Sei sulla pagina 1di 12

07

OPERADOR(A) I
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 40 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

LNGUA PORTUGUESA II Questes Pontos 1a5 2,0 6 a 10 4,0

NOES DE INFORMTICA Questes Pontos 11 a 15 1,5 16 a 20 2,5

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes Pontos 21 a 25 1,0 26 a 30 2,0 31 a 35 3,0 36 a 40 4,0

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

03

04

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por razes de segurana, o candidato no poder levar o Caderno de Questes. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados, no segundo dia til aps a realizao das provas, na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br) .

06

07 08

09

10

11 12

MARO / 2006

2
PROVA 07 - OPERADOR(A) I

LNGUA PORTUGUESA II
A INTERNET NO RINGUE Voc j discutiu relao por e-mail? No discuta. O correio eletrnico uma arma de destruio de massa (cerebral) em caso de conflito. Quer discutir? Quer quebrar o pau, dizer tudo o que sente, mandar ver, detonar a outra parte? Faa isso a ss, em ambiente fechado. [...] Brigar por e-mail muito perigoso. Existe pelo menos um par de boas razes para isso. A primeira que voc no est na frente da pessoa. Ela no humana a distncia, ela a soma de todos os defeitos. A segunda razo que voc mesmo tambm perde a dimenso de sua prpria humanidade. Pelo e-mail as emoes ficam no freezer e a cabea, no microondas. Ao vivo, um olhar ou um sorriso fazem toda a diferena. No e-mail todo mundo localiza risos, mas ningum descreve choro. Eu sei disso, porque cometi esse erro. Vrias vezes. Nunca mais cometerei, espero. [...] Um tiroteio de mensagens escritas tende catstrofe. Quando voc fala na cara, as palavras ficam no ar e na memria e uma hora acabam sumindo de ambos. Eu no me lembro de ter dito isso um bom argumento para esfriar as tenses. Palavras escritas ficam. Podem ser relidas muitas vezes. Ao vivo, voc agenta berros [...]. Responde no mesmo tom rasteiro. E segue em frente. Por e-mail, cada frase ofensiva tende a ser encarada como um desafio para que a outra parte escolha a arma mais poderosa destinada ao ponto mais fraco do adversrio. Essa resposta letal gera uma contra-resposta capaz de abalar os alicerces do edifcio, o que exigir uma contra-contra-resposta surpreendente e devastadora. Assim funciona o ser humano, seja com mensagens, seja com bombas nucleares. Ao vivo, um pode sentir a fraqueza do outro e eventualmente ter o nobre gesto de poupar aquelas trilhas de sofrimento e rancor. Ao vivo, o corao comanda. Por e-mail o crebro que d as cartas. [...] E tem o fator fermentao. Voc recebe um e-mail hostil. Passa horas interminveis imaginando qual ser a terrvel, destrutiva resposta que vai dar. Seu crebro ferve com os verbos contundentes e adjetivos cruis que sero usados no reply. A voc escreve, e reescreve, e reescreve de novo, e a cada nova verso seu texto est mais colrico, e horas se passam de refinamento blico do texto at que voc decida apertar o boto do Juzo Final, no caso o Enviar. Comeam ento as dolorosas horas de espera pela resposta sua artilharia pesada. uma angstia saber que voc agora o alvo, imaginar que armas sero usadas. E dependendo do estado de deteriorao das relaes, voc poder enlouquecer a ponto de imaginar a resposta que vai dar mensagem que ainda nem chegou.

50

55

por isso que eu aconselho, especialmente aos mais jovens: se for para mandar mensagens de amizade, se para elogiar, se para declarar amor, use e abuse dos meios digitais. E-mail, messenger, chat, scraps, o que aparecer. Mas se for para brigar, brigue pessoalmente. A no ser, claro, que voc queira que o rompimento seja definitivo. A s abrir uma nova mensagem e deixar o veneno seguir o cursor.
MARQUEZI, Dagomir, Revista Info Exame, jan. 2006. (adaptado)

1
Assinale a frase que sintetiza o contedo do texto. (A) melhor discutir a relao pessoalmente. (B) Brigar por e-mail pode estragar as relaes. (C) A funo do e-mail enviar mensagens boas. (D) Ao vivo, pode-se sentir a fraqueza do outro. (E) A raiva pode aumentar se a resposta for escrita.

10

15

2
O exame do vocabulrio utilizado pelo autor, no texto apresentado, indica que as relaes humanas podem ser entendidas como: (A) guerra. (B) jogo. (C) dana. (D) brincadeira. (E) distrao.

