Sei sulla pagina 1di 70

Projeto Pedaggico do Curso Superior de Bacharelado em GEOLOGIA

Diretoria de Ensino, Pesquisa e Exteno Graduao em Bacharelado Santos, setembro de 2011

Credenciamento: Decreto Presidencial de 3 de dezembro de 1997

Av. Rangel Pestana, 99 Vila Mathias (13) 3228-2100 Fax (13) 3228-2416 www.unimonte.br
mail@unimonte.br Santos/SP CEP 11013-551

Graduao: Curso Superior de Bacharelado em Geologia Modalidade de Ensino: Presencial Coordenador: Prof.Dr. Juarez Fontana dos Santos Ato e data de criao do curso: Resoluo CONSUN N da Portaria de Reconhecimento: Data de publicao no Dirio Oficial da Unio: Parecer (nmero e data): Durao do curso: dez semestres Prazo mximo para integralizao do currculo: dezesseis semestres Carga horria: Quatro mil e quatrocentas h/a. Regime: semestral N de vagas por semestre: 100 Turno: Matutino e noturno Local de funcionamento: Campus Vila Mathias Endereo: Av. Rangel Pestana,99 Bairro Vila Mathias, Santos/SP. Contatos: Telefone: Fax: E-mail: Home page do curso: Home page da Instituio: (13) 3228 2100 (13) 3228 20131 Juarez.fontana@unimonte.br www.unimonte.br/Bacharelado/Geologia www.unimonte.br CEP 11013 5551 -

SUMRIO APRESENTAO
1. 05 06 06 06 08 10 13 13 13 14 15 20 22 41 43 45 46 46 47 49 49 49 50 50 50 50

ORGANIZAO DIDTICO-PEDAGGICA
1.1 PROJETO PEDAGGICO DO CURSO ASPECTOS GERAIS

Contexto Educacional Justificativa Objetivos 1.2 PROJETO PEDAGGICO DO CURSO FORMAO Pefil do Egresso Competncias e Habilidades Organizao Curricular Fluxograma do Curso Estrutura Curricular: Matriz Curricular Contedos Tecnolgicos Ementas das Disciplinas Prticas Pedaggicas Formativas Previstas Critrios de Avaliao Atendimento aos discentes 1.3 ATIVIDADES ACADMICAS ARTICULADAS FORMAO Projeto Aplicado Programa de Assistncia Social (PAS) Centro de Desenvolvimento Profissional - CEDESP 1.4 AVALIAO Avaliao ( interna e externa) 2.

CORPO DOCENTE
2.1 ADMINISTRAO ACADMICA

Coordenador de Curso: titulao, experincia e regime de trabalho Colegiado de Curso

2.2 PERFIL DOS DOCENTES: FORMAO ACADMICA, TITULAO E EXPERINCIA PROFISSIONAL 3. 51 52 52 65 65 67

INFRAESTRUTURA E INSTALAES

Biblioteca (acervo do Curso) Instalaes e Laboratrios Especficos Espaos Fsicos

REFERNCIAS

APRESENTAO Este documento apresenta o projeto pedaggico do curso Superior de Bacharelado em Geologia elaborado com base na Lei de Diretrizes e Bases n 9394/1996, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Geologia (MEC) e as amplas discusses do Frum Nacional dos Cursos de Geologia realizados em 2002, 2003 e 2004 onde foram debatidos a formao dos gelogos nas Universidades Brasileiras e os rumos do ensino de Geologia no Brasil. Alm disto, forma

considerados vrios aspectos relativos ao contexto em que o curso d Geologia funcionar , particularmente o Estado de So Paulo e a Baixada Santista.

Seu contedo tem por objetivo propor a formao de Bacharis em Geologia para atuar preferencialmente nas reas de planejamento, gerenciamento, prospeco e aproveitamentos dos recursos naturais, em atividades relacionadas preveno, conservao e recuperao de reas ambientais, no apoio s atividades de engenharia civil no campo da geotecnia e demais segmentos demandem conhecimentos especficos de processos, tcnicas e sistemas relacionados geocincia.

O presente Projeto foi pensado e discutido com o entendimento de que o profissional requerido para os dias atuais dever atuar de forma integrativa e multidisciplinar, atendendo principalmente, as demandas multifacetadas dos diversos segmentos que exigem a sua atuao. Sem dvida, essa prtica implica no desenvolvimento da elevada capacidade de anlise, interpretao e

equacionamento de problemas diversos.

Tendo em vista tal considerao, proposta uma formao de profissionais em Geologia pautada no principio de articulao permanente da teoria com a prtica, entendendo esse, como condio primordial para o desenvolvimento de competncias funcionais que facilitem a aquisio, produo e socializao do conhecimento.

ORGANIZAO DIDTICO-PEDAGGICA

1.1

PROJETO PEDAGGICO DO CURSO - ASPECTOS GERAIS

CONTEXTO EDUCACIONAL: EXTERNO E INTERNO

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduao, pelas quais se pautam os Projetos Poltico-Pedaggicos dos Cursos (PPPCs) estabelecem que os cursos devem abandonar as caractersticas de que muitas vezes se revestem, quais sejam as de atuarem como meros instrumentos de transmisso de conhecimentos e informaes, passando a orientarem-se para oferecer uma formao bsica que prepare o futuro graduado para os desafios das rpidas transformaes da sociedade, do mercado de trabalho e das condies de exerccio profissional, de produo do conhecimento e de domnio de novas tecnologias, visando a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno.

As DCNs orientam os cursos, ainda, a (a) estimular a prtica de estudo independente; (b) fortalecer a articulao da teoria com a prtica, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estgios e a participao em atividades de extenso; (c) deslocar o eixo da formao do aluno de forma a englobar no apenas a qualificao tcnica (habilidades especficas e globais), mas tambm o desenvolvimento de competncias e a promoo da formao humana do cidado (2) e (d) incluir orientaes para a conduo de avaliaes peridicas que utilizem instrumentos variados e sirvam para informar a docentes e discentes acerca do desenvolvimento das atividades didticas. Todas essas aes devem estar alinhadas com a lgica de formao do egresso, a qual deve servir como esteio para todos os cursos. O principal objetivo formar um cidado autnomo, intelectual e profissionalmente independente, capaz de se responsabilizar pela prpria aprendizagem, reflexivo, adaptvel a novas situaes e demandas sociais e profissionais, atuante e transformador, com senso crtico, capacidade de criao, viso integradora, e capaz de articular teoria e prtica.

As exigncias das DCNs levaram a UNIMONTE a repensar e reformular a sua orientao curricular, uma vez que o seu currculo no mais comportava a distribuio de disciplinas em grades em que o conhecimento se encontrava prisioneiro de pontos de vista si ngulares, definitivos, estanques, incomunicados. Tudo o que se vivenciava na instituio e se constitua como um instrumento viabilizador da articulao do Ensino, da Pesquisa e da Extenso passou, pois, a integrar o currculo. Os contedos das disciplinas passaram a se traduzidos em ferramentas para novas buscas, novas descobertas, novos questionamentos, novas experimentaes e desenvolvimento de novas capacidades, o que tornou possvel oferecer aos sujeitos alunos um slido e crtico processo de formao.

O contexto da reforma curricular pode ser entendido, ento, como um momento em que a instituio de ensino olha para si, se v atravs de seu prprio olhar e repensa a relao de seus atores sociais (professores, alunos, coordenadores) com o conhecimento. Em outras palavras, a instituio se autoanalisa, se auto-avalia, se redesenha e reformula a sua maneira de gerar, entender, organizar e difundir o conhecimento.

A proposta de Reforma Curricular do Centro Universitrio UNIMONTE se sustenta em dois pilares: o trabalho coletivo dos coordenadores, do corpo docente e dos alunos, e o conceito de aprendizagem significativa, de Ausubel e colaboradores. Esses dois pilares tm como interface a

interdisciplinaridade. De fato, somente uma elaborao coletiva pode garantir a efetivao dos processos de reformulao dos currculos e promover uma aprendizagem pautada pela co-construo e apropriao crtica do conhecimento e ampliada pela necessidade de uma formao que garanta ao egresso insero no s no mercado de trabalho, mas tambm na vida em sociedade. Para tal, o ensino pode ajudar a aumentar ainda mais as possibilidades de o aluno transformar o que aprende em comportamentos socialmente significativos.

O conceito de aprendizagem significativa, por sua vez, ancorado principalmente na contextualizao do conhecimento e na atribuio de sentidos a ele, aparece ressignificado em nosso contexto educacional, deixando de se reportar apenas teoria cognitiva da aprendizagem e passando a compreender tambm seus aspectos afetivos, como a motivao, e outros fatores de origem sociocultural, como a interao e a colaborao. Esta nova forma de se pensar a aprendizagem significativa est voltada, portanto, para a articulao da teoria com a prtica por meio da pesquisa (Programa de Iniciao Cientfica, Programa de Iniciao Tecnolgica, TCC, monografias, etc.) e da extenso; para a integrao dos conhecimentos por meio da interdisciplinaridade; para a construo de uma relao de sentidos entre o conhecimento e a realidade dos alunos, os quais tm chegado ao ensino superior cada vez mais despreparados para a vida acadmica e suas implicaes, e demandam uma relao cada vez mais estreita entre os contedos aprendidos e a sua realidade, para a insero desses alunos em contextos econmicos, polticos e socioculturais, de forma a garantir o pleno exerccio da cidadania e a promover o desenvolvimento de uma cultura profissional, humanista, artstica e cultural. Nesse contexto, destacam-se a orientao dada pelo professor e as suas prticas pedaggicas, uma vez que os alunos no so capazes de construir todos os processos explicitados de forma independente ou solitria, apenas via aprendizagem. Os processos de ensino so tambm essenciais, visto que prticas pedaggicas inovadoras e transformadoras estimulam a formao da autonomia dos alunos.

Quanto

interdisciplinaridade,

apresenta-se

essencialmente

como

uma

crtica

compartimentalizao do saber e ao isolamento das disciplinas em grades, pois busca o acesso totalidade e complexidade do conhecimento no dilogo e na interao entre as vrias disciplinas das diferentes reas, visando superao da dicotomia entre o terico e o prtico e constituio de

novos espaos de investigao. Se por um lado ela viabilizada pelo trabalho coletivo dos coordenadores, dos professores e dos alunos, por outro lado age como eixo articulador das cinco dimenses da aprendizagem significativa (3), em funo de sua caracterstica integradora, bem como de sua propenso a fazer circular os saberes.

JUSTIFICATIVA

A criao de cursos especficos de formao de gelogos no Brasil remonta ao final de dcada de 1950, fortemente influenciada pela busca do desenvolvimento econmico e pela implantao do monoplio estatal de explorao do petrleo. Alm da atuao voltada para o aproveitamento dos bens minerais, logo ficou clara a necessidade da preparao do gelogo como pesquisador em vrios campos cientficos, voltados principalmente para a compreenso dos fenmenos naturais e para o esclarecimento da complexa histria de nosso planeta. Por outro lado, o desenvolvimento industrial e a irradiao da infra-estrutura bsica econmica e social no pas, passou a requerer do profissional em geologia uma forte atuao nos campos da geologia de engenharia, da hidrogeologia, da preveno, gerenciamento e remediao promovida por impactos antrpicos..

At meados da dcada de 80 a aplicao essencial do gelogo era na indstria mineral e na indstria petroleira, porm a partir da dcada de 90 e no ncio do sculo XXI, o setor mineral enfrentou um perodo de grande retrao, que no pas foi agravado pelo processo de privatizao da Cia Vale do Rio Doce, concluda em 1998, e pelo recesso das atividades exploratrias da Petrobras que por mais de quinze anos no renovou seus quadros, restringido o campo de atuao dos profissionais em geologia. Em resposta baixa demanda do mercado por gelogos, as Universidades pblicas, principais

detentoras dos cursos de bacharelado em geologia, promoveram mudanas em suas estruturas curriculares com o objetivo de formar profissionais focados na questo ambiental, gesto de espaos urbanos e territoriais.

Atualmente 17 (dezessete) universidades brasileiras ministram o Curso de Graduao em Geologia, a sua maioria concentrada nas regies Sul e Sudestes do pas.: USP (So Paulo), UNESP (Rio Claro SP), UFPR (Curitiba), UFSC (Florianpolis), UFRGS ( Porto Alegre) UNISINOS ( So Leopoldo RS), UFRJ (Rio de Janeiro), UERJ (Rio de Janeiro), UFMG (Belo Horizonte), UFOP (Ouro Preto MG), UFBa (Salvador), UFPE (Recife), UFRN ( Natal), UFCE ( Fortaleza), UNB (Braslia), UFMT (Cuiab), UFPA (Belm) UFAM ( Manaus), todas Universidades pblicas exceto a UNISINOS, uma entidade privada.

A partir de meados da dcada passada, a retomada do crescimento econmico a nvel mundial, induzida pela forte taxa de crescimento dos pases asiticos e em particular da China, associado com o saneamento da economia e o novo impulso de desenvolvimento nacional, a atividade petrolfera e

de minerao voltaram a apresentar forte retomada e intensificou-se a demanda por gelogos, porm a demanda est reprimida sendo mnima a oferta de gelogos, e sua atual formao acadmica no privilegia os requisitos da indstria petrolfera ou da minerao.

Mais recentemente dois fatores provocaram o agravamento do dficit de profissionais em geologia no pas. A recente descoberta de campos gigantes na Bacia de Santos, Campos e Esprito Santo relacionados ao ambiente denominado pr-sal, colocou o Brasil como principal foco mundial de investimentos em prospeco, desenvolvimento e produo de petrleo e gs natural A Petrobras, como lder do processo secundada por dezenas de petroleiras internacionais e nacionais, comprometem-se em investimentos superiores a U$ 250 bilhes de dlares na prxima dcada. Paralelamente, a crescente demanda da China e dos pases asiticos por insumos minerais, particularmente minrio de ferro, resultou na projeo da Vale (Ex. Cia Vale do Rio Doce), agora privatizada como uma das maiores corporaes mineiras mundiais, com atuao operacional na pesquisa e produo mineral em mais de 17 pases.

No que ser refere disponibilidade de profissionais em geologia a atual situao bastante crtica. A Petrobras para cumprir suas metas de produo na prxima dcada demandar a contratao de grande nmero de profissionais, dentre os quais um expressivo nmero de gelogos. Por outro lado, a Vale j enfrenta grande dificuldade na contratao de gelogos no pas e como conseqncia est selecionando tais profissionais na Austrlia, Canad, EUA e frica do Sul para suprir suas demandas operacionais.

O Ministrio de Minas e Energia publicou ao incio do ano o Plano Nacional de Minerao 2030, que apresenta as projees de investimentos e demandas de profissionais da rea de minerao para o perodo 2010-2030. Na anlise da demanda por profissionais do setor, o relatrio, em suas pginas e 120 discorre (sic) Um dos gargalos apontados para o desenvolvimento da infra-estrutura do pas a falta de profissionais na rea de engenharia. No setor mineral encontram-se

especialidades de engenharia de minas , metalurgia e de geologia....Percebe-se que o quantitativo insuficiente para atender o mercado atual e s projees futuras.... No caso dos gelogos, at 2015, haver necessidade de mais 250 gelogos por ano para atuao nas minas. Os 450 concluintes dos cursos de geologia sero insuficientes para atender demanda, haja vista os profissionais necessrios para atender as atividades de pesquisa mineral, petrleo e gs, geotecnia e meio ambiente, entre outros.

Considerando os elementos acima referidos e que a UNIMONTE j dispe de um corpo docente focado em geologia que atua nos cursos de Oceanografia, Tecnologia em Petrleo e Gs e Engenharia de Petrleo e que a oferta dos cursos de geologia da USP e UNESP, localizados no Estado de So Paulo no tem atendido a demanda por este curso, a proposio do Curso de

10

Bacharelado em Geologia apresenta total sintonia com as demandas nacionais e locais por profissionais desta especialidade.

OBJETIVOS O Gelogo formado pela Unimonte tem uma formao bsica profissional slida, a capacidade de desenvolver pesquisas ancoradas em estudos de campo e laboratrio que permitam, atravs do raciocnio, a compreenso dos fenmenos geolgicos; um conhecimento dinmico conjugado com o treinamento prtico, aplicados anlise crtica de cada situao especfica com relao ao estudo do planeta Terra: seus componentes fsicos, sua constituio, forma e arranjo espacial, sua origem e evoluo, e os aspectos prticos de aplicao deste conhecimento nos mais diversos campos correlatos. Neste sentido, o presente Projeto Pedaggico, conectado com a presente realidade nacional e internacional, buscar um equilbrio entre as demandas tradicionais dos profissionais em geologia, focadas no gerenciamento e aproveitamento dos recursos naturais segmentos geotcnicos e ambientais. O Curso de Geologia da Unimonte buscar uma formao acadmica slida que proporcione habilidades que favoream a aplicao do raciocnio lgico crtico, nas relaes entre os processos geolgicos e seus produtos e a melhor compreenso das transformaes derivadas pela ao antrpica no planeta. Ao longo do curso os alunos estruturaro as seguintes competncias do Gelogo: Compreender os fundamentos dos processos naturais relativos evoluo da crosta terrestre e sua aplicao na identificao dos recursos naturais. Conhecer os princpios bsicos da evoluo do planeta com base nos fundamentos das geocincias. Entender o impacto de tcnicas e tecnologias associadas aos processos de produo e o desenvolvimento das sociedades e suas implicaes polticas. Dominar os princpios da dinmica do sistema crustal e sua influncia na formao de recursos minerais. Dominar os fundamentos da dinmica crustal que resultam na constituio e modelagem da superfcie terrestre. Identificar e aplicar diferentes recursos matemticos e estatsticos necessrios para o melhor entendimento dos fenmenos geolgicos e seus produtos. Dominar tcnicas de localizao espacial e temporal para a compreenso do processo de evoluo do planeta. e aquelas colocadas pelos

11

Compreender a influncia da dinmica da sedimentao na constituio de rochas e das bacias sedimentares.

Entender e aplicar mtodos e tcnicas para localizao e visualizao de slidos em trs dimenses.

Ser capaz de interagir e trabalhar em equipes multidisciplinares, visando um relacionamento produtivo, administrando conflitos e buscando o melhor aproveitamento das habilidades e competncias individuais.

Identificar e qualificar os parmetros distintivos dos minerais, rochas e minrios e sua importncia econmica.

Conhecer os princpios de funcionamento e aplicao dos mtodos diretos e indiretos de prospeco de minrios e de hidrocarbonetos.

Apropriar-se dos fundamentos da lngua inglesa visando compreenso de textos tcnicos, redao de relatrios operacionais e como base da comunicao funcional.

Dominar tcnicas de formulao e apresentao de relatrios tcnicos aplicados s geocincias.

Dominar tcnicas de engenharia e da qumica requeridos para a operao dos mtodos diretos de investigao e dos instrumentos de aferio da presena de minrios e hidrocarbonetos.

Caracterizar, classificar e interpretar feies geolgicas e geofsicas com o objetivo de localizar jazidas minerais e planejar solues para questes ambientais.

Identificar, classificar e interpretar indcios paleontolgicos e paleogeogrficos como ferramenta auxiliar para o entendimento dos fenmenos geolgicos.

Dominar tcnicas e tecnologias para o mapeamento geolgico de superfcie e de subsuperfcie.

Dominar tcnicas e programas que permitam a avaliao do valor das reservas de minerais e hidrocarbonetos, considerando os elementos de risco envolvidos.

1.2

PROJETO PEDAGGICO DO CURSO - FORMAO

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Geologia UNIMONTE prope-se a formao integrada dos profissionais para atuar preferencialmente no planejamento, prospeco, pesquisa, avaliao e aproveitamento de recursos minerais, podendo tambm atuar em segmentos afetos ao gerenciamento do meio ambiente e no apoio s atividades de engenharia civil no campo da geotecnia, alm de incorporar fundamentos que

12

lhe permitam progredir na rea da pesquisa bsica ou aplicada na reas da geocincia.. O profissional egresso do curso ser exigido a atuar em equipes multi e interdisciplinares, compostas por especialistas na rea de engenharia, geofsica, oceanografia, qumica entre outras. O dinamismo que caracteriza as operaes das fases de prospeco e explorao dos recursos naturais requer que os Gelogos estejam aptos a rpidas mudanas de ambiente de trabalho, que podero ser realizados em gabinete, no campo ou mesmo em plataformas ocenicas.

COMPETNCIAS E HABILIDADES

Nesta perspectiva, o Gelogo dever ser capaz de planejar, executar e controlar os processos inerentes prospeco e avaliao de hidrocarbonetos, reunindo competncias que o tornem capaz de:

a) Analisar e interpretar fenmenos geolgicos e suas manifestaes;

b) Interagir com profissionais de outras reas para o melhor entendimento das questes afetas aos fenmenos geolgicos e suas manifestaes; c) Planejar estrategicamente projetos de prospeco de recursos naturais; d) Definir ferramentas, sistemas e tecnologias aplicveis para a execuo de projetos de prospeco e pesquisa de recursos naturais e de meio ambiente; e) Analisar prospectos favorveis ocorrncia de recursos naturais economicamente explorveis; f) Elaborar projetos de prospeco e pesquisa de recursos naturais; g) Avaliar economicamente reservas de recursos naturais economicamente explorveis; h) Fornecer fundamentos geolgicos para o melhor equacionamento de projetos de engenharia civil; i) Analisar e definir os critrios para o melhor manejo sustentvel de reas de preservao ou de risco civil; j) Fornecer parecer tcnico apropriado para aes civis e judiciais envolvendo questes relativas aos fenmenos geolgicos e suas manifestaes.

