Sei sulla pagina 1di 103

1- Tipos de Auditoria Auditoria Contbil Auditoria de Conformidade (compliance) Auditoria Operacional (gesto) Auditoria Governamental (IN 01/2001 SFCI)

FCI) 2- Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade (Res. n 1.328/2011) 2.1 Normas Tcnicas e Profissionais 2.2 Interpretaes Tcnicas 2.3 Comunicados Tcnicos 3- Introduo das Demonstraes Contbeis (NBC TA 200) 3.1 Objetivo da auditoria 3.2 Caractersticas do auditor independente 3.3 Relatrio financeiro aplicvel no Brasil 3.4 Responsabilidade da administrao da empresa auditada 3.5 Objetivos gerais do Auditor Independente 3.6 Pegadinhas com relao ao item 3.4 e 3.5

Tipos de Auditoria
- Auditoria Contbil (financeira) Consiste na obteno e avaliao de evidncias para emisso de uma opinio com relao adequao das demonstraes contbeis de uma entidade - Auditoria de Conformidade Avalia se as atividades da empresas esto de acordo com as exigncias de regras ou regulamentos estabelecidos. - Auditoria Operacional (gesto) Avalia a eficincia e a eficcia das atividades operacionais de uma entidade. - Auditoria Governamental

Avaliao da Gesto

Acompanhamento da Gesto Auditoria Governamental

Auditoria Contbil

Auditoria Operacional

Auditoria Especial

(FCC 2007 Analista de Controle Interno MPU) 01. O tipo de auditoria governamental que consiste no exame dos registros e documentos, e na coleta de informaes e confirmaes, mediante procedimentos especficos, pertinentes ao controle do patrimnio de uma unidade, entidade ou projeto auditoria: a) Contbil. b) Operacional. c) Especial. d) de Avaliao da Gesto. e) de Acompanhamento da Gesto.

Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade (Res. 1328/2011)


Normas Tcnicas e Profissionais Normas Brasileiras de Contabilidade Interpretaes Tcnicas Comunicados Tcnicos

Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade (Convergentes com as Normas Internacionais). Normas Profissionais: - NBC PG (aplicada a todos profissionais de contabilidade); - NBC PA (auditor independente); - NBC PI (auditor interno); - NBC PP (perito); Normas Tcnicas: - NBC TG; - NBC TA; - NBC TI; - NBC TSP. etc...

Auditoria Contbil (Demonstraes Contbeis)


Objetivo: Aumentar o grau demonstraes contbeis por de confiana nas parte do usurio.

Como alcanar: Mediante expresso de uma opinio pelo auditor sobre se as demonstraes contbeis foram elaboradas, em todos aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatrio financeiro aplicvel.

Relatrio financeiro aplicvel


No Brasil: Balano patrimonial; Demonstrao do Resultado; Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Liquido; Demonstrao dos Fluxos de Caixa e respectivas notas explicativas, entre outros. Para as companhias abertas, inclui-se a demonstrao do valor adicionado.

(FGV AFRE/RJ 2011) ADAPTADA 02. Consoante o Conselho Federal de Contabilidade (CFC): a) O objetivo da auditoria aumentar o grau de confiana nas demonstraes contbeis por parte dos usurios. Isso alcanado mediante a expresso de uma opinio pelo auditor sobre se as demonstraes contbeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatrio financeiro aplicvel.

Caractersticas do Auditor Independente (Externo)


1) No possui vnculo empregatcio; 2) independente com relao a entidade auditada; 3) Realiza auditoria contbil; 4) A verificao pontual; 5) O objetivo emitir opinio (atravs de relatrio) sobre a adequao das demonstraes contbeis; 6) Deve ser Contador com registro no CRC. 7) SUSEP, BACEN, CVM, entre outros podem solicitar registro tambm para realizar auditoria em empresas sob sua jurisdio.

(CESPE / EMBASA / 2010) 03. Julgue os itens subsequentes, relativos s caractersticas do auditor independente. [109] Normalmente, o auditor independente empregado da instituio. [110] O principal objetivo do trabalho do referido auditor avaliar a fidedignidade das demonstraes financeiras.

Responsabilidades da Administrao Elaborao das demonstraes contbeis Controle Interno Fornecer ao auditor Acesso irrestrito as pessoas

Acesso a todas informaes Informaes adicionais

Objetivos Gerais do Auditor


1) obter segurana razovel de que as demonstraes contbeis como um todo esto livres de distoro relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro; 1.1) expressar sua opinio sobre se as demonstraes contbeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel; e 2) apresentar relatrio sobre as demonstraes contbeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constataes do auditor.

(ESAF/AFRFB/2009) 04. A responsabilidade primria na preveno e deteco de fraudes e erros : (A) da administrao. (B) da auditoria interna. (C) do conselho de administrao. (D) da auditoria externa. (E) do comit de auditoria.

