Sei sulla pagina 1di 9

Nossos Clssicos

Introduo a Geografia Fsica'


[Einleitung fur die physische Erdbeschreibung]

Immanuel Kant

Com relao ao conjunto de nossos conhecimentos, temos que, antes de qualquer coisa, dirigir a nossa ateno para suas fontes ou sua origem, e tambm, em seguida, notar o plano do seu ordenamento ou a forma, a saber, como esses conhecimentos podem ser ordenados, pois seno ns no seremos capazes de record-los em casos futuros, quando exatamente deles necessitarmos. Por conseguinte, ainda antes mesmo de adquiri-los, temos que de certo modo dividi10s em determinadas disciplinas.

No que diz respeito ento s fontes e origem de nossos conhecimentos, ns os tiramos inteiramente, ou da razo pura ou da experincia, que por sua vez instrui a razo. Nossa razo nos d os conhecimentos racionais puros; recebemos os conhecimentos empricos, seno, por meio dos sentidos. Mas como o alcance de nossos sentidos no ultrapassa o mundo, nossos conhecimentos empricos se estendem tambm apenas ao mundo presente.
'Texto traduzido por Leonardo Arantes (mestrando do Programa de Ps-Graduao em Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF e bolsista da Capes) e revisado por Rodrigo Cantu de Souza (mestrando do Instituto Universitrio de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPEW). N.T.: O vocbulo grego Geographia foi traduzido de duas maneiras para a lngua alem: a primeira a prpria germanizao deste vocbulo, da resultando Geograpliie; a segunda, Erdbeschreibung - Erde significando Terra e Beschreibung, descrio - a traduo exata a partir de radicais alemes. Assim, ele pode ser traduzido para o portugus tanto por geografia, como por descrio da Terra. Ambos os vocbuIos podem vir precedidos tambdm pelo adjetivo physisch- (em portugus, prosseguidos pelo adjetivo fsica), que se remete ao vocbulo grego physis, portanto, natureza. Aps Kant, outros gegrafos como, por exemplo, Carl Ritter e Alexander von Humboldt denominaram tal cincia de maneira diferenciada, o primeiro de Erdkunde ("conhecimento" da Terra) e o segundo de Weltbeschreibung (descrio do mundo).

GEOgraphia - Ano IX - No 17 - 2007

Immanuel Kant

Desta forma, como ns temos um sentido duplo, um externo e outro interno, ns podemos considerar tambm por ambos o mundo enquanto a mais alta representao [Inbegriffl de todos os conhecimentos empricos. O mundo, enquanto objeto dos sentidos externos, a natureza [Natur]; enquanto objeto dos sentidos internos , seno, a alma [Seele] ou o Homem [Mensch]. As experincias que ns temos da natureza e do Ilomem constituem juntas os conhecimentos do mundo. O conhecimento do Homem nos ensinado pela Antropologia [Anthropologie]; devemos geografia fsica [physischen Geographie] ou descrio da Terra [physischen Erdbeschreibung] o conhecimento da natureza. Claro que no h experincias no sentido mais rigoroso, e sim apenas percepes que, tomadas em conjunto, constituiriam a experincia. Aqui tambm ns tomamos essa expresso realmente apenas em seu sentido usual, significando percepo. A descrio fsica da Terra [physiche Erdbeschreibung] , ento, a primeira parte do conhecimento do mundo. Ela pertence a uma idia, a qual se pode denominar de propedutica no conhecimento do mundo. O ensino desta parece ser ainda muito insuficiente. Contudo, ela algo de que somos capazes de fazer uso de modo mais proveitoso em todas as circunstncias possveis da vida. Logo, torna-se necessrio que ela se faa conhecida enquanto um conhecimento que se pode completar e corrigir por meio da experincia. Ns antecipamos nossa experincia futura, a qual teremos posteriormente no mundo, por meio de uma instruo e um esboo geral desse tipo, que nos d como que um conceito preliminar [Vorbegrift] de tudo. Daquele que fez muitas viagens, diz-se que ele viu o mundo. Entretanto, para o conhecimento do mundo preciso mais do que apenas v-lo. Quem quiser tirar proveito de sua viagem, precisa anteriormente traar um plano para ela, mas no considerar o mundo apenas enquanto objeto do sentido externo. A outra parte do conhecimento do mundo trata do conhecimento do Homem. O contato com os homens amplia nossos conhecimentos. No entanto, necessrio fazer um exerccio preliminar para todas as experincias futuras desse tipo, e isso realizado pela antropologia. Dela faz-se conhecido, o que no Homem pragmtico e no especulativo. O Homem no ser ento considerado fisiologicamente, e sim do ponto de vista cosmolgico, de modo que sejam discernidas as fontes dos fenmenos.* O que ainda falta muito uma instruo sobre a aplicao de conhecimentos previamente adquiridos e de seu uso conforme, ao mesmo tempo, ao entendimento e s circunstncias, ou seja, uma instruo que permita aos nossos conhecimentos encontrar sua dimenso prtica. isso o conhecimento do mundo.
* Ver o prefcio de Kant sua Anthropologie in pragrnntischer ~insicht: 2" edio, Konigsberg, 1800. (N.T.:edio brasileira -Antropologia de um ponto de vista pragmtico. So Paulo: Iluminuras, 2006)

