Sei sulla pagina 1di 13

A eloquncia poltica do corpo.

Juan Vicente Aliaga A poltica do corpo eloquncia Juan Vicente Aliaga

Desde o incio dos tempos , o corpo humano tem desempenhado um papel fundamental na histria da arte. Mas em particular o futuro sempre subjetiva de nossa fisicalidade , o sculo XX foi uma mudana definitiva aps o qual nada seria o mesmo , o nosso corpo , depois de vrias conquistas anteriores, deixou de ser o objeto de representao para se tornar presena ativa apoiar a criao . Esta a histria dos principais textos que analisam e interpretam o uso do corpo na arte contempornea. O primeiro obstculo a superar quando se trata do uso do corpo na prtica artstica a disparidade de denominaes. Happening , performance, accionismo , body art, arte corporal (PROBLEMATIZAR) so alguns dos termos usados para se referir a prticas e realidades diferentes , mas neles o corpo humano ( o de / para o artista) o instrumento fundamental. A primeira distino importante: estamos a falar de um corpo que foi posto em aco , na dinmica com outros rgos ou sozinho , pode se comportar como um sujeito, mas tambm podem estar sujeitos ao olhar dos outros . (corpo/sujeito corpo alteridade) Neste curso, de modo algum, polticas abrangentes para a ao corporal desde os anos sessenta certas distines crucial para , pelo menos, para esclarecer e fim , sabendo que certas categorias podem ser definidas limitador . Nesse sentido, vou me concentrar nessas formas de arte em que a presena e a atividade do corpo so o epicentro da dimenso artstica (copo no centro da ao). Esta regra , em princpio, essas prticas fotografias, desenhos ou esculturas em que o corpo do homem , a mulher representada na execuo de um ato . A este respeito deve notar-se que a aco Winder , independentemente da nomenclatura utilizada para definir, existe uma apresentao do corpo , presena fsica e material contingente do mesmo, juntamente com uma produo de sentido e simbolismo representao (MATERIALIDADE) . Sabe-se que a ao geralmente transmitida atravs da captao da imagem em movimento por meio de filmes e vdeos , mas em algumas dessas propostas propsito artstico reside em ser apreciado nestes meios . A relao imediata com o pblico, ativo ou no , seria, portanto , nula . No Incidiria sobre ele. Outra coisa muito diferente que as aes e / ou apresentaes que ocorreram em um determinado momento , irrepetveis , a ser exibido e comunicada atravs de fotografia e vdeo usado como documentao. (Ao sem , exemplos da performance) Nos termos usados provavelmente a maior confuso e mal-entendido gerado o desempenho. A [

sic ] palavra que transporta a dimenso da aco , teatro ou cinema , que muitas vezes utilizado no campo hegemnico , e tambm a representao . Bartolom Ferrando define o desempenho como " a realizao de uma ou vrias aes , na presena de um pblico que, ao contrrio do que aconteceu com o acontecimento no pediu para participar fisicamente. Mentais Participao ocorrer de forma significativa, quando a percepo da receptor permanece aberta e ativa, quando o processo de leitura no se reduz a mero gesto de engolir, engolir apresentado. " Sobre esta questo, informaes teis Arts Ao, 1958-1998 , editado por Richard Martel, ( IVAM , Valencia, 2004) .