(ESAF / APOF / 2009) Sobre a auditoria independente, correto afirmar que tem por objetivo: a) auxiliar a administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos. b) apresentar subsdios para o aperfeioamento da gesto e dos controles internos. c) levar instncia decisria elementos de prova necessrios a subsidiar a justa soluo do litgio. d) emitir parecer sobre a adequao das demonstraes contbeis. e) recomendar solues para as no-conformidades apontadas nos relatrios.

ATENO PARA AS PEGADINHAS!!!


O auditor no tem como objetivo: 1) Elaborar demonstraes contbeis; 2) Assegurar a viabilidade futura da entidade; 3) Atestar a eficincia/eficcia dos negcios; 4) Identificar erros e fraudes; 5) Assistir administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos.

1 Auditoria Interna (NBC PI e TI 01) 1.1 Conceito 1.2 Objetivo 1.3 Papis de trabalho 1.4 Fraude e erro 1.5 Planejamento 1.6 Riscos de Auditoria Interna 1.7 Procedimentos 1.8 Amostragem 1.9 Processamento Eletrnico de Dados (PED) 1.10 Relatrio da Auditoria Interna 1.11 Caractersticas do Auditor Interno 2 Princpios de Contabilidade (Res. CFC n 1.282/2010) 3 Exerccios

Para o que serve a auditoria interna?

Presidncia Auditoria Interna Diretoria Tcnica Diretoria Financeira Diretoria Executiva

*Retirado do livro Auditoria Um curso moderno e completo Autor: Marcelo Cavalcanti Almeida

Auditoria Interna - Conceito

Processos Exames, Anlises, Avaliaes da... Integridade, Adequao, Eficcia, Eficincia, Economicidade dos... Sistemas de informaes Controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de risco

(ESAF / Auditor Fiscal da Previdncia Social / 2002) 01. O objetivo geral da auditoria interna atender: a) administrao da empresa. b) aos acionistas da empresa. c) auditoria externa da empresa. d) gerncia financeira da empresa. e) gerncia comercial da empresa.

Auditoria Interna Objetivo


Agregar valor ao resultado da organizao, apresentando subsdios para o aperfeioamento dos processos, da gesto e dos controles internos, por meio da recomendao de solues para as no-conformidades apontadas nos relatrios.

(FGV AFRE-RJ 2010) 01. Com relao Resoluo 986/03, que estabelece os procedimentos relacionados Auditoria Interna, analise as afirmativas a seguir. I. Tem por finalidade agregar valor ao resultado da organizao, apresentando subsdios para o aperfeioamento dos processos, da gesto e dos controles internos, por meio da recomendao de solues para as no-conformidades apontadas nos relatrios. II. Deve ser documentada por meio de papis de trabalho, elaborados em meio fsico ou eletrnico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemtica e racional. III. Deve assessorar a administrao da entidade no trabalho de preveno de fraudes e erros, obrigando-se a inform-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indcios ou confirmaes de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

Papis de trabalho
So os documentos e registros dos fatos, informaes e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte sua opinio, crtica, sugestes e recomendaes.

Erro e Fraude

Erro

Ato intencional Ato nointencional

Fraude

(ESAF / Analista de Finanas e Controle CGU / 2004) 13. Conforme estabelecido na NBC-T 12.1.3, a definio de fraude para a auditoria interna : a) o ato no-intencional de omisso e/ou manipulao de transaes e operaes, adulterao de documentos, registros, relatrios, informaes e demonstraes contbeis, tanto em termos fsicos quanto monetrios. b) o ato intencional de omisso e/ou manipulao de transaes e operaes, adulterao de documentos, registros, relatrios, informaes e demonstraes contbeis, tanto em termos fsicos quanto monetrios. c) o ato intencional de omisso, desateno, desconhecimento ou m interpretao de fatos na elaborao de registros, informaes e demonstraes contbeis, bem como de transaes e operaes da entidade, no considerando as faltas fsicas, somente as faltas monetrias. d) o ato intencional de omisso, desateno, desconhecimento ou m interpretao de fatos na elaborao de registros, informaes e demonstraes contbeis, bem como de transaes e operaes da entidade, considerando as faltas fsicas e no considerando as faltas monetrias. e) o ato no-intencional de omisso, desateno, desconhecimento ou m interpretao de fatos na elaborao de registros, informaes e demonstraes contbeis, bem como de transaes e operaes da entidade, tanto em termos fsicos quanto monetrios.

Auditoria Interna Planejamento

Exames preliminares: reas, atividades, produtos e processos. Determinar a amplitude e poca do trabalho, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administrao. Os programas de trabalho devem ser estruturados, servindo como guia e meio de controle, devendo ser revisados/atualizados sempre que as circunstncias exigirem.

Risco da Auditoria Interna


-Possibilidade de no se atingir, de forma satisfatria, o objetivo dos trabalhos. Deve ser analisado na poca do planejamento.

Considerar

Limitaes do alcance dos procedimentos (por complexidade ou volume), Extenso da responsabilidade do auditor interno no uso dos trabalhos de especialistas.

Auditoria Interna Teste de observncia e Testes substantivos Testes de observncia

Verificar se os controles internos esto em efetivo funcionamento

Testes substantivos

Viso a obteno de evidncia quanto suficiente, exatido e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informao da entidade.

