Sei sulla pagina 1di 45

ComissodeEducaoeCincia

RELATRIO
DeputadaHelenaLopesdaCosta

ENSINOESPECIAL

XLegislatura Maio2009/PalcioS.Bento

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

ndice

IINTRODUO................................................................................................................................3

IIENQUADRAMENTO...................................................................................................................... 5

2.1.

EVOLUODOENSINOESPECIAL................................................................................... 5

2.2.

ENQUADRAMENTOLEGAL............................................................................................ 10

2.3.

DECRETOLEI3/2008,DE7DEJANEIRO........................................................................ 16

IIIACTIVIDADEDOGRUPODETRABALHO.................................................................................... 22

IVCONCLUSES............................................................................................................................ 23

VANEXOS.....................................................................................................................................26

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

IINTRODUO
NombitodoseuplanodeactividadesparaaXLegislatura,aComissoParlamentardeEducao e Cincia entendeu criar um Grupo de Trabalho sobre o Ensino Especial, com o objectivo de acompanhar o impacto das alteraes introduzidas pelo Governo nesta matria, na sequncia da aprovaodoDecretoLei3/2008,de7deJaneiro. O mandato determinado por esta Comisso consistia em acompanhar o impacto destas mudanas, junto das escolas, e promover um colquio sobre este tema, apresentando um relatrio finalcomasconcluseserecomendaesemanadasdestasactividades. O Grupo de Trabalho sobre o Ensino Especial foi constitudo a 13 de Fevereiro de 2008, no mbitodasactividadesdaComissodeEducaoeCincia,comaseguintecomposio: DeputadaHelenaLopesdaCosta(PSD)Coordenadora; DeputadaRosalinaMartins(PS); DeputadoJosPaulodeCarvalho(N.Insc); DeputadoJooOliveira(PCP); DeputadaAnaDrago(BE); DeputadoJosMiguelGonalves(PEV); DeputadaLusaMesquita(N.Insc). AoGrupodeTrabalhodoEnsinoEspecialfoiconferidooseguintemandato:
3

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

Acompanhar, junto das Escolas, o impacto das mudanas introduzidas pelo Governo em matriadeEnsinoEspecial; PromoverumcolquiosobreEnsinoEspecial; ElaborareapresentarumrelatrioComissocomasconcluseserecomendaesemanadas do colquio e das visitas s Escolas, bem como uma comparao com as prticas de outros pasesdaOCDEemmatriadeEnsinoEspecialeNEE.

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

IIENQUADRAMENTO

2.1.

EVOLUODOENSINOESPECIAL

Aspessoascomdeficinciasofrequentementevtimasdediscriminao,devidoaopreconceito efaltadeconhecimento,ecarecemmuitasvezesdeacessoaosserviosbsicos.Numesforopara combaterestadiscriminao,asNaesUnidasdefiniram,desdehmuitotempo,estaproblemtica comoprioritrianassuaspreocupaes. Adcadade70,foiimportantenosentidoemquetrouxeiniciativasqueabarcamoconceitodos direitos humanos, conceito emergente internacionalmente. Destacamse a Declarao sobre os Direitos das Pessoas com Atraso Mental, adoptada pela Assembleia Geral em 1971, e a Declarao sobreosDireitosdasPessoascomDeficincia,adoptadapelomesmorgodaOrganizaoem1975, na qual se cita a dignidade da pessoa como direito fundamental, do qual derivam todos os outros direitos. Em 1976, celebrase Ano Internacional das Pessoas com Deficincia, subordinado ao tema A participao plena e a Igualdade. Foi, indubitavelmente, um contributo e avano para a melhor compreensodasnecessidadesedaspotencialidadesdosdeficientesnosdiversospases. Em 1978, a Secretaria de Estado da Educao e da Cincia, do Reino Unido, publica o Relatrio Warnock, que alterou radicalmente a conceptualizao de necessidades educativas especiais, tendo precisamente popularizado este termo NEE como substituto ao termo Educao Especial. Introduziutambmaabordagemdeintegrao(quemaistardeveioaserconhecidacomoincluso), baseada em objectivos educacionais comuns para todas as crianas, independentemente das suas capacidadesouincapacidades,nomeadamenteaindependncia,adiversoeacompreenso.
5

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

Esterelatriodistinguetrstiposprincipaisdeintegrao:

Integrao fsica: acontece quando aulas especiais so facultadas em escolas regulares, e tambm quando existe partilha de espao/ servios comuns entre uma escola especial e umaescolaregular.Ocurrculodifere.

Na Sucia, onde frequentemente invocado que a integrao de crianas com deficincia (e at com graves deficincias) foi positivamente atingida, foi adoptado sobretudo este modelo de integrao fsica. Algumas das aulas especiais so efectivamenteseparadasdorestodaescola,outrasquesoimaginativamentepensadase organizadas oferecem s pessoas com e sem deficincia a possibilidade de conviverem e de se familiarizarem umas com outras, representando o primeiro estgio para uma integraototal.

Integrao social: tratase de situaes em que as crianas que frequentam uma unidade ou aula especial pratiquem actividades extracurriculares em conjunto, dividindo espaos comooptio.Ocurrculodifere.

muito importante que este intercmbio social comece com a menor idade possvel, no sentido de ser recebido como a ordem natural da vida comum e criar relaes significativas no futuro. At para crianas com dificuldades profundas de aprendizagem, a amizade e o convvio com outras crianas pode efectivamente estimular o desenvolvimentopessoal.

Integraofuncional:consisteemdividirtotalouparcialmenteocurrculo.

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

a mais profunda forma de integrao, a integrao fsica e social conduzem a uma participao conjunta nos programas educacionais. Este tipo de integrao aquele que mais exige s escolas regulares, uma vez que requer um planeamento muito rigoroso e detalhado das aulas e dos programas de ensino, para assegurar que todas as crianas retiram benefcios, independentemente de terem ou no necessidades educativas especiais.

