Sei sulla pagina 1di 24

11 de novembro de 2012 - Ano 46 - Edio 45

www.lagoinha.com

EDITORIAL

o sentido da aliana
A aliana algo muito nobre, no s por que materializada com o ouro, mas sua nobreza est no que ela representa. O processo de confeco desse smbolo considerado uma arte pelos ourives, entretanto, seu valor est baseado no conceito de demonstrao de compromisso nos relacionamentos. A sociedade entende que o anel colocado no dedo anelar esquerdo somente para dar uma satisfao de que a pessoa no est disponvel para um envolvimento afetivo. Entretanto, um dos motivos pelo qual a aliana uma circunferncia justamente por representar o elo, a ligao do casal com Cristo. Em Eclesiaste 4.9-12, a Palavra de Deus arma que melhor serem dois do que um, mas termina falando sobre o cordo de trs dobras e revela que melhor serem trs do que dois. Fica implcito que a terceira dobra a presena de Deus no lao matrimonial. Isso pode ser mais uma caracterstica da aliana ser o smbolo ideal escolhido para trazer memria esse compromisso do homem e de sua esposa com Jesus. Nessa aliana, a dobra mais forte Jesus, Ele quem mantm os relacionamentos por mais difceis que sejam. E, se algum prevalecer contra um, os dois lhe resistiro; e o cordo de trs dobras no se quebra to depressa. (Eclesiastes 4.12) Para muitos, no sculo XXI, o casamento no passa de uma instituio falida, coisa do passado. Porm, ns, como cristos, lhos do Criador dessa instituio, precisamos defend-la e lutar contra essa realidade. necessrio tomarmos posies e atitudes diferentes para alcanar a quem no acredita no sucesso do casamento. Precisamos demonstrar que esse sucesso s pode ser alcanado se Deus zer parte da aliana entre marido e mulher. Mas o sentido da aliana vai alm da vida matrimonial. a Palavra de Deus registra diversas passagens que mostram as alianas que Deus fez com o homem e alianas entre os prprios homens. A aliana est fundamentada em promessas, acordos, certicaes, e s o Senhor pode nos capacitar a cumprir nossos elos de compromisso com as pessoas e com ele (2 Co 3.4-6). Por isso, nossa igreja quer despertar voc para seguir em direo ao cumprimento dos propsitos de Deus. Um dos signicados da aliana morte vida independente, por isso, a necessidade de sacricar nossa carne, fazer morrer a nossa natureza humana para que o Esprito Santo seja vivicado em ns. A partir do dia 22/11, iniciaremos um jejum de 40 dias a favor do avivamento espiritual e da busca incessante pela intimidade com Cristo para resgatar nossa aliana com o Salvador. Assim, seremos geradores de transformao em nosso pas. Se o desnimo tem sido constante em sua vida, deixamos aqui um contedo que vai ajud-lo a resgatar a alegria, a fora de vontade, a esperana que s pode ser encontrada na presena de Deus. Ento, leia, reita e esteja com ouvidos sensveis para escutar a revelao que Deus quer lhe trazer no decorrer desta leitura.

Jesus,

DESTAQUES

PAS DA SEMANA

GUATEMALA
Interceda pela reconstruo do pas afetado por um dos maiores terremotos da sua histria

12

CASADOS PARA SEMPRE

BEM CASAdOS
Ministrio Casados para Sempre ajuda casais a reatar e fortalecer os laos conjugais baseado na Palavra e amor de Cristo

20
ACONTECE EM NOSSA IGREJA

DESAFIO gLOBAL: VOC TEM UMA MISSO!


Esse o tema que ser ministrado na Conferncia Desperta Igreja, que ser realizada durante os dias 22 a 25 de novembro

RENATA GIOrI renata.giori@lagoinha.com

IGreJa BatiSta da LaGoiNHa Rua Manoel Macedo, 360 - So Cristvo CEP 31110-440 - Belo Horizonte - MG Tel.: (31) 3429-9450

O ATOS HOJE uma publicao da Igreja Batista da Lagoinha - Presidente: Pr. Mrcio Valado. Gerncia de Comunicao: Pr. Charles Campos. Coordernadora de comunicao: Sara Amaral. Produo Editorial: Renata Giori. Projeto Grfico: Doismiledoze (agencia2012.com.br). Arte e Diagramao: Junio Amaro, Joo Paulo Fortunato e Luciano Buchacra. Reviso: Adriana Santos e Nicibel Silva. Jornalistas: rica Fernandes, Stephanie Zanandrais e Ktia Brito. Estagiria: Mariana Melo. Colaboradores: Seara Livraria e Rede Super. Tiragem: 15.000 exemplares. Impresso: Grfica Paulinelli. Igreja Batista da Lagoinha. Rua Manoel Macedo, 360 - So Cristvo - CEP 31110-440 - BH/ MG. Telefone: (31) 3429-9450 - www.lagoinha.com. Sugestes e contatos: Jornal Atos Hoje atos@ lagoinha.com Ateno: Os anncios contidos, nesta edio, so de nica e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, no tendo a Igreja Batista da Lagoinha nenhuma responsabilidade sobre o contedo e veracidade de tais anncios, inclusive pelo fato de que os espaos para tais so abertos a terceiros, empresrios e/ou prestadores de servios com os quais a igreja no tem nenhum relacionamento de qualquer espcie, e sobre os quais a igreja no tem nenhuma condio de exercer fiscalizao e muito menos garantir a efetividade dos produtos ou servios anunciados. Fica tambm a critrio da Igreja Batista da Lagoinha selecionar os anncios que sero veiculados de modo que sejam apenas anncios que no firam ou contrariem a moral e os costumes cristos ou os dizeres contidos na Bblia Sagrada. Reproduo permitida mediante citao da fonte.

SIGA @lagoinha_com FACEBOOK www.facebook.com/igrejabatistalagoinha

ATOSHOJE

DominGo, 11 de NOVEMBRo de 2012 Ano 46 Edio 45

aLeLUIa! PELa GRaa DO SENHOR, HOJE SOMOS

BATISMOS
Alegramo-nos pela vida dos 27 irmos que foram batizados em nossa igreja nessa semana: Alysson Amrico Pimenta da Costa, Anne Mariana Gregrio Dias Lameu, Antnio Marcelo Felipe, Bruna Vieira da Silva, Caio Rodrigues Campos Carneiro, Daniel dos Santos Ferreira, Elissandra Montenegro da Silva, Gabriela Rodrigues Favilla de Paula, Ingrid Costa Miranda, Jakson Pereira Carvalho, Jos Jorge da Silva, Kelvin Victor do Carmo Faria, Marcos Luciano Esteves Rausch, Maria dos Anjos da Silva, Matheus Gabriel Martins, Priscilla Thaiane Vieira, Rafael Lucas Martins, Raul Guilherme dos Santos Mapa, Renata Crtes de Oliveira, Rodrigo Vincius Ferreira Pinto, Rosngela Maria Marques Mapa, Sarah Cristina Jesus de Souza, Solange Gonalves da Silva Rodrigues, Suely Pereira da Silva Santos, Talita Moreira Sobral, Thiago Guimares e Weslley de Almeida Matos.

BBLIA NA PONTA DA LNGUA

53.046
ovelhas na lagoinha
Ouve as palavras desta aliana e fala aos homens de Jud e aos habitantes de Jerusalm. (Jeremias 11.2)

A PALAVRA DE DEUS
2 TIMTEO 2.15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 TIMTEO 3.16 Toda a Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a educao na justia. JOO 5.39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e so elas mesmas que testicam de mim. ISAIAS 55.11 Assim ser a palavra que sair da minha boca: no voltar para mim vazia, mas far o que me apraz e prosperar naquilo para que a designei. MATEUS 22.29 Respondeu-lhes Jesus: Errais, no conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. HEBrEUS 4.12 Porque a palavra de Deus viva, e ecaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra at ao ponto de dividir alma e esprito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propsitos do corao.