(FGV / Auditor da Receita Estadual AP / 2010) 03. Segundo a Resoluo CFC 986/03, a obteno de razovel segurana de que os controles internos estabelecidos pela administrao esto em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionrios e administradores da entidade finalidade do teste: a) de observncia. b) substantivo. c) de investigao. d) analtico. e) de verificao.

(FGV / Fiscal da Receita Estadual AP / 2010) 04. A fim de obter evidncias quanto suficincia, exatido e validade dos dados gerados pelo sistema de contabilidade da entidade, o auditor deve adotar o seguinte procedimento: a) teste de observncia. b) teste de controle. c) teste de aderncia. d) teste de substantivo. e) teste de confirmao.

Auditoria Interna Procedimentos


Verificao de registros, documentos e ativos tangveis Acompanhamento de processo Obteno de informao dentro e fora da entidade

Inspeo

Procedimentos

Observao

Investigao e Confirmao

Auditoria Interna Relatrio


o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, sendo entregue a quem tenha solicitado o trabalho ou a quem este autorizar. Relatrio Parcial: Caso necessrio, pode ser emitido quando constatar impropriedades, irregularidades ou ilegalidades que necessitem providncias imediatas da administrao (no podendo aguardar o final dos exames).

(ESAF 2009 Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil AFRFB) 05. Com relao aos relatrios de auditoria interna, pode-se afirmar que: a) podem considerar posies de interesse da administrao e dos gestores, sendo conduzidos aos interesses desses. b) devem estar disponveis a qualquer administrador da empresa, sem restrio. c) podem relatar parcialmente os riscos associados aos possveis pontos a serem levantados pela auditoria externa. d) somente devem ser emitidos antes do final dos trabalhos, quando houver irregularidades que requeiram aes imediatas. e) no devem ser emitidos antes do final dos trabalhos, por no possurem informaes completas.

(ESAF / AFTE RN / 2005) 06. O auditor interno, ao constatar impropriedades e irregularidades relevantes com necessidade de providncias imediatas, deve a) proceder concluso dos relatrios imediatamente. b) antecipar o relatrio final para permitir providncias rpidas. c) emitir relatrio parcial para permitir providncias imediatas. d) concluir os trabalhos no curso do prazo planejado. e) expedir relatrio at o estgio de realizao, sem concluir o trabalho.

Caractersticas do auditor interno


Cooperao Responsabilida Competncia Sigilo: com o auditor Autonomia de na execuo independente: TcnicoProfissional: dos trabalhos: No divulgar Profissional: Quando a terceiros, No obstante Ter o mximo previamente Manter-se informaes sua posio de estabelecido, atualizado obtidas funcional, imparcialidade, deve com as NBCs, durante o seu deve zelo, cuidado, tcnicas trabalho sem apresentar preservar sua sendo que ela contbeis, autorizao seus papis de autonomia est limitada trabalho ao legislaes, expressa da profissional sua rea de etc. entidade auditor atuao. independente

Auditor Interno - Resumo


1) Possui vnculo empregatcio ( subordinado a administrao); 2) Tem autonomia profissional (tem um grau de independncia menor); 3) Realiza auditoria contbil e operacional; 4) A verificao contnua; 5) Tem por objetivo agregar valor ao resultado da organizao apresentando subsdios para o aperfeioamento dos processos, da gesto e dos controles internos; 6) Deve ser Contador com registro no CRC. 7) Pode emitir relatrio parcial.

PEGADINHA!!
Auditor interno no est subordinado a controladoria, diretoria ou outros rgos da empresa. Ele est ligado ao mais alto nvel da administrao Auditor interno independente ou dependente?! Auditoria interna s pode ser exercida por contador?

(FEPESE / AFRE SC / 2010) 07. Analise a lista abaixo. I. Profissional com qualquer formao. II. Contador devidamente registrado em rgo de classe. III. Contabilista. IV. Exame de conformidade. V. Litgio. VI. Investigao de fraude Assinale a alternativa que esteja associada (1) auditoria interna, (2) auditoria contbil independente e (3) percia contbil, nessa ordem. a) (1) I e IV (2) II e IV (3) II e V b) (1) I e VI (2) III e V (3) III e VI c) (1) II e VI (2) II e V (3) II e IV d) (1) III e VI (2) II e V (3) I e VI e) (1) III e V (2) I e IV (3) III e V

(ESAF 2002 Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil AFRFB) 08. Entre as seguintes opes, no de competncia da auditoria interna examinar os seguintes objetivos: a) integridade, adequao e eficcia dos controles internos. b) eficcia das informaes fsicas, contbeis e financeiras. c) adequao dos controles internos e das informaes fsicas. d) integridade das informaes operacionais, financeiras e fsicas. e) eficincia e eficcia do parecer dos auditores independentes.

