Sei sulla pagina 1di 5

1.

Introduo: Estado actual da Catequese Este curso tem como objetivo tornar o catequista destinatrio da catequese, de modo que voc pode estar a servio de nossos irmos e ajud-los a crescer na f, principalmente para encontrar o Deus de Jesus Cristo.

1. Introduo: Estado actual da Catequese "A Igreja existe para evangelizar" uma expresso, e clssica, de Paulo VI na Exortao Apostlica Evangelii nintiandi e resposta operacional da Igreja ao mandamento de Cristo de pregar o Evangelho. A Revelao de Deus transmitida aos homens de todos os tempos atravs do evangelismo. Neste captulo apresentamos como atual est na misso da Igreja s misses referidas escola evangelismo catequese e religioso, reas privilegiadas de evangelizao.

Situao da catequese: vitalidade e problemas H muitos aspectos positivos da catequese, nos ltimos anos, mostrando a sua vitalidade. Entre elas esto:

- O grande nmero de sacerdotes, religiosos e leigos engajados com entusiasmo e perseverana para a catequese. um dos mais importantes da Igreja.

- Observe tambm o carter missionrio da catequese contempornea e sua tendncia para assegurar a adeso f dos catecmenos e os catequizandos, em meio a um mundo onde o significado religioso obscurecida. Nessa dinmica toma conscincia de que a catequese deve adquirir o carter do integral, e no reduzido a um mero ensinamento: se engajar, de fato, trazer uma verdadeira converso (54).

- De acordo com o exposto acima, de excepcional importncia que vem ganhando crescente catequese dos adultos (55) na catequese projecto de numerosas igrejas. Esta opo aparece como uma prioridade nos planos pastorais de muitas dioceses. Da mesma forma, em alguns movimentos e grupos eclesiais central.

- Estimulado sem dvida, pela orientao recente do Magistrio, ganhou pensamento catequtico, no nosso tempo, densidade e profundidade. Neste sentido, muitas igrejas tm agora adequada e oportuna pastoral.

Alguns problemas, no entanto, deve agora ser examinado com cuidado especial, tentando encontrar solues para eles:

- O primeiro diz respeito concepo de catequese como escola de f, aprendizagem e formao ao longo da vida e concepo crist no foi totalmente penetrado na conscincia dos catequistas.

Com relao orientao de fundo, o conceito de "Revelao" normalmente permeia actividade catequtica, no entanto, para conciliar o conceito de "tradio" tem menos influncia como elemento realmente inspirador. De fato, na catequese muitos, referncias bblicas so quase exclusivamente sem reflexo e vida dois mil anos da Igreja (56) que acompanha o requisito. A natureza da catequese eclesial aparece, neste caso, menos clara. A relao entre a Sagrada Escritura, a Sagrada Tradio e do Magistrio, "cada um em seu prprio caminho" (57) no to frutfero ainda transmisso harmoniosa catequtico da f.

- Para fins de catequese, que promover a comunho com Jesus Cristo, precisamos de uma apresentao mais equilibrada de toda a verdade do mistrio de Cristo. s vezes, ele insiste apenas a sua humanidade, sem fazer referncia explcita a sua divindade, em outras vezes, menos freqentes em nosso tempo, enfatizada como exclusivamente sua divindade que destaca a realidade do mistrio da Encarnao do Verbo. ( 58)

- Sobre o contedo da catequese, vrios problemas permanecem. H brechas verdade doutrinal sobre Deus e sobre o pecado do homem, e de graa, e sobre escatologia. H uma necessidade de uma formao mais slida moral; adverte apresentao inadequada da histria da Igreja e muito pouca importncia sua doutrina social. Em algumas regies catecismos e textos proliferam iniciativa particular, com seletiva e tendncias como acentos diversos que vm a prejudicar a necessria convergncia na unidade da f (59).

- ". Catequese est intrinsecamente ligada com toda a litrgica e sacramental" (60) Muitas vezes, porm, a prtica catequtica apresenta uma ligao fraca e fragmentria com a liturgia: ateno limitada aos sinais e ritos litrgicos, pobre avaliao das fontes litrgicas itinerrios catequticos pouco ou nada ligado com o ano litrgico e uma presena marginal nas celebraes itinerrios de catequese.

-. Que diz respeito pedagogia, aps uma nfase excessiva sobre o valor do mtodo e as tcnicas por alguns, ainda no tratadas adequadamente s demandas e singularidade da

pedagogia da f em si (61) quedas facilmente no dualismo "contedo-mtodo", com o reducionismo em qualquer direo. Em relao dimenso educativa, nem sempre teve o necessrio discernimento teolgico.

- No que respeita a diversidade de culturas em relao ao servio da f, o problema de como transmitir o Evangelho no horizonte cultural dos povos a quem se dirige, de modo que poderia ser percebido como notcia realmente grande para a vida das pessoas e da sociedade. (62)

- Treinar o apostolado e misso uma das tarefas fundamentais da catequese. No entanto, medida que cresce nas atividades catequticas para formar uma nova sensibilidade para os leigos para o testemunho cristo, o dilogo inter-religioso e engajamento no mundo, a educao, no sentido de "misso ad gentes" ainda fraco e inadequado . Muitas vezes, a catequese ordinria d misses ateno marginal e ocasional.

