Sei sulla pagina 1di 3

Primeiro drone militar produzido no Brasil deve comear a voar em 2014

Aeronave produzida por empresas brasileiras, com recursos da Finep e apoio do Ministrio da Defesa. Foram investidos cerca 100 milhes de reais no projeto, que deve receber aporte de mais 300 milhes entre 2014 e 2016. O Falco, primeiro veculo areo no tripulado (Vant) para uso militar do Brasil, deve realizar seu primeiro voo de teste de qualificao j em 2014. A aeronave possui cerca de 800 quilos e desenvolvida para o uso das Foras Armadas do Brasil, em misses de reconhecimento, aquisio de alvos, apoio a direo de tiro, avaliao de danos e vigilncia terrestre e martima. O Vant, tambm conhecido como drone, possui autonomia de 16 horas e pode carregar cerca de 150 quilos de equipamentos. Produzida com fibra de carbono, a plataforma da aeronave pode transportar mais combustvel e equipamentos do que outros avies no tripulados da mesma categoria. A maior parte da estrutura do drone desenvolvida com tecnologia brasileira, como sistemas de navegao e controle, eletrnica de bordo e a plataforma do avio. J sensores e cmeras ainda precisam ser adquiridos de outros pases.

O primeiro prottipo do Falco j foi concludo e est em fase de adequao para voos experimentais. A aeronave foi desenvolvida pela Avibras e agora integra o portflio de produtos da Harpia, uma empresa formada pela sociedade entre Embraer Defesa e Segurana, que detm 51% das aes, Avibras e Ael Sistemas, subsidiria da israelense Elbit Systems.

De acordo com o coordenador do projeto na Avibras, Renato Bastos Tovar, o Falco est sendo adaptado para atender s exigncias apresentadas pelas Foras Armadas, divulgadas em julho no Dirio Oficial da Unio. A expectativa dos executores de que seja possvel firmar um contratopara desenvolver dois prottipos at 2016. Os prximos passos so exportar o drone para outros pases e adapt-lo para uso na rea urbana, o que ainda no permitido no Brasil. "O Falco est no mesmo nvel tecnolgico dos Vants similares estrangeiros. Em termos gerais, o Brasil est muito bem posicionado em nvel mundial em tecnologia aeronutica", explica o engenheiro aeronutico Flvio Araripe d'Oliveira, coordenador do projeto Vant no Departamento de Cincia e Tecnologia Aeroespacial do Instituto de Aeronutica e Espao (DCTA/IAE), que atua no projeto de desenvolvimento do sistema de controle de navegao do drone.

Sistema de navegao ensaiado no Vant Acau


O desenvolvimento do sistema de navegao do Falco utiliza como plataforma de ensaio outro drone nacional, o Acau. Com 150 quilos, ele comeou a ser desenvolvido na dcada de 1980, quando foram produzidos quatro prottipos. A pesquisa parou por falta de verba e foi retomada em 2005, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e apoio do Ministrio da Defesa. "J foram feitos 59 voos com sucesso. Atualmente, ele precisa de um piloto externo para pouso e decolagem. Estamos desenvolvendo um sistema para que estes procedimentos sejam automatizados", explica d'Oliveira.

Desde 2010, o Brasil possui drones israelenses, adquiridos pela Polcia Federal e Fora Area Brasileira (FAB). Os equipamentos auxiliam em operaes de proteo de fronteiras, grandes eventos, como a Copa das Confederaes, e outras aes de segurana e monitoramento. "Os fuzileiros navais tambm j esto usando um drone menor, fabricado por uma empresa brasileira. Outra companhia tem uma proposta para o Exrcito. Estes equipamentos so muito teis para dar apoio aos soldados", comenta d'Oliveira, que destaca a importncia destes projetos para independncia tecnolgica do Brasil.

Entraves da falta de regulamentao


A indstria brasileira de desenvolvimento de drones ainda formada por empresas de pequeno porte, que produzem equipamentos com at 25 quilos. Existem 12 fabricantes no pas, das

quais apenas uma considerada de grande porte, por desenvolver equipamentos maiores. Para a Associao Brasileira das Indstrias de Materiais de Defesa e Segurana (Abimde), o principal entrave para o mercado dos drones a falta de regulamentao do setor. Hoje no existe no Brasil uma norma que regule os padres de produo e de circulao area destes equipamentos. Esta situao gera insegurana na cadeia produtiva, diz o presidente do comit de Vants da Abimde, Antnio Castro. "Existem empresas que desenvolvem tecnologias equiparveis s de outros pases e tm capacidade de fornecer Vants para diversos setores, mas a falta de regulamentao ainda impede a comercializao adequada destes equipamentos." No Brasil, apenas trs drones civis j receberam certificados de autorizao de voo experimental da Agncia Nacional de Aviao Civil (Anac). Estas aeronaves podem circular apenas em reas pouco povoadas e no permitida operao visando lucro. Para solicitaes de uso comercial, a Anac informou que feita anlise individual de cada caso. Mesmo assim, os voos devem ocorrer em reas restritas, com data, horrio e itinerrio definidos, e longe do espao areo comum onde outros avies circulam. A regra vale para drones de todos os portes. De acordo com dados da FAB, de janeiro de 2012 a julho de 2013 foram feitas 90 solicitaes de uso do espao areo brasileiro por drones nacionais. Destes, 52 foram autorizados e oito continuam em anlise. No h informaes sobre o nmero total de drones que trafegam no espao areo brasileiro, mas representantes da indstria e dos rgos de segurana reconhecem que h equipamentos voando sem autorizao. Em nota oficial, a Anac informou que espera publicar uma regulamentao para o uso civil destas aeronaves at 2014. Uma normativa do Departamento de Controle do Espao Areo determina que elas s podem circular em uma rea chamada de espao areo segregado, onde no h circulao de qualquer outro tipo de aeronave. A FAB justifica esta deciso pela ausncia de um piloto a bordo e pela impossibilidade dos drones cumprirem uma srie de requisitos previstos nas legislaes aeronuticas, em especial, as relacionadas capacidade de detectar e evitar acidentes. Fonte: http://www.dw.de/primeiro-drone-militar-do-brasil-deve-come%C3%A7ar-a-voar-em2014/a-16994231

Potrebbero piacerti anche