13

ORGANIZAO CURRICULAR: Eixos de formao / Temas e subtemas de formao

A proposta curricular estabelecida no Projeto Poltico-Pedaggico Institucional do Centro Universitrio Monte Serrat- UNIMONTE se sustenta em dois pilares: o trabalho coletivo dos coordenadores, do corpo docente e dos alunos, e o conceito de aprendizagem significativa, de Ausubel e colaboradores. Esses dois pilares tm como interface a interdisciplinaridade. De fato, somente uma elaborao coletiva pode garantir a efetivao dos processos de atualizao das intenes expressas no currculo, tambm no sentido de colocar em ao, e promover uma aprendizagem pautada pela co-construo e apropriao crtica do conhecimento, ampliada pela necessidade de uma formao que garanta ao egresso no s insero no mercado de trabalho, mas tambm na vida em sociedade. neste mbito que o ensino pode e deve contribuir para desenvolver as potencialidades e aumentar as possibilidades de o aluno transformar o que aprende em comportamentos socialmente significativos. O conceito de aprendizagem significativa, ancorado principalmente na contextualizao do conhecimento e na atribuio de sentidos a ele, volta-se para a articulao da teoria com a prtica por meio da pesquisa (Programa de Iniciao Cientfica, Programa de Iniciao Tecnolgica, TCC, monografias, etc.) e da extenso; para a integrao dos conhecimentos por meio da interdisciplinaridade; para a construo de uma relao de sentidos entre o conhecimento e a realidade dos alunos, A FIG. 1 abaixo , traduz o conceito de aprendizagem significativa e mostra como a interdisciplinaridade, representada pela Faixa de Mobius sinal grego de infinito (), se sobrepe e permeia as cinco dimenses da aprendizagem significativa, sinalizando a interatividade, a simultaneidade e a recursividade de todas elas. A Faixa de Mobius indica uma sequncia sem direo (no-linearidade), sem incio nem fim, sem exterior nem interior, sem frente nem verso e simboliza a ausncia de hierarquia e a descentralizao das cinco dimenses e o movimento integrador dos conhecimentos (EVANGELISTA, 2003). Esse movimento pode ser interpretado como interdisciplinaridade.

FIG.1: Cartografias da Aprendizagem Significativa (EVANGELISTA, 2003)

14

Fluxograma do Curso Materializando a concepo de Currculo expressa no Projeto Poltico Pedaggico Institucional (PPPI), a Matriz Curricular do Curso de Graduao em Tecnologia de Petrleo e Gs do UNIMONTE, organizada por ciclos modulares de aprendizagem., funda-se na abordagem de conhecimento em que se reconhece a importncia de todos os componentes curriculares, no sentido de dinamizar o ensino, trazer significado aprendizagem, integrar conhecimentos e atribuir uma viso prtica formao profissional do aluno. A organizao curricular por ciclos modulares est, portanto, fundamentada em uma viso interdisciplinar, transversal e transdisciplinar da educao e dos contedos necessrios formao acadmica, dispostos a partir das competncias e habilidades exigidas para a formao de um prospector de hidrocarbonetos com domnio dos elementos de geologia de petrleo.

Desse perfil de egresso desejado que se depreendem os eixos de formao que organizam a matriz curricular do curso, assim estabelecidos: um eixo de formao geral ou transversal e x eixos de formao especfica, em torno dos quais se estabelece um conjunto de atividades e saberes que fundamentam a formao do Gelogo, proporcionando a necessria articulao entre ensino, pesquisa e extenso.

As

competncias

exigidas

profissionalmente

do

Gelogo

so

desenvolvidas

contnua

gradativamente no decorrer do curso. Algumas competncias so construdas de forma transversal no currculo, garantindo a interdisciplinaridade, a formao humanstica, reflexiva, crtica, onde os alunos sero capazes de se adapta s transformaes do mercado, atuando com tica, profissionalismo e elevada capacidade de anlise, interpretao e soluo das diversas situaesproblema.

A estrutura curricular proposta segue as Diretrizes Curriculares para os Cursos em Geologia e Engenharia Geolgica, sugeridas por uma comisso de especialistas da Sociedade Brasileira de Geologia e apresentada ao MEC como referncia para a formao dos profissionais em geologia. Embora o documento ainda no tenha tido a aprovao formal do Conselho Nacional de Ensino, tem sido adotado por quase todas as Universidades Federais e Estaduais (inclusive USP e UNESP) quando das reformas curriculares mais recentes dos cursos de geologia do pas.

A proposta tambm leva em conta as atribuies de habilidades e competncias definidas pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (CONFEA) para o registro do exerccio legal do

gelogo na condio de profissional, alm de levar em conta a estrutura curricular adotada pela Unimonte, que exercita a prtica da inter e transdisciplinaridade atravs de uma estrutura em que o processo pedaggico orienta-se por Eixos Temticos, que se desdobram em Ciclos, e que por sua vez incorporam Mdulos Independentes entre si.

15

As Diretrizes Curriculares para a formao do Gelogo exigem a incorporao de Disciplinas de Contedo Bsico de Formao: Matemtica, Estatstica, Fsica, Qumica, Computao, Biologia e Geocincias; Disciplinas de Formao Especfica: Mineralogia, cristalografia, topografia, petrologia, petrografia, sedimentologia, paleontologia, geologia estrutural, geotectnica, estratigrafia,

geoqumica, geologia histrica, geofsica, geologia do Brasil, fotogeologia, sensoriamento remoto, geologia econmica, prospeco, mapeamento geolgico, recursos hdricos, minerais e energticos. Alm de Contedos Temticos definidos pela Unimonte a exemplo das disciplinas Recursos minerais, Recursos hdricos e Recursos energticos, alm de Ingls Instrumental aplicado Geologia.

O desenho curricular deste projeto divide-se em cinco momentos diferentes de formao, o primeiro Ciclo prioriza os fundamentos da gnese, estruturao e evoluo da Terra, o segundo Ciclo foca os processos fsicos e biolgicos que atuam na superfcie do planeta, o terceiro Ciclo tem como objetivo o estudo e entendimento dos processos endgenos ligados ao vulcanismo e ao metamorfismo, o quarto Ciclo enfoca os fundamentos da metalognese e formao das jazidas minerais, o quinto ciclo aborda as ferramentas de prospeco e pesquisa e sexto e ltimo ciclo apresenta os fundamentos econmicos, sociais e jurdicos que relacionam-se ao aproveitamento dos recursos naturais e ao gerenciamento ambiental.

O eixo de formao geral ou transversal permeia as atividades acadmicas, sejam as realizadas em sala de aula ou fora dela. De carter mais amplo, gerador das linhas de pesquisa (iniciao cientfica) e das atividades de extenso do curso. J os eixos de formao especfica constituem a base de organizao dos ciclos e deles derivam os eixos interdisciplinares e os subtemas dos mdulos no interior de cada ciclo, conforme demonstrado no grfico a seguir.

Os ciclos modulares, como se pode observar no grfico, so os elementos bsicos de articulao e de progresso do processo educativo, constituindo um fluxo contnuo, dentro de um mesmo ciclo e entre diferentes ciclos. Articulados e integrados pelo eixo de formao geral, os ciclos configuram unidades pedaggicas autnomas, que do conta de seu eixo de formao especfico, ao qual esto ligados os mdulos (cada um dos quais com a durao de um semestre letivo), formados por componentes curriculares que se renem em torno de um tema (decorrente do eixo especfico) que lhes confere certa identidade/unidade.

Organizados progressivamente, os ciclos constituem o parmetro utilizado para definir o avano das aprendizagens dos alunos, os impedimentos e as possibilidades de trnsito nos mdulos que os constituem. Os mdulos que compem cada ciclo no so sequenciais, isto , o aluno pode cursar qualquer um dos mdulos no ciclo vigente, desde que esteja em oferta. Concludos os mdulos do primeiro ciclo, o aluno poder matricular-se no mdulo do ciclo seguinte, e assim sucessivamente,

16

desde que no tenha dependncia em mais de duas disciplinas no conjunto de mdulos do ciclo anterior, sendo esse o parmetro que define o grau de flexibilidade da matriz curricular.

FLUXOGRAMA DE FORMAO DO GELOGO NA UNIMONTE

17

A estrutura curricular do Curso de Geologia foi elaborada por um conjunto de professores, de acordo com os objetivos do curso, e prope garantir ao discente formao acadmica de slidas bases cientficas, incorporando a interdisciplinaridade nas diversas reas do conhecimento e a inter-relao das disciplinas com a sociedade e com o mercado de trabalho.

Na busca do cumprimento dos objetivos do Curso foi desenvolvido um currculo que pe em foco a integrao sistmica dos ncleos de conhecimento envolvidos, com a finalidade de construir a compreenso global do processo produtivo envolvido junto aos educandos. Atendendo as diretrizes curriculares emanadas do Ministrio da Educao e Cultura MEC, o Curso valoriza a apreenso do saber tcnico e cientfico e motiva o desenvolvimento da pesquisa e da capacidade da tomada de decises.

Prope, tambm, apresentar, sempre com base nos conceitos, ferramentas e tecnologias atuais, utilizadas no mercado de trabalho, a preparao do aluno para um processo de educao permanente, propiciando-lhe a capacidade de aprender a aprender, no mais amplo sentido, nas diversas esferas da vida: pessoal, social e profissional. Isso depende de um trabalho pedaggico planejado e articulado com a realidade dos alunos e do mercado.

Embora cada disciplina tenha sua metodologia prpria, decorrente das especialidades de seus contedos e objetivos, o ambiente da sala de aula no pode ser tratado como obrigatrio, passivo e sacrificante. Ela o eixo gerador do pesquisar, do encontro entre o conhecimento e o fazer, onde os sujeitos/alunos tornam-se verdadeiros fazedores do tear pedaggico. Dessa forma, o desafio do corpo docente se faz por meio de planejamentos ousados e no-convencionais aos padres de uma escola formal.

O perfil dos nossos alunos exige dos docentes o mximo de participao e aproximao das suas realidades, o mercado da indstria do petrleo. A utilizao de vivncias, exerccios, aplicaes de ferramentas digitais, simulaes e experimentaes so atividades pedaggicas que fazem da sala de aula um lugar de troca e desenvolvimento de habilidades e atitudes. Cada mdulo compe-se de um conjunto de unidades curriculares que se articula com a finalidade de construir competncias e habilidades previstas na formao deste profissional. Segue a descrio dos mdulos por eixo temtico, abaixo: O mdulo denominado de Sistema Terra Gnese introduz o aluno nos fundamentos da origem e constituio da Terra como planeta, trabalhando as noes bsicas de qumica, clculo, biologia, estatstica alm de inserir conceitos de cosmoqumica, geoqumica e astronomia.

18

A proposta do mdulo Processos externos do planeta tem como foco os conhecimentos preliminares sobre a constituio e dinmica da crosta, fundamentada nos princpios da geotectnica, alm de proporcionar fundamentos de cristalografia, princpios fsicos da mecnica e fsico-qumica e tecnologia da informao. O mdulo Ar,gua e vida no planeta tem foco nos conhecimentos dos critrios fsico-qumicos que proporcionaram a existncia e manuteno da vida na superfcie da Terra. A oxigenao da atmosfera e o estabelecimento do ciclo hidrolgico so abordados nas disciplinas de Climatologia e hidrologia. As disciplinas Geometria analtica, Eletromagnetismo e Geodsia e Cartografia atribuem ao discente ferramentas bsicas que suportam o ensino das disciplinas especficas. O mdulo Aclimatao e o processo sedimentar tem o objetivo apresentar ao aluno os vetores influentes no processo de intemperismo, formao do solo, processos erosivos superficiais, transporte e deposio dos sedimentos que resultam na modelagem da superfcie do planeta e na formao das bacias sedimentares. O mdulo O processo vulcnico tem o objetivo estudar a origem e os produtos do processo vulcnico. Identificao e classificao fsica e qumica das rochas vulcnicas. O processo geoqumico de elevada temperatura vinculado ao vulcanismo, fonte da metalognese endgena tem seu estudo neste mdulo. O mdulo O processo metamrfico tem o objetivo estudar a origem e os produtos do metamorfismo. Identificao e classificao fsica e qumica das rochas vulcnicas. O estudo de geologia estrutural no mdulo refora a relao espacial entre o metamorfismo regional e as zonas de compresso, fundamentais para o entendimento dos processos que resultam no tensionamento, fraturamento e deformao das rochas. O mdulo Recursos minerais e energticos tem o seu foco na identificao dos processos metalogenticos, dos minerais de minrio e nas condies geolgicas que proporcionam a concentrao de reservas minerais de interesse da sociedade humana. Neste mdulo so apresentadas ferramentas importantes para a identificao e seleo de recursos naturais como: Fotogeologia e sensoriamento, Estratigrafia de sequncias e Geologia do petrleo. No mdulo Prospeco de recursos naturais so apresentadas as tcnicas e equipamentos utilizados na atividade de geologia em levantamentos geolgicos, geofsicos e de prospeco mineral e de recursos hdricos.

19

O mdulo Geologia econmica discute a questo da economicidade do aproveitamento dos recursos naturais na sociedade moderna, seus regulamentos legais e suas implicaes scioeconmicas. O dcimo e ltimo mdulo Avaliao de recursos naturais tem o objetivo de preparar o aluno para avaliar tcnica e economicamente os recursos naturais, considerando no somente a questo econmica, mas tambm as questes sociais e ambientais. Faz parte deste mdulo a realizao de um mapeamento geolgico de superfcie, realizado no curso de um trabalho de campo estimado em oito a dez dias, ocasio em que os dados de campo sero coletados para posterior anlise de gabinete e produo do TCC que consistir na apresentao do relatrio do mapeamento geolgico, que ser submetido a uma banca examinadora composta por docentes do curso de Geologia..

O currculo est estruturado em dez mdulos de formao, tendo como ponto de convergncia a unidade curricular Projeto Integrador responsvel pela articulao e integrao das unidades curriculares no interior dos mdulos, consubstanciando a reflexo terico-prtica instigada pelos projetos a serem desenvolvidos pelo aluno em sua trajetria acadmica.

O desenvolvimento das competncias e habilidades preconizadas neste projeto pedaggico, para o pleno exerccio profissional do Gelogo exige uma estrutura curricular constituda pelos eixos temticos acima apresentados. As competncias previstas so construdas passo a passo, perodo a perodo, na forma de projetos e/ou estudos, que garantem a formao de um sujeito com progressiva autonomia profissional e intelectual, como prevem as Diretrizes Curriculares Nacionais. Esses contedos so ministrados dando-se nfase interao entre as diversas reas do conhecimento, permitindo que o aluno construa uma viso integrada, articulada e crtica, representada na figura a seguir:

20

ESTRUTURA: MATRIZ CURRICULAR


CARGA HORRIA TOTAL: 3.600 h/a
1. CICLO Primeiro Mdulo Sistema Terra Gnese Gnese e dinmica do planeta Estatstica Qumica geral Pr-clculo para geocincias Elementos de biologia Ingls Instrumental- Gnese da Terra Projeto Integrador I 80 h/a 80 h/a 40h/a 40 h/a 40 h/a 40h/a 40 h/a 2. CICLO Terceiro Mdulo Ar, gua e Vida no planeta Climatologia e hidrologia Geodsia e cartografia Evoluo da vida na Terra Geometria analtica Eletromagnetismo para geocincias Ingls Instrumental Vida no planeta Projeto Integrador III 80 h/a 80 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 3. CICLO Quinto Mdulo O processo vulcnico Estudo das rochas gneas Desenho para geocientistas Geotectnica e o vulcanismo Geoqumica de alta temperatura Ondulatria para geocincias Ingls Instrumental -Vulcanismo Projeto Integrador V 80 h/a 80 h/a 40 h/a 40h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 4. CICLO Sexto Mdulo O processo metamrfico Estudo das rochas metamrficas Qumica instrumental Dinmica do metamorfismo Geologia estrutural Geologia histrica Ingls Instrumental - Metamorfismo Projeto Integrador VI 80 h/a 80 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a Quarto Mdulo Aclimatao e o processo sedimentar Intemperismo e sedimentao 80 h/a Mineralogia 80 h/a Geomorfologia 80 h/a Geoqumica de baixa temperatura 40 h/a Ingls Instrumental - Aclimatao 40 h/a Projeto Integrador IV 40 h/a Segundo Mdulo Processos externos do planeta 80 h/a Dinmica externa da Terra 80 h/a Computao para geocientistas 40 h/a Mecnica para geocincias 40 h/a Elementos de cristalografia 40 h/a Fsico-qumica 40h/a Ingls Instrumental Dinmica da crosta 40 h/a Projeto Integrador II

Stimo Mdulo Recursos Minerais e Energticos


Estratigrafia de sequncias Geologia do petrleo Fotogeologia e sensoriamento Metalognese endgena e exgena Ingls Instrumental Recursos minerais Projeto Integrador VII 80 h/a 80 h/a 80h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a

Oitavo Mdulo Prospeco de Recursos Naturais Geofsica aplicada prospeco Geologia do Brasil Instrumentao geolgica Estratgia de prospeco mineral Recursos hdricos Ingls Instrumental Prospeco mineral Projeto Integrador VIII 5. CICLO

80 h/a 80 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a

Nono Mdulo Geologia econmica


Depsitos minerais metlicos Legislao e regulao mineral Depsitos minerais no metlicos Matemtica financeira Ingls Instrumental Geologia econmica Projeto Integrador IX

80 h/a 80 h/a 80 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a 40 h/a Obs. A disciplina LIBRAS ser oferecida como disciplina optativa.

Dcimo Mdulo Avaliao dos recursos naturais Avaliao de reservas minerais 120 h/a Mapeamento geolgico 80 h/a Aspectos ambientais na indstria 40 h/a Trabalho de Concluso de Curso - TCC 120 h/a

21

CONTEDOS CURRICULARES - EMENTAS DAS DISCIPLINAS

As ementas das disciplinas que so desdobradas por cada professor, compem-se da seguinte forma: Ciclo 1 Fundamentos em Geocincias Mdulo 1 Sistema Terra e sua Gnese Carga Horria: 440 h/a Gnese e dinmica do planeta Ementa:
Origem do universo e formao dos planetas. Formao e evoluo do sistema solar. Teorias sobre a formao da Terra. Teoria da agregao heterognea e homognea. Formao da Lua. Composio da matria slida. Estruturas e constituio fsica da Terra; dinmica crustal; Conceitos bsicos de geoqumica primria. Diferenciao e constituio do ncleo, manto e crosta. Estudo do interior do planeta e a importncia da sismologia. Crosta ocenica e crosta continental. Foras endgenas e processos de diferenciao e mobilidade do manto e crosta. Isostasia e magnetismo terrestre. Deriva Continental e Tectnica de placas: margens convergentes, divergentes e transformantes. Origem dos oceanos e continentes; dobras e falhas; hot spots, terremotos e tsunamis. Minerais: definio, propriedades fsicas e diversos tipos de classificaes. Rochas Magmticas Intrusivas e extrusivas: Corpos intrusivos maiores e menores; vulcanismo. Estruturas e texturas das rochas magmticas. Rochas Metamrficas. Tipos de metamorfismo. Estruturas e texturas das rochas metamrficas Bibliografia bsica:

PRESS, Frank (Et al.). Para entender a terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 656 p. WICANDER, R, MONROE, J.S . Fundamentos de Geologia, ;Cengage Learning, 2009, 530 p. W. KENNETH HAMBLIN, ERIC H. CHRISTIANSEN Earths Dynamic Systems - 10 Edio. Editora Prentice Hall (Grupo Pearson)2004, 816p. ISBN-13: 9780131420663.
Bibliografia complementar:

TEIXEIRA, Wilson (Org.) et al. Decifrando a terra. So Paulo: Oficina de Textos, 2003. 557 p. DAVIES G. F, Dynamic Earth: Plates, Plumes and Mantle convection. Cambridge University Press, 1999, 418p. KEAREY, P. KLEPEIS, K.A., VINE, F.J. Global Tectonics, Wiley Blackwell , 2008. Pr-clculo para geocientistas Ementa:
Conjuntos numricos e nmeros reais; lgebra; Radiciao e potenciao; Polinmios e fatorao; Expresses fracionrias; Equaes e inequaes; Funes; Funes e suas propriedades; Funes do primeiro e segundo graus; Funo potncia; Funes polinomiais; Funes exponenciais; Funes logartmicas; Funoes compostas; funes inversas; Introduo ao clculo; Derivadas e integral de funo; Sistemas Lineares; Binmio de Newton, Anlise combinatria; Nmeros complexos.

Bibliografia bsica: DEMANA, F.; WAITS, B.K. FOLEY, G.D. E KENNEDY, D. Pr-Calculo, grfico, numeric e algbrico. Pearson Education do Brasil, 2009, 400 p.

22

MEDEIROS, V.Z., CALDEIRA, A.M. DA SILVA, L.M.O., MACHADO, M.A.S.,Pr- calculo, Cengage Learning, 2. Ed. 2009,538 p. BOULOS, P, Pr-Calculo, Pearson Education do Brasil, 1998, 97 pp. Bibliografia complementar: SAFIER, f, Pr- Calculo, Editora Bookman, 1. Edio DE OLIVEIRA, E.C. E MAIORINO, J. E. Introduo aos mtodos de matemtica aplicada,3.
Edio, 2010 Editora UNICAMP SP. 240 p.

GMEZ, l. A. Excell para engenheiros, Visual Books Editora, 2009, 1. Edio, So Paulo.

Qumica Geral Ementa: Matrias e medidas; tomos e substncias elementares; Molculas, ons e seus compostos; Equaes qumicas e estequiometria; Reaes quimicas em solues aquosas; Princpios da reatividade; Energia e reaes qumicas; A estrutura dos tomos e das molculas; Configuraes eletrnicas dos tomos e periodicidade qumica; Ligaes e estrutura molecular; Hibridizao de orbitais e orbitais moleculares; O Carbono; Os estados da matria; Os gases e suas propriedades; foras intermoleculares; lquidos e slidos; Qumica dos materiais slidos; As solues e seu comportamento.Controle das reaes qumicas; Princpios da reatividade: Cintica qumica; A qumica dos cidos e bases; Entropia e energia livre; Qumica dos elementos. Bibliografia bsica: KOTZ, j.c,TREICHEL, P.M., WEAVER, G. Qumica geral e reaes qumicas. Vol. 1 , Cengage Learnig, 2009, 708 p. KOTZ, j.c,TREICHEL, P.M., WEAVER, G. Qumica geral e reaes qumicas. Vol. 2 , Cengage Learnig, 2009, 512 p. RUSSEL, J.B, Qumica Geral, 2A, ED, Pearson Education do Brasil, vol 1 1994, 933 p. Bibliografia complementar: RUSSEL, J.B, Qumica Geral, 2A, ED, Pearson Education do Brasil, vol 2 1994, 946 p. MAIA, D.J, BIANCHI, A. Qumica Geral. Pearson Education do Brasil, 2007, 448 p. BROWN, T.L, LE MAY, H.E, BURSEN, E., PearsonEducation do Brasil, 2005,992 p.