Seria, no entanto , pensamos que o desempenho restritiva atribuda a uma prtica corrente especfica artstico . Ele pode ocorrer em conjunto com outras disciplinas como a msica ( aconteceu com ZAJ ) , dana, teatro , com linguagens visuais , visual ... de veculos e tambm podem concepes artsticas e polticas alimentadas diferente. No o mesmo questionvel e condenvel atitude Chris Burden que atira a 747 perto do aeroporto em Los Angeles, em 1973, que a proposta de Gina Pane , em seu Escalade no anesthsie de 1970 , subindo por uma armao de metal , pontas de ao de escavao , que chamar a ateno para a guerra do Vietn . A dimenso tica dos dois muito diferente. Esta comparao leva-me a observar que em alguns artistas europeus (especialmente na obra de Michel Journiac , Gina Pane , Valie Export , e os acionistas vienenses ) incorpora o conceito de ao com o teste do corpo e da experincia do limites e at mesmo dor . Em outros, mais friamente , paradoxalmente preferem o anglo-saxo de desempenho, mas tambm comprometer uma fsica e psicolgica (Marina Abramovic ) . Journiac rejeitou categoricamente o conceito de desempenho para suas conotaes teatrais. O termo tambm traz mal-entendidos acontecem . Jean Jacques Lebel tentou limp-los em The Happening , (New Vision, Buenos Aires, 1967) , sem sucesso em tudo includo como nos exemplos fornecidos alguns eventos Fluxus esboado que se desviam do componente da proposta tumultuada Allan Kaprow cunhou o controverso liappenng prazo. Para investigar a carreira deste autor deve rever Happening e Fluxus , ( Klnischer Kunstverein , Colnia, 1970). importante ressaltar que a suposta participao do pblico em acontecimentos de Kaprow foi realmente dirigida e determinada pelo artista. Os famosos 18 acontecimentos em seis partes, em 1959 na Galeria Reuben , em Nova York , e durante o qual Robert Whitman , Dick Higgins e Lucas Samaras , entre outros, mostra que no houve atividade to livre e espontnea.

S para citar um acontecimento que teve lugar em uma galeria , no entanto, algumas das manifestaes da chamada body art foram realizadas em lugares inusitados : garagens, terrenos baldios, em apartamentos , em vias pblicas ,

na praia , mas tambm em instituies de elite como o Carnegie Hall ou durante festivais de msica , por exemplo , na Alemanha. Houve tambm performances eram privadas e pblicas : no houve aparente contradio . Procuramos por novas mdias e espaos alternativos . Refira-se que, geralmente, instituies do mercado e museu no apoiar estas iniciativas venal pouco ou nada. Todos os exames realizados sobre o papel desempenhado por artistas que usaram seu corpo como ao simblica e / ou poltica levanta a questo das origens. No Desempenho do texto Arte De futurismo ao presente ( Destino , Barcelona, 1986) de Roselee Goldberg comea com a avant -garde e Alfred Jarry at tempos recentes em uma mistura que tudo se transmuta em performance, sem entrar elucidar a linguagem especfica de cada tcnica ou tecnologia e profundidade questes ainda menos antropolgica, sociolgica , feminista ...

No corpo do artista , ( Phaidon , Londres, 2000) , Amlia Jones e Tracey Warr grosseiramente expande a produo de sentido volta do corpo a qualquer representao da mesma. O estado pioneiro concedido a Duchamp, com sua pintura Paysage fautif de 1946. Praticamente performativa parece-me o jogo de xadrez com Duchamp mulher nua em 1963. Para os autores deste macro ensayo a utilizao de qualquer elemento de origem corpo, neste caso, o esperma, justifica a sua incluso. Prematura adquire, assim, carter fundador . Em vez de uma performatividade artista essencial para entender os propsitos fotogrficas como Claude Cahun dificilmente mencionada.

Na literatura sobre a ao e performance marcadamente anglo-americana ainda claro sinal- ver o objeto de desempenho. O Avant- garde americano desde 1970 , Henry M. Sayre, ( Universiiy of Chicago Press , 1989) - no faltando chauvinismo jingoistic . Ele mostra nos esforos extenuantes de Peter Schinimel ser concedido figura de Jackson Pollock absoluta primazia fundamental da arte da performance . Disponvel Out of Acfions cerca . Entre o desempenho eo objeto, 1949-1979 (MOCA , em Los Angeles, 1998). Um catlogo que de alguma forma uma resposta a Hors Limites . L'art et la vie . 1952-1994 , ( Centre Pompidou , Paris, 1994) , projetado por Jean de Loisy e, possivelmente, tambm para L'art au corps. Le corps exposio de Man Ray a jours soe ( Muses de Marseille , Runion des Muses Nationaux , Marselha, 1996).

