Sei sulla pagina 1di 14

Revista Sul-Americana de Filosofia e Educao RESAFE

ANCESTRALIDADE E LIBERDADE: EM TORNO DE UMA FILOSOFIA AFRICANA NO BRASIL Luis Carlos Santos* RESUMO: O presente texto objetiva dialogar com uma atitude filosfica que amplie e mantenha a liberdade dos afrodescendentes, afirmando a diferena, mas sem re-cair no relativismo exacerbado e na totalidade arbitrria. No reificando, dessa maneira, os sistemas de injustia. Palavras Chaves: Liberdade; Encruzilhada; Exu; Colibri; Ancestralidade. Resumen: Esto objetiva dialogar con una actividad filosfica que ample y mantenga la libertad de los afrodescendentes afirmando la diferencia, pero sin recaer en el relativismo y en la totalidad arbitraria, no rectificando, de esta manera, los sistemas de injusticia. Palabras-clave: Libertad; Encrucijada; Exu; Colibri; Ascendencia. O debate em torno de uma filosofia africana1 um assunto que anseia por paixes, pertencimento cultural, filiaes epistemolgicas e ideolgicas entre seus prprios atores. No sendo diferente de outras construes de mundos, em outros recortes de discusses. Desta maneira, propor o dilogo acerca dos problemas que envolvam a filosofia africana em torno das problemticas brasileiras nos coloca diante de algumas questes pertinentes a serem compreendidas: que produes de sentidos e quais categorias conceituais, tm sido propostas, a partir da filosofia africana no Brasil, para a construo do pensamento educacional brasileiro? Tal questionamento refere-se ampliao e manuteno das liberdades dos afrodescendentes, em particular, e na perspectiva de extrapolar essas fronteiras. No enredo das discusses acerca da afrodescendncia no Brasil, na questo de problematizar a manuteno e ampliao das liberdades, surgem alguns

Mestrando em Educao pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e graduado em filosofia pela mesma instituio. Atua no grupo de pesquisa Rede Cooperativa de Pesquisa e Interveno em (In)formao, Currculo e Trabalho (Redpect), na Linha de pesquisa Africanidades, Corpos, Histria, Educao e (in) Formao (ACHEI),e no grupo de pesquisa Gri: Culturas Populares, Dispora Africana e Educao, ambos na UFBa. lcarlosfsantos@gmail.com 1 Entendo por filosofia africana o pensamento tradicional africano como uma filosofia contempornea.

SANTOS, Luis Carlos. Ancestralidade e liberdade: Em torno de uma filosofia africana no Brasil. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educao. Nmero 18: maio-out/2012, p. 4861.

Revista Sul-Americana de Filosofia e Educao - RESAFE

49
argumentos, entre os quais destacarei duas perspectivas. A primeira, entendida como relativismo ctico, fundamenta-se no argumento de afirmar uma diversidade redutora sem contextualizar os rostos e a raa/etnia destas singularidades; o outro argumento das consequncias do discurso promovido desde o etnocentrismo epistemolgico promovido pelo gueto cultural europeu, entendido como totalitarismo arbitrrio, pois estes tratam apenas do afrodescendente no Brasil. A partir dessas duas premissas apresentadas anteriormente, o presente texto busca dialogar com o conceito de liberdade desde a filosofia da ancestralidade. Redefini-lo na base da contribuio africana no Brasil. Para isso, se pretende buscar uma filosofia contextualizada e, a partir de seu territrio, ultrapassar as fronteiras em direo encruzilhada2, no afirmando assim, a liberdade apenas do Mesmo. E o outro ponto procura compreender de que maneira a nfase na diversidade chamada ctica, pode ter como resultado uma possvel negao das singularidades. Nesta perspectivade no recair num relativismo ctico, nem cair no totalitarismo arbitrrio, preciso buscar uma atitude que tenha como prerrogativa poltica a afirmao da singularidade, mas sem perder o entendimento da encruzilhada, que, ao mesmo tempo em que singulariza, no perde de vista a totalidade, que se configura como aberta3. Este movimento interessante porque cair na armadilha da essncia, da origem nica, do centro, da lgica da identidade, enquanto conceito totalitrio, constitui-se em reduzir as liberdades. Mas, afirmar uma diversidade ctica que no produz sentidos na concretizao poltica, tambm no gera sistemas de justia. A finalidade da liberdade o desejo pela diversidade, mas sem perder o ponto de vista das unidades, pois assim no perde a perspectiva da encruzilhada, construtora de diversidades. A encruzilhada potencializa a
2