20

25

30

3
Ao vivo, o corao comanda. Por e-mail o crebro que d as cartas. (l. 33-34) Assinale a opo que reescreve adequadamente as oraes acima em um perodo composto por subordinao, mantendo a idia principal. (A) Ao vivo, o corao comanda quando, por e-mail, o crebro que d as cartas. (B) Caso, ao vivo, o corao comande, por e-mail, o crebro que d as cartas. (C) Ao vivo, o corao comanda no mesmo tempo em que, por e-mail, o crebro que d as cartas. (D) Se ao vivo o corao comandar, por e-mail o crebro que d as cartas. (E) Ao vivo, o corao comanda enquanto que, por e-mail, o crebro que d as cartas.

35

40

45

3
PROVA 07 - OPERADOR(A) I

4
A mesma relao entre os atos descritos pelo autor por meio das expresses resposta (l. 26) , contra-resposta (l. 27) e contra- contra- resposta (l. 28), apresentadas no texto, encontrada em: (A) envio, recebimento, arquivamento. (B) contratao, demisso, recontratao. (C) dito, rplica, trplica. (D) indicar, entrevistar, contratar. (E) murmurar, falar, gritar.

7
A no ser, claro, que voc queira que o rompimento seja definitivo. (l. 55-56) Assinale a opo que apresenta o conectivo que substitui a expresso em destaque, mantendo a mesma sintaxe e semntica. (A) A menos que (B) Embora (C) Por menos que (D) Posto que (E) Se bem que

5
Indique a opo que apresenta a parfrase que mantm o sentido do perodo Ao vivo, um pode sentir a fraqueza do outro e eventualmente ter o nobre gesto de poupar aquelas trilhas de sofrimento... (l. 31-33) (A) Pessoalmente, deve-se perceber o outro e fazer com que ele no tenha danos. (B) Diante das pessoas, a sensibilidade fica mais aguada, o que impede o sofrimento. (C) Frente a frente, percebe-se a vulnerabilidade do outro e pode-se evitar a sua dor. (D) Fora da internet, mais fcil ver o que outro sente e, s vezes, evitar que sofra. (E) Cara a cara, as pessoas ficam mais fracas e podem desviar o outro do infortnio.

8
Quando se substitui a expresso pelo menos um par de boas razes (l. 6-7) por pelo menos duas boas razes, a concordncia, conforme a norma culta, ser: (A) devem haver. (B) devem existir. (C) pode existir. (D) possvel que hajam. (E) provavelmente tm.

9
Um tiroteio de mensagens escritas tende catstrofe. (l. 16-17) A forma verbal que pode ser usada para substituir o verbo em destaque, mantendo a mesma regncia, : (A) causa. (B) provoca. (C) traz. (D) convida. (E) prenuncia.

6
Classifique as afirmaes abaixo, relacionadas com o segundo pargrafo do texto, como V (verdadeira) ou F (falsa). ( ) O pronome Ela (l. 8) se refere primeira razo. ( ) A palavra tambm (l. 10) indica que o estado de perda de humanidade j havia sido mencionado anteriormente. ( ) A expresso todo mundo (l. 13-14) se reporta s pessoas que usam e-mail. A classifio correta : (A) F F V. (B) F V V. (C) V F F. (D) V F V. (E) V V V.

10
Complete o perodo com a orao que apresenta o verbo conjugado de acordo com a norma culta. Fica mais difcil brigar, se voc... (A) (B) (C) (D) (E) ver a pessoa na sua frente. compor uma mensagem gentil. dar um sorriso amigavelmente. se dispor a pedir desculpas. crer no poder da amizade.

4
PROVA 07 - OPERADOR(A) I

NOES DE INFORMTICA
11
Considere a figura abaixo.

13
Considere a figura abaixo.

Sobre esta figura, que apresenta o Microsoft Excel 2000 (considerando instalao padro em portugus), correto afirmar que: (A) a planilha Plan1 contm trs pastas. (B) a tecla Caps Lock do teclado no est ativada. (C) a barra de ferramentas Formulrios est visvel. (D) o boto Desfazer da barra de ferramentas Formatao est visvel. (E) para navegar pelo documento, h quatro barras de rolagem.

