Sei sulla pagina 1di 15

1 BATALHO DE FORAS ESPECIAIS

1 BATALHO DE FORAS ESPECIAIS

pequeno o nmero de pases que possuem foras especiais em suas fileiras, e no Brasil, a unidade criada para a conduo de operaes de foras especiais o 1 Batalho de Foras Especiais (1 B F Esp), principal unidade de elite das foras armadas do Brasil, est vinculado e base de estruturao da Brigada de Operaes Especiais do Exrcito Brasileiro (EB). Sua atual sede situa-se na cidade de Goinia, capital do Estado de Gois, 173 quilmetros da capital federal Braslia, a unidade foi transferida da cidade do Rio de Janeiro para Goinia em 2003 por ocasio da criao da Brigada de Operaes Especiais, tendo em vista a posio estratgica da cidade situada no planalto central, de onde se chegaria mais rapidamente em qualquer ponto do territrio nacional em casos urgentes de operaes militares de carter especial.

Fora especial porta culos de viso noturna.

formada exclusivamente por militares profissionais e de carreira do Exrcito Brasileiro, sendo o posto de 3 sargento o mais raso na unidade. Seus militares antes de adentrar aos portes da unidade, passam por um rigoroso processo de seleo e treinamento, sendo a concluso com xito dos cursos de elite de paraquedista e de comandos os pr-requisitos para dar incio no curso de foras especiais, que dura vinte e cinco semanas e habilita o militar ao ingresso no 1 Batalho de Foras Especiais. Os operadores de foras especiais do 1 Batalho de Foras Especiais renem em um s combatente todos os treinamentos de elite do Exrcito Brasileiro, como tcnicas de paraquedismo, comandos, e atravs das tcnicas comandos, queles que ainda no so, se qualificam em operaes na selva, pantanal, caatinga, montanhismo, operaes helitransportadas e nas tcnicas de operaes comandos propriamente ditas.. Operaes psicolgicas e estgios de mergulhador de combate tambm esto entre as disciplinas ministradas aos integrantes do 1 B F ESP, fechando assim o ciclo mximo de qualificao de elite de um militar no Exrcito Brasileiro. Nos estgios de mergulho de combate e operaes aquticas, o militar fora especial desenvolve as tcnicas de operaes de resgates, buscas de pessoal e
material, sabotagens, de destruio e de reconhecimento com o emprego do equipamento de mergulho de circuito fechado de oxignio.

Mergulhadores de combate do 1 B F Esp

A unidade altamente adestrada est habilitada na conduo de operaes especificas de foras especiais, invariavelmente em territrio hostil nacional ou internacional, especialmente as operaes contra foras irregulares (contraguerrilha), contraterrorismo, reconhecimento especial, busca, localizao e ataques a alvos estratgicos, operaes psicolgicas, subverso, sabotagens, resgate, e operar de maneira irregular contra foras regulares (guerra de resistncia), e sob interesse do Brasil, organizar, desenvolver, equipar, instruir e dirigir foras paramilitares em operaes de guerra irregular contra um inimigo externo mais numeroso, envolvendo fuga e evaso.

Caadores (snipers) do 1 B F Esp

O 1 Batalho de Foras Especiais a principal unidade da Fora de Ao Rpida do Exrcito Brasileiro, est habilitado a atuar em qualquer parte do territrio brasileiro em at 24 horas, seja por infiltrao area, martima ou terrestre, utilizando-se dos mais variados meios de transporte, sendo o paraquedismo livre operacional lanado por aeronaves de asa fixa o meio mais comum na doutrina de emprego da unidade, mas tambm podem utilizarse de helicpteros, lanchas, botes e veculos especiais de uso destinado foras especiais.

1 B F Esp em salto livre operacional em ambiente aqutico

As operaes do 1 Batalho de Foras Especiais requerem alto grau de sigilo e adestramento, por em geral serem executadas em territrio hostil ou sob o controle do inimigo. A frao de emprego do 1 B F Esp o destacamento operacional de foras especiais, formado por quatro oficiais e oito sargentos altamente habilitados em explosivos, armamentos dos mais variados calibres e tcnicas avanadas de defesa pessoal Durante as dcadas de sua existncia, o 1 B F Esp participou de operaes reais decisivas para o curso da Histria brasileira:

Guerrilha do Araguaia
O batismo de fogo do 1 B F Esp ocorreu a partir da dcada de 1970, durante as operaes contra foras irregulares da autodenominada Foguera (Fora de Guerrilha
do Araguaia), grupo guerrilheiro de orientao comunista financiado por pases de governo comunista, que visava tomar o poder no Brasil atravs das armas, em operaes de guerrilha rural e atentados terroristas em grandes centros urbanos, em semelhana ao ocorrido em Cuba e na China.

