Sei sulla pagina 1di 2

Pgina 58 1.

Um acontecimento , em princpio, algo que ocorre num determinado tempo e lugar, suscetvel de afetar o sujeito, mas que no depende da sua vontade. Ora, de acordo com a afirmao, descrever os factos que acontecem no permite, s por si, que se fale de racionalidade e de inteno, uma vez que estas duas categorias s podem ser aplicadas se tais factos forem concebidos como aes. Deste modo, deduzimos que alguns factos ou acontecimentos tambm podem ser designados por aes, desde que seja possvel nome-los pela inteno ou explic-los pelos motivos de um qualquer agente. 2. No texto 4 distinguem-se quatro tipos de comportamentos/movimentos corporais: os acontecimentos: o que simplesmente me acontece por exemplo, escorregar nas escadas; os comportamentos inconscientes e involuntrios: o que fao sem me dar conta e sem querer por exemplo, o sonambolismo; os comportamentos inconscientes por efeito do hbito: o que fao sem me dar conta mas segundo uma rotina adquirida voluntariamente por exemplo, mexer sistematicamente no cabelo sem me aperceber; os comportamentos conscientes e voluntrios: o que fao apercebendo-me e querendo por exemplo, comer a sopa. S a estes ltimos convm o conceito de ao.

Pgina 61 1. Considera-se ao apenas o que fazemos de um modo voluntrio e consciente, ou seja, trata-se daquilo que queremos efetivamente fazer por exerccio da vontade e de que realmente temos conscincia. Tal significa tambm que a ao humana intencional e que, como se diz na afirmao, os movimentos corporais das nossas aes so causados pelas nossas intenes. Com efeito, ter uma inteno significa encontrar-se num estado mental que se orienta, ou que tende, para a concretizao (que at pode ser apenas a manuteno ou o evitamento) de um determinado estado de coisas. As aes intencionais so movimentos finalizados, que tm origem em motivos, desejos, crenas, interesses, etc., ou seja, so aes realizadas por algum que as quer realizar e que acredita que esse o melhor meio para atingir um fim. 2. Diz-se que uma ao intencional uma ao bsica quando feita direta e intencionalmente, sem levar a cabo nenhuma outra ao intencional. Diz-se que uma ao intencional uma ao no bsica quando no feita direta e intencionalmente, mas levada a cabo fazendo-se outras coisas. 3. Classicamente, o desejo era considerado uma tendncia acompanhada de conscincia. Freud ps em causa esta perspetiva, ao sublinhar que o desejo , sobretudo, inconsciente. O conceito de inteno revela alguma proximidade com o conceito de desejo. Enquanto estado subjetivo de tender para algo ou de aspirao por algo, a inteno pode ser identificada com o desejo. Mas ela mais do que mero desejo ou aspirao, uma vez que , em princpio, consciente, visando uma dada finalidade e inscrevendo-se num determinado projeto.

Pgina 64 1. Com base nas afirmaes do texto 7, podemos definir o conceito de motivo do seguinte modo: o motivo significa em geral tudo o que capaz de mover ou influir sobre as faculdades humanas (), levando-as ao. Constitui, por isso, a razo consciente do agir, pelo que temos de o distinguir do mbil, e estende-se, segundo a psicologia moderna, a toda a necessidade ou desejo ligado a uma inteno de atingir um objetivo adequado. 2. O motivo, sendo a justificao do agir e aquilo que o torna inteligvel, acaba por ser inseparvel de todas as necessidades e desejos associados inteno de atingir determinados objetivos. O desejo pode ser consciente ou inconsciente. Da mesma forma, o motivo pode ser voluntrio, enquanto se refere a razes ou crenas, ou involuntrio, enquanto se aproxima do desejo, sobretudo do desejo inconsciente, assim como do mbil. Crenas e desejos constituem dois elementos que nos ajudam a perceber os motivos. Por

exemplo, se vemos uma pessoa a subir uma montanha, partimos do princpio de que ela tem motivos para o fazer. Por um lado, tem a crena de que essa a melhor forma de atingir o topo; por outro, tem o desejo de o atingir.

Pgina 66 1. A deliberao o processo de reflexo que antecede a deciso, embora isso nem sempre acontea. Assim, a deliberao constitui a fase que se encontra na gnese do ato voluntrio, na qual a vontade, unida inteligncia, concebe as diferentes alternativas de ao, avaliando e analisando as razes a favor ou contra, assim como os mbeis e os motivos associados quela ao. A deciso consiste no momento de escolha e resoluo, traduzindo-se no triunfo de um (ou mais do que um) dos motivos sobre os demais, com o estabelecimento de um juzo de valor ou de preferncia, que indica um caminho a seguir e os movimentos a executar para que a ao se concretize. Neste sentido, uma deciso deliberada uma deciso voluntria, consciente, intencional, refletida e pensada. No entanto, nem todas as aes so deliberadas. Para alm das intenes anteriores para usarmos as palavras de John Searle isto , formadas antes da realizao da ao, existem as intenes na ao, as intenes que temos enquanto realizamos uma determinada ao.

Pgina 67 1. Para o comentrio a esta questo, espera-se do aluno que: defina sucintamente os trs conceitos apresentados: agente o autor da ao, aquele que realiza as aes de forma consciente, voluntria e intencional; liberdade poder de escolher de entre alternativas possveis aquela que se quer realizar, sem ser constrangido ou coagido; responsabilidade capacidade de assumir as suas aes e de responder por elas; explique a afirmao sendo consciente e livre, o ser humano a causa dos seus atos, pelo que possvel responsabiliz-lo, isto , esperar que ele responda pelos seus atos e se comprometa com as consequncias do agir; apresente o seu ponto de vista sobre o assunto, eventualmente contestando a existncia da liberdade plena ou a ideia de que o ser humano a nica causa dos seus atos. 2. Para esta reflexo, pressupe-se que o aluno aplique as noes apresentadas na rede conceptual da ao. Sugerimos a seguir uma sntese articulada de tais noes: A ao humana tudo o que fazemos de um modo voluntrio, consciente e intencional. A inteno, enquanto curso da ao que algum pretende seguir ou ainda enquanto objetivo ou propsito que a guia, responde pergunta o qu?. As aes intencionais so originadas por motivos traduzidos em desejos e crenas , que tornam a ao intencional compreensvel, ao responderem pergunta porqu?. A finalidade responde pergunta para qu?, sendo muitas vezes difcil separ-la dos conceitos de motivo e, em particular, do de projeto, que tambm responde mesma questo. Sendo autor da ao, o agente realiza as aes de forma livre, podendo assim ser responsabilizado, pois h uma relao direta entre liberdade e responsabilidade. Tambm por ser livre que o agente delibera e decide, sendo a deliberao o processo de reflexo e de ponderao que, em princpio, antecede a deciso, a escolha de alternativas do agir.

Potrebbero piacerti anche