A encruzilhada liga todos os pontos, o encontro, mas com os limites das especificidades, da diferenas. [...] A fronteira denota o limite de um territr io e outro; a encruzilhada o lugar mesmo em que se cruzam as fronteiras. Aqui, mesmo os limites se cruzam e confundem-se uns nos outros. (OLIVEIRA, 2007 a, p.116).
3

O entendimento de totalidade aberta est em dilogo com conceito de Relao do martinicano douard Glissant . O conceito de Relao cunhada por Glissant em Poetics of Relation (2010) e Introduo a uma potica da diversidade (2005), traz como uma de suas caractersticas a relao da diversidade cultural dos povos da Martinica na equao cultural na totalidade mundo. A totalidade no entendia como hegemnica e universal, esta no faz sentido compreendida como um universal generalizante..

Nmero 18: maio-outubro/2012

Revista Sul-Americana de Filosofia e Educao - RESAFE

50
unidade, pois ela impe a escolha como uma condio. A tecnologia subjacente na encruzilhada a tica. O conceito de liberdade como vem sendo defendido na histria do pensamento ocidental moderno apresenta um eterno retorno da concepo de liberdade para o Si-Mesmo, sem um transbordar-se para a alteridade. O presente texto: pretende escapar do etnocentrismo epistemolgico do Eu, do centro. Para isso, busca na contemporaneidade uma filosofia que Transborda as fronteiras do Si-Mesmo para encontrar a Alteridade. (OLIVEIRA, 2006, p. 160). Isto , partin do de sua singularidade, mas fundamentado no sistema de justia. Um dos conceitos estruturantes dessa proposta de discusso partir da concepo de filosofia como ancestralidade e, a partir desse caminho, dialogar com a produo conceitual de liberdade conquistada dentro do conflito, por isso a utilizao do recurso da encruzilhada. Enquanto que as fronteiras afirmam uma dualidade, a encruzilhada funde as fronteiras, pois desse modo, coloca-se o imperativo da escolha, da singularidade. Isso torna-se libertador porque no possvel diferena sem unidade. Sendo assim, no concebo as produes de subjetividades autnomas, autorreferentes, como produtora de fronteiras, de Divises Perigosas (com um discurso para Ingls Ver4), mas como libertadora. Nesse texto, fao a escolha em dialogar com o livro Sinopse Filosfica. Estrutura do Pensamento Afrobrasileiro (Eminismo), de Edson Nunes Silva. O que ele procura, na obra, compreender esta estrutura de pensamento, categorizando em conceitos, dando nfase na filosofia. Nesse movimento, apresenta alguns conceitos como o de Fogo, gua, Deus, entre outros, e chama ateno para os significados das cores nesta estrutura. A justificativa de dialogar com esta obra de Silva pelo fato de ser este um texto instigador para sua poca, que tem como temtica a nfase da discusso filosfica no pensamento afro-brasileiro embora outros autores j tivessem se

Aluso ao livro Divises Perigosas: polticas raciais no Brasil contemporneo (2007), organizadores Peter Fry, Ivonne Maggie, Marcos Chor Maio, Simone Moneteiro e Ricardo Ventura Santodse Para Ingls ver: identidade e poltica na cultura brasileira (1982) de Peter Fry.