(FCC 2007 - Auditor Fiscal da Prefeitura Municipal de So Paulo) 09. Uma das diferenas entre o auditor independente e o auditor interno que o primeiro: a) necessita de registro no Conselho Regional de Contabilidade e o segundo, no. b) est dispensado de recomendar modificaes nos controles internos da entidade e o segundo, no. c) precisa ter conhecimentos sobre tecnologia da informao e o segundo, no. d) no pode ficar subordinado a pessoas que possam ter seus trabalhos por ele examinados e ao segundo, sim. e) tem por obrigao emitir um parecer sobre as demonstraes contbeis da entidade e o segundo, no.

Entidade Continuidade Oportunidade Registro pelo valor original Competncia

Autonomia Patrimonial Continuar em operao no futuro Informaes ntegras e Tempestivas Registrar pelo valor original da transao Reconhecimento nos perodos a que se referem, independentemente do recebimento/pagamento Ativo Menor Valor Passivo Maior valor *Em situaes igualmente vlidas

Prudncia

(FCC 2007 - Auditor Fiscal da Prefeitura Municipal de So Paulo) 10. A tempestividade e a integridade do registro do patrimnio e suas variaes, independentemente das causas que as originaram, constitui o fulcro do Princpio Contbil da: a) Oportunidade. b) Competncia. c) Entidade. d) Prudncia. e) Continuidade.

1 - Requisitos ticos (NBC PA 01 e Cdigo de tica do Contador) 2- Ceticismo profissional (NBC TA 200) 3- Julgamento profissional (NBC TA 200) 4 Evidncia apropriada e suficiente (NBC TA 200) 5- Risco de auditoria (NBC TA 200) 5.1 Risco de distoro relevante 5.1.1 Risco inerente 5.1.2 Risco de controle 5.2 Risco de deteco

Requisitos ticos
Cdigo de tica Profissional do Contador (Res. CFC 803/96) Exigncias ticas relevantes NBC PA Princpios fundamentais de tica profissional

Independncia

Integridade

Objetividade Princpios fundamentais de tica profissional

Competncia e zelo profissional

Confidencialidade Comportamento (ou conduta) profissional

(FCC 2011 INFRAERO Analista Superior II Auditor) 01. De acordo com as Normas Tcnicas de Auditoria Independente, princpio fundamental de tica profissional a: a) interao com o auditado. b) objetividade. c) parcialidade. d) integralidade. e) subjetividade.

Independncia
De acordo com a NBC PA 290 (Res. CFC 1311/10), independncia : a) independncia de pensamento postura mental que permite a apresentao de concluso que no sofra efeitos de influncias que comprometam o julgamento profissional, permitindo que a pessoa atue com integridade e exera objetividade e ceticismo profissional; b) aparncia de independncia evitar fatos e circunstncias que sejam to significativos a ponto de que um terceiro com experincia, conhecimento e bom senso provavelmente concluiria, pesando todos os fatos e circunstncias especficas, que a integridade, a objetividade ou o ceticismo profissional da firma, ou de membro da equipe de auditoria ou assegurao seriam comprometidos.

(ESAF 2002 Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil AFRFB) 02. A tica profissional condio para o exerccio de qualquer profisso. Na execuo do trabalho de auditoria, o auditor externo deve atender aos seguintes princpios ticos profissionais: a) integridade, eficincia, confidencialidade e dependncia b) independncia, integridade, eficincia e confidencialidade c) dependncia, integridade, imparcialidade e ineficincia d) confidencialidade, integridade, eficincia e negligncia e) eficincia, confidencialidade, integridade e parcialidade

Ceticismo Profissional
O ceticismo profissional inclui estar alerta, por exemplo, a: i) evidncias de auditoria que contradigam outras evidncias obtidas; ii) informaes que coloquem em dvida a confiabilidade dos documentos e respostas a indagaes a serem usadas como evidncias de auditoria; iii) condies que possam indicar possvel fraude; iv) circunstncias que sugiram a necessidade de procedimentos de auditoria alm dos exigidos pelas NBC TAs.

Julgamento Profissional
O auditor deve exercer julgamento profissional ao planejar e executar a auditoria de demonstraes contbeis O julgamento profissional precisa ser exercido ao longo de toda a auditoria; O julgamento profissional no deve ser usado como justificativa para decises que, de outra forma, no so sustentados pelos fatos e circunstncias do trabalho nem por evidncia de auditoria apropriada e suficiente;

Necessidade do Julgamento Profissional


Materialidade e risco de auditoria Natureza, poca e extenso dos procedimentos de auditoria Decises sobre.. avaliar se foi obtida evidncia de auditoria suficiente e apropriada avaliao das opinies da administrao na aplicao da estrutura de relatrio financeiro aplicvel da entidade extrao de concluses baseadas nas evidncias de auditoria obtidas

(FGV / Auditor Fiscal de Angra dos Reis / 2009) O julgamento profissional NO necessrio, em particular, nas decises sobre a) materialidade e risco de auditoria. b) a natureza, a poca e a extenso dos procedimentos de auditoria aplicados para o cumprimento das exigncias das normas de auditoria e a coleta de evidncias de auditoria. c) avaliar se foi obtida evidncia de auditoria suficiente e apropriada e se algo mais precisa ser feito para que sejam cumpridos os objetivos das NBC TAs e, com isso, os objetivos gerais do auditor. d) avaliao das opinies da administrao na aplicao da estrutura de relatrio financeiro aplicvel da entidade. e) extrao de concluses no baseadas nas evidncias de auditoria obtidas.