Nossos Clssicos

O mundo o substrato e o cenrio [Schauplatz*], no qual se desenrola o jogo de nossa habilidade. Ele a base sobre a qual nossos conhecimentos so adquiridos e aplicados. Todavia, para que isso possa ser trazido para a prtica, qual o entendimento dita a necessidade, precisa-se, assim, conhecer a constituio do sujeito, seno o que foi dito primeiramente [o exerccio do prprio conhecimento] toma-se impossvel. Alm disso, tambm temos que conhecer os objetos de nossa experincia ao todo, de modo que nossos conhecimentos no constituam nenhum agregado, e sim um sistema. Pois no sistema o todo est antes das partes; no agregado, ao contrrio, as partes esto antes. Essa condio acontece com todas as cincias que produzem em ns uma ligao, por exemplo, a enciclopdia, onde o todo aparece primeiramente em concatenao. A idia arquitetnica; ela cria as cincias. Quem, por exemplo, quer construir uma casa, faz-se, em primeiro lugar, uma idia do todo, do qual depois todas as partes so derivadas. Assim, portanto, nossa preparao atual tambm uma idia do conlzecimento do mundo. Ns forjamos aqui do mesmo modo, a saber, um conceito arquitetnico, que um conceito, do qual o mltiplo derivado do todo. Aqui, o todo o mundo, o cenrio [Schauplatz] no qual ns realizaremos todas as experincias. O contato com homens e as viagens ampliam o campo de todos os nossos conhecimentos. Esse contato nos ensina a conhecer o Homem, mas nos exige muito tempo, se esse objetivo deve ser atingido. Se ns estivermos ento preparados antecipadamente por meio da instruo, teremos assim desde j um todo, um conjunto [Inbegriffl de conhecimentos, que nos ensinar a conhecer o Homem. Assim, seremos capazes de colocar cada experincia realizada em sua prpria classe e lugar. Atravs de viagens ns ampliamos nosso conhecimento do mundo exterior, mas que ser de pouca utilidade, se ns no recebermos antecipadamente um treinamento preliminar por meio da instruo. Logo, se a gente diz, deste ou daquele, que ele conhece o mundo, entende-se com isso que ele conhece tanto o Homem como a natureza.
N.T.: No que diz respeito ao vocbulo alemo Schauplatz, se pensado etimologicamente, Schau vem do verbo schauen, que significa "ver", "assistir", "mirar", e Plarz significa "praa", "lugar". Todavia, esse vocbulo possui uma significao tambm e, principalmente, no campo das artes, podendo ser traduzido por "teatro". Diferentemente, preferiu-se aqui descartar "teatro" e "palco", primeiramente, porque "palco" significa apenas uma parte do "teatro", isto , os espectadores no atuam no "palco", eles apenas assistem o que se passa com os atores que nele esto atuando; em segundo lugar, "palco" possui um vocbulo muito bem consolidado na lngua alem, que o vocbulo Biihne; por fim, "teatro" talvez fosse a traduo mais adequada por englobar no s6 o "palco", como tambm a "platia", seu "lugar" e o "cenrio", ou seja, "o todo" desse microcosmo com o qual Kant faz a analogia ao macrocosmo da Terra; entretanto, alm deste vocbulo ficar sem sentido especificamente neste caso, h o vocbulo tambm bem consolidado em alemo que Theater. (Agradecemos ao prof. Wolf-Dietrich Sahr, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paran - UFPR, pelas consideraes acerca deste vocbulo)

