Sei sulla pagina 1di 44

INTERNA

Certificao em Produtos de Investimentos ANBIMA - Srie 10


Julho/2011 Mdulo I Sistema Financeiro Nacional (5% a 10% do exame) Mdulo II tica, Regulamentao e Anlise do Perfil do Investidor (10% a 15% do exame) Mdulo III Noes de Economia e Finanas (10% a 15% do exame) Mdulo IV Princpios de Investimento: Conceitos (10% a 20% do exame) Mdulo V Fundos de Investimento (25% a 40% do exame)

Departamento de Treinamento

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

INTERNA

Programa para o Exame da CPA - Srie 10 Md. V


5. Fundos de Investimento (Proporo: DE 25% A 40%) 5.1. Definies Legais 5.1.1. Fundo de Investimento e Fundo de Investimento em Cotas 5.1.2. Condomnio 5.1.3. Cota 5.1.4. Propriedade dos Ativos de Fundos de Investimentos - excluindo fundos imobilirios 5.1.5. Segregao entre gesto de recursos prprios e de terceiros (chinese wall) 5.1.6. Assembleia geral de cotistas (competncia e deliberaes) 5.1.7. Direitos e obrigaes dos Condminos 5.1.8. Informaes relevantes (disclaimers) 5.1.8.1. Informaes peridicas 5.1.8.2. Conceito de informaes eventuais e fato relevante 5.1.9. Segregao de funes e responsabilidades 5.1.9.1. Administradores 5.1.9.2. Gestores 5.1.9.3. Distribuidores 5.1.9.4 . Custodiante 5.1.9.5. Auditor Independente 5.1.10. Fundos de Investimento (FI) e Fundos de Investimento em Cotas (FIC): Definies 5.1.10.1. Abertos 5.1.10.2. Fechados 5.1.10.3. Exclusivos 5.1.10.4. Com carncia 5.1.10.5. Sem carncia 5.2. Dinmica de Aplicao e Resgate 5.2.1. Aplicao de recursos e compra de ativos por parte dos gestores 5.2.2. Resgate de recursos e venda de ativos por parte dos gestores 5.2.3. Prazo de cotizao: conceito (prazo de converso de cotas na aplicao e no resgate) 5.2.4. Prazo de Liquidao Financeira: conceito e limite 5.2.5. Cota de abertura e fechamento: conceitos e impactos 5.2.6. Prazo de carncia para resgate 5.2.7. Fechamento dos fundos para resgates e aplicaes 5.3. Principais Caractersticas 5.3.1. Acessibilidade ao mercado financeiro 5.3.2. Diversificao 5.3.3. Liquidez

Pg. 1 2

3 4 5 6 7 8

10

11

12 13

14 15

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

INTERNA

5.4. Poltica de Investimento 5.4.1. Objetivo 5.4.2. Fundos com Gesto Ativa e Passiva: definio 5.4.3. Carteiras de curto prazo e longo prazo: definio CVM
5.4.4. Dificuldades de replicao dos ndices de referncia (benchmarks) e suas principais causas: custos, impostos, dinmica de clculo da rentabilidade do fundo e regras de contabilizao a mercado 5.4.5. Instrumentos de divulgao das polticas de investimento: regulamento, prospecto, termo de adeso e termo de cincia de risco de crdito.

15

16

18 21 22 23

5.5. Carteira de Investimentos 5.5.1. Principais Mercados (juros pr e ps-fixados, cmbio, inflao, aes; seus derivativos). 5.5.2. Riscos dos ativos individuais versus riscos da carteira 5.5.3. Alavancagem: conceito, vantagens e desvantagens.
5.5.4. Impacto de variaes nas taxas de juros, cmbio e inflao sobre os tipos de fundos: consequncias.

5.6. Taxas de Administrao e Outras 5.6.1. Taxa de administrao, taxa de performance, taxa de ingresso e taxa de sada: conceitos e formas de cobrana
5.7. Classificao CVM: 5.7.1. Curto Prazo, Referenciado, Renda Fixa, Aes, Cambial, Dvida Externa e Multimercado: 5.7.1.1. Ativos elegveis e composio do patrimnio 5.7.1.2. Fatores de risco inerentes a cada classe 5.7.1.3. Fundos de longo prazo, segundo regulamentao fiscal. Definio e utilizao 5.7.1.4. Fundos de Crdito Privado: definio 5.8. Outros Fundos 5.8.1. Fundos de ndice (PIBB): conceito

24

27 31 32

5.9. Tributao 5.9.1. IOF


5.9.2. Imposto de Renda (IR): fato gerador, alquotas (conforme tipo de fundo curto prazo e longo prazo e aes, segundo a Secretaria da Receita Federal e tempo de permanncia da aplicao), bases de clculo e responsabilidade de recolhimento 5.9.3. Imposto de Renda (IR) Come-Cotas: fato gerador, alquotas (conforme tipo de fundo curto prazo e longo prazo), datas de incidncia e responsabilidade de recolhimento 5.9.4. Compensao de perdas no pagamento de IR Perguntas do Mdulo V - Fundos de Investimento Gabarito

33

35

38 39 41

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

INTERNA

5. Fundos de Investimento 5.1 Definies Legais


5.1.1 Fundo de Investimento e Fundo de Investimento em Cotas Fundo de Investimento: uma comunho de recursos, constituda sob a forma de condomnio, destinado aplicao em ativos financeiros (abaixo). Ativos financeiros elegveis e composio do patrimnio Para efeito da composio do patrimnio do fundo, so considerados ativos financeiros: I - ttulos da dvida pblica; II - contratos de derivativos; III - aes, debntures, bnus de subscrio, seus cupons, direitos, recibos de subscrio e certificados de desdobramento, certificados de depsito de valores mobilirios, cdulas de debntures, cotas de fundos de investimento, notas promissrias, desde que a emisso ou negociao tenha sido registrada ou autorizada pela CVM Comisso de Valores Mobilirios e quaisquer outros valores mobilirios, que no os referidos no inciso IV; IV - ttulos ou contratos de investimento coletivo, registrados na CVM e ofertados publicamente; V - certificados ou recibos de depsito emitidos no exterior com lastro em valores mobilirios de emisso de companhia aberta brasileira; VI - o ouro, ativo financeiro, desde que negociado em padro internacionalmente aceito; VII - quaisquer ttulos, contratos e modalidades operacionais de obrigao ou coobrigao de instituio financeira; e VIII - warrants, contratos mercantis de compra e venda de produtos, mercadorias ou servios para entrega ou prestao futura, ttulos ou certificados representativos desses contratos e quaisquer outros crditos, ttulos, contratos e modalidades operacionais desde que expressamente previstos no regulamento (Exemplo: CCB, CPR, warrants etc.). Os ativos cuja liquidao possa ser feita por meio da entrega de produtos, mercadorias ou servios devero: ser negociados em bolsa de mercadorias e futuros que garanta sua liquidao; ser objeto de contrato que assegure ao fundo o direito de sua alienao antes do vencimento, com garantia de instituio financeira ou de seguradora.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pgina 1 de 41

INTERNA

Os ativos financeiros referidos nos itens de I a VIII incluem os ativos financeiros da mesma natureza negociados no exterior, nos casos e nos limites admitidos, desde que a possibilidade de sua aquisio esteja expressamente prevista em regulamento. Fundo de Investimento em Cotas: destina-se aquisio de cotas de um fundo de investimento - FI. Dever manter, no mnimo, 95% de seu patrimnio, investido em cotas de fundo de investimento da mesma classe, exceto os FICs classificados como "Multimercado", que podem investir em cotas de fundos de classes distintas. Os restantes 5% do patrimnio do fundo podero ser mantidos em depsitos vista ou aplicados em: I - ttulos pblicos federais; II - ttulos de renda fixa de emisso de instituio financeira; III - operaes compromissadas, de acordo com a regulao especfica do Conselho Monetrio Nacional - CMN. Dever constar da denominao do fundo a expresso "Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento" acrescida da classe dos fundos investidos de acordo com regulamentao especfica. Os percentuais referidos acima devero ser cumpridos diariamente, com base no patrimnio lquido do fundo do dia imediatamente anterior. 5.1.2 Condomnio Os fundos de investimento so constitudos sob a forma de condomnio. Isso significa que cada investidor detm uma parte do valor que est aplicado. Sendo compostos por vrios aplicadores, os fundos de investimento tm um poder de negociao que o dos investidores isoladamente. Alm disso, ao aplicar num fundo de investimento, o Cliente ter seu dinheiro administrado por profissionais especializados na anlise das alternativas de investimento. Eles buscam a melhor relao risco-retorno para o investimento. Em se tratando de um condomnio, a rentabilidade gerada num fundo de investimentos ser atribuda a cada investidor na proporo de sua participao no fundo. O mesmo procedimento ser adotado com relao s despesas geradas pelo fundo. Os participantes de um condomnio so chamados de condminos. A qualidade de condmino num fundo de investimentos caracteriza-se pela abertura de conta de depsito em seu nome. Nessa conta sero mantidas as cotas de cada investidor. 5.1.3 Cota uma frao ideal do patrimnio do fundo escritural e nominativa. Ao aplicar seus recursos num fundo, o investidor adquire um determinado nmero de cotas que obtido dividindo-se o valor aplicado pelo valor da cota da data na aplicao ou conforme disponha o regulamento do fundo.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 2 de 41

INTERNA

5.1.4 Propriedade dos ativos de fundos de investimentos Como voc pde perceber, os recursos que ingressam num fundo de investimentos so provenientes de vrios investidores. Agrupados, os recursos so aplicados no mercado financeiro, compondo a carteira do fundo. A escolha dos ativos que comporo a carteira de um fundo de investimentos feita por profissionais de instituies financeiras, as quais esto prestando um servio para o cotista (ou condmino) do fundo. Assim, os ativos que compem a carteira de um fundo de investimentos no so propriedade da instituio financeira, mas sim de todos os cotistas organizados em condomnio, exceo do Fundo de Investimento Imobilirio. Para bem caracterizar o fato exposto, o fundo deve ter escriturao contbil destacada da instituio administradora e CNPJ prprio. As demonstraes financeiras anuais do fundo devem ser auditadas por auditor independente registrado na Comisso de Valores Mobilirios. 5.1.5 Segregao entre gesto de recursos prprios e de terceiros (chinese wall) Fundos de Investimento so, geralmente, administrados por instituies financeiras que tm outras funes no mercado financeiro. Para evitar conflitos entre interesses do administrador e dos Clientes que tm seus recursos por ele administrados, teria que haver uma barreira intransponvel separando os recursos prprios do banco e os recursos dos Clientes (terceiros). A essa barreira, o mercado deu o nome de Chinese Wall (tambm conhecido como barreira de informao), ou Muralha da China. O Chinese Wall para o mercado financeiro visa proteger os recursos que esto nos fundos de investimento e, portanto, pertencem aos Clientes, quanto ao uso de informaes no pblicas, evitando seu uso ilegal. A segregao dessas atividades pode ser promovida mediante a contratao de empresa especializada na prestao de servios de gesto de recursos de terceiros ou, por meio da designao de membro da diretoria, ou se for o caso, scio-gerente, tecnicamente qualificado, para responder, civil, criminal e administrativamente, pela gesto e superviso dos recursos de terceiros e tambm pela prestao de informaes relativas a eles. 5.1.6 Assembleia Geral de Cotistas Compete privativamente Assembleia Geral de Cotistas deliberar sobre: demonstraes contbeis apresentadas pelo administrador; substituio do administrador, do gestor ou do custodiante do fundo; fuso, incorporao, ciso, transformao ou liquidao do fundo; aumento da taxa de administrao; alterao da poltica de investimento do fundo;

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 3 de 41

INTERNA

emisso de novas cotas no fundo fechado; amortizao de cotas, caso no esteja prevista no regulamento; e alterao do regulamento.

