Sei sulla pagina 1di 21

COMO FAZER UM ARCO DE 60 LB COM CANOS DE PVC

A arquearia surgiu no primrdio de diversas civilizaes sendo o arco uma ferramenta de caa e uma eficaz arma de guerra. Sua vantagem bvia o fato de atingir seu alvo a distncia, evitando assim riscos para o caador/combatente. com a criao e popularizao das armas de fogo os arcos caram em desuso para ambas as prticas, ficando quase restrito ao uso na prtica esportiva. importante saber que dentre a enorme variedade de arcos existentes, no h um definitivamente melhor ou pior, cada um foi desenvolvido para uma funo especifica. Assim como os arcos mongis eram usados para serem utilizados durante a cavalgada, o arco ingls feito para alcanar grandes distncias em batalhas campais, o arco indigena brasileiro feito para alcance curto e potente dentro da floresta e etc.

Claro que a tecnologia atual aperfeioou e muito a prtica da confeco de arcos, entretanto por causa de seu preo ou ainda pelo apreo pela tcnica artesanal, no so poucos os arqueiros que preferem construir seus prprios arcos. Particularmente eu acredito ser importante a capacidade de se criar e manter uma ferramenta to verstil, uma vez que possivel que em situaes de emergncia seja necessrio o uso de uma arma de ataque a distncia ou uma ferramenta de caa segura na falta de outras opes melhores. Um arco pode ser feito em uma nica pea (de madeira, osso, fibra, pvc, etc), utilizar roldanas e polias (sendo chamado ento de arco composto) ou a partir de vrias peas (podendo ser cada pea de um tipo diferente) permitindo que o arco seja desmontado. Neste ultimo caso, a parte central do arco (onde o arqueiro ir segur-lo) chama-se riser. As duas peas das extremidades (onde estar presa a corda) so chamadas de lminas e, Por fim, temos a corda (que pode ser feita

tambm de diversos materiais como o nylon ou fio de sapateiro). H vrias outras peas em um arco, mas essas so as partes essenciais. Em outros posts eu descreverei outros acessrios para arcos. Veja abaixo 3 passo-a-passos para a construo de um arco utilizando como material principal canos de pvc. No testei ainda esse tipo de fabricao, mas pretendo testar nas prximas semanas (junto com outros mtodos de fabricao de arcos que vou comentar em posts futuros). Seja como for bom lembrar que o arco no deve ser guardado encordado, ou seja, com a corda atada a ele, pois isso diminui a vida til do arco.

1# Arco recurvo em uma pea


Acho que o vdeo extremamente auto-explicativo. Caso tenham dvidas perguntem nos comentrios mais abaixo que terei prazer em explicar melhor.

2# Arco recurvo com riser metlico


Similar ao modelo acima, mas fabricado em 3 peas sendo o riser metlico. Para este arco voc vai precisar de um tubo metlico de 50 cm (uma polegada de dimetro), um tubo de pvc de 120 cm (meia polegada de dimetro), uma corda de 150 cm (podendo ser nylon tranado de 2mm ou corda de sapateiro que resistente e mantem o tranado por causa de seu enceramento) e um punho de bicicleta (de espuma ou borracha, embora eu prefira sempre borracha).

Pegue o tubo metlico e mea a partir de qualquer uma de suas pontas 25cm e marque este ponto (pode riscar ou pintar com pincel atmico). A partir do ponto marcado mea mais 19cm e marque novamente, sobrar 6 cm de tubo. Observe que o punho da bicicleta ser encaixado no fim desses 25 cm, antes da janela.

A parte com 19 cm deve ser amassada para fazer a janela do riser. se for usar um martelo tente deixa-la uniforme e amasse a partir do centro deste pedao, pois assim mantem-se as caracteristicas mecnicas do riser.

