Sei sulla pagina 1di 6

||ANS13_002_04N706317||

CESPE/UnB ANS/2013

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
De acordo com a Constituio Federal de 1988 (CF), julgue os itens que se seguem a respeito da participao de empresas privadas no Sistema nico de Sade (SUS).
61

As instituies privadas podero participar de forma complementar do SUS, contudo no permitida a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes aos estabelecimentos que tenham fins lucrativos. vedada qualquer participao de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no pas.

Com relao ao dilema econmico entre escassez e escolha, representado pela curva de possibilidade de produo (CPP), e ao equilbrio de mercado, resultado da interao das curvas de oferta e demanda, julgue os itens a seguir.
71

O surgimento de uma nova tecnologia que permita uma menor utilizao de insumos e que reduza os custos de produo deslocar a curva de oferta para a esquerda. Um mercado perfeito representado por um mercado fechado, com um pequeno nmero de compradores e vendedores, os quais trocam informaes entre si e negociam uma grande variedade e qualidade de produtos e servios. A CPP contempla todas as combinaes de bens e servios que podem ser produzidos em uma economia, de forma que os pontos localizados acima da curva, embora possveis, representam alocaes ineficientes e os pontos abaixo representam o problema da escassez de recursos. Ao se deslocar um fator de produo de uma atividade produtiva para outra, o custo de oportunidade ser crescente, uma vez que, no curto prazo, fatores de produo no so completamente ou facilmente adaptveis.

62

72

Em relao ao Sistema nico de Sade (SUS), julgue o item abaixo.


63

73

A Lei n. 8.080/1990 disciplinou os mecanismos de participao popular na gesto do SUS, instrumento imprescindvel para a efetividade do sistema.
74

Com relao regulamentao do setor de planos de sade e cobertura assistencial mdico-ambulatorial e hospitalar, julgue os itens a seguir.
64

As entidades que mantm sistemas de assistncia privada sade na modalidade de autogesto no precisam demonstrar viabilidade econmico-financeira dos planos privados de assistncia sade que oferecem. As entidades que mantm sistemas de assistncia privada sade na modalidade de autogesto so dispensadas da apresentao de descrio pormenorizada dos servios de sade prprios oferecidos para obter a autorizao de funcionamento junto Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS).

Com relao ao estudo da teoria da regulao econmica, julgue os itens subsequentes.


75

65

Um caso especial de risco moral associado assimetria de informao a teoria agente-principal, em que o principal a parte mais informada e o agente a parte menos informada em uma transao. A produo direta de bens pelo Estado, a imposio de multas ou impostos e a regulamentao so formas de reduo dos efeitos de externalidades negativas. De acordo com a teoria econmica, para que se atinja uma situao pareto eficiente necessria a atuao do Estado como planejador central. A integrao vertical da produo de determinado bem pode ocorrer como resposta a falhas de mercado, como a competio imperfeita e a assimetria de informaes. Pelo princpio da no excluso, o custo marginal de prover um bem pblico para um consumidor adicional zero para qualquer nvel de produo. O fornecimento de mais de um tipo de servio em regime de monoplio natural permite que se realizem economias de escopo.

76

A respeito da criao, composio, atribuies, normatizao, carreira e procedimentos de competncia da ANS, julgue os itens subsecutivos.
66

77

A promoo na carreira dos profissionais especialistas em regulao de sade suplementar ocorre com a passagem do servidor para o padro de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe. As operadoras de planos privados de assistncia sade que se enquadrarem como atividade de filantropia e que prestarem ao menos 30% de sua atividade ao SUS sero isentas do pagamento da taxa de sade suplementar. competncia da ANS fiscalizar os procedimentos de ressarcimento ao SUS. As sociedades seguradoras especializadas em seguro sade so subordinadas s normas concernentes s aplicaes dos ativos garantidores das provises tcnicas expedidas pelo Conselho Monetrio Nacional. Fazem parte das atribuies dos profissionais especialistas em regulao de sade suplementar o planejamento e a coordenao de aes de fiscalizao de alta complexidade.

78

67

79

80

68 69

A respeito da atuao das agncias reguladoras, julgue o prximo item.


