Sei sulla pagina 1di 9

INSTITUTO VENTURI PARA ESTUDOS AMBIENTAIS

1 FORUM INTERNACIONAL DE RESDUOS SLIDOS O MUNDO COMO DEVE SER VISTO TEMA: TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO DE RESDUOS SLIDOS

ANLISE DOS MTODOS DE DECANTAO E CENTRIFUGAO PARA A RETIRADA DE LEO NOS CAVACOS DE FERRO FUNDIDO E LATO RESULTANTES DA USINAGEM DE PEAS

ELAINE COELHO DA SILVA VON HOHENDORFF ERWIN FRANCISCO TOCHTROP JUNIOR

Canoas, 2007.

RESUMO

Esse trabalho prope verificar a forma como uma pequena indstria metalrgica descarta os resduos de metal, mais especificamente, os cavacos. Apresenta-se o resultado da anlise dos mtodos de decantao e centrifugao, utilizados pela empresa para a retirada de leo dos cavacos. Os resultados mostram que estes mtodos de extrao de fluido tem a sua eficincia bastante satisfatria e ajudam a diminuir os custos de fabricao e na gerao de resduos.

ABSTRACT

This work proposes to verify the form as a small metallurgic industry deals with the residues metal, more specifically, the chips. One also presents the result of the efficacy of the decantation and centrifugation methods, used by the company for the removal of the oil in the chips. The results show that these methods of fluid extraction have their efficiency much satisfactory and help decrease the manufacturing costs and residues generation.

OBJETIVO

Indiscutivelmente, a conscientizao ecolgica vem exigindo das empresas produtos e processos mais responsveis em relao ao meio ambiente e o gerenciamento dos resduos , hoje, um dos principais desafios vivenciados por elas.

Ento, as indstrias brasileiras devem buscar uma gesto de resduos moderna e um gerenciamento sustentvel, com gerao de emprego e renda, implantando processos mais eficientes e, propiciando, assim, uma srie de benefcios para o meio ambiente, para a sociedade e para a prpria empresa.

Neste trabalho, optou-se por discutir o tema tratando de tecnologias para tratamento dos resduos slidos. Vamos analisar o descarte de cavacos das matrias primas ferro fundido e lato, decorrentes da usinagem e gerados numa pequena indstria metalrgica.

A usinagem muito utilizada para a fabricao de peas seriadas, possibilitando assim um menor custo. As peas podem ser confeccionadas atravs de um bloco de material metlico, de uma barra ou de uma pr-pea (fundida ou

forjada). O nmero de operaes de usinagem, bem como de mquinas operatrizes1 e ferramentas de corte2 disponveis muito grande.

Os cavacos arrastam consigo os leos utilizados no processo de usinagem refrigerado, ou seja, existe uma contaminao do resduo. Neste trabalho, avaliou-se os processos de remoo de leo dos cavacos de ferro fundido e lato, que so a decantao e a centrifugao. Demonstrar a eficincia destes processos o objetivo deste trabalho, que se traduz em reduo de custos, pois proporciona o reaproveitamento do fludo que seria descartado juntamente com o cavaco.

Para o cavaco de ferro fundido o mtodo para a extrao do fludo de corte utilizado foi o de decantao. Para o cavaco de lato o mtodo foi a centrifugao.

1 2

Mquinas utilizadas nos processos de usinagem, tais como: torno, fresadora e retfica. Ferramenta que, nas operaes de usinagem, retira uma poro de material das peas,

produzindo o cavaco.

METODOLOGIA

Conforme SILVEIRA (1996), um sistema produtivo recebe insumos e os processa de modo que se obtenha um produto manufaturado, e que, durante as suas operaes unitrias de processamento, sempre ir gerar uma parcela de descarte, por maior ou melhor que seja a sua eficincia.

As amostras de cavacos levadas ao laboratrio consistiram de dois distintos materiais: ferro fundido e lato. O material analisado foi fornecido por uma pequena indstria metalrgica.

Atravs de anlise em laboratrio, foi verificada a quantidade de fluido de corte arrastada nos cavacos de ferro fundido e de lato, verificando, assim, a eficincia dos processos de decantao e centrifugao. importante salientar que a quantificao foi feita apenas no que arrastado junto com os cavacos.

A extrao no Aparelho Sohxlet consiste na retirada do fluido de corte, misturado ao cavaco, atravs da extrao por solvente. Para a extrao do leo foram realizados experimentos utilizando como solvente o hexano. A figura 1 apresenta fotos do equipamento.

Figura 1 Fotos do equipamento sohxlet realizando a anlise.

RESULTADOS

Os processos de decantao e centrifugao objetivam a separao dos fluidos de corte junto ao cavaco gerado e que ser descartado pela empresa (resduo slido).

Anlise do cavaco de ferro fundido decantado: a mdia das amostras analisadas, revelou que o cavaco decantado arrastou consigo 0,126 litro de fluido de corte.

Anlise do cavaco de ferro fundido no decantado: esta anlise validou o bom resultado do mtodo de decantao. A mdia das amostras apresentou um volume arrastado de 0,364 litro.

Anlise do cavaco de lato centrifugado: A centrifugao um mtodo bastante eficiente. Nas amostras analisadas, a mdia de arraste de fluido de corte foi de 0,048 litros.

Anlise do cavaco de lato no centrifugado: o cavaco no centrifugado carregava consigo uma quantidade bastante grande de fluido de corte. O arraste mdio atingiu 0,929 litros.

CONCLUSO

Comparando-se os dois processos, a centrifugao mostra-se mais eficiente que a decantao. Mesmo assim, o mtodo decantao, utilizado nos cavacos de ferro fundido, tem a sua importncia e o seu resultado satisfatrio.

A eficincia da decantao pode ser comprovada conforme o balano do leo extrado no laboratrio (sohxlet), quando se compara o cavaco decantado com o cavaco no decantado.

No processo de centrifugao, notou-se que os cavacos do tipo helicoidal e em lascas arrastaram uma quantidade maior de fludo de corte.

certo, ento, que os mtodos de decantao e centrifugao se mostram muito importantes para o processo e para a relao da empresa com a comunidade.

Caso a empresa no utilizasse estes mtodos e simplesmente descartasse os cavacos da forma como so gerados, teria no mnimo, mais dois problemas: maior consumo de fluido de corte e maior contaminao dos cavacos descartados.

BIBLIOGRAFIA

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Resduos slidos: classificao. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia mecnica: Estrutura e propriedadesdas ligas metlicas. 2 ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1986, vol 1. CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia mecnica: Processos de fabricao e tratamento. 2 ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1986, vol 2. DINIZ, Alselmo Eduardo; MARCONDES, Francisco Carlos; COPPINI, Nivaldo Lemos. Tecnologia da usinagem dos materiais. 2 ed. So Paulo: Art Liber Editora, 2000. EL BARADIE, M. A. Cutting fluids: Characterization - Part I. Conference on Advances in Materials Processing Technology. Dublin: Journal of Material Processing Technology, 1997. EL BARADIE, M. A. Cutting fluids: Recycling and clean machining - Part II. Conference on Advances in Materials Processing Technology. Dublin: Journal of Material Processing Technology, 1997. FERRARESI, D. Fundamentos da usinagem dos metais. So Paulo: Ed. Edgard Blucher, 1977. SILVEIRA, Geraldo Tadeu R. Gesto ambiental de resduos slidos. So Paulo: Saneamento Ambiental, p.30-35, julho/agosto 1996.

Potrebbero piacerti anche