Faa furos para parafusos (e buchas se for o caso) a umas 3 polegadas de cada extremidade (d uns 7 cm. se tiver feito a janela grande o suficiente para deixar apenas 6 cm na extremidade menor ento faa os buracos a uns 5 cm das pontas). Se quiser fazer buracos para itens futuros na janela (mira, clicker, etc) a hora agora (embora voc possa fazer isso depois tambm, o que eu recomendo, caso no conhea ainda esses opcionais). Por fim faa um lao curto em cada ponta da corda e faa furos no pvc h 1 polegada de cada ponta (2,5cm) perfurando completamente o cano de um lado ao outro. uma das pontas ser encaixada no tubo metlico, a outra ser atada a corda. Com as peas de pvc encaixadas no tubo metlico parafuse (naqueles dois primeiros buracos que vc fez na pea metlica) e pode prender a corda as extremidades das lminas (os tubos de pvc). Eu recomendo que voc passe o lao todo por dentro do buracoe ento enlace o tubo por fora (ou seja, passe o lao a partir do buraco da frente para a parte de trs do arco). faa isso nas duas extremidades. Est pronto seu arco.

3# Arco recurvo com riser de madeira


Este o arco da imagem deste artigo (clique na imagem l no incio se quiser v-la ampliada) e segue os passos do arco anterior, mas ao invs de um riser metlico voc ter de faze-lo (ou mandar faze-lo) em uma pea de madeira, podendo encaixar as lminas no riser ou parafus-las a frente dele, permitindo que o arco seja desmontado caso seja necessrio. Particularmente meu modelo favorite dentre os 3 modos de fabricao apresentados aqui (e ainda prefiro parafus-lo do que encaixa-lo).

Voc precisar de uma pea de madeira de 50cm x 4cm x 4cm. est deve ser marcada a 25cm (no meio) e aps essa marca mea mais 10cm e marque novamente. Esta ser a janela do riser. contando novamente na marca celtral (25cm), retroceda um pouco (1cm aproximadamente) e lembre de talhar este trecho da forma que achar melhor pois ser onde sua mo segurar o riser e seria muito desconfortvel segurar uma pea totalmente quadrada n? pois bem, a janela deve ter pouco menos de 2cm de profundidade, para no afetar a resistncia do riser. Feitas as marcas voc pode cortar e lixar a pea at ficar satisfeito.

Agora nas extremidades do riser voc ter que furar debastar a madeira para encaixar o cano. faa um X marcando de aresta a aresta (diagonais) para achar o centro. a partir dali fure um buraco de uns 7cm aproximadamente e debaste a madeira para ficar com um diametro mnimo para se encaixar os canos. arredonde as bordas desse buraco para evitar danificar as laminas de pvc.

Caso pretenda parafusar por fora, ignore o passo anterior. Voc pode encaixar um cano menor por dentro do tubo (ou um maior por fora, tanto faz) para aumentar a

resistencia das lminas e aumentar MUITO a fora do arco. As marcas para parafusar o cano podem ser feitas a partir de 1 e 2 polegadas a partir da extremidade das lminas. Sero dois parafusos em cada lmina, para prende-las de forma resistente ao riser.

Para mais informaes sobre arquearia artesanal visite a comunidade do orkut Arquearia artesanal (clicando AQUI). est sendo minha principal fonte de contedo sobre o assunto, alm de alguns sites gringos pela net. Veja em posts futuros como escolher ou preparar uma corda, outros materiais para fabricao de arcos recurvos, como fabricar flechas e descubra o que o paradoxo do arqueiro!

GOSTOU DESSE ARTIGO? ENTO COMPARTILHE!


Share on facebookShare on orkutShare on twitterShare on google_plusone_shareShare on linkninjaShare on livejournalShare on redditShare on diggShare on pinterest_shareShare on deliciousShare on emailShare on stumbleupon

Webmaster

Eu me chamo Mandrake e alm de administrador deste site, sou estudante de psicologia, discordiano convicto e ultra nerd. J pratiquei parkour, jiu jitsu e muay thai. Hoje treino krav maga e sempre que possvel me envolvo em atividades ligadas aos temas do blog.

80 COMENTRIOS:
LEO
21 D E M AIO D E 2011 20:53

Os arcos de PVC so muito bons. So excelentes para quem est comeando no esporte.Arcos feitos de PVC podem puxar at 60LBS e tem um alcance de 30m ou mais.

Para fazer arcos de PVC use canos AQUATERM(Canos de PVC brancos para gua quente). Os canos AGUATERM so melhores que os canos de pvc marrons(Canos de PVC para gua fria)pois so mais resistentes e no possuem efeito memria. Para tornar os arcos de PVC mais fortes e mais resistentes vc pode colocar vareta de fibra de vidro ou varetas de bambu no interior dos canso de PVC.

