Sei sulla pagina 1di 16

CURSO EM PDF - DIREITO CONSTITUCIONAL RECEITA FEDERAL

Prof. Roberto Silva

AULA DEMONSTRATIVA TEORIA GERAL DO ESTADO E OS PODERES DO ESTADO E AS RESPECTIVAS FUNES

Apresentao Ol, meu nobre concursando, tudo bem? Meu nome Roberto Silva, sou professor da disciplina de Direito Constitucional. Sou ps-graduado em Administrao, tendo sido graduado em Cincias Navais pela Escola Naval. Ingressei na Marinha do Brasil, em 1994, atravs do concurso para o Colgio Naval (17 lugar), permanecendo nas Foras Armadas por mais de quinze anos. Ocupo, atualmente, o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual na Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro (ICMS-RJ), tendo sido aprovado em 25 lugar no concurso de 2010. Exero, no momento, a atividade de fiscalizao do trnsito de mercadorias, na divisa entre os estados de So Paulo e Rio de Janeiro. O Direito Constitucional requer grande dedicao por parte do aluno devido a grande extenso do contedo programtico desta disciplina, dos entendimentos doutrinrios, das jurisprudncias, dos diferentes posicionamentos de alguns autores, etc. Alm disso, o seu conhecimento fundamental para a realizao da maior parte dos concursos de hoje em dia, sendo importante que o aluno, principalmente, aquele que nunca estudara Direito antes, conscientize-se de que a leitura da Constituio Federal de extrema importncia para o desenvolvimento do seu aprendizado. A Escola de Administrao Fazendria (ESAF), banca organizadora do seu concurso, por sua vez, tradicionalmente, insere questes, cobrando contedos doutrinrios, jurisprudenciais bem recentes, alm de dispositivos literais. A Constituio Federal, portanto, dever tornar-se o livro de cabeceira de cada um de vocs para que possam ter vantagem com relao a outros candidatos. Alm disso, o candidato deve ter em mente que a resoluo de exerccios de provas anteriores da ESAF fundamental para a fixao de seu conhecimento. Frequentemente, muitas bancas costumam cobrar contedos repetidos em suas provas. Nesse sentido, aquele que estuda os exerccios anteriores, possui maior probabilidade de acertar uma questo que, porventura, venha se repetir.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF - DIREITO CONSTITUCIONAL RECEITA FEDERAL


Prof. Roberto Silva

Dessa forma, o objetivo principal deste curso a preparao de voc, meu nobre colega, para que resolva, sem maiores problemas, na hora da prova, todas as questes de Direito Constitucional, propostas pela banca organizadora do concurso. Para isto, seguiremos o contedo programtico do edital do concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal, publicado em 09/07/2012 no DOU. Aula DEMO Aula 01 Teoria geral do Estado. Os poderes do Estado e as respectivas funes. Teoria geral da Constituio: conceito, origens, contedo, estrutura e classificao. Supremacia da Constituio. Interpretao da Constituio. Normas constitucionais e inconstitucionais. Anlise do princpio hierrquico das normas. Poder constituinte. Emenda, reforma e reviso constitucional. Princpios fundamentais da CF/88. Direitos e deveres individuais e coletivos Direitos Sociais, nacionalidade, direitos polticos e partidos polticos. Organizao do Estado poltico administrativo. Administrao Pblica. Poder Legislativo. A fiscalizao contbil, financeira e oramentria. O Controle Externo e os Sistemas de Controle Interno. Poder Executivo Poder Judicirio e o Ministrio Pblico. Controle de Constitucionalidade Defesa do Estado e das instituies democrticas. Tributao e oramento. Sistema Tributrio Nacional. Finanas pblicas. Oramento. Ordem econmica e financeira. Ordem social. Disposies gerais e das disposies constitucionais transitrias.