EmDezembrode1982,aAssembleiaGeraldaONUadoptouoProgramaMundialdeAcosobre Pessoas com Deficincia, que definia uma estratgia global para promover a preveno da incapacidade, a reabilitao e a igualdade de oportunidades, com o objectivo de fomentar a participaomaciadosdeficientesnavidasocialenodesenvolvimentodosseuspases. No intuito de fornecer aos governos e s organizaes um quadro temporal para realizarem as actividades recomendadas pelo Programa Mundial de Aco, a Assembleia Geral proclamou o perodo19831992comoaDcadadasNaesUnidasparaasPessoascomDeficincia. Entre1989e1993foramadoptadososPrincpiosdeTallinparaaAcosobreoDesenvolvimento dos Recursos Humanos no Domnio da Deficincia, os Princpios para a Proteco das Pessoas que sofremdeDoenaMentaleasRegrasGeraissobreIgualdadedeOportunidadesparaasPessoascom Deficincia.Aindaquenosejamvinculativasdopontode vistajurdico,taisregrasrepresentamum fortecompromissomoralepolticodapartedosGovernos. Durante a dcada de 90, decorreram tambm importantes conferncias, promovidas pelas NaesUnidas,nestedomnio. Em Maro de 2007, assinada em Nova Iorque a Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia, da Organizao das Naes Unidas (ONU), foi assinada em Nova Iorque a 30 de Maro
7

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

de 2007, composta por 40 artigos e recebeu o parecer positivo de, pelo menos, 192 pases. A Conveno visa proibir a discriminao das pessoas com deficincia em todas as reas da vida e obrigaosgovernosaadoptarmedidasespecficasnessesentido. Todos os pases europeus tm vindo a adaptar a Educao Especial de acordo com os princpios danormalizao,integraoeincluso. De acordo com o relatrio Educao Especial na Europa, de 2003, realizado pela Associao Europeia para o Desenvolvimento da Educao Especial, a tendncia vai no sentido da incluso dos alunos comNEEemescolas regulares, disponibilizando professores com diferentesgraus de suporte emtermosdestaff,materiais,formaoeequipamento. difcil classificar os pases de acordo com o tipo de poltica de incluso, devido s constantes mudanasdepolticas.Ossistemasdividemsenasseguintescategorias: Sistemas integrados (onetrack approach) desenvolvimento de polticas e prticas orientadas no sentido de uma incluso da maioria dos alunos num estabelecimento de ensino regular. Isto suportado por uma grande variedade de servios a ser disponibilizadosnesseestabelecimento. Sistemas separados (twotrack approach) existem dois tipos distintos de sistemas educativos:osalunoscomNEEsonormalmenteencaminhadosparaestabelecimentosou aulas especiais. Estes alunos no seguem o mesmo currculo que os restantes e os sistemas encontramse (ou pelo menos, recentemente encontravamse) sob legislao distinta.

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

Sistema misto (multitrack approach) utilizao de diferentes abordagens para a incluso. Oferecem uma variedade de servios entre o sistema de educao regular e o sistemadeeducaoparacrianascomNEE,integrandoparcialmenteosdoissistemas.

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

2.2.

ENQUADRAMENTOLEGAL

O direito educao e ao ensino so direitos fundamentais consagrados na Constituio da Repblica Portuguesa, a qual determina que incumbe ao Estado, na realizao dapoltica de ensino, promover e apoiar o acesso dos cidados portadores de deficincia ao ensino e apoiar o ensino especial,quandonecessrio. No que concerne concretamente ao enquadramento legal na rea das necessidades educativas especiais, Portugal percorreu, tal como tantos outros pases, um caminho lento, embora por vezes pioneiro. Na dcada de 60, os servios e estabelecimentos de educao especial existentes no Pas eram escassos, sendo o Ministrio dos Assuntos Sociais, quem superintendia maior parte de tais estruturas. Posteriormente, nos anos 70, e j no mbito do Ministrio da Educao, criado o Secretariado doEnsinoEspecialcomoobjectivodeseprocederaumareestruturaodoensinoespecialinserido numa poltica geral de educao, que tinha como atribuies, entre outras, contribuir para a definio de uma poltica global e unitria no domnio da educao do ensino especial, velar pela integraosocialdacrianadeficiente,acompanharapreparaodepessoaltcnico. Era o incio do reconhecimento da responsabilidade do Estado, atravs do Ministrio da Educao, em assegurar a todas as crianas o direito educao, era o incio da integrao no sistemaeducativopblicodascrianasejovenscomdeficincia.

10

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

Vrios diplomas legais foram publicados nesse sentido, definindo o regime escolar com algumas especificidadesrelativamenteamatrculas,tipodefrequnciaeavaliaodeconhecimentos. De realar o contributo da Lei n 66/79, de 4 de Outubro, que definindo a natureza, o mbito e objectivos da educao especial, consagrava expressamente como objectivo, entre outros, ...a preparao para uma adequada formao profissional e integrao na vida activa por parte de jovensdeficientes... Estabelecia ainda que a educao especial processarseia, sempre que possvel, nos estabelecimentos regulares de educao, que deveriam proceder ao reajustamento das suas estruturas, sendo que os deficientes seriam apoiados pelos servios de educao especial ao longo da sua escolaridade. Os jovens que no pudessem prosseguir estudos em escolas regulares eram encaminhados para os centros de educao especial, entretanto criados, tal como o Instituto de Educao Especial, que tinha por misso a coordenao de todos os servios destinados educao decrianasejovensdeficientes. Dadas as profundas transformaes no sistema educativo decorrentes da publicao da Lei de Bases do Sistema Educativo Lei n 46/86, de 14 de Outubro, dadas as recomendaes emanadas de organismos internacionais e aconsequenteevoluo dos conceitos relacionadoscom aeducao especial, os diplomas vigentes no nosso Pas tornaramse ultrapassados. Foi, ento, que a legislao portuguesaconheceuumgrandeimpulso. Assim, no desenvolvimento do regime jurdico estabelecido na Lei de Bases do Sistema Educativo, em que se consagrou a gratuitidade da escolaridade obrigatria e os apoios e complementoseducativos,veiooDecretoLein35/90,de25deJaneiro,determinarqueosalunos com necessidades educativas especficas, resultantes de deficincias fsicas ou mentais, esto sujeitos ao cumprimento da escolaridade obrigatria, no podendo ser isentos da sua frequncia.
11

