IICA/Ministrio da Integrao Nacional, 2005. MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE. Projeto Corredores Ecolgicos. In: MMA. Programa Piloto para a Proteo das Florestas Tropicais do Brasil PPG7. Braslia: Secretaria de Coordenao da Amaznia SCA/IBAMA/MMA, 2001. MULLER, K. M.; OLIVEIRA, T. C. M. de. Identificao de elementos da cultura e da identidade apresentados pela mdia impressa na regio de fronteira. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao, 2005, Rio de Janeiro. Ensino e Pesquisa em Comunicao. Rio de Janeiro: INTERCOM/ UERJ, 2005. v. 1 OLIVEIRA, C.R. 2009. A Gesto Territorial na Zona De Fronteira Acre-Peru e seus efeitos para os Povos Indgenas. Monografia (Graduao em Geografia) Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419) 1275

III SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLTICA

PACHECO DE OLIVEIRA, J. A populao amerndia: terra, meio ambiente, e a perspectiva de transformao. In: Ensaios em antropologia histrica, Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. p. 155163. PANTONE, Dan James. Uncontacted Amazon Indians in Peru. 23 dez. 2008. Disponvel em: www.amazon-indians.org/Uncontacted-Amazon-Indians-Peru.html. Acesso em: 15 nov. 2009 RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. So Paulo: Editoratica, 1993. SACK, Robert D. The meaning of territoriality. In: Human Territoriality. Cambridge: Cambridge University Press. 1986. p. 5-27. REVILLA, A. R. El caso de Sierra del Divisor: Zona de Impacto. In: Revista Rumbos. Grupo Eco Cultural. n. 47, 2006. Disponvel em: <http://web.rumbosdelperu.com>. Acesso em 15 nov. 2009. SEV, O.;IGLESIAS, M. P. O petrleo e o gs debaixo da terra Pan-Amaznica (III). Pgina 20, Rio Branco, 15 abr. 2007. Especial Papo de ndio. Disponvel em

<www.pagina20.com.br/04032007/papo_de_indio.htm>. Acesso em: 01 nov. 2006 SILVA, Marina. Prefcio. In: Mediao de Conflitos Socioambientais. Theodoro, Huff Suzi (org). Rio de Janeiro: Garamond, 2005. p. 9-12 STEIMAN, R.; MACHADO, L. O.. Limites e Fronteiras Internacionais: Uma Discusso Histrico-Geogrfica, 2002. Disponvel em: www.igeo.ufrj.br/fronteiras. Acesso em: nov. de 2005. STEIMAN, R. reas Protegidas nas Zonas de Fronteira Internacional da Amaznia Brasileira. Tese de Doutorado Rio de Janeiro: UFRJ / PPGG, 2008. p. 190. THEODORO, H. S. (org). Mediao de Conflitos Socioambientais. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. VELSQUEZ, C; e GARCIA, U. F. A Serra do Divisor e o problema das divises. In: RICARDO, Fany. (org.). Terras Indgenas e Unidades de Conservao da natureza: O desafio das sobreposies. So Paulo: ISA, 2004. P. 445-448. VERSSIMO, A;. [et al.] org. reas Protegidas na Amaznia Brasileira: avanos e desafios. Belm:Imazon; So Paulo: Instituto Socioambiental, 2011.
i

Para efeito de comparao e anlise e ainda por questes metodolgicas, foi tomada a deciso de utilizar a faixa de fronteira do Brasil, simetricamente aplicada para os pases vizinhos. Ou seja, utilizaremos a extenso de 150 km de largura a contar do limite internacional.

REVISTA GEONORTE, Edio Especial 3, V.7, N.1, p.1257-1276, 2013. (ISSN 2237-1419)

1276

Potrebbero piacerti anche