Sei sulla pagina 1di 28

Neodarwinismo

Teoria Sinttica da Evoluo

Aula n45, 46 e 48 26 e 28 Jan e 2 Fev09 Prof. Ana Reis

Principais crticas apontadas Teoria de Darwin: no explicar o surgimento de variaes naturais nos indivduos de uma determinada espcie, nem o modo como essas variaes eram transmitidas gerao seguinte. O desenvolvimento da Gentica viria colmatar as lacunas da Teoria de Darwin.
A descoberta das mutaes permitiu explicar o surgimento de variaes nos indivduos de uma determinada espcie.

A Teoria da Hereditariedade, desenvolvida por Mendel, explicava a transmisso das caractersticas de gerao em gerao.

No incio da dcada de 40, do sculo XX, comeava a tomar forma uma outra teoria da evoluo que reunia as concepes originais de Darwin e os dados revelados por diversas cincias, como : Gentica; Paleontologia: Biogeografia; Taxonomia. Esta teoria foi designada por Teoria Sinttica da Evoluo ou Neodarwinismo.

O Neodarwinismo, foi desenvolvido pelos geneticistas T. Dobzhansky e S. Wright, pelo biogegrafo e taxonomista Ernst Mayr, pelo paleontologista George Simpson e pelo botnico G. L. Stebbins.

Theodosius Dobzhansky (1900-1975)

Sewall Wright (1889-1988)

Ernst Mayr (1904-2005)

George Gaylord Simpson (1902-1984) and baboon, ca.1960

G. Ledyard Stebbins (1906-2000)

O Neodarwinismo, assenta em tres pilares: a existncia de variabilidade gentica nas populaes, consideradas unidades evolutivas;
a seleco natural como mecanismo principal da evoluo; a concepo gradualista que permite explicar que as grandes alteraes resultam da acumulao de pequenas modificaes, que vo ocorrendo ao longo do tempo.

Assim a teoria Neodarwinista uma teoria completa, na medida que explica as causas da variabilidade intra-especfica existente nas populaes que sofrem evoluo.

Seleco natural, seleco artificial e variabilidade


A Teoria Sinttica da Evoluo admite : que as populaes constituem unidades evolutivas e apresentam variabilidade sobre a qual seleco natural actua. a variabilidade das populaes, das mutaes e da recombinao gnica (meiose e fecundao). que as mutaes so alteraes bruscas do patrimnio gentico, podendo ocorrer a nvel dos genes mutaes gnicas ou envolver pores significativas de cromossomas mutaes cromossmicas.

A grande maioria das mutaes produz disparates genticos, que tornam os indivduos inviveis ou com menor aptido para o meio. Por esse razo, esses indivduos e, portanto a alterao gentica, tendem a desaparecer. Contudo, muito raramente, a mutao confere vantagens ao indivduo portador, tornando-o mais apto, vivendo mais tempo e reproduzindo-se mais. Desta forma, as alteraes genticas vo sendo, de gerao em gerao, introduzidas na populao.

A recombinao gnica outra fonte de variabilidade gentica e resulta, de dois fenmenos: a meiose Durante a meiose, os fenmenos de crossing-over conduzem recombinao entre cromossomas homlogos. Por outro lado, a separao dos homlogos faz-se de forma independente. Assim, as clulas-filhas iro possuir diferentes combinaes de cromossomas da linhagem paterna e da linhagem materna. a fecundao. A fecundao outro fenmeno que contribui para a recombinao gnica. Por um lado, em termos genticos, poder-se- considerar que os indivduos se renem ao acaso para originar descendentes. Por outro lado, cada indivduo produz um enorme nmero de gmetas diferentes, que se uniro de forma aleatria.

Por estas duas razes, a variedade de zigotos que pode ser produzida colossal, originando-se, assim, uma gigantesca diversidade de indivduos. A variabilidade gentica o substrato sobre o qual actua a seleco natural.
Cada indivduo portador de uma determinada carga gentica, que lhe confere um determinado conjunto de caractersticas.

Os indivduos portadores de caractersticas que o tornam mais apto para um determinado meio sero seleccionados, em detrimento de outros que apresentem conjuntos de caractersticas menos vantajosas.
As populaes so formadas por indivduos que podem ser, mais ou menos, semelhantes entre si.

Quanto maior for a diversidade de indivduos de uma determinada populao, maior ser a probabilidade de essa populao sobreviver se ocorrerem alteraes ambientais. Isto porque maior ser a probabilidade de existirem indivduos com caractersticas que os tornem mais aptos para este novo ambiente. Em oposio, as populaes com uma baixa diversidade, embora possam estar muito bem adaptadas a um determinado ambiente, podem ser rapidamente eliminadas se ocorrerem modificaes ambientais.

As populaes como unidades evolutivas


As populaes esto sujeitas a alteraes gnicas, funcionando como unidades evolutivas.

Ao nvel populacional, a evoluo pode ser definida como uma variao na frequncia gnica de gerao em gerao.
Pelo facto desta variao da frequncia dos genes ocorrer numa pequena escala, isto , apenas na populao considerada, estas alteraes so designadas microevoluo. Do ponto de vista ecolgico, as populaes so conjuntos de indivduos de uma espcie que vivem numa determinada rea, num dado intervalo de tempo. Do ponto de vista gentico, considera-se uma populao um conjunto de indivduos que se reproduz sexuadamente e partilha um determinado conjunto de genes.