81

70

As agncias reguladoras tm a faculdade de legislarem, de forma independente, matrias relativas sua rea de atuao, e podem baixar normas unilaterais de conduta que afetem os direitos individuais, desde que essas normas assegurem o equilbrio de foras no mercado.
5

||ANS13_002_04N706317||

CESPE/UnB ANS/2013

Com relao s caractersticas dos rgos reguladores no Brasil, julgue os itens a seguir.
82

Com relao s prticas anticompetitivas de mercado e s polticas de defesa da concorrncia, julgue os itens subsequentes.
95

A criao e o ineditismo dos rgos reguladores na administrao pblica decorreram da reforma do Estado instituda pelo Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, elaborado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

83

As agncias reguladoras tm autonomia financeira. As empresas submetidas regulao estatal ficam sujeitas cobrana de uma taxa referente ao servio prestado, denominada taxa de fiscalizao. 84 Como o dirigente da agncia no nomeado por concurso pblico, cabe ao presidente da Repblica o poder para nomear e destituir os dirigentes das agncias reguladoras, razo pela qual o princpio da independncia no observado no modelo brasileiro.
85

Nos atos de concentrao horizontais, o foco da preocupao das autoridades antitruste a possibilidade de eliminao, total ou parcial, da rivalidade entre os agentes envolvidos. 96 O controle dos atos de concentrao horizontais est focado nas fuses, aquisies ou joint ventures entre empresas que se relacionam. 97 Um exemplo de controle de integrao vertical o controle de barreiras entrada. 98 Um exemplo de restrio vertical concorrncia a fixao de preos de revenda. Com relao s prticas anticoncorrenciais no setor de sade suplementar e ao papel da ANS nessas prticas, julgue os itens a seguir.
99

As agncias reguladoras possuem autonomia para realizao dos seus atos, mas no independncia.

Julgue os itens subsequentes, relativos teoria econmica e ao modelo do principal-agente.


86

De acordo com o atual marco regulatrio, as operadoras de planos de sade possuem flexibilidade limitada em relao classe de risco do segurado, podendo segmentar os consumidores apenas por faixa etria. 100 A ANS , por excelncia, um rgo de defesa do consumidor. Acerca de direito do consumidor, julgue os itens subsequentes.
101 Considere que um anncio induza o consumidor a pensar que

O modelo do principal-agente depende da relao hierrquica entre os indivduos e, principalmente, da existncia de aes ocultas. 87 O problema de principal-agente um tipo de problema caracterizado por um esforo que no pode ser monitorado e medido pelo principal e, portanto, no pode ser diretamente recompensado.
88

102

Um ponto importante da teoria da captura consiste na hiptese de que as regulamentaes econmicas existem com o objetivo de favorecer um grupo especfico.

103

Acerca das formas de regulao da atividade econmica pelas agncias reguladoras, julgue os itens que se seguem.
89

Do ponto de vista da regulao, a criao de barreiras entrada e sada de agentes no mercado um instrumento importante para assegurar a eficincia produtiva. 90 A regulao por preo exige um aparato regulatrio menor em relao a outras formas de regulao, alm de conferir incentivo de reduo de custos s empresas. Com relao Lei n. 8.884/1994 e Lei n. 12.529/2011, julgue os itens seguintes. Nesse sentido, considere que a sigla CADE, sempre que for utilizada, se refere ao Conselho Administrativo de Defesa Econmica.
91 92

104

105

106

A Lei n. 12.529/2011 extinguiu a obrigatoriedade de anlise prvia dos atos de concentrao.

107

O CADE uma autarquia federal integrante do poder judicirio e possui a atribuio de garantir a defesa da concorrncia. 93 A Lei n. 12.529/2011 alterou as atribuies do CADE, originalmente previstas na Lei n. 8.884/1994. A respeito das abordagens das escolas de Harvard e Chicago, no que concerne defesa da concorrncia, julgue o item seguinte.
94

108

109

A principal diferena entre as escolas de Harvard e Chicago est relacionada aos objetivos da poltica antitruste e aos efeitos que incidem sobre o bem-estar econmico. Enquanto a escola de Harvard defende uma interpretao ampla dos objetivos da interveno, a escola de Chicago sustenta a eficincia alocativa como nico objetivo.