GEOgraphia - Ano IX - No 17 - 2007

Immanuel Kant

Nossos conhecimentos iniciam-se a partir dos sentidos. Eles nos do o material, ao qual a razo somente confere uma forma adequada. O fundamento de todo conhecimento est, portanto, nos sentidos e na experincia, que pode ser a nossa prpria, ou a experincia de outros. Ns no deveramos, certamente, nos ocupar unicamente com nossa prpria experincia, j que esta no suficiente para conhecer tudo, na medida em que o Homem, do ponto de vista do tempo [Zeit], atravessa uma pequena parte dele; por conseguinte, pode experimentar muito pouco em relao ao espao [Raum] e, ainda que ele viaje, nem sempre estar em condies de observar e perceber tudo. Assim, pois, ns tambm temos que nos servir, necessariamente, de experincias alheias. Estas precisam ser, contudo, fidedignas e, enquanto tais, so preferveis experincias registradas por escrito s extemalizadas apenas oralmente. Portanto, ns ampliamos nossos conhecimentos atravs de informaes, como se ns mesmos tivssemos atravessado todo o mundo passado. Ns ampliamos nosso conhecimento do tempo presente por meio de informaes de pases estrangeiros e distantes, como se ns mesmos neles vivssemos. Mas note-se: cada experincia exterior apresenta-se ou como narrativa [Erzahlung], ou como descrio [Beschreibung] A primeira uma histria [Geschichte], a outra uma geografia [Geographie]. A descrio de um lugar [Ort] singular da Terra chama-se topografia. Por conseguinte, a corografia significa a descrio de uma regio [Gegend] e suas especificidades. A orografia, descrio desta ou daquela montanha. A hidrografia, descrio das guas. Observao: O discurso aqui ento o do conhecimento do mundo, logo, de uma descrio do conjunto da Terra. O nome geografia [Geographie] no ser tomado aqui, portanto, em nenhum significado diferente do habitual.

No que se refere ao plano do ordenamento, temos, ento, que indicar a todos os nossos conhecimentos o lugar [Stelle] que lhes prprio. Mas ns podemos dar um lugar [Stelle] a nossos conhecimentos empricos, tanto de acordo com os conceitos [Begriffen], quanto com o tempo [Zeit] e o espao [Raum] onde eles realmente podem ser encontrados. A classificao dos conhecimentos segundo os conceitos a classificao lgica; aquela segundo o tempo e o espao a divisofisica. Por meio da primeira ns obtemos um sistema da natureza [Systema naturae], como, por exemplo, o de Lineu; por meio da segunda obtemos, ao contrrio, uma descrio geogrfica da natureza [geographische Naturbeschreibung].

Nossos Clssicos

Se digo, por exemplo: a espcie dos bovinos ser contada sob o gnero dos animais quadnpedes ou tambm sob a espcie destes animais com cascos rachados, assim, esta uma classificao que fao em minha cabea, portanto, uma classificao lgica. O Sistema naturae tambm um registro do todo, onde eu coloco todas as coisas, cada uma em sua classe caracterstica, podendo elas se encontrar na Terra, igualmente, em diferentes regies [Gegenden], distantes umas das outras. Em conseqncia da classificao fsica, as coisas sero consideradas agora, ao contrrio, de acordo com os lugares [Stellen] que elas ocupam na Terra. O sistema destina o lugar [Stelle] na diviso de classes. A descrio geogrfica da natureza indica os lugares [Stellen] nos quais estas coisas podem realmente ser encontradas na Terra. Assim, por exemplo, o lagarto e o crocodilo so fundamentalmente um e o mesmo animal. O crocodilo apenas um lagarto , quais este ou aquele moram imensamente grande. Porm, os lugares [ ~ r t e r ]nos na Terra, so diferentes. O crocodilo vive no Nilo; o lagarto na terra [Land] e tambm entre ns mesmos. No fundo, enxergamos aqui o cenrio [Schauplatz] da natureza, a Terra em si e as regies [Gegenden], onde as coisas efetivamente so encontradas. Todavia, no sistema da natureza ser buscado no o lugar de origem, mas sim as formas similares. Entretanto, poderamos denominar os sistemas da natureza at agora compostos, bem mais corretamente, de agregados da natureza, pois um sistema pressupe j a idia de um todo, da qual a multiplicidade das coisas ser derivada. Na realidade ns no temos ainda nenhum Systema naturae. Nos assim chamados sistemas do tipo existentes, as coisas esto apenas reunidas e ordenadas umas aps as outras. Mas ns podemos denominar ambas, histria e geografia, do mesmo modo, como uma descrio, mas com a diferena de que a primeira uma descrio no tempo [Zeit] e a segunda, uma descrio no espao [Raume]. Histria e geografia ampliam, portanto, os nossos conhecimentos em relao ao tempo e ao espao. A histria [Die Geschichte] se refere aos acontecimentos que, em relao ao tempo, sucederam-se um aps o outro [nacheinander]. A geografia [Die Geographie] se refere aos fenmenos que, em relao ao espao, acontecem ao mesmo tempo [zu gleicher Zeit]. Conforme os diferentes objetos, com os quais a ltima se ocupa, recebe ela diferentes nomes. Por conseguinte, chama-se logo geografia fsica, matemtica, poltica, moral, teolgica, literria ou mercantil.'