Quando estas condies se verificam, a populao designada populao mendeliana. O conjunto de genes de uma populao mendeliana constitui o fundo gentico (ou gene pool). Diversos factores podem actuar sobre o fundo gentico de uma populao, modificando-o. Contudo, geralmente, consideram-se que apenas as mutaes, as migraes, a deriva gentica, os cruzamentos ao acaso e a seleco natural so capazes de produzir alteraes significativas do fundo gentico de forma a promover fenmenos evolutivos.

Mutaes
As mutaes gnicas permitem o aparecimento de novos genes nas populaes.

As mutaes podem ocorrer, tambm, a nvel cromossmico. Neste caso, grupos de genes podem ser suprimidos, duplicados ou modificados.
Assim, pode dizer-se que as mutaes so a fonte primria de variabilidade e, portanto de microevoluo.

Migraes
As migraes correspondem a deslocaes de indivduos de uma populao para outra.

Estes movimentos podem ser de : entrada de indivduos (imigrao), ou de sada de indivduos da populao (emigrao).
Os movimentos migratrios conduzem a alteraes do fundo gentico porque so responsveis por um fluxo de genes entre populaes.

Deriva gentica
A deriva gentica um fenmeno que ocorre em populaes de pequeno tamanho e corresponde variao do fundo gentico devido, exclusivamente, ao acaso.

Merecem destaque duas situaes em que ocorre uma diminuio drstica do tamanho de uma populao, permitindo que a deriva gentica ocorra de forma significativa o efeito fundador e o efeito de gargalo.

O efeito fundador ocorre quando um nmero restrito de indivduos, de uma determinada populao, se desloca para uma nova rea, transportando uma parte restrita do fundo gentico da populao original.

O efeito do gargalo (ou bottleneck) ocorre quando uma determinada populao sofre uma diminuio brusca do seu efectivo devido aco de factores ambientais, como por exemplo, alteraes climatricas, falta de alimento, epidemias, incndios, inundaes e terramotos. Assim, um determinado conjunto de genes (que os sobreviventes possuem) ser fixado na populao, enquanto que outros genes foram eliminados, no devido seleco natural, mas por deriva gentica.

Cruzamento ao acaso
Quando os cruzamentos ocorrem ao acaso, diz-se que existe panmixia.
Esta situao permite a manuteno do fundo gentico. Contudo, se os cruzamentos no se fizerem de uma forma aleatria, ou seja, se na escolha do parceiro sexual houver tendncia para privilegiar determinadas caractersticas, a frequncia do conjunto de genes que os indivduos escolhidos possuem tender a aumentar. Assim, o fundo gentico da populao ir sofrer uma alterao.

Seleco natural
Como j foi referido, a seleco natural actua sobre o fundo gentico de uma populao, seleccionando os indivduos que possuam um conjunto de genes que lhes confira caractersticas favorveis, isto , que os tornem mais aptos para o ambiente em que vivem. Desta forma, a seleco natural pode promover a manuteno de um determinado fundo gentico ou conduzir sua alterao. Considere-se uma populao de caracis que apresenta uma variao de cor. Esta pode variar entre o branco e o castanho, sendo o castanho claro a cor mais frequente. Numa situao A, a seleco natural favoreceu a cor mais comum, eliminando, progressivamente, as cores mais extremas. Desta forma, tende-se a reduzir a variao, criando-se uma populao mais homognea. Este tipo de seleco designa-se seleco estabilizadora e tem lugar em populaes bem adaptadas e onde no se verificam modificaes ambientais.

Numa situao B, os caracis de cor mais escura foram favorecidos em detrimentos dos de cor mais clara. Esta situao corresponde ao processo de seleco natural mais frequente, em que, perante mudanas ambientais, so seleccionados os indivduos com caractersticas mais favorveis. Este tipo de seleco designa-se seleco direccional. Numa situao C, alteraes ambientais tero privilegiado os indivduos com cores mais extremas, diminuindo progressivamente os caracis inicialmente mais comuns. Este tipo de seleco designa-se seleco disruptiva, pois exerce-se em mais do que uma direco, simultaneamente. Pode concluir-se que a seleco natural pode exercer sobre as populaes uma aco estabilizadora ou uma aco evolutiva (de forma direccional ou disruptiva). A aco evolutiva da seleco natural pode conduzir ao surgimento de novas espcies.

Seleco artificial

Tal como Darwin observou, o Homem pode ser responsvel pela modificao de determinadas espcies. Ao escolher as plantas e os animais que renem as melhores caractersticas, promovendo a sua reproduo, o Homem realiza um processo de seleco artificial. Ao encorajar a reproduo de uns e impedir a reproduo de outros de forma sistemtica, o Homem realiza um processo de seleco idntico ao realizado pela Natureza, mas mais rpido. Nem sempre as variedades que tm interesse para o Homem so favorecidas pela seleco natural. A interveno do Homem pode, assim, alterar o sentido da evoluo natural de algumas variedades. As espcies de plantas cultivadas pelo Homem e os animais domesticados foram alvo de uma reproduo diferencial imposta artificialmente. Desta forma, foi possvel preservar e desenvolver indivduos que renem as melhores caractersticas.

Potrebbero piacerti anche