Nmero 18: maio-outubro/2012

Revista Sul-Americana de Filosofia e Educao - RESAFE

51
dedicado a tais questes tambm. Dentro desse mesmo universo Cosmolgico e Cosmognico da cultura africana no Brasil pode ser citado, por exemplo, a sociologia do conhecimento defendida por Roger Bastide5. Na busca de elaborar o que seria a sinopse da estrutura filosfica afrobrasileira, Silva procura na mitologia subjacente a esta cultura as narrativas mitolgicas por acreditar que esteja mais ao alcance da constituio tnica, social e religiosa. O Orculo de If apresentado em sua construo argumentativa para evidenciar que esta estrutura fundamenta o pensamento afro-brasileiro. O Orculo comparado, na obra de Silva, como um sistema lgico matemtico mais antigo que os sistemas filosficos de Ludwig Wittgenstein. Essa inverso em relao ao que se constri enquanto filosofia no Brasil radicalmente novo para a poca do autor em questo. frequente apenas alguns signos mitolgicos construindo o imaginrio da produo filosfica brasileira, de um mesmo gueto cultural (europeu). Sendo assim, partem apenas de contextos culturais, na criao de imaginrios, em filosofia, desde: Zaratustra, Leviat, dipo, Ssifo, na produo de sentidos na realidade brasileira 6. Na criao de conhecimento, no que se refere s africanidades, pode ser constatado o quanto a liberdade tem limites no Brasil. Entretanto, os cticos no compreendem essa negao retratada acima como uma diviso perigosa. Todavia, mesmo Silva trazendo essa possibilidade, apresentando signos e smbolos da cultura africana no Brasil como potencializadora para uma filosofia, se percebe em suas produes a estrutura de uma lgica da repetio de um modelo totalitrio de produo de conhecimento, como a presena forte da validade da cultura afrodescendente apenas se for comparada com as culturas europias, a marca forte da essncia, da origem nica, e a evidncia de um processo evolutivo

Ele tem uma importante descoberta que a metafsica subjacente ou filosofia sutil no candombl. E depois promove um deslocamento importante da afirmao de que a construo social brasileira no poderia ser entendida sem esta filosofia ou metafsica na dinmica cultural africana no Brasil. Ver essa discusso em OLIVEIRA (2007 b). Onde promove a discusso do conceito de ancestralidade na encruzilhada entre a concepo nativa e analtica.
6

No quero dizer que estes signos no possam produzir sentidos em realidades brasileiras, o problema que somente eles aparecem como possibilidades.

Nmero 18: maio-outubro/2012

Revista Sul-Americana de Filosofia e Educao - RESAFE

52
do mito para a razo. Essas so caractersticas para a anulao da singularidade, por isso, priva a liberdade, promovendo sistemas fundamentados em injustias. No processo em que ele pretende conceituar o Deus afro-brasileiro afirma que este tem como fundamento a essncia, segundo Edson Silva (1975, p. 34): O Conceito de Deus dos afrobrasileiros na base da essncia. Olorum Elemi. Todavia o conceito dos Orixs est fundamentado em acidente, em substncia. Como a maioria est vinculada aos orixs, h uma predominncia dos reflexos, dos instintos, e a conduta, de um modo geral, baseia-se nos desejos. A essncia impe o imperativo daquilo que imvel. Afirmando modelos estticos que serve como sistemas de dominao ideolgicos, polticos. Contrariamente, a filosofia da ancestralidade segue no processo de entender a criao conceitual desde os contextos. Por isso, uma filosofia em dilogo com o Paradigma Exu e o Colibri, isto , os signos culturais: primeiro, o africano no Brasil e, segundo, a Amrica Latina. uma filosofia da terra que procura ampliar e manter a prpria liberdade, mas transborda as fronteiras do Si-Mesmo. O entendimento da essncia inviabiliza a multiplicidade de produo de sentidos acerca do real. Entretanto, o entendimento do Paradigma Exu no nega a possibilidade de outros paradigmas. Isto , Na Cosmoviso africana no se tem essa atitude proselitista nem mesmo quando se trata de paradigmas. Alm, aqum ou junto de Olodumre podem existir outros criadores ( OLIVEIRA, 2007 a, p. 144). Ainda na crtica a essncia, no sentido de uma interpelao tica, Muniz Sodr, ao partir desde a dinmica africana no Brasil, identifica na cultura afrodescendente o entendimento de aparncia. Pois este movimento promove a transio de uma cultura totalitria para uma cultura como diferena. A cultura afrodescendente encontra seu sentido na reversibilidade de estados, na mudana. Desta forma, a prtica filosfica em dilogo com a cultura afrodescendente, como aparncia, pode vir a ser uma tomada de atitude contrria a uma verdade absoluta e totalitria (ocidental moderna). Pois neste sentido a diferena afirma a liberdade e no os engessamentos que produz sentido nico com a prerrogativa de ser arbitrrio.
Nmero 18: maio-outubro/2012