' Fabri, na pgina 3 de sua obra Geistik,denomina-a ainda "geografia dos produtos". ~ncontramos as classificaes usuais da geografia definidas por ele de modo comum em outro lugar Mas justamente a essas definies que devemos imputar o ordenamento, insuficiente para um leitor

GEOgraphia - Ano IX

- No 17 - 2007

Immanuel Kant

A histria [Geschichte] daquilo que acontece em diferentes tempos e que a prpria histria [Historie], nada mais do que uma geografia contnua; por isso uma das maiores deficincias histricas quando no se sabe em que lugar [Ort] alguma coisa aconteceu ou sob quais condies. A Histria [Historie] diferente, portanto, da geografia [Geographie] somente do ponto de vista do espao e do tempo. A primeira , como j dito, uma notcia de acontecimentos que se sucedem um aps o outro e tm relao no tempo. A outra seno uma notcia dos acontecimentos que caminham um ao lado do outro [neben einander] no espao. A histria uma narrativa [Erzahlung]; a geografia, uma descrio [Beschreibung]. Por isso podemos ter tambm, certo, uma descrio da natureza [Naturbeschreibung], porm no uma histria da natureza [Naturgeschichte]. Esta ltima, como ela utilizada por muitos, totalmente incorreta. Pois ns estamos habituados, quando temos apenas o nome, a acreditar que temos tambm o objeto: assim, ningum pensa com isso fornecer realmente uma tal histria da natureza. A histria da natureza contm a diversidade da geografia, como as coisas foram em diferentes pocas, mas no como elas so agora e ao mesmo tempo, pois isto seria, sim, de algum modo, descrio da natureza. Se, ao contrrio, ns expusermos os acontecimentos de toda a natureza, como se eles estivessem arranjados atravs de todos os tempos, desta maneira, apresentaramos corretamente, e somente a, uma histria da natureza propriamente dita. Se considerarmos, por exemplo, como as diferentes raas de ces so originadas de um mesmo tronco e quais transformaes se sucederam com elas mediante a diferenciao de reas [Verschiedenheit des Landes], de clima, de reproduo, etc., atravs de todas as pocas, ento isso seria uma histria natural dos ces, e
atento, de todas nossas obras de geografia, particularmente aquelas de geografia poltica. Desdobraremos este ponto mais adiante. Alis, a geografia poltica ser dividida ainda em antiga, medieval e moderna. No que conceme a esta ltima, ver: Mannerts Geographie der Criechen und Romer. Nuremberg . Nova edio. 1799. D'AnviEles alte und mittlere Erdbeschreibung. Nuremberg. 1782. Nova edio da primeira de 1800. Mentelle, vergleichende Erdbeschreibung a. d. Franz. Winterthur. 1785. O grande nmero de escritos mais recentes sobre a Geografia poltica, sobretudo os de Busching, Bruns, Ebeling, Hartmann, Gatterer, Caspari, Canzler e Fabri, so conhecidos. Conferir tambkm Crome, Euporens Prodrtcte. Dessau. 1782. 2" edio. Parte 1. Leipzig, 1784. Com o mapa dos produtos. v. Breitenbauch, Vorstellung der vornehmsten Volkerschaften der Welt nach ihrer Abstammung, Ausbreitung und Sprachen. Com 1 mapa. Leipzig, 1794. Desselben Religionszustand der verschiedenen iiinder der Welt in den ltern und neuern Zeiten. Com mapa, 1794. A literatura sobre Geografia matemtica vir mais adiante. Os trabalhos de Geografia conforme os outros pontos de vista aqui mencionados ainda nos faltam quase que totalmente.