Evidncia de auditoria apropriada e suficiente


A suficincia a medida da quantidade de evidncia de auditoria, sendo afetada pela avaliao pelo auditor: a) dos riscos de distoro; b) pela qualidade de tais evidncias de auditoria. A adequao a medida da qualidade da evidncia de auditoria, isto , a sua relevncia e confiabilidade no suporte das concluses em que se baseia a opinio do auditor.

(FCC 2011 - COPERGS Analista Contador) 03. Segundo a NBC TA 200, que trata dos objetivos gerais do auditor independente, a) o auditor deve ter um nvel absoluto de segurana de que as demonstraes contbeis como um todo esto livres de distoro relevante, j que a maioria das evidncias de auditoria nas quais o auditor baseia sua opinio conclusiva. b) a adequao das evidncias de auditoria a medida da quantidade da evidncia de auditoria. c) a suficincia da evidncia de auditoria a medida da qualidade da evidncia de auditoria. d) a crena de que a administrao e os responsveis pela governana so honestos e tm integridade dispensa a necessidade de o auditor manter o ceticismo profissional ao conduzir a auditoria. e) as distores das demonstraes contbeis so consideradas relevantes pelo auditor se for razovel esperar que elas influenciem as decises econmicas dos usurios tomadas com base nas demonstraes contbeis.

Risco de Auditoria

Risco de Auditoria

Risco de distoro relevante Risco de deteco

Risco inerente

Risco de controle

(FCC 2006 - Agente Fiscal de Rendas Sefaz SP) 04. A possibilidade de o auditor vir a emitir um parecer que contenha opinio tecnicamente inadequada sobre demonstraes contbeis significativamente incorretas denomina- se risco a) de auditoria. b) amostral. c) inesperado. d) de deteco. e) de controle.

(ESAF 2010 - Analista CVM) 05. Segundo as normas de auditoria vigentes, risco de auditoria pode ser caracterizado como: a) o risco de haver insuficincia de informaes sobre determinada transao nas demonstraes contbeis sem que o auditor possa perceber. b) possibilidade de ser o trabalho do auditor inviabilizado pela inexistncia de informaes confiveis para o trabalho. c) o risco de o Controle Interno no ter detectado a tempo uma falha que leva a entidade a elaborar demonstraes contbeis distorcidas. d) o risco de o auditor expressar uma opinio de auditoria inadequada, quando as demonstraes contbeis contiverem distoro relevante. e) possibilidade de o auditor emitir parecer sem ressalvas, quando distores relevantes nas demonstraes contbeis forem intencionalmente encobertas.

Risco de Distoro Relevante (inerente a entidade)

no nvel geral da demonstrao contbil Nvel do risco de distoro relevante no nvel da afirmao para classes de transaes, saldos contbeis e divulgaes

(FCC 2012 Prefeitura Municipal de SP ISS/SP) 06 - O risco de auditoria uma funo dos riscos de distoro relevante e dos riscos de deteco. Os riscos de distoro relevante podem existir em dois nveis: no nvel geral das demonstraes contbeis e no nvel da afirmao para classes de: A) saldos contbeis, demonstrao de valor adicionado e notas explicativas. B) contas contbeis, saldos contbeis e notas explicativas. C) transaes, contas contbeis e fluxo de caixa. D) transaes, saldos contbeis e divulgaes. E) operaes, fluxo de caixa e divulgaes.

Risco de Deteco
Risco de deteco o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nvel aceitavelmente baixo no detectem uma distoro existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distores. O risco de deteco uma funo da eficcia do procedimento de auditoria e de sua aplicao pelo auditor

O risco de deteco, porm, s pode ser reduzido, no eliminado, devido s limitaes inerentes de uma auditoria. Portanto, sempre existe risco de deteco. planejamento adequado designao apropriada de pessoal para equipe de trabalho aplicao de ceticismo profissional superviso e reviso do trabalho de auditoria

Assuntos que ajudam a aprimorar a eficcia do procedimento de auditoria, reduzindo o risco de deteco so:

(ESAF / Fiscal de Rendas do Municpio do RJ / 2010) 07. Assinale a opo falsa a respeito dos assuntos que, se bem equacionados, ajudam o auditor a reduzir o risco de deteco em uma auditoria. a) Formao de equipes de trabalho com pessoal preparado. b) Reviso e superviso dos trabalhos de auditoria realizados. c) Aplicao do ceticismo profissional. d) Planejamento adequado dos trabalhos de auditoria. e) Diminuio do escopo de exame e reduo do nmero de transaes.

(FGV / Auditor da Receita Estadual AP / 2010) 08. Com relao conformidade com leis e regulamentos, de acordo com a norma de auditoria (NBC TA 250) aprovada pela Resoluo CFC n. 1208/09, correto afirmar que: e) a auditoria deve assegurar que no h risco de algumas distores relevantes nas demonstraes contbeis no serem detectadas, apesar de executada em conformidade com as normas legais.

