Sei sulla pagina 1di 2

ARTEFATOS DE CIMENTO: COMO IDENTIFICAR BLOCOS E PAVERS DE QUALIDADE

Em matria de qualidade de blocos e Pavers, os ensaios descritos nas Normas brasileiras NBRs 12118, para os blocos e na NBR 9780 para os Pavers, so suficientes para determinar se o produto atende ou no aos requisitos mnimos de qualidade necessrios a um bom desempenho aps a sua aplicao. Todavia, na fase de produo ou mesmo para os casos das pequenas obras onde o custo dos ensaios no justifica a sua adoo, existe uma srie de observaes que facilitam identificar com antecedncia se os produtos tero um bom desempenho aps aplicados. Estas dicas so apenas orientativas e no devem ser utilizadas como ltimo recurso para aprovar ou reprovar um lote de produto. Para estes casos, o correto a execuo dos ensaios conforme descrito nas normas especficas citadas acima e os testes demonstrado partir de agora valem tanto para blocos como para pavers.

Teste da Chuva
muito fcil notar a diferena entre peas feitas com misturas secas e portanto mal adensadas e peas compactas, feitas com umidade adequada. Misturas secas so difceis de adensar e a falta de adensamento resulta em peas porosas. As peas porosas ficam facilmente encharcadas aps uma pequena chuva, ou aps algum lavar o pavimento feito com elas, permanecendo midas por muito mais tempo. J, com a pea compacta ocorre o contrrio. Como a gua no penetra na pea, umidade fica apenas numa fina camada superficial que seca rapidamente com alguns minutos de sol.

Teste da Permeabilidade
Quando um Bloco, Paver, tubo ou telha no recebeu o adensamento adequado da mistura, ou seja, no foi feito na "umidade tima" o resultado ser uma pea porosa, capaz de absorver gua com facilidade. Um teste prtico para se verificar se o produto tem boa compactao o teste de permeabilidade. Mantenha a pea na horizontal e derrame um pouco de gua na superfcie. Se gua no penetrar ou penetrar com certa dificuldade, indica pea compacta e, portanto, sinal de produto bem adensado. J, se a gua penetrar com facilidade significa grande quantidade de vazios no concreto, forte indicativo de baixa resistncia, grande absoro ou alto consumo de cimento caso a resistncia esteja sendo atendida.

Teste do Peso
Para concretos de mesmos materiais e mesmas propores, a resistncia proporcional sua densidade e esta proporcional ao peso da pea. Portanto, para peas de mesma geometria e fabricadas com o mesmo trao a diferena de massa (peso) entre elas uma forte indicao de diferena de resistncia e, portanto, variao no processo produtivo. Quanto mais leves forem as peas, mais porosas elas sero e, portanto, menor ser a resistncia e maior a absoro de gua. H uma perfeita correlao entre a resistncia e a massa (peso) dos blocos ou paver quando feitos no mesmo molde e com o mesmo trao. Portanto, encontre uma pea perfeita, obtenha o seu peso e adote-o como padro com uma variao de, no mximo, 5% para mais ou para menos.

PROIBIDA A REPRODUO SEM PRVIA AUTORIZAO

Arestas
Quando o bloco ou paver se apresenta com a aresta irregular indica um produto fabricado com concreto inadequado, podendo ser pouca gua no processo de mistura e/ou curva granulomtrica irregular. Neste caso no houve a formao da pasta, importante recurso para proporcionar a necessria coeso e compactao do concreto, condies estas indispensveis para se obter a mxima resistncia com os materiais empregados..

Teste das Estrias


Quando o bloco ou paver feito na umidade tima a pea apresenta uma textura com ranhuras verticais no sentido de desfor ma da pea. Estas estrias so provocadas pela presena da pasta de cimento que foi expulsa do centro da pea devido compactao total. Este um grande indicativo de que a pea obteve o adensamento adequado.

Pea compacta, arestas perfeitas.

Aresta irregular, mistura seca, fraca.

Variao de Cor no Lote


Se o produto apresenta grande variao de tonalidade de cor no mesmo lote, a causa mais provvel a variao na quantidade de gua empregada na fase de mistura. Misturas mais secas tendem a deixar as peas mais escuras. O resultado so blocos ou pavers de diferentes densidade e baixas resistncias no mesmo lote (foto 03). Misturas com umidade adequada produzem lotes de cor homognea, peas levemente mais claras (devido ao afloramento da pasta) e indicam baixo desvio padro, perfeito controle de pro cesso e boa qualidade do produto (foto 04). Se a pea no apresenta as ranhuras um indicativo de que no houve alimentao suficiente do molde ou a mistura no tem umidade adequada ou o equipamento no conseguiu proporcionar o devido adensamento. Nesta etapa, importante a ajuda de um bom aditivo de m -ol dagem.

foto 03

foto 04

Autor: Idrio Fernandes consultor em tecnologia do concreto e sistemas construtivos base de cimento e autor do Livro Blocos e Pavers, Produo e Controle de Qualidade. idariof@uol.com.br www.blocoepaver.com.br Materia exclusiva extrada da MENEGOTTI EM REVISTA - II - SETEMBRO 2011 www.menegotti.net

PROIBIDA A REPRODUO SEM PRVIA AUTORIZAO

Potrebbero piacerti anche