Sei sulla pagina 1di 10

Cadernos Espinosanos XXVI

11. A apreciao dubitativa do realismo comea nesse trecho citado, quando Descartes parafraseia o princpio realista, e se encerra com a descoberta das coisas simples e universais, a partir da qual tem incio a apreciao dubitativa do idealismo, que decidimos no abordar aqui, esperando faz-lo em outra oportunidade. 12. Exceto, talvez, que eu me compare a esses dementes, cujo crebro est de tal maneira perturbado pela e ofuscado pelos negros vapores da bile que amide garantem que so reis, enquanto so bastante pobres; que esto trajados de ouro e prpura, enquanto esto totalmente nus; ou imaginam ser vasos ou possuir um corpo de vidro. So loucos e eu no seria menos excntrico se me pautasse por seus exemplos (Descartes 2, AT IX, 14). 13. Por exemplo, em alguns sonhos extravagantes, ocorre de a fisionomia de uma pessoa repentinamente assumir a de outra. Ora, como tal coisa impossvel na realidade, logo se percebe muito claramente que se trata de um sonho. 14. Contudo, devo aqui ponderar que sou homem, e, consequentemente, que tenho o hbito de dormir e de representar, em meus sonhos, as mesmas coisas, ou algumas vezes menos provveis, que esses dementes despertos. Quantas vezes me aconteceu sonhar, durante a noite, que me encontrava neste lugar, vestido e prximo do fogo, apesar de me achar totalmente nu em minha cama? (Descartes 2, AT IX, 14-15). 15. Toms de Aquino, alis, j aludia, no sculo XIII, ao engano dos sentidos. Seguindo Agostinho, ele afirma que o problema dos sentidos que s percebem o que mutvel e, como a verdade imutvel, no pode ser percebida por eles. Em razo do seu carter mutvel, no existe nenhuma coisa sensvel que no encerre algo que se assemelha ao falso, de maneira que no possvel discernir. Diz ele: Tudo quanto apreendemos atravs dos sentidos corporais, tambm quando as coisas no esto presentes aos sentidos, recebemos as imagens dessas coisas como se nos estivessem presentes, tal como acontece tambm no sono ou em acessos de furor. Ora, a verdade nada encerra em si que se assemelhe ao falso, logo no pode ser apreendida pelos sentidos (Toms de Aquino 12, q. I, a. 4). Portanto, Toms e Descartes concordam que, na atividade onrica, experimentamos os objetos to presentes, prximos e to sensveis que no possvel discernir se eles so ou no reais. 16. Para uma anlise mais detalhada acerca do debate entre Martial Gueroult e Harry G. Frankfurt em torno das coisas simples e universais, veja-se Forlin, 4, p. 57-81. 17. Talvez seja por isso que ns no concluamos mal se afirmarmos que a fsica, a astronomia, a medicina e todas as outras cincias dependentes da considerao das coisas compostas so muito dbias e incertas. (Descartes 2, AT IX, 16).
110

A TIcA DOS eSTOIcOS ANTIgOS e O eSTeReTIpO eSTOIcO NA mODeRNIDADe*


Drayfine Teixeira Moura
Resumo: Tendo em vista que o estoicismo a corrente helenstica que mais influenciou a Filosofia ocidental, a inteno deste artigo apresentar e esclarecer alguns dos mais comuns esteretipos que a modernidade cunhou acerca da teoria estoica. Para tanto, fazemos uma apresentao dos principais aspectos da tica estoica e analisamos alguns conceitos que, mais tarde, sero os principais alvos de crtica escola do prtico. Acusada de ser uma corrente filosfica que prega o comodismo, a aniquilao dos sentimentos e o domnio absoluto da razo sobre as paixes, o estoicismo muitas vezes mal interpretado por seus opositores. Comentamos tambm neste texto a crtica feita por Spinoza no prefcio do quinto livro da tica, cuja nfase em conceitos como experincia e vontade ajuda a esclarecer como o estoicismo encarado na modernidade. Palavras-chave: tica, tica estoica, Estoicismo romano, Estoicismo na Filosofia moderna, Estoicos e Spinoza.

A teoria tica dos primeiros esticos


O estoicismo uma escola helenstica fundada por Zeno de Ccio ao final do sc. II a.C e cuja influncia se estende desde a Grcia antiga at filosofias recentes do sec. XIX, como podemos encontrar nos estudos contemporneos que sondam as influncias estoicas em Kant e Freud.1 A escola estoica defendia uma doutrina una e coerente e muitas vezes representavam sua doutrina pela imagem de uma rvore (onde o caule seria a fsica, os galhos, a lgica; e as folhas seriam a tica, ou moral);
*Artigo produzido durante Iniciao Cientfica financiada pela bolsa PRP/Santader/FFLCH