Revista Sul-Americana de Filosofia e Educao - RESAFE

53
possvel identificar, portanto, uma estrutura de pensamento mais ocidental, no que diz respeito aos desdobramentos da obra Sinopse Filosfica: Estrutura do Pensamento Afrobrasileiro, do que a cultura tradicional african a como filosofia contempornea, isto , a filosofia da ancestralidade. Na perspectiva de Silva, possvel notar as conseqncias do etnocentrismo epistemolgico, em tratar apenas da cultura afrodescendente no Brasil partindo do paradigma da totalidade redutora de liberdades7. O paradigma da essncia, da totalidade, se aproxima do projeto de Silva. Isto no quer dizer que o brasileiro repita por completo os sentidos polticos desse modelo, mas estes paradigmas tm como finalidade privatizar o eu 8, onde manipula a liberdade e perpetua sistemas de injustias. Silva chega concluso que, no Brasil, foram herdadas da Europa, principalmente de Portugal, a literatura, o idioma, costumes que dentro das relaes sociais brasileiras foram misturadas com a dos ndios e escravos9 africanos. Todavia, a msica, o folclore, a arte, o pensar religioso, como categorias das emoes, foram herdados do continente africano. Silva perpetua os binarismos, pautado no evolucionismo europeu: civilizao vai ser o sujeito do adjetivo europeia, enquanto culturas (na perspectiva folclorista) , neste caso, africano10. Alm dessas dicotomias que partem ainda de uma perspectiva do evolucionismo cultural, na leitura dos mitos, o autor vai fazer a escolha: comparar

Refiro-me aqui concepo de identidade construda pelo ocidente moderno, mais especificamente a Hegel. A identidade, no movimento hegeliano, atua como uma afirmao totalitria do sujeito da histria. O argumento de Hegel tem como finalidade afirmar que as coisas somente produzem sentidos ao serem interpretadas por uma mente interpretante, o homem ocidental. Os outros povos que no fazem parte do territrio ocidental repetem a histria. Sendo assim, os africanos no seriam capazes de provocar mudanas na histria, porque no desenvolveram liberdade. Conceito cunhado por Muniz Sodr (1983) em A verdade Seduzida: por um conceito de cultura no Brasil.
8 9

O autor utiliza o termo escravos africanos, essa conotao naturaliza a condio escrava africana como algo imutvel. Eu prefiro africanos escravizados.
10

A escola de filosofia presente na estrutura do pensamento de Edson Nunes Silva ainda a grega e alem. Os conceitos de acidente e substncia (Aristteles). A filosofia germnica muito forte no Brasil, pois desde a Escola de Recife (1860 e 1960) onde esteve Tobias Barreto como um dos fortes representantes, se percebe a obstinada vontade de pensar a partir de categorias alheias.

Nmero 18: maio-outubro/2012

Revista Sul-Americana de Filosofia e Educao - RESAFE

54
os mitos afro-brasileiros (yorubs) com os da cultura grega, latina, hebraica e do antigo Egito, afirmando sua existncia pelo fato de ser comparvel. E a partir disso, acredita que fortalece a posio monogenista ao aceitar que o conhecimento humano tem uma fonte comum ideal. (SILVA, 1975, p. 8). A fonte comum pode ser evidenciada com os vocbulos diferentes presentes nas diversas culturas, mas representam a mesma ideia11. Segundo Silva, na hierarquia das outras culturas, a yorub seria a menos rica, o que se caracteriza um equvoco, mas, mesmo assim, ter uma fonte comum com as outras culturas.. O objetivo partir da encruzilhada e compreender as duas perspectivas que consideramos importantes : a de Silva, que levanta uma discusso em dilogo com o pensamento afro-brasileiro, e a do movimento da afrocentricidade e da Negritude no Brasil. Uma das questes que se percebe nos argumentos de Silva de tentar compreender o pensamento afro-brasileiro sem os conceitos produzidos desde esta cultura, partindo com conceitos que no do conta da realidade contextualizada, como o exemplo, essncia versus aparncia, para compreender os deuses mitolgicos africanos. A partir dessa metodologia utilizada para tratar do pensamento afro-brasileiro, entendo que h no movimento da negritude, e depois no processo da Afrocentricidade (2009), uma crtica lacuna da cultura afrobrasileira na educao e por isso, a necessidade de uma re-leitura da construo de conhecimento no que se refere aos estudos afrodescendentes no Brasil. Nessa perspectiva de crtica s produes acadmicas, surge, a partir de 1953, na figura de Abdias Nascimento, em dilogo com Guerreiro Ramos, a influncia do movimento da negritude12 no Brasil, este teve forte impacto nas
11

possibilita uma

sistematizao. Esta cultura pode oferecer uma estrutura do seu pensamento por

Edson Nunes apresenta algumas palavras yorub e grega que possuem os vocbulos diferentes, mas com a mesma ideia. Emi (yorub), Pneumas (grega)- Esprito; Iyeinu e iye (yorub), nous (grega) Mente. Os vocbulos do antigo Egito, as palavras hebraicas so comparadas pelo autor tambm.
12

