Sei sulla pagina 1di 6

Prova Escrita de Geografia

7. Ano de escolaridade | Data: 2013 / 11 / 14 Nome: Classificao: Professor: Rui Pimenta Observaes: | Enc. Educao: | N.:

Verso 4
| Durao: 60 minutos | Turma: B

Utiliza apenas caneta ou esferogrfica de tinta azul ou preta.

Podes utilizar rgua e mquina de calcular do tipo no alfanumrico, no programvel .

No permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deves riscar de forma clara aquilo que pretendes que no seja classificado.

Escreve de forma legvel as respostas s questes abertas. As respostas incompreensveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos.

Para cada item, apresenta apenas uma resposta. Se apresentares mais do que uma resposta a um mesmo item, s a primeira ser classificada.

Para responder aos itens de escolha mltipla, assinala a letra que identifica a nica opo escolhida.

As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Desempenho na lngua portuguesa: Fraco

| Insuficiente | Suficiente | Bom | Muito Bom

Rui Pimenta [ novembro 2013 ]

Prova escrita de Geografia Verso 4 Pgina 1 / 6

Seleciona com um crculo a nica opo que permite obter uma afirmao correta nas respostas aos itens 1, 2, 3 e 4 do Desafio 1.

Desafio 1
Imagem do planeta vermelho (Marte)

L a notcia retirada do JN (Jornal de Notcias), no dia 31-10-2006.

Marcianos fazem-se ouvir!


Quis o destino que o Ano Internacional da Heliofsica, o prximo ano de 2007, fosse antecipado por uma mensagem proveniente do nosso sistema solar, mais concretamente do planeta Marte. Da mensagem recebida pela NASA (National Aeronautics traduzir: Planeta Azul. Daqui de Marte enviamos as nossas mais sinceras saudaes. () and Space Administration, em portugus, Administrao Nacional de Aeronutica e Espao) foi possvel Os nossos martgrafos, nos vrios estudos que tm elaborado sobre o nosso planeta, concluram que as prximas dcadas sero decisivas. H muitos, muitos anos, aps um 1 longo perodo de queda de meteoritos , fomos obrigados a habitar as reas no interior de Marte, uma vez que na superfcie marciana as temperaturas se tornaram insuportveis, podendo atingir os -140C. () Como j no sabemos mais o que fazer, pedimos ajuda aos estudiosos da superfcie terrestre.
1

Os meteoritos so corpos menores do sistema solar, com a dimenso de apenas algumas centenas de quilmetros .

1 Considerando a notcia retirada do JN, por Martografia entender-se-ia a (A) cincia para quem o conhecimento das paisagens terrestres seria da maior importncia. (B) cincia encarregue de estudar e interpretar todos os fenmenos (naturais e marcianos) que ocorrem na superfcie de Marte.

(C) cincia cujo objeto seria Marte. (D) cincia responsvel pelo estudo do passado dos marcianos. 2 Caso fosse possvel enviar uma equipa de gegrafos a Marte, o seu trabalho naquele planeta (A) teria como principais objetivos a localizao, a descrio e a interpretao da Terra. (B) consistiria num conjunto de tarefas com o objetivo de dar resposta a trs questes, pela ordem que se apresentam: como?, onde? e porqu?

(C) seria o de trazer superfcie terrestre o conhecimento das suas reas mais profundas. (D) no seria vivel devido s elevadas temperaturas que se fazem sentir na superfcie. 3 A tarefa do gegrafo designada por descrio significa (A) situar no espao terrestre os elementos que nele encontramos. (B) identificar os vrios elementos que existem na paisagem, de modo a perceber como se dispem no espao. (C) a atividade realizada (pelos seres vivos) com o objetivo de encontrar e assimilar informao. (D) explicar as caratersticas e as relaes que existem entre os diversos elementos de uma paisagem. 4 Uma das desvantagens da observao direta que (A) com frequncia, no se consegue uma viso de conjunto da rea em estudo. (B) permite observar o que nos rodeia com mais rigor. (C) no depende das condies atmosfricas. (D) explicar as caratersticas e as relaes que existem entre os diversos elementos de uma paisagem.
Rui Pimenta [ novembro 2013 ]

Prova escrita de Geografia Verso 4 Pgina 2 / 6

Observa com ateno as duas figuras que se seguem.


Figura 1 Figura 2

2.500

5.000 km

Curiosidade: Este objeto foi construdo com 150 quilos de sucata.

5 Diz o que entendes por mapa.

6 Converte a escala grfica do mapa representado na Figura 2 na escala numrica correspondente.

7 Justifica, tendo em conta a escala, o tipo de mapa representado na Figura 2.

Rui Pimenta [ novembro 2013 ]

Prova escrita de Geografia Verso 4 Pgina 3 / 6

Seleciona com um crculo a nica opo que permite obter uma afirmao correta nas respostas aos itens 1, 2, 3, 4, 5 e 6 do Desafio 2.