111

Cadernos Espinosanos XXVI

Drayfine Teixeira Moura

Larcio nos fala dessa diviso,2 e apontando para a discordncia entre pensadores estoicos sobre a importncia de cada uma das partes sobre as outras, torna ainda mais evidente que este era um recorte epistemolgico e que, na prtica, a teoria estava interligada.
No preferem nenhuma dessas partes outra, segundo escrevem alguns deles, mas as misturam e as ensinam juntas. Outros pem em primeiro lugar a lgica, em segundo a fsica e em terceiro a tica. (...) Mas Digenes Talemaico inicia com a tica; Apolodoro pe-na como segunda; e Pancio, com Posidnio, comea pela fsica (LARCIO, 1949, p. 31)

Temos com isso a sincera esperana de trazer luz os equvocos causados por esteretipos comumente associados, na modernidade e nos dias de hoje, ao estoicismo. Se nossa esperana no se concretizar, contentarnos-emos com o estico consolo do imperador Aurlio:
Ars vivendi luctatoriae similior, quam saltatoriae, quatenus adversus ea, quae incidunt et improvisa sunt, parata et immota consistit4.

Expor a tica estoica no uma tarefa fcil; assim como o resto da doutrina, a tica possui uma estrutura fechada em si mesma, constituindo um sistema onde um conceito no pode existir independente dos demais e onde a omisso de algo pode prejudicar o entendimento do todo, como nos testemunha Ccero ao falar da tica atravs de Cato, em seu dilogo De Finibus5: Pode voc imaginar qualquer outro sistema em que a remoo de uma nica letra, como uma pea encaixada, provoque a runa de todo o edifcio?(apud: SCHOFIELD 12, p. 262) No entanto, selecionamos para esta exposio apenas os conceitos que nos pareceram relevantes para a compreenso do fundamento da tica estoica, assim como os conceitos que serviro de requisito para delinearmos, ao final deste texto, algumas diferenas existentes entre a doutrina estoica e certos esteretipos modernos e contemporneos a seu respeito. O principal conceito da tica estoica assim como de muitas outras doutrinas a virtude; atravs dela que o estoico persegue o ideal do Sbio e guia sua conduta tica e moral. Mas o que eles entendem por virtude? Para o estoicismo o fundamento da virtude consiste no movimento natural de todo animal em se auto preservar6 e viver segundo a natureza: O fim viver conforme natureza, quer dizer, viver segundo a virtude, de vez que a natureza nos conduz a ela.(LAERCIO 3, p.62)


previsvel que, com a filosofia sistematicamente dividida, no tardou para alguns pensadores privilegiarem e desenvolverem reas especficas de seu interesse enquanto deixavam de lado aspectos que julgavam suficientemente desenvolvidos ou menos importantes no cenrio em que viviam. Sendo assim, veremos que no decorrer dos anos a tica estoica foi ganhando terreno e germinou com toda sua fora no princpio da Roma Imperial, transformando os tratados e escritos morais no ponto central da doutrina estoica.3 Nesse texto, portanto, seguiremos o exemplo dos romanos e nos concentraremos na exposio dos conceitos ticos, pois nosso principal objetivo determinar at que ponto o que chamamos na contemporaneidade e na modernidade de tica estoica tem a ver com os fundamentos da escola em sua origem. Longe de querermos traar uma linha cronolgica que investigue todas as alteraes sofridas pela doutrina ao curso da histria o que aqui seria invivel tentaremos somente caracterizar o modo como os esticos clssicos entendiam sua tica, em oposio a como ns a vemos hoje - depois de tantos sculos de influncias e modificaes.

112

113

Cadernos Espinosanos XXVI

Drayfine Teixeira Moura

No entanto, a virtude um estado propriamente humano e o homem no um animal como outro qualquer: existe nele uma caracterstica fundamental que no deixa de ser natural e que lhe d a possibilidade de seguir a natureza mais perfeitamente do que qualquer outro ser. Esse privilgio se chama razo.
7

existe no homem por meio de sua condio racional, o vcio tambm uma particularidade humana e deve sua existncia s opinies (doxi) ou seja, falsos juzos que nascem da crena em uma falsidade. Tad Brennan corrobora nossa afirmao quando diz que o que distingue os sentimentos de outros impulsos que eles incluem uma caracterizao de seus objetos como bons ou maus e so constitudos por crenas aqum do conhecimento.(BRENNAN 2. p. 298) Exemplos que corroboram essa definio no faltam quando lemos a descrio das paixes fundamentais feita pelo estoicismo:11
Desejo a opinio de que alguma coisa futura um bem, de modo que devemos alcan-la. Medo a opinio de que alguma coisa futura um mal, de modo que devemos evit-la. Prazer a opinio de que alguma coisa presente um bem, de modo que devemos exultar perante ela. Dor a opinio de que alguma coisa presente um mal, de modo que devemos abater-nos perante ela. (BRENNAN 2. p. 299)