Convocao: A convocao da Assembleia Geral deve ser feita por correspondncia, encaminhada a cada cotista. Nela, devero ser enumeradas, expressamente, na ordem do dia, todas as matrias a serem deliberadas. A entrega da correspondncia deve ser feita com 10 dias de antecedncia, no mnimo, da data da realizao da Assembleia. A convocao por iniciativa do gestor, do custodiante ou de cotistas ser dirigida ao administrador, que dever no prazo mximo de 30 dias contados do recebimento, realizar a convocao da assemblia geral. As deliberaes da assembleia geral sero tomadas por maioria de votos, cabendo a cada cota um voto. O regulamento poder mencionar a possibilidade de as deliberaes da assembleia serem adotadas mediante processo de consulta formal, sem necessidade de reunio dos cotistas, como tambm estabelecer qurum qualificado para as deliberaes. H possibilidade de envio de correio eletrnico (e-mail) mediante anuncia do investidor; H possibilidade de realizao da assembleia fora da sede do administrador; A assembleia geral se instalar com a presena de qualquer nmero de cotistas.

O resumo das decises tomadas na assembleia geral dever ser enviado a cada cotista no prazo de at 30 dias aps a data de realizao da mesma, podendo ser utilizado para tal finalidade o extrato de conta que for enviado aps a comunicao. Caso a assemblia geral seja realizada nos ltimos 10 dias do ms, a comunicao tratada no item acima poder ser efetuada no extrato de conta relativo ao ms seguinte ao da realizao da assembleia. 5.1.7 Direitos e Obrigaes dos Condminos Direitos receber, gratuitamente, exemplar do regulamento do fundo; ser informado a respeito do peridico (ex.: jornal) utilizado para prestao de informaes do fundo, e tambm da taxa de administrao praticada pelo administrador; ser informado, ampla e imediatamente, sobre qualquer ato ou fato relevante, de modo a ter garantido o acesso s informaes que possam, direta ou indiretamente, influir em suas decises quanto sua permanncia no fundo;

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 4 de 41

INTERNA

ter acesso s demonstraes financeiras do fundo; receber mensalmente demonstrativo de que conste o nmero de cotas de sua propriedade e seu respectivo valor e tambm como a rentabilidade do fundo no perodo; ser informado, com a devida antecedncia, a respeito da realizao de assembleias gerais com dia, hora, local de realizao e assuntos a serem tratados; convocar assembleia geral, desde que o condmino possua, no mnimo, 5% do total de cotas emitidas pelo fundo; votar nas Assembleias Gerais na proporo de um voto por cota possuda.

Obrigaes manter atualizados seus dados cadastrais. analisar os diversos fundos disponveis e sua compatibilidade com seus objetivos pessoais; ler regulamento e prospecto do fundo, pois ao investir o Cliente est implicitamente concordando com as regras do fundo, sua poltica e objetivo de investimento; acompanhar por meio do material disponibilizado pelo administrador, a performance do fundo; comparecer s Assembleias Gerais de Cotistas.

5.1.8 Informaes Relevantes (Disclaimers) Quando investe em fundos de investimento, o Cliente deve ter acesso a uma srie de informaes que so disponibilizadas por meio dos regulamentos e prospectos dos fundos. Alm das informaes tcnicas que devem constar desses documentos, muitas vezes deve-se chamar a ateno do cotista para algumas informaes importantes a respeito do investimento que est sendo feito. Essas informaes aparecem de forma destacada no prospecto do fundo e so chamadas de disclaimers. Na realidade disclaimers so declaraes que isentam o gestor ou o administrador do fundo ou mesmo um rgo regulador de uma responsabilidade. Um exemplo de disclaimer : "A CONCESSO DE REGISTRO PARA A VENDA DE COTAS DESTE FUNDO NO IMPLICA, POR PARTE DA CVM, GARANTIA DE VERACIDADE DAS INFORMAES PRESTADAS OU DE ADEQUAO DO REGULAMENTO DO FUNDO OU DO SEU PROSPECTO LEGISLAO VIGENTE OU JULGAMENTO SOBRE A QUALIDADE DO FUNDO OU DE SEU ADMINISTRADOR, GESTOR E DEMAIS PRESTADORES DE SERVIOS. O disclaimer acima deve ser publicado nos prospectos dos fundos de investimento, conforme dispe a Instruo Normativa da CVM.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 5 de 41

INTERNA

5.1.8.1 Informaes Peridicas O administrador do fundo est obrigado a: I - divulgar, diariamente, o valor da cota e do patrimnio lquido do fundo aberto; II - remeter mensalmente ao cotista extrato de conta contendo: a) nome do fundo e o nmero de seu registro no CNPJ; b) nome, endereo e nmero de registro do administrador no CNPJ; c) nome do cotista; d) saldo e valor das cotas no incio e no final do perodo e a movimentao ocorrida ao longo desse perodo; e) a rentabilidade do fundo auferida entre o ltimo dia til do ms anterior e o ltimo dia til do ms de referncia do extrato; f) data de emisso do extrato da conta; e g) o telefone, o correio eletrnico e o endereo para correspondncia do servio. III - disponibilizar as informaes do fundo, inclusive as relativas composio da carteira, no tocante periodicidade, ao prazo e ao teor das informaes, de forma equnime entre todos os cotistas. Caso o administrador divulgue informao a terceiros referente composio da carteira, a mesma informao deve ser colocada disposio dos cotistas na mesma periodicidade, ressalvadas as hipteses de divulgao de informaes pelo administrador aos prestadores de servios do fundo, necessrias para a execuo de suas atividades, e tambm aos rgos reguladores, aos autorreguladores e s entidades de classe, quanto aos seus associados, no atendimento a solicitaes legais, regulamentares e estatutrias por eles formuladas. O administrador no est obrigado a cumprir o disposto no inciso II do artigo anterior nos casos em que o cotista, por meio de assinatura em documento especfico, expressamente optar pelo no recebimento do extrato. O administrador dever manter o documento previsto neste artigo disposio da CVM, pelo prazo de cinco anos. Caso o cotista no tenha comunicado ao administrador do fundo a atualizao de seu endereo, seja para envio de correspondncia por carta ou atravs de meio eletrnico, o administrador ficar exonerado do dever em prestar-lhe as informaes previstas a partir da ltima correspondncia que houver sido devolvida por incorreo no endereo declarado. O administrador dever manter a correspondncia devolvida disposio da fiscalizao da CVM, enquanto o cotista no proceder ao resgate total de suas cotas.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 6 de 41

INTERNA

5.1.8.2 Conceito de Informaes Eventuais e Fato Relevante Informaes Eventuais O administrador deve remeter, atravs do Sistema de Envio de Documentos disponvel na pgina da CVM na rede mundial de computadores, os seguintes documentos, conforme modelos disponveis na referida pgina: I - informe dirio, no prazo de dois dias teis; II - mensalmente, at dez dias aps o encerramento do ms: a) balancete; b) demonstrativo da composio e diversificao de carteira; e c) perfil mensal. III - anualmente, no prazo de noventa dias, contados a partir do encerramento do exerccio a que se referirem as demonstraes contbeis acompanhadas do parecer do auditor independente. IV - formulrio padronizado com as informaes bsicas do fundo, denominado Extrato de Informaes sobre o Fundo, sempre que houver alterao do regulamento, na data do incio da vigncia das alteraes deliberadas em assembleia. O prazo de retificao das informaes de 3 (trs) dias teis, contados do fim do prazo estabelecido para a apresentao dos documentos. Fato Relevante O administrador obrigado a divulgar imediatamente, por meio de correspondncia a todos os cotistas e de comunicado por meio do Sistema de Envio de Documentos disponvel na pgina da CVM, qualquer ato ou fato relevante ocorrido ou relacionado ao funcionamento do fundo ou aos ativos integrantes de sua carteira. Considera-se relevante qualquer ato ou fato que possa influir de modo pondervel no valor das cotas ou na deciso dos investidores de adquirir, alienar ou manter tais cotas. Exemplo de fato relevante: alteraes nos valores de movimentao.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 7 de 41

INTERNA

5.1.9 Segregao de Funes e Responsabilidades Fundos de investimento envolvem uma srie de atividades distintas. Normalmente, as pessoas se referem a esses termos como se fossem sinnimos, mas h uma clara diferena entre eles. Veja a seguir: 5.1.9.1 Administrador: cabe a ele praticar todos os atos necessrios administrao do fundo e da carteira, bem como exercer os direitos inerentes aos ativos financeiros e s modalidades operacionais que integrem a carteira. As principais atividades exercidas pelo administrador so: constituir o fundo, produzir os regulamentos e prospectos, divulgar o valor das cotas nos jornais, emitir extrato aos cotistas, ser o responsvel pelas informaes devidas ao investidor e aos rgos reguladores. Perceba que o administrador do fundo a instituio responsvel legal pelo fundo. Podem ser administradores de fundos de investimento as pessoas jurdicas autorizadas pela CVM. 5.1.9.2 Gestor: a atividade de gesto se relaciona escolha dos ativos financeiros que sero includos na carteira de investimentos do fundo. As principais atividades exercidas por ele so: selecionar as melhores alternativas de investimentos que estejam de acordo com o regulamento e o prospecto do fundo, elaborar a estratgia de investimentos do fundo, comprar e vender ttulos, controlar o caixa, analisar o risco e retorno das operaes, ser o responsvel pela rentabilidade do fundo. O gestor profissional especializado que acompanha o mercado e procura definir os melhores momentos de compra e venda dos ativos financeiros que compem a carteira do fundo. A gesto da carteira do fundo a gesto profissional, conforme estabelecido em seu regulamento, dos ttulos e valores mobilirios dela integrantes, desempenhada por pessoa natural (PF) ou jurdica credenciada como administradora de carteira de valores mobilirios pela CVM. Obs.: O administrador e o gestor esto obrigados a adotar as seguintes normas de conduta: I - exercer suas atividades buscando sempre as melhores condies para o fundo, ter o cuidado e a diligncia que todo homem ativo e probo costuma dispensar administrao de seus prprios negcios, atuar com lealdade em relao aos interesses dos cotistas e do fundo, evitar prticas que possam ferir a relao fiduciria com eles mantida e responder por quaisquer infraes ou irregularidades que venham a ser cometidas sob sua administrao ou gesto; II - exercer, ou diligenciar para que sejam exercidos todos os direitos decorrentes do patrimnio e das atividades do fundo, ressalvado o que dispuser o regulamento sobre a poltica relativa ao exerccio de direito de voto do fundo; e III - ser, na defesa dos direitos do cotista, diligente conforme exigirem as circunstncias, praticando todos os atos necessrios para assegur-los e adotando as medidas judiciais cabveis.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 8 de 41