Estatstica Ementa: Conceitos bsicos de Estatstica. Estatistica descritiva; Probabilidade; Distribuio discreta de probabilidade; Distribuio normal de probabilidade; Intervalos de confiana; Amostragem; Anlise exploratria dos dados de uma amostra; Distribuio amostras dos estimadores; Estimao; Intervalos de confiana para mdias e propores; Testando a hiptese com uma amostra;Teste de hipteses com duas amostras; Correlao e regresso; Testes qui-quadrado e distribuio. Bibliografia bsica: TRIOLA, Mario F. Introduo estatstica. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005. 656 p VIEIRA, Snia. Estatstica experimental. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1999. 185 p. CRESPO, Antnio Arnot. Estatstica fcil. 8. ed. So Paulo: Saraiva, 1991. 224 p. Bibliografia complementar: LARSON, Ron; FARBER, Elizabeth. Estatstica aplicada. 2. ed. So Paulo: Prentice Hall, c2004. xv, 476 p. LAPPONI, Juan Carlos. Estatstica usando excel. 4. ed. revista e atualizada Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. xvi, 476 p. MOORE, David S.; PESSOA, Cristiana Filizola Carneiro (Trad.). A estatstica bsica e sua

23

prtica. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2005. 658 p. Elementos de Biologia Ementa: Evoluo, o princpio unificador das cincias biolgicas. A origem da vida . A vida ao nvel celular. Origem evoluo e diversidade dos seres vivos, anatomia e fisiologia vegetais, e fisiologia animal. Caracteres gerais dos seres vivos. Diversidade de seres vivos. Metabolismo energtico dos seres vivos. Reproduo dos seres vivos. Desenvolvimento embrionrio. As bases da diferenciao celular. Populaes. Organismos que povoam o planeta e o ambiente em que eles vivem. A evoluo do Homem. O planeta como um sistema vivo Conceito de Gaia. Bibliografia bsica: CHEIDA, Luiz Eduardo. Biologia integrada. So Paulo: FTD, 2002. 495 p. (Coleo biologia integrada) FUTUYMA, Douglas J. Biologia evolutiva. 2. ed. Ribeirao Preto: FUNPEC, 2003. xiii, 631 p. ISBN 8587528181 RIDLEY, Mark. Evoluo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. viii, 752 p. (Biblioteca Artmed) ISBN 9788536306353 Bibliografia complementar: DE ROBERTIS, E. M. F.; HIB, Jose. Bases da biologia celular e molecular/ De Robertis. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2001. xii, 418 p. ISBN 8527706458 BEGON, Michael; OLIVEIRA, Paulo Luiz de; MELO, Adriano Sanches (Rev. tcnico) (Tradutor) et al. Ecologia: de indivduos a ecossistemas. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. x, 740 p. ISBN 9788536308845 STORER, Tracy Irwin; USINGER, Robert L.; STEBBINS, Robert C.; NYBAKKEN, James W. Zoologia geral. 6. ed. So Paulo: Nacional, 2000. 816 p. (Biblioteca Universitria. Srie 3., 8 Cincias Puras) ISBN 8504003558 POUGH, F. Harvey; SOUZA, Ana Maria de (Coord.). A vida dos vertebrados. 4. ed. So Paulo: Atheneu, 2011. 684 p. ISBN 9788574540955 RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray Franklin; EICHHORN, Susan E. Biologia vegetal. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. xix, 906 p. ISBN 8527706415

Ingls Instrumental aplicado Gnese do planeta Terra Ementa: Desenvolvimento de habilidades lingusticas. Leitura de textos sobre gnese e dinmica do planeta Terra. Estratgias de leitura. Estruturas nominais e verbais. Bibliografia bsica: W. KENNETH HAMBLIN, ERIC H. CHRISTIANSEN. Earths Dynamic Systems. 10 Edio. Prentice Hall, 2004. DAVIES G. F. Dynamic Earth: Plates, Plumes and Mantle convection. Cambridge: CUP, 1999. KEAREY, P. KLEPEIS, K.A., VINE, F.J. Global Tectonics. Wiley Blackwell, 2008. Bibliografia complementar: BIZZI, Luiz Augusto. ( Ed) et Al. Geology, tectonics and mineral resources of Brazil:text, maps & GIS. Brasilia. CPRM, 2003, MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use. 2nd. ed. Cambridge: CUP, 2006. FUCHS, Marjorie, BONNER, Margareth, WESTHEIMER, Miriam. Focus on Grammar: an intermediate course for reference and practice. 2. ed. New York: Longman, 2000.

24

Projeto Integrador I Ementa: Exerccio de integrao dos contedos das disciplinas do mdulo, tendo como eixo temtico a gnese, evoluo, constituio fsica e qumica do planeta, sua dinmica evolutiva e os princpios biolgicos da evoluo da vida no planeta. Bibliografia bsica: VARGAS, Milton. Metodologia da pesquisa tecnolgica. Rio de Janeiro: Globo, 1985, 243 p. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 23. ed. So Paulo: Cortez, 2008, 304. Bibliografia complementar: CARMO-NETO, Dionsio Gomes do. Metodologia cientfica para principiantes. 2. ed. Salvador: Universitria Americana, 1993, 573 p. Bibliografia Complementar: PRESS, Frank (Et al.). Para entender a terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 656 p. WICANDER, R, MONROE, J.S . Fundamentos de Geologia, ~;Cengage Learning, 2009, 530 p SAHTOURIS, E, A dana da Terra sistemas vivos em evoluo, ed. Record,1998, 331p.

Ciclo 1 Fundamentos das geocincias Mdulo 2 Processos externos do planeta Carga Horria: 440 h/a Dinmica externa da Terra Ementa: Tempo Geolgico: mtodos geolgicos de estudo do tempo, escala de tempo geolgica, formao dos fsseis. Agentes da dinmica externa: Intemperismo Fsico, Qumico e Biolgico, Eroso e Movimentos gravitacionais de massa: diferenciao entre os processos. Transporte e deposio de sedimento. Estruturas e texturas das rochas sedimentares. Rochas sedimentares: tipos de sedimentos e de rochas sedimentares. Soterramento, Diagnese e litificao dos sedimentos. Superfcies de aplainamento. Formao e evoluo do solo. Intemperismo em clima tropical e tipos de solo resultantes. Processo de bauxitizao e de laterizao. Mineralizaes supergnicas: ouro latertico, bauxita, nquel latertico, mangans,fosfato, titnio e nibio. Bibliografia bsica: PRESS, Frank (Et al.). Para entender a terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 656 p. WICANDER, R, MONROE, J.S . Fundamentos de Geologia, ~;Cengage Learning, 2009, 530 p. POPP, J. R. Geologia Geral. Livros Tcnicos e Cientficos Editora SA. 5. edio. Rio de Janeiro. 2009. Bibliografia complementar: TEIXEIRA, Wilson (Org.) et al. Decifrando a terra. So Paulo: Oficina de Textos, 2003. 557 p. DAVIES G. F, Dynamic Earth: Plates, Plumes and Mantle convection. Cambridge University Press,

25

1999, 418p. KEAREY, P. KLEPEIS, K.A., VINE, F.J. Global Tectonics, Wiley Blackwell , 2008

Elementos de cristalografia Ementa: Estrutura da matria slida. Matria amorfa e matria cristalina. Cristalografia: cristal e estrutura cristalina. Forma e estrutura interna. Simetria e grupos pontuais. Classes e sistemas cristalinos.Orientao e notao cristalogrficos. Projees e formas de cristais. Simetria translacional e retculos cristalinos. Simetria interna e grupos espaciais. Foras interatmicas e estruturas cristalinas. Classificaes cristaloqumicas. Princpios estruturais e poliedros de coordenao. Regras de Pauling. Estrutura de elementos metlicos e no metlicos. Famlias estruturais. Estruturas orgnicas. Variaes composicionais e soluo slida. Imperfeies estruturais,polimorfismo e transformaes polimrficas. Clivagem e ordenamento de clivagem. Difrao de raio X e mtodos de anlises estruturais e identificao de substncias cristalinas. Bibliografia bsica: DAS NEVES, PC.P, SCHENATO, F, BACHI, F, Fundamentos de cristalografia, Editora: ED. ULBRA 2010, 304 p. ISBN: 9788575282342 DAS NEVES, PC.P, SCHENATO, F, BACHI, F, Introduo mineralogia prtica, Editora: 2 Ed. Editora. ULBRA 2008, 336 p. ISBN: 9788575280929 KLEIN, C & HURLBURT, C. S. Manual de Mineralogia Vol 1 Editora Revert, 1996, 4, Ed, 392 p. tora John Wiley & Sons. // Local: New York - USA // Edio: 2 // Ano: 1993 ISBN: 9788429146066 Bibliografia complementar: KLEIN, C & HURLBURT, C. S. Manual de Mineralogia Vol 2 Editora Revert, 1997, 4, Ed, 396 9788429146073. BLOSS,F. D. Crystallography and Crystal Chemistry - An Introduction, Editora Mineralogical Society of America. Washigton - USA 2 Ed. 1994. EVANS,R.C.,An Introducion to Crystal Chemistry,Editora Cambridge University 2 Ed. 1979.

26

Mecnica para geocincias Ementa: Princpios gerais de Mecnica. Vetores de fora. Equilbrio de uma partcula. Resultantes de sistema de fora. Equilbrio de corpo rgido. Anlise estrutural. Foras internas. Atrito. Centro de gravidade e controle. Momentos de inrcia. Trabalho virtual. Cinemtica de uma partcula. Fora e acelerao. Cintica de uma partcula. Trabalho e energia. Impulso e quantidade de movimento. Cintica do movimento. Impulso e quantidade de movimento. Cinemtica tridimensional de um corpo rgido. Cintica tridimensional de um corpo rgido. Vibraes. Bibliografia bsica: FERNANDES, C.A., Fundamentos de fsica para geocincias. Vol 1, 1 Ed. Intercincia, 2007, 154 p ISBN 9788571931596. HIBBELER, R. C. Mecnica para engenharia Esttica. 12. Ed. Pearson Education Brasil, 2011, 528 p. ISBN 9788576058151 HIBBELER, R. C. Mecnica para engenharia Dinmica. 12. Ed. Pearson Education Brasil, 2011, 608 p. ISBN 9788576058144 Bibliografia complementar: SERWAY, R.A.,JEWETT JR,J.W. Princpios de fsica Mecnica clssica Vol 1, Ed. Cengage Learning, 2004, 488 p. SHAMES, IRVING H, Esttica Mecnica para engenharia volume 1 Ed. Prentice Hall, 4. Ed. 2002, 470 p. SHAMES, IRVING H, Dinmica Mecnica para engenharia volume 2 Ed. Prentice Hall, 3. Ed. 2003, 648 p.

Fsico-qumica elementar Ementa: Propriedades termodinmicas. bacos termodinmicos. Gases e a lei zero da termodinmica. Tabelas de vapor. Calor e trabalho. Primeira Lei da Termodinmica. A Segunda e a Terceira leis da Termodinmica. Ciclo de Rankine. Gs perfeito Energia livre e potencial qumico.Equilbrio qumico. Equilbrio em um sistema de um componente. Equilbrio em sistemas com componentes mltiplos. Eletroqumica e solues inicas. Pr-mecnica quntica. Bibliografia bsica: BALL, D. W., Fsicio- qumica vol 1 , Ceangage Learning, Harris, 2005, 472 p. LENO. G, NEGRO, L, Termodinmica, Pearson Education Brasil, 2004, 220p. ISBN 97887918758. P. W. Atkins, Fsico-Qumica, Vol 1. LTC Editora, Rio de Janeiro (1999). Bibliografia complementar: BUENO W.A., DEGRVE, L.; Manual de Laboratrio de Fsico-Qumica, McGraw-Hill, So Paulo, 1980. Experimento 1, p. 23-27. PILLA, L.; Fsico-Qumica, Vol. 1, LTC, Rio de Janeiro, 1979.SKOOG, BAUMAN R. P., Introduo ao Equilbrio Termodinmico. EDUSP, So Paulo (1972).

Computao para geocientistas Ementa:


Histrico dos computadores. Noes de hardware. Microprocessadores. Conceitos de Tecnologia da

27

informao. Ferramenta computacional. Estrutura e organizao das informes. Organizao de arquivos e pastas. Armazenamento de dados e famlias de arquivos. Organizao das informaes. Transferncia de arquivos. Registros e back-up. Medidas de segurana: anti-virus. Nooes Bsicas Edio de texto. Macros. Planilha Eletrnica Excell. Operaes bsicas. Clculos. Planilhas. Grficos. Insero de figuras.

Bibliografia bsica:
AITKEN, Peter G. 10 minutos para aprender word para windows 95. So Paulo: Berkeley Brasil, 1996. 172 p. ISBN 8572513868 SILVA, Mrio Gomes da. Informtica - Excel 2000, Access 2000, Powerpoint 2000 - 2. ed. / 2001 ( Livro ) - Acervo 46318 SHIMIZU, Tamio. Processamento de dados: conceitos bsicos. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1994. 329 p.

Bibliografia complementar:
BLOCH, S. C. Excel para Engenheiros e Cientistas. LTC. 2 ed. FARHAT, C.E.C. & IACUTE; L. A. V. Introduo estatstica aplicada. FDA. So Paulo. 1998. LAPPONI, J. C. Estatstica Bsica usando Excel. Campus. 4 ed. 2005.

Ingls Instrumental Aplicado Dinmica da crosta Ementa:


Desenvolvimento de habilidades lingusticas. Leitura de textos sobre processos externos do planeta Terra. Estratgias de leitura. Estruturas nominais e verbais. Referncia contextual.

Bibliografia bsica:
VAN DER PLUIJM, Ben A., MARSHAK, Stephen. Earth Structure: an Introduction to Structural Geology and Tectonics. 2. ed. New York: W. W. Norton and Company, c2004. BIZZI, Luiz Augusto (Ed.) et al. Geology, tectonics and mineral resources of Brazil: text, maps&GIS. Braslia: CPRM, 2003. DAVIES G. F, Dynamic Earth: Plates, Plumes and Mantle convection. Cambridge University Press, 1999. KEAREY, P. KLEPEIS, K.A., VINE, F.J. Global Tectonics, Wiley Blackwell , 2008

Bibliografia complementar:
BLOSS, F. D. Crystallography and Crystal Chemistry - An Introduction. Washington: Mineralogical Society of America, 1994. MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use. Cambridge: CUP, 2006. FUCHS, Marjorie, BONNER, Margareth, WESTHEIMER, Miriam. Focus on Grammar: an intermediate course for reference and practice. New York: Longman, 2000.

Projeto Integrador II
Ementa: Exerccio de integrao dos contedos das disciplinas do mdulo, tendo como eixo temtico a ao dos agentes externos que atuam na modificao da superfcie do planeta Terra.. Bibliografia bsica: VARGAS, Milton. Metodologia da pesquisa tecnolgica. Rio de Janeiro: Globo, 1985, 243 p. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 23. ed. So Paulo: Cortez, 2008, 304. Bibliografia complementar: CARMO-NETO, Dionsio Gomes do. Metodologia cientfica para principiantes. 2. ed. Salvador: Universitria Americana, 1993, 573 p. Bibliografia complementar: BLOSS,F. D. Crystallography and Crystal Chemistry - An Introduction, Editora Mineralogical

28

Society of America. Washigton - USA 2 Ed. 1994. PRESS, Frank (Et al.). Para entender a terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 656 p. WICANDER, R, MONROE, J.S . Fundamentos de Geologia;Cengage Learning, 2009, 530 p.

Ciclo 2 Geologia da superfcie crustal Mdulo 3 Ar, gua e vida no planeta Terra Carga Horria: 440 h/a Climatologia e hidrologia Ementa: Definio do sistema climtico global. Elementos de hidrometeorologia. Balano global de energia. Balano de energia da superfcie. Ciclo hidrolgico e bacia hidrogrfica. Balano hdrico e balano de gua no solo. Controle de enchentes. Histria e evoluo do clima da Terra. Mudanas climticas. Bibliografia bsica: TORRES, F.T.P e MACHADO, P.J.O, Introduo climatologia, 1. Ed. Cengage Learning, So Paulo, 235p. 2012, ISBN 9788522111473. HARTMANN, D. L. Global Physical Climatology. ISBN: 0-12-328530-5. Academic Press, 411 p, 1994. TU MENDONA, F., I. M. DANNI-OLIVEIRA. Climatologia. ISBN: 9788586238543. Oficina de Textos, 1. ed., 208 p, 2007. CCI, C.E.M. - Hidrologia: Cincia e Aplicao. ISBN: 8570259240. Associao Brasileira de Recursos Hdricos, 4. ed., 944 p, 2007. Bibliografia complementar: CAVALCANTI, I. F. A.; N. J. FERREIRA; M. A. F. DIAS; M. G. A. JUSTI. Tempo e Clima no Brasil. ISBN: 9788586238925. Oficina de Textos, 1. ed., 464 p, 2009. DINGMAN, S. L. Physical Hydrology. ISBN: 1577665619. Waveland Press, 2. ed, 656 p, 2008. TEIXEIRA, W., T. R. FAIRCHILD, M. C. M. DE TOLEDO, F. TAIOLI. Decifrando a Terra. ISBN: 9788504014396. Companhia Editora Nacional, 2. ed, 624 p, 2009.. Geodsia e cartografia Ementa: Mapas e cartas. Escala e contedo informativo. Geodsia e tcnicas topogrficas /cartogrficas. Planimetria, altimetria e batimetria. Perfis topogrficos e curvas de nvel. Coordenadas geogrficas (latitude e longitude). Coordenadas planas (UTM). Projees cartogrficas: Mercator e UTM. Coordenadas Polares: Azimute verdadeiro e magntico, distncias. Equipamentos e mtodos para cartografia e navegao: bssola, teodolito, nvel, GNSS e sistemas digitais. Cartografia digital. Converso de dados. Estruturas de dados cartogrficos. Levantamentos de campo. Representaes topogrficas e temticas. Bibliografia bsica: FITZ, Paulo Roberto. Cartografia bsica. 2. ed. rev. ampl.Canoas:Centro Universitrio La Salle - UNILASALLE, 2005. 219 p. MONICO, Joao Francisco Galera. Posicionamento pelo Navistar- GPS. Ed. UNESP. 2000. 288 p. ISBN: 8571393281. LOCH, Carlos & CORDINI, Jucilei. Topografia contempornea : planimetria Edio 2. ed. UFSC, 2000. 321 p. : il. Serie Didatica.

29

Bibliografia complementar: MIGUENS, Altineu Pires. Navegao: a cincia e a arte. Niteri: Diretoria de Hidrografia e Navegao, 1999. 681 p. ROCHA, Antnio M. R. O ABC do GPS. Recife: Bagao, 2004. 111 p. RAMOS, Cristhiane da Silva. Visualizao cartogrfica e cartografia multimdia: conceitos e tecnologias. So Paulo: UNESP, 2005. 178 p. Peridicos: INFO GPS/GNSS. Curitiba: MundoGEO,2003-. Bimestral. INFOGEO. Curitiba: Mundo Geo,1998-. Bimestral. Evoluo da vida na Terra Ementa: Espcie em paleontologia. Anlise morfolgica com terminologia dos principais grupos de invertebrados. Taxa de evoluo, extino, radiao adaptativa. Paleoecologia: exigncias e adaptaes ao ambiente circundante, comunidade fssil. Bioestratigrafia, gneros-ndices. Paleobiogeografia: correlaes, paleoclima. Evoluo dos vegetais, principais paleofloras. Evoluo dos vertebrados. Irradiaes: rpteis no Mesozico e mamferos no Cenozico. Bibliografia bsica: CARVALHO, I.S. (ed.) 2004. Paleontologia. Vol. 1 e 2. RJ: Intercincia, 861 p + 258 p. MENDES, J.C. 1977. Paleontologia Geral. RJ: Livros tcnicos e cientficos. 342p. MENDES, J.C. 1988. Paleontologia Bsica. So Paulo : Queiroz & EDUSP, 347 p. Bibliografia complementar: GOULD, S.J. 1989. Vida maravilhosa. O acaso na evoluo e a natureza da histria. Companhia das Letras: 391p. HOLZ, M. & SIMES, M.G. 2002. Elementos fundamentais de tafonomia. UFRGS, Porto Alegre, 232 p. McALESTER, L.A. 1971. Histria geolgica da vida. SP: Edgard Blcher Ltda, 173 p. TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M.C.M.; FAIRCHILD, T.R.; TAIOLI, F. (org.) 2000. Decifrando a Terra. So Paulo: Oficina de Textos, 557 p.

Eletromagnetismo para geocientistas Ementa: Foras eltricas e campos eltricos. Potencial eltrico. Capacitncia. Correne contnua. Circuitos de corrente contnua. Corrente alternada. Foras magnticas. Campos magnticos. Lei de Faraday. Indutncia eletromagntica. Ondas eletromagnticas. Mtodos geofsicos potenciais: magnetometria. Mtodos geofsicos indutivos: mtodos eletromagnticos. Perfis de poos. Perfil Potencial espontneo. Perfil Induo eltrica. Perfil eletromagntico. Bibliografia bsica: SERWAY, R.A, JEWETT JR.,J.W, Princpos de fsica - Eletromagnetismo volume 3, Cengage learning, 2005, 348 p. YUNG. D.H. Fsica Eletromagnetismo, vol. 3, 12. Ed. 2008. Ed. Pearson ISBN, 448 p. 9788588639348 CALADA, C.S., SAMPAIO, J.L, Universo da fsica 3 Ondulatria, eletromagnetismo Fsica Moderna, Ed. Atual, 535 p. ISBN: 8535700706 Bibliografia complementar: CHAVES.A, Fsica Vol 2 Eletromagnetismo., Reichman e Autores, 2009.

