Sei sulla pagina 1di 3

PLANO DE FRUM DISCIPLINA PROFESSOR PERODO /CARGA HORRIA Minicurso de Introduo a Programao Michel de S. Miranda, Gabriel de Moura Feitosa.

1 FRUM TEMA: Tipos Primitivos de Dados (Variveis e Constantes) PROBLEMATIZAO: Ol, esse o nosso primeiro encontro no frum! Em nossos encontros, neste frum, vamos discutir conceitos de tipos primitivos de dados, variveis e constantes relacionados ao nosso dia a dia. Vocs lembram o valor de PI que estudaram em Matemtica? Pois bem, este valor considerado uma constante. Entretanto, nem tudo constante. Na sua sala de aula, voc pode encontrar diversos exemplos de variveis, tais como: nome, quantidade de alunos presentes, idade, entre outros. No cotidiano, o que podemos considerar como constante e varivel? Vamos discutir o calendrio: Quantidade de meses em um ano; Quantidade de dias em um ano; Quantidade de semestres em um ano; Quantidade de dias em uma semana; Quantidade de dias em um ms; Quantidade de semanas em um ms.

Agora, observando os itens acima, selecione um exemplo de constante e um de varivel e justifique, com suas palavras, a sua escolha.

REFERNCIAS: MEDICINA, M. FERTIG, C. Algoritmos e programao: Teoria e prtica, So Paulo: Novatec, 2006.

CRITRIOS DE AVALIAO: A avaliao ser realizada atravs das justificativas com coerncia e coeso, buscando discutir com as leituras realizadas na apostila.

2 FRUM TEMA: Operadores Operacionais (maior, menor,igual,e,ou,no) PROBLEMATIZAO: Ol, esse nosso segundo encontro no frum! Neste encontro, vamos discutir conceitos de operadores operacionais relacionados ao nosso dia a dia. Vocs lembram dos operadores maior e menor que estudamos em Matemtica? Pois bem, Quando queremos fazer comparaes entre valores, ou entre expresses tanto matemticas como lgicas, precisamos utilizar os operadores relacionais.

Agora vamos discutir a seguinte situao :

Imagine que um parque de diverso chegou sua cidade. Ele possui vrios brinquedos com faixas etrias diferentes, sendo que dentre todos os brinquedos existentes quatro so mais visitados. Para visita-los alguns pr-requisitos devem ser atendidos: Looplit: Apenas pessoas com idade maior ou igual h 18 anos Roda gigante: proibida a entrada de crianas menores de seis anos de idade. Cama elstica: os usurios tem que ter idade mnima igual h trs anos e idade mxima de 11 anos. Carro de Bate-Bate: Nesse brinquedo permitida a entrada de meninos e meninas. permitida apenas uma criana por carro.

Diante do esquema mostrado, selecione um exemplo que possa ser aplicado as operaes maior, menor, maior ou igual, menor ou igual, usando os operadores lgicos e ou e no seguindo o exemplo mostrado.

REFERNCIAS: MEDICINA, M. FERTIG, C. Algoritmos e programao: Teoria e prtica, So Paulo: Novatec, 2006.

CRITRIOS DE AVALIAO: A avaliao ser realizada atravs de uma avaliao do raciocinio logico utilizado pelo aluno para chegar ao seu resultado final com coerncia e coeso.

Potrebbero piacerti anche