A razo (logs) um atributo natural do homem responsvel por conduzi-lo a viver conforme a ordem natural do universo. Ou seja, o
8

homem age naturalmente quando segue a razo, e seguindo a razo se torna virtuoso; sendo virtuoso alcana a felicidade; como nos dizem os relatos de Larcio: A virtude tal que os que dela participam so virtuosos, sejam os agentes bons, sejam as prprias aes ou operaes. Suas consequncias ou frutos so o regozijo, a alegria e outros semelhantes. (1949. p.66) Entendendo o que a virtude podemos sem dificuldades entender o que o vcio, que para o estoicismo se baseia na ignorncia: uma vez que a razo nos permite compreender as coisas e o ato de compreendlas desemboca na virtude, o vcio, ao contrrio, o resultado da m compreenso9, que nos leva falsidade e nos impede de agir de acordo com a ordem natural; o que, conseqentemente, resulta em tristezas. As consequncias ou frutos dos vcios so a tristeza, a aflio e outros semelhantes. (LAERCIO 3. p.66) O virtuoso , portanto, aquele que segue a razo e est sempre em adequao com a natureza, enquanto o vicioso o que est na ignorncia e na falsidade, e por isso vulnervel s paixes. As paixes parecem ser o ponto central da tica estoica, so elas que causam os malogros humanos e para modific-las os estoicos estudaram sua natureza e funcionamento. Diziam eles que as paixes so perverses na mente geradas por coisas falsas, movimentos irracionais da alma, que por serem irracionais so contra a natureza10, como dissemos acima. No entanto a anlise parece ir mais alm, pois assim como a virtude
114

No entanto, para entendermos com clareza porque os esticos caracterizavam as paixes como sendo resultado de um juzo de valor sobre algo, temos que expor a existncia do que eles nomeavam indiferentes. Os indiferentes so um gnero de coisas que no so boas nem ms, e que no influenciam na felicidade ou tristeza dos homens.12 O problema que os indiferentes somam grande parte das coisas que existem; uma vez que somente a virtude um bem, e somente o vcio um mal, todo o resto como sade, doena, riqueza, misria, fama, glria, infmia, etc. no deve ser valorado. A valorao de um indiferente prpria dos homens cujo entendimento da ordem natural deficiente e que, por isso, no so capazes de compreender que algo que pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal no pode ser nem uma coisa, nem outra: As riquezas e
115

Cadernos Espinosanos XXVI

Drayfine Teixeira Moura

a sade no so mais proveitosas que danosas; logo, nem as riquezas nem a sade so bens. Mais ainda: aquilo que se pode utilizar bem ou mal, no bom. (LAERCIO 3. p.71)
Depois de descrevermos o funcionamento da virtude e do vcio,

movimentos racionais da alma, ao contrrio das paixes, nas quais o movimento sempre irracional. Dessa forma entendemos que a principal diferena entre o Sbio e o ignorante o uso da razo, pois j vimos que o que gera perturbaes na alma apenas a opinio que consiste justamente em cair na falsidade. O falso, portanto, no est nas coisas em si mesmas, e sim no juzo que fazemos sobre elas, como nos demonstra Ccero na seguinte passagem:
Alm disso, as afeces da mente, que acossam e amarguram a vida dos tolos (...) no se excitam por influncia da natureza; so todas elas meras fantasias e opinies frvolas. O homem sbio, portanto, estar sempre livre delas. (CICERO 5. p.255)

passaremos sem mais delongas explicao do que vem a ser o Sbio smbolo de virtude e felicidade to perseguido pelos estoicos e, no entanto, to difcil de ser alcanado. O Sbio aquele que adquiriu imunidade ao erro; ele no tem opinies e muito menos o que delas decorre: as paixes, uma vez que estas so provenientes de um juzo falso sobre a verdadeira natureza de algo. O Sbio conhece e vive de acordo com a ordem natural, deixando-se guiar pela razo e fugindo, dessa forma, do erro.13 Ser ento, uma vez que o Sbio no possui paixes, permitido dizer que ele um sujeito aptico, duro e sem movimentos na alma? Mais uma vez, Larcio nos esclarece essa dvida com muita preciso:
Dizem que h trs afeces boas do esprito: o regozijo, a precauo e a vontade. Que o regozijo contrrio ao deleite, pois um movimento racional. Que a precauo o ao medo, sendo uma rejeio racional ao perigo. Assim, o sbio nunca teme, mas se precavm. E que a vontade contrria concupiscncia, j que aquela um desejo racional. (...) Dizem que o sbio permanece sem paixes, por acharse livre de quedas. Que tambm h outro sem paixes, a saber o mau ou ignorante, que como dizer duro e imvel. (LAERCIO 3. p.81)


O Sbio no , ento, um sujeito vazio e aptico isso se encaixaria mais com a descrio do ignorante14 ele algum com conhecimento sobre a ordem da natureza, que entende que a maldade e a bondade s se encontram no vcio e na virtude (e no nas demais coisas do mundo, que so indiferentes) e guia sua vida de acordo com o princpio natural da conservao de si, e para isso se vale da razo, que sua ferramenta natural para alcanar a vida feliz. Deduzimos com isso que o Sbio no busca a simples e total erradicao de movimentos na alma, como pode parecer numa leitura mais ingnua, e sim a modificao dos movimentos irracionais (contrrios natureza) em movimentos racionais, que o levem virtude, felicidade e liberdade.15