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

Esta frequncia, diz o diploma, processarse em estabelecimentos regulares de ensino ou em instituies especficas de educao especial, quando o grau e o tipo de deficincia do aluno o exijam. O legislador transfere para a escola regular a responsabilidade de garantir as condies educativas adequadas s caractersticas das crianas com necessidades educativas especiais, em todooperodocompreendidopelaescolaridadeobrigatria. Neste contexto, para alm do DecretoLei n 35/90, a que j aludimos, outra grande alterao produzidapeloDecretoLein319/91,de23deAgosto. Constatase, assim, neste diploma: a substituio da classificao em diferentes categorias, baseada em decises do foro mdico, pelo conceito de alunos com necessidades educativas especiais,baseadoemcritriospedaggicos;aresponsabilizaodaescolaregularpelosproblemas dosalunoscomdeficinciaoucomdificuldadesdeaprendizagem;aaberturadaescolaaalunoscom necessidades educativas especiais, numa perspectiva de escola para todos; o reconhecimento da responsabilidade dos pais na orientao educativa dos filhos; e, finalmente, a consagrao de um conjunto de medidas a adoptar apenas quando se revele indispensvel para atingir os objectivos educativos definidos, ou seja, consagrase o princpio de que a educao dos alunos com necessidadeseducativasespeciaisdevedesenvolversenomeiomenosrestritopossvel. Nestalinhadeevoluolegislativa,deregistarasdisposiesconstantesdoDespachon105/97, de 30 de Maio, em que se estabelece o regime aplicvel prestao de servios de apoio educativo em todo o ensino no superior, visando contribuir para a igualdade de oportunidades de sucesso educativo para todas as crianas e jovens, bem como promover a existncia de condies nas escolas para a integrao scioeducativa das crianas e jovens com necessidades educativas especiais e dispondo, ainda, sobre a colocao de docentes com formao especializada no apoio
12

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

educativo. , assim, reconhecida a importncia primordial da actuao dos professores com formaoespecializada. No mbito do ensino bsico, foi aprovado o DecretoLei n 6/2001, de 18 de Janeiro, com as alteraes introduzidas pelos DecretosLei n 209/2002, de 17 de Outubro, e n 396/2007, de 31 Dezembro, que aprovou a organizao curricular do ensino bsico, estabelecendo os princpios orientadoresdaorganizaoedagestocurriculardessenveldeensino,bemcomodaavaliaodas aprendizagens e do processo de desenvolvimento do currculo nacional. O seu artigo 10 prev que aosalunoscomnecessidadeseducativasespeciaisdecarcterpermanenteoferecidaamodalidade deeducaoespecial. Em2008,oDecretoLein319/91,de23deAgosto,revogadopeloDecretolein3/2008,de7 de Janeiro, que define os apoios especializados a prestar na educao prescolar e nos ensinos bsicoesecundriodos sectorespblico,particularecooperativo,afimdeseremcriadascondies que respondam adequadamente aos alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente. De referir, tambm, o Despacho n 20956/2008, de 11 de Agosto, que regula as condies de aplicaodasmedidasdeacosocialescolar. Por ltimo, a Lei n 21/2008, de 12 de Maio, que veio alterar, por Apreciao Parlamentar, o DecretoLei3/2008,de 7deJaneiro,estabeleceque,noscasosemque ainclusodascrianasedos jovens em estabelecimentos de ensino regular se revele comprovadamente insuficiente em funo do tipo e do grau de deficincia, os intervenientes no processo de referenciao e de avaliao dos alunos com necessidades educativas especiais de carcter permanente podem propor a frequncia deumainstituiodeensinoespecial.

13

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

A Educao Inclusiva tem constitudo, ao longo dos tempos, um tema de preocupao por parte da comunidade internacional, pelo que importa fazer referncia a alguns dos mais importantes documentos produzidos por diferentes organizaes internacionais, que contriburam e foram decisivosparaodesenvolvimentodedeterminadosprincpiosorientadores,eque,dealgumaforma, tmvindoaseradoptadospelaordemjurdicadevriospases. Numa perspectiva cronolgica, importa referir a Conveno Sobre os Direitos da Criana, adoptadaem1989pelaAssembleiageraldasNaesUnidaseratificadapormaisde150pases. Em 1990, a Declarao Mundial sobre a Educao para Todos declara que devem ser tomadas medidas que garantam a igualdade de acesso educao a todas as pessoas com deficincia, como parteintegrantedosistemaeducativo. Em 1993, as Naes Unidas adoptam as Normas sobre Igualdade de Oportunidades para Pessoas com Deficincia, onde participaram diferentes pases do mundo, tendo sido proclamado que as crianas com deficincia devem receber o apoio que necessitam dentro das estruturas regularesdeeducao. ADeclaraodeSalamanca,aprovadaemJulhode1994pornoventaedoispasesevinteecinco organizaes internacionais, constitui um documento fulcral na evoluo e implementao dos princpiosepolticasnareadasnecessidadeseducativasespeciais. No seu texto reconhecida (...) a necessidade e a urgncia de garantir a educao para as crianas, jovens e adultos com necessidades educativas especiais no quadro do sistema regular de educao(). Importa,porisso,realaralgunsdosprincpiosconsagradosnaDeclaraodeSalamanca:

14

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

(...) os sistemas de educao devem ser planeados e os programas educativos implementados tendo em vista a vasta diversidade destas caractersticas e necessidades (); () as crianas e os jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso s escolasregulares,queaelassedevemadequar(); ()asescolasregulares,seguindoestaorientaoinclusiva,constituemosmeioscapazes para combater as atitudes discriminatrias, criando comunidades abertas e solidrias, construindoumasociedadeinclusivaeatingindoaeducaoparatodos().

Neste contexto, a Declarao de Salamanca apela a todos os governos a adoptarem o princpio daeducaoinclusiva,admitindotodasascrianasnasescolasregulares,anoserquehajarazes que obriguem a proceder de outro modo, bem como a incentivarem participao dos pais e das organizaes de pessoas com deficincia, ou a garantirem que os programas de formao de professoresincluamasrespostassnecessidadeseducativasespeciaisnasescolasinclusivas.

15

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

2.3.