CaSaMeNtoS
Neste sbado (17/11), s 17h, no Tabernculo, Ronaldo de Oliveira Jnior & Juliana Mouro de Figueiredo. s 22h, no Tabernculo, Cristian Denis Pacheco de Oliveira & Ana Paula Gomes da Silva. s 18h, no Salo CEU, Marcelo Figueiredo Pessoa & Smela Suelen Martins Viana. s 21h, no Salo CEU, Alexandre Cazuza Lima & Alexsandra de Oliveira Braga. s 20h, no Salo gape, Leonardo Almeida Nogueira & Flvia dos Santos Ribeiro. Ligue para o Rodrigo e anuncie a data do seu casamento. (31) 3429-9400 / 8468-0711.

com muita alegria que a famlia Lagoinha recebe os 27 amados que vieram por transferncia: Arnaldo Pereira de Paiva, Arthenisson Louzada Rocha, Cesalpino Teodoro de Sousa, Cibele Santos Oliveira, Cleres Adriano Santos Oliveira, Everton Robson de Paula, Fernando Paim, Helen Keller Gomes de Carvalho, Isabela Campos, Jssica Campos, Jorge Costa Brito, Juliana Ferreira dos Reis, Laiza Lima Avelar do E.Santo, Maria da Conceio Morais Prado, Maria Rosa Alves, Marina Mendes Silva, Mariza de Assis Silva, Michelle Gonalves de A. de Assuno, Nahum Bermond Alcntara Faria Lopes, Paulo Jordan Ferreira de Melo, Piedade Estevam Batista, Pollyana Honorato Louzada, Ronaldo Rossini dos Santos, Rosemeire Gonalves M. Rossini dos Santos, Silvia Teixeira Barroso, Vanbia da Silva Costa e Vilma Maria Costa.

FALECIMENTO
Aprouve ao Senhor chamar para si no dia 7/11, a irm Marinubia Rodrigues Vasconcelos. Ligue e console a famlia: (31) 8817-4026. Ligue para a Rivanilde e comunique a perda de um ente querido, queremos orar com voc. (31) 3429-9400 / 8793-2299.

DIA 12 Fm; Jr 19--20; Sl 128

LEITUrA BBLICA

DIA 13 Tg 1; r 21--22; Sl 129 DIA 14 Tg 2; Jr 23--24; Sl 130 DIA 15 Tg 3; Jr 25--26; Sl 131

NASCIMENTO
Veio como herana do Senhor no dia 4/10, a amada Ana Clara Gonalves Lemos da Silva para os pais Davi Gonalves Santana da Silva e Ana Paula Lemos da Silva. Que Deus abenoe a vida dessa preciosa criana. Queremos nos alegrar com a chegada do seu beb. Ligue para o Rodrigo e informe a data do nascimento: (31) 3429-9400 / 8468-0711.
4

SEXTA SBADO

DIA 11 Tt 3; Jr 17--18; Sl 127

QUINTA

QUARTA

TERA

Hoje (11/11), 13h e 18h no Templo. s 18h, no Tabernculo e no Salo gape. No prximo domingo (18/11), s 13h e 15h, no Templo e s 17h, no Salo Cu. Receba a Ceia do Senhor em sua casa! Ligue: (31) 8793-2232.

TrANSFErNCIAS

SEGUNDA

CEIA dO SENhOr, CELEBrEMOS!

DOMINGO

DIA 16 Tg 4; Jr 27--28; Sl 132 DIA 17 Tg 5; Jr 29--30; Sl 133

SALMO 119.105 Lmpada para os meus ps a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

PAS DA SEMANA

gUATEMALA
Interceda pela reconstruo do pas afetado por um dos maiores terremotos da sua histria
Na ltima quarta-feira (7/11), os guatemaltecos foram surpreendidos por um terremoto de magnitude 7,4 que atingiu a costa pacca do pas e provocou muita destruio. At o fechamento desta edio da revista Atos Hoje, mais de 150 pessoas estavam desaparecidas e 48 morreram. Segundo notcias de agncias internacionais, pelo menos 40 casas desabaram e houve deslizamento de terra das montanhas sobre as estradas no departamento de San Marcos (o pas divido em 22 departamentos). O presidente Otto Prez Molina armou que tambm h vtimas nos departamentos de Quetzaltenango, Huehuetenango, Quich, Solol e Totonicapn. Os tremores foram sentidos nos pases vizinhos Mxico e El Salvador. Foi o pior terremoto sofrido pela Guatemala desde 1976. O pas est sujeito a tremores por estar situado no oeste da Amrica Central, cortado por duas cordilheiras. Vrios tremores secundrios agitaram os moradores, que utilizaram lanternas para procurar por travesseiros e cobertores no que sobrou de suas casas, em uma tentativa de se manterem aquecidos durante a noite. Desaos de Orao Clame pelas famlias que perderam seus entes queridos nessa catstrofe. Pea ao Esprito Santo para consolar os coraes, principalmente dos habitantes do departamento de San Marcos, onde 39 das 48 vtimas morreram. Clame tambm pelos parentes e amigos da famlia que perdeu de uma vez 10 integrantes no momento dos tremores. Ore pela reestruturao dos lugares afetados pelos tremores. A cidade de San Marcos, com casas de estilo colonial e normalmente de um nico andar, cou no escuro, enquanto a rua principal foi coberta de escombros. As casas mais antigas foram destrudas, mas as mais novas aguentaram os tremores. Interceda pela calmaria, principalmente nas guas do Oceano Pacco. Com o terremoto o alerta de tsunamis foi dado pelo governo, inclusive nos pases vizinhos. Centenas de pessoas deixaram suas casas com medo de mais tremores e tsunamis. Profetize a salvao do povo guatemalteco. Cerca de 83% da populao catlica e, segundo o livro Intercesso Mundial, o futuro do evangelho na Guatemala incerto. Embora tenha havido um grande crescimento desde a dcada de 60, especialmente entre os pentecostais, grande parte deste crescimento supercial. As igrejas evanglicas no tm investido no discipulado e o sincretismo religioso comum nas igrejas.

STEPHANIE ZANANDRAIS
Fonte: G1

CAPITAL: Cidade da Guatemala MOEDA: Quetzal GOVERNO: Repblica presidencialista POPULAO: 14,4 milhes

Foto: Reproduo Internet

LiGUe Para a Secretaria de MiSSeS e coNHea oS ProJetoS cUltUraiS e traNScUltUraiS da LaGoiNHa.


Telefones.: (31) 3429-9500 / 8402-6366 / 8793-7891. Gisselda ou Pr. Joozinho.

No deserto da crise precisamos reabrir as antigas fontes, sem deixar de cavar novos poos
(Gn 26.18-22,25,32)

1. Isaque tem um problema vital no Vale de Gerar No h gua. Sem gua, no h vida. Voc pode ter o melhor solo, a melhor semente e os melhores fertilizantes, mas sem gua a semente morrer mirrada no tero da terra. Sem gua, a morte prevalece. O problema de Isaque no podia ser adiado. No era algo secundrio. No era um problema perifrico. Requeria uma soluo urgente. De forma semelhante, a nossa necessidade espiritual hoje no um assunto secundrio. A gua um smbolo do Esprito Santo. Sem o Esprito de Deus, voc pode ter nome de crente, aparncia de crente, mas voc est morto. A no ser que nasa da gua e do Esprito, voc no pode entrar no Reino de Deus. Sem as torrentes do Esprito, sua vida torna-se rida como os cactos do deserto. Sem o orvalho do cu, sua vida murcha e seca. Nossa maior necessidade no de templos mais ricos e modernos. Nossa maior necessidade do Esprito de Deus. Hoje temos grandes igrejas, com ricos templos, com pastores cultos em seus plpitos, mas muitas delas esto fracas, ridas e doentes porque est faltando o essencial, a presena e o poder do Esprito de Deus. A gua insubstituvel. vital. Assim o Esprito de Deus. Sem ele, a igreja no tem vida espiritual. Sem ele, a igreja no respira o oxignio do cu.