O estoicismo romano: a semente da tica ocidental


O estoicismo teve grande fora na filosofia romana, principalmente no perodo entre o final da Repblica e os dois primeiros sculos do Imprio, e apesar de dar continuidade s suas trs reas de investigao,
117

Como podemos ver, o Sbio est livre de paixes, mas possui uma espcie de boa afeco chamada por eles de euptheiai. Essas boas afeces so a alegria (khar), a vontade (bolesis) e a cautela (eulbeia); sua principal caracterstica em comum a de serem
116

Cadernos Espinosanos XXVI

Drayfine Teixeira Moura

a tica e a poltica foram os campos mais explorados e desenvolvidos. Tomando como base os fundamentos dos primeiros estoicos,16 os romanos constituram novas formas de fazer filosofia e discutir o estoicismo. Pancio, o filsofo de Rodes, foi uma das principais influncias do estoicismo romano. Frequentador do crculo dos Cipies, o filsofo tanto influenciou a alta sociedade romana como, em contrapartida, teve sua filosofia influenciada pela opulncia daquela ptria que crescia e prosperava. Vendo e vivendo num estado de coisas bem diverso daquele que os seus antecessores estoicos estavam acostumados, Pancio introduziu algumas mudanas no estoicismo clssico e foi a partir de ento que a escola do Prtico aos poucos foi perdendo o rigor dos primeiros tempos e se tornando cada vez mais adequada ao perfil romano.17 O filsofo de Rodes revisou teses que j haviam sido duramente atacadas pelas escolas ctica e epicurista, e colheu, ao seu modo, novas ideias derivadas dos ensinamentos de Plato e Aristteles. Modificou o foco das aes para os deveres, reinterpretou o conceito de apatia e desenvolveu os conceitos de virtudes prticas, como a justia, a magnanimidade, e a temperana.18 Esta reformulao do estoicismo permitiu que a parte de interesse mais prtico da filosofia como tica, moral e poltica se sobressassem, agregando ainda mais valor doutrina como um todo perante os romanos. Ccero, que era um dos principais nomes da poltica e da intelectualidade romana ao final da Repblica, escreveu o De Officiis (Do dever), livro homnimo ao que tinha escrito Pancio algumas dcadas antes e no qual, ao que tudo indica, o pensador romano realiza uma emulao do livro do estoico de Rodes, valendo-se das novas ideias trazidas por Pancio em relao virtude, Ccero tornou os ensinamentos estoicos ainda mais afeitos aos interesses de seu Estado:

Pancio no tematizou a superioridade da virtude prtica sobre a terica, como far Ccero, aproveitando-se do enfoque paneciano. Todavia, ele valorizou a vida prtica, trouxe ao Prtico um vivo sentido da socialidade e um forte sentido do Estado, que absorveu dos romanos e, assim, de algum modo, enfraquecendo o vago cosmopolitismo dos predecessores.(Reale 10, 372)

E foi dessa forma, j um tanto diverso do estoicismo clssico e sob influncia da Academia e do Liceu, que o estoicismo se introduziu na Roma que transitava da Repblica ao Imprio. O enfoque na tica prtica,19 que correspondia na maior parte das vezes, a aconselhamentos destinados a pessoas que buscavam a sabedoria, era o principal uso dado filosofia estoica entre os romanos. Esses aconselhamentos se centravam principalmente na determinao de que tipo de aes seriam, com efeito, apropriadas, bem como no estabelecimento, na vida das pessoas, entre obter vantagens preferveis e agir de maneira virtuosa (ou, pelo menos, fazer progressos em direo virtude.) (GILL 8, p. 44) Outro aspecto fundamental da tica estoica romana era a ateno que se destinava ao estudo das paixes, que continuaram sendo encaradas como distrbios de nosso estado psicofsico natural (Id. Ibid.) e, apesar de ainda serem caracterizadas como um erro na razo, passavam agora a serem tratadas como doenas que precisavam ser curadas; essa cura se dava muitas vezes por meio de fatores externos, como o aconselhamento, e no mais individualmente, atravs da prpria capacidade racional, como indicava o estoicismo grego. Com o correr dos anos, a tica estoica ganhou terreno e comeou a ditar o comportamento de grande parcela dos nobres romanos que eram os que tinham acesso aos estudos filosficos e acabou, por fim, difundindo-se para o restante da populao.