30

KEAREY, P.; BROOKS M. and HILL, I. Geofsica de Explorao. So Paulo, Oficina de Texto. 387p. 2009. Gadallah, Mamdouh R. FisheR Ray, Exploration geophysics, Springer Verlag, 262 p. 2009. US Dec. 2008. Geometria analtica Ementa: Matrizes, determinantes e sistemas. Operaes com matrizes, determinantes, escalonamento de matrizes, caracterstica e inverso de matrizes por escalonamento. Resoluo de sistemas lineares por escalonamento, anlise de sistemas lineares (Teorema de Rouch-Capelli). Vetores. Definio, operao com vetores e propriedades. Dependncia e independncia linear, bases. Produto escalar, ortogonalidade, ngulos, comprimento e projees. Orientao de base, produtos vetorial e misto, aplicaes no clculo de reas e volumes. Retas e planos. O sistema de coordenadas cartesiano. Equaes e parametrizaes de retas e planos. Posies relativas entre retas, entre reta e plano, e entre planos. Distncia entre pontos, entre duas retas, entre reta e plano, e entre dois planos. ngulos entre retas, entre reta e plano e entre dois planos. Translaes, rotaes, reflexes e mudanas de escala, do objeto e do sistema de coordenadas. Bibliografia bsica: BOULOS, P. e CAMARGO, I., Introduo Geometria Analtica no Espao, Makron Books, So Paulo, 1997. BOULOS, P. e CAMARGO, I.,. Geometria Analtica, um tratamento vetorial. Makron Books, So Paulo, 1986. WINTERLE, P., Vetores e Geometria Analtica, Makron Books, So Paulo, 2000. Bibliografia complementar: LIPSCHUTZ, S. - lgebra Linear. Editora Mc Graw-Hill - 1971 BOLDRINI, J. L / COSTA, S. I. R ./ RIBEIRO, V. L. F. F / WETZLER, H. G. - lgebra Linear. - Ed. Harbra 1980. NATHAN, M. S. - Vetores e Matrizes. Livros Tcnicos e Cientficos - Editora S.A.- 1988 Ingls Instrumental Aplicado ao Ar, gua e vida no planeta Ementa: Desenvolvimento de habilidades lingusticas. Leitura de textos da rea de paleontologia, climatologia, hidrologia, geofsica e cartografia. Estratgias de leitura. Estruturas nominais e verbais. Formao de palavras: prefixos e sufixos. Bibliografia bsica: HARTMANN, D. L. Global Physical Climatology. Academic Press, 1994. DINGMAN, S. L. Physical Hydrology. Waveland Press, 2008. GADALLAH, M., R. FISHER Ray. Exploration geophysics. New York: Springer Verlag, 2009. Bibliografia complementar: MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use. 2nd ed. Cambridge: CUP, 2006. FUCHS, Marjorie, BONNER, Margareth, WESTHEIMER, Miriam. Focus on Grammar: an intermediate course for reference and practice. New York: Longman, 2000.

Projeto Integrador III Ementa: Exerccio de integrao dos contedos das disciplinas do mdulo, tendo como eixo

31

temtico o estudo da ao do ar, da gua e da evoluo da vida no planeta Terra. Bibliografia bsica: VARGAS, Milton. Metodologia da pesquisa tecnolgica. Rio de Janeiro: Globo, 1985, 243 p. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 23. ed. So Paulo: Cortez, 2008, 304. Bibliografia complementar: CARMO-NETO, Dionsio Gomes do. Metodologia cientfica para principiantes. 2. ed. Salvador: Universitria Americana, 1993, 573 p. Bibliografia complementar: McALESTER, L.A. 1971. Histria geolgica da vida. SP: Edgard Blcher Ltda, 173 p. TUCCI, C.E.M. - Hidrologia: Cincia e Aplicao. ISBN: 8570259240. Associao Brasileira de Recursos Hdricos, 4. ed., 944 p, 2007. MENDONA, F., I. M. DANNI-OLIVEIRA. Climatologia. ISBN: 9788586238543. Oficina de Textos, 1. ed., 208 p, 2007.

Ciclo 2 Geologia da superfcie crustal Mdulo 4 Aclimatao e o processo sedimentar Carga Horria: 440 h/a Intemperismo e sedimentao Ementa: Conceito de Intemperismo. Intemperismo fsico. Intemperismo qumico. Agentes dos Intemperismo. Fatores controladores do Intemperismo. Reaes qumicas do Intemperismo. Produtos dos intemperismo: rocha alterada, solo. Formao do solo. Estruturao do solo. Classificao dos solos. Conceito de Sedimentao. Processos Sedimentares: eroso, transporte e deposio. Ciclo intemperismo-erososedimentao. Processos Erosivos. Agentes erosivos. Transporte de sedimentos. Agentes de transporte. Deposio de sedimentos. Conceitos de rea-fonte, bacia sedimentar, nvel de base. Fontes dos sedimentos. Caractersticas dos sedimentos. Produo de Sedimentos em bacias hidrogrficas. Sedimentao alctone, autctone. Sedimentao mecnica, qumica, bioqumica, autignica. Bibliografia bsica: DIAS, Alveirinho. A anlise sedimentar e o conhecimento dos sistemas marinhos. Universidade do Algarve. E-book, 2004, 84p. SUGUIO, Kenitiro. Geologia sedimentar. So Paulo: Edgard Blcher, 2007. ix, 400 p. 2001. 263 p. SUGUIO, K, Geologia do quaternrio e mudanas ambientais, So Paulo: Paulo's Comunicao e Artes Grficas, 366 p. 2001. Bibliografia complementar: BJORLYKKE K. Sedimentology and petroleum geology =, Springer Verlag Publishing. SUGUIO, Kenitiro. Dicionrio de geologia marinha: So Paulo: T. A. Queiroz, 1992. 171 p. TEIXEIRA,W.; TOLEDO,M.C.M.; FAIRCHILD,T.R.; Taioli,F. (Organiz.) 2000. Decifrando a

32

Terra. Publ. Oficina de Textos, So Paulo.

Geomorfologia Ementa: Principais formas de relevo associadas tectnica Global: Margens continentais ativas e passivas; Arcos de Ilha, Arcos Magmticos e Cordilheiras Ocenicas. Fisiografia dos fundos ocenicos.Estruturas tectnicas controladas por falhas, dobras e metamorfismo (foliao e lineao).Processos Exgenos: Intemperismo e formao dos solos; cobertura vegetal, caractersticas das encostas; infiltrao e escoamento da gua.Processos Erosivos tipos e exemplos.Movimentos Gravitacionais de Massa: tipos e exemplos.Geomorfologia Fluvial: tipos de canal: retilneo, anastomosado e meandrante; tipos de drenagens.Geomorfologia Costeira: Variaes relativas do nvel do mar; processos morfodinmicos costeiros (ondas, correntes e mars); Praias, Cordes litorneos, Ilhas Barreiras, Plancies Costeiras e Dunas.Geomorfologia Crstica: lapis, dolinas e outras formas; gnese e evoluo de cavernas.Geomorfologia derivada de processos glaciais: a ao erosiva do gelo e seus depsitos.Geomorfologia do Brasil: exemplos. Bibliografia bsica: CUNHA, S. B. da (Org.), Geomorfologia : uma atualizao de bases e conceitos . 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 472 GUERRA, A. J. T.; da CUNHA S, B. . (Org.), Geomorfologia e meio ambiente . 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. 394 p. da CUNHA, S. B.; GUERRA, Antonio Jos Teixeira (Org.)., Geomorfologia do Brasil 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 388 p Bibliografia complementar: GUERRA, A. J. T. Novo dicionrio geolgico-geomorfolgico ; 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. 648 p CASSETI, V.Elementos de geomorfologia . Goinia: UFG, 1994. 137 p. POPP, J. H. Geologia geral . 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. xi, 309 p

Mineralogia Descritiva Ementa: Processo de formao dos minerais componentes das rochas. Reviso sobre as propriedades fsicas e pticas dos minerais Nomenclatura e classificao mineral; sistemtica deidentificao; classificao e polimeri zao dos silicatos. Grupo do Quartzo. Grupo dos feldspatos: feldspatos alcalinos e plagioclsios. Inossilicatos de cadeia simples: grupo dos piroxnios. Inossilicatos de cadeia dupla: grupo dos anfiblios. Filossilicatos: grupo das micas; grupo da clorita; grupo da serpentina; argilominerais. Grupos dos feldspatides e zelitas. Grupo dos nesossilicatos, soro e ciclossilicatos. No silicatos: elementos nativos, sulfetos, halogenetos, carbonatos, nitratos, sulfatos, xidos, cromatos, molibdatos, wolframatos, fosfatos, arseniatos, vanadatos e boratos. Introduo Petrografia: rochas gneas. Introduo Petrografia: rochas metamrficas e sedimentares. Princpios de mineralogia ptica e utilizao de microscpio polarizador. Bibliografia bsica: KLEIN, C, Manual of Mineral Science (Manual of Mineralogy), 23a. Ed, 2007, John Wiley , 675 p. ISBN 0471721573. DAS NEVES, PC.P, SCHENATO, F, BACHI, F, Introduo mineralogia prtica, Editora: 2 Ed. Editora. ULBRA 2008, 336 p. ISBN: 9788575280929 KLEIN, C & HURLBURT, C. S. Manual de Mineralogia Vol 1 Editora Revert, 1996, 4, Ed,

33

392 p. tora John Wiley & Sons. // Local: New York - USA // Edio: 2 // Ano: 1993 ISBN: 9788429146066 Bibliografia complementar: DEER, W.A.; HOWIE; R.A. & ZUSSMAN, J. 2ed. 2000. Minerais constituintes das rochas uma introduo.Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa, 727p. KLEIN, C & HURLBURT, C. S. Manual de Mineralogia Vol 2 Editora Revert, 1997, 4, Ed, 396 9788429146073. CONSTANTINESCU, E ()rg.) , Mineralogy in the system of Earth Sciences,2000, World Science Publishing,Emperial College Press. Geoqumica de baixa temperatura Ementa: Geoqumica inorganica:de alta temperature e de baixa temperature. A molcula de gua e suas propriedades fsico-quimicas. O processo supergnico. Intemperismo. Itemperismo qumico e seus agentes. Origem dos solos. Solo autctone. Solo transportado. Solo orgnico.Solos pedognicos. Composio dos solos: silicatos, xidos, carbonatos, sulfatos. Mobilidade qumica em solos de clima tropical. Halos geoqumicos primrios e secundrios. Solos bauxticos. Solos caulincos. Solos laterticos. Mineralizaes supergnicas: diamente, ouro, nquel silicatado, estanho, tungstnio, nibio, fosfato, titnio, caulin, bauxita, minrio de ferro e mangans. Bibliografia bsica: OTTONELLO, G, Principles of Geochemestry, Columbia University Press, 1997, 863 p. KRAUKOPF,K. Frontiers in Geochemistry: Global Inorganic Geochemistry vol 1 , W. G. Ernst, 2002, 323p, 0966586948 FAURE,G. Principles and Appications of Inorganic Geochemistry Editor: Macmillan Pub . CO : 1991 Bibliografia complementar: HENDERSON,P. Inorganic Geochemistry, New York , Pergamon Press 1992 KRAUKOPF,K.B. Introducao a Geoquimica Vol.1 Poligono 1971 MASON,B, & MOORE,C.B. Principles of Geochemistry,: New York, John Wiley & Sons ,1982.

Ingls Instrumental aplicado Aclimatao e o processo sedimentar Ementa: Desenvolvimento de habilidades lingusticas. Leitura de textos sobre intemperismo, processos de sedimentao, evoluo da morfologia da superfcie terrestre, mineralogia das rochas e processos de geoqumica inorgnica em ambiente supergnico. Estruturas nominais e verbais. Organizao de informaes. Comparao. Bibliografia bsica: BJORLYKKE, K. Sedimentology and petroleum geology, Springer Verlag Publishing. CONSTANTINESCU, E (Org.). Mineralogy in the system of Earth Sciences. World Science Publishing, Emperial College Press, 2000. OTTONELLO, G. Principles of Geochemistry. New York: Columbia University Press, 1997. KRAUKOPF, K. Frontiers in Geochemistry: Global Inorganic Geochemistry vol 1 , W. G. Ernst, 2002. Bibliografia complementar: KLEIN, C, Manual of Mineral Science (Manual of Mineralogy), 23a. Ed. John Wiley, 2007. MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use. 2nd ed. Cambridge: CUP, 2006.

34

FUCHS, Marjorie, BONNER, Margareth, WESTHEIMER, Miriam. Focus on Grammar: an intermediate course for reference and practice. New York: Longman, 2000.

Projeto Integrador IV Ementa: Exerccio de integrao dos contedos das disciplinas do mdulo, tendo como eixo temtico o estudo do processo de aclimatao, sedimentao, evoluo do solo em climas tropicais e a formao de recursos minerais supergnicos. Bibliografia bsica: VARGAS, Milton. Metodologia da pesquisa tecnolgica. Rio de Janeiro: Globo, 1985, 243 p. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 23. ed. So Paulo: Cortez, 2008, 304. Bibliografia complementar: CARMO-NETO, Dionsio Gomes do. Metodologia cientfica para principiantes. 2. ed. Salvador: Universitria Americana, 1993, 573 p.
Bibliografia complementar:

SUGUIO, Kenitiro. Geologia sedimentar. So Paulo: Edgard Blcher, 2007. ix, 400 p. 2001. 263 p. OTTONELLO, G, Principles of Geochemestry, Columbia University Press, 1997, 863 DEER, W.A.; HOWIE; R.A. & ZUSSMAN, J. 2ed. 2000. Minerais constituintes das rochas uma introduo.Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa, 727p.

Ciclo 3 Vulcanismo e metamorfismo Mdulo 5 O processo vulcnico Carga Horria: 440 h/a Geotectnica e o vulcanismo Ementa: Introduo a geotectnica; Mtodos diretos e indiretos de investigao do interior da Terra; Composio e estrutura internas da Terra; Crosta, manto, ncleo; Litosfera, astenosfera e ncleo; Introduo Dinmica Global; Conveco mantlica e a tectnica de placas litosfricas; Tectnica de placas: placas litosfricas e seus limites divergentes, convergentes ou transformantes; Ambientes geotectnicos, processos atuantes e caractersticas geolgicas (estruturas, sedimentao, magmatismo, etc.); Ambiente divergente; Ambiente convergente; Ambiente transformante; Ambiente intraplaca; Deriva dos continentes ao longo do tempo geolgico; Amalgamao e quebra dos continentes e supercontinentes; Rifteamento vs. Orognese; Supercontinentes Pangea, Gondwana, Rodnia; Vulces como geossistemas; Vulces nos diversos compartimentos geotectnicos. Depsitos de vulces; Estilos de erupo; Formas de relevo vulcnico; Padro de vulcanismo; Vulcanismo e atividade humana. Bibliografia bsica: PRESS, Frank (Et al.). Para entender a terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 656 p. WICANDER, R, MONROE, J.S . Fundamentos de Geologia, ~;Cengage Learning, 2009,

35

530 p. POPP, J. R. Geologia Geral. Livros Tcnicos e Cientficos Editora SA. 5. edio. Rio de Janeiro. 2009. Bibliografia complementar: TEIXEIRA, Wilson (Org.) et al. Decifrando a terra. So Paulo: Oficina de Textos, 2003. 557 p. DAVIES G. F, Dynamic Earth: Plates, Plumes and Mantle convection. Cambridge University Press, 1999, 418p. KEAREY, P. KLEPEIS, K.A., VINE, F.J. Global Tectonics, Wiley Blackwell , 2008

Estudo das rochas gneas Ementa: Introduo petrologia. Estrutura da Terra e seu Magmatismo. Tipos de magmas. Sutes, Sries, Parentesco, Associaes, Provncias. Vulcanismo, sub-vulcanismo e intruses.Diagrama de fases. Minerais do manto superior e das rochas gneas.Textura das rochas gneas. Classificao da Composio Mineralgica e Qumica das Rochas. Ferramentas de estudo. Petrologia experimental e mtodos analtico. Geotermometria e Geobarometria.Geoqumica e Modelamento. Istopos em Petrologia gnea. Descrio e identificao macroscpica dos principais tipos de rochas gneas. Bibliografia bsica: WERNICK, E, Rochas magmticas, 1. Ed. UNESP,Rio Claro SP, 2004, 656 p. ISBN 8571395284. SGARBI, G.N.S. Petrografia macroscpica das rochas gneas. Editora: UFMG. Edio: 1 edio 2009. Belo Horizonte. SGARBI, G.N. S,(Org.); DUSSIN,T.M.,FERNANDES, M.L.S., Petrografia Macroscpica

das Rochas gneas, Sedimentares e Metamrficas, 1. Ed. Editora UFMG, 2008. 554p. Belo Horizonte.
Bibliografia complementar: HALL, A. (1987) - Igneous Petrology. Longman . London. 573p. CONDIE, K. (2000) - Plate Tectonics and Crustal Evolution. Fourth Ed. BH Ed. 283 p. BEST, M. (1982) - Igneous and Metamorphic Petrology. Freemann and Company. London. 630p.

Geoqumica de alta temperatura Ementa: Isotopos estaveis e radiogenicos. Abundancia cosmica dos elementos e nucleossintes. Meteoritos.Evolucao do sistema solar e terra. Formacao do nucleo-manto-crosta. Geoquimica do manto e processos crustais de alta temperatura e pressao. Geoquimica de rochas magmaticas. Geoqumica do vulcanismo. O processo hidrotermal e a metalognese. Mineralizaes hidrotermais e epitermais. Halos geoqumicos. Mtodos de prospeco geoqumica. Bibliografia bsica: OTTONELLO, G, Principles of Geochemestry, Columbia University Press, 1997, 863 p. KRAUKOPF,K. Frontiers in Geochemistry: Global Inorganic Geochemistry vol 1 , W. G. Ernst, 2002, 323p, 0966586948 BONI LICHT, O. A.Prospeco Geoqumica Depsitos Minerais Metlicos, No-

36

metlicos, leo e Gs,Editora: Sociedade Brasileira de Geoqumica - SBGq 2007, Rio de Janeiro. Pginas: 778. Bibliografia complementar: HENDERSON,P. Inorganic Geochemistry, New York , Pergamon Press 1992 KRAUKOPF,K.B. Introducao a Geoquimica Vol.1 Poligono 1971 MASON,B, & MOORE,C.B. Principles of Geochemistry,: New York, John Wiley & Sons ,1982.

Ondulatria para geocincias Ementa: Movimento oscilatrio. O que uma onda ? Ondas mecnicas. Modos normais. Ondas progressivas em uma direo. Velocidades das ondas em meios especficos. Superposio. Pulsos de ondas. Movimento de pulsos de ondas de forma constante. Superposio de pulsos de ondas. Disperso: velocidade de fase e grupo. O fenmeno de corte. A energia de uma onda mecnica. O transporte da energia. Reflexo de pulsos de ondas. Impedncia. Polarizao. Ondas em duas dimenses. Princpios de HuygensFresnel. Reflexo e refrao de ondas planas. Efeito Doppler e fenmenos relacionados. Interferncia e difrao. Ressonncia. Disperso. Bibliografia bsica: SAMPAIO, J.L., CALADA, C.S. Universo Da Fsica 3 - Ondulatria, Eletromagnetismo, Fsica Moderna. Editora Saraiva, 535P. ISBN: 8535700706 BISCUOLA, G.J, HELOU, D.R., NEWTON, V.B. TOPICOS DE FISICA 2 - TERMOLOGIA, ONDULATORIA E OPTICA, 18, Ed. Editora Saraiva, 2007, SERWAY, R.A., JEWETT JR., J.W., Princpios de fsica 2, Movimento ondulatrio e termodinmica. Cengage Learning. 2004, 342p. Bibliografia complementar: YAMAMOTO, k., SHIGEKIYO, S. T,C, FUKE, L.F.Os Alicerces da Fsica 2 - Termologia ptica Ondulatria - Ed. Reformulada, Editora Saraiva.
KEAREY, P.; BROOKS M. and HILL, I. Geofsica de Explorao. So Paulo, Oficina de Texto. 387p. 2009. GADALLAH, Mamdouh R. FISHER Ray, Exploration geophysics, Springer Verlag, 262 p. 2009. US Dec. 2008.

Desenho para geocientistas Ementa: Computador como ferramentas de desenho. Feramentas digitais (bi-dimensionais). Softwares para desenho. Espaciao geogrfica. Editorao de imagens. Conceitos do desenho tcnico. Conhecimentos de Normas tcnicas de desenho; Sistemas cartogrficos; Escalas do desenho; Representao grfica; Aeromapas; Aerofotos; Ortofotos; Cartograma; Fotogrametria; Convenes Cartogrficas; Modelo digital de terreno; Imagens de Satlite. Impresso e Plotagem Bibliografia bsica: MARTINELLI, M. Cartografia Temtica: Caderno de Mapas / Marcello Martinelli; Assessoria didtica Graa. Maria Lemos Ferreira - So Paulo ; Editora da Universidade de So Paulo, 2003. - (Acadmica: 47) ISBN 85-314-0733-8 OBERG, L. Desenho arquitetonico. 22. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1980. 156 p. WINCHESTER, S.;O mapa que mudou o mundo: William Smith e o nascimento da

37

geologia moderna / traduo de SUyan Marcondes Orsbon. - Rio de Janeiro: Record, 2004. ISBN 85-01-06171-9. Referncia bibliogrfica complementar IDOETA, I. So Paulo vista do alto: 75 anos de aerofotogrametria / Irineu Idoeta, Ivan Valeije Idoeta, Jorge Pimentel Cintra. - So Paulo: rica, 2004. ISBN 85-365-0046-8. CARVALHO, B.A. Desenho Geomtrico. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1998. ESTEPHANIO, C. Desenho Tcnico: Uma Linguagem Bsica. Rio de Janeiro: Edio Independente, 1994.

Ingls instrumental aplicado ao Vulcanismo Ementa: Desenvolvimento de habilidades lingusticas. Leitura de textos sobre vulcanismo. Estruturas nominais e verbais. Organizao de informaes. Sinnimos e antnimos. Bibliografia bsica: DAVIES G. F, Dynamic Earth: Plates, Plumes and Mantle convection. Cambridge: CUP, 1999. KEAREY, P. KLEPEIS, K.A., VINE, F.J. Global Tectonics, Wiley Blackwell , 2008 HALL, A. Igneous Petrology. London: Longman, 1987. Bibliografia complementar: BEST, M. Igneous and Metamorphic Petrology. London: Freemann and Companym, 1982. MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use. 2nd ed. Cambridge: CUP, 2006. FUCHS, Marjorie, BONNER, Margareth, WESTHEIMER, Miriam. Focus on Grammar: an intermediate course for reference and practice. New York: Longman, 2000.