2. Isaque aprende com a experincia dos mais velhos Isaque no chama os especialistas para cavar poos, mas aproveita a experincia do seu pai. Abrao j havia cavado aqueles poos e encontrado gua. Precisamos reabrir as fontes de vida que abasteceram nossos pais. Precisamos redescobrir as fontes de vida que nossos pais beberam e que foram entulhadas pela corrupo dos tempos. Os listeus modernos tm jogado muito entulho nas fontes que abastecem nossa vida. Precisamos cavar esses poos outra vez, l existe gua boa. L existem mananciais. Precisamos voltar s antigas veredas, prtica das primeiras obras. Precisamos voltar ao nosso primeiro amor, reunir a famlia em torno da Palavra, voltar a orar juntos, a fazer o culto domstico. Precisamos voltar a orar por avivamento, reaprender a jejuar. Precisamos matricular-nos na escola do quebrantamento, romper com o pecado e buscar uma vida de santidade. Precisamos apegar-nos com mais fervor s verdades eternas da Palavra de Deus. No estamos precisando de novidades, de correr atrs de cisternas rotas. Precisamos do Antigo Evangelho. Hoje, na nsia de buscar algo novo, muitas pessoas jogam fora toda a herana que receberam de seus pais. Muitas abandonaram as antigas veredas e embrenharam-se por caminhos desconhecidos. Muitas igrejas tm descambado para a

Foto: Reproduo Internet

heterodoxia, porque, na busca do novo, removeram os marcos antigos. O profeta Jeremias denunciou aqueles que abandonaram o Senhor, o manancial de guas vivas, e cavaram para si cisternas rotas que no retm as guas. De forma semelhante, muitas igrejas hoje esto buscando avivamento sem doutrina, revestimento de poder sem as balizadas da verdade revelada de Deus. Por isso, temos visto muito movimento, mas pouco resultado; muito choro, mas pouco quebrantamento; muito trovo, mas pouca chuva; muitas folhas, mas pouco fruto; muita aparncia, mas pouca realidade. O movimento tem-se transformado em monumento. A uno est se tornando inanio. comunho est virando socializao. E a adorao est virando encenao. 3. Isaque no se contentou apenas com as experincias do passado; ele queria mais (Gn 26.19-22, 32) Isaque era um homem sedento. Queria sempre mais. Ele saiu da terra dos listeus, foi para o vale de Gerar, depois para Reobote, depois para Berseba. Mas, por onde ia, cavava poos. Ele no desanimava diante das diculdades. Queria gua no deserto. Berseba, antes um deserto, agora era uma cidade, porque Isaque encontrou gua ali. Isaque no apenas desentupiu os poos antigos; ele cavou poos novos. No desprezou o passado, mas tambm no cou preso a ele. Isaque no jogou fora a herana deixada por seu pai, mas no se limitou a ela. Isaque sabia que podia alargar os horizontes da sua vida. No se acomodou e continuou cavando poos. Foi alm. Ele queria mais. Transformou o seu deserto em fonte de guas. Precisamos aspirar mais do que os nossos pais aspiraram. As torrentes de ontem devem ser as medidas mnimas para a busca do hoje. Precisamos avanar mais do que os nossos pais avanaram. Os recursos de Deus so inesgotveis. No podemos deixar que as experincias do passado sejam o limite mximo das nossas buscas hoje. No podemos jogar o passado fora nem idolatr-lo. A histria dinmica. Devemos viver no presente com os olhos no futuro. O exemplo de Isaque deve ser uma inspirao para ns. No podemos desprezar o rico legado que recebemos de nossos pais na f. Eles cavaram poos antes de ns e encontraram gua limpa. Esses poos foram muitas vezes soterrados com o entulho dos listeus. Precisamos desentupir esses poos. Precisamos reabrir as antigas fontes, porque delas pode jorrar gua em abundncia. Nossos pais experimentaram o tremendo milagre de ver o deserto seco transformar-se em mananciais. Eles cavaram poos e beberam de suas guas. Oraram e receberam avivamento. Buscaram o Senhor e encontraram mananciais de guas vivas. Eles viram Deus transformar o deserto rido em pomares frutuosos. Nossa gerao precisa ter a ousadia de Isaque. Precisamos buscar no apenas as maravilhas que os nossos pais experimentaram, mas ir alm. No h limitao no nosso Deus. Ele pode fazer innitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em ns. Podemos hoje experimentar as torrentes do cu. Podemos ser visitados por um poderoso avivamento. Podemos sacudir o jugo da sequido espiritual. Os mananciais de Deus so inesgotveis. As fontes de Deus jamais deixam de jorrar. O azeite de Deus jamais deixa de escorrer enquanto h vasilhas vazias disponveis. tempo de buscar as riquezas insondveis do Evangelho de Cristo. tempo de ver tambm o nosso deserto orescendo! HERNANDES DIAS LOPES

Confira em quais bancos voc pode depositar seus dzimos e ofertas

aGNcia 3054 C/C: 24813-7

aGNcia 1750 C/C: 0012886

aGNcia 3055 C/C: 16059-6

aGNcia 3040 C/C: 13000808-5

aGNcia 3311 C/C: 49-7 oPer: 003

aGNcia 4356-7 C/C: 70000-2

aGNcia 3484-3 C/C: 3257-3

aGNcia 0299 C/C: 02010219-8

AprENdA MAIS SOBrE ESSE ASSUNTO: Ligue: (31) 8793-1010 Pr. Ronaldo Moreira.
7

Finanas

Casamento e dinheiro, como ter uma boa relao?


Entenda como tornar o dinheiro um aliado do casamento e no vilo
dinheiro tem sido o vilo de muitos casamentos, sejam eles recentes ou de longa data. A maioria dos conitos tem entrado nos relacionamentos pela diferena como os cnjuges encaram o dinheiro. E quando essa diferena no ajustada, ento, a coisa ca preta, ou melhor, no vermelho. O pastor Clio Fernando, lder do Ministrio de Finanas Crown, alerta: Pesquisas com cnjuges e lderes de casais apontam ser o dinheiro o principal causador de conitos conjugais. Por isso, os casais que esto se preparando para o casamento e aqueles que j so casados devem estar atentos s questes nanceiras. A m administrao ou a falta dela um dos principais pontos destacados pelo pastor Clio. Marido e mulher precisam andar juntos, como a Palavra fala, na administrao dos recursos. Um pode ser melhor que o outro nesse quesito, por isso, a mulher d suporte ao marido para administrar melhor e vice-versa. Caso contrrio, a balana pesar mais cedo ou mais tarde. E quando nenhum dos cnjuges administra as nanas, falta controle e sobram acusaes. Sem administrao, o surgimento de problemas nanceiros apenas uma questo de tempo, no importa a renda familiar, completa Clio. O casal Maria Alice e Fernando Horta j enfrentou conitos por causa do dinheiro, mas superaram com um bom dilogo, orao e decises. Fernando mais estrategista e Alice consultada em todas as decises. J enfrentamos alguns conitos e juntos, em orao, conseguimos chegar a um acordo! Procuramos manter o controle de todos os gastos e acompanhar a evoluo de cada grupo de contas, para que o oramento no saia do nosso controle. No dia a dia, Fernando ca com as contas xas para pagamentos e Alice controla a parte varivel, conta o casal.