A introduo do corpo do artista na mesma pintura, colocado na altura no cho para torn-lo mais fcil de andar sobre ele , parece abrir um novo comportamento . No entanto , a dvida pictrica no desaparece porque Pollock , para completar o final de produo pendurado seu trabalho convencional . Na filiao cinqenta, com restos de plasticidade pictricas. Mesmo propostas inovadoras Gutai , o grupo surgiu em 1954, em Osaka, fundada por Jiro Yoshihara . Este um movimento ainda pouco conhecido no Ocidente. Para superar esta ignorncia , consulte o catlogo editado por Franoise Bonnefoy Gutai , Sarah Clement , e Isabelle Sauvage ( Galerie Nationale du Jeu de Paume , Paris, 1999).

Em Gutai a ligao com o magma pictrica observada na lama Desafio ( 1955) , onde Kazuo Shiraga chafurdas na lama a fim de produzir um MATERICA trabalho, dinmica do corpo moldado . Essa atividade preservada documentao fotogrfica . O pano de fundo poltico desta arte corporal espiou em um pas com pretenses de imprio, em seguida, humilhado e espancado aps as bombas atmicas sobre Hiroshima e Nagasaki. Existe alguma coisa que a raiva no ato de romper camadas de papel e colocados como as imagens que voc fez Saburo Murakami Quebrando muitas telas de papel em 1956 ? Pro -mente . Nestes tambm a inteno de quebrar o marasmo da pintura convencional , incluindo resumo , como com a aco de Shozo Shimamoto Fazendo uma pintura de atirar garrafas de Pintura , 1956 , no cumprimento de sua energia gerada pela destruio .

O Japo foi , em seguida, um viveiro envolvendo tambm artistas europeus fascinados por uma cultura antiga . Um exemplo Georges Mathieu , que se tornou sgnico gestual pintor, e geralmente fez a sua Hommage au Hideyoshi em 1957. Vestindo trajes artista francs japons mostrou sua energia para o pblico em Osaka. Sobre o corpo em ao e esprito do assunto muito presciente ensaio Laurence Bertrand Dorlac , L' ordre sauvage . Violente , dpense et dans l'art sacre des Armes 1950-1960 ( Gallimard , Paris , 2004).

A entrada na dcada de sessenta indica no totalmente quebrado os laos com o ato de pintar . Usado em Anthropometries Yves Klein (1960) as mulheres como objetos, como escovas humanas estavam esfregando contra o papel para deixar impresses digitais . Esta proposta, que alguns tm considerado sexista, mostra uma faceta de um artista conhecido por sua impostura . Sua famosa Saut au vide ( 1960) um exemplo de como , em conluio com o fotgrafo Harry Shimk , Klein vendeu uma mentira : o artista , que era judoca e

instrutor da Guarda Civil em Madrid, saltou , mas foi pego em uma tela , ele a fotografia , manipulado, escondido .

O sessenta inaugurada por vises de neovanguardista parentesco que incluem contribuies Fluxus dadastas pelos acontecimentos. Nestes eventos , de diferentes comprimentos , a nfase sobre a realizao de gestos cotidianos a um ponto do absurdo. Assim, a proposta foi visto em Ben Vautier realizada em 1964, em uma bela praia com um grande pblico : era profundamente na gua completamente vestido e carregando um guarda-chuva . Anteriormente, em 1962 , Dick Higgins e Alison Knowles , ofereceu msica Perigo, n . Dois no Festival Internacional Fluxus de Msica Nova , em Wiesbaden. Enquanto Higgins jogou pedaos direito Danger Music, Knowles cortou o cabelo na frente do pblico. A importncia da msica na Fluxus considervel. palpvel e! Concerto de Madrid Juan Hidalgo (1965) e as aes de Walter Marchetti (relacionados de alguma forma com John Cage) . Tambm no Cello Humana, 1963 Charlotte Moorman e Paik , onde a parte de trs do veculo serve artista coreano . A colaborao que passou Bra TV para escultura viva , de 1969. Nele , dois pequenos monitores que capturou vrias imagens e televiso pblica na sala , substituiu o aperto do artista. Sobre o Fluxus est disponvel com grande vantagem em L' Esperit do Fluxus ( Fundaci Antoni Tpies , Barcelona, 1994) e Fluxus e fluxfilms ( Museu Reina Sofia , Madrid , 2002).