CUIDADO COM A PEGADINHA!!!!


Para fins das NBC TAs, o risco de auditoria no inclui o risco de que o auditor possa expressar uma opinio de que as demonstraes contbeis contm distoro relevante quando esse no o caso. Esse risco geralmente insignificante. Emitir opinio inadequada sobre demonstraes SEM distores relevantes .

(FCC 2007 Prefeitura Municipal de SP ISS/SP) 09. Considere as afirmaes a seguir: II. Existe uma relao inversa entre o risco de auditoria e o nvel estabelecido de relevncia pelo auditor.

1 Competncia tcnico-profissional 2 Independncia (NBC PA 290) 2.1 Estrutura Conceitual 2.2 Ameaas independncia 3 Responsabilidades do auditor na execuo dos trabalhos 4 Honorrios (NBC P 1 IT-3, NBC PA 290) 4.1 Honorrios Contingentes 5 Guarda da documentao 6 Sigilo (NBC P 1.6) 7 Informaes anuais aos Conselhos Regionais de Contabilidade 8 Educao Continuada (NBC PA 12) 9 Exame de Competncia Profissional (NBC PA 13) 10 Manuteno dos lderes da equipe de auditoria

Competncia Tcnico-Profissional
O auditor independente deve manter seu nvel de competncia profissional pelo conhecimento atualizado. Estrutura Organizacional Conhecimento preliminar da atividade da empresa Complexidade das operaes Grau de exigncia requerido

Independncia

Independncia de pensamento Independncia Aparncia de independncia

No sofrer influncia para concluir Permitir terceiros com experincia, conhecimento e bom-senso

Aplicao do conceito de independncia

Identificar as ameaas

Avaliar a importncia das ameaas identificadas

Aplicar as salvaguardas

Ameaas independncia
Interesse Prprio Autorreviso Categorias Defesa de interesse do cliente Familiaridade Intimidao Influenciar de forma no apropriada o julgamento ou comportamento No avaliar apropriadamente por ter sido feito por ele mesmo (ou mesma equipe) Auditor defender o cliente de forma a comprometer sua objetividade Relacionamento longo ou prximo com o cliente Presses reais ou aparentes (indevidas) sobre o auditor

01. (ESAF / AFRFB / 2003) evidncia de independncia do auditor externo: a) parentesco com administrador, acionistas ou scios da empresa auditada. b) participao direta ou indireta como scio ou acionista da empresa auditada. c) ser representante comercial da empresa auditada sem vnculo empregatcio. d) ter sido empregado h mais de trs anos da empresa auditada. e) fixar honorrios condicionados ao tipo de parecer a ser emitido.

02. (ESAF / AFRFB / 2002) Se um supervisor de auditoria independente for designado para auditar uma empresa, onde sua esposa trabalhou como secretria h um ano atrs, ele deve: a) recusar o trabalho. b) comunicar o scio e renunciar. c) efetuar o trabalho. d) comunicar o cliente. e) comunicar o cliente e renunciar.

Honorrios
Relevncia, vulto, complexidade, custo dos servios Nmero de horas estimadas para realizao Fatores a serem considerados Ser cliente eventual, habitual ou permanente Qualificao tcnica dos profissionais

Lugar (custo de viagens e estadas)

Honorrios Contingentes
Definio: honorrios calculados sobre uma base prdeterminada relacionada com o resultado de transao ou o resultado dos servios prestados pela firma. (NBC PA 290) Honorrios contingentes criam ameaa de interesse prprio to significativa que nenhuma salvaguarda poderia reduzir a ameaa a um nvel aceitvel. Consequentemente, a firma no deve firmar qualquer acordo de honorrios desse tipo.

03. (ESAF / AFRFB / 2003) Ao determinar os honorrios a serem pagos, o auditor externo deve considerar: a) o tipo de parecer a ser emitido entidade auditada. b) o conjunto de trabalhos de auditoria e consultoria prestados. c) a peculiaridade de tratar-se de cliente eventual ou habitual. d) a limitao de acesso documentao da entidade a ser auditada. e) o impedimento pela empresa dos locais onde os servios sero realizados.

Guarda da documentao
Pelo menos 05 (cinco) anos, a partir da data do relatrio do auditor independente. Documentao de propriedade da firma de auditoria, sendo que ela pode, a seu critrio, disponibilizar partes ou trechos da documentao aos clientes, desde que no prejudique a validade do trabalho realizado ou independncia.

04. (ESAF / Analista de Finanas de Controle CGU / 2002) Para fins de fiscalizao do exerccio profissional, o auditor deve manter a boa guarda de toda a documentao pelo prazo de: a) trs anos, a partir da data-base das demonstraes contbeis publicadas. b) quatro anos, a partir da data de emisso do parecer de auditoria. c) cinco anos, a partir da data de emisso do parecer de auditoria. d) cinco anos, a partir da data-base das demonstraes contbeis. e) trs anos, a partir da data de publicao das demonstraes contbeis.