Alguns desafios para a catequese

Para expressar a sua vitalidade e eficcia, a catequese deve levar, hoje, os seguintes desafios e opes:

- Primeiro de tudo deve ser proposto como um servio essencial, interior para a evangelizao da Igreja, e com um marcado carter missionrio;

- No caso de contato com seus destinatrios habituais, que foram e ainda so crianas, adolescentes e adultos jovens, e deve faz-lo a partir especialmente o ltimo;

- Exemplo de catequese patrstica, deve moldar o crente personalidade e, portanto, uma pedagogia verdadeira e prpria escola crist;

- Deve anunciar os mistrios essenciais do cristianismo, promovendo a experincia trinitria da vida em Cristo como o centro da vida de f;

- Deve considerar, prioritariamente, a preparao ea formao de catequistas dotados de uma f profunda.

Diferentes contextos scio-religiosos situaes antes evangelizao

A evangelizao do mundo est enfrentando uma paisagem muito diversificada religiosa e mudana, que pode ser distinguida principalmente "trs situaes" (171) pedindo respostas adequadas e diferenciadas.

a) A situao dos "povos, grupos, contextos scio-culturais em que Cristo e do seu Evangelho no so conhecidos, onde faltam comunidades crists suficientemente amadurecidas para poderem encarnar a f no prprio ambiente e anunci-la a outros grupos." (172) Esta situao exige a misso ad gentes, (173) com uma evangelizao centrada, de preferncia em jovens e adultos. A sua singularidade reside no fato de abordar convidativo no-cristos para converter. Catequese nesta situao geralmente se desenvolve dentro do catecumenato batismal.

b) H tambm situaes em que, em um dado contexto scio-cultural, esto presentes de forma muito significativa "comunidades crists equipados com slidas e adequadas estruturas eclesiais, que tm um grande fervor de f e de vida, irradiando o testemunho Evangelho no seu ambiente, e sentido de compromisso com a misso universal ". (174) Essas comunidades precisam de uma intensa actividade pastoral da Igreja, assim como indivduos e famlias com um profundo significado cristo. Em tal situao, necessrio que a catequese das crianas e dos jovens a desenvolver verdadeiros processos de iniciao crist, bem articuladas, permitindo-lhes o acesso idade adulta com uma f madura, e que se tornam evangelizadores evangelizados. Mesmo nestas situaes, os adultos so destinatrios de diversas formas de formao crist.

c) Em muitos pases de tradio crist e, ocasionalmente, nas Igrejas mais jovens, h uma "posio intermediria" (175), porque "grupos inteiros de batizados perderam o sentido vivo da f, ou mesmo inexistente j se consideram membros da Igreja e viver uma vida distante de Cristo e do seu Evangelho. "(176) Esta situao requer uma nova evangelizao. Sua peculiaridade que os endereos de missionrios batizados de todas as idades, que vivem em um contexto religioso de referncias crists, percebidos apenas exteriormente. Nesta situao, o primeiro anncio e catequese esto fundando a primeira opo.

O Catecismo da Igreja Catlica eo Diretrio Geral para a Catequese

O Catecismo da Igreja Catlica eo Diretrio Geral para a Catequese so dois instrumentos distintos e complementares ao servio da actividade catequtica da Igreja:

- O Catecismo da Igreja Catlica "uma declarao de f da Igreja e da doutrina catlica, atestadas e iluminadas pela Sagrada Escritura, a Tradio Apostlica e do Magistrio da Igreja." (415)

- O Diretrio Geral para a Catequese a proposio de "princpios teolgicos e pastorais de carter fundamental, tiradas do Magistrio da Igreja e, particularmente, do Conclio Vaticano II, pelo qual pode mais adequadamente dirigido e governado" (416) atividade catequese da Igreja.

Ambos os instrumentos, cada um de sua espcie, desde a sua autoridade especfica, so complementares:

- O Catecismo da Igreja Catlica um ato do Magistrio do Papa por que, no nosso tempo, sintetiza normativamente, pela autoridade apostlica, toda a f catlica e oferece, acima de todas as Igrejas particulares, como ponto de referncia para a apresentao autntica do contedo da f.

- O Diretrio Geral para a Catequese, por sua vez, definida como a Santa S normalmente d essas ferramentas de orientao, para aprovar e confirmar. um instrumento formal para a transmisso da mensagem do Evangelho e todo o ato de catequese.

- A natureza complementar dos dois instrumentos justifica, como afirma no prefcio, que no esta Directrio Geral para a Catequese tem que dedicar um captulo para a apresentao dos contedos da f, assim como o Conselho de 1971, sob a Ttulo: "Os elementos-chave da mensagem crist". (417) Assim, no que diz respeito ao contedo da mensagem, o Diretrio Geral para a Catequese refere-se ao Catecismo da Igreja Catlica, que quer ser a ferramenta metodolgica para sua aplicao especfica.

A apresentao do Catecismo da Igreja Catlica, que foi feito, nem no foi preparada para resumir ou para justificar o Magistrio que o instrumento, mas para garantir uma melhor compreenso e recepo do Catecismo na actividade catequtica.

Potrebbero piacerti anche