Subjacente o desejo de combinar arte com a vida cotidiana e as experincias surgem no Brasil tentando promover a capacidade sensorial do corpo. Quero dizer ttil atividades Lygia Clark em 1966 e 1967. Eles usavam luvas , fios , mscaras, superfcies speras , saliva, para torn-lo atravs do toque e vomitar esfregando prazer. Apesar de questionar a supremacia do sentido da viso , a chave da cultura lgico -centric. A linha de experimentao que Helio Oiticica em seu Parangol tambm explorou em 1968. Voc nasceu aqui arte do corpo relacional?

No magma nascido sessenta fenmenos impacto cultural e poltica local , que , em seguida, adquirir importncia internacional . Nesse sentido, o vienense accionismo era uma crtica colaborao austraco populao com o regime nazista ea amnsia sociedade ultra- religiosa posterior e repressivo. O corpo em ao tornou-se um elemento disparador artstica para a transformao social , especialmente quando transgredir tabus sexuais . O corpo nu um laboratrio no qual as unidades so descarregados. Nitsch , com sua grandiosa teatral, quase wagneriano , levantou a necessidade de sacrifcios e catarse , que ficou doente com a hierarquia catlica. Brus exposta a sua prpria carne e

prticas de auto- mutilao usada para insultar escatologia smbolos austracos. Mhl focada na explorao de sadismo sexualizada . Shcwarzkogler , imerso no silncio que alguma marca um suicdio, revelou o frgil equilbrio da psique.

Sobre accionismo accionismos vienense e outro corpo, entre outras lnguas , tm sido publicados em Espanha alguns ensaios introdutrios , ou seja, estudos de desempenho , coordenado por Gloria Picazo , ( Governo da Andaluzia, andaluz Theatre Centre, Sevilha , 1993) , originalmente publicado em catalo, mas tambm a arte da ao , Jos Antonio Sarmiento ( Farm Art Center, Las Palmas, 1999) , Actionism vienense , de Piedad Solans ( Nerea , San Sebastian , 1999) e a Arte de ao, Sagrario Aznar , ( Nerea , San Sebastian , 2000) , para o leitor universidade.

Visto atravs da perspectiva do tempo , para no mencionar a inspirao que fez com que o accionismo austraco no ser esquecido altas doses de machismo e autoritarismo presente nas aes de Otto Mhl . Valie Export viveu -los pessoalmente. Parte das aes de rua como Tapp und Tastkino (1968) e Pnico Genital (1969) , que teve lugar em um teatro , so uma supremacia cuestionamientode e dominao masculina .

Destruir por ao corporal uma atividade que pode levar a processo criativo fsica e fisiolgica . Para que eu pudesse ver Gustav Metzger, organizador da Destruio em Art Symposium (DIAS ), em Londres , em 1966. Destrua naquele tempo significava tambm uma crtica objetificao consumista do produto artstico -se bens de luxo simples.

Em DIAS no foi apresentar a artista francs Niki de Saint- Phalle . Foi intitulado ideadora de Tir performances volont realizadas no Ronsin Impasse de Paris , em 1961 , eles atiraram em um lquido sacos de pigmento para estourar manchada do tecido. Do ponto de vista de hoje, o fato de que uma mulher empuase uma arma foi lido em chave feminista. A leitura de diversos artigos propostos por Kristine Stile e Peggy Phelan . Assim tem sido o desempenho de Yoko Ono Cut Piece, realizada em Tquio , em 1964. Em instrues dos telespectadores peas de artistas de tecido vestido de corte. Para evitar a sensao de seios nus cobertos quando algum cortar o suti da fita.