Sigilo
Entidade auditada Outros auditores Organismos reguladores e fiscalizadores Demais terceiros

Sigilo do auditor com...

Sigilo
Fornecer informao quando autorizado por escrito pela entidade... Auditor independente que o suceder Demais terceiros

Fornecer informao sem necessidade de autorizao da entidade..

Conselho Federal e Regional de Contabilidade (CFC e CRC)

Obs. Deve ser feita solicitao por escrita e fundamentada

05. (ESAF / AFRFB / 2003) Para o exerccio da profisso, o auditor deve ter acesso a todos os documentos, fatos e informaes da empresa. Assim, o sigilo deve ser mantido em diversas situaes, exceto: a) na relao entre o auditor e a justia. b) na relao entre o auditor e a entidade auditada. c) na relao entre os auditores e os rgos fiscalizadores. d) na relao entre o auditor e demais terceiros. e) na relao entre os auditores.

Educao Continuada (PECP)


a atividade formal e reconhecida pelo CFC, que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos tcnicos e profissionais, indispensveis qualidade e ao pleno atendimento s normas que regem o exerccio da atividade de auditoria de demonstraes contbeis Aquisio de conhecimento por meio de: 1) Cursos credenciados; 2) Eventos credenciados: seminrios, conferncias, painis, palestras, congressos, convenes; 3) Cursos de ps graduao credenciados (stricto ou lato sensu) relacionados a rea contbil; 4) Cursos de extenso (relacionados a rea contbil).

Exame de Competncia Profissional


O Exame de Qualificao Tcnica para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) tem por objetivo aferir o nvel de conhecimento e a competncia tcnico-profissional necessrios para atuao na rea da Auditoria Independente

Manuteno dos lideres de auditoria


A ameaa de familiaridade pode ser criada quando se usa o mesmo pessoal snior em trabalho de assegurao por um longo perodo de tempo, sendo necessrio o rodzio do scio do trabalho e das pessoas responsveis pela reviso do controle de qualidade do trabalho, aps o perodo de cinco anos.

06. (ESAF / AFRFB / 2002) Os auditores independentes devem ter poltica definida para rotao de responsveis tcnicos, de forma a evitar questionamentos relacionados independncia. O perodo de atendimento de um responsvel tcnico a um cliente no deve ultrapassar a: a) dois anos. b) trs anos. c) quatro anos. d) cinco anos. e) sete anos.

Exerccios Extras

07. (ESAF / AFRE SEFAZ CE / 2007) fator determinante para a recusa de um trabalho de auditoria externa a) o auditor ser importante acionista da empresa auditada. b) o auditor ter conhecimento suficiente sobre o negcio da empresa. c) a possibilidade de o profissional contratado poder realizar o trabalho com imparcialidade. d) a necessidade de uso de especialistas para avaliao de reas especficas. e) a existncia de fraude ou erro nas demonstraes auditadas.

08. (ESAF / AFRFB / 2009) O auditor da empresa Negcios S.A. estabeleceu trs procedimentos obrigatrios para emisso do parecer. O primeiro, que a empresa renovasse o contrato de auditoria para o prximo ano, o segundo, que a empresa emitisse a carta de responsabilidade da administrao e o terceiro, que o parecer seria assinado por scio do escritrio de contabilidade, cuja nica formao administrao de empresas. e) no tico, procedimento de auditoria e no atende as normas de auditoria e da pessoa do auditor.

1 Identificao e avaliao dos riscos de distoro relevante (NBC TA 315) 1.1 - Objetivo 2 Procedimento de avaliao de riscos e atividades relacionadas 3 Entendimento necessrio da entidade e de seu ambiente 3.1 Fatores do setor de atividade, regulamentares e outros 3.2 Natureza da entidade 3.2.1 Suas operaes 3.2.2 Estrutura societria 3.2.3 Tipos de investimentos 3.2.4 Modo de financiamento da empresa 3.3 Seleo e aplicao das polticas contbeis 3.4 Objetivo, estratgia e risco de negcio 3.5 Mensurao e reviso do desempenho das operaes 4 Identificao e avaliao dos riscos de distoro relevante 4.1 Risco de distoro relevante no nvel das demonstraes contbeis; 4.2 Risco de distoro relevante no nvel de afirmao para classes de transaes, saldos de conta e divulgaes. 4.3 Julgamento sobre quais riscos so significativos

Objetivo
O objetivo do auditor identificar e avaliar os riscos de distoro relevante independentemente se causada por fraude ou erro, nos nveis de demonstrao contbil e afirmaes, por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive do controle interno da entidade, proporcionando assim uma base para o planejamento e a implementao das respostas aos riscos identificados de distoro relevante.

Procedimentos de avaliao de riscos


O auditor deve aplicar procedimentos de avaliao de riscos para fornecer uma base para a identificao e avaliao de riscos de distoro relevante nas demonstraes contbeis e nas afirmaes. Indagao administrao e outros Procedimentos de avaliao de riscos Procedimentos analticos Observao e Inspeo

Procedimentos de avaliao de riscos


Os procedimentos analticos podem ajudar a identificar a existncia de transaes ou eventos, valores, ndices e tendncias no usuais que possam indicar assuntos com implicao para a auditoria, auxiliando o auditor na identificao de riscos de distoro relevante, especialmente riscos de distoro relevante por fraude A observao e a inspeo podem apoiar as indagaes junto administrao e outros, e podem tambm fornecer informaes sobre a entidade e o seu ambiente.