Foto: Reproduo Internet

Ser menos sentimento/emoo e encarar essa relao dinheiro/casamento com mais praticidade outro ponto importante. Talvez o marido no seja to bom na administrao, mas a mulher sim. Deixar o machismo e preconceito de lado o primeiro passo para comearem a viver tempos melhores. O casal deve ter a conscincia da importncia de lidar mais facilmente com o dinheiro e deve investir nisso. extremamente importante descobrir aquele quem tem mais aptido. Feito isso, um assumir a responsabilidade e o outro dar apoio e suporte, acompanhando as contas regularmente, acrescenta o pastor. melhor ter conta conjunta ou separada? Essa uma pergunta comum entre os casais que vo se casar e muitos casais casados. O pastor Clio orienta a todos os casais que participam do Crown a administrarem ambos os salrios em uma conta, assim como a Bblia fala: uma s carne. O ideal a conta conjunta, mas uma exceo quando um dos dois no tem domnio prprio, e pode acabar levando o casal a entrar numa fria. Mas quando no h esse problema, no deve existir o que dele e o que meu. Tudo dos dois, para os dois, arma Clio. Conta conjunta tem sido a opo do casal Eunice e Calisto Rodrigues para a administrao do lar. Temos conta conjunta em dois bancos, e tambm separada para recebermos a aposentadoria, pois uma exigncia do INSS. Enfrentamos desaos, principalmente, quando construmos nossa casa, mas conitos e brigas nunca tivemos, conta o casal. Ento assim: se voc ganha um mil e seu cnjuge dois mil, vocs tm trs mil para administrarem. Mas se voc no encara assim, ento vocs tm um subtrado pelo outro, e a balana torna a pesar demais para um lado. O plano de Deus para o casamento a unidade dos cnjuges, assim, o dinheiro tem que servir a esse propsito. No deve haver competio entre o casal e o dinheiro deve ser encarado como um bem da famlia e no como propriedade dos indivduos separadamente, explica o pastor Clio Fernando. Quando o casal entende isso, sair do vermelho consequncia do ajuste, que inuencia no somente a nova vida do casal, mas dos lhos. Eles vo aprender a ser bons administradores com os pais e sero bem-sucedidos nessa relao dinheiro/casamento. O dinheiro deve ser um aliado do casamento, principalmente na realizao de sonhos, mas para isso necessrio agir com sabedoria e inteligncia, que Deus concede a ns. Potencialize essa harmonia que existe na relao dinheiro/casamento, sejam transparentes; dividam responsabilidades; prestem contas um ao outro; no omitam nada; sejam criativos para economizar. Por m, sejam solidrios em vez de cobrar um do outro, conclui Clio.

Seis dicas da Palavra de Deus para obter sucesso nanceiro no casamento:


1 3 5
Provrbios 22.7 - No faam dvidas;

Provrbios 12.15 - Peam conselho para tomar uma deciso nanceira importante;

Mateus 6.24 - Escolham a quem vocs serviro;

Deuteronmio 10.14 - Reconheam que vocs so mordomos e todas as coisas pertencem ao Senhor;

Mateus 6.33 - Busquem o Reino de Deus e sua justia e creiam na Sua proviso.

Filipenses 4.5 Seja a vossa moderao conhecida de todos os homens. Perto est o Senhor. STEPHANIE ZANANDRAIS

Busque orientao no Ministrio de Finanas Crown, Fale com o Pr. Clio (31) 3429-9400 / 8477-0034. E-mail: celio.ines@lagoinha.com.
9

Vida CRist

Ns precisamos jejuar e orar. As trevas tm conquistado territrios no Brasil. A sociedade parece se dissolver diante dos nossos olhos: muitos homens e mulheres caram presos na pornograa, o nmero de casos de adultrio e de relaes extraconjugais tem aumentado, inmeros casamentos vivem em crise, incontveis lhos perderam o referencial de famlia (pai e me), pedlos tm penetrado, seduzido e aprisionado o corao de milhares de crianas, os dependentes qumicos tm se multiplicado pelas ruas, o poder pblico tem reconhecido a sua inabilidade em resolver o problema do crack, a violncia tem atingido propores assustadoras, centenas de pessoas tm sido brutalmente mortas a cada dia no Brasil, as prises e penitencirias esto lotadas, a mentira e a corrupo parecem ter atingido diversas esferas e instituies da sociedade, e todos parecem ter perdido a esperana. Muitssimos brasileiros parecem caminhar sob a inuncia embriagadora do individualismo, da apatia e da indiferena. No existe possibilidade de mudana e transformao para o nosso pas, seno em Deus. E Deus no decidiu agir no mundo por meio da poltica, da economia e da educao, mas sim por intermdio da Igreja. S poderemos ver as mudanas em nossas vidas, famlias, cidade e nao se nos
10

dispusermos a buscar a Deus com toda a nossa vontade e corao. Deus mesmo disse: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos cus eu ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra (2 Crnicas 7.14). A nossa terra somente ser curada se o povo de Deus, que a Igreja, se humilhar e orar, buscar a face do Senhor e se afastar dos maus caminhos. A responsabilidade para a transformao da terra, Deus a colocou sobre ns. Deus no apenas nos chamou para mudar a terra. Ele tambm nos apresentou os caminhos para trabalharmos essa mudana. O jejum e a orao so o caminho que Deus escolheu para que, por meio da pregao do evangelho, aceleremos o processo de transformao da nossa vida, famlia, cidade, nao e naes da terra. A Bblia nos mostra que todas as vezes que o povo de Israel se encontrava em uma situao de urgncia, eles jejuavam e oravam. Na poca em que Israel perdeu a arca da aliana e a guerra para os listeus, naquele momento de extremo desespero, Samuel liderou o povo em jejum e orao (1 Samuel 7.5-6). Quando o povo de Israel corria o risco de desaparecer da face da terra sob a ameaa de Ham, Ester conclamou os judeus ao jejum e a orao (Ester 4). Na ocasio em que as plantaes

e a economia de Israel foram destrudas pelos enxames de gafanhotos, Joel conclamou o povo ao jejum e orao (Joel 2.15). At mesmo os ninivitas, que eram pagos, oraram e jejuaram, quando estavam sob a ameaa do derramar da ira de Deus (Jonas 3.5). O apstolo Paulo, que enfrentava lutas, oposies e adversidades na pregao do evangelho, praticava regularmente a disciplina do jejum e da orao. Ao apresentar-se como servo de Cristo, ele disse: Como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverana; em sofrimentos, privaes e tristezas; em aoites, prises e tumultos; em trabalhos rduos, noites sem dormir e jejuns (2 Corntios 6.4-5). Jesus espera de ns que pratiquemos o jejum. Enquanto pregava s pessoas o sermo do monte, Ele no disse: Se vocs jejuarem, mas disse: Quando jejuarem (Mateus 6.16). No existe desculpa para negligenciarmos a prtica do jejum e da orao. Se no bastasse a situao desesperadora do mundo, a Palavra de Deus continuamente nos conclama prtica do jejum e da orao. Por essa razo, faremos 40 dias de jejum e orao em nossa igreja. Todos esto convocados para essa consagrao. Quando Israel vivia um dos seus tempos mais difceis na histria, Deus conclamou todo o povo, sem exceo, com essas palavras: Toquem a trombeta em Sio, decretem jejum santo, convoquem uma assembleia sagrada. Renam o povo, consagrem a assembleia; ajuntem os ancios, renam as crianas, mesmo as que mamam no peito. At os recm-casados devem deixar os seus aposentos. (Joel 2.15-16). Esse o momento de buscarmos a Deus at que Ele venha sobre ns. Ns vamos escolher 10 itens para tirarmos da nossa vida durante esses 40 dias. Vamos tomar a atitude de Daniel como referencial. A Bblia nos mostra que, quando estava debaixo de muita presso na Babilnia, Daniel decidiu eliminar vrios itens da sua alimentao diria (Daniel 1.8-15). Vamos seguir essa mesma inspirao. Vamos escrever em um papel os 10 itens que eliminaremos da nossa vida durante estes 40 dias. E, durante este tempo, vamos nos consagrar ao Senhor e clamar por uma visitao do alto, por um novo derramar do Esprito Santo, por um avivamento na nossa nao. Que faamos das palavras do profeta Isaas, as nossas prprias palavras lanadas a Deus: Ah, se rompesses os cus e descesses! (Isaas 64.1) Maranatha! Vem Senhor Jesus!

Recorte aqui

Por que jejuar?


Jejuar signica morticar a carne, retirar o que prazeroso para o corpo e para a pessoa com o intuito de alcanar o trono de Deus. Jejuar torna a orao mais efetiva. Anote neste espao os dez itens que voc gosta muito, mas ir ofertar ao Senhor, entre os dias 22 de novembro e 31 dezembro, quando toda a igreja vai orar encerrando o propsito feito com o Senhor no Mineirinho.

