Sei sulla pagina 1di 1

Escola Secundria de Avelar Brotero

Segundo a NP-405

REGISTO DE REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

MLI

BIBLIOTECA ESCOLAR/Modelo de Literacia da Informao: MLI_06_bibabrotero_registo_referncias_bibliogrficas

LIVROS
Ex.: ORSENNA, rik - O jardineiro do Rei-Sol. 1 ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2003. ISBN 972-24-1252-3 Autor Ttulo Edio Local Editora Ano ISBN APELIDO, nome. Utilizar trao a seguir ao nome. Na ausncia do autor, prevalece o ttulo em primeiro lugar. Primeira letra em maiscula e restantes em minsculas, em cada palavra. Destacado por sublinhado, aspas ou relevos tipogrficos (bold, itlico).Ponto final a seguir. Nmero da edio, seguido de espao antes da abreviatura ed., seguido de ponto. Local da edio, seguido de espao, dois pontos e espao. Nome do editor, seguido de vrgula. Ano da edio, seguido de ponto. Nmero Padro Internacional do Livro. Regista-se, caso exista.

Peridicos - JORNAIS / REVISTAS


Ex.: WALLACE, Scott O fim da Amaznia. National Geographic. ISSN. Vol. 6, n 70 (Jan. 2007) p. 2-31. Autor Ttulo do artigo Ttulo do peridico ISSN Localizao Vol. N Data Pg. APELIDO, nome. Utilizar trao a seguir ao nome. Na ausncia do autor, prevalece o ttulo do artigo em primeiro lugar. Primeira letra em maiscula e restantes em minscula. Utilizar ponto. Primeira letra em maiscula e restantes em minsculas. Destacado por sublinhado, aspas ou relevos tipogrficos (bold, itlico). Ponto final a seguir. Nmero Internacional Normalizado das Publicaes em Srie. Regista-se, caso exista. Registar Vol, seguido de ponto e do nmero e ainda de vrgula. Registar n, seguido do respectivo ordinal. Ms ou meses referentes publicao, abreviados, seguidos do ano, tudo entre parnteses. Inicial p em minscula, seguida de ponto. Nmero da(s) pgina(s), separadas por -, ponto.

PGINAS WEB
Ex.: MORENO, Jos - tica da informao na escola. [Em linha]. Carregal do Sal, Escola Secundria/3, Maio 2009.[Consultada em 5 de Maro de 2010]. http;//www.mestudo.no.sapo.pt
Autor Ttulo da pgina Indicao de suporte Local, editor e data Data de consulta URL

APELIDO, nome. Utilizar trao a seguir ao nome (se existir). Na ausncia do autor, prevalece o ttulo do artigo em primeiro lugar. Primeira letra em maiscula e restantes em minsculas. Destacado por sublinhado, aspas ou relevos tipogrficos (bold, itlico). Ponto final a seguir. Entre [ ] regista-se a expresso Em linha, seguido de ponto. Identificao de: local, editor e data (de edio ou de actualizao) terminada em ponto. Escrever Consultada em data da consulta, entre parnteses rectos [ ]. Ponto final a seguir. Endereo electrnico onde se encontra alojado o recurso (iniciar sempre por http://)

Registos Vdeo - DVD


Ex.: Quem s tu?. Realizao de Joo Botelho. Lisboa: Lusomundo, 2000. DVD (108 min.).
Ttulo

Realizao Local Editor/Distribuidor Data Designao e tempo

Como este tipo de registo raramente tem um autor expresso, inicia-se pelo ttulo: primeira letra em maiscula e restantes em minscula. Utilizar ponto a seguir. Destacado por sublinhado, aspas ou relevos tipogrficos (bold, itlico). Ponto final a seguir. Escrever Realizao de, seguido do nome do realizador. Primeira letra em maiscula e restantes em minsculas, seguido de ponto. Local da edio, seguido de dois pontos. Primeira letra em maiscula e restantes em minscula. Utilizar vrgula a seguir ao nome. Ano da edio, seguido de ponto. Tipo especfico do material, seguido da extenso (durao) e ponto.

Registos Sonoros - CD udio


Ex.: VELOSO, Rui. O concerto acstico. Lisboa: Emi -Valentim de Carvalho, 2003. 1 CD
Autor Ttulo Local Editor/Distribuidor Data Designao

APELIDO, nome. Utilizar ponto a seguir ao nome. Primeira letra em maiscula e restantes em minscula. Utilizar ponto a seguir ao nome. Primeira letra em maiscula e restantes em minsculas. Destacado por sublinhado, aspas ou relevos tipogrficos (bold, itlico). Ponto final a seguir. Local da edio, seguido de dois pontos. Na sua ausncia, regista-se [s.l.]. Primeira letra em maiscula e restantes em minscula. Utilizar vrgula a seguir ao nome. Ano da edio, seguido de ponto. Quantidade e tipo especfico do material, seguido de ponto.

Nome ____________ _ ________________ _______ ________ Ano ____ Turma __ __ rea Curricular/Disciplina ______________ _ Data de pesquisa ___ / ___/ ______

Potrebbero piacerti anche