Sei sulla pagina 1di 26

Universidade Federal do Piau Centro de Tecnologia Curso de Eng.

Eltrica

Eletrnica Digital
Prof Fabola Linard, Msc
Page 1

Tpicos:
Programa da disciplina, metodologia de ensino, avaliaes e bibliografia bsica. Objetivos da Disciplina. Representaes Numricas. Sistemas Analgicos e Digitais. Representao de Quantidades Binrias. Circuitos Digitais/Circuitos Lgicos. Transmisso Paralela e Serial. Memria.
Page 2

Programa da Disciplina:
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Conceitos Introdutrios. Sistemas de Numerao e Cdigos. Portas Lgicas e lgebra Booleana. Circuitos Lgicos Combinacionais. Aritmtica Digital: Operaes e Circuitos. Flip-Flops e Dispositivos Correlatos. Circuitos Lgicos Sequnciais. Contadores e Registradores. Interface com o Mundo Analgico.
Page 3

10. Dispositivos de Memria.

Metodologia de Ensino:
Aulas Tericas

Avaliaes Calendrio previsto:


Incio letivo: 30/10/2013 Primeira Avaliao: 04/12/2013 Segunda Avaliao: 20/01/2014 Terceira Avaliao: 26/02/2014 Avaliao final: 17/03/2014 Trmino do Perodo letivo: 18/03/2014
3 i 1

NF

( AV )i 3

NF AF MF 2
Page 4

Bibliografia Bsica:
Tocci, R. J., Widmer, N. S., Moss, G. L.; Sistemas Digitais Princpios e Aplicaes - 11 Ed, Editora Pearson, 2011. Floyd, Thomas L.; Sistemas Digitais Fundamentos e Aplicaes - 9 Ed, Editora Bookman, 2007. Pedroni, V. A.; Eletronica Digital Moderna e VHDL, Editora Elsevier, 2010.

Material da Disciplina:
SIGAA Sistema Integrado de Gesto de Atividades Acadmicas.

Livro Texto

Opo Equivalente

Page 5

Objetivos:
1. 2. 3. 4. 5. Entender os conceitos fundamentais de lgica digital. Estudo de Sistemas Digitais Combinacionais. Estudo de Sistemas Digitais Sequnciais. Habilitar o aluno a desenvolver anlise e sntese de circuitos digitais Apresentao aos Dispositivos de Lgica Programvel.

Page 6

Objetivos:
1. 2. 3. 4. 5. Entender os conceitos fundamentais de lgica digital. Estudo de Sistemas Digitais Combinacionais. Estudo de Sistemas Digitais Sequnciais. Habilitar o aluno a desenvolver anlise e sntese de circuitos digitais Apresentao aos Dispositivos de Lgica Programvel

Por onde comear o estudo de Eletrnica Digital?

Page 7

Page 8

Representaes numricas:
Em Engenharia, assim como em outras reas de trabalho, temos que tratar com quantidades. Estas quantidades so medidas, monitoradas, guardadas, manipuladas aritmeticamente, observadas ou utilizadas de alguma outra maneira.

Para manipular adequadamente estas quantidades, importante representar seus valores de modo eficiente e preciso.

Pode-se representar os valores das quantidades basicamente de duas formas: a ANALGICA e a DIGITAL.

Page 9

Representaes numricas:
Representao Analgica: A quantidade representada por uma tenso, uma corrente ou uma medida de movimento proporcional ao valor em questo. Quantidades analgicas tm uma importante caracterstica: elas podem variar ao longo de uma faixa contnua de valores. Representao Digital: A quantidade no representada por quantidades proporcionais, mas por smbolos denominados dgitos. Em outras palavras, essa representao de natureza discreta no varia continuamente, mas em saltos ou degraus. Resumidamente: Analgica Digital contnua discreta (passo a passo)

Page 10

Representaes numricas:
Dentre as quantidades a seguir, quais so as que esto relacionadas a quantidades analgicas, e quais esto relacionadas a quantidades digitais ? (a) Chave de dez posies. DIGITAL (b) Corrente que flui de uma fonte. ANALGICA (c) Temperatura de um ambiente. ANALGICA (d) Gros de areia na praia. DIGITAL (e) Velocidade de um automvel. ANALGICA Page 11

Sistemas Digitais e Analgicos:


Sistema Digital Combinao de dispositivos projetados para manipular informao lgica ou quantidades fsicas que so representadas no formato digital; ou seja, as quantidades podem assumir apenas valores discretos. Esses dispositivos so na maioria das vezes eletrnicos, mas podem, tambm, ser mecnicos, magnticos ou pneumticos. Sistema Analgico Contm dispositivos que manipulam quantidades fsicas que podem variar ao longo de uma faixa contnua de valores. Por exemplo, a amplitude do sinal de sada de um alto-falante em um receptor de rdio que pode apresentar qualquer valor entre zero e o seu valor mximo (limite).

Page 12

Vantagens das tcnicas digitais:


Verifica-se hoje um aumento no nmero de aplicaes em eletrnica que utilizam tcnicas digitais para implementar funes que eram realizadas usandose mtodos analgicos. Os principais motivos para esta migrao so: Os sistemas digitais so geralmente mais fceis de serem projetados. Facilidade no armazenamento da informao. Maior facilidade para manter a preciso e a exatido em todo o sistema. As operaes podem ser programadas de forma mais fcil. Os circuitos digitais so menos afetados por rudos. CIs (chips) digitais podem ser fabricados com mais dispositivos internos.