Aula 02 Aula 03 Aula 04 Aula 05 Aula 06 Aula 07 Aula 08 Aula 09 Aula 10 Aula 11 Aula 12

Aula 13

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF - DIREITO CONSTITUCIONAL RECEITA FEDERAL


Prof. Roberto Silva

Sempre que possvel, trabalharemos questes anteriores da banca organizadora do concurso, a Escola de Administrao Fazendria - ESAF. Bom, pessoal, sem mais delongas, iniciemos agora o nosso curso. Desejo a voc, Boa Sorte e Bons Estudos! Abraos Roberto Silva

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF - DIREITO CONSTITUCIONAL RECEITA FEDERAL


Prof. Roberto Silva

Sumrio: 1.0 - Teoria Geral do Estado 1.1 - Consideraes Iniciais; 1.2 - Conceito de Estado; 1.3 - Formas de Estado 2.0 Os Poderes do Estado e as respectivas funes.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF - DIREITO CONSTITUCIONAL RECEITA FEDERAL


Prof. Roberto Silva

1.0 Teoria Geral do Estado 1.1 - Consideraes Iniciais A Teoria Geral do Estado estuda, sob o enfoque sociolgico, poltico e jurdico, a origem, estrutura, forma, finalidade e evoluo da sociedade poltica denominada Estado. Aristteles, fundador da Cincia Estado, nos idos do sc. IV a.C., em sua obra denominada A Poltica, descrevia o Estado atravs de sua organizao, rgos constitutivos, formas de governo, dentre outros, trazendo para a sociedade o conceito de Estado Real. Nesta obra, alm disso, Aristteles destacava a existncia de trs funes distintas: a de editar normas, a de aplic-las aos casos concretos e a de julgar os conflitos existentes. Tais funes eram exercidas pelo governo soberano, as quais formariam mais tarde, as bases tericas da Teoria tripartite dos poderes. Plato, posteriormente, criou uma obra denominada A Repblica, levando a todos o conceito de Estado Ideal, de acordo com sua prpria concepo do homem e do mundo. Ccero, no sc. II a. C, fez uma anlise jurdica e moral do Estado romano, do que ele era e do que deveria ser, ou seja, comparando o Estado Real e o Estado Ideal. No sculo XVI, Maquiavel, de acordo com sua obra O Prncipe, lana os fundamentos da poltica, como a arte de atingir, exercer e conservar o poder. Com o surgimento das Constituies escritas, da codificao de suas normas fundamentais e do estudo da organizao de cada Estado demonstrase a ocorrncia de elementos comuns e permanentes do Estado, bem como as instituies nele existentes, sendo possvel conceitu-los e classific-los, destacando-se progressivamente o Direito Constitucional e a Cincia Poltica. Maior viagem, n, pessoal, mas fiquem tranquilos, pois dificilmente este assunto ser cobrado na prova de vocs. 1.2 Conceito de Estado Iniciando nosso curso terico de Direito Constitucional primeiramente de trazer para vocs o conceito de Estado. gostaria

Estado, segundo os estudiosos do Direito, a reunio de um povo, organizado sobre a base territorial, dotado de poder poltico. Este conceito, todavia, sofre diversas modificaes conforme o autor. No entanto, o trip que condiciona sua existncia Povo, territrio e soberania - de entendimento comum entre todos aqueles.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF - DIREITO CONSTITUCIONAL RECEITA FEDERAL