110

determinada cmera seja capaz de gravar vdeos com udio, quando, em realidade, esse produto no possui essa funo. Nessa situao, correto afirmar que h dolo negativo com atuao omissiva. A clusula considerada ilcita pela presena de um abuso de direito contratual gera nulidade absoluta e, quando presente dano, a responsabilidade civil do fornecedor ou prestador de servio. Entre as modalidades do produto defeituoso existem os defeitos de projeto ou concepo, que so aqueles relativos a falhas do dever de segurana quando da colocao do produto ou servio no meio de consumo. Ao vincular o produto, o servio e o contrato ao meio de proposta e publicidade, a lei consumerista demonstra que a conduta proba deve estar presente na fase pr-contratual do negcio de consumo, de acordo com os princpios da boa-f objetiva e da transparncia. O Cdigo de Defesa do Consumidor tem eficcia supralegal, ou seja, est em um ponto hierrquico intermedirio entre a CF e as leis ordinrias. O aplicador do direito deve utilizar a hipossuficincia consumerista no sentido de reconhecer a disparidade tcnica diante de uma situao de desconhecimento. Em uma relao de consumo, o princpio do protecionismo do consumidor poder ser mitigado quando as clusulas contratuais forem convencionadas entre as partes. O fornecedor equiparado, antes denominado terceiro, figura como intermedirio na relao de consumo, com posio de auxlio ao lado do fornecedor de produtos ou prestador de servios. Um exemplo o caso das empresas que mantm e administram bancos de dados de consumidores. Quando o comerciante fizer a pesagem ou medio e o instrumento utilizado no estiver aferido segundo os padres oficiais, a responsabilidade pelo vcio de quantidade ser solidria entre todos os envolvidos com o fornecimento. No fato do servio, a responsabilidade civil dos profissionais liberais somente existe se houver culpa por parte desses profissionais, ou seja, a responsabilidade civil, nesses casos, subjetiva.
6

||ANS13_002_04N706317||

CESPE/UnB ANS/2013
RASCUNHO

Com relao aos pronunciamentos do Comit de Pronunciamentos Contbeis (CPC), julgue os itens seguintes.
111 A diferena entre o preo pago na aquisio de mercadorias a

prazo e o preo que seria pago em uma aquisio de mercadorias vista deve ser registrada como despesa de juros, e no integra o estoque de mercadorias.
112 O CPC emitiu um conjunto de orientaes para convergncia

contbil das empresas que no so obrigadas a fazer prestao pblica de contas.


113 No fluxo de caixa, entre os valores que compem o fluxo de

atividades operacionais constam aqueles relativos s duplicatas descontadas em banco.


ativo ativo total ativo circulante disponibilidades crditos de clientes outros crditos estoques outros ativo no circulante realizvel a longo prazo imobilizado passivo 2012 2011 311 211 passivo total 51 40 passivo circulante 10 8 emprstimos 6 12 14 9 260 108 152 4 4 17 7 fornecedores outros circulantes passivo no circulante financiamentos 2012 2011 311 211 112 60 2 1 73 37 55 11 11 33 36 23 35 5 8 22

171 impostos 64 107 patrimnio lquido outros

144

116

Com base no balano patrimonial hipottico acima apresentado, em milhes de reais, julgue os itens que seguem. Nesse sentido, considere que o giro do ativo da empresa tenha sido de 3 vezes, em 2011, e 2,75 vezes, em 2012, e que o lucro operacional lquido tenha somado R$ 80 milhes, em 2012, e R$ 65 milhes, em 2011.
114 O retorno sobre investimento de 2012 foi superior a 25%. 115 No perodo, os capitais de terceiros tornaram-se majoritrios

no financiamento dos ativos.


116 A margem sobre vendas aumentou no perodo. 117 A liquidez seca do exerccio 2012 inferior do exerccio

2011, mas a liquidez geral melhorou no perodo. Determinada indstria fabricou e vendeu 10.000 unidades de seu nico produto no ltimo ms. Seus custos variveis unitrios foram de R$ 20,00 e os fixos totais somaram R$ 132.000,00. Seu preo de venda de R$ 35,00 por unidade. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens subsequentes.
118 A margem de segurana da empresa no ms dado foi superior

a 1.000 unidades.
119 O ndice da margem de contribuio da empresa superior a

50%.
120 A alavancagem operacional da empresa superior a 9 vezes.
7

||ANS13_002_04N706317||

CESPE/UnB ANS/2013

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando, caso deseje, o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no ser avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado. Ao domnio do contedo sero atribudos at 30 pontos, dos quais at 1,50 ponto ser atribudo ao quesito apresentao e estrutura textual (legibilidade, respeito s margens e indicao de pargrafos).

Tendo em vista que a ANS busca a promoo da defesa do interesse pblico na assistncia suplementar sade para equilibrar o relacionamento entre operadoras de planos de sade e os consumidores, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema.
ATUAO DA ANS NOS LTIMOS ANOS NA REGULAO E NO APERFEIOAMENTO DOS SERVIOS DE SADE SUPLEMENTAR

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: < < < atuao singular da ANS com vistas obteno de resultados de prazo imediato; [valor : 12,50 pontos] atuao rotineira da ANS com o objetivo de lograr resultados de mdio prazo; [valor: 10,50 pontos] atuao cotidiana da ANS com o objetivo de alcanar resultados de longo prazo. [valor: 5,50 pontos]

||ANS13_002_04N706317||

CESPE/UnB ANS/2013

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Potrebbero piacerti anche