INTERNA

Pargrafo nico. O administrador e o gestor devem transferir ao fundo qualquer benefcio ou vantagem que possam alcanar em decorrncia de sua condio, admitindo-se, contudo, que o administrador e o gestor de fundo de cotas sejam remunerados pelo administrador do fundo investido. 5.1.9.3 Distribuidor: aquele que distribui as cotas do fundo, ou seja, que vende as cotas no mercado. As cotas dos fundos do Bradesco so distribudas pela rede de agncias. 5.1.9.4 Custodiante: os servios de custdia qualificada compreendem a liquidao fsica e financeira dos ativos, sua guarda, bem como a administrao e informao de eventos associados a esses ativos. Os servios no envolvem negociao ou qualquer tipo de aconselhamento sobre o investimento. A custdia permite a segregao de funes entre quem toma a deciso de investimento e quem faz a liquidao financeira e a guarda dos ativos, o controle e a contabilizao das contas do fundo, trazendo mais transparncia e segurana para o processo. 5.1.9.5 Auditor Independente: As demonstraes financeiras anuais do fundo devem ser auditadas por auditor independente registrado na CVM. O administrador deve manter atualizado e em perfeita ordem os pareceres do auditor independente. 5.1.10 Fundos de Investimento (FI) e Fundos de Investimento em Cotas (FIC): Definies Podem ser classificados como: 5.1.10.1 Abertos So aqueles cujo resgate os cotistas podem solicitar a qualquer tempo. Portanto, nos fundos abertos, o ingresso e a sada de cotistas ocorrem automaticamente por solicitao ao administrador do fundo. 5.1.10.2 Fechados So aqueles cujas cotas s podem ser resgatadas ao trmino do prazo de durao do fundo ou quando de sua liquidao. Logo, nos fundos fechados no h resgate antecipado de cotas. Nesse caso, as cotas podem ser negociadas em mercado secundrio, apresentando, portanto, diferentes nveis de liquidez. 5.1.10.3 Exclusivos So os fundos para investidores qualificados constitudos para receber aplicaes exclusivamente de um nico cotista. Para ter um fundo exclusivo, o cotista deve ter um volume de recursos alto, pois um fundo apresenta uma srie de custos que no podero ser partilhados com outros cotistas. Um fundo exclusivo com um pequeno volume aplicado acaba mostrando-se invivel, portanto, destinado a investidor qualificado. E o que investidor qualificado?
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 9 de 41

INTERNA

So considerados investidores qualificados, conforme Instruo Normativa da CVM: Instituies financeiras; Companhias seguradoras e sociedades de capitalizao; Entidades abertas e fechadas de previdncia privada complementar; Pessoas fsicas ou jurdicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) e que, adicionalmente, atestem por escrito sua condio de investidor qualificado mediante termo prprio; Fundos de investimento destinados exclusivamente a investidores qualificados; Administradores de carteira e consultores de valores mobilirios autorizados pela CVM, em relao a seus recursos prprios; e Regimes prprios de previdncia social institudo pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou por Municpios.

Fundos para Investidores Qualificados Os fundos destinados exclusivamente a investidores qualificados, desde que previstos em seu regulamento, podem: I admitir a utilizao de ttulos e valores mobilirios na integralizao e no resgate de cotas, com o estabelecimento de critrios detalhados e precisos para adoo desses procedimentos, atendidas ainda, quando existirem, as correspondentes obrigaes fiscais; II dispensar a elaborao de prospecto, assegurando que as informaes previstas estejam contempladas no regulamento; III cobrar taxas de administrao e de performance, conforme estabelecido em seu regulamento; e IV estabelecer prazos para converso de cota e para pagamento dos resgates diferentes daqueles previstos na IN 409. 5.1.10.4 Com Carncia So fundos que estabelecem um perodo mnimo de permanncia dos recursos do Cliente. Havendo resgate, ele perde o rendimento proporcionado pelo fundo durante o perodo de carncia. 5.1.10.5 Sem Carncia So fundos que oferecem liquidez diria; logo, o cotista pode fazer resgates a qualquer tempo sem perda de rentabilidade. Vale lembrar que existe incidncia tributria nos resgates de investimentos de curto prazo.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 10 de 41

INTERNA

5.2 Dinmica de Aplicao e Resgate


5.2.1 Aplicao de recursos e compra de ativos por parte dos gestores J vimos que, quando aplica seus recursos em um fundo de investimento, o Cliente adquire cotas desse fundo e espera que essas cotas se valorizem para que seu investimento tenha rentabilidade positiva. Ao receber os recursos do Cliente, o gestor do fundo tem que se preocupar em rentabiliz-la. Para isso, ele precisa adquirir os ativos que comporo a carteira do fundo, pois so eles que possibilitaro a valorizao das cotas. O raciocnio o seguinte: dinheiro parado no rende. Observe o diagrama:
$ Cliente cotas Fundo ttulos $ Mercado de Ttulos

Quando o Cliente aplica seus recursos num fundo de investimento, o gestor desse fundo vai ao mercado e adquire ttulos que comporo a carteira do fundo. 5.2.2 Resgate de recursos e venda de ativos por parte dos gestores Da mesma forma que o gestor compra ativos para compor a carteira do fundo ao receber uma nova aplicao de um Cliente, quando o cotista deseja fazer um resgate o gestor tem que vender parte dos ativos que esto em carteira, pois s assim consegue dinheiro para devolver ao Cliente. Lembre-se de que os recursos que compem o patrimnio do fundo esto permanentemente aplicados para gerar rentabilidade para o Cliente. Portanto, a um resgate corresponder venda de ativos do fundo. Observe o diagrama:
cotas Cliente $ Fundo $ ttulos Mercado de Ttulos

Quando o Cliente solicita resgate de cotas de um fundo de investimento, o gestor precisa vender parte dos ttulos que compem a carteira do fundo no mercado para creditar a conta-corrente em reais.

5.2.3 Prazo de cotizao: conceito (prazo de converso de cotas na aplicao e no resgate)


Cotizao a transformao dos recursos em cotas no momento da aplicao e, no resgate, a converso de cotas em recursos.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 11 de 41

INTERNA

Ao investir num fundo de investimento, o Cliente adquire um determinado nmero de cotas desse fundo. Essa aquisio pode ser feita no prprio dia da aplicao (D0) ou no dia seguinte (D+1). Esse processo chamado de cotizao. Regras para converso de cotas: aplicao e resgate: poder ser utilizada cota de abertura ou fechamento do dia seguinte ao da efetiva disponibilidade, para os fundos das classes: Curto Prazo, Referenciado e Renda Fixa; e somente cota de fechamento do dia ou do dia seguinte ao da efetiva disponibilidade, para os fundos das classes: Cambial, Multimercado, Aes e Dvida Externa.

(mais adiante voc ver as definies de cota de abertura e de fechamento) pagamento do resgate: conforme estabelecido no regulamento.

5.2.4. Prazo de liquidao financeira: conceito e limite Liquidao o efetivo dbito ou crdito dos recursos em conta do investidor, ou seja, a entrada ou a sada desses recursos em sua conta. Caso o investidor comande a aplicao e ela seja feita no mesmo dia, diz-se que a liquidao ocorre em D0. Se, por outro lado, comanda-se uma aplicao hoje e ela s feita amanh, a liquidao feita em D+1. Portanto: O prazo de cotizao e o prazo de liquidao financeira esto associados aos momentos em que as cotas so emitidas ou resgatadas, e aos correspondentes momentos em que os recursos monetrios ingressam ou saem do fundo de investimento. Regras para liquidao de cotas: de aplicao: no dia (D0) ou no dia seguinte (D+1) disponibilidade dos recursos; pagamento do resgate: no poder ser superior a 5 dias teis, contados da data da cotizao.

Agora, analise o seguinte exemplo: Um Cliente solicitou uma aplicao no Fundo Xis no dia 5. No mesmo dia foi efetuado o dbito correspondente em sua conta-corrente. A converso do valor aplicado em nmero de cotas ocorreu no dia 6. Nesse exemplo, a liquidao ocorre em D0 e a cotizao em D+1.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 12 de 41

INTERNA

5.2.5 Cota de abertura e fechamento: conceito e impactos Cota de Abertura Reflete os preos de mercado do dia anterior e , na verdade, a cota de fechamento do dia anterior. Quando o fundo utiliza cota de abertura, o investidor sabe, no momento da aplicao, o valor da cota que ser utilizada para converter seu capital bem como a quantidade de cotas que adquiriu. Portanto, o regulamento do fundo poder estabelecer que o valor da cota do dia ser calculado a partir do patrimnio lquido do dia anterior, devidamente atualizado por um dia, quando se tratar dos fundos de investimento classificados como Curto Prazo, Renda Fixa e Referenciados. Cota de Fechamento Calculada com base nos preos de mercado do dia, sendo apurada ao final do dia. Quando um fundo utiliza cota de fechamento, o investidor no sabe no momento da compra, a quantidade de cotas que adquiriu. 5.2.6. Prazo de carncia para resgate O regulamento poder estabelecer prazo de carncia para resgate, com ou sem rendimento, caso o regulamento estabelea: data de converso da cota diferente da data de resgate; pagamento do resgate em data diferente do pedido; ou prazo de carncia para o resgate.

Esses dados devero ser includos com destaque na capa do prospecto e em todo o material de divulgao, de forma clara e legvel. 5.2.7. Fechamento de fundos para resgates Em casos excepcionais de iliquidez (baixa liquidez) dos ativos componentes da carteira do fundo, inclusive em decorrncia de pedidos de resgates incompatveis com a liquidez existente, ou que possam implicar alterao do tratamento tributrio do fundo ou do conjunto dos cotistas, em prejuzo destes ltimos, o administrador poder declarar o fechamento do fundo para a realizao de resgates. Nesse caso, obrigatria a convocao de Assembleia Geral Extraordinria, no prazo mximo de um dia, para deliberar, no prazo de 15 dias, a contar da data do fechamento para resgate, nas seguintes possibilidades: I - substituio do administrador, do gestor ou de ambos; II - reabertura ou manuteno do fechamento do fundo para resgate; III - possibilidade do pagamento de resgate em ttulos e valores mobilirios; IV - ciso do fundo; e V - liquidao do fundo.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 13 de 41

INTERNA

O fechamento do fundo para resgate dever, em qualquer caso, ser imediatamente comunicado CVM. A assembleia de que trata o caput dever realizar-se mesmo que o administrador delibere reabrir o fundo antes da data marcada para sua realizao. O administrador poder solicitar CVM autorizao especfica para proceder ciso do fundo antes da reabertura para resgates, ficando, nesse caso, vedadas novas aplicaes no fundo resultantes da ciso, e devendo, de qualquer modo, realizar-se a assembleia de que trata o caput. Fechamento dos Fundos para Aplicaes facultado ao administrador suspender, a qualquer momento, novas aplicaes no fundo, desde que tal suspenso se aplique indistintamente a novos investidores e cotistas atuais. A suspenso do recebimento de novas aplicaes em um dia no impede a reabertura posterior do fundo para aplicaes. O administrador deve comunicar imediatamente aos intermedirios sobre a eventual existncia de fundos que no estejam admitindo captao. O fundo deve permanecer fechado para aplicaes enquanto perdurar o perodo de suspenso de resgates.