Prof. Roberto Silva

Analisando o conceito de cada um deles, temos: Povo: conjunto dos cidados (nacionais) de um Estado. importante, entretanto, salientarmos que esta ideia difere da de populao, cujo conceito de expresso numrica dos habitantes de um Estado, diferindo tambm significado de nao, que uma comunidade histrico cultural tnica, lingustica e tradicionalmente homognea. Poder poltico (soberania): Pode ser entendido como uma espcie institucionalizada (organizado e permanente) de poder social. Em outras palavras, o poder de o Estado impor sua vontade sobre os outros, exigindo o cumprimento de suas leis. Territrio: Segundo Paulo Bonavides, faixa de terra dentro do qual o Estado exercita sua soberania. Analogamente, o territrio est para o Estado assim como o corpo est para a pessoa humana. Como decorrncia de um territrio de um Estado, podemos citar o Princpio da Territorialidade, cujo conceito nos ensina que, em regra, a ordem jurdica de um Estado s aplicvel aos fatos ocorridos no mbito do seu territrio. Em razo da divergncia entre doutrinadores, a finalidade, por alguns, considerada como elemento de um Estado.

ESTADO: POVO ORGANIZADO, ESTABELECIDO SOBRE UM TERRITRIO, DOTADO DE SOBERANIA.

1.3 - Formas de Estado Atualmente a Repblica Federativa do Brasil comporta-se como Estado Federal, cujo conceito, espcies e caractersticas trabalharemos a partir de agora. Ao estudarmos o Estado Federal Brasileiro somos obrigados conhecer o conceito de Forma de Estado, adotado pelo clebre professor Jos Afonso da Silva. Ele nos ensina que Forma de Estado consiste no modo de exerccio do poder poltico em funo do territrio. Alm disso, ela serve para identificar o chefe de governo, presidente da repblica ou primeiro ministro, dividindo-se, em duas espcies: Federao ou Estado unitrio. Federao Forma de Estado Estado Unitrio

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF - DIREITO CONSTITUCIONAL RECEITA FEDERAL


Prof. Roberto Silva

A Federao encontra respaldo legal no Art. 18, caput da Magna Carta, que dispe que a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios tero autonomia poltica e administrativa.
Art. 18, caput da CF/88: A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio.

Dele, extramos que a Unio, os Estados federados, o Distrito Federal e os Municpios so autnomos. A Repblica Federativa do Brasil soberana. Reparem que os Territrios no fazem parte desta organizao. Mas o eu seria organizao poltico administrativa? A organizao poltico administrativa caracteriza-se em funo da adoo da forma federativa de Estado pelo Brasil (Estado Federal), materializando-se pela descentralizao das funes polticas e administrativas dos entes federados. Ademais, ocorre uma repartio de competncias em virtude dessa descentralizao poltico administrativa. Como decorrncia, podemos citar a repartio de receitas tributrias, catalogada no texto constitucional. Relembro a todos que a forma federativa de Estado gravada como clusula ptrea, de acordo com o Art. 60, 4. I da CF/88, sendo vedada sua abolio atravs de emenda constitucional.
Art. 60, 4, incisos da CF/88: No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais.

Na outra forma de Estado possvel, o Estado Unitrio, caracteriza-se pela existncia de um poder absoluto centralizador, onde o pas governado como unidade nica, cujo governo central detm o poder exclusivo de legislar e administrar o Estado. Ademais, poder ocorrer delegao dos poderes administrativos para os Estados, atravs de descentralizao sem, no entanto, perder o poder centralizador.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF - DIREITO CONSTITUCIONAL RECEITA FEDERAL


Prof. Roberto Silva

2.0 Os Poderes do Estado e as respectivas funes. Analisando o Art. 2, caput da CF/88, conclumos que os poderes da Unio so o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. Trata-se da Teoria da Tripartio dos Poderes, defendida pelo iluminista Montesquieu, presente em todas as constituies republicanas do Brasil.
Art. 2, caput da CF/88: So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

Benjamin Constant, por sua vez, defendeu a Teoria da Quadripartio dos Poderes, incluindo, alm dos poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, o Poder Moderador, que atribua poder pessoal e privativo ao Imperador. O Poder Moderador, materializado somente na Constituio de 1824, se sobrepunha aos poderes Legislativo, Judicirio e Executivo, cabendo ao seu detentor, o imperador D. Pedro II, fora coativa sobre os demais Poderes. J sabendo que nosso ordenamento jurdico, atualmente, adota a Teoria Tripartite, vamos discorrer agora sobre as funes tpicas e atpicas de cada um dos Poderes.