DECRETOLEI3/2008,DE7DEJANEIRO

O DecretoLei 3/2008 redefiniu os apoios especializados a prestar no sistema educativo, para fazerfacesnecessidadesdosalunoscomnecessidadeseducativasespeciais.Comaimplementao deste DecretoLei deixou de ser permitido que estes alunos fossem encaminhados para estabelecimentos de ensino especial, justificandoo com a promoo de uma escola democrtica e inclusiva. Assim, estes seriam encaminhados para estabelecimentos de ensino regular na rede pblicaeapoiadospontualmentepordocentesdoensinoespecial. Esta forma de apoio completamente distinta do modelo de ensino em que estes alunos estavam integrados, nos estabelecimentos de ensino especial: turmas especficas, nmero reduzido de alunos, intervenes especializadas, relao de grande proximidade e ambientes no massificados. Foi no ambiente destes estabelecimentos que as crianas e jovens com caractersticas particulares de deficincia e diferena fizeram a sua aprendizagem. Retirarlhes a possibilidade de continuaremnoambienteemqueseencontrameimporlhes,namaioriadoscasos,oreingressono ensino regular (pois muitos deles j o haviam frequentado, tendo sido encaminhados para o ensino especial),obrigandoosaviverdenovoumaexperinciaquenoresultou,algoqueningumtemo direitodefazer,pelosofrimentoedanosirreversveisqueissolhesprovocar(denovo). Importa salientar que as medidas de apoio previstas no DecretoLei 3/2008 no esto criadas no terreno, e para alm disso, so excludas das escolas de referncia ou das unidades de ensino e de apoionelaprevistas,asrespostasespecficasparaasperturbaesdodesenvolvimento,adeficincia mentaleasperturbaesdapersonalidadeedocomportamento. Adicionalmente, este documento prev que se passe a adoptar a Classificao Internacional de Funcionalidade (CIF) como referencial para a avaliao das crianas/ jovens deficientes ou com
16

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

necessidades de educao especial, restringindo o mbito da aplicao de medidas especiais para alunos com limitaes especiais, como so a surdez, cegueira ou baixa viso, autismo ou multi deficincia. Esta classificao representa a excluso de alunos que necessitariam do ensino especial, reduzindonumapercentagembastantesignificativaonmerodecrianasassistidas. Ficamesquecidos,nomeadamente: Alunoscomdislexia,comdificuldadesdeaprendizagemespecficas; Alunoscomproblemasdecomunicao,linguagemefala; Alunoscomdistrbioscomportamentais; Alunossobredotados; Alunoscomdeficinciamentalmoderadaouligeira.

Todos estes casos so excludos da Educao Especial e integrados no mbito dos denominados apoioseducativos,eacompanhadosporprofessoressemformaoespecfica. O DecretoLei legitima tambm a j verificada reduo do nmero de professores de educao especial, acaba com a reduo do nmero de alunos por turma, nos casos em que estas tenham crianas com necessidades educativas especiais e impede o encaminhamento de alunos sinalizados durante o presente ano lectivo para as instituies de educao especial, independentemente do graudedeficincia. A utilizao do CIF, no mbito das necessidades educativas especiais, provocou numerosos pedidos de esclarecimento ao Frum de Estudos de Educao Inclusiva (FEEI) sobre a sua aplicabilidadenestedomnio. Transcrevemse excertos do parecer que manifesta a tomada de posio do FEEI relativa a esta matria:
17

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

Usar uma classificao de Funcionalidade oriunda da Sade (), para efeitos educacionais pode tornarse muito problemtico. A adaptao da CIF para crianas e jovens proposta por Simeonsson et aL, em 2003, (ICFCY) no ainda do domnio pblico e no pode, portanto, ser utilizada pelos tcnicos. A verso do CIF proposta pelo Ministrio da Educao , portanto, a que foi concebida para adultos. Mas segundo as palavras do prprio autor acima citado a natureza e a forma de funcionamento da criana diferente do adulto e por isso a prpria OMS achou necessria a elaborao de uma adaptao para as idades mais jovens ().

A forma como o Ministrio da Educao sugere a aplicao do CIF mesmo contrria s recomendaes da prpria CIF. Assim, a CIF nunca deve ser utilizada para rotular as pessoas ou identificlas apenas em termos de uma ou mais categorias de incapacidade. Acresce ainda que a classificao deve ser feita sempre com o pleno conhecimento, cooperao e consentimentodaspessoas().

Na ficha de dados enviada s escolas lse que a adopo da CIF um paradigma na articulaodaspolticaspromotorasdeIncluso.Tratasedeumaafirmaoparadoxal,dado que toda a literatura disponvel e actualizada sobre a Educao Inclusiva aponta para que as diferenas, entre alunos, no devem ser sublinhadas e realadas nomeadamente atravs de classificaes deste tipo. Separar, em termos de apoio educacional, alunos com deficincia e sem deficincia um anacronismo conceptual que afasta a organizao escolar de uma perspectivainclusiva.AEducaoInclusivavisaoconjuntodasituaoeducativacentradano currculoeidentificandobarreirasdiversasquesepodemoporaoacessoeparticipaodas crianas e jovens no processo educativo. Uma aplicao daCIF como est a ser sugerida pelo Ministrio da Educao leva a desviar a ateno dos problemas do ensino e da necessidade de se tomarem as medidas necessrias para melhorar a aprendizagem de todos os alunos
18

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

medidas relativas s prticas de escola e de sala de aula, aos materiais educativos, cooperao entre alunos, colaborao entre professores, participao dos pais e inseronacomunidade. Muitos pases tm procurado avanar modelos de organizao de recursos humanos e materiaisparaapoiar,nosalunoscomdeficinciamastambmalunoscategorizadoscomo apresentando NEE. Entre estes pases destacamse o Canad, o Reino Unido e a Dinamarca. Outros pases usam categorias de deficincia conjuntamente com outros critrios de ndole educacional como, por exemplo, a Espanha, a Grcia e a Nova Zelndia. Assim, possvel encontrar, ao nvel da Educao, respostas que permitem levar em conta os perfis educacionaisdosalunosparaorganizarasrespostasqueelesprecisamsemanfaseexclusiva e,porisso,inadequadaenosustentadacientificamente,nasuasadeoudeficincia. Em sntese, esta proposta de adopo da CIF como critrio de avaliao das NEE parecenos um equvoco. Esta tentativa de criar uma ntida separao entre os alunos com e sem condio de deficincia em contextos educacionais afigurasenos como uma deciso cientificamente errada e que no promove a Educao Inclusiva como entendida pelas comunidadesqueapraticameinvestigam. Este mesmo Frum de Estudos de Educao Inclusiva, realizou no dia 1 de Maro de 2008, um debatesobreoDecretoLei3/2008,comasseguintesconclusesprincipais: 1. Reafirmao da construo de uma Educao Inclusiva para Portugal, como um caminho inadiveleumdireitoinalienvel; 2. Preocupao relativa ao facto dos pressupostos de uma Educao Inclusiva no terem sido devidamente consignados e operacionalizados no DecretoLei, representando, nalguns aspectos,umretrocessoamodelosdeprevalnciamdica;