A figura apresenta a caixa de dilogo Imprimir, que foi aberta quando um usurio do Microsoft Word 2000 (considerando instalao padro em portugus) selecionou o comando Imprimir do menu Arquivo. Para mover-se entre os itens de configurao disponveis na caixa de dilogo, o usurio escolheu o teclado. A(s) tecla(s) que dever utilizar (so): (A) Tab (B) Shift (C) Alt + Tab (D) Ctrl + Shift (E) Ctrl + Tab

14
O Microsoft Windows XP (considerando instalao padro em portugus) permite que um usurio compartilhe com outros usurios da rede alguns dos recursos pertencentes ao seu microcomputador. Qual dos recursos abaixo o Windows XP NO permite que um usurio compartilhe? (A) Disco rgido. (B) Impressora. (C) Lixeira. (D) Unidade de disquete. (E) Unidade de DVD.

12
O Windows XP (considerando instalao padro em portugus) possui uma srie de ferramentas e opes de configurao que permitem aos usurios personalizar o seu ambiente de trabalho e otimizar o seu uso. Sobre estas ferramentas, correto afirmar que: (A) Visualizar Eventos usada para consultar os eventos gravados pelo Windows e outros aplicativos. (B) Desfragmentador de Disco permite restaurar cpias de segurana de unidades de disco rgido que foram gravadas fragmentadas em vrios disquetes. (C) Limpeza de Disco utilizada para remover vrus do sistema operacional e de macros do Word e Excel. (D) Agenda Pessoal do Gerenciador de Tarefas pode ser configurada para enviar um alerta para o usurio, sempre que um compromisso do usurio estiver prestes a comear. (E) Teclado do Painel de Controle permite ao usurio desabilitar o mouse fazendo com que o microcomputador seja operado somente atravs do teclado.

15
Se em um documento em edio no Microsoft Word 2000 (considerando instalao padro em portugus) uma linha de um pargrafo estiver selecionada e o usurio pressionar o conjunto de teclas Ctrl + I, ser: (A) inserida uma nova linha em branco, logo aps a linha selecionada. (B) inserida a linha selecionada na rea de transferncia. (C) aplicado o efeito itlico linha selecionada. (D) criada uma quebra de linha logo acima da linha selecionada. (E) incrementado o espaamento entre linhas para a linha selecionada.

5
PROVA 07 - OPERADOR(A) I

16
Sobre o Microsoft Excel 2000 (considerando instalao padro em portugus), so feitas as afirmativas a seguir. I - O comando Salvar Como do menu Arquivo permite salvar um arquivo do Excel no formato CSV. II - Macros podem ser criadas para manipular informaes armazenadas nas planilhas. III - No Excel, o operador aritmtico + (adio) apresenta maior prioridade que o operador aritmtico * (multiplicao). Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s): (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III.

19
Quanto ao Microsoft Outlook 2000 (considerando instalao padro em portugus), so feitas as afirmativas a seguir. I - O Outlook permite que uma tarefa criada pelo usurio seja designada para um contato que est cadastrado no Outlook. II - Uma nota do Outlook pode permanecer ativa na rea de trabalho do usurio mesmo aps o fechamento do Outlook. III - O recurso spam do Outlook permite ao usurio classificar a prioridade das mensagens recebidas. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s): (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III.

17
A respeito do PowerPoint 2000 (considerando instalao padro em portugus), so feitas as afirmativas abaixo. I - Um boto de ao inserido em um slide pode ser utilizado para executar um programa como o Internet Explorer. II - Os modelos de estrutura disponveis no PowerPoint podem ser aplicados a uma apresentao, mesmo aps os slides j terem sido criados. III - O recurso transio de slides permite definir o intervalo de tempo que um slide fica exposto na tela do computador durante uma apresentao. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s): (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III.

20
A Intranet de uma determinada empresa acessada pelos seus funcionrios atravs de browsers instalados em seus computadores. O acesso feito digitando-se //intranet/ na barra de endereos do browser. Para que este acesso seja possvel, o computador que responde pelo endereo //intranet/ deve rodar um programa: (A) cliente HTTP. (B) cliente SMTP. (C) servidor IMAP. (D) servidor SMTP. (E) servidor HTTP.

18
Sobre o Microsoft Access 2000 (considerando instalao padro em portugus), INCORRETO afirmar que: (A) permite a criao de campos do tipo Memorando, Objeto OLE e Hyperlink. (B) permite a criao de um tipo de consulta chamado consulta excluso que exclui registros de uma tabela da base de dados. (C) os mdulos so grupos de tabelas que apresentam relacionamentos de integridade. (D) o tipo de dados AutoNumerao permite criar, nas tabelas, campos que no podem ser modificados e que armazenam, automaticamente, um nmero exclusivo para cada registro adicionado tabela. (E) quando um campo de uma tabela definido como chave primria, a propriedade Indexado do campo fica automaticamente definida com o valor Sim (Duplicao No Autorizada).

