Sei sulla pagina 1di 4

Qual a origem da palavra poltica?

O termo poltica tem origem grega, poltica vem de polis, que significa cidade, ento originariamente poltica a arte de administrar a cidade. Hoje poltica significa muito mais a arte de administrar as relaes de poder, que podem ser tanto na estrutura do Estado, quanto nas estruturas familiares e interpessoais. 2- QUAL O OBJETO DE ESTUDO DA CINCIA POLTICA? A poltica. 3- O QUE POLTICA? uma palavra que se transformou ao longo do tempo e hoje adquire muitos significados, alguns positivos e outros negativos, hoje ela esta vinculada a organizao e administrao do Estado ou da relao do Estado com o povo. Mas tambm sinnimo de enganao, de articulao para usurpar (roubar) o dinheiro do povo. 4- EXISTEM OUTRAS FORAS ALM DO PODER CONSTITUDO QUE PARTICIPAM DA ADMINISTRAO DO ESTADO? Sim. A igreja, religio, famlia, costume, moral e o principal que o PODER ECONMICO. 5- EXISTE ALGUMA CONSEQUNCIA NEGATIVA PARA A ATRIBUIO NEGATIVA DA PALAVRA POLTICA PARA A SOCIEDADE? Sim. Um significado negativo da palavra poltica pode gerar um afastamento da sociedade dos interesses polticos, o que ocasionaria uma alienao geral. 6- O QUE SERIA UM DISCURSO POLTICO? O discurso poltico no um discurso de poltica. Seria um discurso que fala sobre a administrao da cidade (polis), baseado numa doutrina poltica ou teorias polticas. 7- PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DO PENSAMENTO LIBERAL: Liberdades, o Estado no intervencionista, ou seja,um ESTADO MNIMO, livre iniciativa. No pensamento liberal voc livre para ser igual,ou seja, liberdade pr-requisito para ser igual. 8- PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DO PENSAMENTO SOCIALISTA: Igualdade econmica, Estado intervencionista, ou seja, ESTADO MXIMO, promoo de igualdade. No pensamento socialista voc igual para ser livre, ou seja, igualdade prrequisito para a liberdade.

9- DIFERENCIE CONTRATO SOCIAL PARA HOBBES e LOCKE: Hobbes funda-se na ideia de segurana, pois parte do pressuposto que o governante oferece proteco aos indivduos. Segundo Hobbes, o homem em seu estado natural egosta, egocntrico e inseguro, ou seja, o homem o lobo dos homens, ele mau por natureza. Locke considera que todos os homens nascem livres e iguais, e vivem em sociedade para atingir um bem comum, dessa forma confiam que o Estado vem para garantir os direitos naturais. 10-Diferena entre hobbes e locke: Hobbes: No h direitos no estado de natureza; o Estado cria os direitos; o Estado o prprio direito; um estado absolutista; soberano com poder ilimitado.

Locke: H direitos no estado de natureza, o Estado nasce para garantir os direitos j existentes, por isso o Estado deve respeitar os direitos; defende um Estado Constitucional, que significa um estado submetido a uma lei, soberano com um poder limitado. 11- EXISTE DIREITO DE RESISTNCIA EM HOBBES? No, porque todos os direitos so criados pelo Estado. 12- EXISTE DIREITO DE RESISTNCIA EM LOCKE? Sim, porque j existia o direito natural(direito no estado de natureza), e o estado no pode violar esses direitos j existentes, ele foi criado para garantir esses direitos. Se o Estado viola os direitos naturais ele perde legitimidade. 13- O QUE CONTRATO SOCIAL: um acordo tcito de vontades, abrindo mo da liberdade individual em favor da coletividade. 14- O DIREITO DE RESISTNCIA? O governo deixa de ser legtimo quando ele usa da tirania, no respeitando as leis. E o que FUNDAMENTA O MEU DIREITO DE RESISTNCIA EM LOCKE o rompimento do contrato social pelo estado e a violao dos direitos naturais. A violao dos direitos naturais torna ilegtimo o contrato social. 15- EXISTE DIREITO DE PROPRIEDADE EM HOBBES? No, pois para hobbes ningum dono de nada, o Estado que vai instituir ou suprimir propriedade para cada um. 16- EXISTE DIREITO DE PROPRIEDADE EM LOCKE? Sim, o trabalho era o fundamento de propriedade para Locke. A propriedade surge como fruto da sua fora de trabalho que era limitada quantidade do que voc produzia na terra, o que foi transformado com o advento do dinheiro, porque sempre que produzisse um pouco mais, voc poderia guardar acumulando e distanciando da necessidade de trabalhar para ter, comprando a propriedade com o dinheiro acumulado com a fora de trabalho. 17-ORIGEM DO ESTADO PARA ARISTTELES: O homem se organiza no Estado, e por natureza ele socivel. Segundo Aristteles o estado um movimento natural do homem. O homem um animal social, que nasce em uma famlia, famlias em cls, cls em aldeias e aldeias em cidades. Para aristteles mulheres e escravos eram apenas coisas, no faziam parte do povo, ento no poderiam participar de democracia. 18- Caractersticas de Rousseau? CONTRATUALISTA. Para Rousseau o homem bom, ingnuo, feliz, livre e pacfico, com o processo civilizatrio (contrato social), o homem perde a bondade e a liberdade natural. Mas rousseau diz que no precisa ser assim, existe outra possibilidade, pois o que define o tipo de sociedade o VNCULO ASSOCIATIVO que se estabelece. Rousseau esta muito preocupado com a desigualdade. 19- QUAIS SO OS ELEMENTOS DO ESTADO? Territrio, povo, governo, soberania e finalidade. 20- CONCEITO DE ESTADO:

O Estado a pessoa jurdica soberana constituda de um POVO organizado sobre um TERRITRIO, sob o comando de um poder supremo(GOVERNO), para fins de defesa , ordem, bem estar e progresso social(FINALIDADE). 21- CONCEITO DE TERRITRIO: Territrio a parte fsica do Estado, mas tambm o limite da jurisdio. 22- CONCEITO DE FINALIDADE: a defesa do bem comum, com a participao de todos, vinculada a idia de democracia. 23- CONCEITO DE SOBERANIA: o poder absoluto do Estado, poder ilimitado. Hoje a soberania relativa, em funo da globalizao. Os Estados so relativamente interdependente de outros estados. 24- CONCEITO DE POVO: Povo pode ser sinnimo de populao, ou seja, todos em um territrio NACIONAL. POVO em sentido POLTICO= ELEITOR - seriam os participantes da administrao pblica. POVO em sentido JURDICO= NACIONAL - vnculo jurdico-poltico do indivduo com o estado. POVO em sentido SOCIOLGICO= NAO (um grupo humano com identidade e aspiraes comuns) 25- Existem dois princpios de identificao de nacionais: IUS SOLIS= local de nascimento(solo) o estado reconhece como nacional quem nasce em territrio nacional IUS SANGUINIUS= laos de famlia (o estado no reconhece quem nasce em solo nacional, ele reconhece quem filho de um nacional). 26- O QUE LEGITIMIDADE? aquilo que respeita seu mandamento de validade. 27- O QUE FUNDAMENTA O CONTRATO SOCIAL EM LOCKE? Entre outras coisas as garantias do direito natural. 28- O QUE CONFIGURA O EXERCCIO ILEGAL DO PODER? A violao do contrato social e a violao dos direitos naturais. 29 - PRECISO CONTINUIDADE TERRITORIAL PARA A INGLATERRA EXERCER SOBERANIA NAS ILHAS MALVINAS? NO. Pois no h necessidade de continuidade para o exerccio da soberania, observa-se no mundo vrios territrios afastados de sua sede. Ex: O Alasca . Ento, o exerccio de soberania definido pelo poder jurdico-poltico do Estado sobre aquele territrio e no por uma proximidade geogrfica. O direito que vigora nas Ilhas Malvinas o direito da inglaterra. 30- QUANDO A CISPLATINA QUE ERA DO BRASIL SE TORNOU INDEPENDENTE HOUVE MUDANAS NO ESTADO? Sim, pois quando se tornou independente ganhou soberania, um governo prprio, teve o territrio delimitado e todos os elementos do estado foram alterados.

31- CONCEITO DE RETRICA: Retrica a arte de bem comunicar, sua funo mostrar os melhores argumentos. 32- QUAL A DIFERENA SOBRE A CRIAO DO ESTADO PARA HOBBES E LOCKE? HOBBES cria o Estado para criar direitos, evitar conflitos, j que o estado de natureza catico. Para garantir a paz, evitar o caos e a guerra. LOCKE por sua vez cria o Estado para garantir os direitos j existentes, para evitar conflitos

Potrebbero piacerti anche