Nossos Clssicos

tal histria poderia ser apresentada sobre cada parte especfica da natureza, por exemplo, sobre as plantas e mais coisas comparadas.' Ela oferece apenas a dificuldade, de que seria preciso deduzi-la mais por experimentos do que obt-la a partir de informaes exatas sobre tudo. Pois se a histria natural no em nada mais jovem do que o prprio mundo, ns no podemos garantir a certeza de nossas informaes desde a origem da arte da escrita. E que imenso espao de tempo provavelmente infinitamente maior do que este que se demonstra habitualmente na histria - precedeu a origem da escrita! A filosofia verdadeira consiste em perseguir a diferena e a variedade de uma coisa atravs de todos os tempos. Se ns pudssemos amansar os cavalos selvagens na estepe, seriam, ento, cavalos muito constantes. Observa-se que asnos e cavalos provm de um mesmo tronco e que o cavalo selvagem do tronco cavalo, pois tem orelhas compridas. Alm disso, ento, tambm a ovelha semelhante cabra, e somente o tipo de criao faz aqui sua diferena. Assim ocorre tambm com o vinho e similares. Portanto, se ns examinssemos o estado da natureza de tal forma que observssemos quais transformaes sofreu no decorrer do tempo, assim, esse procedimento fornecera uma histria da natureza propriamente dita. O nome geografia designa, logo, uma descrio da natureza, e, certo, [uma descrio da natureza] de toda a Terra. Geografia e histria ocupam toda a extenso de nosso conhecimento; a geografia, a saber, a do espao, a histria, a do tempo. Ns admitimos habitualmente uma geografia antiga e uma nova, pois a geografia sempre existiu. Todavia, qual precedeu a outra, a histria ou a geografia? A ltima est no fundamento da primeira, pois os acontecimentos tm mesmo que se relacionar com alguma coisa. A histria est em uma progresso incessante; mas tambm as coisas transformam-se e fornecem, em certas pocas, uma geografia inteiramente diferente. A geografia , logo, o substrato. Se ns temos uma histria antiga, temos que ter, naturalmente, tambm, uma geografia antiga. Ns conhecemos melhor a geografia do tempo presente. Alm de a outras finalidades mais prximas, ela serve tambm para esclarecer a geografia antiga pela histria. Nossa corriqueira geografia escolar muito deficiente, embora nada seja mais capaz de esclarecer o entendimento humano do que a geografia. Pois como o entendimento comum remete experincia, no possvel quele se estender de um modo considervel sem o conhecimento da geografia. Muitas pessoas so completamente indiferentes s informaes fornecidas pelos jornais. Isto decorre do fato de elas no conseguirem situar essas notcias. Elas no tm nenhum panorama do pas [Land], do mar ou da totalidade da superfcie da Terra
Ver, por exemplo, Ch. F. Ludwigs o belo. Grundriss der Naturgeschichte der Menschenspecies. Com gravura. Leipzig, 1796.

GEOgrapkia - Ano IX - No 17 - 2007

Irnrnanuel Kant

[~berflache der Erde]. E, contudo, do maior interesse ser informado, por exemplo, do deslocamento de navios no mar Glacial, pois a descoberta, que esperamos agora, ou apenas a possibilidade de travessia do mar Glacial, provocaria transformaes muito importantes em toda a Europa. Dificilmente h uma nao, na qual o entendimento se estendeu de modo to geral e at nas mais baixas classes do povo, como o caso dos ingleses. Acausa disso so os jorpais, cuja leitura pressupe um conceito amplo de toda a superfcie da Terra, sem o qual todas as notcias ali contidas nos seriam indiferentes, na medida em que no saberamos aplic-las. Os peruanos so um tipo ingnuo, uma vez que engolem tudo o que Ihes oferecido, porque eles no esto em condies de compreender que uso conveniente poderiam fazer disso. As pessoas que, no sabendo localizar as informaes trazidas pelos jornais, so incapazes de utiliz-las, encontram-se, como estes pobres peruanos, se no no mesmo caso, no mnimo, num caso muito semelhante.