118

119

Cadernos Espinosanos XXVI

Drayfine Teixeira Moura

A difuso do estoicismo, misturada divulgao de muitas outras doutrinas no solo romano, fez com que as ideias antes especficas de cada escola se contaminassem mutuamente gerando pensadores eclticos que colhiam o que lhes apetecia de cada doutrina criando fuses das mais diversas possveis. Esse o caso de Don Cocciano de Prusa tambm conhecido como Crisstomo em cujo pensamento predomina um posicionamento cnico-estoico de gnero amplamente similar a Musnio e Epiteto, mas incorporando tambm algumas ideias platnicas. (GILL 8, p. 57) O estoicismo romano a essa altura j havia perdido boa parte de sua unidade e conciso que faziam dele uma filosofia consistente e sistemtica na antigidade pois tinha parcialmente abandonado as outras duas reas de conhecimento da doutrina (fsica e lgica), concentrando-se na tica e deixando, com isso, alguns conceitos outrora to firmemente embasados sem fundamento. Assim, a tica estoica comeou a apoiar-se numa nova lgica e numa nova metafsica, fazendo com que conceitos mais gerais como virtude e razo fossem reinterpretados:
A partir de Clemente de Alexandria (aproximadamente 200) o platonismo mdio passou a exercer forte influncia sobre a evoluo da doutrina crist, e foi em seu rastro que os pensadores cristos absorveram idias esticas tais como o papel csmico do lgos (a razo) e a suficincia da virtude, ainda que compreendida em termos platnicos mdios. (GILL 8, p. 60)

A viso moderna e o esteretipo


Como dissemos acima, o estoicismo foi se difundindo e perdendo fora com o passar do tempo, e o que vemos durante as Idades Mdia e Moderna so inmeras referncias ao estoicismo como sendo uma corrente filosfica que prega o comodismo, a aniquilao dos sentimentos e o domnio absoluto da razo sobre as paixes. O que no espanta: depois de sofrer tantas alteraes, dificilmente os vestgios do estoicismo espalhados pelas correntes filosficas assemelhar-se-iam ao estoicismo em sua forma clssica, ou seja, o pensamento que nasceu na Grcia e se desenvolveu at o incio da era imperial romana. O nosso objetivo neste texto justamente determinar at que ponto a classificao da modernidade e, em certa medida, da contemporaneidade, feita sobre o estoicismo condiz com o estoicismo clssico, e at onde ela apenas a confuso dos vestgios estoicos misturados a outras doutrinas. Em primeiro lugar, quem acusa o estoicismo de filosofia do comodismo demonstra que no compreendeu bem o papel do determinismo estoico em sua tica. No era o objetivo de nosso trabalho abordar as questes metafsicas, mas podemos contar com o significativo texto de Frede, que dedicou um artigo s para o assunto. Nele, ela se pergunta:
at que ponto se justifica o esteretipo contemporneo que v o rigor moral estoico e a supresso de todos os sentimentos como consequncia de uma resignao fatdica? (...) os estoicos no s estavam longe de tal resignao como tinham boas razes para recomendar o envolvimento ativo com as preocupaes mundanas. Se tratavam as paixes humanas como impedimento, no era por advogar a aquiescncia ordenao do destino. Eles acreditavam, antes, que as paixes interferem na nossa capacidade de lidar to razoavelmente quanto possvel com as condies
121


Essa redefinio de conceitos foi fatal para o estoicismo, fazendo com que ele perdesse fora e fosse sendo gradualmente substitudo pela doutrina crist; essa mesma doutrina que, superficialmente, conservava vestgios do estoicismo, mas que em seu fundamento construa um sistema significativamente distinto daquele defendido pela filosofia do prtico, tanto no que diz respeito sua metafsica, quanto no que tange sua tica.
120

Cadernos Espinosanos XXVI

Drayfine Teixeira Moura

existentes e seguir nossa concepo sobre qual o melhor curso a tomar mesmo que no haja garantia de xito. O determinismo estoico, portanto, no conduz resignao, mas ao estudo cuidadoso de nossas aptides e de nossas limitaes. (FREDE 7. p. 227)

que so os juzos da mente racional: so valoraes das coisas do mundo que, quando falsas, geram paixes. Mas o que vem a ser causalidade antecedente na doutrina estoica? Causalidade antecedente (prokatarktik) o conceito estoico usado para se referir s causas externas ao prprio homem. No entanto, para entendermos o porqu de Long se referir a essa tese, temos de lanar luz sobre outra tese estoica que trata das causas internas e delimitar uma atravs da outra. E para isso mais uma vez buscaremos a ajuda de Frede:
(...) os esticos fiavam-se em uma distino entre a causa antecedente ou externa e a causa principal ou interna com o intuito de explicar como os seres humanos so parte da rede de interconexes causais de modo que haja espao para a responsabilidade pessoal. A justificativa estica consiste em fazer das causas internas, embora no das externas, as causas principais das aes humanas. Embora o ambiente aja sobre ns de um modo que no est em nosso poder, nossas reaes esto em nosso poder, visto que dependem de nosso estado interior. Clemente explica essa interao como segue. A viso da beleza provoca amor em um homem desgovernado (aklastos). A viso da beleza a causa antecedente. A reao da pessoa est, no entanto, em seu poder, visto que sua atitude amorosa com a beleza fsica , afinal de contas, parte de sua constituio interna, e no causada pela impresso externa. (FREDE. 2006, p. 212)