Desafio 2 L o e-mail enviado por um aluno do 7 ano de escolaridade ao professor da disciplina de Geografia.
Professor, Tenho procurado estudar os assuntos que abordamos nas aulas, mas surgiram-me muitas dvidas, em particular no que se refere aos mapas. Quando procurava preparar-me para a prova de avaliao escrita, encontrei estes trs mapas (que seguem em anexo a este e-mail) e algumas perguntas do manual de Geografia a que no soube dar resposta. Como no me sinto preparado, provavelmente, vou falta prova. Mesmo assim, peo-lhe ajuda a si e tambm aos meus colegas. Obrigado! Mapa A
Mapa de uma Volta a Portugal em bicicleta

12 8 7 11 9

10

2.500

5.000 km

Comprimento da sala

Prof.

Planta de uma sala de aula

1 Se pretendssemos organizar os mapas por ordem crescente de escala, comearamos (A) na planta da sala de aula e terminaramos no mapa A. (B) por qualquer mapa menos o mapa de uma Volta a Portugal em bicicleta. (C) pelo mapa A e terminaramos na planta da sala de aula. (D) A informao disponvel no permite uma resposta pergunta. 2 De acordo com o mapa relativo a uma Volta a Portugal em bicicleta possvel identificar a(s) seguinte(s)
etapa(s) com a direo este-oeste

(A) 10 e 12. (C) 4, 10 e 12.

(B) 12. (D) 4 e 10.

Rui Pimenta [ novembro 2013 ]

Prova escrita de Geografia Verso 4 Pgina 4 / 6

3 Os elementos fundamentais que surgem em dois dos mapas apresentados so (A) a orientao e o ttulo. (B) o ttulo e a legenda. (C) a escala e a orientao. (D) a legenda e a escala. 4 A(s) superfcie(s) lquida(s) com que Portugal continental faz fronteira a oeste e a sul (A) so, respetivamente, o mar Mediterrneo e o oceano Atlntico. (B) apenas o oceano Atlntico. (C) apenas o mar Mediterrneo. (D) so, respetivamente, o oceano Atlntico e o mar Mediterrneo. 5 De acordo com o mapa de Portugal continental, a direo da rosa-dos-ventos correspondente ao percurso
efetuado entre Viseu e Bragana

(A) noroeste. (C) nordeste.

(B) sudoeste. (D) sudeste.

6 Os mapas includos no desafio 2 (A) tomam o nome de mapas temticos, uma vez que permitem descrever a superfcie da terrestre e os fenmenos
naturais e humanos.

(B) apresentam uma significativa variao de escala. (C) so todos mapas gerais, dado que abordam somente um fenmeno natural ou humano. (D) podem ser considerados mapas gerais ou mapas temticos, consoante a opinio do observador. 7 Calcula a distncia em quilmetros correspondente etapa nmero 12 (Bragana-Viana do Castelo).
Resoluo do problema:
DM DR 0,5 cm (no mapa) = 40 km (na realidade) 1 8.000.000 = 1,4 DR <=> 1 cm = 40 km x 2 <=> 1 cm = 80 km DR = 11.200.000 cm Converso da escala grfica na escala numrica correspondente

Escala do mapa (E) =


1 8.000.000

E=

Distncia no mapa (DM) =


1 x DR = 1,4 x 8.000.000

Distncia real (DR) = ?


DR = 112 km

Assim sendo, teramos uma escala numrica 1 cm E= 80 km

Resposta: DR =

1 cm E= 8.000.000 cm

Rui Pimenta [ novembro 2013 ]

Prova escrita de Geografia Verso 4 Pgina 5 / 6

Desafio 3 Preenche o seguinte mapa de conceitos utilizando para o efeito as palavras-chave que se indicam a seguir (tem em ateno que existem mais palavras do que os espaos disponveis e que nenhuma palavra se repete). Conjunto | Legenda | Observao | Escala | Descrio | Planisfrio | Mapas | Grficas | Climtico | Pormenor | Localizao | Cartogrficas | Fontes de informao | Mtodo
A G e ogr a f i a utiliza um recorre a

baseado

na nomeadamente as

que di r e t a

pode ser isto , i ndi r e t a que em a s s unt o podem ge r a i s ser t e m t i c os de


() ()

os

funo do/a

permitem

uma

a n l i s e de

1/15.000 ()

1/90.000.000 ()

FIM
COTAES Desafio 1 1 2 3 4 5 6 7
. . . . . . .

Desafio 2 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 8 pontos 4 pontos 12 pontos 44 pontos Desafio 3 1
.

1 2 3 4 5 6 7

. . . . . . .

5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 10 pontos 40 pontos 16 pontos 16 pontos

Total

100 pontos

Rui Pimenta [ novembro 2013 ]

Prova escrita de Geografia Verso 4 Pgina 6 / 6

Potrebbero piacerti anche