Em 1965, Pintura Vagina do Shigeko Kubota teve lugar em Nova Iorque Flexfest Perptuo . Ccoras , o artista foi desfigurar o cho com a ajuda de um pincel alado cueca. Um primeiro exemplo de arte cunt (arte da vagina ), que se sente mal com alguns componentes ( todos do sexo masculino ) do Fluxus . Esta ordem reaes sexistas sofreu em sua carne a Yayoi Kusama , mas no intimidado . Em 1969 ele fez o Grande Orgy para acordar os mortos , uma imerso de corpos no MoMA fonte para chamar a ateno para o fato de que o museu se tornou um mausolu , alheio realidade contempornea. Suas performances, algumas cenas mostram a influncia da " gerao paz e amor " com o bem-humorado e asaz toquez rebelde. Em uma linha igualmente desinibida fica Carolee Schneemann , um artista imbudo de influncias hippies , como visto em sua Joy Carne festivo , realizado em Paris em 1964. uma espcie de happening orgistico ( o material utilizado foi heterognea : peixe, frango , salsichas, tinta fresca, cordas, plstico) que as pessoas abertamente se revolvia na cueca . Um acontecimento previamente testado que atesta o uso indevido do termo.

Houve tambm essa atividade ritual pouco, mas no tanto como o concebido por Michel Journiac em 1969, em Paris. Quero dizer Messe pour un corps. Depois de ter sangue coletado e chourio feitos com isso, o artista, o sumo sacerdote , oficializou o rito litrgico. A imprensa populista rotulado como um monstro.

Em outra ordem, e em uma linha de prticas conceptuais concomitantes esto as performances de Bruce Nauman projetado para ser visualizado atravs do prisma de cinema e vdeo . A presena fsica neste caso totalmente minimizada porque um desempenho para exibir enlatados , como o caso de uma Exagerar Manner andando pela permetro de um quadrado , 1967-1968 . Embora este no o tipo de arte performtica que explorar neste texto.

O surgimento de novas tecnologias e documentrios e nfase lingustica no impede a manuteno de arte corporal na dcada de setenta vai prevalecer os conceitos de resistncia, durabilidade , tempo e esforo. Nesta linha destacamse , entre outros , Marina Abramovic , Gina Pane , Stuart Brisley , Chris Burden, embora com diferentes oramentos. O extremo grau de exposio do corpo e exibir o mesmo que o italiano mostrou em seu ensaio Lea Vergine pioneiro corporativo vai comer Linguaggo ( Giampaolo Prearo , Milo, 1974).

Vemos no caso de Burden e seu famoso Fotografar 1971. Este ato foi uma splenetic risco , talvez, o jovem artista no conscincia medido para ser disparado a uma distncia de cinco metros por um amigo em uma galeria em Los Angeles. Esta prtica lhe rendeu uma reputao como um rebelde, cujo significado poltico apresenta certos problemas. Amelia Jones em " Dis / jogar o Phallus : Artistas Masculino realizar suas masculinidades " ( Histria da Arte, de dezembro de 1994) destaca que Burden Paralisada de 1974, mostrou claramente sua genitlia , o que raro entre os homens. Um dos poucos homens que fizeram a questionar machismo era McCarthy Penis Pollock pintura, 1974.

Dito isto, a arte incrvel o grau de ao exibicionismo esperma masculino tem fluxo hipervalorado . H Vito Acconci e sua Seedbed (1972 ), que imitaram depois Francesc Torres. Tambm em 1979, a ao chileno Ral Zurita No, eu no posso mais na galeria de Santiago Cal para as pinturas de Juan Davila , realizado durante a ditadura de Pinochet.