ROBERTO

17 DE JUNHO DE 2011 17:25

Onde eu posso comprar essa vareta de fibra de vidro?

MANDRAKE
de novo Lo!

18 D E JUNH O D E 2011 17:30

de fato, informao importante sobre o tipo de cano, agradecendo

Roberto, no tenho certeza, mas voc pode encontrar essa informao na comunidade de arquearia que citei no post, ou esperar o prximo post de arquearia, sobre a confeco de flechas.

ANNIMO
Boa tarde.

26 D E JULH O D E 2011 16:08

Arco recurvo em uma pea. Arco de 60lb o que isso? No entendi a project list. Poderia explicar melhor? Quando ele ta montando ele coloca um cano dentro do outro? Para que serve o produto que ele passa no cano no comeo do video? No entendo quais so as medidas? do cano todo, das pontas... Como ele prende a corda no cano? e que corda aquela preta?

MANDRAKE

2 DE AGOSTO D E 2011 15:55

Ol e desculpe pela demora para responder. vamos as suas dvidas: as medidas esto em padro americano ento quando aparece (') ps de comprimento, e quando aparece (") polegadas de comprimento, lembrando que a polegada vale 2,54 cm e o p vale 30,48 cm. o schl schedule, um tipo de medida para canos que junto com a frao (que uma medida chamada tamanho nominal do cano) dizem a espessura da parede do cano. um pouco complicado mas voc pode procurar nas lojas usando essa medida mesmo (schedule e frao) que eles te entregam certo. as medidas ficam: 1- 1 cano de pvc de 1,5m com 2,9mm de espessura; 2- 1 cano de pvc de 1,5m com 2,8mm de espessura; 3- 1 vara de fibra de vidro de 1,35m com 1,7cm de espes.; 4- fita adesiva e fita isolante; 5- isolamento para cano (para o punho)* 6- 1 polegada de cano pvc para montar a montagem de equipamentos (na minha opinio pode ignorar isso. o criador desse arco hoje em dia nem cita mais isso na fabricao desse arco). 7- 140cm de corda para arco (lojas especializadas ou aguarde meu post sobre como fabricar corda para arco). ento, coloca sim um cano dentro do outro para dar resistencia ao arco e no fim coloca a vareta de fibra de vidro enrolada em fita adesiva e fita isolante. o produto que ele passa no cano (provavelmente) silicone ou algum outro lubrificante, para facilitar o processo de colocar um cano dentro do outro. a corda presa com uma espcie de lao nas pontas da corda que so atadas nas pontas do arco. sim o arco tem aquele buraco

aberto, pois quando guardar o arco vc deve sempre retirar a corda para no desgastar o arco. mais dvidas s postar aqui que eu respondo!

MANDRAKE

2 DE AGOSTO D E 2011 15:58

60lb so 60 libras, se refere ao peso da puxada do arco, consequentemente da potencia da flecha (me corrijam se eu estiver errado por favor). 1 libra equivale a 0,45kg ento 60 libras equivale a 27,22kg.

ANNIMO

9 DE AGOSTO DE 2011 18:54

vara de fibra de vidro de 1,35m com 1,7cm ela e oca ?? pq ela 30cm maior que o cano de pvc ??

vlw

ANNIMO

10 D E AGOSTO D E 2011 01:13

Saudaes a todos... Inspirado nesse projeto montei um arco simples apartir de um pedao de madeira de 50cm, 2 pedaos de pvc para agua fria de 60cm, 4 parafusos, uma velha rede de dormir camuflada que usei para revestir os canos, uma camara de ar de bicicleta que cortei em tiras para dar acabamento a empunhadura e de corda usei um cadaro de coturno. Ficou otimo para brincar. Valeu!!!

MANDRAKE

11 D E AGOST O D E 2011 17:46

meus posts sumiram e eu sou o dono dessa bagaa... rsrsrs

os canos so de 1,5m a vara de 1,35m, logo ela menor e no, ela no oca. -><se puder postar aqui depois links desse arco seria interessante ver como ficou (ou quem sabe um vdeo?).

ANNIMO

11 D E AGOSTO D E 2011 21:58

Ok, vou procurar postar o quanto antes o link!

ANNIMO
q linha usas?

31 D E AGOSTO D E 2011 22:37

MANDRAKE
bom).