Movimento poltico e cultural, surgiu no mundo francfono a partir de 1920, com o intuito de dar uma resposta ao racismo. Os autores que se destacam so Aim Cesaire (1913-2008)., Lopoldo Sdar Senghor (1906-2001), Lon Damas (1912- 1978).

Nmero 18: maio-outubro/2012

Revista Sul-Americana de Filosofia e Educao - RESAFE

55
produes literrias (SOUZA, 2005). O movimento em questo coloca-se como uma forma de revolta contra o sistema universal de cultura. Esse um momento que se inicia o processo de independncia dos pases africanos, principalmente a partir de 1960. De acordo com Guimares (2005) esse processo reverbera no Brasil de modo que os afrodescendentes reivindicam a construo da identidade brasileira no-alienada13 (GUIMARES, 2005). Abdias Nascimento foi uma das maiores figuras contrrias ao discurso, freyriano, da democracia racial no Brasil, e em meados de 1966, segundo Guimares, ele declara seu projeto poltico ideolgico da negritude. Ele foi uma das maiores personalidades do combate ao racismo, atuante na luta pela liberdade e sempre estabeleceu o dilogo do que se produziu fora do territrio brasileiro, no que diz respeito a luta pelos direitos e a conquista da cidadania dos afro-brasileiros, A afrocentricidade tem tambm forte repercusso no Brasil a partir de 1978, quando Nascimento volta do exlio. Este movimento vai direcionar para a importncia poltica de d nfase a cultura de origem africana, e com isso estabelece a dicotomia Grcia versus Egito. Nascimento tem contato com este processo de discusso no mundo anglo-afro-americano atravs da influncia de Molefi Asante com as ideias de raa, o bi-racialismo, o multiculturalismo e o afrocentrismo(Guimares, 2005, p. 11). O sentido seguir em alguns aspectos e inverter outros. O processo iniciado por Silva, por exemplo, de discutir a estrutura da filosofia no pensamento afrobrasileiro. Molefi Kete Asante (2009) vai defender a ideia de que a afrocentricidade tem como tarefa tecer a crtica s posies particularistas que so tidas como universais. Para isso ele defende alguns projetos: perceber a localizao psicolgica e cultural do africano e descobrir o lugar deste como sujeito. O objetivo do afrocentrismo promover a libertao dos africanos que esto margem dos europeus. E para isso, ele segue no movimento de desconstruir a ideia de que a Grcia antecedeu o continente africano na categoria de civilizao, movimento iniciado por Cheik Anta Diop14.
13 14

Guimares, Antnio Sergio (2005). Historiador e antroplogo, nascido no Senegal e faleceu em Dakar em 1986.

Nmero 18: maio-outubro/2012

Revista Sul-Americana de Filosofia e Educao - RESAFE

56
A reivindicao do lugar social e poltico dos afrodescendentes; a ligao com a luta contra a opresso promovida pelo racismo; a busca por uma tica de justia, do ser e fazer afrodescendente; na luta poltica por criao de liberdades; produz unidade poltica entre as perspectivas da filosofia da ancestralidade, o movimento da negritude e a afrocentricidade. A unidade poltica contra a opresso do racismo entre esses movimentos construda em contextos diferentes. Um ponto de afastamento a defesa pelo multiculturalismo como uma produo conceitual, na qual permitida a criao de um espao para o dilogo de todas as culturas. Percebe-se, na filosofia da ancestralidade, o cuidado em no re-cair no relativismo exacerbado em que o multiculturalismo pode chegar.15 A filosofia da ancestralidade busca fazer o exerccio libertador de dialogar com as origens da dinmica cultural africana no Brasil para criar conceitos, em dilogo com a afrocentricidade. Tem-se o objetivo de apresentar outras referncias, no sentido de compreender a educao, afirmando o territrio e o imaginrio africano no Brasil, na construo do pensamento da educao brasileira, entendendo esta filosofia da educao no mais como centros, mas dinmicas, inclusivas e criativas. Sendo assim, alguns conceitos, como: participao, complementaridade, integrao, movimento, encruzilhada, so reinventados no sentido de afirmar politicamente a liberdade dos afrodescendentes. O conceito de complementaridade, presente na cosmogonia

