Sei sulla pagina 1di 9

CURSO TCNICO DE ENFERMEGEM

DENGUE

SALVADOR BA 2013

ELITA DE ALMEIDA SOUZA

DENGUE

Trabalho solicitado para a Avaliao parcial da disciplina Metodologia Cientfica Professora Ana Paula de Jesus.

SALVADOR BA 2013

SUMRIO

1 INTRODUO.........................................................................................4 2 RESUMO...................................................................................................5 3 CAUSAS....................................................................................................6 4 TRATAMENTO........................................................................................7 5 ANEXOS...................................................................................................8 6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.......................................................9

INTRODUO

A dengue um dos principais problemas de sade pblica no mundo. A Organizao Mundial da Sade (OMS) estima que entre 50 a 100 milhes de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 pases, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalizao e 20 mil morrem em consequncia da dengue. No Brasil, as condies socioambientais favorveis expanso do Aedes aegypti possibilitaram a disperso do vetor desde a sua reintroduo, em 1976, e o avano da dengue. Essa reintroduo no conseguiu ser controlada com os mtodos tradicionalmente empregados no combate s doenas transmitidas por vetores em nosso pas e no continente.

RESUMO

A dengue uma doena febril aguda causada por um vrus de evoluo benigna na maioria dos casos. O seu principal vetor o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em reas tropicais e subtropicais. Existem duas formas de dengue: a clssica e a hemorrgica. Aps a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. A reidratao oral uma medida importante e deve ser realizada durante todo o perodo de durao da dengue e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue de suporte, ou seja, alvio dos sintomas, reposio de lquidos perdidos e manuteno da atividade sangunea.

CAUSAS

A dengue uma doena febril aguda causada por um vrus de evoluo benigna na maioria dos casos. O seu principal vetor o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em reas tropicais e subtropicais. O causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infeco por um deles d proteo permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporria contra os outros trs. A dengue no transmitida de pessoa para pessoa. A transmisso se d pelo mosquito que, aps um perodo de 10 a 14 dias contados depois de picar algum contaminado, pode transportar o vrus da dengue durante toda a sua vida. O ciclo de transmisso ocorre do seguinte modo: a fmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com gua. Ao sarem dos ovos, as larvas vivem na gua por cerca de uma semana. Aps este perodo, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas.

TRATAMENTO

A reidratao oral uma medida importante e deve ser realizada durante todo o perodo de durao da dengue e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue de suporte, ou seja, alvio dos sintomas, reposio de lquidos perdidos e manuteno da atividade sangunea. A pessoa deve ficar em repouso, beber muito lquido (inclusive soro caseiro)e s usar medicamentos prescritos pelo mdico, para aliviar as dores e a febre. Ao ser observado o primeiro sintoma, deve-se buscar orientao mdica no posto de sade mais prximo. As pessoas que j contraram a forma clssica da dengue devem procurar, imediatamente, atendimento mdico em caso de reaparecimento dos sintomas agravados com os sinais de alerta, pois correm o risco de estar com dengue hemorrgica, que o tipo mais grave. Todo tratamento de dengue s deve ser feito sob orientao mdica.

ANEXOS

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
<www.minhavida.com.br/saude/temas/dengue>

<www.dengue.org.br/dengue.html>

<www.zemoleza.com.br/carreiras/34497-dengue-causas-econsequencias.html#gsc.tab=0>

Potrebbero piacerti anche