Procedimentos de avaliao de riscos


O auditor deve considerar se as informaes obtidas no processo de aceitao ou continuao do cliente so relevantes para a identificao de riscos de distoro relevante. Se o scio do trabalho executou outros trabalhos para a entidade, o scio do trabalho deve considerar se a informao obtida relevante para a identificao de riscos de erro relevante.

Entendimento necessrio da entidade e de seu ambiente


Fatores do setor de atividade, regulamentares e outros fatores externos relevantes Natureza da entidade, incluindo.. Deve entender.. Seleo e aplicao das polticas contbeis (inclusive as razes para mudanas) Objetivo, estratgia e risco de negcio Mensurao e reviso de desempenho das operaes Operaes Estrutura societria e de governana Tipos de investimentos que est fazendo e planeja fazer Maneira como a entidade estruturada e como financiada

Controle Interno (tratado na aula seguinte)


O entendimento do controle interno auxilia o auditor na identificao de tipos de distores potenciais e fatores que afetem os riscos de distoro relevante, e no planejamento da natureza, poca e extenso de procedimentos adicionais de auditoria.

Identificao e avaliao dos riscos de distoro relevante


Das demonstraes contbeis Nvel Das afirmaes sobre.. relacionam de forma generalizada s demonstraes contbeis como um todo e que afetam potencialmente muitas afirmaes as classes de transaes e eventos para o perodo sob auditoria os saldos de contas no fim do perodo a apresentao e divulgao

Riscos de distoro relevante no nvel da afirmao


Precisam ser considerados porque tal considerao auxilia diretamente na determinao da natureza, poca e extenso de procedimentos adicionais de auditoria no nvel da afirmao, necessrios para a obteno de evidncias de auditoria apropriadas e suficientes

identificar riscos avaliar os riscos identificados e avaliar se eles se relacionam de forma generalizada s demonstraes contbeis O auditor deve.. relacionar os riscos identificados quilo que pode dar errado no nvel da afirmao, levando em conta os controles relevantes que o auditor pretende testar considerar a probabilidade de distoro, e se a distoro potencial de magnitude que possa resultar em distoro relevante

se o risco um risco de fraude se o risco est relacionado com desenvolvimentos significativos recentes, econmicos, contbeis ou de outro tipo a complexidade das transaes O auditor deve considerar.. se o risco envolve transaes significativas com partes relacionadas o grau de subjetividade na mensurao das informaes contbeis relacionadas ao risco se o risco envolve transaes significativas que estejam fora do curso normal do negcio

Identificao e avaliao dos riscos de distoro relevante


Se o auditor determinou que existe risco significativo, o auditor deve obter entendimento dos controles da entidade, inclusive das atividades de controle, relevantes para esse risco. A avaliao pelo auditor dos riscos de distoro relevante no nvel da afirmao pode mudar durante o curso da auditoria, medida que evidncias adicionais de auditoria so obtidas.

(FGV / AFRE-RJ / 2011) De acordo com a Resoluo CFC N. 1.212/09, o auditor deve identificar e avaliar os riscos de distoro relevante e para atingir este propsito deve adotar os procedimentos a seguir, exceo de um. Assinale-o. a) Identificar riscos ao longo de todo o processo de obteno do entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive controles relevantes relacionados com os riscos. b) Analisar os riscos identificados e avaliar se eles se relacionam de forma generalizada s demonstraes contbeis como um todo e afetam potencialmente muitas afirmaes. c) Relacionar os riscos identificados quilo que pode dar errado no nvel da afirmao, levando em conta os controles relevantes que o auditor pretende testar. d) Considerar a probabilidade de distoro, inclusive a possibilidade de mltiplas distores, e se a distoro potencial de magnitude que possa resultar em distoro relevante. e) Considerar a adequao das polticas contbeis e das divulgaes de demonstraes contbeis.

(FGV / Auditor Fiscal da Receita Estadual AP / 2010) O auditor deve definir uma estratgia global que defina o alcance, a poca e a direo do seu trabalho e oriente o desenvolvimento do plano de auditoria. Ao estabelecer essa estratgia global, o auditor deve adotar os procedimentos apresentados a seguir, exceo de um. a) Identificar as caractersticas do trabalho para definir o seu alcance. b) Definir os objetivos do relatrio do trabalho de forma a planejar a poca da auditoria e a natureza das comunicaes requeridas. c) Considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor so significativos para orientar os esforos da equipe do trabalho. d) Considerar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria, sendo indispensvel o conhecimento dos outros trabalhos realizados pelo scio do trabalho para a entidade. e) Determinar a natureza, a poca e a extenso dos recursos necessrios para realizar o trabalho.

Potrebbero piacerti anche