Operaes helitransportadas contra a Guerrilha do Araguaia

O at ento Destacamento de Foras Especiais, atual 1 B F ESP foi acionado durante a segunda fase da ofensiva das foras armadas contra o movimento guerrilheiro, na primeira

fase o Exrcito enviou unidades regulares de infantaria e no logrou xito em acabar com o foco guerrilheiro que atuava de maneira irregular. Percebeu-se que o inimigo era muito mais preparado do que se pensava, inclusive um de seus comandantes havia feito curso de guerrilha em Cuba. Com isso, a partir de 1973 foras especias comeam a chegar na regio do Araguaia, e desde ento atuaram ininterruptamente em operaes de contraguerrilha e de espionagem at a derrota final da FOGUERA em 1975, o emprego de tropa especializada de foras especiais foi primordial para o sucesso da campanha das foras armadas.

1 B F Esp em treinamento anti-terrorismo com uniforme comandos

Operao Trara
Em 1991, mesmo no havendo qualquer beligerncia entre o Brasil e as Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia, um grupo de quarenta guerrilheiros invade o territrio brasileiro prximo a fronteira e ataca um pequeno efetivo do Destacamento Trara, s margens do rio de mesmo nome. Resultando na morte de trs soldados, feridos e armamento e equipamentos roubados. Imediatamente as foras armadas deflagram a operao Trara, para retaliar o ataque feito pelas FARC.

Aprestamento do 1 B F Esp para variados tipos de operaes

Elementos das foras especiais adentraram o territrio colombiano, localizam e planejam o ataque a base do grupamento guerrilheiro, e executam um ataque principal helitransportado aos guerrilheiros, juntamente com elementos de comandos e apoiados pela infantaria de selva do Exrcito Brasileiro. A Fora Area Brasileira tambm apoiou a operao com helicpteros e avies de ataque, e a Marinha fez a retaguarda da operao com um navio patrulha fluvial embarcado de fuzileiros navais. O Exrcito Colombiano tambm apoiou a operao, acredita-se que tenham impedido a fuga dos guerrilheiros para territrio adentro da selva colombiana. O resultado da operao foi o de doze guerrilheiros mortos, vrios feridos, armamento e equipamentos recuperados e desde ento as FARC no atacam bases militares brasileiras na Amaznia.

Haiti
O 1 Batalho de Foras Especiais foi a primeira unidade do Brasil a enviar efetivos ao assolado pas caribenho durante conturbado processo politico, onde as foras armadas daquele pas foram desmobilizadas e parte de seus ex integrantes formaram vrios grupos paramilitares com diferentes objetivos que levaram o caos ao pas.

1 B F Esp em ao contra paramilitares no Haiti

Nos primeiros meses aps a chegada do contingente brasileiro, combates urbanos diurnos e noturnos intensos aconteceram entre foras especiais e grupos paramilitares em Porto Prncipe, foras especiais e comandos do Exrcito Brasileiro formaram os denominados destacamentos de operao de paz no Haiti, que esto atuando nas operaes mais delicadas desde o primeiro contingente brasileiro enviado em 2004, e so as nicas unidades brasileiras que mantem permanentemente tropas no Haiti desde ento.

Histria
O embrio das foras especiais no Exrcito Brasileiro surgiu durante a campanha de libertao do nordeste brasileiro do jugo holands ainda durante o sculo XVII. O sargento-mor Antnio Dias Cardoso, devido a sua experincia e feitos realizados durante a campanha da 1 invaso holandesa, enviado pelo governador geral do Brasil capitnia de Pernambuco com a misso de organizar e instruir civis indgenas, negros escravos, portugueses e brasileiros para expulsarem o exrcito invasor holands.