A inteno poltica dos britnicos escorre accionismo Stuart Brisley pelo menos momentos de deciso e indeciso. Realizada em Varsvia, em 1974, em uma situao de falta de liberdades sufocantes sob o regime comunista , o fato de absorver tinta seca que impossvel mover-se , convidando leituras polticas.

Em uma ao semelhante foi interpretado Stembera checo Petr decidiu planta enxertada enxerto no brao, realizada em Praga , em 1975. Regenerao natural de energia metaforicamente suas veias e purificar seu corpo. Em uma linha de natureza semelhante catrtico havia trabalhado anos antes de Joseph Beuys , enfatizando o lado mgico- espiritualista .

A violncia dirigida contra sua prpria integridade no caso de o srvio Abramovic enfatizou a importncia de colocar em risco o corpo , s vezes submetidos aos desejos e caprichos do pblico , como visto em O ritmo de 1974, no Studio Morra de Npoles, em onde as pessoas ordenada de setenta e duas instrumentos ( alguns afiada, outros no) para capturar o grau de sadismo e vontade desideraliva . Abramovic sempre negou a inteno poltica e / ou trabalho feminista . No assim [sic] mesmo caso com Gina Pane accionismo que se encontra longe de qualquer pretenso masoquista , como se pretende ver Kathy O'Dell Contrato com a pele. Masoquismo, Performance Art e os anos 1970 ( University of Minnesota Press , Minneapolis , 1998).

Equipado com uma bagagem psicanaltica Pane registrada ferir o seu corpo para indicar , entre outras coisas, sua empatia com outras mulheres ( uma lsbica clara referncia ), por exemplo , em Azione Sentimentale , Milo, 1973. Anos antes , frente de outras prticas de oramentos semelhantes , colocou seu corpo em contato fsico com a natureza , como em Terre protegee de 1970 , onde apareceu deitado no cho . Dennis Oppenhheim explorou a mesma rota. Na leitura de posio para um segundo grau queimadura de 1970 , depois de cinco horas de exposio ao sol o seu corpo tinha se tornado superfcie marcada naturalmente. Essas atividades so as fotografias e document-los .

Em uma linha formal, centrada na experincia do movimento do corpo em um espao que mede o tempo decorrido e as mudanas na percepo visual, encontram-se as performances de Klaus Rinke , por exemplo, Deplazierung de 1972. Em um extremo ideolgico oposto, imbudo da micropoltica da vida cotidiana que surgiu na Europa , no Mxico e nos Estados Unidos , na esteira do Maio de 68 manifestaes de estudantes e encontramos as contribuies de Ana Mendieta . Cena de estupro em 1973 , pediu a amigos e professores que estavam a visitar o seu quarto de faculdade : encontrados uma encenao trgica ( piper , shimmer, sangue ...} que sugeriu a vtima de um estupro. foi para quebrar o silncio sobre o assunto. Esse desempenho melhor compreendida se for enquadrada num contexto mais amplo , o da chamada segunda onda do feminismo que abalou o campo de atuao nos Estados Unidos e deu resultados importantes.

Womanhouse de 1971 , um projeto desenvolvido por um ms em uma manso em Los Angeles em que Judy Chicago, Wilding F e muitas outras mulheres ocuparam os vrios departamentos para realizar performances e ambientes cuja principal salientou que a privacidade , vida pessoal e diria comportado um componente poltico claro . Com este horizonte trabalhou Leibowitz Suzanne Lacy e Leslie estrada que conduz questo do estupro, minimizou continuamente pelos meios de comunicao e da sociedade norte-americana. Com Em Luto e de raiva , 1977 , um peroformance realizada antes da cidade de Los Angeles, deu o duro , com um simbolismo de mulheres vestidas de preto, para aumentar a conscientizao sobre a violncia de gnero .