A geografia fsica [physische Geographie] , portanto, um esboo geral da natureza [allgemeiner AbriB der Natur], e no somente porque ela o fundamento da histria, mas tambm porque constitui todas as demais geografias possveis restantes. Assim, as partes principais teriam que ser tratadas aqui brevemente, uma a uma, de maneira igual. Fazem parte disso, portanto: 1. A geografia matemtica, na qual ser tratada a forma, o tamanho e o movimento da Terra, assim como suas relaes para com o sistema solar no qual ela se encontra. 2. A geografia moral, que tratar dos diferentes costumes e carter dos homens nas diferentes regies. Por exemplo, se na China e em especial no Japo o panicdio ser punido na qualidade de crime hediondo, no apenas o prprio criminoso ser torturado do modo mais cruel, como tambm ser assassinada toda a sua famlia, e todos os seus vizinhos, que moram com ele na mesma rua, sero colocados sob custdia. Acredita-se, ento, que impossvel um tal vcio originar-se subitamente, e sim apenas paulatinamente; assim, os vizinhos j teriam podido prever e alertar a autoridade. Na Lapnia, ao contrrio, considera-se como um supremo dever de amor filial que um filho se utilize da corda do tendo de uma rena para matar seu pai ferido durante a caa; da o pai confiar sempre tal corda a seu filho preferido . 3. A geografia poltica. Se o fundamento primeiro de uma sociedade civil for uma lei universal assim como uma fora coercitiva quando de sua transgresso, as leis se reportaro igualmente tanto constituio do solo quanto a dos habitantes. Assim, a geografia poltica igualmente faz parte disso, ao mesmo tempo em que se fundamenta inteiramente na geografia fsica. Se, na Rssia, os rios corressem todos para o sul, isso seria do maior proveito para todo o imprio, entretanto, eles fluem quase todos para o mar Glacial. H muito tempo havia na Prsia dois regentes, um com sede em Isfahan, outro em Kandahar. Eles no poderiam ter se dominado

Nossos Clssicos

mutuamente, pois para isto impedia-lhes o deserto de Kerman, situado entre ambos, e que maior do que alguns mares. 4. A geografia mercantil. Se um pas da Terra tem em superabundncia aquilo que outro carece inteiramente, assim, atravs do comrcio no mundo inteiro ser obtido um estado mais uniforme. Aqui precisar ser mostrado, portanto, o porqu e onde um pas tem em superabundncia aquilo de que outro carece. Mais do que qualquer coisa, o comrcio aperfeioou os homens e fundou suas relaes mtuas.* 5. A geografia teolgica. Na medida em que, quando se muda de lugar, os princpios teolgicos frequentemente se modificam em pontos essenciais, preciso fornecer a as informaes necessrias. Compare-se somente, por exemplo, a religio crist do Oriente com a do Ocidente e, aqui como l, suas nuanas mais sutis. Isto sobressai ainda mais nitidamente quando se comparam religies essencialmente diferentes a partir de seus fundamentos. Ver. H. E G. Paulus, no segundo livro, Memorabilien. 1" Parte. Leipzig 1791. p. 129. e v. Breite~zbauch anteriormente citado. Alm disso, tero que ser observadas aqui as distines da natureza quando ela diferencia entre juventude e velhice e o que caracterstico de cada pais; por exemplo, os animais, mas no os domesticados, a no ser que tenham, em diferentes pases, tambm, outras condies. Assim, os rouxinis, entre outros, no cantam por muito tempo to forte na Itlia quanto nas regies nrdicas. Em ilhas desrticas os ces no latem de modo algum. Tambm ter que ser falado das plantas, das pedras, das ervas, das montanhas, etc. A utilidade deste estudo muito vasta. Ele serve para a ordenao metdica d e nossos conhecimentos, para nosso prprio prazer, e enriquece nossas conversaes na sociedade.

Antes que passemos realmente, ento, para o tratado de geografia fsica, ns temos ainda que, em primeiro lugar, forjar para ns, necessariamente, aps as observaes ressaltadas anteriormente, um conceito preliminar da geografia matemtica, pois ns necessitaremos muito frequentemente disso neste tratado. Por conseguinte, ns mencionaremos aqui a forma, o tamanho e o movimento da Terra, assim como suas relaes para com o restante do edifcio do mundo.

Fabri em sua G e i s t i k .p. 4. d o fundamento de uma tal geografia comercial ou do mercado.

Potrebbero piacerti anche