10

GUSTAVO BESSA Informaes: Ligue para o Pr. Paulo Cezar: (31) 8793-0000.
Recorte aqui

Casados paRa sempRe

Ministrio Casados para Sempre ajuda casais a reatar e fortalecer os laos conjugais baseado na Palavra e amor de Cristo
Casar um sonho muito aguardado por aqueles que se amam. um dia especial, pois uma aliana ser rmada diante de Deus e de muitas testemunhas. As lgrimas dos pais, o sorriso dos amigos e o brilho nos olhos dos noivos demonstram a alegria presente nos coraes. Ao nal da cerimnia, quando os noivos vo receber os cumprimentos, tradicional a entrega de uma lembrana, como, por exemplo, o bem casado. Pense nesse doce. Ele simboliza o que acabou de acontecer no altar: duas pessoas foram unidas por amor e no amor de Cristo para permanecerem juntas em qualquer circunstncia. As duas partes do bem casado podem simbolizar o marido e a esposa. Se o doce fosse s os dois ou as duas massas sozinhas no seria to saboroso. O toque especial que faz do bem casado to bom o recheio. Para o casamento ser doce, agradvel e completo, o homem e a mulher precisam do recheio, ou melhor, de Jesus que une as partes em uma s. Entretanto, muitos casais tm feito escolhas que enfraquecem ou at mesmo quebram a aliana sagrada que zeram um com o outro. Com o objetivo de reatar os laos de amor e fortalec-los, nossa igreja, por meio do ministrio Casados para Sempre investe espiritualmente nos matrimnios para que a famlia, que um sonho do corao de Deus, no seja destruda. Os casais em alguns casos querem quebrar essa
12

Fotos: Jean Assis

aliana com a separao. Quando comeam a fazer o curso passam a entender a importncia da aliana que eles zeram com Deus no dia que subiram ao altar, explica Marques Baeta, responsvel pelo ministrio. Ao longo de trs meses e meio os casais participam de uma aula por semana e aprendem lies sobre diversos temas como aliana, perdo, intimidade, vida nanceira, o papel desempenhado pela esposa e esposo, a importncia de orarem juntos dentre outros assuntos. Ao todo so ministradas 14 aulas em grupos que acolhem at cinco casais. H pessoas que procuram o curso para fortalecer o casamento e outros como a ltima esperana antes do trmino denitivo. Ns temos visto que h muitos casais que esto vivendo por viver. J perderam o respeito, no tm mais acordo, no perdoam e falam palavras muito speras um para o outro. Essas situaes vo criando uma parede entre o casal. arma Marques. E foi vivendo um quadro parecido com o que foi descrito por Marques Baeta que o casal Gebeth Gomes e Maria Cristina Lopes chegou at o curso. Morando juntos h quatro anos e com dois lhos eles viviam em conitos, eram amasiados e Gebeth no era convertido ao Senhor Jesus. O Casados para Sempre era a ltima tentativa para resolver os problemas matrimoniais. Eu buscava Jesus, mas meu marido no estava ao meu lado, nem na criao dos nossos lhos. O curso edicou a nossa vida e a nossa casa. Hoje ns conseguimos conversar e resolver tudo o que precisamos. Na minha casa no h nada que s do meu jeito ou s do jeito dele. primeiro do jeito que Deus quer e determina, depois ns fazemos a vontade Dele em obedincia, conta Maria Cristina. Deus fez uma obra no corao de Gebeth e no dia da lio sobre aliana entregou o corao para Jesus e compreendeu que a forma como estava se comportando no casamento no estava agradando ao Senhor. No dia do jantar de confraternizao, em outubro, surpreendeu a amada com o pedido de casamento. Por meio do curso entendi que a forma que estvamos vivendo, amasiados, no estava certa. Ento decidi pedi-la em casamento., compartilha. Sorridente, Maria Cristina disse sim! Estava esperando esse pedido h muito tempo. E como tudo no tempo de Deus, creio que a vontade Dele para a nossa vida e eu o aceito como meu esposo. O jantar um dos dois momentos preparados pelo Casados para Sempre para confraternizar os casais participantes com os lderes das turmas. O primeiro encontro acontece com 30 dias de curso. um tempo de quebrar o gelo, para os casais se conhecerem, levarem os lhos e ter um dia agradvel. O segundo, que o jantar, realizado prximo ao m do curso. uma noite exclusiva para os casais, com louvor, ministrao

da Palavra e testemunhos. uma oportunidade que os casais tm de reviver um tempo de outrora e manter o relacionamento saudvel., explica Marques. Em 14 semanas possvel ver diversos frutos na vida dos cnjuges. Inclusive h aqueles que impactados pelo curso escolhem permanecer no ministrio para trabalhar com outros casais. Os interessados em continuar recebem apoio e acompanhamento para o casamento, caso ainda precisem. Se ns percebermos que precisa de um acompanhamento maior, ns enviamos o casal para a casa pastoral. Eles sero acompanhados at a restaurao total do casamento., arma. Depois da restaurao completa, esses casais que desejam servir, frequentam as reunies do ministrio, so visitados em seus lares e, alm disso, participam da Clula e de um treinamento para ministrar o curso. importante lembrar que para integrar o ministrio os cnjuges devem ser convertidos a Jesus, estar no mnimo h dois anos na igreja e ter experincia em relacionamento a dois. As Clulas funcionam iguais ao curso. Um lder com cinco casais se encontram todas as teras para ouvir e compartilhar a Palavra. H um perodo de louvor, orao das mulheres e dos homens, depois um tempo de orao para os casais. Atualmente as Clulas esto estudando o livro Amor e Respeito do psiclogo Emerson Eggerichs. Ns somos uma famlia. Todos os nossos lhos se conhecem e convivem juntos. As pessoas so alegres, se abraam e nossas crianas brincam juntas. Estamos sempre em contato um com outro por e-mail e telefone. Tratamos de pessoas, cuidamos delas, ligamos e procuramos sempre estar em contato, conta Marques. A receita para que casamentos problemticos concluam o curso restaurados o ensino do que o matrimnio luz da Palavra de Deus. trazer novamente para a vida do casal o que une e os faz um: Jesus Cristo. O recheio principal para as pessoas serem bem casadas. KTIA BRITO Para saber mais informaes sobre o ministrio e curso Casados para Sempre entre em contato com a Central da Famlia (31) 3429-9400 ou com Marques Baeta (31) 8488-2764.

13

TesteMUnho

melhor obedecer que sacricar!


Foto: Reproduo Inrernet

Conra o testemunho de como a obedincia foi fundamental na vida sentimental da irm Alcione Gimenes

obedincia e conana em Deus so dois pilares para a construo de uma histria abenoada cujos frutos so de paz. Alcione Gimenes, 58 anos, sabe disso muito bem. Ao buscar viver uma nova etapa em sua vida, ela se deparou com situaes em que preferiu obedecer a sacricar, e hoje a voluntria do Ministrio Jornada da Aliana testemunha para a igreja as consequncias dessa obedincia em amor. Leia e seja edicado(a)! Durante seis anos, me relacionei com um homem e tivemos trs lhas. Sofri muito, pois, quando decidimos ocializar nossa unio, faltando trs dias para o nosso casamento ele desistiu de se casar - alegando que estvamos casando por causa da minha gravidez. E disse que assim que a beb nascesse casaramos, mas isso nunca aconteceu. Nosso envolvimento acabou e nos separamos sem motivos. Fiquei sozinha, cuidando das minhas lhas durante 20 anos e nunca tive namorado ou envolvimento com algum. Quando minhas lhas se formaram e casaram quei muito s. Certo dia do ano de 1992, assisti a um culto ao vivo na TV e pedi a uma vizinha que era crist para me levar igreja. Ns fomos e quando zeram o apelo, ainda sem entender, me levantei e fui at ao altar em prantos me entregar a Jesus. Foi uma experincia linda! Mas eu tinha uma amargura na alma, vivia com medo de tudo e muito sozinha. Ento, entendi que precisava orar e abrir meu corao para uma nova vida sentimental. Durante algum tempo, conheci e procurei relacionamento com homens cristos, mas nenhum relacionamento deu certo. Fiquei desapontada, pois parecia que meu sonho de se casar seria apenas um sonho mesmo. Uma amiga me apresentou um amigo dela, mas este no era evanglico e, apesar de gostar dele, abri mo. Seria jugo desigual. Mais tarde, conheci um homem de Santa Catarina, que se apaixonou por mim. Tinha boas intenes, quis compromisso srio e sexo s depois do casamento. Orvamos todos os dias juntos pelo telefone. Pensava: Encontrei meu prncipe. Mas ele queria que o casamento fosse realizado na cidade dele, pois