da viso nag, apresentado por Luz (2003) a partir do mito da criao do mundo. Para chegar ao conceito, o autor narra um mito e apresenta os poderes e princpios complementares entre as divindades Obatal e Oduduwa. Nele, complementaridade tem como finalidade a afirmao da diversidade em funo da unidade. Em vez de utilizarmos o conceito de complementaridade faremos uso da
15

Essa constatao pode ser verificada nos discursos de professores quando so interpelados por qual motivo trabalham ou no contedos referentes a histria e cultura africana e afrodescendente em sala de aula. Os argumentos so os mais diversos, mas tem dois que se apresenta com muita fora. O primeiro afirma que no pode trabalhar com tais contedos porque vivemos numa sociedade multicultural e por isso, no pode d apenas trabalhar um segmento cultural pelo fato da sociedade brasileira ser multicultural. Nesse discurso atualiza-se a perspectiva freyriana em 1930. O segundo discurso por conseqncia do primeiro, e assim recai no etnocentrismo epistemolgico de privilegiar a cultura europeia. Tal constatao foi verificada na pesquisa (O Discurso de Raa e Racismo na Escola) realizada em Salvador/ Bahia em 2010.

Nmero 18: maio-outubro/2012

Revista Sul-Americana de Filosofia e Educao - RESAFE

57
integrao entre as palavras Unidade-Diversidade, como caminho possvel para afirmao da liberdade de cada um e coletiva. O elogio da diversidade, mas sem perder a unidade poltica. Essa dinmica imprescindvel para a manuteno das liberdades dos afrodescendentes no Brasil. A afirmao da liberdade fundamentada na lgica apenas da diversidade sem referenciais re-cai num relativismo ctico onde as liberdades mantidas e ampliadas so apenas as hegemnicas, por outro lado, afirmar uma unidade totalitria no produz justias, pois recai na lgica etnocntrica do mesmo. Ao chegar nessa encruzilhada, interpelo junto a filosofia da ancestralidade, no momento em que dialoga desde o corpo, e do pensamento do corpo imerso na cultura de matriz africana, para continuarmos caminhando nesta seara. Primeiro, o corpo interpela para a liberdade, porque no h tica sem corpo. Ele diversidade e integrao. Segundo, o corpo diverso por conta de sua condio biolgica e suas mltiplas produes de sentidos culturais. E terceiro, no existe diversidade sem relao, esta no tem como funcionar sem integrao, que se d na interao dos corpos. As liberdades no sero traduzidas em atitudes enquanto a tica no estiver como um desdobramento imediato na poltica. A poltica tem se tornado demais tcnica e pragmtica, por isso de fundamental importncia produzir subjetividades que coloca par -a-par a liberdade e a luta pela liberdade movimento fundante da tica. (OLIVEIRA, 2007 a, p. 286). Exu e o Colibri so os personagens conceituais utilizados por Oliveira para produzir sentidos acerca da liberdade, e assim, afirmar a lgica do lugar prprio, isto , afirmar o contexto, neste caso Latino Americano e Africano, que influenciou o Brasil na produo de sentidos. A essncia invertida na lgica contextual. E estes se movem livremente e lutam contra as foras que tentam cercear a ampliao e manuteno de suas liberdades, por isso tico, porque luta por libertao. As culturas com as quais procuramos dialogar acerca da liberdade tem seu movimento marcado por atitudes guerreiras e combativas. A liberdade um conceito em disputa, pois estes conceitos tm desdobramentos na prtica. O olhar
Nmero 18: maio-outubro/2012