S h vantagens nessa migrao de analgico para digital ????

Page 13

Limitaes das tcnicas digitais:


Os dois principais problemas quando se usam tcnicas digitais: O mundo real quase totalmente analgico ! Processar sinais digitalizados leva tempo ! Assim, para obter as vantagens das tcnicas digitais quando tratamos com entradas e sadas analgicas, seguimos trs passos: (i) Converter a varivel fsica em um sinal eltrico (analgico), (ii) Converter a entrada analgica para o formato digital, (iii) Realizar o processamento da informao digital (operao), e (iv) Converter as sadas digitais de volta ao formato analgico. Exemplos de sensores em um carro!

Page 14

O dia-a-dia Digital:

Page 15

Sistemas de Numerao Digital:


H muitos sistemas de numerao em uso na tecnologia digital. Os mais comuns so os sistemas decimal, binrio e hexadecimal. O sistema decimal obviamente o mais familiar, e examinar algumas de suas caractersticas nos ajudar a entender melhor os outros sistemas.

Sistema Decimal:

Page 16

Representao de Quantidade Binrias:


As quantidades binrias podem ser representadas por qualquer dispositivo que tenha apenas dois estados de operao, ou duas condies possveis. Por exemplo: (i) uma chave, que possui apenas duas opes: aberta ou fechada, ou (ii) um carto perfurado.

Page 17

Representao de Quantidade Binrias:


Em sistemas eletrnicos digitais, uma informao binria representada por tenses (ou correntes) que esto presentes nas entradas e sadas dos diversos circuitos. Tipicamente, os nmeros 0 e 1 so representados por dois nveis de tenses nominais. Por exemplo, zero volt (0 V) pode representar o binrio 0, e +5 V pode representar o binrio 1. Na realidade, devido s variaes nos circuitos, o 0 e o 1 so representados por faixas de tenso.

Valores tpicos de tenses em um sistema digital.

Page 18

Representao de Quantidade Binrias:


Sinais Digitais e Diagramas de tempo:
A Figura abaixo mostra um sinal digital tpico, e como ele varia ao longo do tempo. Na realidade, trata-se de um grfico de tenso versus tempo (t) que denominado diagrama de tempo. A escala de tempo, horizontal, dividida em intervalos regulares. As transies no diagrama foram desenhadas como linhas verticais de modo a parecerem instantneas, sendo que na realidade existe um curto tempo de subida.

Diagrama de tempo de um sinal digital tpico.

Page 19

Circuitos Digitaos/Circuitos Lgicos:


Os circuitos digitais so projetados para produzir tenses de sada que se encontrem dentro das faixas de tenses determinadas para os nveis 0 e 1, e para responderem a tenses de entrada tambm dentro destas faixas.

Um circuito digital responde aos nveis binrios das entradas (0 ou 1) e no ao valor exato da tenso.

Page 20

Circuitos Digitaos/Circuitos Lgicos:


O modo como um circuito digital responde a uma entrada denominado lgica do circuito. Por esta razo, os circuitos digitais so tambm chamados de circuitos lgicos. Os dois termos so usados indistintamente. Os principais tipos de circuitos lgicos normalmente encontrados em sistemas digitais sero estudados, dando nfase inicialmente funes lgicas que podem ser implementadas por esses circuitos.

Circuito integrado.

Page 21

Transmisso de Dados:
Uma das operaes mais comuns que ocorrem em qualquer sistema digital a transmisso da informao de um ponto para outro. A informao pode ser transmitida a uma distncia to pequena quanto a de alguns centmetros em uma placa de circuito, ou a uma distncia de vrios quilmetros.

A informao transmitida em formato binrio e, geralmente, representada por tenses na sada de um transmissor que est conectado entrada de um circuito receptor.

O dois mtodos bsicos para transmisso de informao digital so: paralelo e serial.

Page 22

Transmisso Paralela e Serial:


Uma das operaes mais comuns que ocorrem em qualquer sistema digital a transmisso da informao de um ponto para outro. A informao pode ser transmitida a uma distncia to pequena quanto a de alguns centmetros em uma placa de circuito, ou a uma distncia de vrios quilmetros.

FIGURA 1-9 (a) a transmisso paralela usa uma linha de conexo por bit, e todos os bits so transmitidos simultaneamente; (b) a transmisso serial usa apenas uma linha de sinal, na qual os bits so transmitidos serialmente (um de cada vez).

Page 23

Memria:
Quando um sinal de entrada aplicado maioria dos dispositivos ou circuitos, a sada muda, de algum modo, em resposta entrada. Se ao ser removido o sinal de entrada, a sada volta ao estado original, ento este circuito no deve possuir memria.

Se ao ser removido o sinal de entrada, a sada se mantm no novo estado, ento este circuito deve possuir memria.

Page 24

Computadores Digitais:

Diagrama funcional de um computador digital.

Page 25

Bibliografia Bsica:
Tocci, R. J., Widmer, N. S., Moss, G. L.; Sistemas Digitais Princpios e Aplicaes - 11 Ed, Editora Pearson, 2011. Floyd, Thomas L.; Sistemas Digitais Fundamentos e Aplicaes - 9 Ed, Editora Bookman, 2007. Pedroni, V. A.; Eletronica Digital Moderna e VHDL, Editora Elsevier, 2010.

Material da Disciplina:
SIGAA Sistema Integrado de Gesto de Atividades Acadmicas.

Page 26

Potrebbero piacerti anche