sua me, j velha, no poderia vir para Belo Horizonte. Aceitei e z at uma festinha de despedida com os irmos da nossa igreja. Mas quando encontrei com o Pr. Mrcio Valado, contei a ele que iria me casar e morar no Sul. Ele logo coou a cabea e me disse: Eu no caso ningum sem ter o Curso de Noivos e me aconselhou a viajar apenas para conhecer a famlia do meu noivo, mas voltar para fazer o curso. Viajei para Santa Catarina e durante a viagem reeti sobre o gesto do pastor e seu cuidado com minha vida. Chegando cidade de Lages, falei para meu noivo que no amos nos casar na data marcada, mas eu iria apenas conhecer a famlia dele voltar para fazer o Curso de Noivos que seria o alicerce para a vida a dois. Fiquei apenas uma semana, e senti muita frieza por parte dele, embora ele tivesse concordado em fazer o curso pela internet. Mas quando voltei para BH, no outro dia, ele terminou comigo, alegando que no daria certo, pois, em vez de obedecer ao meu futuro marido estava obedecendo ao meu pastor. Chorei muito e clamei por ajuda do Senhor. Os pastores me ligavam sempre e me ajudaram em orao. Coloquei Deus em primeiro lugar e escolhi obedecer. Deus me surpreendeu! Pouco tempo depois, conheci o Jorge. O convidei para conhecer meu pai, ele foi e pediu a minha mo em namoro. Sob a superviso do Pr. Valdir, em abril deste ano no dia do meu aniversrio, camos noivos. Em junho, zemos Curso de Noivos e nesse sbado (10/11), nos casamos. A cada dia que passa, co mais apaixonada por Jesus, porque sem Ele, eu nada seria. Ele o verdadeiro milagre da minha vida. Era uma mulher sofrida, cheia de cicatrizes devido a um grave acidente, achei que ningum me aceitaria. Mas Deus caprichou, me trazendo o Jorge do jeitinho que sonhava. A obedincia o segredo! Por m, deixo um versculo que resume bem o que estou vivendo: E o meu Deus, segundo suas riqueza em Glria, h de suprir, em Cristo Jesus cada uma de vossas necessidades. (Filipenses 4.19)

ALCIONE GIMENES KHN / Adaptao: Stephanie Zanandrais

Envie um e-mail para Alcione e saiba mais detalhes desse testemunho: gimenes_bh@hotmail.com. Permita ser aconselhado tambm, ligue para o Pr. Marcelo Evangelista (31) 8402-9744.

14

COMPORTAMENTO

Fui enganado!
Essa a queixa de muitos casais que vm ao aconselhamento. Dizem que, aps a cerimnia do casamento, o cnjuge mudou e que se sentem enganados pelo que o outro prometia e representava ser durante o namoro. O que ocorre, na verdade, que a primeira fase do relacionamento conjugal est acabando. Todo relacionamento dinmico e passa por um processo de desenvolvimento. Ao contrrio da ideia que muitas vezes passada nas cerimnias civis, o casamento no algo esttico em que se entra e nada mais preciso fazer o santo estado do matrimnio, como armam os juzes de paz. O dinamismo de um casamento pode ser comparado ao processo de crescimento de um organismo vivo, que passa por vrias etapas infncia, adolescncia, juventude e maturidade. A passagem de uma etapa a outra nesse processo sempre um perodo de desorganizao e reorganizao, pois se abre mo de algo que se domina para adentrar em um campo de que no se tem nenhum domnio a etapa seguinte. A primeira etapa no relacionamento conjugal o romantismo. Ela se inicia quando duas pessoas se conhecem e se apaixonam. Este sentimento misterioso e inexplicvel (pois ningum sabe exatamente por que se apaixona por uma pessoa especca e no pelas outras tantas disponveis) leva a um perodo de muitos sonhos e iluses. Acredita-se que se encontrou algum que o far feliz e, anal, no isso que sempre buscamos? Nesta busca do sonho de ser feliz h muitas promessas irrealizveis, tais como: Eu te darei o cu, meu bem, e o meu amor tambm! Mesmo sendo irrealizveis, os apaixonados do crdito a elas. Acreditam que jamais tero desentendimentos ou, se os tiverem, tudo ser facilmente superado pela paixo. Tambm h uma idealizao do outro e de suas virtudes, chegando-se a inventar certos aspectos da personalidade dele que no existem. E no h argumentao com quem est apaixonado. Se voc disser a uma jovem para tomar cuidado com certo rapaz porque j a quinta vez que ele sai da penitenciria por trco de drogas, ela alegar que o mundo no o entende, mas que quando eles se casarem, tudo vai mudar. Esta idealizao tem, no fundo, uma motivao egosta, pois anal eu mereo o melhor e quanto mais destacar as virtudes da pessoa que escolhi ainda que algumas delas no existam mais estarei valorizando a mim mesmo nesse processo de escolha. Como a idealizao mtua, desenvolve-se entre o casal o que chamamos de uma relao simbitica, ou seja, quanto mais um enaltece o outro, mais o outro retribui com enaltecimentos. Por exemplo, um arma: Querido, como voc atencioso; o outro ento diz: Ah, isso no nada se comparado ao seu jeito carinhoso! Gastam-se horas conversando sobre assuntos triviais, pois na verdade o que importa no o contedo das conversas, e sim o fato de estar junto com a pessoa pela qual se est apaixonado. Nossa sociedade supervaloriza o romantismo e, por isso, muitas pessoas acreditam que no momento em que ele no estiver mais presente no valer mais a pena permanecer juntos. Entendem que acabou o amor, quando na realidade o que acabou foi a paixo estruturada sobre um romantismo de sonhos e iluses. Apenas o primeiro passo foi dado no caminho da descoberta do verdadeiro amor, pois este jamais acaba (1Co 13.8).

ULTIMATO

Foto: Reproduo Inrernet

Ligue e aprenda mais sobre esse tema com o Pr. Srgio Ricardo (31) 8489-2707.

15

PARA REFLETIR

ALEGRIA MUITO MAIS QUE SENTIMENTO


poeta ingls William Shakespeare disse que a alegria evita mil males e prolonga a vida. Mas o que este ingrediente da vida to poderoso? Para muitas pessoas a alegria apenas um sentimento, condicionado s circunstncias da vida e ao nosso bem-estar social. Na perspectiva da f crist algo muito maior que isto. A alegria um fruto do esprito, portanto, uma ao divina em ns! O povo de Deus alegre por denio. O cristo algum que foi encontrado, aquele que feliz e recuperou a sua posio como lho. Para os cristos a alegria no s uma opo de vida. uma ordem de Deus ao seu povo; um bom testemunho; prevangelizao e coerncia. Os cristos que conhecem a alegria do Senhor descobrem que com ela vem muito divertimento, mas a alegria uma coisa e divertimento outra. Em contraste, o apstolo Paulo na priso no teve divertimento, contudo teve muita alegria. Voc pode ter alegria sem divertimento, assim como pode ter divertimento sem alegria. No h nenhuma correlao imprescindvel entre as duas coisas. Alegria aparece cinco vezes na Bblia, como em Filipenses 1.4 e o verbo Regozijai-vos 11 vezes, a exemplo de Filipenses 1.18. Isso tem todo sentido, indica diretamente de onde vinha a satisfao de Paulo. A nota dominante que Filipenses a mais alegre carta do Novo Testamento. A alegria indispensvel vida. Deus criou a alegria, portanto, o Inimigo da nossa vida tentar nos rouba-la a todo custo, por meio de fatos, acontecimentos e pessoas. Precisamos entender que a alegria um presente fundamental de Deus para ns neste mundo to desaador. Alegria algo muito maior do que nossos sentimentos e emoes. Mandamentos da alegria esto espalhados por toda Escritura Sagrada: nos livros da lei (Dt 16.11); nos Salmos (Sl 32.11); nos profetas (Zc 9.9); nos evangelhos (Lc 10.20); nas epstolas (Fp 4.4) e no Apocalipse (Ap 19.7). A alegria tambm fruto do Esprito (Gl 5.22) e consequncia do perdo e da salvao (Lc 10.20); promessa a ser totalmente contemplada no futuro (Hb 11.3940) e combustvel e celebrao da misso (Sl 126.6 e Lc 15.7). Portanto, creia que Deus trouxe a alegria para voc. Ela sua, no abra mo dela diante de sentimentos mesquinhos. Certamente, algumas vezes, quando voc estiver atravessando um tempo difcil, ter de ser uma alegria disciplinada, baseada em promessas e em exerccios de f. A despeito de ser - por natureza - feliz, cabe ao cristo desenvolver essa alegria. Isso pode ser feito por meio do exerccio de um esprito grato (aqueles que julgam que a vida lhes deve alguma coisa so incapazes de ser felizes), pela lembrana constante das promessas do Senhor; pelo encontro amoroso com os irmos e irms; pela contemplao da criao; pela memria de Cristo
16