Revista Sul-Americana de Filosofia e Educao - RESAFE

58
simplista de valorizar a teoria em relao prtica, ou vice-versa, demais redutor e perigoso. A filosofia da ancestralidade, no desenvolvimento argumentativo de partir desde a encruzilhada como o j dado, seguido do contexto e da unidadediversidade, respectivamente, exige que o outro seja ele mesmo e no a Si-Mesmo. O contexto a marca da unidade, pois a unidade singulariza-se e torna-se universal, face-a-face com outros universais produzindo a diversidade. Com todos os rostos referenciados em dilogo constante na encruzilhada, pois os entrecruzamentos so indispensveis nesse movimento. Os encontros dos caminhos j esto dados, o que devemos seguir revertendo a ocidentalizao de todos os caminhos, dizimando as singularidades em nome de uma diversidade una, ctica e cnica. A inverso, na perspectiva da filosofia da ancestralidade, libertadora, pois modifica o paradigma, para no re-cair na atitude de pensar apenas o afrodescendente no Brasil, mas desde a tradio cultural africana no Brasil ser o ponto de partida para produzir sentidos na afirmao e ampliao da liberdade dos afrodescendentes. A partir da elaborao de uma filosofia da educao em que no negue o corpo biolgico e cultural afro-brasileiro, porque ele contexto e territrio de criao. As categorias do corpo, do contexto e do territrio interpelam para uma tica, pois, ao mesmo tempo em que afirmam a singularidade, as relaes so imprescindveis. A conquista das liberdades, na filosofia da ancestralidade, busca promover a identidade de cada um como sistema de justia. O corpo, o territrio, ou seja, as identidades so compreendidas como ancestralidade, e esta promovida como alteridade. A identidade entendida como ancestralidade porque nesse sistema no so tomadas como totalidade. Nesse sentido, a diversidade entendida como relativismo ctico, com a proposio poltica de excluir as especificidades e depois a lgica da unidade totalizante (o etnocentrismo) no criam mundos no sistema de justia. E a criao de mundos um ato poltico libertador. Porque impera, neste processo, atitude consigo prpria (sua prpria individualidade) e com o outro (individualidade alheia). A atitude a palavra que vem junto com liberdade. No
Nmero 18: maio-outubro/2012

Revista Sul-Americana de Filosofia e Educao - RESAFE

59
se conquista liberdade sem atitude. A filosofia da ancestralidade no se situa apenas no ponto de criar conceitos, como queria Deleuze, mas tem como atitude criar mundos e no apenas conceitos. Por isso, o referencial da filosofia da ancestralidade criativo. Sou daqueles que acreditam em sonhos, no para fugir da realidade. Pelo contrrio! Sonho para criar realidades! Isto implica em compromisso tico, pois como experincia da liberdade, haver que se cuidar dos corpos. Am-los. Embelez-los. Moviment-los. Mobiliz-los. (OLIVEIRA, 2007 a, p. 109). Apenas criar conceitos para compreender liberdades no o suficiente. Para alm da construo de conceitos, que prprio da filosofia, imprescindvel a potencializao de criao de mundos. Pois sonhar e criar mundos um ato poltico fundante do filosofar. (OLIVEIRA, 2007 a, p. 110). O movimento da filosofia da ancestralidade prima pela criao de mundos, de sonhos, ou seja, pela produo de sentidos desde seu pertencimento, portanto, este processo tem desdobramento imediato na conquista de liberdade dos indivduos envolvidos. uma criao desde seu pertencimento, mas sem delimitar fronteiras porque parte desde a encruzilhada. Na origem de qualquer criao determinado j pela escolha. A encruzilhada impe esse imperativo categrico da escolha. Se existe alguma arbitrariedade esta, a escolha, a garantia de liberdade. Um sistema poltico e econmico fundamentado na justia inalienvel para que ocorra uma liberdade efetiva. Por isso que como estrutura desse discurso pragmtico e tcnico o Si-Mesmo cruza caminhos rumo alteridade, na busca da afirmao da diferena no sistema de justia. A histria do pensamento filosfico brasileiro construiu representaes acerca do Brasil a partir do referencial europeu moderno. No queremos recair no binarismo frica versus Europa, mas evidente, desde as produes de Tobias Barreto (1991), a influncia da Alemanha em seus trabalhos, vide seus Estudos Alemes influenciando a construo do pensamento social brasileiro. A filosofia africana no Brasil, desde esta breve tentativa de ser compreendida a partir das categorias de Ancestralidade e Liberdade, na busca de pens-las na filosofia da educao brasileira, nos oferece o contexto, o territrio, a
Nmero 18: maio-outubro/2012