5.3. Principais Caractersticas


5.3.1 Acessibilidade ao Mercado Financeiro
Quando se fala em acessibilidade ao mercado financeiro, se faz referncia justamente possibilidade que os fundos de investimento proporcionam ao investidor de, com poucos recursos, ter acesso a investimentos que exigem um capital muito maior, o qual obtido pela unio dos recursos de vrios investidores. Alm disso, montar uma carteira individual representa custos altos para um pequeno investidor. Esses custos so diludos quando se investe em Fundos de Investimento j que so divididos entre diversos cotistas. Para entender bem este tpico, basta pensar no seu dia a dia: um Cliente que deseja aplicar R$ 100,00 tem algumas opes no Banco, enquanto outro que dispe de R$ 100.000,00 tem muitas outras opes.

5.3.2 Diversificao
Todos os profissionais do mercado financeiro concordam que muito melhor para o investidor diversificar sua carteira entre vrios ativos do que concentrar num nico investimento. A diversificao faz com que perdas de uma aplicao sejam compensadas com ganhos em outras.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 14 de 41

INTERNA

Diversificar investimentos tarefa que demanda tempo e experincia. Negociar no momento certo mais fcil para profissionais especializados do que para o investidor pouco afeito ao mercado financeiro. Ao aplicar em fundos de investimentos, o Cliente tem seus recursos administrados por profissionais especializados que buscam conciliar o retorno com o risco da carteira. Na verdade, a principal vantagem de investir em um fundo que os gestores tendem a otimizar suas carteiras, ou seja, tentam minimizar o risco dada a estratgia do investimento. Imagine um Fundo Agressivo (por exemplo, um Fundo de Investimento em Aes Ativo). Quem investe nesse tipo de fundo aceita correr riscos para ter maior rentabilidade, mas no quer correr riscos desnecessrios. Se dois ativos tm a mesma perspectiva de rentabilidade, mas apresentam riscos diferentes, o gestor escolhe o ativo de menor risco. claro que o gestor no compor a carteira com um nico ativo, ento essa tarefa de anlise ser feita continuamente para que a diversificao seja a mais eficiente possvel.

5.3.3 Liquidez
Quando compe a carteira de um fundo de investimentos, o gestor pode adquirir ttulos com alta liquidez e ttulos menos lquidos, os quais tendem a proporcionar rentabilidade mais elevada. Como nem todos os cotistas faro resgates ao mesmo tempo, no necessrio que a carteira seja altamente lquida para que os cotistas usufruam o benefcio da liquidez. Pense no seu prprio patrimnio. Se voc tem algum dinheiro no banco e aes, se precisar de recursos rapidamente voc recorre primeiro ao dinheiro (que mais lquido). Caso sua necessidade persista, voc vende suas aes.

5.4 Poltica de Investimento


5.4.1 Objetivo Os fundos de investimento devem ter objetivos e poltica de investimento, os quais devem ser divulgados de maneira clara e objetiva para os cotistas e demais interessados. A poltica de investimentos deve ser compatvel com os objetivos traados pelo administrador do fundo. Confira a diferena entre objetivos e poltica de investimentos num fundo: Objetivos de investimento: dizem respeito ao seu fim e devem responder pergunta Aonde o fundo pretende chegar?. Dessa forma o administrador dever descrever, obrigatoriamente, os objetivos de investimento do fundo de investimento, mencionando, quando for o caso, metas e parmetros de performance. Poder tambm indicar a categoria ou tipo do fundo. Poltica de investimento: diz respeito aos meios utilizados pelo gestor, devendo responder questo Como os objetivos sero atingidos? Assim a poltica de investimentos deve descrever, obrigatoriamente, como o fundo de investimento pretende atingir os seus objetivos de investimento, identificando as principais
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 15 de 41

INTERNA

estratgias tcnicas ou prticas de investimento utilizadas, os tipos de ttulos e valores mobilirios nos quais o fundo pode investir (incluindo derivativos e suas finalidades), polticas de seleo e alocao de ativos e, quando for o caso, sua poltica de concentrao. Definir tambm as faixas de alocao de ativos e limites de concentrao e limites de alavancagem, quando for o caso. Vale lembrar que a distino entre poltica de investimento e objetivo deve ser clara no prospecto do fundo.

5.4.2 Fundos com Gesto Ativa e Passiva: definio


Um gestor de fundos de investimento pode adotar duas estratgias diferentes na gesto dos recursos: Fundos passivos, ou fundos com gesto passiva, so aqueles que buscam alcanar uma rentabilidade a mais prxima possvel de seu parmetro de comparao (benchmark) e com a menor volatilidade possvel de sua rentabilidade em relao desse mesmo parmetro. Fundos ativos, ou fundos com gesto ativa, so aqueles que buscam superar a rentabilidade de seu parmetro de comparao (benchmark), podendo admitir uma maior volatilidade em relao a esse mesmo parmetro.

5.4.3 Carteiras de curto prazo e longo prazo: definio CVM Os fundos so classificados como Curto Prazo, segundo a CVM, quando o prazo mximo dos ttulos que compem a sua carteira de 375 dias e o mdio, inferior a 60 dias. Longo Prazo: quando o prazo mdio da carteira for superior a 365 dias. O fundo classificado como Referenciado, Renda Fixa, Cambial, Dvida Externa ou Multimercado que estabelecer, em seu regulamento ou prospecto, que tem o compromisso de obter o tratamento fiscal destinado a fundos de Longo Prazo previsto na regulamentao fiscal vigente, estar obrigado a: - incluir a expresso Longo Prazo na denominao do fundo; e - atender as condies previstas na referida regulamentao de forma a obter o referido tratamento fiscal.

5.4.4 Dificuldades de replicao dos ndices de referncia (benchmarks) e suas principais causas: custos, impostos, dinmica de clculo da rentabilidade do fundo e contabilizao a mercado
Investir num fundo , muitas vezes, mais interessante para o aplicador do que gerir seus prprios recursos de maneira isolada. No entanto, mesmo para um fundo passivo, cujo objetivo replicar o seu ndice de referncia (benchmark), atingir esse objetivo no tarefa fcil.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 16 de 41

INTERNA

Em um fundo h despesas (encargos) que podem ser debitadas diretamente pela instituio administradora tais como: I. II. III. IV. V. VI. taxas, impostos ou contribuies federais, estaduais, municipais ou autrquicas, que recaiam ou venham a recair sobre os bens, direitos e obrigaes do fundo; despesas com o registro de documentos em cartrio, impresso, expedio e publicao de relatrios e informaes peridicas previstas na IN 409; despesas com correspondncias de interesse do fundo, inclusive comunicaes aos cotistas; honorrios e despesas do auditor independente; emolumentos e comisses pagas sobre as operaes do fundo; honorrios de advogado, custas e despesas processuais correlatas, incorridas em razo de defesa dos interesses do fundo, em juzo ou fora dele, inclusive o valor da condenao imputada ao fundo, se for o caso;

VII. parcela de prejuzos no coberta por aplices de seguro e no decorrente diretamente de culpa ou dolo dos prestadores dos servios de administrao no exerccio de suas respectivas funes; VIII. despesas relacionadas, direta ou indiretamente, ao exerccio de direito de voto do fundo pelo administrador ou por seus representantes legalmente constitudos, em assembleias gerais das companhias nas quais o fundo detenha participao; IX. X. XI. despesas com custdia e liquidao de operaes com ttulos e valores mobilirios, ativos financeiros e modalidades operacionais; despesas com fechamento de cmbio, vinculadas s suas operaes ou com certificados ou recibos de depsito de valores mobilirios; no caso de fundo fechado, a contribuio anual devida s bolsas de valores ou s entidades do mercado de balco organizado em que o fundo tenha suas cotas admitidas negociao; e

XII. as taxas de administrao e de performance, se houver. Obs: quaisquer despesas no previstas como encargos do fundo, inclusive as relativas elaborao do prospecto, correm por conta do administrador. Essas despesas fazem com que seja mais difcil para o gestor proporcionar o rendimento igual ao do benchmark. Como por exemplo, a taxa de administrao e, em alguns casos, a taxa de performance (esses assuntos sero tratados mais adiante). Alm disso, o rendimento de um fundo de investimentos est sujeito tributao. Logo, a rentabilidade divulgada pelo administrador bruta, ou seja, ainda no foram descontados os tributos. Outro fator que pode dificultar a tarefa do gestor em igualar o benchmark do fundo a Marcao a Mercado. Situaes conjunturais podem alterar o valor de mercado dos ttulos que compem a carteira do fundo, fazendo com que a rentabilidade apresentada se distancie do referencial do fundo. Se voc no se recorda bem do mecanismo da Marcao a Mercado consulte o material do mdulo III.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 17 de 41

INTERNA

5.4.5 Instrumentos de divulgao das polticas de investimento: regulamento, prospecto, termo de adeso e termo de cincia de risco de crdito H uma srie de informaes relevantes s quais o cotista de um fundo de investimento deve ter acesso. Essas informaes so colocadas disposio do condmino por meio do regulamento e do prospecto do fundo. Regulamento do Fundo O Regulamento o documento no qual esto estabelecidas as regras bsicas de funcionamento do Fundo. Dentre essas regras, merecem destaque aquelas que se referem aos ativos que sero adquiridos e s estratgias de investimento adotadas, uma vez que esto diretamente relacionadas com o risco do investimento. O Regulamento do fundo deve, obrigatoriamente, dispor sobre: I. II. III. IV. V. VI. qualificao do administrador do fundo; quando for o caso, referncia qualificao do gestor da carteira do fundo; qualificao do custodiante; espcie do fundo, se aberto ou fechado; prazo de durao, se determinado ou indeterminado; poltica de investimento, de forma a caracterizar a classe do fundo;

VII. taxa de administrao, fixa e expressa em percentual anual do patrimnio lquido (base 252 dias); VIII. taxa de performance, de ingresso e de sada; IX. X. XI. demais despesas do fundo; condies para a aplicao e o resgate de cotas; distribuio de resultados;

XII. pblico-alvo; XIII. referncia ao estabelecimento de intervalo para atualizao do valor da cota, quando for o caso; XIV. exerccio social do fundo; XV. poltica de divulgao de informaes, inclusive as relativas composio de carteira; XVI. poltica relativa ao exerccio de direito do voto do fundo, pelo administrador ou por seus representantes legalmente constitudos, em assembleias gerais das companhias nas quais o fundo detenha participao; XVII. informao sobre a tributao aplicvel ao fundo e a seus cotistas; XVIII. poltica de administrao de risco, com a descrio dos mtodos utilizados pelo administrador para gerenciar os riscos a que o fundo est sujeito.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 18 de 41

INTERNA

A alterao do regulamento depende de prvia aprovao da assembleia geral de cotistas, sendo eficaz a partir da data deliberada pela assembleia. O regulamento pode ser alterado, independentemente da assembleia geral, sempre que tal alterao decorrer exclusivamente da necessidade de atendimento a exigncias expressas da CVM, de adequao a normas legais ou regulamentares ou ainda em razo da atualizao dos dados cadastrais do administrador, do gestor ou do custodiante do fundo, tais como alterao na razo social, endereo e telefone. Prospecto do Fundo O prospecto o documento que apresenta as informaes relevantes para o investidor relativas poltica de investimento do fundo e dos riscos envolvidos. O prospecto atualizado deve estar disposio dos investidores potenciais durante o perodo de distribuio, nos locais em que esta for realizada. O prospecto deve conter, em linguagem clara e acessvel ao pblico alvo do fundo, informaes sobre os seguintes tpicos, assim como quaisquer outras informaes consideradas relevantes: I. metas e objetivos de gesto do fundo, bem como seu pblico alvo; II. poltica de investimento e faixa de alocao de ativos, discriminando o processo de anlise e seleo desses ativos;