Poderes

Executivo

Legislativo

Judicirio

O legislador constituinte originrio atribuiu diversas funes a todos os poderes, sem, contudo, caracteriz-las exclusivamente. Logo, cada Poder possui funes tpicas, que basicamente o caracteriza, bem como funes atpicas, que suplementam suas atribuies. Vamos conhecer quais so estas funes tpicas e atpicas de cada Poder a partir de agora. O primeiro deles, o Poder Legislativo, possui as funes tpicas de legislar, inovando no ordenamento jurdico brasileiro, e fiscalizar, que uma funo exclusiva deste, onde no mbito Federal, o Congresso Nacional, dever promover a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da Administrao direta e indireta, de acordo com o previsto no Art. 70, caput da CF/88. As funes atpicas deste Poder so as atribuies de execuo das atividades administrativas, bem como as de julgamento dos casos concretos.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF - DIREITO CONSTITUCIONAL RECEITA FEDERAL


Prof. Roberto Silva
Art. 70 da CF/88: A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

Exemplificando, o chefe do Poder Executivo poder, em razo de seu poder disciplinar, julgar determinado servidor pblico, aplicando-lhe uma pena administrativa, em virtude de falta grave cometida em servio. Note que, neste caso, o Poder Executivo desempenha atribuies de julgamento, funo tpica do Poder Judicirio. O segundo deles, o Poder Executivo, possui a funo tpica de execuo das atividades da Administrao Pblica, observando, claro, os dispositivos normativos. As funes atpicas so a de julgamento das condutas do indivduo e a de legislar, atravs da edio de atos normativos. Podemos citar como exemplo, a possibilidade de o Chefe do Poder Executivo, de acordo com a autorizao constitucional, poder editar medidas provisrias, inovando no ordenamento jurdico brasileiro. J o Poder Judicirio, possui a funo tpica de julgar os casos concretos e funes atpicas de legislar e executar as atividades administrativas daquele poder. Um exemplo seria o controle dos recursos oramentrios recebidos por aquele Poder por servidor pblico lotado no Tribunal de justia do Rio de Janeiro. Note que ao controlar esses recursos oramentrios, o referido servidor estar desempenhando uma funo administrativa. Funes Tpicas Poder Legislativo Poder Executivo Poder Judicirio Legislar e fiscalizar Administrar Julgar Funes Atpicas Administrar e julgar Legislar e julgar Administrar e legislar

Cada Poder poder somente desempenhar as funes tpicas dos outros poderes, nos casos estritamente previstos no texto constitucional. Notem que se o exerccio de atribuies de outros Poderes no possuir autorizao constitucional ficar caracterizada a invaso de competncia. Cabe salientar, neste momento, que uma emenda constitucional nunca poder atribuir uma funo atpica a qualquer Poder, tal atribuio cabe exclusivamente s normas constitucionais originrias, ou seja, uma nova Constituio Federal.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

CURSO EM PDF - DIREITO CONSTITUCIONAL RECEITA FEDERAL


Prof. Roberto Silva

Cabe salientar que Montesquieu concluiu que s um Poder Freia o Poder, servindo esta citao de base para a Teoria dos Freios e Contrapesos, a qual dispe que dever existir um equilbrio harmnico entre as atribuies dos diversos poderes, sem, no entanto, um Poder no comprometer a competncia do outro. Mas que, no caso de comprometimento, devero existir mecanismos que assegurem a preservao da atribuio precpua do Poder que teve sua competncia invadida. Exemplificando, temos o Art. 49, V da CF/88, que atribui ao Congresso Nacional competncia para sustar os atos normativos, do Presidente da Repblica, que extrapolarem o seu poder regulamentar.
Art. 49, V da CF/88: da competncia exclusiva do Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa.