Acreditamos ter esclarecido, na segunda parte de nosso texto, que os estoicos no buscavam a aniquilao dos sentimentos da alma, mas os bons sentimentos (euptheiai) que se caracterizavam por serem impulsos racionais, e que por isso se encaixariam muito mais no ideal de ataraxia (a imperturbabilidade da alma) do que no de apatia que ficaria melhor como ttulo do que eles mesmo chamam ignorncia. Por ltimo, temos a mais comum das acusaes, a saber: que os estoicos buscavam domnio absoluto sobre as paixes. Um exemplo possvel dessa acusao feita pelo pensador moderno Spinoza, que no prefcio ao quinto livro de sua tica cita nominalmente os estoicos, afirmando que estes defendiam que as paixes dependiam inteiramente de nossa vontade e que podemos comand-las absolutamente.20 Estaria correto, se Spinoza se referisse aos neo-estoicos de sua poca21; no entanto, se seguirmos com a leitura do prefcio veremos o pensador dizer que os estoicos confessaram, no por causa de seus princpios, mas sim pelos protestos da experincia, que se requer prtica e esforo para refrear as paixes. Com isso podemos perceber que ele no se refere aos neoestoicos unicamente, mas tambm aos estoicos antigos e provavelmente aos estoicos romanos dos quais sabemos que foi leitor. Mas ser que a afirmao de que as paixes dependem absolutamente da nossa vontade consistente quando aplicada aos filsofos da Antigidade? Long indicanos que no: Spinoza parece confundir a tese estica de que as paixes so juzos ou funes da mente racional com a liberdade da vontade em relao causalidade antecedente (LONG 9. p. 414). Ns j explicamos o

O que Frede nos diz que as nossas reaes (que sabemos implicitamente serem paixes ou eupathiai) esto sim em nosso poder, s que indiretamente. Ns temos controle sobre a nossa constituio interna, mas no sobre o efeito que ser gerado a partir do contato desta com a causa externa, ou seja, as reaes; dessa forma o que ns podemos modificar somente a causa interna e a partir dela indiretamente controlar as reaes, uma vez que essas so provenientes da causa principal que nada
123

122

Cadernos Espinosanos XXVI

Drayfine Teixeira Moura

mais que a causa interna. Mas essa modificao na constituio interna se d por meio da razo? Mais uma vez a resposta positiva e mais uma vez o processo se d indiretamente. Como acima nos disse Long, o que se liga tese das causas antecedentes e o que Espinosa parece ter considerado ao criticar os estoicos a liberdade da vontade, e como vimos na segunda parte deste texto, a vontade , no estoicismo, um euptheia (um bom afeto, ou uma boa paixo). Com isso temos ento que o responsvel por modificar a causa interna um afeto; proveniente da razo, mas ainda assim um afeto. Dessa forma podemos dizer que, sim, os estoicos defendem que temos algum poder sobre as paixes atravs da razo, mas de forma alguma esse poder absoluto, como afirma Espinosa. A razo est a pelo menos dois graus de distncia na rede causal de controle das paixes, e seria muito mais seguro acusar os estoicos de quererem controlar um afeto irracional (paixo) atravs de um afeto racional (euptheia) do que de tentar controlar as paixes por meio da razo, como se esta fosse um tirano, e no um instrumento na misso de adequao natureza. Por fim, temos mais um agravante nas sutilezas da teoria estoica no que diz respeito ao controle das paixes pela razo. Sneca, no De ira, nos atesta a dificuldade de delimitar fronteiras entre razo e paixo na teoria estica: a paixo e a razo no ocupam lugares particulares e separados, so apenas modificaes do esprito, para o bem e para o mal (SNECA, 1977, livro III-8) Como afirmamos no incio do texto, essa nossa exposio teve como objetivo mapear a tica estoica fornecendo ferramentas para melhorar nossa compreenso e nos prevenir contra os esteretipos constantemente associados ao Estoicismo, e que mais informam sobre as correntes que se apossaram de alguns conceitos estoicos, do que sobre a filosofia estica em sua forma original.
124

No podemos negar o legado que a Sto nos deixou e, por isso, fundamental que compreendamos esta doutrina. Suas marcas se refletem em ns no s atravs de conceitos tico-filosficos eternizados por pensadores de todos os perodos histricos, como tambm em nossas posturas religiosas, ainda que na maior parte das vezes contaminadas por outras correntes de pensamento. Entretanto, ns, brasileiros, temos na poesia um grande representante que, de forma suave, fiel e magnfica representa toda a aridez dos conceitos estoicos aos quais nos referimos ao longo do texto. Mais uma prova de que o estoicismo est mais presente em nossa cultura do que podemos imaginar:
Ser como o rio que deflui silencioso dentro da noite. No temer as trevas da noite. Se h estrelas no cu, refleti-las. E se os cus se pejam de nuvens, como o rio as nuvens so gua, refleti-las tambm sem mgoa, nas profundidades tranqilas. (O Rio, de Manuel Bandeira, 1)
The ancient Stoic ethics and the stoic stereotype in the modernity Abstract: Considering that Stoicism is the most influent Hellenistic stream on Western philosophy, our intention is to present some of the most common stereotypes created by modern philosophy to convey Stoic ethical theory. With this in view, we make a presentation of the most famous aspects of Stoic ethics and analyze the concepts which later will be object of criticism to the school of Stoa. Charged with being a philosophical stream that defends self-indulgence, feeling- annihilation and the absolute domination of reason over passions, stoicism is often misinterpreted by its opponents. We also point here Spinozas criticism on fifth Ethics books preface, where the emphasis on concepts such as experience and will helps to clarify the way in which stoicism is seen in modern philosophy.
125