6
PROVA 07 - OPERADOR(A) I

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21
Operao tapa-buracos A operao tapa-buracos emergencial nas rodovias federais vai comear segunda-feira (...). O objetivo do governo fazer uma operao tapa-buracos em 26.400 quilmetros, com investimento previsto de 440 milhes de reais. (...)
O Globo. 06 jan 2006.

23
Quando uma empresa vende um mesmo produto em embalagens com quantidades diferentes, comum que o preo seja proporcionalmente menor nas embalagens com quantidades maiores. A empresa X vende pacotes de biscoitos de 200g por R$1,20. J os pacotes de 500g do mesmo biscoito so vendidos a R$2,75. A diferena, em reais, entre os preos pagos pelo consumidor, por quilo, nos dois casos de: (A) 0,05 (B) 0,25 (C) 0,50 (D) 0,75 (E) 0,90

De acordo com as informaes apresentadas no texto acima, o custo mdio por quilmetro, em reais, previsto na operao tapa-buracos do governo , aproximadamente, de: (A) 1.667,00 (B) 3.334,00 (C) 6.668,00 (D) 12.334,00 (E) 16.667,00

24
Uma seringa de forma cilndrica tem 8cm de comprimento e 1,6cm de dimetro. A quantidade, em mililitros, de remdio lquido que essa seringa contm quando cheia at 50% de sua capacidade , aproximadamente, de: (A) 2 (B) 4 (C) 8 (D) 12 (E) 16

22
Um engenheiro, ao projetar uma rampa de acesso a uma garagem no subsolo, considerou duas hipteses, como mostram os esquemas abaixo.

25
I

30 A 2

No centro de uma pequena cidade h uma igreja, uma escola, um hospital e a sede da prefeitura. Situando-se a igreja na origem de um plano cartesiano, a prefeitura fica no ponto P(5; 12), como representado na figura abaixo.

II

P 12 Prefeitura

Escola H Hospital

No esquema I, a rampa tem uma inclinao de 30 e a distncia AB corresponde metade da distncia AC do esquema II. Se, nas duas hipteses, a altura h da rampa a mesma, o valor da tangente do ngulo : (A)

-5

0 Igreja

3 6 3 4
3 2

(B)

3 5 3 3

(C)

(D)

(E)

Se cada unidade do grfico corresponde a 100 m, a distncia, em metros, entre a igreja e a prefeitura de: (A) 500 (B) 700 (C) 1.200 (D) 1.300 (E) 1.700

7
PROVA 07 - OPERADOR(A) I

26

31
O bafmetro, utilizado para testar o teor de etanol no hlito de motoristas suspeitos de embriaguez, emprega a reao qumica abaixo.
CH3CH2OH + Na2Cr2O7 + H2SO4 CH3COOH + Cr2(SO4)3 + Na2SO4 + H2O

30

Um bloco de 10kg de massa est sendo puxado sobre uma superfcie horizontal, sem atrito, por uma corda ideal que exerce uma fora de intensidade F e faz um ngulo de 30o com a horizontal. Supondo g = 9,8m/s2, qual o valor de F, em newtons, para o qual o bloco est na iminncia de se levantar do solo? (A) 196 (B) 170 (C) 98 (D) 85 (E) 49

A respeito dessa reao, correto afirmar que: (A) o etanol o agente oxidante. (B) o nmero de oxidao mdio do carbono no etanol zero. (C) o H2SO4 o catalisador da reao. (D) a soma de seus coeficientes mnimos 31. (E) trata-se de uma reao de auto-oxirreduo.

32
Um laboratorista deseja preparar 500mL de soluo 0,1 mol/L de H2SO4. Para isso, ele dispe de cido sulfrico concentrado, cujo teor de 98% em massa e cuja densidade 1,84g/cm3. O volume de cido sulfrico concentrado, em mL, a ser gasto nessa preparao aproximadamente: (Dado: massa molar do H2SO4 = 98g/mol) (A) 1,3 (B) 2,7 (C) 4,9 (D) 5,4 (E) 9,8

27
Na cidade do Rio de Janeiro, um bloco de madeira flutua na gua com 70% do seu volume submerso. Qual a massa especfica dessa madeira, em kg/m3? (A) 300 (B) 700 (C) 1 000 (D) 1 400 (E) 2 000