III. relao dos prestadores de servios IV. especificao, de forma clara, das taxas e demais despesas do fundo; V. apresentao detalhada do administrador e do gestor, quando for o caso, com informao sobre seu registro perante a CVM, seus departamentos tcnicos e demais recursos e servios utilizados para gerir o fundo; VI. condies de compra de cotas do fundo, compreendendo limites mnimos e mximos de investimento, bem como valores mnimos para movimentao e permanncia no fundo; VII. condies de resgate de cotas e, se for o caso, prazo de carncia; VIII. poltica de distribuio de resultados, se houver, compreendendo os prazos e condies de pagamento; IX. identificao dos riscos assumidos pelo fundo; X. informao sobre a poltica de administrao dos riscos assumidos pelo fundo, inclusive no que diz respeito aos mtodos utilizados para gerenciamento desses riscos; XI. informao sobre a tributao aplicvel ao fundo e a seus cotistas, estabelecendo a poltica a ser adotada pelo administrador quanto ao tratamento tributrio perseguido;
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 19 de 41

INTERNA

XII. poltica relativa ao exerccio de direito de voto do fundo pelo administrador ou por seus representantes legalmente constitudos, em assembleias gerais das companhias nas quais o fundo detenha participao; XIII. poltica de divulgao de informaes, inclusive as de composio de carteira, que dever ser idntica para todos que as solicitarem; XIV. quando houver, identificao da agncia classificadora de risco do fundo, bem como a classificao obtida; XV. a indicao sobre o local, ou meio, e a forma de obteno dos resultados do fundo em exerccios anteriores, e de outras informaes referentes a exerccios anteriores, tais como demonstraes contbeis, relatrios do administrador do fundo e demais documentos pertinentes que tenham sido divulgados ou elaborados por fora de disposies regulamentares aplicveis; e XVI. o percentual mximo de cotas que pode ser detido por um nico cotista. 1 O prospecto deve conter, de forma destacada, os dizeres: A concesso de registro para a venda de cotas deste fundo no implica, por parte da CVM, garantia de veracidade das informaes prestadas ou de adequao do regulamento do fundo ou do seu prospecto legislao vigente ou julgamento sobre a qualidade do fundo o de seu administrador, gestor e demais prestadores de servios. 2 O fundo que pretender realizar operaes com derivativos que possam resultar em perdas patrimoniais ou, em especial, levar ocorrncia de patrimnio lquido negativo, dever colocar na capa de seu prospecto e em todo o material de divulgao, de forma clara, legvel e em destaque, uma das seguintes advertncias, conforme o caso: I - Este fundo utiliza estratgias com derivativos como parte integrante de sua poltica de investimento. Tais estratgias, da forma como so adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas, ou II - Este fundo utiliza estratgias com derivativos como parte integrante de sua poltica de investimento. Tais estratgias, da forma como so adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo inclusive acarretar perdas ao capital aplicado e a consequente obrigao do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuzo do fundo.
* * *

Caso a poltica de investimento contemple a possibilidade de alocao de mais de 30% do patrimnio lquido do fundo nos ativos discriminados como Crdito Privado, o prospecto dever destacar sobre essa possibilidade. importante saber que a composio da carteira e a poltica de investimentos do fundo so responsveis pela determinao do RISCO do investimento.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 20 de 41

INTERNA

Termo de adeso Todo cotista ao ingressar no fundo, deve atestar por meio de Termo de Adeso, que: recebeu o regulamento e o Prospecto; tomou cincia dos riscos envolvidos e da poltica de investimento; e tomou cincia da possibilidade de ocorrncia de patrimnio lquido negativo, se for o caso, e, nesse caso, de sua responsabilidade os consequentes aportes adicionais de recursos.

O administrador deve manter disposio da CVM o termo contendo as declaraes acima, devidamente assinado pelo investidor, ou registrado em sistema eletrnico que garanta o atendimento ao acima disposto. O Termo de Adeso assinado pelo Cliente a prova de que dispe o administrador do fundo de que o cotista conhece as principais caractersticas do investimento feito e os riscos a ele inerentes. , portanto, obrigatrio quando do ingresso no fundo, que o cotista assine o Termo de Adeso correspondente, o que ser fiscalizado pela CVM. Termo de Cincia de Risco de Crdito Quando do ingresso do investidor no fundo de investimento que realizar aplicaes em quaisquer ativos ou modalidades operacionais de responsabilidade de pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado, ou de emissores pblicos outros que no a Unio Federal que, em seu conjunto, exceda o percentual de 50% de seu patrimnio lquido, ser condicionado assinatura de termo de cincia dos riscos inerentes composio da carteira do fundo, de acordo com modelo (IN 409), sendo vedada a utilizao de sistemas eletrnicos para esse fim. Ao assinar o termo o investidor estar afirmando que tem cincia de que: - o fundo no qual est investindo, poder adquirir ttulos de responsabilidade de emissores privados, ou de emissores pblicos outros que no a Unio Federal, em montante superior a 50% do patrimnio lquido do fundo; e - existe a possibilidade de perda substancial de patrimnio lquido do fundo em caso de no pagamento dos ttulos que compem a sua carteira.

5.5 Carteira de Investimentos


5.5.1 Principais mercados (juros pr e ps-fixados, cmbio, inflao, aes; seus derivativos). A carteira de um fundo de investimento composta pelos ativos que so adquiridos pelo gestor com os recursos que ingressam no fundo. Ao compor uma carteira de investimentos, o gestor dever seguir o estabelecido no regulamento do fundo (poltica de investimento).

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 21 de 41

INTERNA

Os principais mercados de atuao dos gestores de fundos so: Mercados


Juros pr e ps-fixados Cmbio Inflao Aes

Caracterstica
Nesse mercado, so negociados os ttulos que pagam taxa de juros pr e ps-fixada. Nesse mercado so negociados os ttulos indexados variao cambial. Nesse mercado so negociados ttulos atrelados a ndices de preos. De renda varivel, nesse mercado, negociam-se aes de diversas companhias.

H, ainda, os derivativos que so ativos financeiros cujos valores e caractersticas de negociao esto amarrados aos ativos que lhes servem de referncia. A palavra derivativo vem do fato de que o preo do ativo derivado de outro. Alguns fundos de investimento podem aplicar em derivativos de juros, aes ou cmbio.

5.5.2 Riscos dos ativos individuais versus riscos da carteira


O risco de uma carteira de investimentos no a soma dos riscos individuais dos diversos ativos que a compem. J vimos que o risco de um ttulo isolado maior que o risco de uma carteira diversificada, mas por que isso ocorre? Para responder bem a essa questo, necessrio que voc conhea um conceito simples de Estatstica: correlao. Correlao a dependncia, entre duas ou mais variveis aleatrias (que podem ser dois ativos numa carteira), em que a ocorrncia de um valor de uma das variveis favorece a ocorrncia de um conjunto de valores das outras variveis. Essa correlao poder ser negativa ou positiva. A correlao ser negativa quando, por exemplo, dois ativos movimentam-se em direo oposta (quando um sobe o outro desce) e chamamos de correlao positiva quando dois ativos movimentam-se na mesma direo (os dois sobem ou descem). Para facilitar o entendimento, pense na taxa de juros e na bolsa de valores. Em geral, quando a taxa de juros sobe, a bolsa de valores cai e quando a taxa de juros cai, a bolsa sobe. Nesse exemplo, existe correlao negativa. Existe correlao entre salrios e consumo? Quando o salrio sobe, h aumento de consumo. Por outro lado, quando os salrios caem, h reduo de consumo. Nesse exemplo, existe correlao positiva. As carteiras de investimentos apresentam a vantagem de reduzir o risco por meio do processo de diversificao dos ativos que as compem. Aplicando o conceito de correlao, imagine que uma carteira seja montada com dois ativos com correlao positiva: quando um sobe, o outro sobe tambm. Certamente, essa no uma boa estratgia de reduo dos riscos. No entanto, se a carteira tiver dois ativos com correlao negativa, os riscos sero minimizados, pois a baixa de um ativo ser compensada pela alta do outro. Perceba que, apesar de os ativos conservarem seus riscos individuais, quando agrupados em uma carteira, ocorre minimizao do risco.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 22 de 41

INTERNA

Lembre-se O risco no pode ser eliminado, uma vez que o risco total composto por duas classes de risco: o sistemtico e o no sistemtico. O risco sistemtico no pode ser eliminado pela diversificao. Em caso de dvidas, volte ao Mdulo IV.

5.5.3 Alavancagem: conceito, vantagens e desvantagens.


Os cotistas de alguns fundos de investimento podem estar dispostos a correr mais riscos para ter melhor rentabilidade. Uma das estratgias que os gestores podem utilizar para alcanar esse objetivo a alavancagem. Alavancagem pode ser definida como a utilizao de recursos de terceiros com o objetivo de aumentar a exposio financeira de um fundo de investimento acima do seu patrimnio lquido. Essa estratgia visa a aumentar as possibilidades de ganhos, com consequente aumento do grau de risco do investimento. A vantagem de utilizar a alavancagem que se consegue aumentar a rentabilidade do fundo de investimentos. Por outro lado, apresenta a desvantagem de aumentar o risco incorrido.

5.5.4 Impacto de variaes nas taxas de juros, cmbio e inflao sobre os tipos de fundos: consequncias
Quando ocorrem mudanas no cenrio econmico, os fundos de investimento so afetados. Veja algumas consequncias:
Fundos DI
A alta na taxa de juros faz com que fundos que aplicam em ttulos psfixados passem a ter rentabilidade mais elevada. Uma baixa na taxa de juros reduz a rentabilidade do fundo. A rentabilidade de um fundo DI tende a acompanhar as taxas de juros vigentes.

Fundos de Renda Fixa


Uma elevao da taxa de juros gera uma perda de rentabilidade momentnea dos fundos de renda fixa, dada a marcao a mercado dos ttulos que compem a carteira. Uma reduo da taxa gera uma valorizao das cotas dos fundos de Renda Fixa, em razo do mesmo mecanismo de contabilizao.

Fundos Cambiais

Fundos de Aes

Taxa de Juro

Altas das taxas de juros So afetados pelas taxas de so, normalmente, juros, pois os ttulos que prejudiciais para as compem as carteiras dos bolsas de valores, uma fundos cambiais pagam uma vez que com alta taxa de juros (chamada de rentabilidade no vale a cupom) acrescida da variao pena correr o risco da cambial. O efeito de renda varivel. Quando a variaes da taxa de juros taxa de juros est baixa, similar ao verificado nos o mercado de aes fica fundos de Renda Fixa. mais atraente.

Cmbio

A taxa de cmbio no afeta diretamente os Fundos DI.

A taxa de cmbio no afeta diretamente os Fundos de Renda Fixa.

Normalmente, altas de taxa de cmbio elevam a rentabilidade dos fundos cambiais. Movimentos de valorizao do real, por outro lado, reduzem a rentabilidade desses fundos.

A taxa de cmbio no afeta diretamente os Fundos de Aes.