Revista Sul-Americana de Filosofia e Educao - RESAFE

60
afirmao da existncia (territrio do corpo cultural e biolgico), no movimento de construir alguns entendimentos desta produo de sentidos. E uma destas contribuies a tentativa de escapar da representao e criar sentidos, tendo em vista que a educao um dos lugares formuladores e transmissores de cultura. Enquanto os sistemas polticos fundados em conceitos como identidade totalitria,, essncia e unidade caracterizam-se como limitaes para construo e manuteno das liberdades dos afrodescendentes no Brasil, promovendo sistemas de injustias, , Pretende-se continuar no movimento de pensar um Brasil desde esta dinmica cultural, por isso objetiva-se combater o projeto de pensar o Brasil na lgica de perpetuao das desigualdades e das injustias. A luta pela vida, a manuteno dela. A luta pela vida, a liberdade precisam de atitude, criatividade e a fora da poesia. E, como luta, cito Lgrimas do sul, com seu vento, sua histria, seu lamento, seu encantamento por outros mundos.

frica, bero de meus pais Ouo a voz de seu lamento De multido Grade e escravido A vergonha dia a dia E o vento do teu sul semente de outra histria Que j se repetiu A aurora que esperamos E o homem no sentiu Que o fim dessa maldade o gs que gera o caos a marca da loucura frica, em nome de deus Cala a boca desse mundo
Nmero 18: maio-outubro/2012

Revista Sul-Americana de Filosofia e Educao - RESAFE

61
E caminha, at nunca mais A cano segue a torcer por ns (Lgrimas do Sul, Milton Nascimento)16 Referncias bibliogrficas BARRETO, Tobias. Estudos de Filosofia. Tomo I. Instituto Nacional do Livro. Rio de Janeiro: Ministrio da Educao e Cultura, 1966. BARRETO, Tobias. Estudos Alemes. Sergipe: Editora Record, 1991. GUIMARES, Antonio Srgio Alfredo. Resistncia e revolta nos 1960 - Abdias do Nascimento. Disponvel em: http://www.fflch.usp.br/sociologia/asag/Resistencia%20e%20revolta%20nos%2019 60%20-%20Abdias%20do%20Nascimento.pdf. Acessado em: 24/03/2012. LUZ, Marco Aurlio de Oliveira. Agad: dinmica da civilizao africano-brasileira. Salvador: EDUFBA, 2000. NASCIMENTO, Abdias; SEMOG, lle. Abdias do Nascimento: o griot e as muralhas. Rio de Janeiro: Pallas, 2006. NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.) Afrocentricidade: uma abordagem epistemolgica inovadora. So Paulo: Selo Negro, 2009. OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da Ancestralidade: Corpo e Mito na Filosofia da Educao Brasileira. Curitiba: Editora grfica Popular, 2007a. OLIVEIRA, Eduardo David de. Ancestralidade na Encruzilhada. Curitiba: Editora Grfica Popular, 2007b. OLIVEIRA, Eduardo David de. Epistemologia da Ancestralidade. Disponvel em:

www.entrelugares.ufc.br/entrelugares2/pdf/eduardo.pdf. Acesso em: 22/09/2011.

OLIVEIRA, Eduardo David de. Cosmoviso Africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente. Curitiba: Editora Grfica Popular, 2006. SILVA, Edson Nunes. Fontes da Cultura Popular Afro-Brasileira; Yemanj, um smbolo Cosmognico. Trabalho apresentado ao III Congresso Brasileiro de Folclore, Solvador, 1958. SILVA, Edson Nunes. Sinopse Filosfica. Estrutura do pensamento Afrobrasileiro (Eminismo). Salvador: Prefeitura Municipal da Cidade do Salvador. Secretria Municipal de Educao e Cultura. Departamento de Cultura, 1975. SODR, Muniz. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. SOUZA, Florentina da Silva. Afro-descendncia em Cadernos Negros e Jornal do MNU. Belo Horizonte: Autntica, 2006. Recebido em 17/04/2012 Aprovado em 22/05/2012

16

Lgrimas do Sul. Milton Nascimento. In: http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/331059/.

Nmero 18: maio-outubro/2012

Potrebbero piacerti anche