Este contexto permitiu que muitas propostas sobre feminista ignorado comeou a ficar um pequeno espao entre as fendas da histria da arte que tinham sido puramente formal, formalista , Greenbergiano , masculinista .

Na mesma poca na Europa, um grupo de artistas problematizado o conceito de identidade sexual em algum lugar entre o desempenho ea prtica fotogrfica , explorando as ambigidades do travestismo . Assim foi com Pierre Molinier , Jurgen Klauke , Urs Luthi , Katherina Sieverding , Valie Export . No Chile , Carlos Leppe com travesti performances desafio foi a heterossexista ordem militar apertado. Na Repblica Centro Africano , desde 1977 , pelo menos, Samuel Fosso , multiplica em suas [sic] auto-retratos dobras mudana de identidade e polimorfa .

A primeira metade da dcada de oitenta foi imerso em uma glorificao da prtica da pintura. Estabeleceu um retorno ordem de mercado visado com preos exorbitantes e especulao feroz. Com estes crua parece difcil de detectar a existncia de prticas performativas ou empregando atividade corporal. Qualquer , embora a historiografia posterior tem invisvel. Um catlogo intitulado Performance. Eine andere Dimension ( Frhlich e Kauffmann , Berlin , 1983 ), que inclui as atividades da Knstlerhaus Bethanien em Berlim til como uma reviso da dcada anterior. Isto implicava que havia outros caminhos longe do conformismo ou arte regressivo, como Benjamin Buchloh chamado a pintura neo- expressionista e trans.

Estados Unidos, ultrapuritanas ancoradas e as polticas conservadoras de Ronald Reagan, onde houve casos de censura artstica foi fundamental na converso de desempenho em ativismo. A guerrilha meninas so um exemplo . Outra a de Karen Finley desempenho feminista. No mantemos nossos Vtimas Ready, 1989 , forjado aps o choque com o assassinato de um manchado de 16 anos de idade, com suas prprias fezes, considerado questes endereos obscenas , tais como o abuso sexual e incesto.

AIDS foi o catalisador dos medos e preconceitos de grandes setores da populao , estimulado pela direita e tele-evangelistas cristos. A comunidade artstica demorou a reagir. Ele foi finalmente coletivos ativistas criando tipo Grande Fury, Cona Fierce relacionada em parte com a ACT UP ... Suas aes irreverente lavrado Manhattan.

O corpo tornou-se assunto pecador, miservel , doente, na gerao de miasma e fluidos , prticas anais que religio e homofbico condenado, e no fcil para reativ-lo e coloc-lo em ao. O uso generalizado das novas tecnologias fora permaneceu presena fsica. Outros dispositivos representou : diodos eletrnicos, vdeos , fotografias, e na dcada de noventa , net- arte . O corpo foi lentamente digitalizao .

Alguns dos artistas mais radicais vieram de no ter o seu lugar no mercado, abatido pelo glamour e superficialidade. Quero dizer, Annie Sprinkle, um trabalhador ex- sexo que realizou ps- modernista Porn Show, em 1992. Nesta performance, sob seu controle e depois de inserir um espculo na vagina, convidando o pessoal para explorar seus fluxos internos. Naquele mesmo ano, em Los Angeles, Bob Flanagan , acompanhado por seu parceiro Sheree Rose, realizada Visiting Hours , recriando a sua permanncia no hospital . A Flanagan foi diagnosticado com fibrose cstica no nascimento. Apenas deu-lhe poucos meses de idade. Ele viveu para ser 44 fazendo as masoquismo prtica ramificaes artsticas prazer sexual .

Outro exemplo de performatividade da sexualidade que hipcrita moral marcado como repugnante conduziu um dos mais procurados artistas da cultura americana : Ron Athey . Em quatro cenas em uma vida dura , de 1994, iniciou um ritual elaborado, em que o sangue desempenhou um smbolo e uma realidade material. Acusado de espalhar AIDS teve que virar as costas indo para a Europa. Provavelmente, a londrina italiano Franko B hoje um dos seus seguidores no corpo da atividade de desempenho onde derramar sangue , por exemplo, em Mamma eu no posso cantar de 1996, torna-se um gesto subversivo.