Inflao

Em razo da atual poltica econmica, elevaes das taxas de inflao geram reao do Banco Central no sentido de elevar a taxa de juros. Confira os efeitos das taxas de juros nos quadros acima. Devem-se considerar tambm os efeitos da inflao sobre a rentabilidade real dos fundos: quanto maior for a inflao, menor tende a ser a rentabilidade real do fundo.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 23 de 41

INTERNA

5.6 Taxas de administrao e outras despesas


5.6.1 Taxa de administrao, taxa de performance, taxa de ingresso e taxa de sada: conceitos e formas de cobrana Voc j viu que a rentabilidade proporcionada pelos ttulos que compem a carteira do fundo totalmente repassada para os cotistas. Para remunerar o administrador existem as taxas, tais como: de administrao, de performance, de ingresso e de sada. Taxa de Administrao: Como a administrao do fundo compreende o conjunto de servios relacionados direta ou indiretamente ao funcionamento e manuteno do fundo, que podem ser prestados pelo prprio administrador ou por terceiros por ele contratados, por escrito em nome do fundo, a taxa de administrao cobrada pela instituio devido ao servio de administrao de um fundo de investimento. O regulamento deve dispor sobre a taxa de administrao, que remunerar todos os servios indicados a seguir: I - gesto da carteira do fundo; II - consultoria de investimentos; III - atividades de tesouraria, de controle e processamento dos ttulos e valores mobilirios; IV - distribuio de cotas; V - escriturao da emisso e resgate de cotas; VI - custdia de ttulos e valores mobilirios e demais ativos financeiros; e VII - classificao de risco por agncia especializada constituda no Pas. Como se trata da remunerao desse servio fica a critrio da instituio estabelecer o valor percentual dessa taxa, que deve estar preestabelecida no regulamento e no prospecto do fundo. A taxa de administrao calculada sobre o patrimnio do fundo, sendo provisionada diariamente e cobrada mensalmente. A taxa de administrao fixa, sendo a forma mais comum de remunerao do administrador.

Formas de cobrana (ajuste no valor da cota)


A regulamentao estabelece que a instituio administradora deva estipular a remunerao a ser percebida pela prestao do servio de administrao do fundo. Os termos dessa cobrana devem estar estabelecidos no regulamento do fundo. Acompanhe o exemplo abaixo: O regulamento do Fundo Xis estabelece que sua taxa de administrao de 3% ao ano sobre o patrimnio lquido do fundo. A remunerao do administrador calculada base de 1/252 da taxa referida, sobre o valor dirio do patrimnio lquido do fundo. Essa remunerao paga mensalmente, por perodos vencidos.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 24 de 41

INTERNA

O clculo da taxa de administrao obedece a uma receita, da mesma forma que utilizamos uma receita para preparar um bolo. Veja os passos utilizados para calcular a taxa de administrao: Tenha em mos o valor do Patrimnio Lquido do fundo e o nmero de cotas distribudas. Reserve. 1. Calcule a taxa de administrao diria seguindo as instrues do administrador. (O Fundo Xis tem taxa anual de 3%, sendo cobrada base de 1/252 sobre o Patrimnio Lquido dirio do fundo). 2. Aplique a taxa diria sobre o Patrimnio Lquido do Fundo. Essa ser a remunerao devida ao administrador nesse dia. 3. Subtraia a remunerao encontrada no item 3 do valor do Patrimnio do Fundo. 4. Esse ser o novo Patrimnio Lquido do fundo. 5. Divida o novo Patrimnio Lquido pelo nmero de cotas distribudas. Pronto. O valor encontrado o novo valor da cota desse fundo. Colocando em nmeros: 1. Patrimnio Lquido do Fundo = R$ 1.000.000,00 Nmero de Cotas Distribudas = 850.000 2. 3. Taxa de administrao = 3 x 1/252 = 0,011905% ao dia. Remunerao do Administrador Remunerao do Administrador 4. Novo Patrimnio Remunerao do Lquido Administrador Novo Patrimnio Lquido 5. Novo Valor de Cota Novo Valor de Cota = = = = = Patrimnio Lquido 1.000.000,00 Patrimnio 119,05 Lquido x x _ _ Taxa de Administrao Diria 0,011905 = 119,05 Remunerao do Administrador 119,05 = 999.880,95

= 1.000.000,00

Novo Patrimnio Lquido Nmero de Cotas do Fundo

999.880,95 850.000

1,176331

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 25 de 41

INTERNA

Embora os clculos tenham sido feitos de forma simplificada (perceba que sequer consideramos a rentabilidade da carteira no dia), o importante que voc saiba que a taxa da administrao afeta o valor das cotas do fundo, ou seja, quando o administrador divulga o valor das cotas de um fundo, esse valor j est lquido da taxa de administrao. Taxa de Performance: a taxa percentual cobrada pelos bancos sobre a parcela da rentabilidade do fundo de investimento que exceder a variao de um determinado ndice previamente estabelecido, portanto uma taxa varivel. Ex.: se a taxa de performance de 25% sobre o CDI, significa que este percentual ser cobrado sobre os rendimentos que ultrapassarem a variao do CDI no perodo. Analise os seguintes exemplos considerando uma taxa de performance de 25%: Rentabilidade do Fundo 1,90% 1,70% Benchmark (CDI) 1,80% 1,80% Taxa de Performance 0,025% no h

A CVM determinou as regras para a cobrana de taxa de performance: O regulamento poder estabelecer a cobrana da taxa de performance, sendo vedada a cobrana (exceto quando se tratar de fundos destinados a investidor qualificado) para os fundos das classes: Curto Prazo, Referenciado e Renda Fixa. A cobrana da taxa de performance dever atender aos seguintes critrios: a) vinculao a um parmetro de referncia compatvel com a poltica de investimento do fundo e com ttulos que efetivamente a componham; b) vedao da vinculao da taxa de performance a percentuais inferiores a 100% do parmetro de referncia; c) cobrana por perodo, no mnimo, semestral; e d) cobrana aps a deduo de todas as despesas, inclusive da taxa de administrao. e) vedada a cobrana de taxa de performance quando o valor da cota do fundo for inferior ao seu valor por ocasio da ltima cobrana efetuada. f) permitida a cobrana de ajuste sobre a performance individual do cotista que aplicar recursos no fundo posteriormente data da ltima cobrana, exclusivamente, nos casos em que o valor da cota adquirida for inferior ao valor da mesma na data da ltima cobrana de performance efetuada. g) os fundos destinados exclusivamente a investidores qualificados podem cobrar taxa de performance, de acordo com o seu regulamento.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 26 de 41

INTERNA

Vale lembrar que: A taxa de administrao e a de performance no podem ser aumentadas sem prvia aprovao da assembleia geral de cotistas. O administrador pode, contudo, reduzir unilateralmente as taxas a que faa jus, comunicando o fato CVM e aos cotistas e promovendo a devida alterao no prospecto. Os fatores que afetam o valor da cota so: composio da carteira, marcao a mercado; taxa de administrao, performance e outras despesas. O Imposto de Renda NO afeta o valor da cota, e sim a quantidade de cotas. Taxa de Ingresso: Alguns fundos cobram taxa de ingresso no momento da aplicao, desde que conste do regulamento suas formas de cobrana. Taxa de Sada: Alguns fundos cobram taxa de sada no resgate, que pode ser utilizada para penalizar uma sada antes de um prazo preestabelecido. Obs.: a maioria dos Fundos de Investimento no aplica essa cobrana atualmente, sendo mais comum sua utilizao nos Planos de Previdncia Complementar.

5.7 Classificao da CVM - Comisso de Valores Mobilirios


5.7.1 Curto Prazo, Referenciado, Renda Fixa, Aes, Cambial, Dvida Externa e Multimercado. 5.7.1.1. Ativos elegveis e Composio do Patrimnio I. Fundo de Curto Prazo: - dever aplicar seus recursos exclusivamente em ttulos pblicos federais ou privados prefixados ou indexados taxa SELIC ou a outra taxa de juros, ou em ttulos indexados a ndice de preos, com prazo mximo a decorrer de 375 dias, e prazo mdio da carteira do fundo inferior a 60 dias; os ttulos privados referidos acima devero ter seu emissor classificado na categoria baixo risco de crdito ou equivalente, com certificao por agncia de classificao de risco localizada no Pas; a utilizao de derivativos permitida somente para proteo da carteira e a realizao de operaes compromissadas lastreadas em ttulos pblicos federais; a cobrana de taxa de performance vedada, salvo quando se tratar de fundo destinado a investidor qualificado.

II. Fundo Referenciado: dever identificar em sua denominao o seu indicador de desempenho, em razo dos ativos financeiros integrantes das respectivas carteiras, desde que atendidas, cumulativamente, as seguintes condies: tenha 80%, no mnimo, de seu patrimnio lquido representado, isolada ou cumulativamente, por: a) ttulos de emisso do Tesouro Nacional ou do Banco Central do Brasil;
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 27 de 41

INTERNA

b) ttulos e valores mobilirios de renda fixa cujo emissor esteja classificado na categoria baixo risco de crdito ou equivalente, com certificao por agncia de classificao de risco localizada no pas; estipule que 95%, no mnimo, da carteira seja composta por ativos financeiros de forma a acompanhar, direta ou indiretamente, a variao do indicador de desempenho (benchmark) escolhido; restrinja a respectiva atuao nos mercados de derivativos a realizao de operaes com o objetivo de proteger posies vista, at o limite delas; o indicador de desempenho deve estar expressamente definido na denominao do fundo; vedada a cobrana de taxa de performance, salvo quando se tratar de fundo destinado a investidor qualificado.

Fundo de Renda Fixa: dever ter como principal fator de risco de sua carteira a variao da taxa de juros domstica ou de ndice de preos ou ambos. dever possuir, no mnimo, 80% da carteira em ativos relacionados direta ou indiretamente sintetizados, via derivativos, ao fator de risco que d nome classe; vedada a cobrana de taxa de performance, salvo quando se tratar de fundo destinado a investidor qualificado ou classificado como Renda Fixa de Longo Prazo (quando o prazo mdio de sua carteira superar 365 dias).