1 DE SETEM BRO DE 2011 18:24

voc pode comprar linhas profissionais (usado nos vdeos) ou tranar linha de sapateiro (no o ideal, mas d um resultado

ANNIMO

4 DE SETEM BRO DE 2011 15:01

como fabricar as flechas?

MANDRAKE

5 DE SETEM BRO DE 2011 11:50

para flechas, eu recomendo dar uma olhada na comunidade do orkut que eu citei no fim do post. meu conselho que voc compre sua primeira(s) flecha(s), porque elas so difceis de fabricar (embora com o tempo se pegue o jeito).

ANNIMO

9 DE SETEM BRO DE 2011 10:29

Ol Mandrake, ento comprei todos os materiais(os canos), gastei 75,00 so de canos aquaterm, mais saiu o arco. agora quero uma dica de qual corda comprar para utilizar, comprei aquelas de nylon de cortador de grama mas ela sede e tambm nao encontrei a vareta de fibra de vidro. meu pai tem uma madeireira mais tarde pretendo fazer um de madeira, mas para comear optei pelo pvc.

MANDRAKE

9 DE SETEM BRO DE 2011 22:30

Se voc puder, compre uma corda de arco em uma loja esportiva. caso pretenda deixa-lo todo artesanal voc pode comprar corda/fio de sapateiro e trana-lo. em ambos os lados do fio (j tranado) voc far um lao, pois quando guargar seu arco voc dever guard-lo sem a corda para no desgastar. qualquer dvida pode me consultar por aqui.

ANNIMO

14 D E SETEM BRO D E 2011 08:16

Este comentrio foi removido por um administrador do blog.

ANNIMO

14 D E SETEM BRO D E 2011 08:19

com cano de pvc de agua fria o arco tambem fica bom?

MANDRAKE

14 D E SET EMBR O D E 2011 12:57

a indicao do tipo de cano se refere a resistncia e a memria plstica dele, ou seja, se ele vai ficar "envergado" ou no. o resultado deve ser levemene inferior e ele ter um pouco menos de fora, mas voc pode faze-lo com outros canos de pvc sem mais problemas.

ANNIMO

23 D E OUTU BRO D E 2011 09:16

cara a corda do arco seria feita do que ?

MANDRAKE

23 D E OUTUBR O D E 2011 19:44

j respondido acima: compre em lojas esportivas (minha opinio) ou se preferir trance fios usados por sapateiros.

ANNIMO

14 D E D EZ EMBR O DE 2011 08:55

mandrake, ensina ae como se faz as flexas

ANNIMO

16 D E D EZ EMBR O DE 2011 11:25

mandrake, eu comprei um metro de cano pvc soldavel, marron, ele e bem resisrtente mais eu estou tendo um pouco de dificuldade com o rinser, q e de madeira, sera q tem risco de quebrar as laminas quando eu parafusar?

MANDRAKE
corda.

19 D E D EZEM BRO DE 2011 04:36

Cara no querendo ser pessimista mas acho que ele vai quebrar sim. Se no for quando parafusar ser depois com a tenso da

Como voc j comprou o cano, tente assim mesmo e depois diga aqui os resultados, assim voc ajuda quem mais estiver na mesma situao.

MANDRAKE

19 D E D EZEM BRO DE 2011 04:37

Quanto as flechas olhe o artigo http://kawanamu.blogspot.com/2011/12/flecha-artesanal.html

ANNIMO

2 DE JAN EIR O D E 2012 23:22

amigo, bom adorei seu site/blog enfim nao sei ao certo qual a diferena,mas falando a respeit do arco tenho uma duvida,como o video explica em ingles, nao entendi o porque dakele ou cano dentro do arco, agradesso se me esclarecer essa duvida obrigado

MANDRAKE

3 DE JAN EIR O DE 2012 18:23

A idia no deixar espao vazio na parte interna do arco. colocado um cano dentro do outro e por fim uma vareta slida de fibra de vidro, no deixando nenhum espao dentro. estou falando com base nos meus comentrios anteriores aqui no post, vou rever o vdeo e se estiver errado o que disse venho aqui me retificar.