Projeto Integrador V Ementa: Exerccio de integrao dos contedos das disciplinas do mdulo, tendo como eixo temtico o estudo do processo vulcnico, as rochas derivadas e os processos geoqumicos e metalogenticos a le relacionado. Bibliografia bsica: VARGAS, Milton. Metodologia da pesquisa tecnolgica. Rio de Janeiro: Globo, 1985, 243 p. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 23. ed. So Paulo: Cortez, 2008, 304. Bibliografia complementar: CARMO-NETO, Dionsio Gomes do. Metodologia cientfica para principiantes. 2. ed. Salvador: Universitria Americana, 1993, 573 p. Bibliografia complementar: KRAUKOPF,K.B. Introduco a Geoquimica Vol.1 Poligono 1971 SGARBI, G.N.S. Petrografia macroscpica das rochas gneas. Editora: UFMG. Edio: 1 edio 2009. Belo Horizonte WERNICK, E, Rochas magmticas, 1. Ed. UNESP,Rio Claro SP, 2004, 656 p. ISBN 8571395284

38

Ciclo 3 Vulcanismo e metamorfismo Mdulo 6 O processo metamrfico Carga Horria: 440 h/a

Dinmica do metamorfismo Ementa: Agentes do processo metamrfico. Tenses de compresso e cisalhamento.Alinhamento e xistosidade.Caractersticas fsicas das rochas metamrficas. Metamorfismo regional. Metamorfismo de baixo grau: alteraes mineralgicas. Rochas metamrficas de baixo grau. Metamorfismo de mdio grau. Rochas metamrficas de mdio grau. Metamorfismo de alto grau e palingnese. Rochas metamrficas de alto grau. Granitognese. Metamorfismo de contato. Scarns e sua mineralogia. Bibliografia bsica: BUCHER, K, FREY, M, Petrogenesis of metamorphic rocks, Springer Verlag, 6A. ed. 2002. MIYASHIRO, A. Metamorphism and Metamorphic Belts ISBN - 004550026 KEAREY, P. KLEPEIS, K.A., VINE, F.J. Global Tectonics, Wiley Blackwell , 2008 . Bibliografia complementar: CANDIA, M.A.F., SZAB, G.A. J., DEL LAMA, E.A. Petrologia metamrfica. Edusp. 200p BEST, M. (1982) - Igneous and Metamorphic Petrology. Freemann and Company. London. 630p ISBN: 8531407230 SGARBI, G.N. S,(Org.); DUSSIN,T.M.,FERNANDES, M.L.S., Petrografia Macroscpica

das Rochas gneas, Sedimentares e Metamrficas, 1. Ed. Editora UFMG, 2008. 554p. Belo Horizonte.

Estudo das rochas metamrficas Ementa: Caractersticas texturais e estruturais das rochas metamrficas. Bandamento, alinhamento e xistosidade. Deformaes e venulaes. Principais grupos das rochas metamrficas. Xistos, composio e classificao. Ardsia. Quartzitos. Mrmores e seus tipos. Anfibolitos. Granulitos.Gnaisses. Pegmatitos. Processo de anatexia e granitizao. Scarnitos. Recursos minerais vinculados ao metamorfismo. Bibliografia bsica: FETES, D., DESMONS, J. Metamorphic rocks: a classification and glossary of terms. 2007, Cambridge Press, 256 p. ISBN: 9780521868105 BEST, M. (1982) - Igneous and Metamorphic Petrology. Freemann and Company. London. 630p. SGARBI, G.N. S,(Org.); DUSSIN,T.M.,FERNANDES, M.L.S., Petrografia Macroscpica

das Rochas gneas, Sedimentares e Metamrficas, 1. Ed. Editora UFMG, 2008. 554p. Belo Horizonte.

39

Bibliografia complementar: BUCHER, K, FREY, M, Petrogenesis of metamorphic rocks, Springer Verlag, 6A. ed. 2002. MIYASHIRO, A. Metamorphism and Metamorphic Belts ISBN - 004550026 KEAREY, P. KLEPEIS, K.A., VINE, F.J. Global Tectonics, Wiley Blackwell , 2008.

Qumica instrumental Ementa Preparo de Solues. Classificao dos mtodos quantitativos e qualitativos. Solubilizao de Amostras; Interferncia e Mtodos Gerais de Separao; Erros durante a Anlise Qumica Quantitativa; Anlise Gravimtrica; Anlise Titulomtrica de Neutralizao, de Precipitao; Complexao e de xido-Reduo. Conhecimento terico e prtico dos principais mtodos instrumentais existentes, como: Espectroscopia Absoro Atmica, Cromatografia Lquida de Alta Eficincia e Cromatografia Gasosa. Bibliografia bsica HARRIS, D. C. Anlise qumica quantitativa. Traduo Jairo Bordinho et.al. 7.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. MAHAN, B. M.; MYERS, R. J. Qumica: um curso universitrio. Traduo de Koiti Araki, Flavio Massao Matsumoto, Denise de Oliveira Silva. So Paulo: Edgard Blcher, 2007. SKOOG, D. A. et al. Fundamentos de qumica analtica. Traduo Marco Tadeu Grassi. So Paulo: Thomson Learning, 2008. Bibliografia complementar BACCAN, N. et al. Qumica analtica quantitativa elementar. 3.ed. rev. ampl. So Paulo: Edgard Blcher, 2008. BACCAN, N. et al. Qumica analtica quantitativa. 2. ed. So Paulo: Edgard Blcher, 1995. CIENFUEGOS, F.; VAITSMAN, D. S. Anlise instrumental. Rio de Janeiro: Intercincia, 2000.

Geologia estrutural Ementa: Tenso de distenso. Tenso de compresso. Tenso de cisalhamento. Rochas competentes e rochas incompetentes. Feies estruturais decorrentes da ao de tenses. Estruturas (Fraturas, Falhas, Dobras, Foliao, Lineao, Clivagem, Boudinage. Cisalhamento. Dobramento. Deformaes em microescala, zonas de falhamento e milonitos, Regimes compressionais e extensionais, Transpresso e transtenso, Tectnica do Sal. Aspectos geomtricos. Dobramentos. Tipos de dobramentos. Nomenclatura dos elementos geomtricos das dobras. Classificao das formas. Anlise estrutural e a mecnica deformacional das rochas. Notao e amplitude espaotemporal. Representao grfica das deformaes. Confeco e utilizao de mapas e sees geolgicas. Projeo estereogrfica Reconstituio de feies deformadas. Bibliografia bsica: TWISS, R.J & MOORES, E.M.,Structural Geology. W. H. Freeman, 2a Ed. 500p, 2007, ISBN 9780716749516. FOSSER, H. 2010. Structural Geology. Cambridge University Press. 460p. ROWLAND, S. M., DUEBENDORFER, E. M. e SCHIEFELBEIN, I. M. 2003. Structural Analysis and Synthesis. A Laboratory Course in Structural Geology. Blackwell Science. 280p.

40

Bibliografia complementar: POLLARD, D. D. e FLETCHER, R. C. 2005. Fundamentals of structural geology. Cambridge University Press. 500p. TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T. R.; TOLEDO, M. C. M. e TAIOLI, F. 2009. Decifrando a Terra. Companhia Editora Nacional. 558p. MARSCHAK,S, MITRA, G. Basic Methods of Structural Geology. 1988. 3-D Structural Geology: A Practical Guide to Quantitative Surface and Subsurface Map Interpretation.

Geologia histrica Ementa: Origem do planeta Terra. Tempo Geolgico. Registros geocronolgicos. Tempo geolgico absoluto. Mtodos geocronolgicos e sua aplicao. Estruturao do Tempo Geolgico. Registros litolgicos e paleontolgicos. Ciclos orogenticos. Tectnica de placas e origem do oceano Atlntico. Evoluo da vida X Tempo geolgico. Pr-Cambriano e suas caractersticas. Paleozico. Mesozico, Cenozico. Antropoceno? Bibliografia bsica: WICANDER, R, MONROE, J.S. Historical geology, 2007, Brooks Cole Cengage Learning, WICANDER, R, MONROE, J.S Historical Geology: Evolution of Earth and Life Through Time. (2003). POORT, J.M, CARLOSN, R. J. Historical geology interpretation and applications 6a. Ed. Lab. Manual Prentice Hall, 978013144786. Bibliografia complementar: STEVENSON, D, SCHUBERT, G, Evolution of the Earth, 1a, Ed. 2009, 9780444534644
Elsevier, Treatise on geophisics, vol 9. ORME, D, ORME, H, The moving Earth , Qeb Pub Inc , 2010 ,9781595666949. CHOENS, S. HIGGINBOTHAM, K, Historical Geology, Kendall/Hunt Pub Co, 230 p. 9780757560439

Ingls Instrumental aplicado ao Metamorfismo Ementa: Desenvolvimento de habilidades lingusticas. Leitura de textos sobre processos metamrficos. Estruturas nominais e verbais. Organizao de informaes. Exemplificao. Bibliografia bsica: WICANDER, R. & MONROE, J.S. Historical Geology: Evolution of Earth and Life Through Time. 2003. TWISS, R.J & MOORES, E.M. Structural Geology. W. H. Freeman, 2a Ed. 500p, 2007, ISBN FOSSER, H. 2010. Structural Geology. Cambridge: CUP, 2010. Bibliografia complementar: FETES, D., DESMONS, J. Metamorphic rocks: a classification and glossary of terms. Cambridge: CUP, 2007. MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use. 2nd ed. Cambridge: CUP, 2006. FUCHS, Marjorie, BONNER, Margareth, WESTHEIMER, Miriam. Focus on Grammar: an intermediate course for reference and practice. New York: Longman, 2000.

41

Projeto Integrador VI Ementa: Exerccio de integrao dos contedos das disciplinas do mdulo, tendo como eixo temtico o estudo do processo metamrfico, deformaes e fraturas nas rochas e a evoluo geolgica do planeta. Bibliografia bsica: VARGAS, Milton. Metodologia da pesquisa tecnolgica. Rio de Janeiro: Globo, 1985, 243 p. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 23. ed. So Paulo: Cortez, 2008, 304. Bibliografia complementar: CARMO-NETO, Dionsio Gomes do. Metodologia cientfica para principiantes. 2. ed. Salvador: Universitria Americana, 1993, 573 p. Bibliografia complementar: FETES, D., DESMONS, J. Metamorphic rocks: a classification and glossary of terms. 2007, Cambridge Press, 256 p. ISBN: 9780521868105 WICANDER, R, MONROE, J.S Historical Geology: Evolution of Earth and Life Through Time. (2003). TWISS, R.J & MOORES, E.M.,Structural Geology. W. H. Freeman, 2a Ed. 500p, 2007, ISBN 9780716749516.

Ciclo 4 Recursos naturais Mdulo 7 Recursos minerais e energticos Carga Horria: 440 h/a Metalognese endgena e exgena Ementa: Processos formadores de jazidas minerais. Processos endgenos. Jazidas metlicas relacionadas ao vulcanismo e plutonismo. Depsitos de cromo, nquel e platinides relacionados a rochas bsico-ultrabsicas. Depsitos de fosfato, nibio e titnio vinculados a intrusivas alcalinas. Depsitos de cobre, molibdnio e ouro do tipo prfiro. Depsitos de metais base, ouro e prata do tipo epitermal. Depsitos de minrios de ferro e mangans. Jazidas supergnicas. Depsitos de nquel silicatado. Depsitos de bauxita. Depsitos de nibio. Depsitos tipo placer: ouro, estanho, tungstnio, titnio, etc. Bibliografia bsica:G GUILBERT, J. M, PARK, C.F., The geology of ore deposits. 1986, Waveland Pr Inc ISBN: 1577664957. 985 p. ROBB, L, Introduction to ore-forming processes, 1.ed.Blackwell Science Ltd, 2005, ISBN0632063785. NALDRETT, A. Magmatic sulphide deposits, geology, geochemetry and exploration, 2004, Springer Verlag, ISBN 3540223177. Bibliografia complementar:

42

MARINI, J.O., RAMOS, B.W.,Caracterizao de Depsitos Minerais em Distritos Mineiros da Amaznia. ED, ADIMB / DNPM. Edio: 2005, Braslia. Pginas: 782. Metalognese do Brasil DARDENNE, M.A., SCHOBBENHAUS, C. Metalognese do Brasil, Ed. UnB - CPRM 2001, Braslia. Pginas: 392. BIONDI,J.D Processos Metalogenticos e os depsitos minerais brasileiros,: 1 edio 2003, So Paulo. Pginas: 528. Estratigrafia de sequncias Ementa: Conceitos bsicos sobre Sedimentologia, Estratigrafia, Ambientes de Sedimentao e Geofsica. Uniformitarismo e Catastrofismo. Sedimentao episdica (Turbiditos. Tempestitos. Tsunamitos. Inunditos. Sismitos). Cicloestratigrafia, Sismoestratigrafia (Reflexes ssmicas, Padres de terminaes de refletores, Fcies ssmicas e Indicadores sismo-estratigrficos de variaes relativas do nvel do mar). Estratigrafia de Seqncias em Sedimentos Siliciclsticos e Carbonticos (Conceitos e definies, Espao de acomodao, Variao relativa do nvel do mar e eustasia, Seqncias e modelos de tratos de sistemas). Bibliografia bsica: RIBEIRO, Helio Jorge P. Severiano; LAVINA, Ernesto Luiz C. (Org.) et al. Estratigrafia de sequncias: fundamentos e aplicaes. Sao Leopoldo: UNISINOS, 2003. 428 p. NICHOLS, G. 2009. Sedimentology and Stratigraphy. Wiley-Blackwell. 415p CATUNEAU, Octavian, Sequence Stratigraphy - Principles And Aplications, Developments in sedimentology, 1a. ed. , Elsevier, ND, 2006. Bibliografia complementar: MIALL, A. D. 2010. Principles of Sedimentary Basin Analysis. Springer. 606p. WEEKEN, P. 2006. Seismic stratigraphy, basin analysis and reservoir, Handbook of geophysical exploration: seismic exploration. 1aed. Springer. 500 p. ZIMMERLE, W. 1995. Petroleum sedimentology. 1a. Ed. Kluwer Academic.

Geologia do petrleo Ementa: Sistema petrolfero. Cadeia de valor do petrleo. Geologia de superfcie. Indcios diretos. Campanha de fronteira. Campanha de semi-detalhe e detalhe. Mapeamento geolgico de superfcie. Sensoriamento remoto. Geofsica. Magnetometria. Gravimetria. Ssmica terrestre e martima. Sondagem. Sondagem estratigrfica ou estrutural. Sondagem pioneira. Sondas a percusso. Sonda rotativa. Sistemas da sonda Rotary. Amostragem. Perfilagem de poos. Testes de formao e completao de poos. Estudo de caso de campos de petrleo. Bibliografia bsica: THOMAS, Jos Eduardo; TRIGGIA, Attilio Alberto. Fundamentos de engenharia de petrleo. 2. ed. Rio de Janeiro: Intercincia, Petrobrs, 2004. 271 p. SELLEY, R. Elements of petroleum geology 2A. Edio. Academic Press, San Diego, US, 1998,470 p. GUILEMOT, DE J. - Geologia Del Petroleo , Paraninfo Cengage Learning, Espanha, 358p, 1982. Bibliografia complementar: CHAPMAN, RICHARD E. PETROLEUM GEOLOGY Developments in petroleum science

43

16, Elsevier, Nederlands, 415 p, 1983. LEVORSEN, A.I. Geologia del Petroleo. Editorial Universitaria de Buenos Aires. 450p. 1967. FISCHER, A.G. & JUDSON, S. Petroleum and global tectonics. Princeton University Press. 322p. 1975.

Fotogeologia e sensoriamento Ementa: Sensoriamento remoto. Principais sistemas sensores. Plataformas terrestres, areas e orbitais. Aplicaes de imagens areas e orbitais em geologia.Interpretao fotogeolgica: Relevo e drenagem. Interpretao litolgica: Sedimentos, rochas gneas e metamrficas. Interpretao estrutural e estratigrfica: Lineamentos, atitudes de planos, dobras, diclases e falhas, estratigrafia, sees geolgicas.Processamento de imagens digitais. Resolues. Realce, filtragem e operaes aritmticas. Monoscopia e estereoscopia. Sistemas de informao geogrfica. Bancos de dados geogrficos. Armazenamento, edio e consulta a dados geogrficos. Operaes espaciais.Gerao de cartas temticas. Classificao de imagens multiespectrais. Mapas de sntese. Bibliografia bsica: CROSTA, Alvaro Penteado. Processamento digital de imagens de sensoriamento remoto. Campinas: IG/UNICAMP, 1999. 164 p. ISBN 85-853-690-27 MOREIRA, Maurcio Alves. Fundamentos do sensoriamento remoto e metodologias de aplicao. 3. ed. atual. ampl. Viosa: UFV, 2005. 320 p. ISBN 857269224X. SILVA, Jorge Xavier da. Geoprocessamento para anlise ambiental. Rio de Janeiro: J. Xavier da Silva, 2001. 227 p. ISBN 85-902162-1-7. Bibliografia complementar: ROSA, Roberto; BRITO, Jorge Luis Silva. Introduo ao geoprocessamento: sistema de informao geogrfica. Uberlndia, MG: Universidade Federal de Uberlandia, 1996. 104 p. ISBN 857078029X ROSA, Roberto. Introduo ao sensoriamento remoto. 4. ed. Uberlndia: Ed. da Universidade Federal de Uberlndia, 2001. 201 p. ISBN 8570780222 SILVA, Ardemiro de Barros Silva. Sistemas de informaes geo-referenciadas: conceitos e fundamentos. Campinas: UNICAMP, 2003. 236 p. (Colecao Livro-texto) PETRI, Setembrino &, RICCI, Mauro. Princpios de aerofotogrametria e interpretao geolgica. Cia. Ed. Nacional. 1965. Peridicos: INFO GPS/GNSS. Curitiba: MundoGEO -. Bimestral. INFOGEO. Curitiba: Mundo Geo -. Bimestral.

Ingls Instrumental aplicado recursos naturais Ementa: Desenvolvimento de habilidades lingusticas. Leitura de textos sobre recursos minerais e energticos. Estratgias de leitura. Estruturas nominais e verbais. Organizao de informaes. Enumerao. Bibliografia bsica: GUILBERT, J. M, PARK, C.F., The geology of ore deposits. 1986, Waveland Pr Inc ISBN: 1577664957. 985 p. ROBB, L, Introduction to ore-forming processes. Blackwell Science Ltd, 2005. NALDRETT, A. Magmatic sulphide deposits, geology, geochemistry and exploration. New

44

York: Springer Verlag, 2004. Bibliografia complementar: SELLEY, R. Elements of Petroleum Geology. San Diego: Academic Press, 1998. MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use. 2nd ed. Cambridge: CUP, 2006. FUCHS, Marjorie, BONNER, Margareth, WESTHEIMER, Miriam. Focus on Grammar: an intermediate course for reference and practice. New York: Longman, 2000.

Projeto Integrador VII Ementa: Exerccio de integrao dos contedos das disciplinas do mdulo, tendo como eixo temtico a gnese e mtodos de estudo dos recursos minerais metlicos, no metlicos e energticos., Bibliografia bsica: VARGAS, Milton. Metodologia da pesquisa tecnolgica. Rio de Janeiro: Globo, 1985, 243 p. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 23. ed. So Paulo: Cortez, 2008, 304. Bibliografia complementar: CARMO-NETO, Dionsio Gomes do. Metodologia cientfica para principiantes. 2. ed. Salvador: Universitria Americana, 1993, 573 p. Bibliografia Complementar: ROSA, Roberto; BRITO, Jorge Luis Silva. Introduo ao geoprocessamento: sistema de informao geogrfica. Uberlndia, MG: Universidade Federal de Uberlandia, 1996. 104 p. ISBN 857078029X SELLEY, R. Elements of petroleum geology 2A. Edio. Academic Press, San Diego, US, 1998,470 p. RIBEIRO, Helio Jorge P. Severiano; LAVINA, Ernesto Luiz C. (Org.) et al. Estratigrafia de sequncias: fundamentos e aplicaes. Sao Leopoldo: UNISINOS, 2003. 428 p.

Ciclo 4 Recursos naturais Mdulo 8 Prospeco de recursos naturais Carga Horria: 440 h/a Instrumentao geolgica Ementa: Exerccio com mapa topogrfico: mdulos-padro, escala, localizao, coordenadas. Curvas de nvel e determinao de direo das camadas Leitura de um mapa geolgico. Clculo de espessura real e aparente das camadas.. Exerccio com cartografia geolgica: perfis topogrficos - geolgicos; construo de bloco diagramas. Construo de mapas de contorno estrutural e de ispacas. Construo de seces e perfis geolgicos. Instrumentao bsica: utilizao de GPS, inclinmetro, altmetro e bssola brunton. Trabalhos de mapeamento geolgico: estudos petrogrficos, estratigrficos, estruturais e fotogeolgicos. Elaborao de mapa geolgico, objetivando a reconstituio da histria geolgica da rea mapeada. Bibliografia bsica: IBGE. 1988. Manual tcnico de geologia. IBGE. Rio de Janeiro. 306p.

45

COMPTON, R.R. Geology in the field, 1985, John Wiley & Sons, 383 p, ISBN 0471829021. BARNES, J.W, LISLE, R.J., Basic geological mapping, 3rd.Ed. John Wiley & Sons, 2003, ISBN 0471960314. Bibliografia complementar: BRUNTON, The complete guide to Compass & Map Navigation,2009. COE, AL.,ARCLES, T.W, ROTHERY, D.A., SPICER,R.Q, . Geological field techniques, Wiley-Blackwell and The Open University. 336 Pp. ISBN 978-1-4443-3062-5 ASSAAD, F.A., LaMOREAUX, J.W., HUGHES, T, Field methods for geologists and hydrogeologists, 2004, 235 p. Springer Verlag, ISBN 9783540408826.