Cadernos Espinosanos XXVI

Drayfine Teixeira Moura

Keywords: Ethics, Stoics ethics, Roman stoicism, Stoicism in modern philosophy, Stoics and Spinoza. referncias bibliogrficas: 1.BANDEIRA, Manuel. Estrela da Vida Inteira. Poesias Reunidas. 11 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1986. 2.BRENNAN, Tad. Psicologia moral estica. In: INWOOD, Brad (org). Os Esticos. So Paulo: Odysseus Editora, 2006. 3.LAERCIO, Diogenes. Vidas de los filosofos mas ilustres. Madrid : Espasa-Calpe, 1949. 4.CICERO, Marco Tulio. Cuestiones Acadmicas. Mexico : Colegio de Mexico, 1944. 5.CICERO, Marcus Tulius. De finibus bonorum et malorum. Cambrigde: Harvard University Press, 1999. 6.INWOOD, Brad (org). Os Esticos. So Paulo: Odysseus Editora, 2006. 7.FREDE, Dorothea. Determinismo estico. In: INWOOD, Brad (org). Os Esticos. So Paulo: Odysseus Editora, 2006. 8.GILL, Christopher. A escola no perodo imperial romano. In: INWOOD, Brad (org). Os Esticos. So Paulo: Odysseus Editora, 2006. 9.LONG, A.A. Estoicismo na tradio filosfica: Spinoza, Lipsius, Bluter. In: INWOOD, Brad (org). Os Esticos. So Paulo: Odysseus Editora, 2006. 10.REALE, Giovanni. Histria da filosofia antiga / Giovanni Reale - So Paulo: Loyola, 1994. 11.SEDLEY, David. A escola, de Zenon a rio Didimo. In: INWOOD, Brad (org). Os Esticos. So Paulo: Odysseus Editora, 2006. 12.SCHOFIELD, Malcolm. tica estica. In: INWOOD, Brad (org). Os Esticos. So Paulo: Odysseus Editora, 2006. 13.SPINOZA, Benedictus de. tica / Spinoza ; [traduo de Toms Tadeu]. - Belo Horizonte: Autntica Editora, 2009. NOTAS: 1. Long, (9, p. 430) no texto A complexidade do legado estico, traa uma breve linha histrica de influncias do Estoicismo, que vai desde o perodo romano, com Ccero e Marco Aurlio, at a modernidade, apontando as influncias estoicas na Filosofia prtica de Kant, por exemplo.
126

2. Dizem, pois, os estoicos que a filosofia se divide em trs partes, a saber: em natural, moral e racional ou lgica.. (LAERCIO 3, p. 30) 3. Podemos testemunhar o caso de Sneca, que nada falava sobre lgica e muito tratava sobre tica, diferentemente de Crisipo, que parece ter dado ateno igualitria a todas as reas. Seus trabalhos sobre lgica foram fundamentais para o desenvolvimento do pensamento estico, como afirma David Sedley 11, p.18. 4. a arte de viver mais semelhante da luta que da dana, na medida em que se posiciona, preparada e imvel, contra o que golpeia e o que inesperado 5. Demos preferncia, sempre que possvel, s citaes em portugus. 6. A primeira inclinao de todo animal sua constituio e seu conhecimento prprio, pois no verossmil que o animal alienasse esta sua inclinao ou que fizesse de modo que nem a alienasse nem a conservasse (LAERCIO 3, p.60) 7. Aos [animais] racionais foi dada a razo como principado mais perfeito, a fim de que vivendo de acordo com ela sejam retamente conforme a natureza. (LAERCIO 3, p.61) 8. Obedecendo s injues da razo reta, obedecemos razo divina que preside sobre a administrao da realidade. Se obedecermos a elas de modo consistente, alcanaremos a virtude e o suave fluir da vida, visto que todas as nossas aes sero ento conformes harmonia entre o divino em ns e a vontade do administrador do todo. (SCHOFIELD 12, p. 273) 9. O vcio a ignorncia de tudo quanto seja virtude saber (LAERCIO 3, p.66) 10. Das coisas falsas provm perverso na mente, e dela brotam muitas paixes ou perturbaes e motivos de inconstncia. Segundo Zeno, a perturbao ou paixo um movimento, na alma, irracional e contra a natureza. (LAERCIO 3, p. 75) 11. Grifo nosso. 12. S a virtude, juntamente com o que quer que nela participe, um bem; s o vcio, e o que quer que nele participe, um mal. Tudo o mais indiferente, o que significa que no nem benfico nem nocivo, ou, de modo equivalente, no exerce efeito sobre a felicidade ou a tristeza do indivduo. (BRENNAN 2, p. 292) 13. O erro e a temeridade, a ignorncia e a opinio, a conjetura e, numa palavra, tudo o que fosse alheio ao assentimento firme e constante, [Zeno] removia da virtude e sabedoria. (CICERO 4, p. 17) 14. Como vimos acima na citao de Digenes Larcio. 15. S o sbio livre, os maus e os ignorantes so escravos (LAERCIO 3,. p.82) 16. (...) o ensinamento esticos se baseava em um cann bem estabelecido de tratados e escritos. Embora Zenon continuasse a desfrutar de um estatuto especial como
127