19

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

3. Repdio do facto de um DecretoLei estruturante, que envolve centenas de milhares de alunos,tersadodeformaprecipitadaesemsustentabilidadecientfica,notendosidofruto de qualquer estudo ou debate, nem para ele terem concorrido a investigao e o conhecimentoactuais; 4. Preocupao por no ser clarificada a forma de financiamento e dotao de recursos nas escolas regulares, bem como o funcionamento de equipas multidisciplinares e a formao adequada dos docentes. Aspectos ignorados no documento legal que, para alm disso, no respeitaaprofissionalidadedodocentedeeducaoespecial; 5. PropostaderetiradadaCIFcomoinstrumentobasedaclassificaodosalunosaelegerpara a Educao Especial, por ser uma listagem no vlida e sem suporte cientfico, para alm de ser confusa, subjectiva e ter pouca relao com a actividade pedaggica e as decises de carctereducacionalnombitodeumaEducaoInclusiva; 6. ApesardoreconhecimentodeaspectospositivosnoDecretoLei,osnegativossobrepemse, sendoconsideradofundamentalreformularestedocumentolegal,ou,pelomenos,proceder aalteraesurgentes,destavez,comaparticipaodetodos. Tambm diversos especialistas na rea do Ensino Especial se pronunciaram acerca desta controversaclassificao.AconclusoqueaCIFnodeveserutilizadanoquerespeitaEducao, a menos que se produzam resultados em trabalhos de investigao fidedignos que venham a aconselhar a sua utilizao para fins educacionais. Assim sendo, no difcil compreenderse que ser deveras prematuro, e nada tico, o uso da CIF para fins educacionais, correndose o risco, se o fizermos,deestarmosacometerumsrioerro,comconsequnciasmuitogravesparaosalunoscom necessidadeseducativasespeciais.

20

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

A publicao deste DecretoLei mobilizou todos os grupos parlamentares, a deputada no inscrita Lusa Mesquita e a comunidade educativa, para a necessidade de apreciar e alterar o diplomalegalemquesto,comvistasuamelhoria.

21

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

IIIACTIVIDADEDOGRUPODETRABALHO
O Grupo de Trabalho promoveu reunies com diferentes instituies, que constituram contributosmuitoteiseimportantesparaodebate,nomeadamente(Anexo2): AssociaoNacionaldeDocentesdeEducaoEspecial; AssociaodeCrechesePequenosEstabelecimentosdeEnsinoParticular; AssociaoACrescerConsigo; FrumdeEstudosdeEducaoInclusiva; AssociaoPortuguesadeDeficientes.

22

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

IVCONCLUSES

No seguimento de todo o debate existente, a Assembleia da Repblica desempenhou um papel importante, no uso dos seus poderes constitucionais, realizando a apreciao parlamentar ao DecretoLei e introduzindo alteraes nomeadamente ao nvel da liberdade de escolha, por parte dospais,dasinstituiesqueosfilhoscomnecessidadeseducativasespeciaisdevemfrequentar. Foram tambm muito importantes as alteraes a este documento legal, no que concerne flexibilizao da CIF, que a referncia que est em vigor, mas que pode ser adaptada, caso a caso, nomeadamentecomorecursoaoutrosinstrumentosdeavaliao. No sentido de corresponder s expectativas de muitas famlias, o Secretrio de Estado da Educao procedeu, atravs do Despacho 3064/2008 repristinao das portarias 1102 e 1103/97, que possibilitam o encaminhamento das crianas e jovens para outras instituies de educao especial,quenoasescolasregulares. O Grupo de Trabalho tem vindo a acompanhar os impactos das mudanas impostas pela legislao,noentanto,atpresentedata,nofoipossvelcumprirtodososobjectivosinicialmente previstos no seu mandato, devido s alteraes introduzidas ao DecretoLei pela Assembleia da Repblica,nomeadamentepeloartigo31.A(emanexo). Entendeuse que deveria ser dado um lapso de tempo mais longo, pelo menos um ano lectivo, para que as Escolas possam comprovar as fragilidades e, tambm, os aspectos positivos que o novo regime jurdico trouxe ao definir os apoios especializados a prestar na educao prescolar e nos

23

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

ensinos bsico e secundrio dos sectores pblico, particular e cooperativo, visando a criao de condies que permitam dar respostas adequadas aos alunos com necessidades educativas especiais. Assim,oGrupodeTrabalhosolicitaaoMinistriodaEducaoosseguintesdocumentos: AvaliaodocumprimentodasalteraesintroduzidaspelaAssembleiadaRepblica; Avaliao do encaminhamento das crianas para as diferentes respostas do sistema de ensino; AvaliaodaaplicaoprticadaCIF; Avaliaodasmedidasdeapoiosocioeducativas(edoseureforo).

24

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

FONTESDEINFORMAO DecretoLei3/2008,de7deJaneiro Reuniesrealizadascomdiferentesentidades(AssociaoNacionaldeDocentesdeEducao Especial; Associao de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular; Associao A Crescer Consigo; Frum de Estudos de Educao Inclusiva; Associao PortuguesadeDeficientes) http://www.publications.parliament.uk/pa/cm200506/cmselect/cmeduski/478/47805.htm The Warnock Report http://www.ttrb.ac.uk/attachments/21739b8e52454709b433 c14b08365634.pdf Associao Europeia para o Desenvolvimento da Educao Especial http://www.european agency.org/publications/ereports/specialeducationacrosseuropein 2003/special_education_europe.pdf

25

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

VANEXOS

26

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

Anexo1
25.Maro.0814.00Horas

RELATRIODEAUDINCIA

Entidade: Presenas : Recebidospor: Assunto:

AssociaoPortuguesadeDeficientes Dr.HumbertoSantoseProf.MariaJosRuivo GTEnsinoEspecial:DeputadosHelenaLopesdaCosta(PSD)eJooOliveira(PCP) Anlise das medidas a tomar para ultrapassar as desigualdades ao nvel da educao,noqueserefereaosalunoscomdeficincia.