Arte em homenagem a Antonio D. Cardoso

Neste intuito, Antnio Dias Cardoso infiltrou em territrio pernambucano grande quantidade de armamento e munio, aliciou lderes da regio e recrutou a populao, organizando-os, instruindo-os e equipando-os para comporem suas Foras de Resistncia e Emboscada. Devido ao sucesso da Batalha do Monte das Tabocas, o pequeno efetivo organizado pelo sargento-mor foi transformado no Exrcito da Restaurao, clula mater da Fora Terrestre Brasileira que, utilizando tticas inditas para a poca e bastantes semelhantes s presentes na atual doutrina de nossas foras de operaes especiais, derrotou os holandeses nas duas batalhas dos Guararapes.

Pioneiros J no sculo XX, com as experincias adquiridas durante a Segunda Guerra Mundial, o Exrcito Brasileiro identifica a necessidade de se criar uma tropa especializada em operaes especiais, ento d-se incio a Histria moderna das operaes especiais no Brasil.

pioneiros foras especiais e comandos do Brasil

Em 1957 realizado o primeiro curso de operaes especiais do Exrcito Brasileiro, Em 1961 o curso passa por mudanas na doutrina visando uma melhor adaptao as peculiaridades do Brasil. Em em 1968 foi criada a primeira unidade especializada em operaes especiais no Exrcito Brasileiro, o Destacamento de Foras Especiais, que era subordinado a Brigada Paraquedista e sediado no Rio de Janeiro. Ainda em 1968, aps um trabalho rduo de desenvolvimento das tcnicas e doutrina de operaes especiais prprias por mais de 10 anos, por questes operacionais de caractersticas de emprego diferentes, o Exrcito Brasileiro desmembra o curso de operaes especiais em dois, no curso de aes de comandos e no curso de foras especiais. No final do sculo XX, o Destacamento de Foras Especiais elevado categoria de batalho, com aumento de efetivos e denominando-se Batalho de Foras Especiais, formando em priori por uma companhia de foras especiais e outra de aes de comandos. Em 2004, identificada a necessidade de um aumento do efetivo qualificado em operaes especiais, ento o Exrcito Brasileiro cria a Brigada de Operaes Especiais em Goinia, tendo como principais unidades de conduo de operaes especiais o agora 1 Batalho de Foras Especiais e o recm criado 1 Batalho de Aes de Comandos, que saiu da condio de subunidade do 1 B F ESP e foi elevado organizao militar de nvel batalho.

3 Companhia de Foras Especiais Identificando que a Amaznia brasileira uma rea que requer ateno ainda mais especial do Exrcito, foi criada a 3 Companhia de Foras Especiais, com doutrina de emprego e treinamento idnticos ao 1 B F ESP, mas subordinada diretamente ao Comando Militar da Amaznia, e com rea de atuao limitada amaznia brasileira, enquanto o 1 B F ESP pode atuar em qualquer parte do territrio brasileiro e at no exterior.

1 B F Esp em salto livro operacional

Armamento da Unidade
O 1 Batalho de Foras Especiais, como reserva estratgica do Exrcito Brasileiro, se utiliza de meios e armamentos de dotao regular e tambm de armamentos que no esto entre os usados pelas tropas regulares do EB, assim como armamentos utilizados por foras armadas de outros pases, sejam de fabricao nacional ou estrangeira, com seus diversos optrnicos acoplados, como lunetas, binculos telmetros, periscpio, mira hologrfica, designador lazer, supressor de rudos e etc. O uniforme padro da tropa o camuflado, mas podem se utilizar de outros uniformes de acordo com as caractersticas da misso, tal como a farda preta e o gorro comandos e o traje neopreme de mergulho de combate.