Geofsica aplicada prospeco Ementa: Introduo aos mtodos geofsicos; Eletrorresistividade teoria, instrumentao, tcnicas, arranjos, apresentao dos resultados, aplicaes e limitaes; Potencial espontneo teoria, instrumentao, arranjos, apresentao dos resultados, aplicaes e limitaes; Mtodos eletromagnticos teoria, instrumentao, tcnicas, arranjos, apresentao dos resultados, aplicaes e limitaes; Magnetometria teoria, instrumentao, correes, apresentao dos resultados, aplicaes e limitaes; Gravimetria teoria, instrumentao, correes, apresentao dos resultados, aplicaes e limitaes; Gamaespectrometria teoria, instrumentao, apresentao dos resultados, aplicaes e limitaes; Ssmica de refrao teoria, instrumentao, tcnicas de campo, apresentao dos resultados, aplicaes e limitaes; Ssmica de reflexo teoria, instrumentao, tcnicas de campo, apresentao dos resultados, aplicaes e limitaes; Perfilagem Geofsica teoria, instrumentao, tcnicas de campo, apresentao dos resultados, aplicaes e limitaes. . Bibliografia bsica: KEAREY, P.; BROOKS, M.; HILL, I., 2009. Geofsica de Explorao. Oficina de Textos, So Paulo, 438p. LOWRIE, W., 2007. Fundamentals of Geophysics. Cambridge University Press, Cambridge, Second Edition, 393p. TELFORD, W. M.; GELDART, L. P.; SHERIFF, R. E., 1990. Applied Geophysics. Cambridge University Press, Cambridge, Second Edition, 751p. Bibliografia complementar: MIRANDA, J. M; LUIS, J. F.; COSTA, P. T.; SANTOS, F. A. M., 2000. Fundamentos de Geofsica. Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa, Lisboa, 142p. PARASNIS, D. S., 1997. Introduction of Applied Geophysics. Prentice & Hall, New York, Fifth Edition, 437p. REYNOLDS, J. M., 1997. An Introduction to Applied and Enviromental Geophysics. John Wiley & Sons Ltd., Chichester, 796p.

Geologia do Brasil Ementa: O territrio brasileiro no contexto global. Os grandes eventos termo-tectnicos. Evoluo pr-cambriana. Paleozico/Jurssico: as grandes bacias sedimentares. Cretceo/Paleogeno: Reativao Sul-Atlantiana, abertura do Atlntico e bacias de margem passiva. Negeno: Neotectnica. Bibliografia bsica:

46

BIZZI, L. A.; SCHOBBENHAUS, C.; VIDOTTI, R. M. e GONALVES, J. H. (eds.). 2003. Geologia, Tectnica e Recursos Minerais do Brasil Braslia, Servio Geolgico do Brasil CPRM. MANTESSO-NETO, V.; BARTORELLI, A.; CARNEIRO, C. D. R. e BRITO-NEVES, B. B. 2004. Geologia do Continente Sul-Americano. BECA. 647p. SCHOBBENHAUS, C.; CAMPOS, D. A.; DERZE, G. R. e ASMUS, H. E. (Coords.). 1984. Geologia do Brasil. Texto Explicativo do Mapa Geolgico do Brasil e da rea ocenica adjacente incluindo depsitos minerais. Escala 1:2500.000. Braslia: DNPM. Bibliografia complementar: ALMEIDA, F. F. M. e HASUI, Y. (Coords.). 1984. O Pr-Cambriano do Brasil. Editora Edgard Blcher. CORDANI, U. G.; MILANI, E. J.; THOMAZ FILHO, A. e CAMPOS, D. A. 2000. Tectonic evolution of South America. IUGS, Rio de Janeiro, 31st International Geological Congress, 2000. PETROBRAS/ UERJ (Orgs.). 2008. Bacias sedimentares brasileiras. PETROBRAS/ Ed. UERJ. Srie Geologia do Petrleo; v. 1, 58p. + 1 CD-ROM.

Estratgia de prospeco mineral Ementa: Foco empresarial e sua estratgia exploratria. Foco exploratrio. Objeto da explorao mineral e suas condicionamtes genticas. Avaliao do ambiente geolgico e seu potencial. Campanhas de explorao regional. Explorao escoteira. Verificao de ocorrncias e contexto geolgico local. Campanhas de prospeco orientadas por ambientes geolgicos. Integrao geologia, geofsica (area/terrestre) e geoqumica. Mapeamento geolgico focado. Follow up geofsico e geoqumico. Sondagem exploratria. Tipos de sondagem e operao. Acompanhamento e registro de testemunhos. Integrao de dados geolgicos. Caracterizao tecnolgica preliminar. Anlises qumicas e avaliao de teor recupervel. Ensaios de pso especfico do minrio. Elementos de infraestrutura local como suporte para estudos de pr-viabilidade econmica. Bibliografia bsica: PEREIRA, M. R., Fundamentos de prospeco mineral,1. Ed. Ed. Intercincia, 168 p.2003. ISBN 8571930902. MOON, C.J, WHATELEY, M.E.G, EVANS, A.M., Introduction to mineral exploration. 2a. ed. Black Well Publishing, 2006, ISBN 13978405113175. HARRIS, D. P., Mineral exploration decisions: A Guide to Economic Analysis and Modeling, New York, 1990, cl, 436 p. Bibliografia complementar: KUZVART,M. BOHMER, M. Prospecting and explorations of mineral deposits,2a. ed. Elsevier Publishing, 2007, ISBN 0444995153, 5089 p. GINZBURG, I. I. / Principles of geochemical prospecting: Techniques of Prospecting for non-ferrous ores and rare metals, translated from Russian by V. P. Sokoloff, International Series of Monographs on Earth Science Volume 3, London, 1960, cl, 311 P. TRENGOVE, A. Discovery: Stories of modern mineral exploration, Victoria, 1979, Stockwell Press. 277p. ISBN 13: 9780909316044.

Recursos Hdricos Ementa:

47

Ciclo Hidrolgico e Bacia Hidrogrfica; Elementos de Estatstica e Probabilidades; Precipitao; Interceptao; Evaporao e Evapotranspirao; gua Subterrnea; Infiltrao em Armazenamento no Solo; Fundamentos do Escoamento em Rios e Reservatrios; Aquisio e Processamento de Dados; Vazo Mxima e Hidrograma de Projeto; Regionalizao de Vazes; Controle de Enchentes; Hidrologia Estatstica; Regularizao de Vazes em Reservatrios; Gesto de Recursos Hdricos; Drenagem de guas Subterrneas; Drenagem Urbana; O Meio Ambiente e os Recursos Hdricos. Os novos paradigmas da gesto de guas. Polticas e modelos institucionais. Planos de bacias e mercado de guas. Gesto de demanda e cobrana pelo uso da gua. Anlise de risco e guas subterrneas. Os sistemas de suporte s decises. Aspectos legais do uso das guas. Bibliografia bsica: TUCCI, C.E.M. (0rg.) Et Alli, Hidrologia: Cincia e aplicao, 4. Ed. Coleo ABRH. Ed. UFRGS e USP, FERNANDES , J.C, GARRIDO, R.J.Economia dos recursos hdricos, Ed. UFBA, 1. Ed. 2002, ISBN-10: 8523202617, 458 p. De SOUZA PINTO, N.L., HOLTZ, A.C.T., MARTINS, J.A, Hidrologia bsica, 1. Ed. Edgard Blucher, 2003, 304 p. ISBN-10: 8521201540. Bibliografia complementar: CAMPOS, N, STUDART, T., Gesto de guas princpios e prticas, ABRH. GARCEZ, L.N., ALVAREZ, G.A., Hidrologia, 2. Ed. Ed. Edgard Blucher, 2004, 304 p. ISBN-10: 8521201699. MACHADO, J.L.F, guas subterrneas e poos uma jornada atravs dos tempos, 1. Ed. Ed. Suliani, Letra e Vida, ISBN: 978-85-60776-12-2, 126 pginas.

Ingls Instrumental aplicado prospeco Ementa: Desenvolvimento de habilidades lingusticas. Leitura de textos sobre prospeco de recursos naturais. Estratgias de leitura. Estruturas nominais e verbais. Organizao de informaes. Sequncia temporal. Bibliografia bsica: BARNES, J.W, LISLE, R.J. Basic geological mapping. John Wiley & Sons, 2003. TELFORD, W. M.; GELDART, L. P.; SHERIFF, R. E. Applied Geophysics. Cambridge: CUP, 1990. MOON, C.J, WHATELEY, M.E.G, EVANS, A.M., Introduction to mineral exploration. Black Well Publishing, 2006. Bibliografia complementar: COMPTON, R.R. Geology in the field. John Wiley & Sons, 1985. SELLEY, R. Elements of Petroleum Geology. San Diego: Academic Press, 1998. MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use. 2nd ed. Cambridge: CUP, 2006. FUCHS, Marjorie, BONNER, Margareth, WESTHEIMER, Miriam. Focus on Grammar: an intermediate course for reference and practice. New York: Longman, 2000.

Projeto Integrador VIII Ementa: Exerccio de integrao dos contedos das disciplinas do mdulo, tendo como eixo

48

temtico a prospeco e pesquisa de recursos naturais, condicionantes de sua explorao e sua aplicao na sociedade. Bibliografia bsica: VARGAS, Milton. Metodologia da pesquisa tecnolgica. Rio de Janeiro: Globo, 1985, 243 p. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 23. ed. So Paulo: Cortez, 2008, 304. Bibliografia complementar: CARMO-NETO, Dionsio Gomes do. Metodologia cientfica para principiantes. 2. ed. Salvador: Universitria Americana, 1993, 573 p. Bibliografia complementar: PEREIRA, M. R., Fundamentos de prospeco mineral,1. Ed. Ed. Intercincia, 168 p.2003. ISBN 8571930902. FERNANDES , J.C, GARRIDO, R.J.Economia dos recursos hdricos, Ed. UFBA, 1. Ed. 2002, ISBN-10: 8523202617, 458 p. ASSAAD, F.A., LaMOREAUX, J.W., HUGHES, T, Field methods for geologists and hydrogeologists, 2004, 235 p. Springer Verlag, ISBN 9783540408826.

Ciclo 5 Geologia econmica Mdulo 9 Geologia econmica Carga Horria: 440 h/a Depsitos minerais metlicos Ementa: Depsitos magmticos hipotermais: cromo, ferro, nquel, cobalto, ouro, antimnio, estanho, tungstnio, nibio, titnio. Depsitos magmticos hidrotermais: cobre, molibdnio, ouro, urnio, estanho, zinco, fosfato. Depsitos magmticos epitermais: cobre, ouro, prata. Depsitos em pegmatitos. Depsitos em scarnitos. Bibliografia bsica: GUILBERT, J. M, PARK, C.F., The geology of ore deposits. 1986, Waveland Pr Inc ISBN: 1577664957. 985 p. ROBB, L, Introduction to ore-forming processes, 1.ed.Blackwell Science Ltd, 2005, ISBN0632063785. MARINI, J.O., RAMOS, B.W.,Caracterizao de Depsitos Minerais em Distritos Mineiros da Amaznia. ED, ADIMB / DNPM. Edio: 2005, Braslia. Pginas: 782. Metalognese do Brasil. Bibliografia complementar: BIONDI,J.D Processos Metalogenticos e os depsitos minerais brasileiros,: 1 edio 2003, So Paulo. Pginas: 528. DARDENNE, M.A., SCHOBBENHAUS, C. Metalognese do Brasil, Ed. UnB - CPRM 2001, Braslia. Pginas: 392. NALDRETT, A. Magmatic sulphide deposits, geology, geochemetry and exploration, 2004, Springer Verlag, ISBN 3540223177. Matemtica financeira Ementa:

49

Juros simples, montante, valor presente, valor futuro, aplicaes, juros compostos, montante, valor presente, valor futuro, aplicaes. Operaes com Taxas de juros: taxa equivalente, taxa acumulada, taxa mdia, taxa real, taxa efetiva. Descontos simples bancrio ou comercial. Sries Uniformes de Pagamentos: antecipadas, postecipadas. Bibliografia bsica: PUCCINI, Abelardo de Lima. Matemtica financeira: objetiva e aplicada. 6. ed. So Paulo: Saraiva, 2000.440 p. ASSAF NETO, Alexandre. Matemtica financeira e suas aplicaes. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1996. 421 p. VIEIRA SOBRINHO, Jos Dutra. Matemtica financeira. 3. ed. compacta So Paulo: Atlas, 2008. 177 p. Bibliografia complementar: SAMANEZ, Carlos Patrcio. Matemtica financeira: aplicaes anlise de investimentos. So Paulo: Makron Books, 1995. 217 p. FARO, Clvis de. Fundamentos da matemtica financeira: uma introduo ao clculo financeiro e anlise de investimentos de risco. So Paulo: Saraiva, 2006. 459 p. ZENTGRAF, Walter. Matemtica financeira: com emprego de funes e planilhas, modelo Excel. Rio de Janeiro: Elsevier, c2007. xxii, 428 p. Depsitos minerais no metlicos Ementa: Materiais de emprstimo (construo civil) , matrias primas de fertilizantes e minerais de aplicao industrial. Ocorrncia e caractersticas dos depsitos e extrao de: agregados para concreto (areia, cascalho, brita), calcrio, argila vermelha, gipsita, ardsia, cianita, bentonita, baritina, enxfre, feldspato, fluorita, grafita., mica, quartzo.,sal, talco, vermiculita, caulim, amianto, magnesita, sais de potssio, rochas ornamentais, agua mineral e pedras preciosas. Bibliografia bsica: GROSSI SAD, J.H., VALENTE, M.G.P., Delineao de depsitos minerais, Ed. Geosol e Fundao Victor Dequech, 1 edio 2007, Belo Horizonte. 272p. PRASAD, U, Economic geology economic mineral deposits, 2008, CBS Publishers and Distribution, ISBN 8123904606. GRABAU, A. W., Geology of non metallic ore deposit other than silicates principles of salt deposition. Nabu Press, 2010, 458 p. Bibliografia complementar: GUILBERT, J. M, PARK, C.F., The geology of ore deposits. 1986, Waveland Pr Inc ISBN: 1577664957. 985 p. ROBB, L, Introduction to ore-forming processes, 1.ed.Blackwell Science Ltd, 2005, ISBN0632063785.
MELLO, I.S.C., CHIODI. C. C. E CHIODI.D.K., Atlas das rochas ornamentais da Amaznia Brasileira, CPRM, 2011.

Legislao mineral e do petrleo Ementa: Cdigo de minerao do Brasil. Regulamento do Cdigo de minerao. Tipos de concesso mineral. Requerimento de pesquisa. Etapas de pesquisa e cumprimento da legislao. Acordos com os superficirios. Extenso do prazo do Alvar de pesquisa. Relatrio final de pesquisa. Pedido de concesso de lavra. Decreto de lavra. Lei do petrleo. Regulao da explorao e produo de hidrocarbonetos. Agncia Nacional de Petrleo, gs natural e biocombustveis ANP. Funes da ANP. Tipos de operadoras.

50

Leiles para concesso de blocos para explorao. Tipos de concesso. Partilha nos blocos do pr-sal. Royalties e Participao Especial. Bibliografia bsica: UILE, R. P. Consolidao da legislao mineral e ambiental. : Editora Uile Pinto. 2000090109872. Barbosa,R. A, Matos, H, Novo cdigo de minerao, Signus Ed. So Paulo. SERRA, S.H. Direitos minerrios, formao, condicionamentos e extino. Ed. Signus. So Paulo. Bibliografia complementar: RIBEIRO, C. R, Direito minerrio, escrito e aplicado,2006 1. Ed. Ed. Del Rey, 452 p. ISBN-10: 8573088427. MENEZELLO, M.D.A.C., Comentrios lei do petrleo- 2. Ed. Atlas, 2009, 428 p. ISBN-10: 852245454X. MARTINS, D. C.A regulao da indstria do petrleo, segundo o modelo constitucional brasileiro. 1. Ed. 2006, Ed. Forum Jurdico, ISBN-139788577000081. , Disciplina Integradora Ementa: Reviso e realizao de exerccios sobre tpicos especficos dos diversos contedos apresentados nos trs primeiros mdulos, que foram insuficientemente trabalhados pedagogicamente e considerados pelos membros do NDE e do Colegiado como indispensveis para dar prosseguimento s demais disciplinas do curso. Bibliografia bsica: Ser definida quando da implementao da disciplina.
Bibliografia complementar:

Ser definida quando da implementao da disciplina

Ingls Instrumental aplicado geologia econmica Ementa: Desenvolvimento de habilidades lingusticas. Leitura de textos sobre geologia econmica. Estratgias de leitura. Estruturas nominais e verbais. Organizao de informaes. Explicaes e definies. Bibliografia bsica: PRASAD, U. Economic geology: economic mineral deposits. CBS Publishers and Distribution, 2008. GRABAU, A. W. Geology of non metallic ore deposit other than silicates principles of salt deposition. Nabu Press, 2010. ROBB, L, Introduction to ore-forming processes. Blackwell Science Ltd, 2005. Bibliografia complementar: NALDRETT, A. Magmatic sulphide deposits, geology, geochemistry and exploration. Springer Verlag, 2004. MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use. 2nd ed. Cambridge: CUP, 2006. FUCHS, Marjorie, BONNER, Margareth, WESTHEIMER, Miriam. Focus on Grammar: an intermediate course for reference and practice. New York: Longman, 2000.

51

Projeto Integrador IX Ementa: Exerccio de integrao dos contedos das disciplinas do mdulo, tendo como eixo temtico o estudo das caracatersticas dos depsitos minerais econmicos e a regulao nacional para o aproveitamento dos recursos minerais e energticos no territorio nacional. Bibliografia bsica: VARGAS, Milton. Metodologia da pesquisa tecnolgica. Rio de Janeiro: Globo, 1985, 243 p. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 23. ed. So Paulo: Cortez, 2008, 304. Bibliografia complementar: CARMO-NETO, Dionsio Gomes do. Metodologia cientfica para principiantes. 2. ed. Salvador: Universitria Americana, 1993, 573 p. Bibliografia complementar: UILE, R. P. Consolidao da legislao mineral e ambiental. : Editora Uile Pinto. 2000090109872. MARINI, J.O., RAMOS, B.W.,Caracterizao de Depsitos Minerais em Distritos Mineiros da Amaznia. ED, ADIMB / DNPM. Edio: 2005, Braslia. Pginas: 782. Metalognese do Brasil. DARDENNE, M.A., SCHOBBENHAUS, C. Metalognese do Brasil, Ed. UnB - CPRM 2001, Braslia. Pginas: 392. MARTINS, D. C.A regulao da indstria do petrleo, segundo o modelo constitucional brasileiro. 1. Ed. 2006, Ed. Forum Jurdico, ISBN-139788577000081.

Ciclo 5 Geologia econmica Mdulo 10 Avaliao de recursos naturais Carga Horria: 440 h/a Avaliao de reservas minerais Ementa: Recursos e reservas. Classificao das reservas minerais segundo a legislao brasileira. Classificaes internacionais de reservas minerais.Classificao das reservas de hidrocarbonetos. Cubagem de jazidas minerais. Mtodos de cubagem. Parmetros geomtricos e geolgicos relevantes para o clculo de reservas. Avaliao do pso especfico do minrio. Pso especfico mido e pso especfico sco. Anlises estatsticas e geoestatsticas. Mtodo de krigagem. Modelagem geolgica informatizada com o auxlio do Datamine. Critrios para avaliao econmica de jazidas minerais e de hidrocarbonetos. Mtodo do Desconto de Fluxo de Caixa. Clculo da Taxa Interna de Retorno, Pay Back. Avaliao econmica simulada de projetos de minerao e produo de petrleo e gs natural, Anlise de risco e rvore de deciso. Exerccios com o software Datamine. Bibliografia bsica: YAMAMOTO, J.K, et Alii, Avaliao e classificao de reservas minerais, Coleo Acadmica 38, 2004 Edusp, 232p. ISBN 8531406269. GROSSI SAD, J, VALENTE, J, REIS, E, FLETCHER, R, CASTRO, V.H. Guia prtico para clculo de recursos e reservas minerais, 2003, in www.geologo.com.br/JORC.ASP . GROSSI SAD Sad, J.H. e VALENTE, J., Consideraes sobre sistemas de classificao de recursos e reservas, ed. IBRAM, Belo Horizonte (MG), Brasil, 2000.

52

Bibliografia complementar: SME USA, Society of Mining Engineers, A Guide for Reporting Exploration Information, Mineral Resources and Mineral Reserves, 1999. JOURNEL, A. G, KYRIAKIDIS, P.C.Evaluation of mineral reserves:a simulation approach ( Applied geoestatistics series) , Oxford University Press, 2004, ISBN 0195166949. WELLMER, F. W, LARGE, D, Statistical evaluations in exploration for mineral deposits, Springer Verlag, 379p. ISBN: 3540612424. .

