Sei sulla pagina 1di 4

PEC 37: Presso das ruas derrubou proposta - Resumo das disciplinas ...

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/pec-37...

ATUALIDADES

PEC 37: Presso das ruas derrubou proposta


Jos Renato Salatiel* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao 28/06/2013 08h50
Jos Cruz/ABr

Deputados na sesso que rejeitou a PEC-37: atendendo ao clamor das ruas

Entre a diversidade de problemas e reivindicaes que levaram s ruas milhares de brasileiros nas ltimas semanas, chamou ateno uma sigla que, at ento, poucos ouviram falar: a PEC 37. Direto ao ponto: Ficha-resumo Por que, em meio a questes importantes como transporte pblico, sade e educao, um projeto pouco debatido fora dos meios jurdicos ganhou apoio popular e virou um das principais bandeiras dos manifestantes? A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37/2011 tinha o objetivo de limitar a investigao de crimes polcia, impedindo que isso fosse realizado pelo Ministrio Pblico. A emenda que seria feita no artigo 144 da Constituio dizia que A apurao das infraes penais (...) incumbem privativamente s polcias federal e civil. O projeto foi apresentado em junho de 2011 pelo deputado federal e delegado Lourival Mendes (PTdoB- MA). A primeira votao estava marcada para quarta-feira (26 de junho), na Cmara dos Deputados, mas a reao contrria dos manifestantes fez com que a sesso fosse adiada, uma semana antes.

1 de 4

31/10/2013 00:04

PEC 37: Presso das ruas derrubou proposta - Resumo das disciplinas ...

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/pec-37...

Voc est por dentro das atualidades para o vestibular? Teste-se (http://educacao.uol.com.br /quiz/2013/07/24/voce-esta-por-dentro-das-atualidades-para-o-vestibular-deste-ano.htm)

A mesma presso popular levou os deputados a agendarem uma nova votao, que aconteceu na ltima tera-feira (25). A proposta que antes contava com apoio de lideranas polticas e, provavelmente, seria aprovada foi derrubada com 97% dos votos (430, contra 9 favorveis e 2 abstenes). A votao fez parte de uma estratgia poltica para tentar esvaziar os protestos, que continuam pelo pas. Nesse mesmo pacote entram a distribuio de verbas para as reas de sade, educao e transportes pblicos, bem como a discusso sobre a reforma poltica. Para os manifestantes, a PEC 37 representava um estmulo corrupo. Estava, portanto, inserida em um contexto de crise da legitimidade poltica brasileira. Crime organizado A Constituio Federal Brasileira atribui aos delegados de polcia a funo de investigar crimes e, ao final, elaborar um inqurito policial (ou termo circunstanciado, para crimes mais leves). Promotores e procuradores de Justia, por sua vez, devem acompanhar o trabalho da polcia, fazer a acusao ou pedir o arquivamento do inqurito. Eles representam o Estado nos julgamentos. O problema que o texto na Carta no diz que a investigao uma atribuio exclusiva das polcias Civil e Federal. Assim, em 2006, uma resoluo do Conselho Nacionaldo Ministrio Pblico permitiu aos promotores instaurarem um Procedimento Investigatrio Criminal (PIC). Na prtica, esses procedimentos permitiram ao Ministrio Pblico apurar casos envolvendo o crime organizado e polticos corruptos, sozinho ou em conjunto com as polcias. Mensalo Entre os casos mais famosos que tiveram atuao do MP esto o mensalo, o maior escndalo poltico do governo Lula (2003-2010); a Mfia dos Fiscais de So Paulo (1998), que levou ao afastamento do prefeito Celso Pitta; as investigaes

2 de 4

31/10/2013 00:04

PEC 37: Presso das ruas derrubou proposta - Resumo das disciplinas ...