Pistola Imbel M1911A1 cal .45mm Pistola Imbel M973 9mm Pistola Bereta/Taurus M975 Pistola Taurus Mod. 21 cal .40mm Pistola Glock 17 cal 9mm Pistola HK USP cal 9mm Submetralhadora HK MP-5 9mm SubMetralhadora M9 M972 Bereta/Taurus 9mm Metralhadora FN Minimi Metralhadora FN MAG 7,62mm Metralhadora M2 HB Browning .50mm Fuzil Imbel IA2 5,56mm Carabina Imbel IA2 5,56mm Fuzil Imbel IA2 CQC 5,56mm Fuzil Imbel IA2 7,62mm Fuzil Imbel MD97 5,56mm Fuzil Colt M4A1 5,56mm Fuzil M964A1 Para-FAL 7,62mm Fuzil M964 FAL 7,62mm Fuzil sniper Imbel IA2 7,62mm

Fuzil sniper Barret .50mm Fuzil siniper M24 7,62mm Fuzil sniper Sig Sauer 3000 7,62mm Fuzil sniper HK PSG1 7,62mm Fuzil sniper Ultima Ratio 7,62mm Fuzil HK G36 C 5,56mm Fuzil AK-47 7,62mm Espingarda SPAS 15 .12 Espingarda Benelle .12 Canho Carl Gustaf M3 84mm Lana Rojo AT-4 84mm ALAC CTEX 84mm Mssil MSS 1.2 AC 130mm Morteiro Commando V60mm Balestra Lana-chamas

Fuzil Colt M4A1

1 B F Esp utilizando o Fuzil M4A1 no Haiti

Sub-Metralhadora HK MP5 SD
1 B F Esp em treinamento anti-terrorismo com a HK MP5

Lana-rojo AT-4 84mm


1 B F Esp em operao na selva com AT-4 84mm

Equipamentos de Salto 1. Paraquedas de salto livre

2. Paraquedas semi-automtico 3. Paraquedas reserva 4. Paraquedas de carga 5. Paraquedas de salvamento 6. Equipamento de oxignio para saltos a grandes altitudes 7. Altmetro para medio de altitude em saltos a grandes altitudes Equipamentos de Mergulho de Combate 1. Roupa Neopreme para mergulho de combate 2. Nadadeiras, mscara e tubo 3. Bote 4. Console p/ Navegao Aqutica 5. Caiaque 6. Equipamentos de Mergulho Autnomo 7. Propulsor Equipamentos de Montanhismo 1. Cabo Esttico 2. Cabo Dinmico 3. Capacete de Escalada 4. Luvas de rapel 5. Mosquetes 6. Grigri 7. Ascensores 8. Freio em oito 9. Freio ATC 10. Martelo 11. Assento Boldrier

Equipamentos Contra-Terrorismo 1. Capacete balstico preto 2. Viseira de proteo 3. Colete de assalto preto 4. culos EPS-21 5. Traje de caador (sniper) 6. Colete axial com porta carregador 7. Bota Magnum marrom 8. Goretex (cala, blusa e meia) 9. Luvas de tiro 10. Caneleira, joelheira, cotoveleira 11. Coldre preto 12. Escada tubular 13. Bala clava 14. Macaco verde 15. Macaco preto Duporex

16. 17. 18. 19. 20.

Escudo balstica Arete Corta vergalho Roupas /capacete de proteo para simmunition GPS

Equipamento Individual 1. Manta camuflada 2. OVN / Oculos de Viso Noturna 3. Rede 4. Bssola 5. Isolante trmico inflvel 6. Kit faco/faca/lima 7. P bi-articulada 8. Conjunto cantil/porta cantil/caneco 9. Marmita com porta marmita 10. Porta rao 11. Cantil purificador 12. Cinto NA / suspensrio 13. Cantil de 02 e 05 litros 14. Conjunto de suco 15. Mochila de assalto 16. Poncho camuflado emborrachado 17. Mochila de grande capacidade 18. Saco de dormir camuflado 19. Porta carregador de fuzil 20. Saco de dormir VO com isolante trmico
Fora Especial do 1 B F Esp operando rdio comunicador

Meios de transporte
O 1 B F Esp se utiliza dos mais variados meios de transporte, sejam terrestres, aquticos ou areos, de dotao do Exrcito Brasileiro ou da Fora Area Brasileira:
Lanchas Fluviais ("voadeiras")

Caiaque 1 B F Esp se infiltrando com bote

Veculo Leve Gacho (projetado p/ foras especiais)

Veculo Aerotransportvel Chivunk (p/ foras especiais)

Helicptero HM-1 Pantera

Helicptero S70A Black Hawk HM-2

Cougar HM-3

Super Cougar HM-4

Aeronave C-95 Bandeirante

C-105 Amazonas

C-130 Hrcules

Potrebbero piacerti anche