Num registo diferente, voc no pode esquecer a contribuio de Pepe Espaliu a conscincia social sobre a AIDS. As duas aes ( o termo performance pareceu excessivamente carregada de significado teatral ) licenciados esto cansados de transporte significativo. Realizada nas ruas de San Sebastian e Madrid, em 1992, era ligar a poltica e da cultura e da arte em favor de um tipo de cura simblica. Isso vai emparentaba Beuys algumas iniciativas , embora desprovido de vis messinico alemo.

No mesmo ano , por ocasio das celebraes em Espanha neo ficado Coco Fusco e Guillermo Gmez Pea realizados dois ndios desconhecidos desempenho visita Madrid, na Plaza de Coln em Madrid em 1992.

Formulaes como esta stira lquido de colonizao espanhola e racismo poderia despertar o interesse em aprender sobre as realidades artsticas e performativo da Amrica Latina. Alguns do corpo usar o accionismo de pases como Chile , Argentina e Brasil tiveram como pano de fundo as sangrentas ditaduras do Cone Sul . Emergente , mais recentemente, a rebelio poltica atravs de ativismo performtico . Um dos exemplos mais interessantes que eu dei em 2000, em Lima sobre a Sociedade Civil Coletiva. Como um " ritual de limpeza participativa da ptria " seus criadores decidiu "lavar " a bandeira do Peru para encenar a corrupo do regime de Alberto Fujimori . Este grande evento , repetido, se tornou um smbolo de protesto.

importante ressaltar que o promotor desempenho no trabalho expulsos do centro Ex Teresa Arte Actual na Cidade do Mxico . Dirigido por Teresa Loffler e nos ltimos anos por Guillermo Santamarina . Para houve artistas de diferentes geraes como David Medalla , Stelarc , Tania Bruguera , Andrea Ferreya e inmeros outros . Um volume: Com o corpo frente : 47.882 minutos de desempenho ( INBA , Cidade do Mxico , 2001) d uma boa conta dela.

A ltima dcada assistiu a proliferao de paradigmas estticos doentes : por um lado , a crescente sensacionalismo , banalizao e emburrecimento dos costumes e da vida ntima. Desempenho do veculo tambm tem sido iderio que os meios de conservadoras , por exemplo, no caso de Tracy Emin . Em Exorcismo de a ltima pintura que eu fiz de 1996, em Estocolmo Galleri Andreas Brandstrom , o pblico viu 16 nu atravs de lentes colocadas na parede. Isso foi sem roupa gancho faltava radical em um contexto em que muitos artistas mulheres tinham precedido . A inteno era a de alimentar o voyeurismo conscientemente pelo efeito peeping -tom .

O desempenho como um espetculo nos anos noventa teve outros profissionais , incluindo o austraco Elke Krystufek ( Satisfao, 1996) , eo russo Oleg Kulik ( Eu mordo Amrica e Amrica morde Me, 1997).

Por outro lado, podemos dizer que a proliferao de novas ferramentas tecnolgicas na era ciberntica eo surgimento de redes de informao , alm da proliferao de presena virtual do corpo na internet diluiu garra arte performtica parte .

Restam , no entanto, reas e espaos frequentados por instituies museolgicas nem galerias chiques, algumas apostas em que conceitos como masculinidade , feminilidade, poder , os regulamentos so colocados em questo e parodiado . Quero dizer artistas olhando para transgneros e queer alternativa desempenho mediocridade e deserto. Artistas de todo o mundo dos reis arrastar e cena burlesca que abalaram as teorias de Judith Butler, O objetivo reinventar o desempenho ea vida .

Juan Vicente Aliaga Professor da Universidade Politcnica de Valncia

Potrebbero piacerti anche