Exposio: Os representantes da associao iniciaram a sua interveno defendendo uma perspectiva de escola inclusiva e de qualidade para todos, na rea de residncia das crianas com deficincia,tendoporbaseaDeclaraodeSalamanca. Apresentaram de seguida o seu parecer relativamente ao DecretoLei 3/2008, de 7 de Janeiro, referindose a alguns dos seus aspectos positivos, nomeadamente no que concerne obrigatoriedade de aceitao da matrcula ou inscrio a qualquer criana com necessidades educativas especiais, a participao dos pais no processo educativo e a incluso de medidas nos Projectos Educativos dos AgrupamentosdeEscolas. Consideraram, todavia, que as medidas propostas no diploma constituem um retrocesso no processo de incluso dos alunos com deficincia ao limitarem o acesso de alguns, nomeadamente, alunos surdos, cegos, multideficientes e com perturbaes de espectro de autismo educao inclusiva. A criao de escolas de referncia acentua o isolamento e a segregao, visto que as crianas convivero apenas com outras com a mesma deficincia, o que prejudica as aprendizagens, a socializao e a futura incluso na sociedade, como alis consideram que ficou provado no passado. Os recursosnodeveroestarconcentradosnumsescola,devendoantesestarondeexistemalunoscom deficincia. Por outro lado, a frequncia dessas escolas implicar deslocaes de vrios quilmetros, encargoselevadoseasadadoseugrupodereferncia,dasuacomunidade.

27

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009 No que se refere Classificao Internacional da Funcionalidade, consideram esta opo errada e inadequada para a referenciao, defendendo que esta continue a ser feita por equipas pluridisciplinares. Referiramse ainda necessidade de reestruturao da formao inicial de professores e educadores, de modo a garantir a formao de profissionais habilitados a leccionar turmas de alunos com necessidades educativas especiais, bem como necessidade de formao de auxiliares de aco educativanestarea. Por fim, consideraram que as alteraes ao diploma recentemente aprovadas na Assembleia da Repblica no constituem um salto qualitativo e vm acentuar o problema. A opo pela substituio de docentes surdos de LGP por docentes de LGP no foi uma boa soluo, defendendo que aqueles devemtersempreprioridade. IntervieramosSenhoresDeputadosHelenaLopesdaCosta(PSD)eJooOliveira(PCP). PalciodeS.Bento,25deMarode2008

AcoordenadoradoGrupodeTrabalho

HelenaLopesdaCosta

Anexasedocumentoentreguenareunio.

28

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

29

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

30

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

31

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

32

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

33

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

34

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009 27.Maro.0814.00Horas RELATRIODEAUDINCIA

Entidade: Presenas :

FrumdeEstudosdeEducaoInclusiva Prof.DavidRodrigues,Dra.LuziaLimaRodrigues,Dra.FtimaCraveirinha,Dra.Ana Trindade,Dra.LaSaletteArcas,Dra.ElviraSilva

Recebidospor: GT Ensino Especial: Deputadas Helena Lopes da Costa (PSD), Rosalina Martins (PS) eLusaMesquita(N.Insc.)

Assunto:

Implicao das alteraes introduzidas ao DL 3/2008 para a educao dos alunos comdeficincia,famliaseescolas

Exposio:OSenhorProfessorDavidRodriguesfezumabreveapresentaodoFrum,referindose ssuasreasdeactuao,recursos,actividadeepublicaes. O Frum tem vindo a promover encontros e debates sobre educao inclusiva e tem elaborado documentao diversa, desde 2006, tendo, no ano transacto, produzido um documento sobre a utilizaodaCIF(ClassificaoInternacionaldeFuncionalidade)comoparadigmanaavaliaodealunos comNecessidadesEducativasEspeciais,subscritopor18instituiesdeensinosuperior. A publicao do DecretoLei n 3/2008, em 7 de Janeiro, desencadeou uma discusso sobre o diploma, tendo o Frum organizado um debate, no passado ms de Fevereiro, do qual resultou um documentosubscritopor540participantes. As alteraes recentemente introduzidas ao diploma, pela Assembleia da Repblica, aumentaram aspreocupaesdoFrum,nosporterempermanecidoinalteradasasquestesdaCIFedasescolas dereferncia,masporsepreverumaviaparaleladeeducao. Nesta sequncia, o Senhor Coordenador do Frum referiu ser seu propsito, com esta audincia, apontarsugestesquepermitamamenizaralgunsaspectosmaisgravososdasmedidastomadas,tendo apresentadoasseguintespropostas: Criao de um observatrio independente, que permita conhecer a avaliao das polticas, os seusresponsveis,benefcios,prejuzosefinanciamento;

35

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009 Ponderao no sentido de recomendar ao Ministrio da Educao que a deciso de reencaminhamento das crianas no seja tomada ao nvel da escola, mas ao nvel do agrupamentooumesmoaonveldaDirecoRegional; Os processos relativos avaliao da criana integrada numa escola de ensino especial devem ter em conta os pareceres e a perspectiva da escola de ensino regular, o que permitir amenizaroafastamentodacrianadoseumeionatural. Intervieram na audincia as Senhoras Deputadas Helena Lopes da Costa (PSD), Rosalina Martins (PS) e Lusa Mesquita (N. Insc.) que colocaram vrias questes aos representantes do Frum e solicitaram o envio a este Grupo de Trabalho de documentao que considerem relevante e eventuais reclamaesouqueixasdequetenhamconhecimento. A audincia foi interrompida devido a um incidente com a Comisso de Defesa, tendo sido agendadanovareunioparaodia8deAbril,pelas15.15H. PalciodeS.Bento,27deMarode2008

AcoordenadoradoGrupodeTrabalho

HelenaLopesdaCosta

36

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

08.Abril.0815.15Horas

RELATRIODEAUDINCIA

Entidade: Presenas:

FrumdeEstudosdeEducaoInclusiva Prof.DavidRodriguese,Dra.LuziaLimaRodrigues

Recebidospor: GT Ensino Especial: Deputadas Helena Lopes da Costa (PSD), Rosalina Martins (PS), AnaDrago(BE)eLusaMesquita(N.Insc.) Assunto: Implicao das alteraes introduzidas ao DL 3/2008 para a educao dos alunos comdeficincia,famliaseescolas

Exposio: Na sequncia da reunio realizada em 27 de Maro, os representantes do Frum responderam s questes levantadas ento pelos Senhores Deputados e reiteraram algumas propostas que consideram poder amenizar os aspectos mais gravosos das medidas aprovadas na rea da educaoespecial.Soelas: Criao de um observatrio independente, que permita conhecer a avaliao das polticas, os seus responsveis,benefcios,prejuzosefinanciamento; Ponderao no sentido de recomendar ao Ministrio da Educao que a deciso de reencaminhamento das crianas no seja tomada ao nvel da escola, mas ao nvel do agrupamento oumesmoaonveldaDirecoRegional; Os processos relativos avaliao da criana integrada numa escola de ensino especial devem ter em conta os pareceres e a perspectiva da escola de ensino regular, o que permitir amenizar o afastamentodacrianadoseumeionatural. Intervieram na audincia as Senhoras Deputadas Helena Lopes da Costa (PSD), Rosalina Martins (PS),AnaDrago(BE)eLusaMesquita(N.Insc.). PalciodeS.Bento,08deAbrilde2008

AcoordenadoradoGrupodeTrabalho

HelenaLopesdaCosta

37

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

12.Junho.0814.00Horas

RELATRIODEAUDINCIA

Entidade: Presenas: Recebidospor:

GabinetedeApoioPsicopedaggicoAcrescerContigo Dr.MarcoOliveira(Director) Grupo de Trabalho de Educao Especial: Deputadas Helena Lopes da Costa (Coordenadora)eRosalinaMartins(PS).