ANNIMO

12 D E JAN EIRO DE 2012 10:07

Mandrake vou fazer o 1 arco do tutorial com as medidas que voc colocou no post "1- 1 cano de pvc de 1,5m com 2,9mm de espessura; 2- 1 cano de pvc de 1,5m com 2,8mm de espessura; 3- 1 vara de fibra de vidro de 1,35m com 1,7cm de espes.;" Gostaria de saber qual o comprimento da flecha que vai para esses arcos pois vou fazer as flechas baseado neste arco que voc postou ou flechas tem tamanho padro?

MANDRAKE

12 D E J ANEIRO DE 2012 17:28

Estique seus dois braos para frente e, com eles esticados, toque a ponta de seus dedos (formando um tringulo com seus braos e seu peito). essa a medida de uma flecha ideal para voc. Entretanto, como o arco no tem uma medida personalizada para voc, provavelmente o tamanho ideal ser algo um pouco menor, voc ter que testar o tamanho para ver o que fica mais confortvel.

WILLIAM

13 D E J ANEIRO DE 2012 13:41

Hmm entendi, e decha eu te perguntar se eu noa char essa barra de fibra de vidro, oque eu posso colocar dentro pra dar sustentao ou s os dois PVC aguenta? seria pra usar para brincadeiras esses arcos, nao para uso profissional oque voce aconselha?

MANDRAKE

13 D E J ANEIRO DE 2012 16:09

William, voc pode comprar uma vara de madeira de tamanho apropriado e que seja de uma madeira macia. Dependendo de como for usado o arco, os dois pvcs aguentam sim, mas sua vida til acaba sendo um pouco mais curta e imprevisvel. A maioria das pessoas que tive contato que fizeram esse arco fizeram com ele oco mesmo.

MANDRAKE

13 D E J ANEIRO DE 2012 16:13

outra opo colocar uma ou mais varetas menores enroladas em fita adesiva ou usar varas de bambu.

ANNIMO

14 D E JAN EIRO DE 2012 02:53

mandrake eu consegui completar o arco e gostaria de saber se posso mandar um video de como ficou e tbm o passo a passo de construir de uma forma ke galera entenda...

MANDRAKE

14 D E J ANEIRO DE 2012 18:59

Voc pode mandar o video para o youtube e se tiver ficado bom eu coloco aqui no post sem problemas. Adoraria ver este vdeo.

ANNIMO

24 D E JAN EIRO DE 2012 20:53

ol queria saber se vc so faz arcos de cano pvc ou faz de madeira se souber vc poderia me ensinar todos os que eu fao quebra eu acho que e a madeira que no e boa tem algum tipo de madeira especifica, mais facil de achar

MANDRAKE

25 D E J ANEIRO DE 2012 13:58

Tem que ser uma madeira macia para ela aguentar a presso. voc faz o arco todo em uma pea s ou voc faz o riser e as lminas? se for o segundo caso, o que que quebra: o riser ou as lminas?

ANNIMO

26 D E JAN EIRO DE 2012 16:27

amigo, todas as varas que eu acho no mercado livre e em outros lugares tem tamanho inferiores a 1,35m se vc souber de algum lugar que vende de tamanhos maiores, ficaria grato se me avizasse

ANNIMO
sugestao??

26 D E JAN EIRO DE 2012 17:08

cara no to conseguindo colocar um cano dentro do outro alguma

MANDRAKE

27 D E J ANEIRO DE 2012 15:34

lubrifique os canos. eu uso silicone, mas pode ser leo mesmo.

MANDRAKE

27 D E J ANEIRO DE 2012 15:35

quanto as varas, neste caso improvavel j achar do jeito que voc quer, o ideal mandar fazer (cortar).

ANNIMO

31 D E JAN EIRO DE 2012 21:36

boa noite ha todos , meu nome Ademilson sou de Juara MT e to tentando esse projeto de 60lb de pvc , s que aqui em Juara no se acha esses canos na medida , e etam eu estou tentando com cano marrom mesmo s que eu fiz umas modificasses no meu projeto eu to usano um cano de 30mm e o segundo de 25mm com fita crepe para ele entrar justo no 30mm , e um de 20mm

com fita crepe tambem para entrar firme no de 25mm , alguem temtou assim ou parecido ???

antes que eu me esquessa ta meio dificio arumar as flechas alguma dica ???? obrigado desde ja eu entro to dia no cite pra ver as noticias !!!

WILLIAM

10 D E F EVER EIRO DE 2012 09:13

Mandrake eu aqui na minah regio e dificil encontrar essas varas de Fibra de vidro, fica apergunta eu posso comprar a fibra de vidro liquida e prenfer por dentro do PVC? e esperar endurecer?