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/pec-37...

sobre o desvio de dinheiro pblico do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) paulista (1998), que terminou com a priso do juiz Nicolau dos Santos Neto, o Lalau; a Operao Satiagraha (2009), que prendeu o banqueiro Daniel Dantas; e o indiciamento do ex-prefeito Paulo Maluf, entre outros. De acordo com a Procuradoria Geral da Repblica, h atualmente (dados de 10 de junho) 7.068 PICs em andamento no pas. Se a PEC 37 fosse aprovada, elas seriam remetidas Polcia Civil. Os promotores poderiam continuar atuando em conjunto com as polcias, mas deixariam de conduzir investigaes prprias. Por isso, o projeto era visto como uma maneira de impedir que o MP continuasse investigando polticos corruptos. Para a populao, isso seria um sinal de impunidade e um incentivo prtica criminosa. Abuso de poder Policiais e alguns juristas, por outro lado, argumentavam que a lei apenas reforaria uma diviso de poderes saudvel democracia. Entende-se que aquele que acusa, o MP, no possui iseno para investigar. O monoplio da apurao de crimes pela polcia seria uma forma de impedir abusos de um poder. Os promotores tambm foram acusados de ter propsitos polticos, selecionando quem seria investigado e exposto ao descrdito nos meios de comunicao, mesmo antes de um julgamento. O assassinato do prefeito de Santo Andr, Celso Daniel (2002), um caso exemplar da discordncia entre polcia e promotores. Neste crime, a Polcia Civil concluiu que se tratou de um sequestro seguido de morte, executado por bandidos comuns. Para o MP, no entanto, foi um crime poltico. Apesar dos congressistas terem aprovado a continuidade das investigaes pelo MP, recusando a PEC, a questo segue aberta. Ser preciso, agora, regulamentar as atribuies dos promotores na apurao de crimes. Tais projetos devem ser discutidos no segundo semestre deste ano.

FIQUE LIGADO
Para compreender melhor o que levou a elaborao da PEC 37 e a sua rejeio, vale a pena conhecer as duas instituies diretamente envolvidas na questo: o Ministrio Pblico e a Polcia. Alm disso, se voc ainda no formou uma viso sinttica das manifestaes que tm mexido com o pas neste ms de junho, vale a pena ler o artigo publicado nesta seo na semana passada. Ministrio Pblico (http://educacao.uol.com.br/disciplinas/cidadania/ministerio-publico-defesa-independenteda-sociedade-e-da-democracia.htm) Polcia (http://educacao.uol.com.br/disciplinas/cidadania/policia-instituicao-se-divide-em-diferentes-tipose-funcoes.htm) Protestos no pas (http://educacao.uol.com.br/disciplinas/cidadania/poder-judiciario---introducao-o-quee-e-como-funciona.htm)

DIRETO AO PONTO

3 de 4

31/10/2013 00:04

PEC 37: Presso das ruas derrubou proposta - Resumo das disciplinas ...

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/pec-37...

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37/2011, que limitava o poder de investigao do Ministrio Pblico, foi rejeitada com 97% dos votos na Cmara dos Deputados. A deciso foi considerada uma vitria do movimento popular que se espalhou pelo pas. Para os manifestantes, o projeto favorecia a impunidade de polticos corruptos. A PEC 37 foi apresentada em 2011 pelo deputado federal e delegado Lourival Mendes (PTdoB-MA). A emenda pretendia garantir a exclusividade das investigaes criminais s polcias Civil e Militar. Nos ltimos anos, promotores e procuradores assumiram a frente da apurao de importantes escndalos de corrupo no pas, como o caso do mensalo. Para os defensores, a medida visa preservar a distribuio de poderes, impedindo abusos. Mas o clima de revolta contra a corrupo no pas fez com que a rejeio da PEC 37 tornasse uma das principais reivindicaes de protestos. A presso popular obrigou o Congresso a votar proposta, que foi recusada de forma quase unnime, contrariando uma disposio inicial dos parlamentares para aprov-la. O enterro da PEC 37 faz parte de uma estratgia poltica para esfriar os protestos de rua.

Jos Renato Salatiel* jornalista e professor

1996-2013 UOL - O melhor contedo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host

4 de 4

31/10/2013 00:04

Potrebbero piacerti anche