Aspectos ambientais da indstria Ementa: Legislao ambiental, decretos, resolues e convenes. licenciamento da Indstria mineral e do Petrleo: as 5 licenas e o rgo licenciador. Procedimentos e relatrios tcnicos necessrios. Monitoramento Ambiental: Fatores que influenciam o comportamento e efeitos dos hidrocarbonetos sobre ecossistemas ocenicos e costeiros: caractersticas fsico-qumicas do leo; condies meteoceanogrficas, geomorfologia costeira e efeitos sobre a biota. Preveno: utilizao de Cartas de Sensibilidade ao leo (SAO). Anlise de hidrocarbonetos em sedimento marinho: determinao da sua origem. Avaliao de derrames de hidrocarboneto em ambiente marinho e cuidados no trabalho de recuperao da rea atingida (EPIs a serem utilizados). Planos de Emergncia, Contingncia, PAMs e APELL.Recuperao de reas impactadas por hidrocarbonetos. Bibliografia bsica: GONALVES, A., RODRIGUES, G. M. A. Direito do Petrleo e Gs Aspectos Ambientais e Internacionais. Editora Universitria Leopoldianum - Unisantos, Santos. 2007. LOPES, C. F., MILANELLI, J. C. C., POFFO, I. R. F. Ambientes Costeiros Contaminados por leo: procedimentos de limpeza Manual de Orientao. Secretaria do Meio Ambiente. So Paulo. 2007. 120 pg.Disponvel em: HTTP://www.cetesb.sp.gov.br/emergencia/artigos/artigos_manual.asp MUEHE, D.; ARAJO, S. I.; SILVA, G. H. Minuta do Manual Bsico para Elaborao de Mapas de Sensibilidade no Sistema Petrobrs. 170 p. 2000. Bibliografia complementar: PETROBRS/ CENPES E ENGENHARIA et alii. Monitoramento Ambiental da Atividade de Perfurao de Poos de leo e Gs na Bacia de Campos Caracterizao e Monitoramento Ps-atividade Relatrio Final. Rio de Janeiro. 2003. 189 pgs. PETROBRS/ CENPES E ENGENHARIA et alii. Monitoramento Ambiental da Atividade de Produo de Petrleo na Bacia de Campos Etapa Pr- Monitoramento Relatrio Final. Rio de Janeiro. 2001. 222 pgs. BCEGO. M. C. Contribuio ao estudo de hidrocarbonetos biognicos e do petrleo no ambiente marinho. Dissertao de Mestrado IO USP. Editora Resenha Tributria. So Paulo. 1988.

Mapeamento geolgico trabalho de campo Ementa: Trabalho de campo. Aerofotointerpretao e mapeamento geolgico de rea prdeterminada. Verificao de campo. Descrio de pontos de amostragem. Localizao e georeferenciamento dos pontos de amostragem. Observaes de campo e seu lanamento sobre mapa-base topogrfico. Identificao de estruturas, ocorrncias litolgicas, feies estruturais e estratigrficas. Descrio macroscpica das amostras de rocha. Registro em caderneta de campo dos pontos amostrados e da descrio referente

53

aos mesmos. Bibliografia bsica: IBGE. 1988. Manual tcnico de geologia. IBGE. Rio de Janeiro. 306p. COMPTON, R.R. Geology in the field, 1985, John Wiley & Sons, 383 p, ISBN 0471829021. BARNES, J.W, LISLE, R.J., Basic geological mapping, 3rd.Ed. John Wiley & Sons, 2003, ISBN 0471960314. Bibliografia complementar: BRUNTON, The complete guide to Compass & Map Navigation,2009. COE, AL.,ARCLES, T.W, ROTHERY, D.A., SPICER,R.Q, . Geological field techniques, Wiley-Blackwell and The Open University. 336 Pp. ISBN 978-1-4443-3062-5 ASSAAD, F.A., LaMOREAUX, J.W., HUGHES, T, Field methods for geologists and hydrogeologists, 2004, 235 p. Springer Verlag, ISBN 9783540408826.

Trabalho de Concluso de Curso Ementa: Trabalho de concluso de curso correspondendo ao relatrio descritivo da rea mapeada, apresentando os seguintes elementos: Localizao geogrfica, Aspectos regionais;geografia e fisiografia, Cobertura vegetal e de solos. Geologia regional, Geologia local. Coluna estratigrfica regional e local. Descrio das diversas unidades estratigrficas observadas: estruturas e sua litologia. Potencial econmico das unidades mapeadas. Concluses. Anexos: Mapa de fotointerpretao, Mapa de localizao da rea mapeada. Mapa dos pontos amostrados. Relao dos pontos amostrados e sua descrio. Mapa geolgico da rea mapeada. Seces e perfs geolgicos na rea mapeada. Bibliografia bsica: IBGE. 1988. Manual tcnico de geologia. IBGE. Rio de Janeiro. 306p. BARNES, J.W, LISLE, R.J., Basic geological mapping, 3rd.Ed. John Wiley & Sons, 2003, ISBN 0471960314. PASSCHIER, C.W, Geologia de campo de terrenos de gnaissicos de alto grau,Edusp, 88p. ISBN 13: 978-85-314-0113-8. Bibliografia complementar: MEDEIROS, J.B, TOMASI, C. Redao tcnica: elaborao de relatrios tcnico-cientficos e tcnicas de normalizao textual. Ed. Atlas, 2. Ed. 2010. 978-85-22459827. WALCHHUTTER, Redao Tcnica- Dissertao. Scortecci Editora, 1 Edio, 2006, 136 pginas ISBN 85-366-0565-0. TECNICOS DA ITT, COMO PREPARAR UM RELATRIO, 5. ED. BERTRAND BRASIL, ISBN13: 9788528699180.

PRTICAS PEDAGGICAS FORMATIVAS PREVISTAS (METODOLOGIA) As prticas pedaggicas formativas previstas para o Curso de Geologia orientam-se por princpios que consideram determinante o resgate das experincias do universo vivencial dos alunos, de

maneira a incorporar as teorias ao seu fazer. Ao se tratar do papel formativo das prticas pedaggicas, considera-se que tais prticas constituem a possibilidade de integrao do aluno-

54

cidado ao processo produtivo provocando sua participao crtica que o leve a se transformar e transformar a realidade que o cerca. As prticas pedaggicas formativas, portanto, esto vinculadas mobilizao e construo dos saberes tericos, aos acrscimos e transformaes ligadas aos aspectos pessoais, culturais e profissionais dos prprios alunos e, por esta vertente, torna a sala de aula um espao rico de possibilidades de investigao do campo profissional, distanciando-se das antigas forma de abordagem dos contedos desvinculados da prtica. O perfil de egresso estabelecido em nosso curso e a formao por competncias exige dos docentes o mximo de participao e aproximao da realidade dos alunos e do mercado. Logo, as prticas pedaggicas formativas, como as entendemos, contribuem para tornar a sala de aula um lugar de troca, de interao entre o ambiente acadmico e o profissional, alm de desenvolver as habilidades, valores e atitudes necessrios ao campo de atuao profissional e vida em sociedade. No quadro abaixo, elencamos as disciplinas que compem o currculo e as prticas pedaggicas formativas correlacionadas.

QUADRO SNTESE DAS PRTICAS PEDAGGICAS FORMATIVAS

UNIDADE CURRICULAR

AULAS EXPOSITIVAS X X X X X X

TRABALHO
DE CAMPO

PALESTRAS

ESTUDO
DE CASO

AULA
PRTICA

VISITA TCNICA MONITORADA X

AULAS EM LABORATRIO

Gnese e dinmica do Planeta Pr Clculo para geocientistas Quimica geral Estatstica Elementos de biologia Ingls instrumental Gnese da Terra Projeto Integrador I Dinmica externa da Terra Elementos de cristalografia Mecnica para geocincias Computao para geocientistas Fsico-qumica Ingls Intrumental Dinmica da crosta Projeto Integrador II Climatologia e hidrologia Geodsia e cartografia Evoluo da vida na Terra Geometria analtica Eletromagnetismo para geocincias Ingls instrumental Vida no planeta

X X X X

X X

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X X X X

X X X X

55

Projeto Integrador III Intemperismo e sedimentao Geomorfologia Mineralogia Geoqumica de baixa temperatura Ingls Instrumental Aclimatao Projeto Integrador IV Geotectnica e vulcanismo Estudos das rochas gneas Geoqumica de alta temperatura Desenho para geocincias Ingls Instrumental Vulcanismo Projeto Integrador V Dinmica do metamorfismo Estudo das rochas metamrficas Qumica instrumental Geologia estrutural Geologia Histrica Ingls Instrumental Metamorfismo Projeto Integrador VI Metalognese endgena e exgena Estratigrafia de sequncias Geologia do petrleo Fotogeologia e sensoriamento Ingls Instrumental Recursos minerais Projeto Integrador VII Instrumentao geolgica Geofsica aplicada prospeco Geologia do Brasil Estratgia de prospeco mineral Recursos hdricos Ingls Instrumental Prospeco mineral Projeto Integrador VIII Depsitos minerais metlicos Matemtica financeira Depsitos minerais no metlicos Legislao e regulao mineral Disciplina Integradora X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X

X X X X X X X

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

56

Ingls Instrumental Geologia econmica Projeto Integrador IX Avaliao de reservas minerais Aspectos ambientais da indstria Mapeamento geolgico Trabalho de Concluso de curso - TCC LIBRAS

X X X X X X X X

X X X

X X

Critrios de Avaliao O sistema de avaliao dos alunos do Curso regulamenta-se pelas normas definidas e resumidas no Guia Acadmico, distribudo aos alunos no incio de cada semestre e pelos seguintes documentos:

Estatuto; Regimento Geral; Normas oriundas do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso (Cepe); Portarias, Resolues e Instrues Normativas baixadas pela Reitoria e/ou Pr-Reitoria de Graduao.

Cabe ressaltar que todos os documentos acima se encontram disponveis para consulta de toda Comunidade Acadmica por meio do portal http://www.unimonte.br/area_restrita_professor http://www.unimonte.br/area_restrita_aluno

Os critrios de avaliao do processo de ensino-aprendizagem so baseados nas seguintes recomendaes e normas:

A avaliao do desempenho escolar feita por disciplina, incidindo sobre a frequncia e o aproveitamento escolar, ao longo do respectivo perodo letivo. O aproveitamento escolar avaliado por meio de acompanhamento contnuo do aluno e dos resultados por ele obtidos nos exerccios e trabalhos escolares prticos, escritos e/ou orais, durante o perodo letivo.

importante observar que a avaliao no um instrumento de punio ou de constrangimento do aluno visando sua reprovao, mas de justa medida do seu desenvolvimento no percurso dos fins da educao e do ensino.

Compete ao professor da disciplina elaborar e aplicar provas, exerccios e trabalhos escolares de maneira processual e formativa, discutindo os resultados e oferecendo feedback aos alunos na devoluo dos instrumentos aplicados, com vistas ao avano da aprendizagem, respeitados os ritmos e estilos Institucional. individuais, conforme estabelecido no Projeto Poltico-Pedaggico

Durante o semestre letivo, so atribudos aos alunos 100 (cem) pontos cumulativos, assim distribudos:

57

a) 1. etapa: 35 pontos (provas) ; b) 2. etapa: 35 pontos (provas); c) Trabalhos: 15 pontos; d) Transferncia do Projeto Integrador: 15 pontos O Colegiado do Curso de Geologia decidiu que seriam adequadas as seguintes formas de avaliao para compor a pontuao das duas etapas: Avaliao oral, resenha de filmes tcnicos, exerccios prticos realizados sob superviso alm de provas escritas com questes objetivas e/ou subjetivos. Os trabalhos podero ser individuais ou coletivos em temas ou estudo de casos definidos pelos docentes. Para a composio da avaliao definitiva individual cada discente receber uma avaliao do professor tutor de seu Projeto Integrador modular que ter como teto o valor de 15 pontos.

A nota da primeira etapa ser lanada no sistema no meio do semestre, em data fixada em calendrio. A nota da 2. etapa ser lanada no final do semestre, tambm em data fixada em calendrio, junto com os pontos de trabalhos realizados ao longo do semestre. Dos 30 pontos de trabalhos, 15 pontos sero, obrigatoriamente, atribudos aos trabalhos interdisciplinares Projeto Aplicado ou outros). (

Considera-se aprovado numa disciplina o aluno que nela tenha computado, a seu favor, o total mnimo de 60 (sessenta) pontos. Independentemente dos demais resultados obtidos, considerado reprovado o aluno que no tenha frequncia de, no mnimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades programadas para cada disciplina durante o perodo letivo.

Ter direito a Exame (Prova Alternativa), ao final do semestre letivo, que substituir a menor nota obtida em uma das etapas de prova de 35 pontos, o aluno que: o o o

no alcanar os 60 (sessenta) pontos para a aprovao; tiver o mnimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequncia; excetuando a menor nota de provas a ser substituda, tiver saldo mnimo de 25 (vinte e cinco) pontos, resultantes da soma das notas da etapa de provas restante e de trabalhos, realizados durante o semestre;

Exame de proficincia (Art. 47 da lei n 9.394/96): o aluno regularmente matriculado que tenha extraordinrio aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliao especficos, e que se julgar em condies de eliminar disciplina(s) de sua grade curricular por conhecer o contedo programtico que a compe, dever requerer,

58

junto ao Ncleo de Secretaria da unidade em que o curso realizado, que lhe seja aplicado a avaliao comprobatria.

Do ponto de vista institucional o UNIMONTE concede total apoio participao dos corpos docente e discente nestas atividades, promovendo a participao destes nos rgos colegiados da Instituio e por meio das pr-reitorias conforme estabelecido no seu Estatuto.

ATENDIMENTO AOS DISCENTES Os discentes so incentivados a participar de eventos extra classe que contribuam para a sua formao profissional. O Curso coloca a disposio dos alunos convite para a participao de feiras, conferncias tcnicas e outros eventos regulares realizados na Baixada Santista, no Estado e no pas.

Diversas excurses de campo, no obrigatrias, so oferecidas aos discentes, constando de sadas com o barco oceanogrfico Lugano, percurso para realizao de perfis de praia, excurses geolgicas ao Parque do Varvito de Itu, Parque das Mones em Porto Feliz, Exposio do Grupo Irat em Rio Claro, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Museu do IG na USP e trabalhos de campo especficos de cada disciplina.

O Coordenador do Curso dedica um mnimo de vinte horas mensais para o atendimento especfico aos alunos. Sempre que necessrio, os professores disponibilizam o tempo durante o intervalo das aulas para o atendimento aos alunos.

O apoio pedaggico aos discentes dado pelo coordenador do curso, que, dentro de sua jornada de trabalho, reserva e divulga as horas e dias da semana destinados exclusivamente para atendimento aos alunos.

REGISTRO E CONTROLE ACADMICO

A Secretaria Acadmica o rgo administrativo-acadmico mais prximo do aluno para seus contatos com a Instituio e para informaes sobre sua vida escolar. Cabe Secretaria:

executar a matrcula dos alunos calouros; controlar e acompanhar a rematrcula dos alunos veteranos; expedir histricos escolares, atestados, certides e declaraes; receber e encaminhar processos; confeccionar e registrar os diplomas na forma da lei; outras matrias de interesse acadmico.

59

Horrio de atendimento O atendimento pode ser feito por telefone (call-center), on-line pelo portal

http://www.unimonte.br/area_restrita_aluno, ou pessoalmente, nos setores de Multiatendimento localizados em cada campus, de segunda a sexta-feira, das 9h s 21h; aos sbados, das 8h s 14h, apenas no setor de ps-graduao.

TIPOS DE BOLSAS DE ESTUDO E FINANCIAMENTO

A Instituio oferece aos seus alunos vrios tipos de bolsas:

Programa Universidade para Todos - ProUni; Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES; Monitoria; Mrito Pesquisa; Estgio.

O regulamento para a participao desses benefcios est disponibilizado nos rgos competentes da Instituio ou atravs do site da Instituio www.unimonte.br onde o aluno encontra as informaes sobre inscries, documentao necessria, datas, percentual de desconto, etc.

1.3

ATIVIDADES ACADMICAS ARTICULADAS FORMAO

Projeto Integrador O Projeto Integrador constitui o elemento amalgamador das atividades do mdulo. Sua proposta na forma de desafio que se renova a cada semestre, conta com a colaborao dos demais professores do mdulo. A anlise do produto das atividades dos alunos tem foco empresarial e sua anlise e crtica por parte da banca constitui um elemento de ligao entre o aprendizado acadmico e o exerccio profissional futuro. A efetividade do produto dos Projetos Integradores deve ser colocado prova pela exposio dos produtos realizados pelos alunos em feiras e conferncias setoriais especializadas.

Programa de Assistncia Social (PAS)

Com o foco de reafirmar a extenso universitria no processo acadmico, que interage com a comunidade e atende s necessidades sociais emergentes, o Unimonte deve priorizar as prticas voltadas ao desenvolvimento sustentvel e da melhoria da qualidade de vida dos cidados.

60

O Unimonte atendendo as caractersticas regionais e principalmente a identidade j construda nos vrios projetos trabalhados junto comunidade, priorizar as seguintes reas: 1. Sade e Vida; 2. Educao e Sociedade; 3. Desenvolvimento Comunitrio; 4. Meio Ambiente.

O Programa Sade e Vida visa desenvolver projetos que busquem a melhoria da qualidade de vida pela promoo dos cuidados com a sade nos mais diferentes aspectos. O Programa Educao e Sociedade busca promover atividades que contemplem a educao e a cultura como direitos universais, resgatando a cidadania atravs dos projetos, sejam de alfabetizao, artes, comunicaes ou discusses polticas e sociais. O Programa Desenvolvimento Comunitrio voltado ao trabalho com algumas comunidades, incentivando atividades voltadas promoo humana e sustentabilidade social de comunidades que se encontram em situao de vulnerabilidade social, em trabalho integrado com todas as reas da Instituio. A prioridade direcionar para comunidades da regio metropolitana da Baixada Santista, mas outras reas podero ser atendidas, desde que corresponda ao projeto institucional. Como exemplo, o Projeto Rondon integrar este programa. O Programa Meio Ambiente ir trabalhar com atividades que estejam focadas na preocupao com a qualidade ambiental, a preservao e o controle dos recursos da natureza, voltado ao desenvolvimento da qualidade de vida das populaes.

Como exemplos de projetos do PAS:

Projeto Superao - atende portadores de necessidades especiais e visa superar as diferenas daqueles que, por qualquer motivo, so privados de interagir na sociedade, seja porque um amputado ou deficiente fsico, seja porque tem algum problema mental ou, ainda, porque apresenta uma sndrome. O trabalho desenvolvido contempla aspectos fsico, motor, psicolgico e, conseqentemente, o social. Em 2006, foram atendidas mais de 70 pessoas de diferentes idades, com a meta de dobrar o nmero ainda em 2007, envolvendo mais cursos e alunos. Alguns participantes j apresentaram excelentes resultados, desde a relao familiar at a participao e grandes conquistas em competies esportivas.

Projeto Rondon - um projeto de integrao social coordenado pelo Ministrio da Defesa e conta com a colaborao da Secretaria de Educao Superior do Ministrio da Educao MEC. O Projeto, realizado a cada semestre (janeiro e julho), envolve atividades voluntrias de professores e universitrios e busca aproximar esses estudantes da realidade do Pas, alm de contribuir, tambm, para o desenvolvimento de comunidades carentes. A Unimonte participa das operaes desde janeiro/2006 com sucesso e a avaliao do Ministrio da Defesa e da prpria Instituio sempre muito positiva. Os alunos e professores da Unimonte

61

esto cada vez mais motivados a participarem das operaes. Nesse perodo, j participaram diretamente 18 professores e 54 alunos de diferentes cursos, alm das equipes reservas e colaboradores no treinamento. A meta que aumente o nmero de equipes em cada operao e, conseqentemente a quantidade de participantes da Unimonte nesse projeto. Domingo de Lazer - um projeto realizado anualmente, onde so desenvolvidas vrias atividades recreativas, artsticas e culturais, voltadas s crianas. As aes so preparadas por alunos e professores de vrios cursos e so distribudos ainda, lanches e brinquedos. O evento ocorre no ms de abril, em comemorao aos aniversrios do Bairro Vila Mathias e da Unimonte. O nmero de participantes cresce a cada ano. Em 2006, mais de 600 crianas passaram pelo evento. Dia Mundial de Limpeza de Praias - Todo ano, no terceiro sbado de setembro, o Centro de Conservao da Vida Marinha (The Ocean Conservancy) e o Clean in the World , Austrlia, organizam uma campanha mundial, em conjunto com universidades, associaes de moradores e institutos de pesquisa, para coleta de lixo nas praias. Os voluntrios, alm de coletarem o lixo, pesam e classificam o material encontrado e podem at rastrear a origem dos detritos. A UNIMONTE foi convidada a coordenar todas as atividades no municpio de Santos, por meio de 150 voluntrios que sero monitorados por 10 alunos dos cursos de Oceanografia e Biologia. Foram convidados a participar como voluntrios alunos de outros cursos de graduao e do Colgio Monte Serrat. Projeto Semana da Criana. Os alunos da Faculdade de Educao preparam atividades ldicas e socializadoras, a partir de um tema central, para serem apresentadas a crianas das sries iniciais do Ensino Fundamental e de Educao Infantil de escolas pblicas e particulares da cidade. So apresentadas pequenas peas teatrais e oficinas com diversos tipos de atividades, entre elas: jogos, desenho, pintura, sucatas e histrias infantis. Os grupos de alunos se dividem e, sob orientao de um professor, visitam as escolas para comemorar a Semana da Criana. Elaborao de Declarao de Imposto de Renda de Pessoa Fsica - Professores e alunos do Curso de Cincias Contbeis, sob a superviso do coordenador do curso, prestam, voluntariamente, servios relacionados com a orientao e elaborao de Declarao de Imposto de Renda de Pessoas Fsicas. O local de atendimento no Campus Vitrio Lanza, nos quinze dias que antecedem o prazo final de entrega das declaraes. Campanha do Agasalho - A UNIMONTE parceira do Fundo Social de Solidariedade de Santos na Campanha Doe Ao, realizada anualmente no ms de junho. O objetivo arrecadar agasalhos a serem doados a entidades beneficentes do municpio. Incentivando a prtica da solidariedade, a Instituio pretende investir nos valores humanos para formao de um cidado consciente da sua responsabilidade social. Escritrio Experimental Ncleo de Prtica Jurdica. O Curso de Direito da UNIMONTE disponibiliza a seus alunos a possibilidade de estgio voluntrio atravs do Escritrio Experimental Dr. Vicente Cascione inaug urado em 14.08.02.