MANDRAKE

10 D E F EVEREIRO DE 2012 19:10

Voc pode testar, eu no tenho certeza. se fizer depois comente aqui para ajudar outras pessoas que estiverem com a mesma duvida, ok?

EVER

11 DE FEVER EIR O D E 2012 23:24

Gostaria de saber se alguem tem alguma idia ou dica para fazer um estabilizador para esse Arco de PVC, pois ele tem muito impacto sobre o Arco ao atirar com a Felcha... Obrigado (sim fiz o arco e est muiitooo bommmm Obrigadooo)

ARTUR

12 D E F EVEREIRO D E 2012 12:40

Boa tarde gostaria de saber se o cano que vai dentro do outro tem que ser contado, pois parece que ele comenta isso no vdeo.

JUNIOR"

13 DE FEVER EIR O D E 2012 19:50

ola eu quero fazer um arco de uma unica pea mas eu quero saber se eu deixar sem a vareta no centro o quanto a vida e a potencia do meu arco vai diminuir e se eu trocar porras de cono marrom mais finas? sera que funciona?

JUNIOR"

13 DE FEVER EIR O D E 2012 19:51

ops barras de cano marrom

MANDRAKE

13 D E F EVEREIRO DE 2012 21:36

Artur eu no entendi muito bem sua pergunta. Junior eu no cheguei a fazer ele oco, mas teve algumas pessoas que fizeram, vamos ver se elas podero comentar sobre isso. Ever li algo a respeito na comunidade de arquearia artesanal no falecido orkut, vou l ver se acho e posto em breve por aqui se achar.

JUNIOR''
ok

16 D E F EVEREIRO D E 2012 10:29

ANNIMO

17 D E F EVER EIR O DE 2012 19:02

qual o melhor maneira de se fazer as flechas?

KHAD MORAIS

23 D E M ARO DE 2012 10:07

Ol amigos. H algum tempo acompanho o blog, e decidi fazer o arco do tutorial. Enquanto fabricava fiz um TUTORIAL da minha fabricao e terei muito prazer em divulgar! Se o moderador quiser colocar em seu site est autorizado s deixar o e-mail aqui que enviarei. Abraos. KhadMorais

MANDRAKE

24 D E M ARO D E 2012 03:58

bom, pode enviar para 777mandrake@gmail.com ou upar no youtube e mandar o link por aqui. toda participao aqui bem vinda!

KHAD MORAIS

27 D E M ARO DE 2012 19:08

Ol Mandrake! Prazer em "teclar" com voc. Venho acompanhando o blog j h um bom tempo e realmente so informaes muito preciosas essas aqui disponveis, tenho acompanhado que cada vez mais as pessoas querem construir, realizar... e as vezes falta um pouco de criatividade para usar o que j tem! Vou lhe enviar...espero que ajude os amigos!KhadMorais

CELSO

21 D E ABRIL D E 2012 08:36

Se eu substituir a vara de fibra de vidro por vara de fibra de carbono fikaria mais forte ow mais fraco? e outra...onde posso encontrar essas varas (No bom sentido)Obrigado!

LUIZ

3 D E MAIO DE 2012 10:43

Eu no achei essas medidas de cano! 2,9mm e 2,8mm so as espessuras das paredes dos canos? Se for assim, por favor, voc poderia me passar a marca dos canos e a medida do dimetro em polegadas, que como eles procuram o material nas lojas? Muito obrigado!

ANNIMO

3 DE JUNHO DE 2012 16:03

Hey amigo, sera que vc poderia postar como fazer uma besta ( balestra)? Agradeo desde j

MANDRAKE

3 DE JUNHO D E 2012 18:36

Cara, a menos que o khadu faa um tutorial em breve, vai demorar bastante pra sair... tem muito post em prioridade antes de eu escrever um sobre besta...

ANNIMO

3 DE JUNHO DE 2012 18:55

hm Valeu mesmo assim, mas fica ai a ideia...

MANDRAKE

4 DE JUNHO D E 2012 00:49

o post sobre besta est estacionado nos posts rascunhos desde 09/11/11 deve demorar um pouco mais pra sair, mas um dia sai! rsrs

ANNIMO

14 D E JULH O D E 2012 16:37

Mandrake eu poderia usar um cadaro de coturno para fazer a corda do meu arco!!