Citando agora um exemplo de invaso de competncia, o Congresso Nacional, atravs de um decreto legislativo, vem a extinguir cargos pblicos vagos. Este fato considerado como tal, visto que o Presidente da Repblica, de acordo com o Art. 84, VI, b da CF/88, que possui competncia privativa para extinguir cargos pblicos, quando vagos.
Art. 84, VI, b da CF/88: Compete privativamente ao Presidente da Repblica dispor, mediante decreto, sobre extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos.

Alm disso, ressalta-se, neste mesmo enunciado, a relao de independncia e harmonia entre eles. A independncia de um poder em relao ao outro ocorre em razo dessa atribuio de funes tpicas, onde cada poder poder desempenhar livremente suas atribuies independentemente da anuncia dos outros Poderes. J a harmonia ocorre em virtude do equilbrio das atribuies dos diversos Poderes, onde cada Poder procura respeitar as atribuies dos demais Poderes, no invadindo suas competncias. Lembrem-se da Teoria dos Freios e Contrapesos. Ademais, resta salientar que a Constituio Federal consagrou em seu Art. 60, 4, II que a separao dos poderes clusula ptrea, no podendo uma proposta de emenda constitucional abolir tal dispositivo.
Art. 60, 4, III da CF/88: No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a separao dos Poderes.

importante, todavia, mencionarmos acerca da impropriedade terminolgica existente da expresso tripartio de poderes, defendida por alguns autores do Direito. Segundo entendimentos, tal fato decorre da unidade e indivisibilidade do poder, cujo conceito correto de que o poder se manifesta atravs de rgos, que o exercem mediante funes no exclusivas.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

10

CURSO EM PDF - DIREITO CONSTITUCIONAL RECEITA FEDERAL


Prof. Roberto Silva

Enfim, chegamos ao final deste nosso primeiro encontro. Espero que vocs tenham gostado da nossa aula demonstrativa. Vamos trabalhar agora algumas questes da banca ESAF, bem como de outras organizadoras. Desejo a todos uma boa sorte at a prxima. Abraos Prof. Roberto Silva

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

11

CURSO EM PDF - DIREITO CONSTITUCIONAL RECEITA FEDERAL


Prof. Roberto Silva

QUESTES COMENTADAS 01. (ESAF/ATA-MF/2009) Montesquieu abria exceo ao princpio da separao dos poderes ao admitir a interveno do chefe de Estado, pelo veto, no processo legislativo. Comentrios: Esta assertiva discorre sobre Montesquieu que defendeu a tese da Teoria Tripartite dos Poderes. Nesta, ademais, no h que se falar em funo exclusiva de qualquer poder. Logo, os poderes no exercero funes exclusivamente. Alm disso, conforme consubstanciado no Art. 2, caput da CF/88, os poderes, Legislativo, Executivo e Judicirio, so independentes e harmnicos entre si.
Art. 2, caput da CF/88: So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

Esta harmonia, como prova do mencionado acima, advm justamente da possibilidade de determinado poder exercer as funes, denominadas de atpicas, de outro, desde que autorizados pelo texto constitucional. Como exemplo, podemos citar o veto presidencial a projeto de lei, que se refere possibilidade de o Chefe do Poder Executivo interferir na criao de uma nova lei. Percebe-se no exemplo que o Poder Executivo interfere, autorizado pela CF/88, na criao de uma lei, em razo da Teoria de Freios e Contrapesos. Gabarito: Correto 02. (ESAF/ATA-MF/2009) A diviso funcional do poder , mais precisamente, o prprio federalismo.

Comentrios: O poder uno e indivisvel. No entanto, este poder se manifesta atravs de rgos, que o exercem mediante funes no exclusivas. Ocorre na verdade uma diviso de funes tpicas e atpicas, conforme podemos observar na figura abaixo.