Assunto:

SituaofinanceiradoGabinete,nasequnciadaaprovaodaLein3/2008

Exposio: O Directordo GabinetedeApoioPsicopedaggico,AcrescerContigo,comeouporfazer um breve historial deste gabinete, desde a sua criao, em 2000, que decorreu da necessidade de colmatar uma lacuna existente no concelho de Arouca, ao nvel do apoio s crianas com necessidades educativasespeciais.

Constitudo porumaequipapluridisciplinar,oGabinete concedeu, noanolectivo2004/2005,apoio a cerca de 50 crianas, tendo hoje apenas 7 processos deferidos pela Segurana Social. Todos os restantespedidosdesubsdiodefrequnciaforamindeferidospeloCentroDistritaldeSeguranaSocial de Aveiro, contra pareceres mdicos, por se considerar que no se enquadravam nas caractersticas da populaoelegvel.

Perante estes constantes indeferimentos, o director interps diversos recursos hierrquicos, dos quais no obteve resposta e, em 2006, recorreu ao Gabinete de Avaliao Procedimental e Normativo. Porfim,decidiuintentarumaacojudicialcontraoInstitutodeSeguranaSocial.

Face situao financeira, que qualificou de insustentvel e incomportvel, com a frequncia de apenas7crianas,decidiurequererainsolvnciaefecharainstituio.

38

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009 AsSenhorasDeputadasHelenaLopesdaCosta(PSD)eRosalinaMartins(PS)consideraramqueeste assunto no se enquadra no mbito das competncias da Comisso de Educao e Cincia, pelo que sugeriram que o mesmo fosse levado ao conhecimento da Comisso de Trabalho, Segurana Social e AdministraoPblica.

PalciodeS.Bento,12deJunhode2008 ACoordenadoradoGrupodeTrabalho HelenaLopesdaCosta

39

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009 19.Novembro.0815.00H RELATRIODEAUDINCIA Entidade: Presenas: AssociaodeCrechesePequenosEstabelecimentosdeEnsinoParticularACPEEP Elementos da ACPEEP: Dra. Fernanda Coelho, Dr. Carlos Chumbinho e Prof. Doutor ArturBaptistadaSilva Recebidapor: Deputados do Grupo de Trabalho do Ensino Especial: Rosalina Martins (PS), Miguel Tiago(PCP)eLusaMesquita(N.Inscrita) Assunto: TrazeraoconhecimentodaComissodeEducaooteordedecisesdoMinistrioda Educao que consideram discriminatrias para os colgios seus associados e bem assimdaspropostasqueapresentaramqueleMinistrio. Exposio: Os elementos da Associao de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular fizeram a apresentao da mesma, referindo que representa cerca de duas centenas de colgios com capacidadeat250alunos,aolongodetodooterritrionacional. Tratase de pequenas e mdias empresas de creches e estabelecimentos de ensino at ao 1 ciclo (inclusive), com projectos prprios e integrados na rede escolar pelo Ministrio da Educao. A idade mdia dos colgios superior a 20 anos e funcionam actualmente com grandes dificuldades financeiras, resultantesdadiminuiodonmerodealunos. Em Novembro de 2007 elaboraram um mapa com a situao do nmero de estabelecimentos, docentes, no docentes e discentes, distribuda pelos vrios tipos de estabelecimentos, a saber: privados (autonomizando os que tm at 250 alunos e os que tm um nmero superior), clandestinos, do sector pblico e das instituies particulares de segurana social (IPSS). Desse quadro resulta que os pequenos colgioseram456,tinham1780docentes,3560nodocentese4521discentes. OselementosdaAssociaoidentificaramcomoprincipaisproblemasosseguintes: Anofiscalizao,pelosMinistrioscompetentes, dasentidadesqueseencontram emsituaoilegal, aque chamamclandestinos,deque soexemplo ofuncionamentosemalvar,commaisanosoun de salas do que aqueles que constam da autorizao que lhes foi dada, etc., o que se reflecte nas prticasequalidadedoensinoministrado; 40

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009 A falta de ordenamento regional equitativo, ou seja, o desperdcio por parte do Estado na construo, instalao e manuteno de novos jardinsdeinfncia em espaos geogrficos onde j existem instituies privadas por ele licenciadas, com vagas disponveis e que podiam integrar esses alunos celebrandocontratosdeassociaocomoEstado; Concorrncia das IPSS em situao de desigualdade, j que estas tm regimes de funcionamento mais favorveis(nosendoobrigadas,porexemplo,acumprirtodasasexignciasemtermosdetransportes dealunos),umregimefiscaldiferenciado,apoiosfinanceirosdoEstado,etc. Nessa linha fizeram referncia ao regime de apoio financeiro resultante do Despacho n 10049/2007, dos Secretrios de Estado da Segurana Social e da Educao, publicado no D.R. II Srie, de 30 de Maio de 2007, concluindo que um aluno nas IPSS fica mais caro ao Estado do que custa aos paisnoscolgiosprivados; Duplatributaoaosencarregadosdeeducaodascrianasquefrequentamoscolgios,umavezque comopagamentodosseusimpostoscontribuemparaopagamentodosistemapblicodeeducaoe s uma parte nfima dos pagamentos aos colgios so deduzidos no apuramento da sua matria colectvel. Nessalinhapreconizamasseguintessolues: Introduo do sistema do cheque ensino, a atribuir aos encarregados de educao, para poderem escolher o estabelecimento de ensino em que querem inscrever os seus educandos, soluo que, para almdomais,entendemqueeliminariaosclandestinos; FiscalizaoefectivadetodasasinstituiescomparticipadaspeloEstado; Promoo do ordenamento regional de forma equitativa, conforme as reais necessidades da populaoenoparaserviroutrosinteresses; Reconhecimentonacontrataocolectivadosdireitosdetodasaspartesinteressadas,nomeadamente daACPEEP; Fiscalizaodasentidadesdeensinoprivadoclandestino. Explicitando a matria questionaram porque razo lhes atribudo um regime diferente das IPSS e informaram que propuseram ao Estado fazerem um protocolo para integrarem crianas que actualmente notmvaganoensinopblico,referindoquecomessapropostaestepagaria80%daquiloquegastacom osalunosnoensinopblico. 41