33
A reao de neutralizao entre um cido fraco H2A e uma base fraca C(OH)3, onde A e C representam, respectivamente, um nion e um ction qualquer, dada por:
3 H2A + 2 C(OH) 3 C2A3 + 6 H2O

28

O coeficiente de dilatao trmica linear do ferro 1,2.10 por grau Celsius. Uma chapa quadrada de ferro tem, a 20oC, lado igual a 100,0mm e apresenta um orifcio circular, no seu centro, de rea 100,0mm2. Qual ser a rea do orifcio, em mm2, a 270oC? (A) 99,4 (B) 99,7 (C) 100,0 (D) 100,3 (E) 100,6

DH = X kcal

O valor da entalpia de neutralizao para essa reao, em kcal, : (A) X (B) X/3 (C) X/6 (D) + X/3 (E) + X/6

34 29
3 3

Considere as seguintes substncias:


CH2 (I)
3

CH2

HC

CH (IV)

(II)

(III)

Quantos ohms vale a resistncia equivalente, no trecho indicado acima? (A) 9,0 (B) 7,5 (C) 6,0 (D) 4,5 (E) 4,0

30
Larga-se uma bola de massa 50,0g de uma altura de 10,0m. Supondo g = 9,8m/s2 e a resistncia do ar desprezvel, com que velocidade, em m/s, ela chegar ao solo? (A) 3,5 (B) 7,0 (C) 14,0 (D) 70,0 (E)196,0

A respeito de suas cadeias carbnicas e de suas propriedades, correto afirmar que: (A) todas as quatro espcies so planas. (B) as ligaes entre os carbonos nas espcies II e IV tm o mesmo comprimento. (C) a ordem crescente das entalpias padro de formao das espcies I, II e III dada por I < II < III. (D) a entalpia padro de formao de IV corresponde a trs vezes o valor da entalpia padro de formao de II. (E) o calor de combusto das espcies I, II e III o mesmo.

8
PROVA 07 - OPERADOR(A) I

35
Considere as seguintes espcies orgnicas:
NH2 OH SH

39
Uma bomba integra um conjunto que manobra o escoamento de produtos entre 16 tanques nivelados, dentre os quais 3 podem somente ser esvaziados, 5 podem somente ser enchidos e os demais podem ser esvaziados e/ou enchidos. O nmero de possibilidades de manobra entre dois tanques distintos de: (A) 127 (B) 135 (C) 143 (D) 151 (E) 256

(I)

(II)

(III)

A ordem crescente de acidez dessas espcies dada por: (A) I < II < III (B) I < III < II (C) II < III < I (D) III < I < II (E) III < II < I

36
Um tanque cilndrico com 12m de altura tem capacidade de armazenamento de 200 m3 de leo. O nvel de leo em uma determinada situao foi medido em 30cm de altura. Calculase que o volume de leo nesta condio, em litros, seja de: (A) 5 (B) 50 (C) 500 (D) 5000 (E) 50000

40
Uma liga de cobre e estanho denominada: (A) lato. (B) monel. (C) bronze. (D) inconel. (E) hastelloys.

37
Para a utilizao em determinados clculos tcnicos, a unidade da presso medida em um manmetro, em psi, precisa ser substituda pela grandeza de fora e rea. Sem converter o resultado da medio, a grandeza equivalente a psi : (A) lbf/pol2 (B) lbf/p2 (C) kgf/cm2 (D) N/mm2 (E) N/m2

38
A escala do termmetro de um equipamento mede a faixa de 68 a 176F. Para converter os valores deste termmetro para C, precisa-se construir uma escala alternativa abrangendo a mesma faixa de medio. Os valores inicial e final desta escala so, respectivamente, iguais a: (A) 18 e 76 (B) 20 e 80 (C) 34 e 88 (D) 36 e 136 (E) 40 e 160

9
PROVA 07 - OPERADOR(A) I

1
Com massas atmicas referidas ao istopo 12 do carbono
HLIO

CLASSIFICAO PERIDICA DOS ELEMENTOS


18
VIIIA
2

IA

HIDROGNIO

1
IIIA
5 6 8
FLOR NITROGNIO OXIGNIO BORO CARBONO

H
IVA
7

2
VA VIA
9

13 14 16
VIIA

15

17

He
4,0026 10
NENIO

1,0079

IIA

LTIO

BERLIO

Li B N
14,007 15
ENXOFRE

Be C O
15,999 16 12,011 14
SILCIO FSFORO

F
18,998 17
CLORO

Ne
20,180 18
ARGNIO

6,941(2) 13

9,0122

10,811(5)