III. Fundo de Aes: dever ter como principal fator de risco a variao de preos de aes admitidas negociao no mercado vista de bolsa de valores ou em entidade do mercado de balco organizado. 67%, no mnimo, de seu patrimnio lquido dever ser compostos pelos seguintes ativos: a) aes admitidas negociao em bolsa de valores ou entidade de balco organizado; b) bnus ou recibos de subscrio e certificados de depsito de aes admitidas negociao em bolsa de valores ou entidade de balco organizado; c) cotas de fundos de aes e cotas dos fundos de ndice de aes, negociadas em bolsa de valores ou entidade de balco organizado; e d) BDR - Brazilian Depositary Receipts -, classificados como nvel II e III. - O patrimnio lquido do fundo que exceder o percentual fixado (67%), poder ser aplicado em qualquer outra modalidade de ativos financeiros, observados os limites de concentrao por modalidades de ativos.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 28 de 41

INTERNA

- O investimento nos ativos financeiros listados acima no estar sujeito a limites de concentrao por emissor (exceto BDR nvel I), desde que o regulamento, prospecto e material de venda do fundo e os extratos enviados aos Clientes contenham, com destaque, alerta de que o fundo pode estar exposto a significativa concentrao em ativos de poucos emissores, com riscos da decorrentes. IV. Fundo Cambial: dever ter como principal fator de risco de sua carteira a variao de preos de moeda estrangeira ou a variao do cupom cambial. dever possuir 80%, no mnimo, da carteira em ativos relacionados direta, ou indiretamente sintetizados via derivativos, ao fator de risco que d nome classe;

V. Fundo de Dvida Externa: devero aplicar, no mnimo, 80% de seu patrimnio lquido em ttulos representativos da dvida externa de responsabilidade da Unio, sendo permitida a aplicao de at 20% do patrimnio lquido em outros ttulos de crdito transacionados no mercado internacional. - Os ttulos representativos da dvida externa de responsabilidade da Unio devem ser mantidos, no exterior, em conta de custdia, no Sistema Euroclear ou na LuxClear Central Securities Depositary of Luxembourg (CEDEL). - Os ttulos integrantes da carteira do fundo devem ser custodiados em entidades habilitadas a prestar esse servio pela autoridade local competente. - A aquisio de cotas de outros fundos classificados como Dvida Externa no est sujeita incidncia de limites de concentrao por emissor.
-

- Os recursos porventura remanescentes podem:


-

a) ser direcionados realizao de operaes em mercados organizados derivativos no exterior, exclusivamente para fins de hedge dos ttulos integrantes respectiva carteira, ou ser mantidos em conta de depsito em nome do fundo, exterior, observado, relativamente a essa ltima modalidade, o limite de 10% patrimnio lquido respectivo;

de da no do

b) ser direcionados realizao de operaes em mercados organizados de derivativos no Pas, exclusivamente para fins de hedge dos ttulos integrantes da respectiva carteira e desde que referenciadas em ttulos representativos de dvida externa de responsabilidade da Unio, ou ser mantidos em conta de depsito vista em nome do fundo, no Pas, observado, no conjunto, o limite de 10% do patrimnio lquido respectivo. VI. Fundo Multimercado: devem possuir polticas de investimento que envolva vrios fatores de risco, sem o compromisso de concentrao em nenhum fator especial ou em fatores diferentes das demais classes. - O regulamento dos fundos poder autorizar a aplicao em ativos financeiros no exterior, no limite de 20% de seu patrimnio lquido;
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 29 de 41

INTERNA

- Quando adquirir cotas de fundos classificados como Dvida Externa, no estar sujeita incidncia de limite de concentrao por emissor; e - No estar sujeito a limites de concentrao por emissor, desde que o regulamento, prospecto e material de venda e os extratos enviados aos Clientes contenham, com destaque, alerta de q ue o fundo pode estar exposto a significativa concentrao em ativos de poucos emissores, com riscos da decorrentes, os investimento nos seguintes ativos: a. aes admitidas negociao em bolsa de valores ou entidade de balco organizado; b. bnus ou recibos de subscrio e certificados de depsito de aes admitidas negociao em bolsa de valores ou entidade de balco organizado; c. cotas de fundos de aes e cotas dos fundos de ndice de aes, negociadas em bolsa de valores ou entidade de balco organizado; e d. BDR - Brazilian Depositary Receipts, classificados como nvel II e III. Limites de concentrao A composio da carteira, em razo do emissor dos ttulos, modalidade de ativo e por conjunto de ativos, dever ser baseada de acordo com a legislao em vigor, nos limites de concentrao estabelecidos, abaixo:
(% Mximo do PL) 100% 20% 10% 10% 5% Limites de concentrao por emissor na composio da carteira dos Fundos de Investimento (exceto aos Fundos de Aes) Quando o emissor for a Unio Federal (Ttulos Pblicos). Quando o emissor for instituio financeira autorizada a funcionar pelo BACEN e em ttulos ou valores mobilirios de emisso do administrador, do gestor ou de empresa a eles ligados. Quando o emissor for instituio no financeira (companhia aberta), exemplo: Debntures e Notas Promissrias Comerciais. Fundo de Investimento (cotas de um mesmo fundo). Quando o emissor for pessoa fsica ou pessoa jurdica de direito privado que no seja companhia aberta ou instituio financeira autorizada a funcionar pelo BACEN. Em aes do administrador, exceo feita aos fundos cuja poltica de investimento consista em reproduzir ndice de mercado do qual as aes do administrador ou de companhias a ele ligadas faam parte, at o percentual de participao das aes no ndice.

0%

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 30 de 41

INTERNA

(% Mximo do PL) 100% 100% 100% 100% 100%

Limites por modalidade de ativo na composio da Carteira dos Fundos de Investimento (sem prejuzo das normas aplicveis a cada Classe de fundo) Quando o emissor for a Unio Federal (Ttulos Pblicos). Operaes compromissadas com lastro em Ttulos Federais. Ouro negociado na BM&F. Ttulos emitidos por instituio financeira. Valores Mobilirios registrados na CVM e objeto de oferta pblica com base na Instruo Normativa CVM 400.

(% Mximo do PL) -

Limites para o conjunto dos seguintes ativos: Cotas de FI e FIC regulados pela IN 409/456; Cotas de Fundos de Investimento Imobilirio; Cotas de FI e FIC em Direitos Creditrios; e CRI Certificado de Recebveis Imobilirios.

20%

40%

Para o conjunto dos ativos listados acima, quando se tratar de fundo Exclusivo para Investidor qualificado.

Limites de aplicaes em ativos no exterior por tipo de fundo O fundo poder manter, em sua carteira, ativos financeiros negociados no exterior, desde que a possibilidade de sua aquisio esteja expressamente prevista em regulamento, conforme os limites de acordo com a classe: - 100% para os fundos classificados como Dvida Externa (mantida a necessidade de 80% do patrimnio lquido em ttulos de dvida externa da Unio); - 20% para os fundos classificados como Multimercado; e - 10% nas demais classes.

5.7.1.2 Fator de risco inerente a cada classe Entende-se como principais fatores de risco de um fundo o ndice de preos, a taxa de juros, o ndice de aes ou o preo do ativo cuja variao produza, potencialmente, maiores efeitos sobre o valor de mercado da carteira do fundo.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 31 de 41

INTERNA

5.7.1.3 Fundos de Longo Prazo, segundo regulamentao fiscal. Definio e utilizao Longo Prazo, quando o prazo mdio da carteira for superior a 365 dias. O fundo classificado como Referenciado, Renda Fixa, Cambial, Dvida Externa ou Multimercado que estabelecer, em seu regulamento ou prospecto, que tem o compromisso de obter o tratamento fiscal destinado a fundos de Longo Prazo previsto na regulamentao fiscal vigente, estar obrigado a: - incluir a expresso Longo Prazo na denominao do fundo; e - atender as condies previstas na referida regulamentao de forma a obter o referido tratamento fiscal. 5.7.1.4 Fundos de Crdito Privado: definio Os fundos de investimento pertencentes s classes: Curto Prazo, Referenciado, Renda Fixa, Cambial e Multimercado, que realizarem aplicaes em quaisquer ativos ou modalidades operacionais de responsabilidade de pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado, exceto no caso de ativos financeiros listados na classe Aes, ou de emissores pblicos que no seja a Unio Federal que, em seu conjunto, excedam o percentual de 50% de seu patrimnio lquido, devero observar as seguintes regras, cumulativamente quelas previstas para sua classe: - na denominao do fundo dever constar a expresso Crdito Privado; - o regulamento, o prospecto e o material de venda do fundo devero conter, com destaque, alerta de que o fundo est sujeito a risco de perda substancial de seu patrimnio lquido em caso de eventos que acarretem o no pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por fora de interveno, liquidao, regime de administrao temporria, falncia, recuperao judicial ou extrajudicial dos emissores responsveis pelos ativos do fundo; - o ingresso no fundo ser condicionado assinatura de termo de cincia dos riscos inerentes composio da carteira do fundo, de acordo com modelo anexo IN, sendo vedada a utilizao de sistemas eletrnicos para esse fim; e - caso a poltica de investimento considere a possibilidade de alocao de mais de 30% do patrimnio lquido do fundo em crditos privados devero constar disclaimers (informaes relevantes) nos prospectos. Obs.: Essas regras aplicam-se aos fundos de investimento em cotas (FICs) de fundos de investimento.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 32 de 41

INTERNA

5.8. Outros Fundos


5.8.1 Fundos de ndice: Conceito Fundos de Investimento em ndice de Mercado - Fundos de ndice so uma comunho de recursos destinados aplicao em carteira de ttulos e valores mobilirios que vise refletir as variaes e a rentabilidade de um ndice de referncia, por prazo indeterminado. ndice de referncia o ndice de mercado especfico reconhecido pela CVM, ao qual a poltica de investimento do fundo est associada. O PIBB - Papis de ndice Brasil BOVESPA, so cotas do fundo PIBB Fundo de ndice Brasil 50 Brasil Tracker, o primeiro fundo de investimento em ndice de mercado, regulado pela CVM. um fundo de investimento constitudo sob forma de condomnio aberto e destina-se aplicao em carteira de ttulos e valores mobilirios que visa buscar os resultados semelhantes performance do IbrX 50. Cada PIBB representa uma frao ideal da carteira do Fundo da qual faro parte, na medida do possvel, todas as aes que compem a carteira terica do IbrX 50 (o retorno total de uma carteira terica composta pelas 50 aes mais negociadas no mercado vista, ponderadas de acordo com o seu valor de mercado e considerando o volume financeiro e o nmero de negcios realizados), alm de outros ativos, em menor proporo. Portanto o PIBB tende a acompanhar a rentabilidade do IBrX-50 e no somente de uma determinada ao do mercado.

5.9 Tributao
5.9.1 IOF - Imposto sobre Operaes Financeiras Fato gerador: aquisio, cesso, resgate, repactuao ou pagamento para liquidao de ttulos e valores mobilirios. Alquota O IOF ser cobrado alquota de 1% (um por cento) ao dia sobre o valor do resgate, cesso ou repactuao, limitado ao rendimento da operao, em funo do prazo, conforme tabela a seguir I, para: I s operaes realizadas no mercado de renda fixa; II - o resgate de cotas de fundos de investimento e de clubes de investimento (com carteira com menos de 67% em ativos de renda varivel).