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

12

CURSO EM PDF - DIREITO CONSTITUCIONAL RECEITA FEDERAL


Prof. Roberto Silva

Funes Tpicas Poder Legislativo Poder Executivo Poder Judicirio Legislar e fiscalizar Administrar Julgar

Funes Atpicas Administrar e julgar Legislar e julgar Administrar e legislar

O Federalismo a espcie do gnero Forma de Estado, cuja consagrao normativa est consagrada no Art. 18, caput da CF/88.
Art. 18, caput da CF/88: A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio.

Pelo exposto, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios so autnomos. A Repblica Federativa do Brasil, soberana. Reparem que os Territrios no fazem parte desta organizao. A organizao poltico administrativa caracteriza-se, grosso modo, como uma descentralizao de funes polticas e administrativas aos entes federados, ocorrendo, como decorrncia, uma repartio de competncias. Logo, este item tornou-se prejudicado ao confundir os conceitos de federalismo e diviso funcional do poder. Gabarito: Errado 03. (ESAF/Receita Federal/Auditor Fiscal/2005) Segundo a doutrina do conceito de constituio, decorrente do movimento constitucional do incio do sculo XIX, deve ser afastado qualquer contedo que se relacione com o princpio de diviso ou separao de poderes, uma vez que tal matria no se enquadra entre aquelas que se referem de forma direta estrutura do Estado.

Comentrios: O movimento social, poltico, jurdico e ideolgico a partir do qual surgiram as constituies nacionais denominado de Constitucionalismo, ocorrido no inicio do sc. XIX, baseava-se no liberalismo clssico ou laissez faire, cujos idealizadores, alm de defenderem as liberdades individuais e a igualdade, defendiam tambm a tese da separao de poderes. Gabarito: Errado

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

13

CURSO EM PDF - DIREITO CONSTITUCIONAL RECEITA FEDERAL


Prof. Roberto Silva

04. (CESPE/TRT 9 Regio/juiz Substituto/2009) O princpio da separao dos poderes est expresso no artigo 2 da Constituio Federal de 1988, que assim dispe: "so Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio". Comentrios: Esta questo trata de um assunto, cuja banca organizadora utilizou-se da literalidade do dispositivo normativo constitucional. O Art. 2, caput da CF/88 estabelece que so poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. Vejamos.
Art. 2, caput da CF/88: So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

S a ttulo de curiosidade, este dispositivo normativo tido como clusula ptrea expressa, conforme estabelecido no Art. 60, 4, III da CF/88.
Art. 60, 4, incisos da CF/88: No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: (...) III - a separao dos Poderes;

Gabarito: Correto

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

14

CURSO EM PDF - DIREITO CONSTITUCIONAL RECEITA FEDERAL


Prof. Roberto Silva

QUESTES PROPOSTAS 01. (ESAF/ATA-MF/2009) Montesquieu abria exceo ao princpio da separao dos poderes ao admitir a interveno do chefe de Estado, pelo veto, no processo legislativo. 02. (ESAF/ATA-MF/2009) A diviso funcional do poder , mais precisamente, o prprio federalismo. 03. (ESAF/Receita Federal/Auditor Fiscal/2005) Segundo a doutrina do conceito de constituio, decorrente do movimento constitucional do incio do sculo XIX, deve ser afastado qualquer contedo que se relacione com o princpio de diviso ou separao de poderes, uma vez que tal matria no se enquadra entre aquelas que se referem de forma direta estrutura do Estado. 04. (CESPE/TRT 9 Regio/juiz Substituto/2009) O princpio da separao dos poderes est expresso no artigo 2 da Constituio Federal de 1988, que assim dispe: "so Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio".

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

15

CURSO EM PDF - DIREITO CONSTITUCIONAL RECEITA FEDERAL


Prof. Roberto Silva

GABARITO

1 - Correto

2 - Errado

3 - Errado

4 - Correto

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

16

Potrebbero piacerti anche