Sei sulla pagina 1di 8

PASSO 8 _______________________

9 Passos para Um Ministrio Infantil De Sucesso


_______________________
Um manual simples para o ministrio bblico com crianas

SAM DOHERTY

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

Passo 8:
Como posso usar o Livro sem Palavras?
Resumo da Lio (O Livro Sem Palavras pode ser uma boa ajuda em seu ministrio.)

O que o Livro sem Palavras? Um livro com cinco pginas de cores diferentes e sem palavras. O que as cores representam? A pgina dourada fala de Deus; A pgina escura fala sobre o pecado; A pgina vermelha fala sobre a morte de Jesus Cristo; A pgina branca fala a respeito da salvao; A pgina verde fala sobre o crescimento cristo; O que voc deve falar? Explique cada cor a fundo. Quando voc deve usar o Livro sem Palavras? Numa breve apresentao do Evangelho; Para ilustrar uma verdade do Evangelho na sua Lio Bblica;

O Livro Sem Palavras uma excelente ajuda no evangelismo de crianas.

PARE! Antes de voc continuar, IMPRIMA esta lio. Tenho certeza que voc ser muito mais beneficiado ao ESTUDAR seu contedo do que simplesmente visualizar em seu computador. Antes de comear a ler IMPRIMA a lio em folhas de papel. Depois pegue um lpis e ESTUDE-A Faa crculos ou grife tudo o que for importante para voc. Faa anotaes nas margens, assim voc assimilar mais facilmente os princpios aqui apresentados. Recomendo que voc realmente imprima-a antes de seguir adiante.

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

O que o Livro Sem Palavras?


O Livro Sem Palavras o que diz o ttulo, sem palavras. Tem a capa verde e dentro tem quatro pginas ou pginas duplas. Estas pginas so das seguintes cores: dourada, preta, vermelha e branca. Para fazer um Livro Sem Palavras, voc precisa de cinco pedaos de papel colorido verde, dourado, preto, vermelho e branco. Cada um deve ter aproximadamente 15cm X 6cm. Dobre os cinco papis em dois. O verde a capa. Cole uma metade da pgina dourada primeira metade de dentro da capa verde, e depois a segunda metade da pgina dourada na primeira metade da pgina preta e da por diante, terminando por colar a segunda metade da pgina branca na parte de dentro da segunda metade da capa verde.

O LIVRO SEM PALAVRAS ILUSTRADO sem dvida alguma uma ferramenta poderosa na evangelizao de crianas. O plano de Deus para conduzir a criana at nova vida em Jesus exposto claramente no LIVRO SEM PALAVRAS ILUSTRADO. Ir prender a ateno dos pequeninos diante das ilustraes de fino acabamento e atraentes. Acesse o website da APEC e adquira o seu agora mesmo: http://loja.apec.com.br/detalhes.asp?pid=1683 O LIVRO SEM PALAVRAS ILUSTRADO tambm est includo no KIT FERRAMENTAS PARA O MINISTRIO INFANTIL. http://www.seguindoparaoalvo.com.br/salespage/kitferramentas/

Cada cor representa um grupo de verdades do Evangelho e deve ser mostrada s crianas enquanto voc fala a respeito das verdades, ou qualquer verdade, desse grupo. Este pequeno livro j provou ser uma maneira muito eficiente para ensinar a mensagem do Evangelho:

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

A pgina dourada fala sobre Deus e Sua Santidade; A pgina escura, fala sobre o pecado e suas conseqncias; A pgina vermelha fala a respeito de Jesus Cristo, e Sua morte pelo pecado; A pgina branca fala sobre salvao especialmente por justificao; A pgina verde fala sobre crescimento espiritual depois da salvao.

Tenha livrinho no bolso ou na bolsa para us-lo a qualquer hora quando a oportunidade surgir; ou num bolsinho feito especialmente para ele ou coloque-o na parte de dentro da capa da sua Bblia.

O que as cores representam?


A pgina dourada fala a respeito de Deus: E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo o Senhor dos exrcitos; a terra toda est cheia da sua glria! (Isaas 6:3). H duas maneiras de explicar esta cor na apresentao: Compare a pgina dourada ao metal ouro (como segue abaixo). Deus criou o mundo. Ele O dono do mundo (o ouro fala de riqueza). Ele o Rei dos reis (o ouro fala a respeito de tronos e coroas).

Ele puro e santo (o ouro um metal cujas impurezas foram removidas).

Ele vive no Cu (a rua do Cu retratada como sendo de ouro). Compare a pgina dourada luz, ao sol brilhante e dourado como uma figura do esplendor do sol e da bondade e santidade de Deus. um total contraste pgina escura. Voc deve escolher qual mtodo usar. O primeiro mais abrangente; o segundo mais simples.