62

Centro de Desenvolvimento Profissional - CEDESP

O CEDESP, focado na integrao do processo acadmico e o desenvolvimento profissional, desenvolve um trabalho de coaching atravs de atividades que permitem a criao de um plano de ao, para que o aluno possa viabilizar os seus projetos pessoais e profissionais, de acordo com a necessidade do mercado de trabalho. Alguns dos programas so: Orientao para a Elaborao de Currculos, Dinmicas de Grupos, Entrevista para Seleo, Tcnicas de desinibio, Avaliao da Capacidade de Trabalho em Equipe, Levantamento de Perfil e outros. Para desenvolver este trabalho, a equipe de profissionais do CEDESP mantm inmeras parcerias com empresas de todos os segmentos da regio metropolitana da Baixada Santista, a fim de promover a captao e divulgao de novas oportunidades de estgios e empregos. Os parceiros incluem escolas de idiomas e Universidades nacionais e internacionais, rgos de Relaes Internacionais, Agncias de Intercmbios e Cmaras de Comrcio. A estrutura est estabelecida para o desenvolvimento e acompanhamento de projetos junto aos alunos, coordenadores e diretores, alm das empresas. A fim de assegurar a qualidade da aprendizagem e oferecer curso pertinente realidade da rea, o UNIMONTE promove encontros com esses segmentos, atravs de reunies, de visitas da coordenao de estgios para a formalizao de acordos de cooperao, de detectar necessidades e adequar a prestao de servios oferecidos pela IES.

Em conformidade com o principio de interao do curso com a sociedade, foram firmados convnios com Petrobras com a finalidade de estabelecer os seguintes modelos de parceria: Estgio tcnico em reas de geologia, sedimentologia, estratigrafia e oceanografia.

1.4

AVALIAO

AVALIAO (INTERNA E EXTERNA)

O modelo de auto-avaliao do Curso de Geologia foi definido pelo seu colegiado em conformidade com a orientao da Comisso Prpria de Avaliao do UNIMONTE CPA e com o Sistema Nacional de Avaliao do Ensino Superior Sinaes, institudo pela Lei 10.861/2004.

2 2.1

CORPO DOCENTE ADMINISTRAO ACADMICA

A organizao acadmica e o funcionamento dos rgos colegiados esto descritos e regulamentados na forma de seu Estatuto e no Regimento Geral do UNIMONTE, disponveis na

63

intranet da Instituio para consulta de toda comunidade acadmica e consta ainda nos seguintes documentos:

Projetos Pedaggicos dos Cursos; Projeto Pedaggico Institucional (PPI); Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

COORDENADOR DE CURSO: TITULAO, EXPERINCIA E REGIME DE TRABALHO

O Coordenador do Curso de Geologia: Juarez Fontana dos Santos Bacharel em Geologia, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1967, diplomou-se Mestre em Geologia Econmica e Hidrogeologia pela Universidade de So Paulo em 1985 e obteve o ttulo de Doutor em Poltica e Administrao de Recursos Naturais pela Unicamp em 1997.

O Dr. Juarez Fontana dos Santos, atuou vrios anos como gelogo de petrleo na Petrobras, como gelogo de explorao mineral na Cia Vale do Rio Doce, foi Diretor Nacional do Departamento Nacional da Produo Mineral organismo vinculado ao Ministrio de Minas e Metalurgia e atualmente atua como professor e consultor, dedicando tempo parcial UNIMONTE.

COLEGIADO DO CURSO

Conforme o Estatuto do UNIMONTE, Art. 34, o Colegiado do Curso um rgo consultivo, em matria de natureza administrativa e disciplinar, e deliberativo, em matria de natureza didticocientfica, responsvel pela gesto do curso. constitudo pelos seguintes membros efetivos:

III-

o coordenador do curso, seu presidente; 4 (quatro) representantes dos professores do curso e respectivos suplentes, eleitos pelos seus pares para um mandato de 1 (um) ano, permitida recondues;

III-

1 (um) representante do corpo discente do curso, eleito pelos representantes de turma/classe para um mando de 1 (um) ano, admitida a renovao da indicao do mesmo nome por mais um ano, desde que esteja regularmente matriculado no respectivo curso.

As atribuies do Colegiado de Curso so aquelas constantes no Regimento do UNIMONTE, Art. 38. Responsvel pela gesto do curso, trabalha articulado com os rgos colegiados superiores (CONSUN e CEPE), fazendo cumprir as decises ou submetendo aprovao desses rgos as eventuais sugestes de alterao administrativa, disciplinar e didtico-cientfica, no previstas em Regimento, Estatutos e demais Planos Institucionais.

64

2.2 PERFIL DOS DOCENTES: FORMAO ACADMICA, TITULAO E EXPERINCIA PROFISSIONAL

NOME

REGIME DE TRABALHO
H
TITULAO

SIGLA DA INSTITUIO
UNICAMP URAP-URSS UFSC USP USP USP USP UNESP USP

ANO
2003 1994 1979 2001 1998 2002 2010 1989 1997

EXPERINCIA PROFISSIONAL

E M B M B M D B M B M B M B M B

Joo Carlos da Silva

12 anos

Elisete Paes e Lima

27 anos

Carolina Bertozzi

10 anos

Marigela Oliveira de Barros Jlio Cesar Santos Oliveira

19 anos

PUC SP UNESP USP USP USP UNESP USP USP UFRGS USP UNICAMP USP USP FURG USP UNIMES UFPR USP

2009 1996 2000 2002 2005 1992 1998 2011 1967 1985 1997 2009 2012 1992 1999 1999 2001 2010

anos

Maria Rita Barros Leite de Moraes

9 anos

Ricardo Jos dos Santos

11 anos

Samara Cazzoli Y Goya

M D B

16 anos

Juarez Fontana dos Santos

M D

44 anos

Alessandra Mattos

B M B M B

3 anos

Maria Fernanda Palanch Hans

17 anos

Katia Simone Jaworski

M D

14 anos

Paulo de Moraes

H B M B M B M UNSANTA UNISANTOS UFNF UFRGS USP USP 2002 3010 1995 1998 1992 1995 14 anos

Maurcio Duarte

Cardivandro Soares da Silva

Cintia Miyajii

19 anos

65

D Slvio Cesar Lima Ribeiro H B M B Marcelo Leonardo H M D

USP UF Viosa USP USP USP USP

2001 1990 1995 1997 2001 2011 8 anos 19 anos

Legenda: G Graduao

E Especialista

M Mestre

D - Doutor

CONDIES DE TRABALHO

Em mdia cada professor atende aproximadamente 80 alunos, correspondendo a duas turmas de 40 alunos, mdia geral das diversas turmas de alunos do Curso de Tecnologia em Petrleo e Gs.

3.

INFRAESTRUTURA E INSTALAES

ACERVO DO CURSO

CICLO/ MDULO

DISCIPLINAS

B/C

LIVROS

B B Geodsia e cartografia C

C C

C C C

FITZ, Paulo Roberto. Cartografia bsica. 2. ed. rev. ampl.Canoas:Centro Universitrio La Salle - UNILASALLE, 2005. 219 p. MIGUENS, Altineu Pires. Navegao: a cincia e a arte. Niteri: Diretoria de Hidrografia e Navegao, 1999. 681 p. LOCH, Carlos & CORDINI, Jucilei. Topografia contempornea : planimetria Edio 2. ed. UFSC, 2000. 321 p. : il. Serie Didatica. RAMOS, Cristhiane da Silva. Visualizao cartogrfica e cartografia multimdia: conceitos e tecnologias. So Paulo: UNESP, 2005. 178 p ROCHA, Antnio M. R. O ABC do GPS. Recife: Bagao, 2004. 111 p. ROSA, Roberto; BRITO, Jorge Luis Silva. Introduo ao geoprocessamento: sistema de informao geogrfica. Uberlndia, MG: Universidade Federal de Uberlandia, 1996. 104 YERGIN, Daniel. The prize: the epic quest for oil, money & power. New York: Free Press, 1992 BACCOCOLLI, Giuseppe, O dia do Drago. Synergia, Rio de Janeiro. 408p. 2009. De SOUZA, ROBERTO G. PETRLEO Histria das descobertas e o potencial brasileiro. Niteri, RJ, Ed. Muiraquit, p. 272., 1997.

66

B B B Matemtica financeira

B Qumica instrumental B C

C C B B B Qumica geral C C

PUCCINI, Abelardo de Lima. Matemtica financeira: objetiva e aplicada. 6. ed. So Paulo: Saraiva, 2000.440 p. ASSAF NETO, Alexandre. Matemtica financeira e suas aplicaes. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1996. 421 p VIEIRA SOBRINHO, Jos Dutra. Matemtica financeira. 3. ed. compacta So Paulo: Atlas, 2008. 177 p. ZENTGRAF, Walter. Matemtica financeira: com emprego de funes e planilhas, modelo Excel. Rio de Janeiro: Elsevier, c2007. xxii, 428 p. SAMANEZ, Carlos Patrcio. Matemtica financeira: aplicaes anlise de investimentos. So Paulo: Makron Books, 1995. 217 p. FARO, Clvis de. . Fundamentos da matemtica financeira: uma introduo ao clculo financeiro e anlise de investimentos de risco. So Paulo: Saraiva, 2006. 459 p. HARRIS, D. C. Anlise Qumica Quantitativa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005. 876 p SKOOG, Douglas A. et al. Fundamentos de qumica analtica. So Paulo: Thomson Learning, 2008. SKOOG, Douglas A. et al. Fundamentos de qumica analtica. So Paulo: Thomson Learning, 2008. KILLOPS, S. D.; KILLOPS, V. J. An Introduction to Organic Geochemistry. New York: LST, 1993. SKOOG, Douglas, HOLLER, R e NIEMAN, S., Princpios de anlise instrumental, 5. Ed. Bookman, Porto Alegre, 372 p., 2008. FELTRE, Ricardo. Fundamentos da qumica: volume nico. 4. ed. So Paulo: Moderna, 2007. 700 p CIENFUEGOS, F.; Vaitsman, D. Anlise Instrumental. Rio de Janeiro: Intercincia, 2000. FELTRE, Ricardo. Fundamentos da qumica: volume nico. 4. ed. So Paulo: Moderna, 2007. 700 p KILLOPS, S. D.; KILLOPS, V. J. An Introduction to Organic Geochemistry. New York: LST, 1993. MCMURRY, John, Organic Chemistry, 7ed, Thomson Higher Education, Belmont, CA, US, 1206 p., 2008. CAREY, F. A.; ATKINS, R. Organic Chemistry . USA. MACGRAWHILL, 2000 BAILEY,C. A, BAILEY, P.S., Organic chemistry, a brief survey of concepts and applications, 4a. ed., Allyn & Bacon, US, 503p. 1989. BARBOSA, L. C.de A., Introduo qumica orgnica, 1. Ed.,Pearson/Prentice Hall& Editora UFV, Viosa, MG, 311,p, 2004 TAUK-TORNISIELO, Smia Maria; GOBBI, Nivar; FOWLER, Harold Gordon (Org.). Anlise ambiental: uma viso multidisciplinar. 2. ed. rev. e ampl. So Paulo: Editora da UNESP, 1995. 206 p. (Natura Naturata ). 2ex. VM.

67

Questes ambientais na indstria B C C

MARIANO, J.B. Proposta de metodologia de avaliao integrada de riscos e impactos ambientais para estudos de avaliao ambiental estratgica do setor de petrleo e gs natural em reas offshore. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Ps Graduao de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2007. 592p. Disponvel em: http://www.ppe.ufrj.br/ppe/production/tesis/dmarianojb.pdf. ENDEREO ELETRNICO SANCHEZ, Luiz Enrique, Avaliao de impacto ambiental, 1A Ed. Ed. Oficina de Textos, 496 p. 2006 VEYRET, Ivete, Os Riscos, o homem como agressor e vtima do meio ambiente. 1a. Ed. Ed. Contexto, 320 p. 2007. PETROBRS/ Cenpes e Engenharia et alii. Monitoramento Ambiental da Atividade de Perfurao de Poos de leo e Gs na Bacia de Campos Caracterizao e Monitoramento Ps-atividade Relatrio Final. Rio de Janeiro. 2003. 189 p. MILANELLI, JOO CARLOS CARVALHO. Efeitos do petrleo e da limpeza por jateamento em costo rochoso da praia de Barequecaba, So Sebastio, SP. Dissertao de Mestrado, Instituto Oceanogrfico da Universidade de So Paulo, IOUSP. 1994. Disponvel em: http://www.teses.usp.br/ ENDEREO ELETRNICO.
ARCHE, Alfredo 1992. Sedimentologia. 2 Volumenes Editor: C.S.I.C. Coleco: Nuevas Tendencias 1072p SUGUIO, Kenitiro. Geologia sedimentar. So Paulo: Edgard Blcher, 2007. ix, 400 DIAS, Alveirinho. A anlise sedimentar e o conhecimento dos sistemas marinhos. Universidade do Algarve. E-book, 2004, 84p. BAPTISTA NETO, Jos Antnio; PONZI, Vera Regina Abelin; SICHEL, Susanna Eleonora. Introduo geologia marinha. Rio de Janeiro: Intercincia, 2004. 279 p. ISBN 8571930988 TEIXEIRA,W.; Toledo,M.C.M.; Fairchild,T.R.; Taioli,F. (Organiz.) 2000. Decifrando a Terra. Publ. Oficina de Textos, So Paulo. SUGUIO, Kenitiro. Dicionrio de Geologia Sedimentar e reas afins. So Paulo: Editora Bertrand Brasil, 1998, 1217p.

B B B Intemperismo e sedimentao

B B Geologia do petrleo C

THOMAS, Jos Eduardo; TRIGGIA, Attilio Alberto. Fundamentos de engenharia de petrleo. 2. ed. Rio de Janeiro: Intercincia, Petrobrs, 2004. 271 p. SELLEY, R. Elements of petroleum geology 2A. Edio. Academic Press, San Diego, US, 1998,470 p. GUILEMOT, DE J. - Geologia Del Petroleo , Paraninfo Cengage Learning, Espanha, 358p, 1982. LEVORSEN, A.I. Geologia del Petroleo. Editorial Universitaria de Buenos Aires. 450p. 1967 FISCHER, A.G. & JUDSON, S. Petroleum and global tectonics. Princeton University Press. 322p. 1975. CHAPMAN, RICHARD E. PETROLEUM GEOLOGY Developments in petroleum science 16, Elsevier, Nederlands, 415 p, 1983 SELLEY, R. Elements of petroleum geology 2A. Edio. Academic Press, San Diego, US, 1998,470 p.

C C

68

B B B Estatstica funcional C C

TRIOLA, Mario F. Introduo estatstica. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005. 656 p CRESPO, Antnio Arnot. Estatstica fcil. 8. ed. So Paulo: Saraiva, 1991. 224 p. VIEIRA, Snia.Estatstica experimental. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1999. 185 p. LARSON, Ron; FARBER, Elizabeth. Estatstica aplicada. 2. ed. So Paulo: Prentice Hall, c2004. xv, 476 LAPPONI, Juan Carlos. Estatstica usando excel. 4. ed. revista e atualizada Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. xvi, 476 p. MOORE, David S.; PESSOA, Cristiana Filizola Carneiro (Trad.). A estatstica bsica e sua prtica. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005. 658 p. RIBEIRO, Helio Jorge P. Severiano; LAVINA, Ernesto Luiz C. (Org.) et al. Estratigrafia de sequncias: fundamentos e aplicaes. Sao Leopoldo: UNISINOS, 2003. 428 p.
CATUNEAU, Octavian, Sequence Stratigraphy - Principles And Aplications, Developments in sedimentology, 1a. ed. , Elsevier, ND, 2006. DELLA FVERA, Jorge C. Fundamentos de estratigrafia moderna. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. 263 p Kearey, P.; Brooks, M. and Hill, I. Geofsica de Explorao. So Paulo, Oficina de Texto. 387p. 2009 WEEKEN, Paul. P, Seismic stratigraphy, basin Analysis and reservoir, Handbook of geophysical exploration: seismic exploration, 1a. Ed. 500 pp, 2006. ZIMMERLE, Winfrid, Petroleum sedimentology, 1a. Ed. Kluwer Academic,1995..

B C Estratigrafia de sequncias C

C C

B B B Avaliao econmica de reservas C

HASHEM, M., ELSHAHAWI, H., UGUETO, G., , A Decade Of Formation Testing Dos and Donts and Tricks of the Trade, SPWLA Paper 2004L, presented at the SPWLA 45th Annual Logging Symposium Noordwijk, The Netherlands, 6-9, June, 2004. COSS, R. Basics of reservoir engineering, Oil and gas fields developmet thecniques, Institute Franois du Ptrole Publications, ditons Technip., Paris, 344 p. 1993 JOCILDO, C. N. Excell para profissionais de finanas. Manual prtico.Ed. Campus, So Paulo, 308.p. EHRLICH, J. P. Pesquisa operacional:Curso introdutrio.Editora Atlas. So Paulo. 189 p.1976 EHRLICH, J. P. 1989. Engenharia Econmica: Avaliao e seleo de projetos de investimento. 5ed. So Paulo. Atlas. 192p HESS, G. J.L., MARQUES, L.C.M.R, PAESE PUCCINI, A.L. Engenharia econmica, 8. Edio, Ed. Difel, Rio de Janeiro, 100p., 1977 MATHIAS, Wahsington Franco e GOMES, Jos Maria, Matemtica financeira: com mais de 600 exerccios resolvidos e propostos. Ed. Atlas, So Paulo, 486 p. 1979. ACKOFF, R.L. e SASIENI, M.W. Pesquisa operacional. LTC (Coleo Universitria de Administrao no.4),Rio de Janeiro, 528p. 1975.

B Bsica; C Complementar.

69

INSTALAES E LABORATRIOS ESPECFICOS O curso de Geologia conta com um laboratrio multifuncional de Geologia, sedimentologia e micropaleontologia equipado com estereomicroscpios binoculares, bancadas para estudos sedimentolgicos e mineralgicos, alm de todo o equipamento necessrio para anlises granulomtricas e sedimentolgicas.

Atividades e aulas prticas de vrias disciplinas so ministradas nos diversos laboratrios de informtica disponveis, ou em laboratrios de qumica de uso comum com outros cursos afins.

ESPAO FSICO O curso de Geologia est instalado no Campus Vila Mathias que dispe de ampla sala dos professores, ao lado da sala onde funcionam as Coordenaes de Curso e a Diretoria de Graduao.

Os professores dispem de gabinetes comuns de estudo, equipados com microcomputadores pessoais interligados em rede. Os alunos dispem de reas comuns de estudo em anexo biblioteca e em salas de estudo especficas. Todas as salas de aula so dotadas de climatizadores, com iluminao cuidadosamente calculada.

As atividades de estudo/pesquisa podem ser desenvolvidas em vrios laboratrios de informtica dispostos em vrias reas do campus.

70

REFERNCIAS

BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil , Poder Legislativo, Braslia, DF, 23 dez. 1996, seo 1, p. 27.833. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 2 fev. 2008. BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior Sinaes e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Braslia, DF, 15 abr. 2004, Seo 1, p. 3-4. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L10861.htm>. Acesso em: 1 mar. 2007. BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispe sobre o estgio de estudantes; altera a redao do art. 428 da Consolidao das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo o o o Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943, e a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as os Leis n 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de maro de 1994, o pargrafo nico do o o o art. 82 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6 da Medida Provisria n 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Braslia, DF, 26 set. 2008, Seo 1, p. 3-4. BRASIL. Poder Executivo. Decreto n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n 10.048, de 8 de novembro de 2000, que d prioridade de atendimento s pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critrios bsicos para a promoo da acessibilidade das pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida, e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, 3 dez. 2004, Seo 1, p. 2-6. BRASIL. Poder Executivo. Decreto n. 5.773, de 9 de maio de 2006. Dispe sobre o exerccio das funes de regulao, superviso e avaliao de instituies de educao superior e cursos superiores de graduao e seqenciais no sistema federal de ensino. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, 10 mai. 2006, Seo 1, p. 6-10. BRASIL. Poder Executivo. Decreto n. 5.786, de 24 de maio de 2006. Dispe sobre os centros universitrios e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, 25 mai. 2006, Seo 1, p. 9. BRASIL. Poder Executivo. Decreto n. 6.303, de 12 de dezembro de 2007. Altera dispositivos dos os Decretos n 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, e 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispe sobre o exerccio das funes de regulao, superviso e avaliao de instituies de educao superior e cursos superiores de graduao e seqenciais no sistema federal de ensino. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, 13 dez. 2007, Seo 1, p. 4. CENTRO UNIVERSITRIO MONTE SERRAT, Santos. Estatuto, 2007. Homologado pelo Ministro da Educao em 29/11/2007 e Portaria MEC n 988/2007, publicada no D.O.U. n 230, de 30/11/2007, Seo 1. CENTRO UNIVERSITRIO MONTE SERRAT, Santos. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), 2007-2011. Aprovado pelo Conselho Universitrio (Consu) do UNIMONTE em 13/07/2007.
os

71

CENTRO UNIVERSITRIO MONTE SERRAT, Santos. Projeto Poltico-Pedaggico Institucional (PPI), 2007. Aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso (CEPE) do UNIMONTE em 06/12/2007.

CENTRO UNIVERSITRIO MONTE SERRAT, Santos. Regimento Geral do Centro Universitrio Monte Serrat, 2007. Aprovado pelo Conselho Universitrio (Consu) do UNIMONTE em 18/04/2007. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO CNE. Cmara de Educao Superior CES. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Braslia, MEC/CNE/CES. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12991&Itemid=866>. Acesso em: 22 set. 2009. EVANGELISTA, Helivane de Azevedo. A utilizao de feedback como estratgia de ensino/aprendizagem da escrita em ingls como L2. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, 2003. (Tese, Doutorado em Estudos Lingsticos Lingstica Aplicada). FUNDAO CULTURAL DE BELO HORIZONTE, Belo Horizonte. Estatuto, 2006. Averbado pelo Registro Civil de Pessoas Jurdicas sob o n 144 no Registro 57.779, Livro A, em 07/12/2006. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANSIO TEIXEIRA - INEP. Instrumento de Avaliao dos Cursos de Graduao. Braslia, MEC/DEAES/CONAES, setembro de 2008. Disponvel em: <http://www.inep.gov.br/superior/condicoesdeensino/manuais.htm>. Acesso em 30 set. 2008. MINISTRIO DA EDUCAO - MEC. Portaria Normativa n 40, de 12 de dezembro de 2007: Institui o e-MEC, sistema eletrnico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informaes relativas aos processos de regulao da educao superior no sistema federal de educao. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 13 dez. 2007, seo 1, p. 39. MINISTRIO DA EDUCAO - MEC. Portaria n 1.081, de 29 de agosto de 2008: Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliao de Cursos de Graduao do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior - SINAES. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 1 set. 2008, seo 1, p. 56.

Potrebbero piacerti anche