Sei sulla pagina 1di 6

A IMPORTNCIA DA NBR ISO 9001 COMO PRECURSORA NA GESTO DA SEGURANA Eng. MSc. Rodrigo Noguerol Correa (SOCIESC) noguerol@hotmail.

com RESUMO: Este trabalho tem como objetivo de retratar a importncia da norma ISO 9001 na implementao ferramentas e aes voltadas segurana do trabalho nas empresas de pequeno e mdio portes devido s auditorias anuais e melhoria contnua dos sistemas de gesto da qualidade. Palavras-chave: Segurana e Medicina do Trabalho, Normas Regulamentadoras, NBR ISO 9001, NR 04. 1. INTRODUO A globalizao e os fatos que surgem geram novas necessidades de planejamento e gesto de produo, no s mtodos de produo, mas de evoluo de materiais e de produtos devido grande competitividade dos mercados mundialmente abertos. Analisando-se historicamente as relaes entre consumidor e produtor, no incio estas relaes eram desenvolvidas com produo manufaturada, onde o arteso confeccionava o produto sob medida para que se adaptasse da melhor maneira aos requisitos do cliente e menor risco associado ao trabalhador. No sculo XIX, com o advento da Revoluo Industrial, esse panorama mudou; o foco principal era o desenvolvimento de produtos padronizados de forma que atendessem de forma satisfatria a um grande nmero de pessoas, tornando possvel a produo em massa e a reduo de custos. Junto com esta evoluo surgiram mquinas e equipamentos com fora motriz prpria e acrscimo de riscos devido potncia dos motores e velocidades dos ciclos. Durante a dcada de 90, o consumidor tornou-se mais exigente, e as empresas devem produzir produtos personalizados com design adequado para cada necessidade do cliente, porm com custos de produo de alta escala.

Aps todas estas evolues, suge a onda de certificao de produtos e processos com diversas normas devido diferenciao do mercado e qualificao de produtores e fornecedores com base em normas, favorecendo a implementao de gesto da segurana vinculada estes processos. 2. IMPORTNCIA DA NORMA NBR ISO 9001 NA SEGURANA DO TRABALHO A norma ISO 9001 demonstra-se uma excelente aliada na implementao da segurana do trabalho em empresas que no possuem cultura organizacional desenvolvido neste cenrio. Uma contextualizao mais detalhada apresentada nos tpico seguir. 2.1. CARACTERIZAO DE EMPRESAS POR PORTE E FASE DE DESENVOLVIMENTO Visando a competitibilidade e sustentabilidade no mercado, as empresas tem buscado a certificao de produtos e processos. Segundo IBGE (2011), do total das empresas, cerca de 82,6% tinham de 0 a quatro pessoas ocupadas e 0,3% tinham de 250 ou mais pessoas ocupadas, sendo que este ltimo grupo empregava 54,6% dos assalariados. Desta forma, pode-se observar que empresas de mdio e pequeno porte tem grande representatividade no cenrio empresarial deste pas, sendo responsveis pela empregabilidade e crescimento. Ainda dados do IBGE (2011) demonstram que do total das empresas e outras organizaes, 92,1% possuam menos de 10 pessoas ocupadas e 39,0% tinham at 5 anos de idade. Contudo, mais da metade das empresas (59,4%) tinham at 9 anos de idade.

Assim pode-se considerar que no mercado seletivo, as empresas nesta fase de crescimento e estruturao buscam certificao de processos e produtos como garantia de sobrevivncia no mercado. 2.2. NORMAS REGULAMENTADORAS DO MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO Mesmo com as Normas Regulamentadoras do Ministrio do

Trabalho e emprego em vigor, empresas em fase inicial no possuem atendimento de todos os requisitos regulamentares previstos. O baixo nvel de capacitao dos empreendedores, torna a implementao de normas de segurana uma atividade pouco implementada, pois conforme a Figura 1, no se torna obrigatrio empresas possurem profissionais especializados na rea de segurana no seu quadro de pessoal.

Figura 1 Dimensionamento do SESMT (Fonte: www.mte.gov.br , 2011)

Complementando este panorama, as empresas nem sempre so fiscalizadas pelo Ministrio do Trabalho, pois devido ao quadro reduzido de

fiscais, o foco de fiscalizao normalmente restringe-se empresas de maior grau de risco e maior nmero de funcionrios. 3.2. IMPORTNCIA DAS NORMAS DE GESTO DE PROCESSOS, SEGURANA E MEIO-AMBIENTE Buscando diferenciao no mercado na sua fase de crescimento e estruturao, grande parte das empresas buscam a certificao do seu Sistema de Gesto da Qualidade na norma NBR ISO9001:2008. Conforme pas. apontado na Figura 2, pode-se verificar a

representatividade de certificao de empresas nesta norma em nosso

Figura 2 Histrico dos Certificafos Emitidos por Ms e Ano (Fonte: www.inmetro.gov.br , 2011)

Atravs desta norma, empresas de pequeno porta so conduzidas desenvolverem prticas advindas da direo atendendo requsitos legais.

Conforme NBR ISO 9001 (2008, p.12), cabe a alta direo fornecer evidncia do seu comprometimento com o desenvolvimento e com a implementao do sistema de gesto da qualidade, e com a melhoria contnua de sua eficcia, comunicando organizao da importncia de atender aos requisitos dos clientes, como tambm aos requisitos estatutrios e regulamentares. Assim, como medida inicial, as empresas iniciam os seus sistemas de gesto da qualidade, no que diz respeito segurana do trabalho, providenciando a base da segurana atravs da elaborao do PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais e PCMSO Programa de Controle Mdico e de Sade Ocupacional, tomando-se consincia destas obrigaes e sendo auditados anualmente por organismos independentes de certificao. 4. CONCLUSES Em virtude da busca da diferenciao das empresas de pequeno e mdio portes, buscando competitividade e crescimento, a prtica de certificao de Sistemas de Gesto da Qualidade na norma NBR ISO 9001, tem sido agente impulsionador da elaborao e conseqentemente implementao do planejamento e execuo de sistemas de gesto da segurana. Atravs deste processo, ocorre desenvolvimento de cultura no somente voltada qualidade, mas segurana do trabalho e meio ambiente. REFERNCIAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR ISO 9001 Sistemas de Gesto da Qualidade - Requsitos. Dezembro de 2008.

IBGE INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTUCA. Disponvel em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=12 53&id_pagina=1. Acesso em: 26 JUNHO 2011. INMETRO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA. Disponvel em: http://www.inmetro.gov.br/gestao9000/Rel_Certificados_Emitidos_Mes_Ano.asp?Cha mador=INMETROCB25&tipo=INMETROEXT. Acesso em: 26 JUNHO 2011. MTE MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Disponvel em: http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_04.pdf. Acesso em: 26 JUNHO 2011.

Potrebbero piacerti anche