A pgina escura fala a respeito do pecado: Porque todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus; (Romanos 3:23). (No use a palavra preto. A Bblia fala a respeito de pecado como escurido (Joo 3:19; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 Joo 1:6) e no usa a palavra preto. Tambm se voc usar a palavra, voc pode ofender os ouvintes que tem pele escura.) Pecado a desobedincia a Deus e a Seus mandamentos. Deus justo e precisa castigar nosso pecado. A Pgina vermelha fala a respeito do Precioso Sangue de Cristo: Mas Deus d prova do seu amor para conosco, em que, quando ramos ainda pecadores, Cristo morreu por ns. Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. (Romanos 5: 8,

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

9).

Deus amou tanto a cada um de ns que Ele mandou Seu Filho, O Senhor Jesus Cristo, a esta Terra para ser nosso Salvador. Ele morreu para nos salvar de nossos pecados. Ele tomou o castigo de Deus por tudo de errado que fizemos.

A pgina branca fala sobre justificao e a justia atribuda a Cristo: Aquele que no conheceu pecado, Deus o fez pecado por ns;para que fossemos feitos a justia de Deus. (2 Corntios 5:21). ( bblico e correto usar a palavra branco! Em relao salvao e justia de Cristo (Salmo 51:7; Isaas 1:18; Daniel 12:10; Apocalipse 3:4; Apocalipse 7:14)). Quando confiamos em Jesus Cristo como Salvador, Deus nos perdoa de todos os pecados. Ele tambm nos v puros e limpos como Jesus Cristo. A capa verde fala a respeito de crescimento: antes crescei na graa e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glria, assim agora, como at o dia da eternidade. (2 Pedro 3:18). A grama, as flores e as rvores todas crescem, e Deus deseja que as crianas que confiaram em Cristo cresam espiritualmente. medida que estas crianas lem, estudam e obedecem a Palavra de Deus, elas crescem.

O que voc deve dizer quando usa o Livro Sem Palavras?


Use o esboo abaixo como base para a sua apresentao do Livro Sem Palavras quando evangelizar crianas.

Pgina Dourada
Voc acredita que existe um Deus? Claro que sim. Quando voc olha ao redor e v todas as maravilhas e belezas da natureza voc sabe que isso tudo simplesmente no aconteceu. Algum as fez, e esse Algum Deus. Voc sabe como Deus ? A Bblia a Palavra de Deus e ela nos conta como Deus . A verdade mais importante sobre Deus que Ele santo. O que isso quer dizer? Ele completamente puro e completamente sem pecado. Quando olho est pgina dourada, penso no metal ouro. O ouro no somente um metal muito precioso; ele tambm muito puro. Ele foi muito aquecido, at que todas as impurezas tivessem sido removidas dele. Ento, de certa maneira, esta pgina dourada nos faz lembrar de Deus que puro, santo e sem pecado. A Bblia diz: Santo, santo, santo o Senhor dos exrcitos(Isaas 6:3). A pgina dourada tambm nos lembra do Cu, onde Deus vive e

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

onde no existe pecado. A Bblia diz que a cidade celestial, e a rua dessa cidade; so de ouro puro como se fosse vidro transparente.

Pgina Escura
Esta segunda pgina uma figura, no de Deus, mas de ns mesmos. Todos ns nascemos com coraes escuros e pecaminosos, e por essa razo achamos to fcil agir de maneira errada. A Bblia diz que todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus (Romanos 3:23). Deus, na Sua Palavra, nos deu vrios mandamentos tais como honra e obedece o teu pai e tua me; no furte; no minta; no adore a ningum nem nada a no ser a Deus. Mas ao lermos estes mandamentos, sabemos que os quebramos ou os desobedecemos ou pelo menos alguns deles. Isto quer dizer que pecamos. Deus santo. No existe pecado em sua presena. Portanto, no podemos ir ao Cu para estar com Ele quando morrermos, a no ser que nosso pecado seja perdoado. Deus tambm justo. Ele castiga nosso pecado a no ser que uma outra pessoa tome o nosso lugar e seja castigado.

Pgina Vermelha
Esta pgina vermelha me lembra de Algum que tomou nosso lugar, e que levou o castigo pelo nosso pecado. Esse Algum o Senhor Jesus Cristo. Ele Deus, o Filho. Deus, o Pai, nos amou tanto que enviou Seu Filho a este mundo, quase 2000 anos atrs para viver 33 anos e depois morrer na cruz por ns e pelo nosso pecado. por isso que esta pgina vermelha. Na cruz, o Senhor Jesus Cristo foi castigado por Deus, o Pai no pelo Seu pecado (porque Ele nunca pecou) mas pelo nosso pecado para que no fssemos castigados. Ele derramou Seu precioso sangue por ns. A Bblia diz que: Enquanto ainda ramos pecadores, Cristo morreu por ns' (Romanos 5:8) quanto Ele deve ter nos amado! Mas Ele no permaneceu morto. Depois de trs dias, Ele ressuscitou dos mortos e est vivo para todo o sempre. Quarenta dias depois, Ele voltou ao Cu, e hoje Ele Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. E Ele quer ser seu Salvador e seu Senhor.