11
ALUMNIO

12

SDIO

22,990

MAGNSIO

3
VB VIII
27 29 32
ARSNIO GLIO ZINCO COBRE GERMNIO NQUEL

Na Al Si
28,086 33 30,974 26,982 31

Mg P As
74,922 51 50
ANTIMNIO

3
VIB VIII
28 30

4
VIIB IB IIB
25 26
FERRO COBALTO MANGANS

5
VIII
23 24
CRMIO

9 10 12 11

S
32,066(6)

Cl
35,453

Ar
39,948

24,305

IIIB

IVB

19

20

21

22

34
SELNIO

35
BROMO

36
CRIPTNIO

CLCIO

TITNIO

POTSSIO

ESCNDIO

VANDIO

4
51,996 55,845(2) 58,933 65,39(2) 48 49
NDIO ESTANHO

K V Mn Ni Zn
69,723 72,61(2) 58,693 63,546(3) 47
PRATA CDMIO

Ca Cr Fe Cu Ag Cd In
114,82 81
TLIO

Sc Co Ga Sn
118,71 82
CHUMBO

Ti
54,938 43 44
RDIO PALDIO

Ge

Se
78,96(3) 52
TELRIO

Br
79,904 53
IODO

Kr
83,80 54
XENNIO

39,098 41
TECNCIO RUTNIO

40,078(4) 42 45 46

44,956

47,867

50,942

37

38

39

40

RUBDIO

ESTRNCIO

ZIRCNIO

85,468 101,07(2) 102,91 77


IRDIO PLATINA MERCRIO

87,62 95,94 98,906 106,42 107,87 79 80


OURO

MOLIBDNIO

Rb
Mo Tc Ru
112,41 76
SMIO

Sr Rh
78 73 74
RNIO

Y
75
TUNGSTNIO

Zr Ta W Ir
192,22 195,08(3) 110
UNUNNIO UNNBIO

NIBIO

TRIO

Nb Re Au
196,97 111 112 200,59(2) 186,21 107
BHRIO HASSIO MEITNRIO UNUNILIO

Pd Pt Hg Uub Uun Uuu Tl


204,38

Sb
121,76 83
BISMUTO

Te
127,60(3) 84
POLNIO

I
126,90 85
ASTATO

Xe
131,29(2) 86
RADNIO

88,906

91,224(2)

92,906

55

56

57 a 71

72

CSIO

BRIO

HFNIO

132,91 183,84 106 108 109 190,23(3) 105


SEABRGIO

137,33

La-Lu Sg Bh Hs Mt

TNTALO

Cs Os

Ba

Hf

Pb
207,2

Bi
208,98

Po
209,98

At
209,99

Rn
222,02

178,49(2)

180,95

87

88

FRNCIO

Srie dos Lantandios


58 61
SAMRIO EURPIO

RUTHERFRDIO

223,02

226,03

Ac-Lr

DBNIO

RDIO

Fr

Ra

89 a 103

104

Rf

Db

261

262

CRIO

TRBIO

HLMIO

ITRBIO

LANTNIO

NEODMIO

PROMCIO

PRASEODMIO

138,91 140,91 144,24(3) 150,36(3) 146,92

140,12

151,96

GADOLNIO

DISPRSIO

LUTCIO

RBIO

TLIO

Nmero Atmico

57 59 60 62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

La

Ce Pr Pm Sm

Nd

Eu

Gd
157,25(3)

Tb
158,93

Dy
162,50(3)

Ho
164,93

Er
167,26(3)

Tm
168,93

Yb
173,04(3)

Lu
174,97

Smbolo
90
URNIO NETNIO PROTACTNIO

Srie dos Actindios


91 92 93 94
PLUTNIO

89

95
CRIO AMERCIO

96

97
BERQULIO

98
CALIFRNIO

99
FRMIO EINSTINIO

100

101
NOBLIO MENDELVIO

102

103
LAURNCIO

NOME DO ELEMENTO

ACTNIO

TRIO

Massa Atmica

7
231,04 238,03

Ac Pa U

Th

Np
237,05

Pu
239,05

Am
241,06

Cm
244,06

Bk
249,08

Cf
252,08

Es
252,08

Fm
257,10

Md
258,10

No
259,10

Lr
262,11

227,03

232,04

Massa atmica relativa. A incerteza no ltimo dgito 1, exceto quando indicado entre parnteses.

12
PROVA 07 - OPERADOR(A) I

Potrebbero piacerti anche