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009 De seguida interveio o deputado Miguel Tiago, referindo que o Primeiroministro falou na disponibilizao de 400 creches nos prximos anos, mas no referiu que seria na rede pblica. Por outro lado defendeu que devem ser salvaguardados os direitos dos pequenos colgios, que foram integrados na rede escolar pelo Ministrio da Educao. Por ltimo informou que o PCP no concorda com o cheque ensinoeentendeque essasoluolevariaconcentraodoscolgiosenessamedidano seriafavorvel aospequenos. A deputada Lusa Mesquita manifestou preocupao com a situao dos colgios clandestinos e pediu a sua identificao para interpelar o Ministrio da Educao. Mais solicitou que enviassem o documento que entregaram ao Ministrio com as vagas disponveis nos colgios da ACPEEP e bem assim uma informao completa com a situao econmicofinanceira destes colgios. Por ltimo pediu a clarificao da situao especial das IPSS em relao aos transportes escolares e bem assim a indicao da ACPEEP respeitante comparticipao da remunerao remanescente mensal dos educadores daquelas instituiesapartirde1102,29. AdeputadaRosalinaMartinspediuesclarecimentosobreseoscolgiosemcausaabrangemo1ciclo, tendoarespostasidopositiva. Em resposta s questes colocadas pela deputada Lusa Mesquita a ACPEEP informou que as IPSS tm um regime especial em relao aos requisitos das viaturas do transporte escolar e ao acompanhamento dascrianasnestaseconfirmouacomparticipaodaremuneraoreferidaacima. PalciodeS.Bento,8deOutubrode2008 PelaCoordenadoradoGrupodeTrabalhodoEnsinoEspecial RosalinaMartins

42

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

08.Outubro.0812.30Horas

RELATRIODEAUDINCIA

Entidade: Presenas : Recebidospor:

PrInclusoAssociaoNacionaldeDocentesdeEducaoEspecial Prof.DavidRodrigueseDra.LuziaLima GT Ensino Especial: Deputados Rosalina Martins (PS), Jos Paulo de Carvalho (CDS PP),MiguelTiago(PCP),CecliaHonrio(BE)eLusaMesquita(N.Insc.).

Assunto:

ApresentaodaAssociaoedasuaactividade

Exposio: O Professor David Rodrigues iniciou a sua exposio referindo que o Frum de Estudos de Educao Inclusiva, do qual coordenador, continua a desenvolver a sua actividade, dado o interesse demonstrado por pais e profissionais nesta rea, que acreditam que possvel uma escola inclusiva com qualidade, se dispuser das condies e dos recursos que permitam dar resposta s necessidadesdosseusalunos.Referiusetambmaumprojectoemdesenvolvimento,noFrum,sobre ainclusonoensinosuperior. Em relao recente constituio da PrIncluso Associao Nacional de Docentes de Educao Especial, uma organizao de cariz cientfico e pedaggico, referiu que esta surge da necessidade de representatividade destes profissionais, que existindo desde 1942, nunca tiveram uma associao que osrepresentasseouapoiasse.Constituiobjectivoprimeirodestaassociaoodesenvolvimentodeuma perspectiva do que , ou dever ser, um professor de Educao Especial, na busca de padres de excelnciaeinovaonasprticas,nainvestigaoenaspolticas. Para 2009, esta associao tem em vista a criao de uma revista de cariz exclusivamente profissional e a organizao de um congresso Internacional, a ter lugar em Maio ou Junho, que pretende a divulgao da associao e, por outro lado, a troca de experincias com associaes estrangeirasnestarea. Intervieram os Deputados Miguel Tiago (PCP), Lusa Mesquita (N.Insc.), Ceclia Honrio (BE) e Jos PaulodeCarvalho(CDSPP),quesaudaramaconstituiodaassociaoecolocaramalgumasquestes, nomeadamente se a Associao dispe de dados concretos em relao ao nmero de alunos com 43

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009 Necessidades Educativas Especiais, nmero de crianas sem apoio, professores de Educao Especial em falta nas escolas, uma vez que tm sido recebidas diversas denncias, por parte de pais e professores, em relao falta de apoios e acompanhamento nas escolas e irregularidade nos concursos. A Senhora Deputada Lusa Mesquita (N.Insc.) referiuse ainda ao estudo realizado por um investigador da Universidade do Minho relativo ao nmero de alunos com Necessidade Educativas Especiais, considerado pela Senhora Ministra da Educao, em recente audio na Comisso, como pouco rigoroso e baseado em dados no cientficos. Neste sentido, desafiou o autor do estudo, que membrodoFrum,aapresentarosdados. O ProfessorDavid Rodrigues reconheceu existir um problema de falta de dados, no que concerne Educao Especial, desde 2004, que no permite conhecer a real dimenso do problema. A informao dequedispedizrespeitoapenasaosecosesqueixasquevochegando,porpartedosprofessorese pais e encarregados de educao. Referiu ainda no compreender, por fora de todas as mudanas em curso, ao nvel dos alunos, professores e investimentos efectuados, a no existncia de um sistema de monitorizao. fundamental, defendeu, conhecer o que est previsto para o futuro, qual a lgica, qual o rumo da Educao Especial, mas o silncio do Ministrio da Educao no permite dispor de quaisquerdadosouindicaes. Referiuse ainda CIF Classificao Internacional de Funcionalidade, considerando que este instrumentonoserveparaaavaliaopedaggicadosalunos,defendendoantesqueasinalizaotem deserfeitacomcritrioseducacionais. PalciodeS.Bento,08deOutubrode2008 PelaCoordenadoradoGrupodeTrabalhodoEnsinoEspecial RosalinaMartins

44

RELATRIOSOBREENSINOESPECIALXLegislaturaMaio2009

VotaodoRelatrio:
Orelatriofoiaprovadoporunanimidade. Registouse a ausncia dos Deputados do CDSPP, PEV e Deputados Lusa Mesquita e Jos Paulo de Carvalho(Noinscritos).

45

Potrebbero piacerti anche