Cadernos Espinosanos XXVI

fundador da escola, o corpo substancial de trabalhos oriundos da pena de Crisipo o grande pensador sistemtico do estoicismo constitua a essncia do corpus estico nesse perodo. (GILL 8, p 39) 17. (...), fundamental, sobretudo na reviso da moral estica, foi o contato de Pancio com a mentalidade romana. Acolhido em Roma no crculo dos Cipies, frequentando assiduamente os romanos mais poderosos, influentes e esclarecidos do momento, ele compreendeu a grandeza e a novidade da romanidade, foi fascinado e em certa medida, tambm, positivamente condicionado por ela. Os seus predecessores viram na Grcia, prioritariamente, o que no mbito do Estado e da poltica estava se destruindo e se perdendo; Pancio, viu em Romana, ao contrrio, o que nesse mbito se estava construindo e se afirmava sempre mais. E assim ele recuperou o forte sentido poltico, que j fora o trao distintivo dos gregos da era clssica, embebeu-se do forte sentido prtico que constitua a cifra caracterstica da romanidade. Um e outro elemento incidiram fortemente sobre a viso da vida do filsofo. (REALE 10, 366) 18. Tambm na determinao das virtudes, Pancio afastou-se em parte do antigo Prtico. Ele parece retomar a distino entre virtude terica e virtude prtica.(...) Virtude terica o saber, virtudes prtica so: a justia, a magnanimidade, e a temperana. Essas virtudes exertam-se sobre quatro tendncias fundamentais do homem: o desejo de puro saber, o desejo de conservar a si e comunidade, o desejo de no depender de ningum e de nada, o desejo de moderao. As virtudes so, precisamente, a atuao e a explicitao desses desejos em conformidade com a razo. (Reale 10, 371 -372) 19. Como atesta Gill: uma rea em que a filosofia estica claramente criativa nesse perodo a rea de tica prtica ou aplicada.(8, p. 43) 20. (...) Que no temos, com efeito, um domnio absoluto sobre os afetos foi o que demonstramos anteriormente. Os esticos, entretanto, acreditavam que os afetos dependem exclusivamente de nossa vontade e que podemos domin-los inteiramente. Contudo, viram-se obrigados, na verdade, no por causa de seus princpios, mas diante das evidncias da experincia, a admitir que no so pequenos o exerccio e o esforo necessrios para refrear e regular os afetos, concluso que um deles tentou demonstrar (se bem me recordo) pelo exemplo de dois ces: um, domstico; de caa, o outro. O resultado foi que, pelo exerccio, ele acabou conseguindo que o co domstico se acostumasse a caar e que o de caa, em troca, deixasse de perseguir as lebres. (SPINOZA 13, p. 213 Pref. Et. V) 21. Long nos indica que Lipsius procedia da mesma maneira. (LONG 9, p. 414)

O CONATUS EM ESPINOSA E A TODESTRIEB DE FREUD: UMA ANTINOMIA ONTOLGICA OU PURAMENTE IMAGINATIVA?


Lucas Carpinelli*
Resumo: Das muitas aproximaes perpetradas nas ltimas nove dcadas entre Sigmund Freud e Espinosa, talvez nenhuma seja to problemtica quanto o cotejamento entre o conatus esforo de perseverao no ser que, na tica de Espinosa, constitui a essncia atual das coisas e aquela fora autodestrutiva a que Freud, em Alm do Princpio do Prazer, d o nome de Todestrieb, ou pulso de morte. De que forma, luz de uma ontologia absolutamente positiva como a de Espinosa uma na qual a destruio de uma coisa ser sempre extrnseca mesma , devemos receber a assero de Freud de que h algo na constituio do sujeito que o destri? Partindo desta questo, o intento do presente trabalho realizar uma apresentao detida dos conceitos, a fim de determinar em que registro se d a contradio, e at que ponto a mesma nos constrange a suprimir nossa aquiescncia a um ou outro dos mesmos. Palavras-chave: Espinosa, Freud, conatus, pulso, morte.
Nenhuma coisa pode ser destruda seno por uma causa exterior. (...) Cada coisa esfora-se, tanto quanto est em si, por perseverar em seu ser Espinosa1 Se tomarmos como verdade que no conhece exceo o fato de tudo o que vive morrer por razes internas, (...) seremos ento compelidos a dizer que o objetivo de toda vida a morte... . Sigmund Freud2

Desde a consolidao da psicanlise nas primeiras dcadas do sculo XX, comparaes e aproximaes vm sendo feitas entre as teorias
* Graduando em Filosofia pela FFLCH-USP.

128

129

Potrebbero piacerti anche