Sei sulla pagina 1di 16

Crescimento e regenerao de tecidos vs diferenciao celular

Os exemplos de desenvolvimento que a natureza oferece por toda a parte aos nossos olhos fazem precisar que os fetos talvez j estivessem contidos e completamente formados dentro de cada ovo. Kaspar Wolff (sculo XVIII)

O crescimento e a regenerao de tecidos tem por base divises mitticas


A mitose garante que: a partir de uma nica clula, se formem duas clulas geneticamente idnticas as clulas-filhas formadas, possam sofrer novas divises.

todos os fenmenos de: multiplicao celular crescimento celular renovao celular reproduo assexuada

esto

Dependentes e associados diviso mittica

O ciclo celular pode repetir-se inmeras vezes, de tal forma que, a partir de uma clula, pode obter-se um organismo multicelular.

O crescimento e a regenerao de tecidos tem por base divises mitticas


Os organismos multicelulares so, geralmente, formados por diferentes tipos de clulas que esto organizados em tecidos, os quais formam rgos e sistemas de rgos. Para que, a partir de uma clula inicial, se obtenha uma variedade to grande de clulas, necessrio que ocorra um processo de diferenciao. Aps a fecundao, forma-se uma nova clula que ir, por mitoses e citocineses sucessivas, originar um organismo multicelular.

As diferenas estruturais e funcionais das clulas resultam da diferenciao


O ovo a primeira clula de um organismo, com capacidade de originar clulas-filhas, as quais podero originar diferentes tipos de clulas.

O ovo uma clula totipotente - clula indiferenciada com todas as potencialidades para originar todas as outras clulas.
As primeiras divises do ovo originam clulas indiferenciadas.

As diferenas estruturais e funcionais das clulas resultam da diferenciao


medida que os ciclos celulares se repetem, as clulas iniciam um processo de diferenciao, at se tornarem

clulas especializadas
Cada clula especializada desempenhar, num determinado tecido, uma funo especifica, de acordo com as caractersticas que apresenta. Para se compreender o processo de diferenciao nos organismos multicelulares, necessrio conhecer as caractersticas das clulas que so responsveis pela construo do corpo das plantas e dos animais.

Diferenciao celular

As clulas estaminais apresentam as seguintes caractersticas fundamentais:

- So clulas indiferenciadas (no especializadas);


-So capazes de se dividirem e de diferenciarem em diferentes tipos de clulas(tm capacidade de expanso); Apresentam capacidade de auto-renovao, originando duas clulas-filhas com destinos diferentes (a diviso celular assimtrica): - uma das clulas permanece como clula estaminal - a outra pode diferenciar-se numa clula especializada.

A diferenciao no implica a mudana irreversvel do genoma


Ser a diferenciao um processo irreversvel? As clulas que perdem o ncleo durante o processo de diferenciao (ex. os glbulos vermelhos) jamais podero reverter a sua especificao. O que acontece numa clula especializada que mantm o ncleo, poder-se- transformar novamente numa clula indiferenciada? Em 1950, Steward e colaboradores: Procederam ao isolamento de clulas diferenciadas da raiz da cenoura e colocaram-nas num meio adequado. Concluses: As clulas reverteram a diferenciao e dividiram-se originando embries normais de cenoura que evoluram para indivduos adultos. A nova planta geneticamente idntica clula que a originou, pelo que denominada de clone.

Este trabalho veio demonstrar que a diferenciao celular reversvel, (a partir de uma clula diferenciada de um rgo de uma planta madura possvel obter um organismo). E nos animais , tambm ser possvel obter um organismo a partir de uma clula diferenciada? As clulas animais diferenciadas mantm todo o genoma do animal? Robert Briggs e Thomas King efectuaram experincias com rs para testar se o ncleo de um embrio precoce desse animal mantinha a totipotncia do ovo. (ver experincia pgina 55 do manual) Os investigadores ao obterem resultados em que 50% de girinos normais evoluram para rs adultas normais, comprovaram que: nenhuma informao perdida quando as clulas passam pelos primeiros estadios de desenvolvimento embrionrio e que o ambiente citoplasmtico em redor do ncleo pode modificar o seu destino.

Irradiao com raios uv que destroem o ncleo

Em experincias idnticas foram usados ncleos de clulas de intestino de embrio de r em estdios mais tardios de desenvolvimento, tendo-se verificado que: - Os ncleos dadores, em algumas ocasies , so capazes de originar girinos normais, revelando totipotncia.

Este fenmeno ocorre a uma taxa muito inferior (2%) quando comparada com a taxa relativa ao uso de clulas embrionrias em estdios muito precoces do desenvolvimento embrionrio.

Concluso:

A capacidade que uma clula tem em originar outros tipos de clulas especializadas tanto maior quanto menor for o seu grau de diferenciao.

Todas estas experincias despoletaram a clonagem.

Durante a diferenciao celular os genes so expressos de forma diferente


As experincias de clonagem, quer em clulas vegetais(cenoura), quer em clulas animais(rs, ovelha) comprovaram que: as clulas de um organismo, mantm o seu genoma, independentemente do grau de especializao

Se todas as clulas tm no seu ncleo a mesma informao gentica, que mecanismo responsvel pela sua diferenciao? A diferenciao resulta da expresso diferenciada dos genes, cuja regulao pode ocorrer durante a transcrio, processamento ou traduo dos genes.
No genoma existem genes que regulam o funcionamento de outros genes, fazendo com que numas clulas sejam activados determinados genes e inibidos os restantes.

Expressos nas clulas do tecido A

Quando a regulao do ciclo celular afectada, a clula pode dividir-se indefinidamente, consumindo elevada quantidade de nutrientes, originando uma massa de clulas que no so funcionais tumor.

Uma das caractersticas destas clulas e o facto de poderem invadir tecidos vizinhos e propagar-se a outras partes do corpo, por metstases.
Tal provoca a formao de novos tumores que podem causar a morte do organismo, uma vez que os rgos metastizados deixam de ter um funcionamento normal. EXEMPLO: Evoluo de um tumor com metstases.

A partir de uma nica clula cancerosa desenvolve-se um tumor.

As clulas sanguineas invadem os tecidos vizinhos

As clulas cancerosas dispersam-se atravs dos vasos sanguineos e linfaticoa atingindo outras partes do corpo

Desenvolvimento de um tumor pulmonar

Desenvolvimento de um tumor pulmonar

Factores ambientais como substncias txicas (poluentes atmosfricos, fumo de tabaco, drogas, corantes, conservantes, radiaes, vrus) podem influenciar a regulao da expresso dos genes e conduzir formao de clulas cancerosas e dos consequentes tumores.

Potrebbero piacerti anche