e de sua beleza; pela comunho diria com Deus por meio da orao e da leitura bblica; pela vivncia do discipulado cristo e pelo enchimento do esprito. Por causa do pecado, da depravao humana, da ordem poltica e social injusta, da incredulidade, da atuao satnica, do orgulho humano, da fome e da misria, das vicissitudes naturais da vida, da enfermidade, da morte e da rejeio do evangelho, nem todo tempo tempo de alegria. A Bblia ressalta esta verdade: H tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de saltar de alegria. (Ec 3.4) Alm disso, somos seres incompletos, ambguos e divididos. Um dos efeitos da queda que nossas emoes nem sempre acompanham nossas certezas. A variao de humor que no dominamos continua como nossa companheira at o nal da vida. A plenitude da alegria no para agora. A garantia de bemestar permanente no uma promessa crist. E no se esquea: a nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeas, do que nos nossos bolsos. (Arthur Schopenhauer). Portanto, alegre-se. Pense bem nisso! Carlito Paes

Foto: Jeam Assis

RELACIONAMENTO

Pai, me: seu lho cresceu!


Atendo toda semana muitos adolescentes e, nessas conversas, ouo seus dilemas, suas crises, erros e sempre me deparo com srios problemas com os quais cada um vive. Apesar de seus erros e das diculdades que alguns enfrentam por causa da idade, tenho percebido que, atualmente, muitos deles sofrem com um dilema familiar: pais que lidam com seus lhos adolescentes como se estes ainda fossem crianas. O problema vai alm das reclamaes dos lhos adolescentes, tais como: Eu no sou mais criana. O resultado desse dilema que muitos pais acabam tratando e educando seus lhos como eternas crianas. Querem que seus lhos sejam seus eternos bebs. A consequncia disto so conitos dentro de casa e a m formao de um futuro adulto. Sinceramente, sei que para os pais muito difcil perceber e aceitar essa mudana de fase, mas ela existe. Aos pais que no querem continuar cometendo o mesmo erro, gostaria de deixar duas dicas importantes. A primeira: H tempo para todas as coisas. (Ec 1.1); e a segunda: Pais, no irritem seus lhos; antes criem-nos segundo a instruo e conselho do Senhor. (Ef 6.4) Portanto, cabe aos pais educar seus lhos, alegrar-se e ter um bom convvio com eles, enquanto esto vivendo uma Participe da fase maravilhosa da vida que Escola de P ais de a adolescncia, tendo a plena Adolescente s Palestrante conscincia de que os mesmos no : Rodrigues (S Dra. Stany devem ser tratados como crianas exloga Cri st). Dia: 17/11. e nem como adultos, mas como H o r rio: 20h. adolescentes que so. Local: Salo dos Diconos. BRUNO BACELAR
Foto: Reproduo Inrernet

Converse sobre esse assunto com o Pr. Bruno Bacelar. Ligue: (31) 8402-6457 ou acesse o blog: www.nopapocabeca.com

17

LAGOINHA EM ClULAS

Semana livre

ESTUdO dE Clula Adulto

A Crise dA F
H duas semanas, estudamos sobre as atitudes e reaes dos espias quando foram espiar a Terra Prometida, como o relatrio dos 10 espias desonrou o Senhor. Em Nmeros 14.36, lemos que no acreditaram na Palavra de Deus e foram feridos com praga. Eles morreram porque induziram o povo de Deus a incredulidade. Devemos ter cuidado para no conduzirmos as pessoas ao desnimo com nossas palavras. Devemos antes, ser como Josu e Calebe que tiveram uma palavra de f. Compartilhar: Voc sempre procura ter palavras que instigam f nas pessoas mesmo quando elas esto muito pessimistas ou acaba concordando e gerando mais desnimo? Quais pessoas mais lhe inspiram f? Calebe entrou em Cana, derrotou os anaquins e tomou posse da terra. Em Josu 15.14, lemos que Calebe viu os gigantes, mas no os temeu. Devemos ter esse tipo de atitude diante das diculdades que enfrentamos. Por terem falhado na f, os lhos de Israel permaneceram no deserto. Para que entrassem em Cana precisavam ter duas atitudes somente: f e dependncia. Vejamos os motivos por que os lhos de Israel foram derrotados no deserto. 1. Olharam para si mesmos Nm 13.31 Quem havia dito ao povo que eles teriam de vencer o inimigo pela prpria fora? Quando lutamos, revestimonos da fora do Senhor e assim sempre vencemos. Compartilhar: Qual sua primeira reao diante das grandes diculdades que surgem de repente? 2. Duvidaram da delidade de Deus Nm 13.32 Quantas so as armaes da Palavra de Deus a respeito de fora, vitria e conquista para ns, mas muitos insistem em olhar para o problema e no para Deus, duvidando de sua delidade. Todo aquele que anda na carne introspectivo, olha demais para si mesmo. Se voc agir assim, certamente, cair em autopiedade ou autocondenao. Essas so expresses de incredulidade. Compartilhar: Fale sobre uma experincia em que voc escolheu crer na Palavra de Deus e no olhar as circunstncias. 3. Confessaram a derrota A terceira atitude desastrosa dos espias foi a consso antecipada da derrota. A Bblia arma que na nossa lngua est o poder da vida e o poder da morte. O que falamos o que possumos. Palavras faladas so sementes plantadas e palavras repetidas so sementes regadas. Os espias confessaram que o povo da terra era mais forte que o povo de Deus, por isso jamais conquistariam a terra. E o que pior, revelaram uma autoimagem negativa, ao se compararem a gafanhotos. Devemos aprender a confessar somente aquilo que Deus diz que somos. Qualquer consso fora da Palavra, certamente gera a morte. Compartilhar: Como tem sido sua consso de vitria ou de derrota? Concluso: No h nada mais triste do que se libertar do Egito e viver uma vida miservel no deserto. Muitos, de fato, saram do Egito, mas nunca provaram da abundncia de Deus que est em Cana. Que Deus lhe conduza para a vida que ele preparou para voc.

Saiba oNde teM UMa ClUla Perto da SUa caSa. LiGUe Para a CaSa de ClUlaS: (31) 3429-1350. CadastRO: (31) 3429-1357/1359 / CLULas InFantis: (31) 3429-1363 / ImpactO Vida: (31) 3429-1355 / CentRO de FORmaO CRist: (31) 3429-1356.