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 33 de 41

INTERNA

Tabela regressiva de IOF


N de Dias 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 % limite do rendimento 96 93 90 86 83 80 76 73 70 66 N de Dias 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 % limite do rendimento 63 60 56 53 50 46 43 40 36 33 N de Dias 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 % limite do rendimento 30 26 23 20 16 13 10 06 03 00

- O IOF ser cobrado alquota de 0,5% (zero vrgula cinco por cento) ao dia sobre o valor de resgate de cotas de fundos de investimento, constitudos sob qualquer forma, na hiptese de o investidor resgatar cotas antes de completado o prazo de carncia para crdito dos rendimentos. - Ficam sujeitas alquota 0% (zero) as operaes: I - de titularidade das instituies financeiras e das demais instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, excluda a administradora de consrcio; II - das carteiras dos fundos de investimento e dos clubes de investimento; III - de resgate de cotas dos fundos e clubes de investimento em aes, assim considerados pela legislao do imposto de renda (carteiras com no mnimo 67% em ativos de renda varivel). Base de Clculo A base de clculo do IOF o valor: I - de aquisio, resgate, cesso ou repactuao de ttulos e valores mobilirios de renda fixa; II - de aquisio ou resgate de cotas de fundos de investimento e de clubes de investimento considerados de renda fixa. Agente responsvel pelo recolhimento: Administrador do Fundo ou a instituio intermediadora da operao (na fonte).
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 34 de 41

INTERNA

5.9.2 Imposto de Renda (IR): fato gerador, alquotas (conforme tipo de fundo curto prazo, longo prazo e aes, segundo a Secretaria da Receita Federal e tempo de permanncia da aplicao), bases de clculo e responsabilidade de recolhimento Para fins tributrios, os fundos de investimento sero classificados em fundos de curto prazo e fundos de longo prazo, de acordo com a composio da carteira. Curto Prazo: aquele cuja carteira de ttulos tenha prazo mdio igual ou inferior a 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. Longo Prazo: aquele cuja carteira de ttulos tenha prazo mdio superior a 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. Observao: o Fundo de Investimento em Cotas de Outros Fundos de Investimento (FIC), para enquadrar-se como fundo de investimento de longo prazo, fica obrigado a manter, no mnimo, o percentual mdio de 90% (noventa por cento) de seu patrimnio investido em cotas de fundos de investimento de longo prazo. Observe que as alquotas de tributao levam em considerao o prazo em que os recursos ficam aplicados, conforme tabela abaixo: Modalidade Fundos de Renda Fixa (Longo Prazo) Fundos de Renda Fixa (Curto Prazo) Prazo de Permanncia at 180 dias de 181 a 360 dias de 361 a 720 dias acima de 720 dias at 180 dias acima de 180 dias Alquotas 22,50% 20,00% 17,50% 15,00% 22,50% 20,00% Reteno

Imposto de Renda na fonte

Obs.: rendimentos produzidos at 31.12.2004 sero tributados em 20%, conforme a legislao anterior.

Base de Clculo: ser o valor do rendimento constitudo pela diferena positiva entre o valor da alienao, lquido do IOF (se couber), e o valor da aplicao financeira. 5.9.3 Imposto de Renda (IR) Come-cotas: fato gerador, alquotas (conforme tipo de fundo curto prazo e longo prazo), datas de incidncia e responsabilidade de recolhimento. A incidncia do imposto sobre a renda na fonte sobre os rendimentos auferidos por qualquer beneficirio, inclusive pessoa jurdica isenta, nas aplicaes em fundos de investimento, classificados como de curto ou de longo prazo, ocorrer:

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 35 de 41

INTERNA

I - no ltimo dia til dos meses de maio e novembro de cada ano, ou no resgate, se ocorrido em data anterior; II - na data em que se completar cada perodo de carncia para resgate de cotas com rendimento ou no resgate de cotas, se ocorrido em outra data, no caso de fundos com prazo de carncia de at 90 (noventa) dias. O administrador do fundo de investimento de longo ou de curto prazo dever, nas datas a que se refere os itens I e II anteriores, reduzir a quantidade de cotas de cada contribuinte em valor correspondente ao imposto sobre a renda devido (come-cotas). A incidncia do imposto a que se refere ser apurada de acordo com as seguintes alquotas: I - 20% (vinte por cento) no caso de fundos de investimento de curto prazo; e II - 15% (quinze por cento) no caso de fundos de investimento de longo prazo. Por ocasio do resgate das cotas ser aplicada alquota complementar. Nota: O IR afeta a quantidade de cotas e no o valor da cota do fundo. Fundos com Carncia Prazo de Carncia superior a 90 dias Ocorrncia do come-cotas - no ltimo dia til dos meses de maio e novembro de cada ano, ou no resgate, se ocorrido em data anterior. - na data em que se completar cada perodo de carncia para resgate de cotas com rendimento ou no resgate de cotas, se ocorrido em outra data, no caso de fundos com prazo de carncia de at 90 (noventa) dias.

at 90 dias

Responsabilidade de recolhimento: a responsabilidade pela reteno e pelo recolhimento do tributo do administrador do fundo de investimento, o qual dever, nas datas de ocorrncia do fato gerador, em se tratando do come-cotas, reduzir a quantidade de cotas de cada contribuinte em valor correspondente ao imposto de renda devido. No caso de resgate, o valor do imposto reduzido do valor resgatado. Lembre-se: o clculo do IR feito depois de descontado o IOF, quando devido.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento Matriz e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 36 de 41

INTERNA

Fundo de Aes Os cotistas dos fundos de investimento em aes sero tributados pelo imposto sobre a renda exclusivamente no resgate de cotas, alquota de 15% (quinze por cento). Modalidade Fundos de Renda Varivel (Aes) e clube de investimentos Prazo de Permanncia qualquer prazo Alquota 15%

Obs.: Os rendimentos produzidos at o ano-calendrio de 2001 sero tributados a alquota de 10%. Consideram-se fundos de investimento em aes aqueles cujas carteiras sejam constitudas, no mnimo, por 67% (sessenta e sete por cento) de aes negociadas no mercado vista de Bolsa de Valores ou entidade assemelhada, no Pas ou no exterior, na forma regulamentada pela Comisso de Valores Mobilirios. Para efeito da proporo da carteira de no mnimo, por 67%, sero equiparados s aes: I - no Brasil: a) os recibos de subscrio; b) os certificados de depsito de aes; c) os Certificados de Depsito de Valores Mobilirios (Brazilian Depositary Receipts BDR); d) as cotas dos fundos de aes; e e) as cotas dos fundos de ndice de aes negociadas em Bolsa de Valores ou mercado de balco organizado; II - no exterior: a) os American Depositary Receipts (ADR); e b) os Global Depositary Receipts (GDR). Responsabilidade pelo recolhimento: ser do administrador do fundo.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento Matriz e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 37 de 41

INTERNA

5.9.4 Compensao de Perdas no Pagamento de IR Considera-se perda a diferena negativa entre o valor do resgate e o valor da aplicao acrescido dos rendimentos tributados anteriormente. As perdas apuradas no resgate de cotas de fundos de investimento podero ser compensadas com rendimentos auferidos em resgates ou incidncias posteriores: - no mesmo ou em outro fundo de investimento administrado pela mesma pessoa jurdica; - desde que sujeitos mesma classificao (curto prazo com curto prazo, longo prazo com longo prazo e aes com aes); - devendo a instituio administradora manter sistema de controle e registro em meio magntico que permita a identificao, em relao a cada cotista, dos valores compensveis; - quando houver resgate total de cotas em todos os fundos de investimento administrados pela mesma instituio, o valor das perdas dever permanecer nos sistemas de controle e registro da referida instituio at o final do ano-calendrio seguinte ao do resgate. - caso o cotista mantenha algum valor investido junto ao administrador, no h limite temporal para a compensao das perdas. Acompanhe o exemplo, considerando um fundo de renda varivel:
Perodo primeiro segundo terceiro quarto Rendimento do Ms R$ 1.000,00 (R$ 700,00) R$ 500,00 R$ 1.000,00 Compensao de Perdas R$ 500,00 R$ 200,00 Rendimento Tributvel R$ 1.000,00 R$ 800,00 IR devido R$ 150,00 R$ 120,00

A perda no segundo perodo foi compensada nos perodos seguintes, quando o Cliente no pagou o Imposto de Renda. Veja a mesma tabela, sem a compensao de perdas:
Perodo primeiro segundo terceiro quarto Rendimento do Ms R$ 1.000,00 (R$ 700,00) R$ 500,00 R$ 1.000,00 Rendimento Tributvel R$ 1.000,00 R$ 500,00 R$ 1.000,00 IR devido R$ 150,00 R$ 75,00 R$ 150,00

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento Matriz e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 38 de 41

INTERNA

Perguntas do Mdulo V - Fundos de Investimento


1. So fundos cujas cotas s podem ser resgatadas ao trmino do prazo de durao do fundo ou quando de sua liquidao: a. Fechados. b. Indexados. c. Ativos. d. Exclusivos.

2. Um fundo de curto prazo, segundo a classificao CVM, dever ter em sua carteira ttulos com prazo mximo a decorrer de: a. 360 dias. b. 375 dias. 3. Um distribuidor aquele que: a. distribui as cotas do fundo e que faz a liquidao financeira e a guarda dos ativos; b. distribui as cotas do fundo, ou seja, quem as vende no mercado; c. escolhe os ativos financeiros que sero includos na carteira de investimento do fundo e distribui as cotas no mercado; d. administra a carteira do fundo, sendo o responsvel legal, bem como faz a escolha dos ativos financeiros para compor a carteira do fundo. 4. Indique qual das alternativas abaixo NO afeta a quantidade de cotas do investidor de um Fundo de Investimento: a. b. c. d. Taxa de administrao Aplicaes Resgates Imposto de renda c. 180 dias. d. 370 dias.

5. A convocao de assembleia geral de cotistas dever ser feita por: a. b. c. d. correspondncia, com no mnimo, 10 dias de antecedncia. telegrama. telefone ou internet (e-mail, correio eletrnico) carta registrada, telegrama, telefone ou e-mail, sempre com o registro de recebimento e aceite do Cliente.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento Matriz e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 39 de 41

INTERNA

6. Os recursos aplicados em fundos de investimento so convertidos em nmero de: a. Cotas. b. Taxas. c. Planilhas. d. Ativos. 7. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do risco em fundos de investimento: a. O risco de uma carteira de investimentos no a soma dos riscos individuais dos diversos ativos que a compem. b. Todo ativo representa determinado risco. c. A eliminao do risco s depende de uma gesto eficiente. d. As carteiras de investimentos apresentam a vantagem de reduzir o risco por meio do processo de diversificao dos ativos que as compem. 8. Assinale a melhor definio para cota de um fundo de investimento: a. um conjunto de ttulos que compem um fundo de investimento. b. uma frao do patrimnio do fundo de investimento. c. Situao que ocorre quando diversos investidores tm perdas significativas de patrimnio devido no marcao a mercado. d. Nomenclatura utilizada para designar a quantidade de ttulos pblicos que determinado fundo de investimento possui. 9. Assinale a alternativa que melhor conceitua Regulamento de um Fundo de Investimento: a. o documento que trata unicamente dos riscos envolvidos. b. o documento que apresenta a experincia do administrador do fundo, e tambm a do gestor da carteira e demais empresas contratadas para prestao de servios ao Fundo. c. o documento no qual esto estabelecidas as regras bsicas de funcionamento do fundo. d. o documento que reproduz a legislao do Banco Central a respeito de fundos de investimento. 10. As declaraes que isentam o gestor ou o administrador do fundo de uma determinada responsabilidade so: a. b. c. d. os regulamentos do fundo. os prospectos do fundo as Informaes relevantes (Disclaimers) os materiais de marketing.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento Matriz e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 40 de 41

Departamento de Treinamento Bradesco


Certificao em Produtos de Investimentos Srie 10 Mdulo V Validade Indeterminada 4636-1/Dep.de Treinamento rea Financeira 3684.5332 Antonia Clarice de Oliveira (4636.clarice@bradesco.com.br) No h restrio Pblico alvo: Agncias Confidencial/Uso interno Tamanho do arquivo: 280 kbytes MS Word

Atualizada em Julho de 2011


Gabarito: 1A, 2B, 3B, 4A, 5A, 6A, 7C, 8B, 9C, 10C.

W:\Compartilhado\Entre_Secoes\D4636S010\Cursos Bradesco\CERTIFICAO ANBIMA 10 E 20\CERTIFICAO ANBIMA Srie 10\Apostilas\Apostilas_2009

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento Matriz e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pgina 41 de 41

Potrebbero piacerti anche