ANNIMO
?

14 D E JULH O D E 2012 16:55

MARCELINO BATISTA

16 D E JU LHO DE 2012 21:35

ola moada da arqueria to tambem nessa , adoro arco e frecha tambem to fazendo arco de pvc to usando estes pvcs de agua quente ta ficando irado muito potente to dando forma de arco mongol com soprador quente ta ficando lindo . as frechas e facil de se fazer veja no yuotube la da muitas dicas ou vc vai numa marcenaria e pede pros cara te tirar as tiras de madeira ai vc arredonda com uma faca ou caco de vidro fica muito legal .. abrauuu

WILLIAM

18 D E JU LHO DE 2012 21:25

Tipo, aqui na minah cidade no existe variacao de canos com 1mm ento to pensando em fazer com um cano s, porm to

pensando em fazer com um novoc ano da amanco um verde chama cano PPR que BEEEM mais resistente do que o Aqua term, e por dentro to pensando em revestir TUDO com silicone, sera q fica boom?

MANDRAKE

27 D E JU LHO DE 2012 13:23

voc pode inclusive moldar o cano com calor, tenho um amigo que fez isso com um desses canos mais grossos e resistentes sem colocar outro cano dentro.

ANNIMO

3 DE AGOSTO DE 2012 19:36

Ento, voc esta dando o tamanho e espessura do cano, mas qual o diametro interno e externo dele?

MANDRAKE

4 DE AGOSTO D E 2012 02:13

vou verificar e em breve te respondo.

EVERTON
os arcos ?

7 D E AGOST O DE 2012 23:27

boas ... Mandrake sabe dizer se os tubos PPR's servem pra fazer

MANDRAKE

9 DE AGOSTO D E 2012 15:11

No sei te responder Everton.

ANNIMO

13 D E AGOSTO D E 2012 20:07

precisa da parte do meio de ferro ou n? e qual a distancia atinida?

MANDRAKE O PROFETA DO KAOS

13 DE AGOSTO DE 2012 21:58

perceba que so 3 modelos de arco citados acima. no segundo que um arco com o riser metlico, sim o riser tem que ser metlico...

JORGE THELLO
Ol! melhor

4 DE SET EM BRO D E 2012 14:45

muito bom este ensino. Gostaria de saber qual tipo de flecha obter para este arco, se de carbono, madeira, enfim. outra curiosidade...qual seria o alcance eficaz das flechas lanadas por este tipo de arco. grato!

ANNIMO

15 D E SETEM BRO D E 2012 11:59

Pra que a fibra de vidro

ANNIMO

15 D E SETEM BRO D E 2012 12:01

Onde coloca a fibra de vidro

ANNIMO
estiver pronto

26 D E OUTU BRO D E 2012 12:24

EI Mandrake pode me ajudar ae, tipo assim depois que o arco na hora de colocar a vareta dentro tem q passar as fitas ate encher todo o espao do cano?

HUGO MORSELI
obrigado.

17 D E N OVEMBR O D E 2012 14:49

Qual a distncia entre a corda e o arco? uns 20 cm talvez?

MANUELLA

14 DE DEZ EMBR O D E 2012 21:09

Ol gostaria de saber se as varas de fibras de vidro podem ser de vara de pescar j que no so to espessas e no so cilindrincas perfeitas em toda sua dimenso. Obrigada

ANNIMO

24 D E F EVER EIR O DE 2013 23:05

boas caro amigos fiz arcos de pvc ficaram muito bons para brincar e com certa potncia aconselho a qualquer um....um abrao

ANNIMO

24 D E F EVER EIR O DE 2013 23:11

boas as flechas de madeira so fceis de fazer cotar madeira numa serra de bancada em quadrado e depois tornear arredondar no lugar das penas pus papel e d bons resultados no alvo esta para mim foi uma boa experincia e descoberta porque sou um aficionado por esta modalidade desportiva...abrao amigos boas eperincias

ANDERSON BADEJO
no centro dos canos : Antena de rede de volei !!!

11 DE MAR O D E 2013 20:39

Boa noite galera , a dica que eu deixo para a haste de fibra q vai

Ficou show no meu arco , e a potncia , nem se fala !!!

Potrebbero piacerti anche