18

Dia do Amigo na Clula Plenitude


E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. (Efsios 3.19)

ESTUdO dE Clula paRa CRianas

Projeto Bblia
Ol, crianada! Agora vamos comear uma aventura fantstica, a melhor de todas que j vivemos. Que tal um passeio pela Bblia? Isso mesmo, o livro mais completo e perfeito que pode existir, a Palavra de Deus. Vamos nessa!
Quebra-gelo: Quem sou eu? Aproveite esse momento para despertar a curiosidade das crianas e captar o que elas sabem sobre a Bblia. Material: - Uma caixa de sabo em p vazia. - Papel preto, uma tira de papel laminado. - Caneta ou lpis, cola e tesoura. Montagem de caixa: Veja na pgina 85 do nosso livro de estudo. como montar uma caixa e na pgina 86 como desenvolver a dinmica. Versculo chave: Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Esprito Santo. (2 Pedro 1.21)

Fotos: Arquivo ministrio

A Clula Plenitude, no bairro Itaipu Tirol, realizou no ms de outubro um Dia do Amigo bem diferente. Vidas se renderam aos ps do Senhor e claro, foi um dia marcado pela presena de Deus. Aproximadamente, 30 pessoas participaram incluindo as crianas. Essa Clula tem sido marcada por grandes milagres feitos por Deus, tem sido um exemplo de amor ao prximo resgatando, restaurando e levando vidas para mais perto de Deus. Famlias tm se rendido ao Senhor, casamentos restaurados, vidas libertas de vcios, e tudo isso debaixo de muita dedicao, amor e orao. Se voc ainda no participa de uma Clula, vale a pena procurar uma bem perto da sua casa, queremos cuidar de voc! Ligue para os lderes da Clula Plenitude: Gilson: 8792-5940 e Talita (31) 3331-2338 / 8815-8430.

Participe do ltimo Liderana de 2012


Entre os dias 24 e 25 de novembro. Local: Stio do Elim. Incio: Sbado, 14h. Trmino: Domingo, 17h. Informaes: (31) 34299500.

Seja antrio de uma Clula!


Se voc mora no bairro Aparecida ou no Padre Eustquio, aproveite a oportunidade para abenoar vidas por meio da sua casa. Ligue: (31) 9993-1021 Cludia Mares.

NOVAS TUrMAS pArA O CFC, MATrICULE-SE!

Primeiros Passos Locais: Casa de Clulas, Central das Redes e antiga Fate. Horrios: Domingo, 8h. Local: Central das Redes. Horrio: Sbado, 8h.

Maturidade: Abriremos nova turma em breve. Fique atento!

Informaes: (31) 3429-1356 / 3429-1360 / 8497-0796 Janete Souza. E-mail: cfc@ lagoinha.com.

19

ACONTECE EM

Afeef Halasah O pastor Afeef Halasah nasceu no ano de 1959 em uma pequena aldeia da Jordnia. Halasah foi comunista por longos anos. Em 1976 se converteu ao Cristianismo numa pequena igreja evanglica. Com o ministrio apostolado, j fundou vrias igrejas na Jordnia e no mundo. Ele o fundador do projeto rabes para os rabes, AFTA, que visa a implantao de igrejas em todos os povos do mundo rabe. O objetivo do projeto que pastores rabes cuidem do prprio povo. Tendo em vista que mais fcil evangelizar quando se tem a mesma cultura e a mesma lngua nativa. A viso do AFTA mobilizar e capacitar os povos nativos para que faam a obra nas regies prximas.

RICA FERNANDES

ESTE O TEMA qUE SEr MINISTrAdO NA CONFErNCIA DESpErTA IgrEjA A SEr rEALIzAdA dUrANTE OS dIAS 22 A 25 dE NOVEMBrO Em sua 12 edio, a Conferncia Desperta Igreja recebe Diante do Trono, Fernanda Brum e Mariana Valado juntamente aos preletores Afeef Halasah e Gustavo Bessa. Neste ano, a atividade ser realizada durante os dias 22 a 25 de novembro em nossa igreja. Com o tema Desao global: voc tem uma misso!, a conferncia missionria procura falar a todos que tm um chamado especco. O evento edicar principalmente as pessoas que no conhecem o seu chamado ou que esto desanimados com o ministrio. Sero ministraes para levantar a igreja para a boa obra que Jesus nos chamou, diz uma das organizadoras do projeto, Maysa dos Reis. Alm de cultos e ministraes sobre o tema, a atividade ter teatro, apresentaes de dana, stands de trs agncias missionrias e uma editora no salo Esperana. Em todas as atividades realizadas nos ltimos anos, a Desperta Igreja recebe uma participao internacional. Neste ano, ser a presena do pastor Afeef Halasah.

A entRada GRatuita, poRtanto, apRoveite a opoRtunidade e paRticipe da confeRncia DespeRta IGReja apRendeR um pouco mais do chamado que Deus tem paRa sua vida!
PrOgrAMAO Quinta-feira (22/11) Horrio: 19h30. Local: Templo.

Sexta-feira (23/11) Horrio: 19h30. Local: Templo. Sbado (24/11) Horrio: 19h. Local: Templo. Domingo (25/11) Horrio: 10h. Local: Templo. Stands Local: Salo Esperana. Agncias Missionrias: - Portas Abertas; - Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono (CTMDT); - Editora Betnia.

Pra. Gisselda Mota.

Mais informaes:

(31) 3429-9500/ (31) 8793-7891

20

NOSSA IGREJA

Churrasco anual de confraternizao


O Ministrio Terceira Idade convida voc para um dia de muita alegria Local: Elim. Dia: 1/12. Valor: R$ 15,00. Adquira seu convite na Casa da Honra. Informaes: (31) 3429-0550 / 8489-2685 Pra. Regina Estrella.

Participe dos prximos encontros do GEDS


O Grupo Evanglico de Descasados (GEDS) convida voc para um jantar de comemorao por mais um aniversrio do ministrio, que ser realizado no dia 1/12. Os convites so limitados e sero vendidos at o dia 25/11. Reserve logo o seu, ligue para a Eliane! A prxima reunio do GEDS ser neste sbado (17/11), o ministrio prepara um encontro mais que especial para voc. Informe-se pelos telefones: (31) 3486-0410 / 8787-0410 Eliane. Ou envie um e-mail para: econdinho2@ig.com.br e geds. geds@hotmail.com.

Participe do Culto de Mulheres


Nesta quarta-feira (14/11), s 19h30, na Casa Rosada, Rua Beberibe, 133 So Cristvo / BH. Tema: Arrependimento ou remorso. Qual a diferena? Informaes: (31) 3429-1300 / 8489-2512 Pra. Ana Lcia.

Seja um ator do programa Impacto Vida

Novidade no Culto Enchendo a Bola


O participante que levar mais convidados para o Culto Enchendo a Bola, ser um forte candidato a ganhar uma camisa ocial de um time, doada por um Atleta de Cristo. Nesta semana, o Cear, jogador de futebol, estar encarregado de entregar o prmio. Alm de levar mais convidados, a pessoa que recitar trs versculos da Bblia ser o ganhador. Dia: Segunda-feira (12/11). Horrio: 19h. Local: Templo. Informaes: Ligue para o Pr. Roger (31) 8416-2399.

A Rede Super est selecionando voluntrios para serem atores As inscries sero feitas somente por email. O voluntrio que quizer participar deve enviar foto de rosto e corpo inteiro para o e-mail: impactovida@redesuper.com.br. Requisito: O candidato (a) deve ter disponibilidade nas sextas e sbados, nos perodos da tarde e da noite para participar das gravaes.

Nos ltimos 51 dias de 2012, evangelize!


Aprenda como falar de Jesus de forma prtica, faa o Curso de Evangelismo junto ao Ministrio Jesus no Corao da Cidade. O curso ser realizado entre os dias 29 e 30 de novembro, de 19h30 as 21h30, Rua Rio de Janeiro, 441 Centro / BH. Participe tambm do Evangelismo no Parque Municipal Toda tera e quinta, de 14h as 17h. A equipe do ministrio fala de Jesus para as pessoas e se rene para louvar e pregar a Palavra. Inscries e informaes: (31) 3270-8600 / 8793-7417 Pr. Eduardo Santos.
21

Reunio de Fogo
O Ministrio Gidees 24 horas diante do Senhor preparou um momento especial para toda a igreja. A reunio ser neste sbado (17/11), s 15h, no Salo gape. Participe! Informaes: (31) 3429-1406 / 8793-1574 Mrcia Soares.

Potrebbero piacerti anche