Pgina Branca
Esta no uma pgina bonita? Ela diferente da pgina escura, no ? O Senhor Jesus morreu por voc e Ele quer salv-lo para que voc seja transformado e comece uma nova vida. Mas existe algo que voc fazer para ser salvo. Voc sabe que em seu corao voc pecou? Voc quer ser diferente? A Bblia diz:Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR ser salvo. (Romanos 10:13). Deixe-me contar uma histria. Pedro estava de frias. Ele gostava muito de praia,e

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

amava o mar e gostava muito de nadar. Enquanto seu pai estava sentado sonolento na praia, Pedro foi nadar. Mas ele foi muito longe. A gua se tornou cada vez mais funda. Seus ps no conseguiam mais tocar o fundo. Ele ficou com medo e sentiu que iria se afogar. O que voc acha que ele fez? O que voc teria feito? Ele chamou pelo seu pai. Papai, socorro, salve-me! E seu pai correu para dentro d'gua e o salvou. A Bblia diz que uma criana que sabe que pecadora, e quer ser salva, deve chamar pelo Senhor Jesus e pedir a Ele que o salve. Se voc O invocar e pedir a Ele que o salve, Ele o far no de se afogar mas do pecado, para que voc no fique separado de Deus. E se voc invocar hoje o Senhor Jesus em seu corao e pedir a Ele que o salve, a Bblia promete que Ele o far imediatamente! Se voc gostaria de ser salvo, mas ainda no sabe como, posso falar com voc depois para mostrar mais claramente o que voc precisa fazer. Quando a reunio terminar, permanea sentado e virei falar com voc. Voc quer mesmo ser salvo? Voc quer que seus pecados sejam perdoados? Voc quer ser transformado e comear a viver uma vida que agrade a Deus? Se quiser, fale com o Senhor Jesus em seu corao, mesmo sentado onde est. Voc no precisa falar em voz alta. Simplesmente, chame-O e pea a Ele que o salve e Ele o far. Ele prometeu que todo aquele que invocar o nome do SENHOR ser salvo e Ele sempre cumpre Suas promessas! Se voc fizer isso, Deus o ver to limpo e puro quanto o Senhor Jesus. Voc ser como esta pgina, limpo vista de Deus. Todo seu pecado ser perdoado para sempre, voc comear uma nova vida, e voc ter certeza de ir para o cu quando morrer. No espere faa isso hoje.

Pgina Verde
Esta pgina pode ser usada mais tarde para mostrar s crianas salvas como crescer (1 Pedro2:2), e como se tornar cada vez mais semelhantes ao Senhor Jesus. Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, no falsificado, para
que por ele vades crescendo; (1 Pedro 2:.2).

Voc crescer ao ler e obedecer a Bblia. Voc crescer ao falar com o Senhor regularmente. Voc crescer ao contar aos outros que confiou no Senhor Jesus. Voc crescer ao confessar seu pecado a Deus, se fizer algo errado. No precisa ser salva de novo. Voc crescer ao se reunir regularmente com outros cristos, e ao freqentar uma boa igreja.

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

Quando devemos usar o Livro Sem palavras?


Uma vez que tenha entendido a mensagem do Livro Sem Palavras, voc pode us-lo de vrias maneiras:

Se voc tiver um tempo relativamente breve (i.e. dez minutos) para falar s crianas no culto da igreja, ou em algum outro lugar, pode usar o Livro Sem Palavras todas as cinco pginas para fazer uma apresentao do Evangelho, simples e lgica. Se voc estiver dando uma Lio Bblica, use o Livro Sem Palavras para explicar o que estiver ensinando. A nfase aqui no no Livro Sem Palavras mas na sua Lio Bblica. Voc usar o Livro Sem Palavras para descrever mais claramente o que est ensinando. Pode ser muito til quando usado desta maneira para explicar a mensagem do Evangelho. Se voc estiver aconselhando uma criana no salva para lev-la a Cristo, use o Livro Sem Palavras na primeira parte do aconselhamento. Mas use tambm a Bblia, e especialmente um versculo, sempre que estiver apresentando o Evangelho para uma criana.

At nossa prxima lio!

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

Potrebbero piacerti anche